logo

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

[cotidiano] Vem aí a alternativa do Google ao WhatsApp

Aplicativos de chat como WhatsApp e o Facebook Messenger tornaram irrelevante o SMS, aquele formato de mensagens de texto enviado entre operadoras sem a necessidade de acesso à internet. No entanto, o Google tem um plano para tornar as conversas por celular offline interessantes novamente - e, de quebra, questionar a liderança absoluta do mensageiro de Mark Zuckerberg. Trata-se do RCS.

A empresa está trabalhando lado a lado com diversas operadoras de telefonia em todo o mundo, incluindo a Tim (que é italiana, mas também atua no Brasil), para acelerar a adoção do formato pelo mercado. Enquanto o SMS (Short Message Service, ou "Serviço de Mensagem Curta") só aceita pequenos textos e uma série limitada de caracteres, o RCS (Rich Communications Service, ou "Serviço de Comunicações Ricas") poderia englobar muitos outros recursos.

Além de texto, mensagens RCS poderiam enviar imagens em alta resolução, informar se a mensagem foi visualizada e até criar chats em grupo. Além disso, conversas por vídeo também poderiam ser incluídas na plataforma em um futuro próximo. A ideia do Google é que o formato seja melhor difundido pelo mundo, tornando-se, em breve, o padrão para mensagens por rede telefônica móvel em celulares Android.

A parceria do Google com as operadoras é feita por meio da GSMA, associação que representa os interesses das principais companhias de telecomunicações do mundo. No Brasil, a lista de membros inclui Algar Telecom, Claro, Nextel, Oi, Sercomtel e Vivo, além da já citada Tim. A GSMA tem trabalhado para popularizar o RCS há quase uma década, mas espera que, com o apoio do Google, a iniciativa finalmente dê resultado.
Fonte: Quartz

Nenhum comentário:

Postar um comentário