logo

sábado, 30 de janeiro de 2016

[humor] Lula diz que ganhou apartamento, eletrodomésticos e cozinha completa no Caminhão do Faustão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje pela manhã que vai processar todos os jornalistas que publicaram reportagens sobre o suposto apartamento que ele teria ocultado. O imóvel teria sido mobiliado pela OAS, que gastou R$ 380 mil na reforma, sendo R$ 180 mil na cozinha. “O ex-presidente foi sorteado na promoção do Caminhão do Faustão e a cozinha devia ser muito bonita pois lá será gravado o programa da Ana Maria Braga”, informou o Instituto Lula em nota.

Sobre o sítio também atribuído a ele, Lula também afirmou: “Só se for o Sítio de Pica Pau Amarelo. Aliás, fica aí que daqui a pouco chegam a Cuca e o Saci. São meus amigos, a gente passa a tarde conversando. Esse saci é igual a mim: não passa a perna em ninguém”, disse o ex-presidente.
Fonte: Sensacionalista é um site de humor com notícias fictícias.

[cotidiano] Leya Emanuelly, vai substituir Thábata Mendes nos próximos shows da banda

Após a saída conturbada de Thábata Mendes da XCalypso, Ximbinha vai se apresentar neste sábado, em Senador José Porfírio, no interior do Pará, ao lado de Leya Emanuelly, backing vocal da banda.

Leya, no entanto, tem uma carreira solo fora dos vocais da nova banda de Ximbinha agora com X. A loira de 23 anos é cantora sertaneja e em alguns momentos seu timbre chega a lembrar o de Thábata. A moça, que nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, também entrou há pouco tempo na XCalypso.

A princípio, Leya faz o show deste sábado, 30, e o carnaval de Tapera, no próximo dia 10, ao lado de Gi Rodrigues, cantor sertanejo do Pará, em quem Ximbinha vem investindo num projeto paralelo. Amigo de longa data de Ximbinha, o cantor Kim Marques disse que foi convidado para fazer a apresentação em Senador José Porfírio, que é um show de aniversário da cidade: "Infelizmente não tive agenda para este sábado. Então, hoje o show é com Leya e Gi Rodrigues. Sempre faço algumas apresentações com eles, desde a época de Joelma".

As filipetas de ambos os shows foram divulgadas ainda com o nome e a foto de Thábata. Procurada, a assessoria da banda diz que só vai se manifestar sobre a saída de Thábata Mendes no fim do dia. “Incompatibilidade de gêneros” deve ser a justificativa para a dissolução da dupla Tábata e Ximbinha.
Fonte: Extra

[cotidiano] Mãe amamenta bebê após fazer bronzeamento artificial e criança fica com marca no rosto

Mães às vezes passam por situações embaraçosas, e com a inglesa Gemma Colley, de Leeds, no norte da Inglaterra, não foi diferente. Ela fez um bronzeado artificial em spray num salão de beleza perto de casa, e acabou deixando o rosto do bebê laranja após amamentá-lo.

Ela contou a um blog que esperou o produto secar por algumas horas, mas não foi o suficiente. Gemma divulgou, no Facebook, uma fotografia do bebê com boca, nariz e queixo bronzeados, e explicou que estava se sentindo muito culpada. “De uma mãe para outra, eu gostaria de informá-las sobre minha falha épica. Ontem eu fiz um bronzeamento em spray, e algumas horas mais tarde amamentei meu menino. Fica a lição para todos vocês. Não façam isso”, escreveu.
Fonte: Focoelho

[polícia] Felipense vitima de cacetada na cabeça não resiste e morre no Tarcísio Maia em Mossoró

Faleceu hoje (30) de Janeiro em um dos Leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró Região Oeste do Rio Grande do Norte, o Felipense Antonio Damião de Oliveira, Conhecido Popularmente como “Chico de Zéfinha”.

O mesmo se envolveu em uma discussão no centro da cidade de Felipe Guerra interior do estado, no Ultimo dia (23), Uma discussão com Seu Cunhado conhecido Popularmente como “Tutuca”. Na discussão segundo Informações colhidas pela policia Tutuca teria desferido uma cacetada na cabeça de Chico de Zefinha.

O mesmo foi socorrido por uma Unidade Móvel “Ambulância” ate o Hospital Municipal Dr. Eilson Gurgel do Amaral no Município, em Estado Gravíssimo, na Unidade hospitalar o mesmo recebeu os Primeiros Socorros e Devido as Gravidades dos Ferimentos o mesmo foi encaminhado para a Cidade de Mossoró, onde o mesmo teve Morte Cerebral confirmada no dia de Hoje.

O acusado do crime Foi detido pela Policia Local, conduzido para a Delegacia civil onde foram realizados todos os procedimentos dentro da lei, o Mesmo foi Ouvido e Liberado mediante pagamento de Fiança a aguarda a decisão da Justiça em Liberdade.

As Investigações Ficaram a cargo da Policia Civil da Cidade de Apodi RN.

Relembre o caso

O município de Felipe Guerra registrou o seu primeiro crime de homicídio do ano de 2016, o ultimo crime de homicídio aconteceu no dia 25 de abril de 2015 quando um jovem "Erico do Rosário Costa" de 18 anos de idade, que residia na Rua Mãe Gonzaga da Silva no bairro Cidade Alta em Felipe Guerra, Oeste do Rio Grande do Norte, foi encontrado morto no final da manhã do dia, 25 de Abril de 2015, o jovem foi executado a tiros em uma estrada caroável próximo a zona urbana do município, ambos os crimes seguem em investigação.
Fonte: Portal Pedra da Abelha

[polícia] Vigilante reage a assalto e baleado em Pau dos Ferros/RN

Na noite desta sexta-feira(29) por volta das 23h30, a viatura do PPO estava finalizando uma ocorrência de suspeita de um arrombamento numa residência quando foi acionado sobre um assalto em andamento na Rua 13 de Maio em Pau dos Ferros, quando a policia chegou ao local e se deparou com a pessoa que foi identificado como sendo o vigilante dos correios da cidade de Rafael Fernandes, e que sofreu um disparo de arma de fogo próximo ao pescoço e foi imediatamente socorrido para o HRCCA e posteriormente transferido para outra unidade hospitalar.


Foi levada pelo criminoso a moto da vítima uma Titan cor vermelha, adesivo preto no tanque e aros dos pneus de cor lilás.
Fonte: Nossa Paraná

[saúde] Dicas para prevenir a Dengue


A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

DicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicas

[cotidiano] Obcecada pelo Estado Islâmico, menina mata mãe e é condenada na Dinamarca

Uma jovem dinamarquesa que matou a própria mãe foi condenada pela justiça do país a passar os próximos nove anos presa. A acusada cometeu o crime após assistir aos vídeos de decapitações do Estado Islâmico.

A sentença da jovem Lisa Borch é a mais longa já imposta a um adolescente na Dinamarca. A jovem de 16 anos tinha apelado da decisão e dito que a culpa era toda do namorado.

Crime

Com a ajuda do namorado, a menina que na época tinha 15 anos assassinou brutalmente a própria mãe em sua casa, na cidade rural de Kvisse, na Dinamarca. De acordo com a investigação, a garota estava obcecada pelo Estado Islâmico e praticou o crime após passar horas assistindo a vídeos de decapitação produzidos pelo grupo terrorista.

De acordo com a imprensa internacional, Lisa Borch assassinou a mãe, Tina Römer Holtegaard, com ao menos 20 facadas em outubro, em um período em que vinha assistindo aos vídeos das decapitações dos reféns David Haines e Alan Henning no You Tube.

Lisa alegou inocência na época do assassinato. Logo depois do crime, ela chamou a polícia em tom de voz desesperado, dizendo haver sangue em toda parte, e garantindo ter ouvido “a mãe gritar e, quando olhei pela janela, vi um homem branco correndo para longe”.

A investigação, no entanto, começou a derrubar sua versão tão logo a apuração do caso foi iniciada, quando os policiais foram à casa da vítima e encontraram a adolescente brincando tranquilamente ao telefone celular.

“Ela assistiu [aos vídeos de decapitação] por toda a noite”, disseram os promotores do caso. Segundo eles, a jovem planejava viajar à Síria com o namorado, o iraquiano Bakhtiar Mohammed Abdulla, por quem se apaixonou em um centro de refugiados em sua cidade, para se juntar ao Estado Islâmico.
Fonte: IG

[cotidiano] Vórtice provocou forte ventania por todo Nordeste brasileiro

Uma forte ventania seguido de raios e trovões, atingiram no início da noite desta sexta-feira (29) várias cidades do Rio Grande Norte. Na região Oeste Potiguar, a situação não foi diferente, segundo depoimentos de internautas das cidades de Felipe Guerra, Mossoró, Caraúbas e Apodi.

Não chovia no momento, entretanto, a ventania foi suficiente para assustar moradores e provocar alguns estragos, como queda de árvores e fios da rede elétrica.

Em Felipe Guerra, foi registrado queda de energia. Um receptor que joga o sinal da TV Cabugi na cidade está queimado, e deixou a emissora fora do ar. Segundo informações, já foi feito o contato com o setor de engenharia da TV Cabugi e o mais breve possível eles estarão fazendo a troca ou conserto do receptor. Pela zona rural do município, houve queda de várias árvores.

Há informações confirmadas em várias cidades do Rio Grande do Norte que foi provocado efeitos desastrosos com queda de árvores, poeira e queda de algumas estruturas. Porém os fortes ventos assustaram a população de várias localidades do Nordeste brasileiro.

Segundo informações, o que provocou todo esse efeito dos ventos foi um VCAN (Vórtice ciclônico em altos níveis atmosféricos – 10 km) na costa leste do Nordeste, que ajudou a formar nuvens muito carregadas sobre o Maranhão, Piauí, Tocantins e Minas Gerais. Choveu muito nestes estados que registraram os maiores volumes acumulados em 24 horas entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2016, segundo o site da Climatempo.

O VCAN é uma região de baixa pressão atmosférica a 10 km de altitude. Os ventos giram no sentido horário ao redor do centro do vórtice. Quanto mais distante do centro do vórtice, maior a nebulosidade e a instabilidade. As áreas próximas do centro do vórtice ficam com poucas nuvens e menor possibilidade de chuva.

As nuvens sobre o Nordeste, o Tocantins e parte de Minas Gerais giram acompanhando o sentido dos ventos do VCAN. Na imagem de satélite, o círculo amarelo com setas mostra o sentido do giro. A medida que o centro do vórtice se desloca pelo interior nordestino, a nebulosidade diminui.

As áreas de chuva sobre o Nordeste, o Tocantins e o norte de Minas vão enfraquecer muito no fim de semana e pelo menos a primeira semana de fevereiro será com pouca chuva.
Fonte: Rede 360 News

[cotidiano] Site francês vende perfume que promete ajudar no emagrecimento

Um site francês está vendendo um perfume que ajuda no emagrecimento. Segundo a descrição do Prends-MOI, ao entrar em contato com a pele, ele desencadeia uma sensação imediata de bem-estar e o nível de stress é reduzido, o que inibe hábitos alimentares compulsivos. O valor é de quase R$ 300.

“O produto tem essa funcionalidade, porque os hábitos alimentares estão diretamente relacionados ao cheiro, gosto e prazer que sentimentos”, dizia o texto do perfume no site. De acordo com os teste realizados em mulheres entre 18 e 75 anos, que usaram regularmente o perfume durante 28 dias, 75% dos usuários alegaram falta de apetite e 82% sentiram conforto e prazer após a aplicação.

[polícia] Homem é morto após assaltar padaria na Zona Sul de Natal

Crime aconteceu no Conjunto Cidade Satélite (Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi)
Um homem foi morto na noite desta sexta-feira (29) após assaltar uma padaria localizada no Conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. O crime aconteceu por volta das 18h30 na Panificadora Visão.

De acordo com a Polícia Militar, o homem entrou no estabelecimento comercial e anunciou o assalto. Ele chegou a disparar contra uma funcionária, mas a arma falhou. Quando o assaltante saiu da padaria foi alvejado por um homem não identificado. Até a publicação desta matéria, a polícia ainda não tinha a identificação do assaltante.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Operação Boiadeiro é realizada nas rodovias de Apodi, Mossoró e Grossos

O Segundo Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) com apoio da PRF e do ex-deputado Gilvan Carlos retomou na manhã desta sexta feira 29 de janeiro, a Operação Boiadeiro, que tem como objetivo retirar animais das rodovias, evitando assim acidentes. 

Nesta sexta feira a operação foi realizada nas rodovias federais e estaduais que integram as Cidades de Mossoró, Grossos e Apodi. 

De acordo com o comandante do 2º DPRE, capitão Manoel Lima, foram retirados da RNs e BRs, 26 animais que circulavam livremente pelas estradas. 

Ainda de acordo com Manoel Lima, os proprietários de animais que desejarem reaver os semoventes, deverão procurar o Sr. Jesus administrador da Associação onde ficam recolhidos na Cidade de Apodi.
Fonte: Fim da Linha

[polícia] Bebê morre enquanto dormia com mãe e 4 irmãos e polícia apura asfixia

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de 4 meses de idade que ocorreu na manhã desta quinta feira (28) no bairro Danúbio Azul, região norte de Campo Grande. Ao G1, o delegado Cláudio Zotto, adjunto da 3ª Delegacia de Polícia, afirmou que a vítima pode ter sido asfixiada e a mãe responsabilizada pelo fato.

"Nós fomos acionados para ir até o local da morte. Ao chegar, nos deparamos com uma casa de três cômodos em que estavam residindo nove pessoas. A mãe estava em estado de choque e a informação que recebemos é que a criança estava dormindo com mais quatro irmãos", declarou o delegado.

Assim que acordou, por volta das 7h (MS), a mãe teria percebido que o bebê estava sem respirar. "A mãe pediu ajuda dos outros filhos, entre eles um adolescente de 15 anos que acionou o Corpo de Bombeiros. Um primo também tentou reanimar a criança enquanto os bombeiros chegavam ao local", relatou Zotto.

Além do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. O óbito da criança, conforme o delegado, foi constatado às 8h (de MS).

A perícia vai definir a real causa da morte. O corpo da criança permanece no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) e, segundo familiares, só será liberado na sexta-feira (29), data em que o menino completaria cinco meses.

O caso foi registrado como morte a esclarecer. A mãe e o filho de 15 anos prestaram depoimento. A mulher pode ainda responder por negligência e até homicídio, se a polícia entender que se trata de um crime.
Fonte: G1MS

[política] Todos os vereadores de uma cidade de MG foram presos por corrupção

Todos os nove vereadores de Centralina, cidade mineira com 10 mil habitantes, foram presos preventivamente por suspeita de corrupção. Os parlamentares são investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia por desvio de dinheiro público.

De acordo com o Uol, todos os vereadores eleitos para legislatura que termina este ano fraudaram notas fiscais para justificar o recebimento de diárias de viagens que nunca foram feitas.

Quatro edis foram presos há uma semana pela primeira etapa da investigação 'Viagem Fantasma' e renunciaram aos cargos: Eurípedes Batista Ferreira, o Baianinho (Pros), presidente da Câmara Municipal; Hélio Matias (PSL), primeiro secretário; Carla Rúbia (Solidariedade) e Roneslei do Carmo Soares (PR).

O grupo foi ouvido e solto um dia após a prisão. Agora, os suspeitos cumprem prisão domiciliar. Os outros cinco foram detidos na manhã desta quinta-feira (28), durante a segunda etapa da operação: Ismael Pereira Peres (PT), vice-presidente da Casa; Rodrigo Lucas (Solidariedade), segundo secretário; Wandriene Ferreira de Moura (PR), Sônia Martins de Medeiros Rosa (PP) e Cleison Vieira (PDT). Estes últimos serão encaminhados para o presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia. Um servidor da câmara e um ex-vereador, que hoje atua como advogado, também foram presos na operação. Outros 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Segundo o Ministério Público, os suspeitos cometeram associação criminosa, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A Câmara está em recesso e deve retornar aos trabalhos com os vereadores suplentes.

[política] Michel Temer afirma que PMDB terá candidatura própria no Brasil em 2018

Em sua passagem por Natal, o Vice-Presidente da República, Michel Temer, deixou bem claro que o PMDB terá candidatura própria à Presidência da República, em 2018. 
Mas não citou nomes: “O PMDB é um partido que dispõe de excelentes nomes”. 

[política] PSB do RN terá uma nova comissão provisória a partir de 01 de fevereiro

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, decidiu que a partir de segunda-feira, 01 de fevereiro, o partido terá uma nova comissão provisória no Rio Grande do Norte.

Com isso, Wilma lideranças do interior poderão migrar para outro partido.

[política] Observações do Deputado Kelps Lima

O deputado estadual Kelps Lima (SDD) lembra em seu Twitter duas novidades ruins para o Estado em 01 de fevereiro. 

– O Governo Robinson só vai pagar o funcionalismo estadual nos dias 04 e 05 de fevereiro. Ou seja, os servidores entrarão o mês sem salário na conta. 

– Os impostos vão aumentar no RN por decisão do Governo de Robinson Faria. 

Fonte: Heitor Gregório.

[cotidiano] Cantora mossoroense briga com Chimbinha e deixa a Xcalypso

Durou apenas três meses a parceria entre Thábata Mendes e Ximbinha. A loira decidiu largar o projeto do ex-marido de Joelma durante uma reunião na tarde desta sexta-feira, em Belém. O motivo foi uma discussão entre ela e o guitarrista após o show que a banda fez na cidade de Tibau, no Rio Grande do Norte, dia 16 deste mês.
Após a apresentação, que teve pouca presença do público, os fãs da cantora se reuniram na frente do camarim e ela quis atender cada um. Ximbinha se irritou com a demora e deixou o local com os músicos.
De acordo com uma fonte ligada a Thábata, ela não aguentava mais ser maltratada por Ximbinha: “Tudo o que foi publicado sobre ele é a mais pura verdade. A situação ficou insustentável para ela, que já vinha planejando isso há algum tempo”, conta a fonte. “Eles tiveram uma briga horrível no último show. Ele vive bêbado”.
Fonte: Extra Online

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

[política] Governo quer construir sete novos presídios e 4 escolas no RN

Segundo reportagem do Novo Jornal, nos próximos quatro anos, o estado do Rio Grande do Norte deverá construir mais cadeias que escolas públicas. O Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, publicado no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (27), mas que só circulou ontem (28), prevê construção de sete presídios e 10 unidades de atendimento sócio-educativo de adolescentes. Já na Educação, a meta é fazer, neste mesmo período, quatro unidades de ensino.
Outra meta da Secretaria de Educação prevê o reordenamento dos colégios públicos. Neste processo, as escolas com baixo número de matrículas podem ser fundidas a outras. Uma tentativa semelhante realizada em 2014 pela gestão de Rosalba Ciarlini causou polêmica. Na área da Segurança Pública, além de dois presídios em Natal, o governo colocou como meta construir outros dois nas regiões Potengi e um no Seridó, outro no Alto Oeste e um último na região que compreende Mossoró e Assu.

[política] Ex-prefeito Bosco Costa é condenado a 13 anos de cadeia

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) está com uma apelação criminal pendente de julgamento movida pelo ex-prefeito de São José do Seridó, Bosco Costa. Ele foi condenado a treze anos e de prisão que lhe foi imposta em razão da Operação Policial que combateu a famigerada operação “Máfia dos Gafanhotos”.
Confira um trecho da condenação:
“Condeno o acusado JOÃO BOSCO DA COSTA à pena concreta e definitiva de 13 (treze) anos e 24 (vinte e quatro) dias de reclusão e 172 (cento e setenta e dois) dias-multa. Em atenção ao conjunto das circunstâncias judiciais, a teor do preceito insculpido no art. 33, 2º, alínea gah, c/c 3º, do Código Penal, a pena privativa de liberdade do acusado JOÃO BOSCO será cumprida inicialmente no regime fechado, tendo em vista o quantum da pena e as circunstâncias judiciais predominantemente desfavoráveis, as quais não recomendam regime mais brando. Fixo o valor do dia-multa em 1/10 (um décimo) do salário mínimo vigente à época do fato, devidamente atualizado quando do pagamento, devendo ser pago no prazo de 10 (dias), a contar do trânsito em julgado da presente sentença (art. 164 e ss. da LEP)”.

[justiça] Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por ofender diretor da Globo

Apresentador do “Domingo Espetacular”, da Record, Paulo Henrique Amorim foi condenado a cinco meses e dez dias de prisão por ofender o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel.

Em decisão publicada nesta sexta-feira (29), o relator do caso, desembargador Edison Brandão, avaliou que Amorim está em “autêntica empreitada” contra a honra do jornalista. Segundo ele, a vontade de cometer o crime “salta nítido nos autos, ficando clara a intenção em macular a honra de Ali Kamel”.

Em seu blog jornalístico, o Conversa Afiada, Paulo Henrique acusou Ali Kamel de racismo por conta do livro “Não Somos Racistas – Uma Reação aos que Querem nos Transformar numa Nação Bicolor”. Ele afirmou que o diretor da Globo “engrossa as fileiras racistas dos que bloqueiam a integração e a ascensão dos negros” e classificou no texto como uma pessoa “trevoso” – que significa uma pessoa horrível, terrível, medonha.

Para o desembargador, o apresentador “seguramente poderia exercer seu direito à crítica sem emprego de palavras demeritórias e pejorativas”. Como as ofensas foram feitas na internet, a pena foi aumentada em um terço.

A decisão ainda cabe recurso, o que Paulo Henrique Amorim deverá fazer. Não é, nem de longe, a primeira vez que ele é condenado por escritos em seu blog. Outros jornalistas da Globo já o processaram por ofensas semelhantes.
Fonte: UOL

[política] Ministério Público de SP intima Lula e Marisa para deporem sobre triplex

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) intimou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a esposa dele, Marisa Letícia, para prestar depoimento, como investigados, no dia 17 de fevereiro sobre um imóvel triplex, no Condomínio Solaris, no Guarujá.

A suspeita do Ministério Público Federal (MPF) é que proprietários de apartamentos do condomínio usaram o nome de terceiros para ocultar patrimônio. Os investigadores chegaram a essa conclusão após receberem as matrículas dos imóveis registradas no cartório da cidade. De acordo com o MP-SP, o promotor de Justiça Cássio Conserino diz ter indícios de que houve tentativa de ocultar a identidade do dono do triplex que seria do ex-presidente, o que pode caracterizar crime de lavagem de dinheiro.

Também serão ouvidos o empreiteiro José Adelmário Pinheiro e o engenheiro Igor Pontes, ligados à construtora OAS, responsável pelo empreendimento. O imóvel, localizado no Guarujá, no litoral paulista, é alvo de investigações da 22ª fase da Lava Jato, a Operação Triplo X, deflagrada no dia 27.

O Condomínio Solaris começou a ser construído pela Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), presidida entre 2005 e 2010 pelo ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso em abril do ano passado. O empreendimento foi repassado para a empreiteira OAS em 2009, em função de uma crise financeira da cooperativa. Para os investigadores, há indícios de que as aquisições dos imóveis ocorreram por meio de repasse de propina entre os envolvidos nos desvios de recursos da Petrobras, entre eles a OAS.

[justiça] MPF denuncia Neymar por sonegação fiscal e falsidade ideológica

O Ministério Público Federal denunciou nessa quinta-feira (28/1) o atacante Neymar (foto), do Barcelona e da seleção brasileira, pelos crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica. O caso está correndo sob sigilo na 5ª Vara Federal da Santos (SP). As informações são do site GloboEsporte.

Os procuradores afirmam que os crimes ocorreram no recebimento de dinheiro por meio de empresas do jogador durante as negociações que o transferiram do Santos para o clube espanhol.

Outros acusados pelos procuradores são o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell e o atual ocupante do cargo, Josep Maria Bartomeu.

Em 2015, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) determinou o bloqueio de R$ 188 milhões do atacante por entender haver riscos de dilapidação do patrimônio e lesão aos cofres públicos. A Fazenda alega que Neymar sonegou R$ 63,6 milhões de sua transferência para o futebol espanhol.

Na semana passada, a Justiça Federal manteve duas multas aplicadas pela Receita Federal contra o atleta e seu pai em 2012, no valor de R$ 460 mil. As penalidades foram impostas porque o Fisco entendeu que eles omitiram de suas declarações de Imposto de Renda quantias de direito de imagem pagos em 2007 e 2008 à empresa NR Sports, que gerencia dos contratos de Neymar.

Segundo a Receita, tais valores têm natureza salarial e, por isso, devem ser tributados como pessoas físicas. 
Fonte: Conjur

[economia] Cobrança adicional na conta de luz será menor em fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (29) que a bandeira tarifária que será aplicada para o próximo mês continua sendo a vermelha, mas em um patamar mais baixo do que o cobrado anteriormente.

Em fevereiro, os consumidores de energia elétrica vão pagar um adicional R$ 3 para cada R$ 100 quilowatts-hora consumidos, em vez dos R$ 4,50 pagos atualmente.

Na última terça-feira (26), a Aneel aprovou mudanças no sistema de bandeiras tarifárias. Assim, a bandeira vermelha terá dois patamares: o de R$ 3 e o de R$ 4,50, aplicados a cada 100 kWh. O valor da bandeira amarela também foi atualizado passando de R$ 2,50 para R$ 1,50.

A Aneel explicou que o novo patamar foi possível por causa do desligamento de termelétricas de maior custo, motivado pelo início da operação de novas usinas e o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sul e Sudeste. “Mesmo com a melhoria no cenário de geração de energia elétrica, o sinal para o consumo ainda é vermelho, e os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios”, alerta a agência reguladora.

A cada mês, as condições de operação do sistema são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda. A partir dessa avaliação, define-se as térmicas que deverão ser acionadas.

Desde que o sistema de bandeiras tarifárias foi implantado, em janeiro do ano passado, todos os meses a bandeira aplicada foi a vermelha. O sistema reflete o custo maior de geração de energia, por meio das termelétricas.

[política] "Eu vim para somar e não para dividir", afirma Eliésio Gomes

"Na política aprendi a fazer amigos, pois a política passa, mais os amigos continuam", disse o pré-candidato a prefeito de Apodi Eliésio de Bom.

Diante da polêmica envolvendo o PMDB no município, Eliésio disse que não veio para dividir e que está colocando seu nome a disposição da população de Apodi, mesmo respeitando a posição do partido ao qual ele ainda é filiado.

Ele afirmou, em entrevista, que, independente de qual seja o partido, ele é pré-candidato, porém, como é filiado ao PMDB, a notícia veio por meio deste. Ele ainda disse que respeita a posição do partido e que está esperando o seu deputado estadual, Gustavo Carvalho, definir qual partido se filiar para poder migrar.

Ainda em entrevista ele disse que é amigo do pré-candidato do PMDB, Alan Silveira, e que deseja sorte. A intensão, segundo Eliésio, é colocar a disposição da população, bons nomes e quem for o melhor será abraçado pelos demais.

"Pra mim, todos somos irmãos e não tenho o desejo de falar mal de ninguém, mas sim de incluir novas idéias", finalizou.

[cotidiano] Caminhão despenca em cima de mecânico em Mossoró

O acidente aconteceu na manhã de hoje, 29 de janeiro de 2016, na Rua Senador Dinarte Mariz, no conjunto Redenção em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Segundo informações, o mecânico Pedro Fernandes de Oliveira, 50 anos de idade, fazia consertos na parte de baixo do veículo e a estrutura utilizado não suportou o peso e deslizou. O mecânico ficou preso debaixo do caminhão sendo necessário o apoio do Corpo de Bombeiros para retirá-lo. 

Ele foi atendido por uma equipe do Samu e aparentemente estava bem, mas foi levado para ser melhor avaliado no Hospital Regional Tarcísio Maia. 
Fonte: Ocâmera

[segurança] Presos abrem buraco em teto e usam 'teresa' para fugir de presídio no RN

Dois presos fugiram da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio na madrugada desta sexta-feira (29). A unidade fica na cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. Esta foi a 9ª fuga registrada este ano no sistema carcerário do Rio Grande do Norte. Em 29 dias, 87 detentos fugiram.

Os fugitivos desta sexta foram identificados como Adlan Fernandes e Rodrigo Alexandre. “Eles abriram um buraco no teto do pavilhão 2 e depois usaram uma ‘teresa’ (corda feita com lençóis) para escalar o muro”, explicou José Fernandes, vice-diretor da penitenciária.

“Aqui são 400 presos no regime fechado, mas nossa capacidade é de 200 detentos”, acrescentou o vice-diretor.

De acordo com a polícia, dos 87 fugitivos, doze foram recapturados e um foi morto.

Fugas em 2016

Dia 24 de janeiro: 2 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim.
Dia 22 de janeiro: 2 presos fugiram da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró.
Dia 21 de janeiro: 10 presos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Dia 19 de janeiro: 3 presos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Dia 17 de janeiro: 2 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória do Potengi, em Natal.
Dia 14 de janeiro:  4 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória de Macau.
Dia 12 de janeiro: 46 presos fugiram do Presídio Provisório Raimundo Nonato (Cadeia Pública de Natal), em Natal.
Dia 1º de janeiro:16 presos fugiram da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró.

[política] Assembleia Legislativa do RN retoma atividades parlamentares na segunda

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inicia na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, às 9h, os trabalhos legislativos para o ano de 2016, após o recesso regimental da Casa. O retorno das atividades parlamentares acontece por meio de Sessão Solene de instalação dos trabalhos da 2ª Sessão Legislativa da 61ª Legislatura, oportunidade em que o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB) passará em revista as tropas da Polícia Militar, em frente à sede do Legislativo.
O ato formal será seguido da leitura da mensagem anual do Executivo, pelo governador Robinson Faria (PSD). A novidade fica por conta da execução do Hino Nacional e do Rio Grande do Norte ao vivo. Naipe de metais da banda de música da Polícia Militar do Estado ficará responsável pela execução dos hinos.
Após a solenidade de instalação dos trabalhos, as sessões ordinárias e solenes, audiências públicas e comissões parlamentares da Assembleia Legislativa voltam a funcionar normalmente de acordo com o horário regimental e os serviços administrativos voltam a funcionar como de costume.

[economia] Banco do Brasil oferece R$ 10 bilhões a produtores rurais

O Banco do Brasil vai oferecer R$ 10 bilhões para produtores rurais comprarem insumos. O dinheiro, emprestado com taxas de juros reduzidas, sairá da Poupança Rural e dos depósitos à vista. Serão beneficiados os médios produtores que pagarão taxa de juros de 7,75% ano, até o teto de R$ 710 mil. Os demais produtores rurais acessam o crédito com encargos de 8,75% ao ano, até o teto de R$ 1,2 milhão por beneficiário.
Segundo o banco, a antecipação dos financiamentos para custeio é para as culturas da safra de verão 2016/17, a exemplo de soja, milho, arroz e café. Isso permitirá melhores condições aos produtores para o planejamento de suas compras e contribuirá para o aumento das vendas de sementes, fertilizantes e defensivos, produzindo reflexos positivos na cadeia produtiva.

[justiça] Presidente da Câmara de Apodi tem pedido de liberdade negado

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, através da Juíza Ana Clarisse Arruda, da Comarca de Apodi, negou o pedido de revogação de prisão do presidente da Câmara Municipal de Apodi, preso na última terça-feira.

No processo a Juíza afirmou que nenhum fato novo foi apresentado e que o depoimento dos frentistas inclui novos fatos que não eram conhecidos pela justiça, ressaltando que, caso fosse solto, possar continuar atrapalhando nas investigações.

João Evangelista continua preso no Centro de Detenção Provisório de Apodi. Os advogados agora buscam a liberdade do mesmo através do Tribunal de Justiça do Estado, em Natal.