logo

sábado, 8 de abril de 2017

[cotidiano] Governo do RN convoca 797 professores aprovados em concurso de 2015

O governo do Rio Grande do Norte está convocando 797 professores aprovados em concurso público realizado em 2015. A convocação, publicada na edição deste sábado (8) do Diário Oficial do Estado, traz a relação de acordo com a ordem de classificação dos candidatos.

Nas redes sociais, o governador Robinson Faria comentou a convocação. “O Diário Oficial de hoje traz uma publicação especial e muito aguardada: a convocação de 797 professores. Durante a semana, continuaremos com a convocação para o suporte pedagógico. Em pouco mais de 2 anos de governo, já convocamos 4.200 professores. Um número recorde, que mostra o compromisso do nosso governo em oferecer ensino de qualidade aos nossos jovens. À todos os convocados de hoje, sejam bem-vindos!” (SIC), escreveu Robinson em sua conta no Instagran.

[cotidiano] Polícia na Índia tenta desvendar mistério de menina encontrada vivendo com macacos

A polícia indiana está vasculhando listas de crianças desaparecidas para tentar identificar uma menina que aparentemente estava vivendo com um bando de macacos.

A garota tem entre 8 e 10 anos. Ela foi encontrada há algumas semanas na floresta em Uttar Pradesh, no norte do país. Não se sabe há quanto tempo ela estava nesta situação.

Um policial, Suresh Yadav, contou à BBC que, quando foi encontrada, ela brincava com macacos e imitava seu comportamento. Ela tinha sido avistada por moradores de um vilarejo na reserva natural de Katarniaghat, próximo da fronteira com o Nepal.

Os animais teriam atacado a equipe de resgate quando eles chegaram para levá-la de volta à civilização. A menina estava desnutrida, tinha cabelos e unhas longos e apresentava ferimentos e arranhões pelo corpo.

Mogli

A garota não fala e apresenta um comportamento semelhante ao de símios, ao guinchar e andar “de quatro”, com a ajuda dos braços e das pernas.

Ela ainda está no hospital, onde recebeu a visita de autoridades, mas seu estado já é bem melhor. Uma vez que receber alta, será entregue a assistentes sociais e especialistas para que seja reintroduzida aos poucos na sociedade.

[segurança] Agentes penitenciários trocam tiros com bandidos durante transporte de preso para hospital na Grande Natal

A gentes penitenciários do Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, trocaram tiros com criminosos na noite desta quinta-feira (7). Foi durante a condução de um preso para atendimento médico em um hospital de Parnamirim, cidade da Grande Natal. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, também na região metropolitana da capital potiguar. Nenhum agente ficou ferido. Já os bandidos, conseguiram fugir.

O G1 conseguiu falar com um dos agentes que participou da escolta. Ele contou que o ataque aconteceu por volta das 21h na BR-101, quando a viatura retornava para o presídio. "O preso já havia sido atendido e estávamos voltando. Foi quando um carro passou ao nosso lado já atirando. Acredito que os bandidos vinham em fuga de alguma ocorrência. Acho que eles, quando viram o nosso carro, pensaram que era uma viatura da polícia e por isso já passaram atirando. Minha reação foi atirar também. O nosso carro não foi atingido, mas acho que eu acertei o carro dele", relatou.

Após a troca de tiros, o agente percorreu alguns quilômetros até que precisou parar o carro para trocar o pneu do veículo. "Passei em um buraco e o pneu furou. Até pensei que tinham nos acertado, mas não atingiram nenhum tiro na gente, graças a Deus. Então encostamos em um posto e pedimos ajuda aos nossos colegas", acrescentou.

Por telefone, o secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, disse que os agentes penitenciários precisaram ir ao hospital porque o preso estava passando mal com dores no braço, e que o mais importante é saber que os agentes passam bem. "Graças a Deus os agentes nada sofreram. Mas, vamos abrir uma sindicância e apurar o que aconteceu”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, as escoltas de presos durante o período noturno terão a segurança reforçada.

[segurança] Natal é a cidade mais violenta do Brasil, diz ranking mundial

A capital potiguar é a 10ª cidade mais violenta do mundo. É o que revela um ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. A lista, que possui 50 cidades, inclui 19 cidades brasileiras. Destas, Natal é a primeira, com 69,56 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Belém e Aracaju aparecem em seguida, como as cidades brasileiras mais violentas. Os dados são referentes a 2016.

"Das 50 cidades da lista, 19 estão no Brasil, 8 no México, 7 na Venezuela, 4 nos Estados Unidos, 4 na Colômbia, 3 na África do Sul, 2 em Honduras, 1 em El Salvador, 1 na Guatemala e 1 na Jamaica", afirmou a ONG.

A lista inclui ainda Feira de Santana (15º), Vitória da Conquista (16º), Campos dos Goytacazes (19º), Salvador (20º), Maceió (25º), Recife (28º), João Pessoa (29º), São Luís (33º), Fortaleza (35º), Teresina (38º), Cuiabá (39º), Goiânia (42º), Macapá (45º), Manaus (46º), Vitória (47º) e Curitiba (49º).

2017

Não são apenas os números de 2016 que preocupam. Em 2017, a violência segue desenfreada no Rio Grande do Norte. De 1º de janeiro até 2 de abril, foram contabilizados 622 homicídios no estado - uma média de um assassinato a cada três horas e meia. De acordo com o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), é o maior índice de violência já registrado na história do estado. Ainda segundo o instituto, estes números representam um aumento de 28,78% no número de assassinatos em comparação com igual período de 2016, quando 483 pessoas foram vítimas de crimes letais intencionais.

Medidas governamentais

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Caio Bezerra, afirmou que a quantidade homicídios no Rio Grande do Norte vai diminuir. "Nós vamos reduzir esses números. Inclusive, observamos uma diminuição em março, em relação ao mês de fevereiro", declarou. Em nota oficial, a Sesed listou medidas que já foram tomadas para diminuir os índices de violência:

"A Sesed fortaleceu a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Foi elevada em 20% a capacidade do sistema Guardião, responsável pelas interceptações telefônicas, contribuindo diretamente no trabalho do setor de inteligência da Sesed e investigações da Polícia Civil. O Plano Nacional de Segurança, que tem como objetivo reduzir os índices de homicídios dolosos, conta em Natal com 120 policiais no trabalho ostensivo das ruas e ainda os peritos criminais e a polícia investigativa colaborando na elucidação dos casos junto à DHPP."

Caio Bezerra atribuiu a maioria dos assassinatos ao tráfico de drogas. De acordo com ele, entre 65% e 70% são crimes relacionados de alguma forma ao tráfico. "Essas são informações a partir de investigações oficiais em locais de crime. Não é que estejamos usando isso como desculpa, mas precisamos observar esses dados até para termos um diagnóstico e focarmos no problema".

O secretário falou que, pelos dados oficiais da Sesed, até o dia 31 de março deste ano foram 599 crimes letais de violência intencional. Caio Bezerra disse ainda que não contesta os dados do OBVIO, que faz levantamento estatísticos de CLVIs no estado, e aponta, até esta quinta-feira (6), 642 homicídios no Rio Grande do Norte. A Sesed ressalta também que os dados se referem, além de Natal, a outras 13 cidades da região metropolitana da capital, tais como São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Ceará-Mirim.

[educação] IFRN é o grande campeão de desafio de robótica na França

A semana acaba com uma grande conquista para a educação pública brasileira. Representado pelas equipes dos campi Pau dos Ferros e Santa Cruz, localizados no interior do Rio Grande do Norte, o IFRN sai como grande campeão do “Challenge Robotique 2017”, que aconteceu no Lycee Touchard Washington, na cidade de Le Mans, na França.

A equipe do Campus Santa Cruz levou para a cidade francesa um robô com um pequeno Ayrton Senna. A tática deu mais do que certo: o robô conseguiu a melhor pontuação do desafio e vai trazer para o Brasil o troféu de campeão. Já a equipe do Campus Pau dos Ferros representou o Nordeste com o seu robô acompanhado pela imagem de Lampião, sagrando-se como terceiro colocado.

Na competição, o Campus Santa Cruz foi representado pelos estudantes Erik Campelo e Anderson Clemente, orientados pelo professor Lennedy Soares. Representaram a equipe do Campus Pau dos Ferros os alunos Hawllysson Gardel e Geraldo Filho, com orientação de Bonfim Aquino. As alunas Fernanda Guilherme e Noémia Medeiros, de Santa Cruz, e Bruna Soares, de Pau dos Ferros, também integram os grupos de pesquisa em robótica dos campi.

Os estudantes comemoraram as conquistas lembrando de todo o processo de preparação: “a gente não conseguia pensar em outra coisa. Foi uma experiência única conhecer outro país e outra cultura, mas saber que conseguimos melhorar nosso robô até o ponto de conquistar uma disputa internacional… Não sei o que dizer”, declarou Erick. A delegação do IFRN desembarcou na França no domingo (2). Da segunda à quarta-feira, realizaram os treinamentos dos robôs. A disputa aconteceu na quinta e sexta e o resultado foi divulgado ainda por volta do meio dia de hoje. Com foco total na competição, a notícia só chegou ao Brasil no final da tarde, quando os estudantes e seus professores voltaram ao hotel em que estão hospedados e conseguiram acessar internet.

INVESTIMENTO NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA

Com o financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto e apoio dos campi participantes, a viagem dos estudantes e as conquistas reforçam os esforços da Instituição em desenvolver a ciência e a tecnologia e ampliar a sua internacionalização. “Temos plena certeza que os estudantes potiguares, com apoio e orientação, podem desenvolver e conquistar prêmios como esse e muito mais. Estão todos de parabéns!”, comemorou o reitor Wyllys Farkatt Tabosa.

A participação no “Challenge Robotique” veio do resultado alcançado pelas equipes na II Olimpíada de Robótica do IFRN, que aconteceu em novembro de 2016, no Campus Parnamirim do Instituto. O credenciamento foi conquistado a partir de acordo de cooperação entre a Instituição e os liceus franceses Touchard Washington, onde aconteceu o desafio, Eugène Livet e Douda.

Para Lucileide Medeiros, que integra a comissão de acompanhamento do acordo de cooperação e viajou com a delegação do Instituto para a competição, desafios como esse promovem o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. “A competição acaba sendo uma grande festa, em que eles se conhecem melhor, reforçam a amizade, mas também são levados a aprimorar suas potencialidades. Antes da viagem, as 2 equipes passaram semanas em treinamento, colocando em prática conceitos de programação, eletricidade, matemática, física, além da autoconfiança”, finalizou a professora do Campus Santa Cruz.

[segurança] Seis detentos são mortos em presídio de Manaus; segurança é reforçada

Seis detentos da UPP (Unidade Prisional de Puraquequara), em Manaus, foram encontrados mortos nesta sexta (7). As circunstâncias das mortes ainda serão apuradas. Segundo a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), não houve motim ou rebelião na unidade.

As vítimas foram identificadas como Janderson Araújo da Silva –conhecido como Boca Rica–, Leonardo Almeida de Souza, Marcos Henrique Neves de Lima, Felipe Gonçalves Marques, Tiago de Araújo, Felipe Xavier Oliveira.

Ainda de acordo coma Seap, os outros detentos não apresentaram oposição às forças policiais, reivindicações e nem danos ao patrimônio público. Após as mortes, a Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança no presídio. Policiais civis também foram para o local parar interrogar os detentos.

A UPP registrou em 2 de janeiro a morte de outros quatro detentos. Os crimes aconteceram após o início de uma rebelião que durou 17 horas em outro presídio, o Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), que terminou com a morte de 56 presos na unidade.

O episódio desencadeou uma crise em penitenciárias do país. Ainda no Amazonas, houve uma outra rebelião alguns dias depois na cadeia de Raimundo Vidal Pessoa, deixando mais quatro mortos. Logo em seguida, três corpos foram encontrados em mata ao lado do Compaj. Com isso, foram contabilizadas 67 mortes em presídios do Estado na ocasião.

Fonte: FOLHA

sexta-feira, 7 de abril de 2017

[política] Vereador de Felipe Guerra, doa salário para compra de alimentos durante a semana santa


Em uma iniciativa inédita e louvável, o vereador do município de Felipe Guerra no oeste do estado do RN, Max Morais (PTB), resolveu inovar e realizar um ato de solidariedade, doando seu salário de legislador em sua totalidade, referente ao mês de março de 2017, para a compra e doação de peixes e outros gêneros alimentícios entre famílias carentes daquele município, durante esta Semana Santa.

Segundo o vereador, essa ação é uma forma de externar gratidão aqueles que o elegeram e a população como um todo, e que o levaram ao ser o mais votado nas ultimas eleições de 2016.
O jovem vereador de primeiro mandato já realizava ações de solidariedade importantes antes mesmo de chegar à casa legislativa felipense, e agora enquanto parlamentar amplia as ações.

O parlamentar ainda informou que serão distribuídos cerca de 400 kg de peixes, acompanhados de outros itens como macarrão e flocos de milho, nas comunidades rurais de Santana, Tabuleiro, Brejo, São Lourenço I e II, Pindoba I e II e na zona urbana de Felipe Guerra. Max Morais explica que não dará para atender a todas as famílias carentes do município, mas garante que a distribuição será feita considerando unicamente o critério da carência, sem nenhuma outra distinção. 

Foto: RedeNews360

[segurança] Rússia reage a bombardeio dos Estados Unidos na Síria

Os Estados Unidos lançaram 50 mísseis sobre instalações militares sírias como represália ao ataque químico, atribuído ao governo Bashar-al-Assad, que matou cerca de 80 pessoas esta semana. O bombardeio, o primeiro autorizado pelo presidente Donald Trump, deixou ao menos seis mortos, provocou danos na base aérea da cidade de Homs e estremeceu as relações entre os Estados Unidos e a Rússia. As autoridades da Síria ainda não informaram se as vítimas eram civis ou militares.

Principal aliado de Assad, o presidente russo, Vladimir Putin, classificou a ofensiva norte-americana uma “agressão a um Estado soberano” e uma “violação do direito internacional”. Segundo Putin, a ação foi baseada em “pretextos inventados”. ”Esta ação de Washington causa um dano considerável nas relações russo-americanas, que já se encontram em um estado lamentável”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

[oportunidade] Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros do RN são prorrogadas


As inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foram prorrogadas até o dia 17 de abril. Tanto mulheres quanto homens podem concorrer às 70 vagas para o cargo de soldado, que exige, entre outros requisitos, diploma de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.904.

O edital está disponível no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A taxa cobrada é de R$ 80 e pode ser paga até o dia 18.

O concurso será realizado em seis etapas. A primeira, uma prova objetiva de múltipla escolha, está prevista para ser aplicada no dia 21 de maio simultaneamente em Natal, Mossoró e Caicó. Depois de passarem por avaliações médicas e psicológicas, entre outras, os candidatos terão ainda que fazer o curso de formação de praças bombeiro militar, com duração média de 12 meses.

Com as promoções referentes ao quadro de praças, a remuneração pode chegar a R$ 9.472,65, valor correspondente ao cargo de subtenente nível X. Os soldados contam, também, com assistência clínica médica e odontológica. Quem se classificar pode ser indicado para trabalhar em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros no estado.

[segurança] EUA lançam 59 mísseiss contra tropas sírias apoiadas pela Rússia

Os EUA fizeram na quinta-feira, 6, sua primeira ofensiva militar direta contra posições do governo Bashar Assad na Síria, em retaliação ao ataque com armas químicas que provocou a morte de cerca de 100 pessoas na terça-feira. O bombardeio contra pistas de pouso, aviões e centrais de abastecimento representa uma guinada na posição do governo de Donald Trump. Na semana passada, ele declarou que o afastamento do dirigente sírio havia deixado de ser uma prioridade para Washington.

O ataque também representa um contraste com a posição menos intervencionista defendida pelo presidente durante a campanha, quando repetiu que os EUA não poderiam ser a “polícia do mundo” e deveriam colocar questões domésticas em primeiro lugar. Na noite de quinta, Trump disse que combater o uso de armas químicas faz parte da defesa de “interesses de segurança nacional vitais” dos EUA. “Esse não foi um ataque pequeno”, afirmou o chefe do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, H.R. McMaster – 59 mísseis Tomahawk foram lançados contra a Síria.

O presidente disse que o alvo dos mísseis lançados pelos EUA foram pistas de pouso usadas pelos aviões que realizaram os ataques químicos de terça-feira. Esse mesmo tipo de ação havia sido defendido horas antes por Hillary Clinton, a democrata derrotada por Trump na eleição de novembro.

“Na noite de hoje, eu conclamo todas as nações civilizadas a se unirem a nós na busca de um fim da matança e do derramamento de sangue na Síria e também para acabar com o terrorista de todos os tipos e formas”, afirmou Trump. Segundo a Associated Press, a TV estatal síria noticiou o ataque contra vários alvos militares do país e o classificou de “agressão”.

Na tarde de quinta, Trump já havia dado indicações de que estava inclinado a agir. “Eu acho que o que Assad fez é terrível. Eu acho que o que aconteceu na Síria é um crime verdadeiramente grave. Isso não deveria ter acontecido”, afirmou o presidente em entrevista a bordo do Air Force One a caminho da Flórida, onde recebeu o presidente da China, Xi Jinping. “Eu acho que o que aconteceu na Síria é uma desgraça para a humanidade. Ele (Assad) está lá, e acredito que ele no comando, portanto alguma coisa tem de acontecer.”

Parlamentares republicanos e democratas elogiaram a decisão de agir contra Assad. “Essa ação na Síria foi apropriada e justa”, declarou o presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan. O líder do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, elogiou o profissionalismo dos militares que conduziram a operação. “Assegurar que Assad saiba que quando comete atrocidades abjetas como essa ele pagará um preço é a coisa certa a fazer.”

Guinada. O ataque químico também parece ter provocado uma mudança de posição de Trump em relação à Rússia, principal aliada do regime sírio. Durante a campanha e depois de sua posse, o presidente manifestou o desejo de cooperar com Vladimir Putin e o próprio Assad no combate ao terrorismo.

“Claramente, a Rússia fracassou em suas responsabilidades. Ou a Rússia foi cúmplice ou foi simplesmente incompetente em sua habilidade de cumprir sua parte do acordo”, disse Tillerson, em relação à negociação coordenada por Moscou em 2013 depois de outro ataque químico que deixou quase 1.500 mortos.

Na época, Assad se comprometeu a entregar todo o seu arsenal de armas químicas à comunidade internacional. No início da madrugada, o Pentágono afirmou que as forças russas no território sírio foram alertadas com antecedência sobre o ataque. A base atacada era compartilhada por tropas sírias e russas. Logo após a operação, não havia informação sobre feridos ou mortos.

A ofensiva de quinta contrasta com a posição adotada pelo ex-presidente Barack Obama naquela época, quando ameaçou atacar a Síria e voltou atrás depois do acordo fechado por Moscou. Meses antes, ele havia dito que esse tipo de ação por parte do regime sírio cruzaria uma “linha vermelha” e teria resposta dos EUA.

Na terça-feira, a Casa Branca responsabilizou Obama pelas ações de Assad. “O ataque químico de hoje (terça-feira) na Síria contra pessoas inocentes, incluindo mulheres e crianças, é lamentável e não poder ser ignorado pelo mundo civilizado”, disse o porta-voz do presidente, Sean Spicer.

[política] FHC culpa PT por polarização radicalizada e prega diálogo


Ao lançar no Rio o terceiro volume de seu livro “Diários da Presidência: 1999-2000”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso culpou, nesta quinta-feira, o PT pela atual polarização política radicalizada no país e disse que ela começou quando os petistas “inventaram”, por razões eleitoreiras, segundo FH, que o PSDB era o “inimigo principal”. Embora tenha demonstrado ressentimento, o ex-presidente pregou a retomada do diálogo.

A colunista do GLOBO Míriam Leitão, que participou de um bate-papo com o ex-presidente no lançamento do livro, citou passagens do “Diários da Presidência” em que FH elogia encontros com petistas como o então governador do Acre, Jorge Viana, Marina Silva, na época no PT, e também relata um telefonema corriqueiro para Lula.

– O diálogo se perdeu quando o PT inventou que o PSDB era o inimigo principal. Uma vez, eu ouvi uma declaração do José Dirceu, coitado, está na cadeia hoje, lamento, perguntando por que eu não ia cuidar dos netos. Uma coisa grosseira, está velho, vai embora. Eu me dava com eles. A briga foi eleitoreira – disse FH.

No momento em que o ex-presidente citou a prisão do ex-ministro petista José Dirceu, as cerca de 50 pessoas que acompanhavam o bate-papo em uma livraria no Leblon, na Zona Sul do Rio, reagiram com gargalhadas e aplausos. Esse foi o momento de maior reação do público.

Fernando Henrique ressaltou que, apesar de só PT e PSDB terem lançado candidatos competitivos à Presidência da República depois da redemocratização, os dois partidos nunca tiveram maioria no Congresso:

– Isso foi levando cada um desses dois partidos a buscar apoio onde fosse possível. Deu no que deu, uma tragédia nacional. Houve contaminação de um partido que veio com uma proposta renovadora (PT) pelas práticas tradicionais e exagerou nelas. Chegou em uma corrupção institucionalizada.

O ex-presidente afirmou que nunca incentivou “essa visão antagônica com ódio” e defendeu a retomada do diálogo:

— Democracia exige certo grau de aceitação um do outro. Acho que só vamos sair de onde estamos, se criarmos de novo um ambiente que permita um jogo de divergências e não de ódio.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

[publicidade] Já é Páscoa na Mix Doçuras


A Mix Doçuras já está em clima de Páscoa e você não pode ficar de fora, veja só que delicioso ovo de colher.

Entre já em contato pelo número (84) 9.9431-4387 e peça já o seu.

O atendimento também funciona pelo WhatsApp através do mesmo número.

Ligue agora mesmo!

[cotidiano] População faz protesto por falta d’água e bloqueiam trecho da BR-226 em Campo Grande

Na manhã desta quinta-feira, 06/04, a cidadania ganhou as ruas de Campo Grande em uma das maiores manifestações populares, em um protesto pacifico na BR 110 mais precisamente no trecho que liga as cidades de Janduís, Triunfo Potiguar e Caraúbas. 

As paralisações tinham como principais reivindicações o descaso da Companhia Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) com a falta de abastecimento (30 dias) e tratamento das águas que chegam as nossas casas, sendo um problema constante em todo ano.

Na paralização de cerca de 5 quilômetros contaram com as participações dos Vereadores de Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar, Paraú, Janduís, Messias Targino, Servidores Públicos, Sindicatos, entidades privadas, entidades religiosas, Policia Militar e com toda a população local. Destacamos a participação de toda a imprensa televisiva, rádio e sites da região.

Logo após a manifestação, houve audiência pública sobre a mesma temática com a presença do Promotor de Justiça Francisco Alexandre Amorim Marciano, Prefeito de Campo Grande Manuel Veras, o Vice-Prefeito de Janduís Jancinto Fernandes, Vereadores do Médio Oeste e população. 

O diretor da CAERN foi convocado, mas não compareceu. Foi entregue o abaixo-assinado e a Nota de Moção e Repúdio ao Promotor.

A Sociedade Civil Organizada de Campo Grande está de parabéns pelo ato, em um dia que ficará lembrado pela união de todos em prol do benefício da população do Médio Oeste. Esperamos que as devidas providências sejam tomadas.

Fonte: CGnaMídia

[justiça] Fachin inclui 7 parlamentares em inquérito na Lava Jato; veja potiguares na lista

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que “fatos potencialmente criminosos” atribuídos na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado a três senadores e quatro deputados federais sejam juntados a um inquérito que já tramita no STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e também determinou que as citações a cinco ex-parlamentares sejam encaminhadas ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A decisão abre a possibilidade de a PGR investigar os senadores Valdir Raupp (PMDB-TO), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Agripino Maia (DEM-RN) e os deputados federais Walter Alves (PMDB-RN), Felipe Maia (DEM-RN), Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Luiz Sergio (PT-RJ), no âmbito de um procedimento de investigação já em andamento contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE), em que se apuram supostos crimes praticados em relação com a Transpetro e a Petrobras.

Sérgio Machado relatou que estes congressistas receberam propina, via doação oficial, com recursos oriundos de vantagens indevidas pagas por empresas contratadas pela Transpetro.

“Todos os fatos potencialmente criminosos a eles relacionados e narrados pelo colaborador encontram-se no contexto dos desvios operados por Sérgio Machado no âmbito da Transpetro. Tais fatos, em uma melhor avaliação, podem ser investigados no âmbito do inquérito 4215, em tramitação junto a esta egrégia Corte. Por isso, basta, por ora, a juntada dos termos de depoimento referente a tais fatos nos autos do feito em curso”, disse o procurador-geral.

Teriam sido repassados R$ 850 mil a Valdir Raupp, R$ 450 mil a Garibaldi Alves Filho, R$ 300 mil a Agripino Maia, R$ 250 mil a Walter Alves, R$ 250 mil a Felipe Maia, R$ 100 mil a Jandira Feghali, e R$ 400 mil a Luiz Sergio, por diferentes construtoras, sobretudo Queiroz Galvão e Camargo Correia. Como um todo, o período corresponde as eleições de 2010 até as eleições de 2014 – embora cada caso tenha um período específico.

Curitiba. Fachin também atendeu ao pedido da PGR para que sejam encaminhadas a Sérgio Moro as citações a Henrique Eduardo Alves, ex-deputado pelo PMDB-RN e ex-ministro do governo Temer; Cândido Vaccarezza, ex-deputado federal pelo PT-SP e atual integrante do PTB; Jorge Bittar, ex-deputado federal pelo PT-RJ; Ideli Salvatti, ex-senadora e ex-ministra da Secretaria de Relações Institucionais; e Edson Santos, ex-deputado federal e ex-ministro da Secretaria Especial da Igualdade Racial do governo Lula.

Caberá a Sérgio Moro analisar as informações do delator Sérgio Machado de que eles teriam receberam propina via doação oficial de campanha. O envio à primeira instância se deve ao fato de que, ao perderem o mandato no Congresso, eles já não detêm prerrogativa de foro no STF.

Divulgada em junho de 2016, a delação de Sérgio Machado trouxe a informação de que, nos 11 anos dele à frente da Transpetro, ao menos R$ 100 milhões em propinas foram repassados para a cúpula do PMDB no Senado. Os fatos relacionados a outros senadores do partido estão em análise em outras investigações, não mencionadas nos trechos específicos.

Outro lado. Entre os parlamentares citados, a defesa do senador Ivan Raupp nega que ele tenha cometido crimes. “Trata-se de má-fé de delatores que buscam benefícios para si imputando falsidades a terceiros. Esperamos que o Ministério Público Federal e o Poder Judiciário reconheça a verdade sobre os fatos”, diz o advogado Daniel Gerber.

Em nota, a defesa da deputada Jandira Feghali diz que ela “não tem nada a temer, que não se pode confundir doação oficial ao partido com propina e que o único destino para esse assunto é o arquivamento”.

Quando a delação de Sérgio Machado foi divulgada, em 2016, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) afirmou, em nota, que o próprio delator afirmou que as doações eleitorais “foram oficiais e sem nenhuma troca de favor, benesse ou vantagem de qualquer natureza”. Também após o surgimento das citações, o senador Agripino Maia afirmara que as doações que buscou como presidente do DEM “foram obtidas sem intermediação de terceiros, mediante solicitações feitas diretamente aos dirigentes das empresas doadoras”. Dissera também que não teria nenhuma contrapartida a oferecer a qualquer empresa que se dispusesse a fazer doação em troca de favores de governo. O senador afirmou, ainda, que “as doações recebidas – todas de origem lícita – foram objeto de prestação de contas, devidamente aprovadas pela Justiça Eleitoral”.

Os deputados Luiz Sérgio e Felipe Maia negaram ter recebido valores ilícitos. Walter Alves (PMDB-RN) afirmou que o próprio delator ressalta que as doações eleitorais foram oficiais, “sem nenhuma troca de favor, benesse ou vantagem de qualquer natureza”.

Entre os que poderão passar a ser investigados em Curitiba, Candido Vaccarezza disse ao Broadcast Político que está processando Sérgio Machado pelas citações. “Como você sabe ele diz que enviou o dinheiro para o DIretório Estadual do PT e que este repassou para minha conta de campanha em 2010. Como você sabe também o repasse para minha conta de campanha do DR foi zero”, disse.

O Broadcast não conseguiu contato com Henrique Eduardo Alves. Mas, quando a delação foi divulgada, ele havia dito que repudiava “a irresponsabilidade e leviandade das declarações desse senhor”. O ex-deputado e ex-ministro Edson Santos, do PT, afirmara que é “absurda” a acusação de Machado de que ele recebeu dinheiro de propina.

Também em 2016, o ex-deputado federal e ex-presidente da Telebras Jorge Bittar informou que ele nunca teve contato ou reunião com Sérgio Machado para pedir recursos para campanha eleitoral, e que todas as doações recebidas “foram feitas de forma legal e devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral”.

E a ex-ministra Ideli Salvatti afirmou que as doações à sua campanha eleitoral ao governo de Santa Catarina em 2010 foram declaradas e aprovadas pelos órgãos competentes, e que sua conduta pública é regida pelos princípios da ética, moral e legalidade.

Imunidade. No mesmo pedido da PGR, havia uma fundamentação para não investigar o atual presidente Michel Temer, por citações de Sérgio Machado, por se referir a “fato estranho ao mandato”. O despacho do ministro Fachin não toca nesse ponto, uma vez que não houve demanda a ele relacionada.

O delator revelou uma suposta operação de captação de recursos ilícitos, envolvendo Temer e o senador Valdir Raupp (PMDB-RR), para abastecer, em 2012, a campanha do então candidato Gabriel Chalita (PDT), que na época integrava o PMDB, para Prefeitura de São Paulo. Tanto Michel Temer como Chalita negam irregularidades.

Fonte: Estadão

[segurança] Sargento da PM é assassinado a tiros na Grande Natal

Um policial militar foi baleado e morto, no final da manhã desta quinta-feira (6), no Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Identificado como sargento José Cabral do Nascimento Junior, de 43 anos, a vítima foi atingida por disparos efetuados por um homem que fugiu em uma motocicleta. O policial trabalhava no setor de protocolo da corporação.

O major Eduardo Franco, responsável pela comunicação da Polícia Militar, disse que várias equipes estão em buscas pelos criminosos neste momento, bem como policiais estão no local para apurar as circunstâncias do crime.

Este é o nono policial militar assassinado este ano no Rio Grande do Norte – o 10º agente de segurança se a este número for somada a morte de um guarda municipal.

Secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra lamentou a morte do sargento.

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP).

[segurança] Universitária morre em acidente de moto em Pau dos Ferros

A estudante Itamara Garcia, de 22 anos, morreu em um acidente de moto na RN-117 em Pau dos Ferros, município da região Oeste do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, o corpo de Itamara foi encontrado ao pé de um barranco próximo ao açude Donato, em Três Lagoas.

De acordo com a PM, a estudante estava a caminho do trabalho, no município de Francisco Dantas, quando sofreu o acidente. Colegas de trabalho teriam estranhado a demora de Itamara e ligado para o marido dela, Felipe Marcos, que saiu à procura da esposa. O corpo da jovem foi encontrado por um mototaxista próximo à estrada por volta das 12h e foi reconhecido pelo marido, que chegou aolocal pouco depois.

[política] Vereadores de Natal autorizam prefeitura a sacar fundo previdenciário


Em segunda e definitiva votação, foi aprovado na noite desta quarta-feira (5) o Projeto de Lei Complementar que autoriza a prefeitura da capital potiguar a fazer a retirada de R$ 204 milhões do fundo previdenciário dos servidores do município (NatalPrev). O recurso deverá ser utilizado para o pagamento da folha dos inativos. O projeto foi aprovado por 21 votos a favor. Quatro vereadores foram contrários e outros quatro não compareceram à sessão.

Segundo a prefeitura, os recursos beneficiarão cerca de 3.800 aposentados e pensionistas do município, que até julho de 2002 eram vinculados ao extinto Iprevinat, além dos 80 inativos beneficiários da atua previdência municipal.

Ainda de acordo com informações da Prefeitura, o fundo previdenciário do NatalPrev conta, atualmente, com cerca de R$ 325 milhões. A proposta original é de utilizar o repasse com parcelas mensais até fevereiro de 2018. O governo garante a devolução do dinheiro ao fundo em 180 meses, após uma carência de dois anos, com vencimento no dia da disponibilização pelo governo federal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

quarta-feira, 5 de abril de 2017

[tecnologia] Nova ferramenta do Facebook impede compartilhar fotos íntimas

e65uu
Nesta quarta-feira, dia 5, o Facebook anunciou uma nova opção em suas plataformas para prevenir que a pornografia de vingança, quando imagens íntimas são compartilhadas sem consentimento, ganhe força na internet. Ao receber denúncias desse tipo de conteúdo, uma equipe especializada impedirá que ele se espalhe tanto no Facebook quanto no Instagram e no Messenger. De acordo com a consultoria norte-americana Pew Research Center, 73% dos adultos na internet já viram alguém ser alvo do revenge porn e 40% foram vítimas do abuso.

A partir do momento em que um usuário ver uma postagem e interpretar que se trata de pornografia de vingança, ele poderá reportá-la como “Imagem íntima não consensual”. O conteúdo será analisado por um time da empresa que, por sua vez, decidirá pela remoção ou não das imagens da plataforma e se o autor do post deverá ser bloqueado da rede. Uma vez catalogada como vingança de fato, o sistema reconhecerá a mesma imagem caso outro usuário tente postá-la novamente e impedirá a publicação.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Iniciativa para Direitos Civis Cibernéticos, 90% das vítimas da pornografia de vingança são mulheres, 93% afirmaram ter sofrido sequelas emocionais, 51% consideraram cometer suicídio e 49% foram perseguidas ou assediadas por outros usuários que viram o material na internet.
Fonte: Agora RN

[economia] Usuários vão poder fazer pagamentos pelo WhatsApp

Foto: Gustavo Sumares / Olhar Digital
Para quem tinha esperanças de que o WhatsApp um dia voltasse a ser apenas um aplicativo para troca de mensagens, surgiu um rumor que serve como banho de água fria porque indica que o serviço, na verdade, vai ganhar ainda mais uma funcionalidade.

Dentro dos próximos seis meses, o Facebook colocará um sistema de pagamentos dentro do seu mais popular aplicativo de mensagens. A novidade, segundo reportou o site de notícias The Ken, será testada inicialmente na Índia, hoje o maior mercado do WhatsApp, onde estão mais de 200 milhões de usuários.

A companhia não confirmou, mas também não negou a informação. Em nota distribuída à imprensa internacional, o WhatsApp diz apenas que está explorando formas de trabalhar com companhias que compartilham sua visão de que é preciso investir na “Índia digital”.

Mas a Reuters encontrou um indício que corrobora a publicação do The Ken: o WhatsApp está em busca de um profissional com experiência em aspectos técnicos e financeiros, e que entenda da Interface Unificada de Pagamentos (UPI, na sigla em inglês), uma plataforma ligada ao governo indiano que viabiliza transações entre bancos. Essa pessoa também precisa saber lidar com BHIM, um aplicativo que permite fazer pagamentos usando números de telefone.

O caminho seguido agora pelo WhatsApp já é velho no mercado de comunicação. O próprio Messenger, também do Facebook, introduziu um sistema de transferências nos Estados Unidos, e concorrentes externos como Truecaller e WeChat também já contam com coisas do tipo.
Fonte: Olhar Digital

[cotidiano] CCJ do Senado aprova documento único de identificação nacional

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2017, que propõe reunir dados biométricos e civis, como Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação e o título de eleitor em um único documento, a Identificação Nacional, foi aprovado hoje (5) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A proposta ainda precisa passar por votação no plenário da Casa.

De acordo com o projeto, a Identificação Nacional dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos. O documento será impresso pela Casa da Moeda e usará como base de identificação o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Conforme o texto, o documento único será emitido com base na Identificação Civil Nacional, criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações sobre o cidadão. A nova base de dados será gerida pelo TSE, que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo.

O relator do projeto na CCJ, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), ressaltou que há anos discute-se um novo modelo de identificação civil para unificar documentos. Segundo o parlamentar, se convertida em lei, a mudança vai facilitar a vida do cidadão.

“A matéria desburocratiza a vida do cidadão, permitindo que um só documento sirva às mais diversas situações do dia a dia, nas quais se exige a comprovação de dados pessoais perante órgãos e entidades públicos e privados”, disse Anastasia.
Fonte: Agência Brasil

[justiça] STF veta greve de servidores de todas as carreiras policiais

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (5), por 7 votos a 3, que todos os servidores que atuam diretamente na área de segurança pública não podem exercer o direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, por desempenharem atividade essencial à manutenção da ordem pública.

Pela tese aprovada, fica vetado o direito de greve de policiais civis, federais, rodoviários federais e integrantes do Corpo de Bombeiros, entre outras carreiras ligadas diretamente à segurança pública. Essas carreiras, no entanto, mantêm o direito de se associar a sindicatos.

A decisão, que teve repercussão geral reconhecida e serve para balizar julgamentos em todas as instâncias, foi tomada no julgamento de um recurso extraordinário do estado de Goiás, que questionou a legalidade de uma greve de policiais civis.

No julgamento, prevaleceu o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, para quem o interesse público na manutenção da segurança e da paz social deve estar acima do interesse de determinadas categorias de servidores públicos. Para Moraes, os policiais civis integram o braço armado do Estado, o que impede que façam greve.

“O Estado não faz greve. O Estado em greve é um Estado anárquico, e a Constituição não permite isso”, afirmou Moraes.

A maior parte dos ministros considerou ainda ser impraticável, por questões de sua própria segurança e pela obrigação de fazer prisões em flagrante mesmo fora de seu horário de trabalho, que o policial civil deixe de carregar sua arma 24 horas por dia.

Isso impediria a realização de manifestações por movimentos grevistas de policiais civis, uma vez que a Constituição veda reuniões de pessoas armadas. "Greve de sujeitos armados não é greve”, afirmou Gilmar Mendes.

Também votaram a favor da proibição da greve a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux, que destacou o que considerou consequências nefastas de greves anteriores de policiais civis e militares, como o aumento do número de homicídios. “O direito não pode viver apartado da realidade”, afirmou.

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestaram-se pela impossibilidade de greve de policiais civis, contra o Sindicato dos Policiais Civis de Goiás (Sindipol-GO).

[economia] Caixa antecipa pagamento de contas inativas para nascidos em março, abril e maio

fgts
O pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em março, abril e maio foi antecipado do dia 10 para o próximo sábado (8) deste mês.

Mais de 7,7 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir de abril, com valor disponível acima de R$ 11,2 bilhões, informou hoje (5) a Caixa Econômica Federal.

Cerca de 2,3 milhões de trabalhadores (30%) receberão automaticamente o crédito nas contas da Caixa Econômica Federal no dia 8 de abril.

[polícia] Operação "Madrugada Segura" captura foragido da justiça com arma de fogo em Apodi


Policiais do GTO de Apodi com apoio dos destacamentos pertencentes a 2ª companhia 2° batalhão, tiraram de circulação o foragido da justiça identificado como José Anderson dá Silveira Sousa, mais conhecido como "Dedezinho", de 20 anos de idade, armado com um revolver calibre 38. 

Segundo informações dos policiais que efetuaram a prisão, disseram que o foragido ao avistar as viaturas, mas a ação rápida da PM conseguiu alcançar e capturar o mesmo na Avenida Moésio Holanda, na subida do Bacurau 1.

Dedezinho é foragido da justiça desde que deixou de cumprir o regime semi aberto imposto ao mesmo na penitenciária Mário Negócio em Mossoró.

Dedezinho foi conduzido a delegacia de policia civil de Apodi onde foi autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo; O mesmo foi entregue no CDP de Apodi onde ficará preso a disposição da justiça.

Fonte: Sentinelas do Apodi

[política] Caraúbas: arrecadação e farra de combustível

A Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN, arrecadou no primeiro bimestre de 2017, recursos da ordem de R$ 4.537.371,84, proveniente de impostos pagos pelos brasileiros, dinheiro esse que bem aplicado resolveria vários problemas da população local.

Em vez de sanar os problemas nas áreas de saúde e educação do Município de Caraúbas, o prefeito Antonio Alves da Silva, o ‘Junin”, preferiu torrar a quantia de R$ 1.771.944,00, na aquisição de combustíveis, junto ao Auto Posto Caraubense Ltda.

[economia] Mais de 90% do território paraibano está em processo de desertificação


Um dado preocupante, divulgado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), revela que 93,7% do território paraibano está passando por um processo irreversível de desertificação. 58% destes já estão em altos níveis de degradação.

Por esse motivo a Paraíba é o estado brasileiro mais afetado proporcionalmente pelo problema.

Essa degradação do solo, que fica infértil, é resultado das ações devastadores do ser humano, que de acordo com os pesquisadores não tem reversão, nem com a ocorrência de chuvas.

[política] Delator diz que Odebrecht deu R$ 2 milhões em caixa dois a Henrique Alves


O ex-presidente da Odebrecht Ambiental Fernando Cunha Reis afirmou, em seu acordo de delação premiada no âmbito da Lava Jato, que doou R$ 2 milhões em caixa dois para a campanha do pemedebista Henrique Eduardo Alves ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014.

Alves perdeu a eleição no segundo turno para Robinson Faria, candidato do PSD.

O pedido de contribuição foi feito, segundo o delator, numa reunião de que ele participou juntamente com Alves e o então deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso em Curitiba pela Operação Lava Jato.

O encontro, segundo a delação, aconteceu no dia 06 de setembro de 2014 no gabinete de Cunha, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A doação em caixa dois teria sido paga em dinheiro vivo e viabilizada por meio do setor de operações estruturadas da Odebrecht, classificado pelos investigadores da Lava Jato como departamento de propinas da empresa.

Alves foi ministro do Turismo do governo Dilma Rousseff entre abril de 2015 e março de 2016. Saiu do cargo ao apoiar o impeachment da presidente.

Voltou à pasta em 12 de maio de 2016, com a chegada de Michel Temer ao Palácio do Planalto.

A segunda passagem pelo ministério, porém, não durou muito. Alves pediu demissão em 16 de junho de 2016, após vir a público que ele havia sido citado na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Machado disse ter pago propina de R$ 1,55 milhão a Henrique Alves entre os anos de 2008 e 2014.

Na ocasião, o ministro classificou as acusações como levianas e irresponsáveis.

Dez dias antes de a delação de Machado se tornar pública, a Folha revelou um despacho enviado pela Procuradoria-Geral da República ao STF (Supremo Tribunal Federal), em que o procurador-geral Rodrigo Janot afirmava que o então ministro do Turismo atuou para obter recursos desviados da Petrobras em troca de favores para a empreiteira OAS.

Parte do dinheiro do esquema desbaratado pela Operação Lava Jato teria abastecido a campanha de Alves ao governo do Rio Grande do Norte em 2014.

A negociação envolveria Cunha e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. As afirmações constam do pedido de abertura de inquérito para investigar os três, enviado ao STF.

No despacho Janot apontava que Cunha e Alves atuaram para beneficiar empreiteiras no Congresso, recebendo doações em contrapartida. Antes do ministério, Alves foi deputado federal.

“Houve, inclusive, atuação do próprio Henrique Eduardo Alves para que houvesse essa destinação de recursos, vinculada à contraprestação de serviços que ditos políticos realizavam em benefício da OAS”, escreveu Janot.

O nome do ex-ministro apareceu também numa planilha apreendida na casa de Benedicto Júnior, ex-diretor da Odebrecht Infraestrutura, durante a fase Acarajé, da Lava Jato.

Numa tabela com nome e apelido de políticos, há uma linha em que aparece “Henrique Alves”, “RN” e o valor 1000,00.

OUTRO LADO

O advogado de Henrique Alves, Marcelo Leal, afirmou que seu cliente nega ter recebido doação ilegal ou por meio de caixa dois.

Ticiano Figueiredo, defensor do ex-deputado Eduardo Cunha, disse que as delações da Odebrecht são “um apanhado de afirmações desprovidas de provas que busca despropositada e irresponsavelmente imputar crimes aos principais políticos do cenário nacional”.

A Odebrecht diz, em nota, que não se manifesta sobre o teor de depoimentos de pessoas físicas, mas reafirma compromisso de colaborar com a Justiça.

[política] Reforma política: Relatório prevê fundo de R$ 2 bilhões para financiar campanhas

O relatório apresentado nesta terça-feira pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) à comissão de reforma política traz mudanças no sistema eleitoral, estabelecendo o sistema distrital misto, proposto via PEC, no qual metade das cadeiras de deputados federais será definida pelo sistema majoritário distrital uninominal e a outra metade pelo sistema proporcional de listas preordenadas.

Em relação ao financiamento de campanhas, o projeto cria um Fundo Especial de Financiamento da Democracia (FFD) cujo valor, para 2018, será de R$ 1,9 bilhão para as campanhas eleitorais de senador e das listas preordenadas de deputados federais, estaduais e distritais e para as campanhas eleitorais de primeiro turno de governadores e presidente da República. Pessoas físicas e candidatos também poderão fazer doações.

[política] Ex-deputado cobrou propina de empreiteiras no RN, diz delator


O ex-deputado federal João Maia (PR) teria cobrado propina de empreiteiras contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte, segundo a delação premiada do ex-chefe de Serviço de Engenharia do órgão, Gledson Golbery de Araújo Maia. A propina era cobrada em contratos de obras, manutenção e sinalização na malha viária federal no estado. O “custo político”, como ele se referia à cobrança, era de 4% do valor total de cada obra, livres de impostos. Pelo menos nove empresas ou consórcios teriam dado propina ao político.

Em 2010, Gledson foi preso pela Polícia Federal na Operação Via Ápia, que investigou fraudes no Dnit potiguar. De acordo com Gledson Maia, o dinheiro arrecadado com o “custo político” foi usado na campanha eleitoral de 2010, quando João Maia acabou reeleito deputado federal, sendo o segundo mais votado no Estado.

O G1 procurou o economista e ex-deputado João Maia que disse que não iria se manifestar. “Não posso me manifestar por não ter recebido nada oficial”, disse.

Gledson Maia foi preso em flagrante pela Polícia Federal potiguar em 4 de novembro de 2010 no momento em que recebia uma maleta com R$ 50 mil em um restaurante na Zona Sul de Natal. Segundo a PF à época, esse dinheiro também era pagamento de propina.

[segurança] Bandidos explodem Banco do Brasil e Caixa em João Câmara e tocam terror na cidade



Na madrugada dessa quarta-feira(05), a cidade de João Câmara, região do Mato Grande, foi alvo de explosões que atingiram as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, respectivamente, e uma viatura foi metralhada.

Além das explosões, a cidade foi acordada por centenas de tiros, deixando os moradores em pânico, que se comunicavam através de grupos nas redes sociais. Segundo informações, o alvo foram os cofres principais das agências.

[oportunidade] Processo Seletivo com mais de 120 vagas tem inscrições abertas na Prefeitura de Caicó

A Prefeitura de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte, anuncia a abertura de período de inscrições para Processo Seletivo que tem como objetivo a contratação de profissionais de diferentes áreas para contratação temporária e a formação de cadastro reserva. Para concorrer aos cargos é necessário possuir entre os Níveis Fundamental, Médio ou Superior Completos.

Nível Fundamental: Artesão (2); Auxiliar de Serviços Gerais (18); Cozinheiro (5); Eletricista (1); Encanador (1); Motorista (10); Pedreiro (4); Pintor (2); Servente de Pedreiro (2) e Vigia (3).

Nível Médio: Agente de Endemias (6); Atendente de Farmácia (5); Auxiliar Administrativo (15); Técnico em Enfermagem (7) e Técnico Educacional (2).

Nível Superior: Assistente Social (1); Enfermeiro (7); Farmacêutico (3); Farmacêutico/Bioquímico (2); Fisioterapeuta (4); Fonoaudiólogo (1); Médico Clínico (2); Médico do Trabalho (1); Médico (6); Médico Psiquiatra (3); Nutricionista (1); Odontólogo (8); Psicólogo (1); Cuidador de Residência Terapêutica e Educador Físico.

Os profissionais contratados exercerão carga horária entre 20h e 40h por semana com remunerações que variam de R$ 802,64 a R$ 1.605,27 mensais com remunerações referentes de cada cargo. A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise curricular e entrevista com traz o edital completo disponível em nossa página para consulta.

As inscrições acontecem até o dia 7 de abril de 2017 e devem ser realizadas unicamente na sede da antiga Prefeitura Municipal, localizada na Praça Doutor Eduardo Gurgel (Praça do Rosário), nº 937, Centro, das 7h às 13h. Os participantes deverão efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição com valores entre R$ 30,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo desejado.