logo

sábado, 2 de julho de 2016

[cotidiano] Poetas que realizaram show na emancipação politica de Apodi ainda não receberam seu cachês

Dez repentistas fizeram um show de cantoria na cidade de Apodi/RN, no dia 23 de março, de 2016 e até agora não receberam um centavo. Os repentistas são: Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Zé Monteiro, Josival Viana, Raimundo Caetano, Zé Viola, Paulo Pereira, Genaldo Pereira, Antônio Silva e Antônio Jocelio. 

O pagamento seria feito pela Fundação José Augusto, que pelo visto até não diz por que não honra esse compromisso. 

O evento contou com a presença do senhor governador do estado do RN Robinson Faria, que foi saudado pelos poetas Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino. 

Deixamos essa pergunta no ar: será que uma banda famosa teria o mesmo tratamento?  A outra pergunta: até quando teremos que esperar?. Usaremos daqui por diante as redes sociais e a imprensa, as únicas ar de que dispomos.

O pronunciamento é do poeta renomado Geraldo Amâncio, falando em nome dos demais poetas.

[polícia] Homem é assassinado a tiros no Bacurau II em Apodi

A pessoa identificada como Francisco Assis da Silva, de 58 anos de idade, natural de Portalegre, mas residente em Apodi há muitos anos, foi assassinado a tiros na frente de casa, no Bairro Bacurau 2, região periférica de Apodi.

Segundo informações repassadas a policia por populares, dois indivíduos em uma motocicleta do tipo Bros de cor preta, chegaram e dispararam mais de dez tiros de pistola cal. 380 contra a vítima, que teve morte imediata.

Uma guarnição da Rádio Patrulha isolou o local do crime, até a chegada do ITEP, que recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró. O GTO de Apodi ainda realizou buscas por toda a área na tentativa de prender os assassinos, mas infelizmente nenhum suspeito foi preso.

Fonte: Sentinelas do Apodi

[educação] Menina de 12 anos cria biblioteca comunitária no sertão baiano

Reprodução
Na cidade de Conceição do Coité, no interior  da Bahia, uma menina de só 12 anos construiu uma biblioteca popular, inspirada pelo desejo de espalhar o prazer da leitura.

O que era um antigo posto telefônico se transformou num promissor espaço de leitura na cidade de quase 70 mil habitantes, a 210 quilômetros da capital Salvador.

Para dar vida ao projeto, lançou uma campanha de arrecadação de livros pelo aplicativo WhatsApp. A iniciativa garantiu um acervo que conta com desde de livros didáticos a populares clássicos da literatura brasileira.

Exemplo de cidadania e consciência social, a jovem teve no apoio do avô, Guiofredo Pereira, presidente da associação de moradores local, o principal incentivo para tornar seu sonho realidade. E com a ajuda da diretora da escola municipal, Simone Nascimento, tem ajudado a transformar a realidade da população local, plantando sabedoria e conhecimento.
Fonte: Catracalivre

[cotidiano] Parabéns a todos os Bombeiros pelo seu dia!

[política] Eleições 2016 - Prefeitos estão proibidos de nomear e exonerar servidores públicos

O calendário eleitoral das eleições de 2016 define condutas vedadas importantes a partir deste sábado (2), especialmente no tocante a coibir o uso de cargos em troca de apoio político pelos atuais prefeitos.

A partir de hoje, os agentes públicos estão proibidos de nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito.

O presidente da República está impedido de realizar transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e governador do Estado de fazer o mesmo aos Municípios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixado e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.

Os prefeitos também estão impedidos de autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral; fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Também está vedada aos gestores municipais a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos para inaugurações e a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.

Julho reserva outras datas importantes dentro do Calendário Eleitoral, incluindo a permissão de realização de convenções partidárias a partir do dia 20.

Datas importantes do calendário eleitoral em julho

Dia 20

- Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador;

- Data a partir da qual é assegurado o exercício do direito de resposta ao candidato, ao partido político ou à coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social;

- Último dia para a Justiça Eleitoral dar publicidade aos limites de gastos para cada cargo eletivo em disputa;

- Data a partir da qual não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.

Dia 27

- Último dia para os partidos políticos impugnar, em petição fundamentada, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais, observado o prazo de três dias contados da publicação do edital.
Fonte: Jornal de Fato

[cotidiano] Avianca divulga alerta sobre suposta fuga de terrorista para o Brasil

foto-nota
A companhia aérea Avianca disparou boletim interno alertando para possível fuga de um terrorista sírio para o Brasil. Jihad Ahmad Diyab é um ex-presidiário de Guantánamo e foi acolhido no Uruguai como refugiado, mas está foragido há cerca de duas semanas.

A Avianca confirmou para a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, a veracidade do comunicado, afirmando que se trata de um procedimento habitual e que está disponível para colaborar com as autoridades.

O boletim, enviado por meio da Secretaria de Segurança da Avianca, solicita que, caso seja detectada a presença do sírio em território brasileiro, a Polícia Federal seja imediatamente comunicada. O alerta foi transmitido com base em informações recebidas pela companhia pela divisão de antiterrorismo da PF.

Jihad estaria usando um passaporte falso de origem marroquina, jordaniana ou síria. Sua identidade e passaporte originais, no entanto, são expedidos pelo Uruguai. Ele tem dificuldade de locomoção, usa muletas e não fala português.

Todas as companhias aéreas que operam no Brasil receberam a ordem de divulgar o comunicado para ajudar nas buscas pelo homem.
Fonte:  Estadão Conteúdo

[educação] Hora do Enem: interessados em simulado online têm até amanhã para fazer provas

O estudante que pretende testar o conhecimento com o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na plataforma Hora do Enem, tem até as 20h de amanhã (3) para fazer as provas. Para acessar o simulado, o estudante precisa se cadastrar no site http://horadoenem.mec.gov.br/.

O simulado é gratuito e está disponível desde o dia 25 de junho. As provas somam 80 questões, elaboradas no mesmo formato do Enem para permitir ao estudante que esteja concluindo o ensino médio, na rede pública ou particular, treinar e ganhar ritmo para as provas do Enem 2016, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Após o término da prova, o estudante pode verificar a nota imediatamente. A plataforma indicará como está o desempenho dele em relação ao curso pretendido.

Este é o segundo simulado online. Mais de 710 mil estudantes de todo o país fizeram o primeiro simulado nacional do Hora do Enem, nos dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido nos dias 7 e 8 de maio. Pelo menos 85% dos alunos que fizeram a prova estudam na rede pública de ensino. Estão previstos outros dois simulados até a aplicação do Enem.
Fonte: Agencia Brasil

[cotidiano] TJ do RN completa 124 anos nesta segunda; veja programação

TJRN
O Tribunal de Justiça do RN celebra nesta segunda-feira (4) os seus 124 anos de criação. Às 8h30, na Praça André de Albuquerque, Cidade Alta, lateral da sede do TJRN, acontece a abertura oficial da edição especial do programa Justiça na Praça, que tem seu ponto alto às 9h com a celebração de casamento civil comunitário com participação de 201 casais inscritos. Às 11h, será realizada missa solene no auditório Floriano Cavalcanti, na sede do Tribunal.

A edição especial do Justiça na Praça tem a coordenação da desembargadora Zeneide Bezerra, que dirige o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps), responsável pelo evento. A cerimônia será celebrada pela juíza Fátima Soares. Segundo os organizadores, mais 100 casamentos serão oficializados nos Ofícios de Notas parceiros do programa.

Balanço

O Núcleo de Projetos Socioambientais do TJRN já promoveu em 2016, um total de 1.619 casamentos em 11 cidades do Rio Grande do Norte. A meta do Tribunal é que, até dezembro, sejam realizadas 2.200 uniões em celebrações comunitárias.

Os casamentos foram realizados nas seguintes cidades: São José do Mipibu, Parelhas, Monte Alegre, Parnamirim, Macaíba, Natal, Extremoz, Goianinha, Ceará-Mirim, Mossoró e Serra de São Bento.

Além das celebrações, também foram realizadas palestras sobre direito familiar, sexualidade, violência doméstica e Seguro DPVAT. Os eventos nessas cidades contaram com o público de quase 26 mil pessoas.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Homem entregou Currículo em semáforo e recebeu 40 propostas de emprego

CV-flaviocrop
Não tá fácil pra ninguém e todo mundo sabe disso, mas aqueles que conseguem utilizar a criatividade para chamar atenção acaba ganhando os holofotes.

E foi o que aconteceu com o motorista Flávio Leonardo, de 34 anos, que passou um dia entregando currículos em um semáforo no Lago Sul, no Distrito Federal.

Segundo ele, a ideia veio quando foi atrás de emprego no mesmo local e, ao observar pessoas entregando panfletos, decidiu fazer o mesmo, porém entregando seu resumo profissional.

Ele recebeu mais de 40 propostas de trabalho, fez três entrevistas e conseguiu um emprego.

"Eu recebi muitas propostas, mas a maioria não era na minha área. Nessa que eu optei, vou trabalhar como motorista, com um ótimo salário e o local de trabalho fica a cinco minutos a pé da minha casa", conta em entrevista ao portal UOL.
Fonte: Catracalivre

[cotidiano] Adutora do Alto Oeste vai operar na próxima semana, diz governo federal

O Ministério da Integração Nacional informou que a adutora do Alto Oeste, que vai abastecer 26 municípios da região e beneficiar 208 mil pessoas, deve entrar em operação na próxima semana, após o término dos testes que estão sendo realizados em sua estrutura. Tão logo essa etapa seja concluída, o equipamento deverá ser inaugurado. No entanto, ainda não foi definida a data do evento.

Apesar de a obra estar sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e futuramente, quando em funcionamento, ser operada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a adutora será inaugurada pelo governo federal, que financiou a sua construção.

Essa é uma das obras mais aguardadas pela população do interior do estado e uma das prioridades da administração estadual no combate aos efeitos da estiagem. Na semana passada a Semarh havia informado que a adutora ficaria pronta para entrar em funcionamento já na última quinta-feira (30), quando seriam finalizados os testes de operação e consertados vazamentos na estrutura. Contudo, por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Integração confirmou ao NOVO que esses testes só serão concluídos na semana que vem.

“As estruturas da adutora do Alto Oeste estão em fase final de testes com a conclusão prevista para a próxima semana. Após a finalização dos testes, a obra será inaugurada”, afirmou o Ministério por email.

Em contato com a reportagem, o titular da Semarh, Mairton França, justificou que o serviço sofreu um atraso: “Estamos concluindo os testes, houve um pequeno atraso com relação à ligação da energia nos equipamentos, mas já foi solucionado. Estamos aguardando que o Ministério da Integração indique um dia para a inauguração”.

A adutora do Alto Oeste estava paralisada desde 2013 e teve as obras reiniciadas na gestão do novo governador. Ela será uma das mais importantes do estado, com quase 280 quilômetros de extensão. Concluída, a obra beneficiará a população das cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.
Fonte: Novo Jornal


[cotidiano] Luiza Brunet relata agressões e Justiça impõe afastamento de suposto agressor

brunet
A ex-modelo e atriz Luiza Brunet relatou à Justiça ter sofrido agressões de seu então namorado, o empresário Lírio Parisotto, no apartamento dele, em Nova York. Ela fez uma representação, no dia 23 de junho, ao Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica, do Ministério Público de São Paulo.

Por conta disso, segundo nota divulgada pelo MP, o promotor Carlos Bruno Gaya da Costa requisitou a realização de exames de corpo de delito e instaurou um procedimento investigatório criminal que está em fase inicial e é protegido por sigilo.

Ainda segundo a nota, a Justiça deferiu pedido do MP e, na última terça-feira (28), decretou medidas protetivas, pelas quais o empresário fica proibido de se aproximar da atriz e de manter contato com ela por qualquer meio. Parisotto se defendeu, por meio de nota e em seu perfil em rede social, segundo publicado na imprensa, negando as acusações e dizendo lamentar o ocorrido. Luiza Brunet foi procurada, mas não atendeu as ligações.

[polícia] Sargento morto em confronto com bandidos no CE, estava em seu último dia de serviço

Sargento da Polícia Militar do Ceará, Francisco Guanabara Filho, de 50 anos, foi morto nesta quinta-feira (30), durante confronto com bandidos em Quixadá/CE.

O Sargento da Polícia Militar do Ceará, Francisco Guanabara Filho, de 50 anos, foi morto nesta quinta-feira (30), durante confronto com bandidos em Quixadá. O militar havia dedicado três décadas da sua vida à corporação da PM, ao Estado, à segurança dos cidadãos e à paz social. Hoje sua vida chegou ao fim de forma brutal, através de tiros de fuzil.

O que torna ainda mais impactante a notícia da morte do Sargento Guanabara é que ele estava em seu último dia de serviço. Estava prestes a entrar para a reserva. Nesta sexta-feira (01/07), ele teria folga e, a partir de segunda-feira (04), estaria de férias com perspectiva de entrar, ao final dela, na reserva. Seu último dia de serviço nos quadros da PM, porém, foi também seu último dia de vida.

Sem dúvida alguma, um herói do Ceará. Trabalhou incansavelmente pelo bem-estar da sociedade e, quando esta estava para lhe retribuir com o devido descanso, a brutalidade da bandidagem ceifou-lhe a vida. Triste, mas também inspirador. O exemplo de apego à profissão, sua dedicação ao trabalho e disposição para defender o que é correto devem, com certeza, motivar a todos a trilhar o caminho da honradez, da justiça e da cidadania.
Fonte:monolitospost.com

[polícia] Arrependido, ladrão devolve som furtado de Igreja Evangélica em Martins/RN

Um equipamento de som, foi furtado da Congregação da Assembleia de Deus, localizada no bairro da Lagoa Nova, na cidade de Martins/RN. O furto ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira (30). A polícia tomou conhecimento do fato delituoso só no período noturno e passou a diligenciar no intuito de localizar o som. 

Na manhã desta sexta-feira (01), o ladrão, arrependido, deixou todos os equipamentos na calçada da referida igreja. O presbítero Januário Rodrigues comunicou a devolução do som aos PM’s.
Fonte: Nosso Paraná

[cotidiano] Glória Maria fuma maconha em reportagem

1.jul.2016 - Glória Maria visita tribo rastafári na Jamaica e fuma maconha
Glória Maria fumou maconha durante uma reportagem exibida pelo "Globo Repórter" desta sexta-feira (01). A jornalista viajou até a Jamaica para mostrar a cultura e tradições do país, onde o uso de maconha é permitido para fins religiosos.

Durante uma visita a uma tribo rastafári, ela recebeu um convite para participar de um ritual e acabou aceitando. "Eles estão querendo que eu prove isso também (maconha), eu não sei fazer essa oração, mas eles querem que eu tente. Recusar nem pensar, seria um desrespeito à tradição", explicou a jornalista.

Após experimentar a "ganja", nome dado para a maconha na Jamaica, Glória Maria explicou aos telespectadores a sensação que sentiu. "No primeiro momento fiquei totalmente tonta. Para quem não está acostumado, é preciso tempo para entender", disse.

A lei que descriminalizou a maconha na Jamaica é recente. Entrou em vigor há pouco mais de um ano, mas a tradição de fumar "ganja" no país é antiga.
Fonte: UOL

[saúde] Produtos do cotidiano que podem causar câncer e você nem sabia

4y34y73
Você já deve ter ouvido a frase: “hoje em dia tudo pode causar câncer”. Claro que é um grande exagero que toma como base a quantidade de estudos relacionando coisas triviais à doença.

Porém, apesar de parecer alarmista. Por isso, conheça agora 7 coisas comuns do nosso dia a dia que podem ser causadores de câncer.

1 – Purificadores de ar

Algumas evidências científicas afirmam que muitos purificadores de ar, incensos e velas perfumadas contêm químicos industriais que podem, entre outras coisas, afetar e transformar a estrutura do DNA humano. Segundo os pesquisadores, alguns purificadores produzem níveis consideráveis de formaldeído, descritos pelo Programa Nacional de Toxicologia do governo dos EUA como cancerígenos. É mais intimamente ligado com câncer de nariz e garganta e, no mínimo, também pode causar dores de garganta, tosse, irritação nos olhos e hemorragias nasais.

O aparelho também pode ter produtos petrolíferos e químicos que causem asma, além de afetar grávidas – bebês podem ter infecções pulmonares e sibilos.

2 – Velas perfumadas

Velas perfumadas também podem oferecer alguns riscos. Em março, uma equipe de especialistas testou seis velas perfumadas com aromas de lavanda, morango e kiwi. Elas possuíam uma série de produtos químicos industriais potencialmente perigosos – incluindo formaldeído – que eram liberados a níveis que, com a exposição a longo prazo, são conhecidos por aumentar o risco de problemas respiratórios e câncer. O mesmo estudo alertou que nem é preciso que elas estejam acesas para oferecer perigo: a simples evaporação pode poluir a casa.

Outros estudos mostram que os produtos químicos também podem ser absorvidos pelo corpo simplesmente através de tocar as velas. A maioria é feita com parafina, partículas de fuligem ultrafinas, contendo acetona, benzeno e tolueno, geralmente também encontrados em emissões de diesel, sendo cancerígenos.

3 – Incenso

Um estudo de 2015, feito pela Fundação Britânica do Pulmão, na Inglaterra, descobriu que a fumaça do incenso pode ser mais mutagênica, genotóxica e citotóxica do que a fumaça do cigarro. Isso significa que ela é capaz de provocar mutações genéticas e causar alterações no DNA das células, levando ao câncer.

4 – Copos de isopor

De acordo com um estudo feito por 10 especialistas em toxicologia, química e medicina do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA, o estireno, produto químico usado em copos de isopor e outros recipientes descartáveis ​​para alimentos, poderia causar câncer. Porém, órgãos reguladores afirmam que o produto é seguro, contestando os estudos que relacionam o isopor – em contato com alimentos e bebidas – a um risco elevado de contaminação. De qualquer forma, esta última opinião não é unanimidade.

5 – Aparelhos celulares

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, recentemente, que os telefones celulares podem causar câncer em um relatório que envolveu todos os meios de comunicação. O painel responsável pela elaboração deste relatório atribuiu um nível 2B de substância cancerígena aos celulares. Existem vários níveis de substâncias cancerígenas, algumas mais potentes do que outras, e 2B não é necessariamente uma ameaça de emergência, mas sim, uma possibilidade. O café também entra nessa classificação, por exemplo.

Acredita-se também que telefones celulares possam causar câncer no cérebro, uma forma relativamente rara de câncer, mas não há nenhuma evidência definitiva de que sua ocorrência esteja aumentando, e os dados também são inconclusivos.

7 – Suco de laranja

Uma pesquisa relacionou o consumo de um copo de suco de laranja no café da manhã a um aumento do risco de adquirir câncer de pele em 25%. Os médicos descobriram uma ligação entre certas frutas cítricas e alguns tipos de melanoma, a forma mais mortal da doença.

Os pesquisadores ressaltam que o estudo ainda não prova que frutas cítricas causem câncer de pele, apenas mostra uma relação. Porém, é possível que certos compostos em alimentos cítricos, de fato, possam causar melanoma, segundo o autor sênior do estudo, Abrar Quershi, dermatologista na Universidade de Brown e no Rhode Island Hospital, nos EUA. É de amplo conhecimento da comunidade científica que as frutas cítricas (especialmente laranja e limão) possuem substâncias fotossensíveis, o que poderia deixar a pele mais frágil aos raios solares.
Fonte: Jornal Ciência

[política] Calendário eleitoral começa a valer e várias atividades de gestão são proibidas

TRE-BA-urna-eleicoes-2012
A partir de hoje (02), um conjunto de vedações passa a valer aos agentes públicos. Fica proibida, por exemplo, a veiculação de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta.

A exceção à regra fica por conta da propaganda de produtos e serviços de governo que tenham concorrência no mercado e em casos de grave e urgente necessidade pública. Outra vedação que vale também a partir do dia 2 de julho é o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito, a não ser quando a Justiça Eleitoral entender como matéria urgente, relevante e característica das funções de governo. A realização de inaugurações com contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos também é proibida a partir desta mesma data.

Na segunda, dia 4 de julho, está previsto o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que já tenha solicitado transferência para uma Seção Eleitoral Especial, comunicar ao juiz suas restrições e necessidades, a fim de que a Justiça Eleitoral, na medida do possível, providencia meios e recursos destinados a facilitar o exercício do seu voto.

E a terça, dia 5 de julho, é a data a partir da qual, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelos partidos para a escolha dos candidatos, é possível realizar propaganda intrapartidária, com vistas à indicação de nomes, sendo vedado o uso de rádio, televisão e outdoor. Essa data está relacionada à permissão da realização de convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, que começa no dia 20 de julho e vai até 05 de agosto.

[economia] Governo prorroga prazo para saque do PIS/Pasep


Os trabalhadores que perderam o prazo para sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referente ao ano-base de 2014, terão nova oportunidade para retirar o benefício.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, anunciou nesta sexta-feira (1º) que os mais de 1,2 milhão de trabalhadores que perderam o prazo, encerrado ontem (30), poderão fazer o saque entre os dias 28 de julho e 31 de agosto.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

[Política] Pré-candidatos lançam chapa a prefeito de Apodi

Na noite desta quarta-feira (29), os pré-candidatos a prefeito de Apodi estiveram concedendo entrevista na Rádio Vale do Apodi, no programa Panorama Político, onde anunciaram o lançamento da chapa Paulo Viana (PSOL) e Wilson Oliveira (PRP) como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Paulo Viana e Wilson Oliveira são opositores ao atual governo e lançaram seus nomes como uma opção ao eleitorado apodiense.

A união de Paulo e Wilson vem com o apoio de 18 pré-candidatos a vereadores e pregam a união da oposição, sem a defesa a cor de bandeiras, tendo como objetivo que o povo tome posse do poder.

[política] TSE rejeita doações a campanhas por meio de 'vaquinhas' na internet

Logo eleições 2016 página interna.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta sexta-feira (1º) um pedido para permitir aos candidatos captar doações para suas campanhas eleitorais por meio do "crowdfunding", sistema de financiamento coletivo disponível na internet geralmente usado para bancar trabalhos artísticos, ações de voluntariado, pequenos negócios e reportagens jornalísticas.

Na semana passada, os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ) e Daniel Coêlho (PSDB-PE) apresentaram à Corte uma consulta a realização de "vaquinhas" pela rede, possibilidade oferecida por vários sites e aplicativos no Brasil e no exterior.

Por unanimidade, os ministros rejeitaram a ação por entender que o Congresso deverá legislar sobre o assunto. O presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, explicou que, com a decisão, esse tipo de captação não terá a "legalidade assegurada", podendo ser contestada.

"Certamente haverá modelos criativos alguns legais e outros ilegais, mas o tribunal não fez ainda nenhum exercício. Até porque aí muita coisa vai estar associado a conduta futura", afirmou, em entrevista à imprensa.

A consulta leva em conta a proibição, determinada no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de empresas doarem para candidatos e partidos. A eleição municipal deste ano, portanto, será a primeira em que somente pessoas físicas poderão transferir recursos para pagar as propagandas, eventos e deslocamentos dos candidatos.

No sistema de crowdfunding, porém, contribuições, em geral, são feitas para uma conta do site que oferece o serviço e posteriormente transferidas ao beneficiário. Segundo o ministro, um dos receios é que empresas façam doações por meio de um grupo de pessoas físicas, de modo a disfarçar a origem do dinheiro.
Fonte: G1

[cotidiano] Prefeitura de Felipe Guerra anuncia pagamento em dia para servidores

A Secretaria Municipal de Finanças avisa aos servidores efetivo que o pagamento do mês de junho, já se encontra disponível desde ontem (30/06).

Com isso o Prefeito Haroldo Ferreira vem cumprindo com o compromisso de valorização dos servidores, pagando rigorosamente em dia. 

Isso é reflexo de um planejamento financeiro que a gestão vem adotando, consequentemente o Governo Municipal vem honrando seus compromissos junto aos servidores e fornecedores.
Fonte: Foco Notícia

[saúde] MPRN alerta sobre risco de colapso no atendimento do SUS no RN

O Centro de Apoio Operacional da Saúde e as Promotorias de Saúde de Natal - MPRN alertaram, nesta quinta feira (30), que há risco de colapso no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte.

Uma Recomendação Ministerial endereçada à Secretária de Estado de Saúde Pública e ao Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, foi entregue, na tarde de ontem, para que fossem adotadas as medidas necessárias à quitação de pendências financeiras do Estado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Natal, e consequentemente, fossem restabelecidas as ações e serviços de saúde paralisados em função do atraso no pagamento.

Informações colhidas pelo Ministério Público, por meio dos Inquéritos Civis nº 06.2013.6136-0 (019/2013-47PmJ) e 06.2012.2174-6 (029/2012-48PmJ), apontaram a iminência de paralisação dos prestadores privados de ortopedia, no Município de Natal, em razão da ausência de repasses das parcelas devidas pelo Estado do RN por força do Termo de Compromisso entre Entes Públicos - TCEP, firmado para cofinanciamento da atenção especializada em procedimentos cirúrgicos e intervencionistas.

A partir do levantamento feito pelo MP, ficou demonstrado que a não regularização urgente dos repasses de recursos financeiros poderá tornar ainda mais grave a situação da saúde no Estado, pois prestadores de outras áreas médicas também poderão paralisar suas atividades, caso não haja a quitação dos débitos do Poder Público, gerando, com isso, um verdadeiro colapso no sistema de saúde pública.

Diante disso, a recomendação expedida assinala o prazo de 5 (cinco) dias para o a quitação das pendências financeiras referentes ao Termo de Compromisso entre Entes Públicos - TCEP, devendo o ente estadual informar, no mesmo prazo, as iniciativas adotadas para o seu cumprimento.
Fonte: Defato

[cotidiano] Servidores da saúde em greve cobram avanço nas negociações

divulgação sindsaude
Os servidores da saúde do RN estão realizando um ato unificado com categorias do funcionalismo estadual e federal, nesta sexta-feira (01) em frente à vice-governadoria na zona Sul. Em seguida, os servidores sairão em caminhada até a Governadoria, onde finalizarão a atividade com um debate.

O ato é convocado pelo Fórum dos Servidores Estaduais do RN, composto pelo SINPOL, SINDSAÚDE, SINSP, SINAI, SINDASP e a ADUERN, e também por entidades do funcionalismo federal do INSS e da UFRN. Na Governadoria, os manifestantes vão denunciar o atraso de pagamento, que atinge o sexto mês consecutivo, o não pagamento dos 40% do 13º salário, o congelamento dos salários do funcionalismo e o Projeto de Lei que cria o regime de Previdência Complementar e eleva a contribuição dos servidores.

Para o coordenador-geral do Sindsaúde Manoel Egídio, o atraso do pagamento dos servidores, mais uma vez representa uma forma de desrespeitos aos funcionários. “Neste mês os aposentados da saúde receberão no dia 09 e os pensionistas só no dia 12. Estaremos em um ato unificado para dizer que não vamos permitir que os servidores continuem pagando a conta da crise”, disse.

O protesto também é contra o ajuste fiscal do governo Temer, que dá continuidade às medidas do governo Dilma contra os trabalhadores, como a reforma da Previdência, que pode aumentar a idade mínima de aposentadoria para 70 anos; o PL 257, que proíbe concursos públicos; e o teto de gastos nas áreas sociais, contrapartida para a renegociação das dívidas dos estados.
Fonte: Agora RN

[política] CNI/Ibope: 39% desaprovam governo Temer; 13% aprovam

Brasília - Presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer (Wilson Dias/Agência Brasil)
Com pouco mais de um mês de gestão, o governo do presidente interino Michel Temer foi considerado ruim ou péssimo por 39% da população, em junho, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope. O levantamento foi divulgado hoje (1º) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na última pesquisa CNI/Ibope que avaliou o governo de Dilma, em março deste ano, 69% dos entrevistados consideram o governo da petista ruim ou péssimo.

O percentual de pessoas que consideram o governo de Michel Temer ótimo ou bom é 13%, contra 10% de Dilma. Já os que avaliam o governo Temer como regular somam 36%. Em março, 19% disseram que o governo de Dilma era regular.

A popularidade do presidente interino é maior que a da presidenta afastada Dilma Rousseff, mas também é negativa. Entre os entrevistados, 31% concordam com a maneira Temer de governar e 53% discordam. No caso de Dilma, 82% concordavam com a maneira de ela governar em março de 2016 e 14% aprovavam.

Sobre a confiança, 27% confiam no presidente Temer e 66% não confiam. O índice de confiança de Dilma era de 18%; 80% não confiavam na presidenta afastada.

Segundo o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, a proximidade política entre os dois governos e o pouco tempo em que Michel Temer está no poder reflete na manutenção do percentual de pessoas que consideram o governo atual ótimo ou bom (13%), considerando a margem de erro, em relação à última pesquisa da presidenta Dilma (10%).

Em comparação com o governo de Dilma Rousseff, 44% da população consideram que o governo Temer está sendo igual ao da presidenta afastada; 245% consideram pior e 23%, melhor. “É um fator que já se esperava, porque [o PMDB] é um dos principais partidos que estavam na base aliada do governo passado; alguns ministros até participaram do governo passado. Isso pode levar essa impressão na população de que o governo está muito parecido. Quando olhamos pelo lado do ruim ou péssimo, está melhor que antes, mas não significa dizer que está um ótimo governo”, explicou Fonseca.
Fonte: Agencia Brasil

[educação] MEC adia cronograma do Fies; conclusão da inscrição será a partir do dia 15

O Ministério da Educação (MEC) adiou o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A conclusão da inscrição dos estudantes pré-selecionados, cujo prazo começaria hoje (1º), foi adiada para o dia 15 de julho. A decisão está em edital publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

O resultado do Fies foi divulgado ontem (30). Embora ainda no prazo previsto, a lista com os estudantes selecionados demorou para ser divulgada, tendo saído apenas às 22h. Até as 12h, o novo cronograma ainda não constava na página do programa. Falta ainda definir a data de convocação dos estudantes em lista de espera.

A publicação no DOU diz apenas que a conclusão da inscrição deverá ser feita a partir do dia 15, sem prazo para o término. Em nota, o MEC diz que a prorrogação se deu por conta de “ajustes necessários na fórmula de cálculo para adaptação do sistema à mudança de faixa de renda de 2,5 para 3 salários mínimos”. A pasta diz ainda que a mudança “não compromete o processo de financiamento”.

Os estudantes podem conferir na página do Fies o resultado da seleção. O resultado é uma pré-seleção, assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.

Nesta edição serão ofertados 75 mil financiamentos. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera.

[polícia] Ladrões vestem roupa de segurança durante roubo a Correios no RN

Criminosos roubaram a agência dos Correios de Santana do Matos, cidade da região do Seridó potiguar, na manhã desta sexta-feira (1º). Segundo a Polícia Militar, três homens entraram na agência e anunciaram o assalto. Um deles rendeu o vigilante e usou a farda dele para não levantar suspeitas. Além do dinheiro do cofre, a arma do segurança também foi levada.

Em contato com o G1, o sargento da PM Evaldo Carlos contou que dois dos criminosos entraram na agência fingindo ser clientes e sentaram na área de espera. O assalto só foi anunciado quando o terceiro bandido entrou e rendeu o segurança.

“Enquanto um fingia ser o vigilante, outro gerenciava os clientes que entravam na agência e um terceiro aguardava o cofre ser aberto”, detalhou o policial. Após o roubo, os criminosos fugiram a pé. A PM não soube informar se os homens receberam apoio externo. A quantia roubada não foi revelada.

[polícia] Irmãos brigam por bicicleta e um acaba esfaqueado em Mossoró

O agricultor Gilberto Jerônimo Ferreira Aragão, de 37 anos, foi ferido com vários golpes de faca na noite desta quinta-feira (30), no bairro Santo Antônio em Mossoró. O suspeito do crime é o próprio irmão, que conseguiu fugir.

Segundo informações do registro policial, os dois estavam em uma bebedeira, quando iniciaram a briga devido a uma bicicleta. 

Gilberto foi atingido no braço, rosto e perna, e foi socorrido por populares até a Unidade de Pronto Atendimento do bairro para receber os primeiros socorros. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde passou por cirurgias.

A Polícia Militar realizou buscas, mas o suspeito não foi localizado.
Fonte: Mossoró Hoje

[polícia] Três policiais são assassinados durante tiroteio no interior do Ceará

Policiais assassinados no Ceará em 2016 - infográfico - atualização 10 de junho (Foto: Sebastião Mota/G1)
Três policiais militares foram assassinados a tiros na tarde desta quinta-feira (30) na cidade de Quixadá, interior do Ceará. Segundo informações da polícia, os três agentes de segurança foram mortos durante um tiroteio com criminosos na localidade de Juatama, zona rural do município.

Um quarto PM foi baleado na perna durante o ocorrido. O policial foi socorrido ao Hospital Municipal de Quixadá, recebeu atendimento médico e não corre risco de morte em decorrência do ferimento.

De acordo com a Polícia Civil, os policiais estavam usando revólveres e pistolas e entraram em confronto com um bando armado com armas de grosso calibre. Dois policiais baleados morreram ainda no local. O terceiro agente de segurança chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Quixadá, mas não resistiu aos ferimentos e também faleceu.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou os óbitos, mas não divulgou mais informações. As vítimas são um sargento, um cabo e um soldado, mas os nomes não foram revelados.

De acordo com Comando de Policiamento do Interior (CPI), os suspeitos fugiram em um carro de polícia logo após os crimes, levando outros dois PMs como reféns. Os agentes foram liberados em uma estrada na saída do municipio e o veículo foi encontrado.

Equipes da Polícia Militar da região estão realizando buscas na tentativa de prender os suspeitos. Um helicóptero Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi enviado ao local para auxiliar nas buscas. Até o momento, nenhum dos autores dos homicídios foi preso. 

Números 
Com estes casos, subiu para 13 o número de policiais assassinados neste ano no Ceará. O caso mais recente havia sido no dia 10 de junho, quando um sargento da PM foi o assassinado a tiros no município de Juazeiro do Norte.
Fonte: G1CE

[política] Lei de Responsabilidade das Estatais é publicada no Diário Oficial

A Lei de Responsabilidade das Estatais (Lei 13.303/16), que estabelece regras para as nomeações de dirigentes e conselheiros administrativos de empresas públicas, de sociedades de economia mista e suas subsidiárias foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º).

A nova lei foi publicada com dez vetos, mas mantém pontos considerados polêmicos – entre eles o que proíbe que pessoas com atuação partidária com cargos públicos ocupem postos de direção das estatais. Com essa restrição, busca-se evitar que sejam feitas indicações políticas para o comando de estatais.

Entre os itens vetados, está um trecho do Artigo 13 da lei, que proíbe a acumulação de cargos de diretor ou de diretor-presidente e de membro do conselho de administração pela mesma pessoa, mesmo que interinamente.

Temer também vetou o caput do Artigo 21, que previa que o conselho de administração responderia solidariamente, na medida de suas obrigações e competências, pela efetiva implementação de suas deliberações.

Também foi vetado trecho do Artigo 34, que estabelecia que “na hipótese de adoção de procedimento sigiloso, depois de adjudicado o objeto, a informação do valor estimado será obrigatoriamente divulgada pela empresa pública ou sociedade de economia mista e fornecida a qualquer interessado”.
Fonte: Agencia Brasil

[política] A partir de hoje (1º), propaganda partidária gratuita não será mais veiculada

Propaganda partidária
A partir do dia 1º de julho não poderá ser veiculada a propaganda partidária gratuita nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão. É o que a Lei das Eleições (Lei 9504/1997) e o calendário eleitoral deste ano determinam. 

A propaganda partidária tem por finalidade divulgar, pelo rádio e pela televisão, assuntos de interesse das agremiações partidárias, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9096/1995). 

Esse tipo de propaganda tem por objetivos difundir e transmitir mensagens aos filiados sobre a execução dos programas partidários, dos eventos a eles relacionados e das atividades congressuais do partido; divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitário; e promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10%. 

Outras proibições 

Ainda de acordo com a legislação, as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir, a partir desta data, em sua programação normal e nos noticiários, imagens de realização de pesquisa ou qualquer tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados. 

As emissoras também não poderão dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação, bem como veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente – exceto em programas jornalísticos ou debates políticos. 

A lei veda ainda a divulgação de nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome de candidato ou com a variação nominal por ele adotada. 

Propaganda eleitoral 

A propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 16 de agosto. Desse dia em diante, candidatos e partidos poderão fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Poderão, também, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, e divulgar propaganda eleitoral na internet, sendo proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. 

A multa para quem desrespeitar a regra varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil ao responsável e ao seu beneficiário, caso este tenha conhecimento prévio da propaganda. 
Fonte: TSE

[saúde] Casos de dengue no Brasil apresentam queda antecipada

dengue
Os casos de dengue deste ano no Brasil apresentaram queda antecipada em relação aos anos anteriores. Historicamente, a redução no número de casos era observada a partir do mês de junho.

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que, a partir do mês de março, o País começou a mostrar tendência de redução, demonstrando um comportamento diferente do habitual neste ano.

Os números dos casos de dengue estão em declínio e já apresentaram redução de 99,2% no comparativo entre fevereiro e maio deste ano. O pico da doença, quando é percebida maior incidência de casos notificados, também ocorreu antes do previsto, em fevereiro, com 106.210 casos registrados na última semana do mês.

Em anos anteriores, a maior incidência de casos ocorria nos meses de abril ou maio. Já na última semana de maio, os números caíram para 779 casos da doença em todo o País.

Os números reforçam que os resultados das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, intensificadas pelo governo federal desde o final do ano passado, contribuíram para antecipação da curva de sazonalidade da doença.

Zika

Os casos de zika continuam apresentando tendência de redução. Neste ano, o pico de maior incidência de notificações da doença foi registrado na terceira semana de fevereiro, com 16.059 casos. Na última semana de maio, os registros despencaram para 12, uma queda de 99,9%.

Em relação aos números deste ano acumulados, até o dia 28 de maio, foram registrados 161.241 casos prováveis da doença em todos os Estados brasileiros. A taxa de incidência, que considera a proporção de casos, é de 78,5 casos para cada 100 mil habitantes.

A transmissão autóctone do vírus no País foi confirmada a partir de abril de 2015, com a confirmação laboratorial no município de Camaçari (BA).

O zika vírus está presente em 60 países, incluindo o Brasil, cuja população representa apenas 15% das pessoas expostas ao vírus. O Ministério da Saúde tornou compulsória a notificação dos casos de zika em fevereiro deste ano.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] ‘Pâncreas artificial’ deve estar disponível até 2018

Dementia_Blood_Sugar-510
Um dispositivo que monitora os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 1 e, automaticamente, ajusta os níveis de insulina injetados no organismo, deve estar disponível comercialmente até 2018, afirma artigo publicado nesta quinta-feira na revista científica “Diabetologia”, mantida pela Associação Europeia para o Estudo do Diabetes.

Para que o “pâncreas artificial” seja liberado, faltam apenas pequenos ajustes, como a velocidade de ação da insulina usada, confiabilidade, conveniência, precisão dos monitores, além da segurança cibernética para proteção do aparelho contra ataques hackers.

[cotidiano] Violência física lidera agressões a crianças no Brasil

violencia domestica
Dados do relatório Violência letal contra crianças e adolescentes do Brasil mostram que a agressão física é o tipo mais frequente de violência que leva ao atendimento de meninos e meninas com menos de 1 a 17 anos nos serviços de saúde pública.

O estudo, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), fez o levantamento com base nos registros do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, que captou ao menos 97.976 atendimentos por motivos de violência em todo o país em 2014. A negligência/abandono e o abuso sexual são os outros tipos mais recorrentes de ocorrências. A maior parte das violações é cometida em casa, pelos pais.