logo

sábado, 18 de abril de 2015

[educação] Universitários fazem manifesto exigindo pagamento de ônibus que o transportam



"O caos se instalou no município de Apodi e a culpa de tudo é dos cinco vereadores de oposição. Pelo menos era o que pensavam os estudantes universitários e de cursos técnicos que lotaram o plenário da câmara na manhã de hoje, para assistirem à sessão que acreditava-se, deveria ser votado projeto para pagamento dos transportes, cujos proprietários que estão sem receber há três meses e resolveram parar.

Os que ainda acreditavam nas promessas da prefeita Goreti Pinto ficaram surpresos ao receberem cópia do Projeto de Lei Nº 002/2010, aprovado pelos vereadores no dia 06 de maio de 2010 e sancionado pela prefeita no dia 12 de maio do mesmo ano, autorizando ajuda de custo para o transporte universitário no valor de R$ 20.000,00 mensais.

De posse das cópias do projeto e após ouvirem os discursos dos vereadores, os quais foram aplaudidos após justificarem  que quem deveria estar dando explicações aos estudantes era a prefeita, os manifestantes se dirigiram à prefeitura, para saber o motivo do dinheiro não ter sido utilizado no pagamento dos ônibus, conforme está previsto no projeto.

Após o vereador Nilson Fernandes fazer ligações para a secretaria de Administração, ele informou aos estudantes que o secretário havia autorizado  o pagamento de um mês de ajuda aos ônibus dos universitários. O anúncio do pagamento só confirmou o que os vereadores vinham inistindo em explicar aos universitários: se tem culpado(s) nessa história, certamente não é a Câmara de Vereadores.

Fonte: Vereadores em Ação"

Calma, essa matéria não foi registrada hoje, isso aconteceu em setembro de 2010, quando a ex-prefeita Gorete ainda era a gestora do município, mas você pode está se perguntando, "o que isso tem haver com agora?" Bem o fato é que a situação hoje, março de 2015, não mudou.

Depois que o projeto Transformação, criado em janeiro de 2013, pelo atual prefeito, Flaviano Monteiro, acabou, no ano passado, que a classe estudantil universitária de Apodi vem sofrendo com a situação e o principal motivo é a falta de condições para se manter no curso.

No mês passado o blog do jairgomes.com esteve fazendo uma campanha para o casal conhecido como Samuel e Thaís que vendem pastéis para poder sobreviver e que fazem faculdade em Mossoró, a campanha foi um sucesso e o efeito garantiu que eles abandonassem a ideia de desistir do curso por não ter condições, mas a ajuda só da para garantir até o final do próximo mês e até o momento a prefeitura não solucionou o problema.

No início desce mês a prefeitura abriu a licitação para que as empresas interessadas participem do edital, mas nenhuma se interessou e foi declarada como deserta, uma outra licitação foi aberta para acontecer no dia 24 deste mês, o que gera mais uma esperança aos estudantes universitários.

Contudo, triste com a realidade o blog recebeu mais uma informação, assim como inúmeras que existem, de que uma outra jovem, por não ter condições, está trancando o curso a qual realiza, apesar de ter sido conquistado pelo FIES. A jovem ainda disse que precisa se manter e que não conseguiu encontrar trabalho, indagada pelo blog se poderíamos fazer uma campanha para ajudá-lá ela disse que não pois já havia se humilhado demais e que já havia ter perdido a um mês de aula por falta de recursos.

Enfim, é com essa e outras histórias que o blog trás ao encontro dos leitores como está a situação da classe universitária de Apodi e que assim como era no passado continua no presente, infelizmente.

[política] Vereador Nilson de João Lucas recebe alta do hospital em Natal

O vereador do PMDB de Apodi, Nilson de João Lucas, que havia sofrido um pré infarto no dia primeiro de abril deste ano, já recebeu alta ontem (17) da cirurgia e está de repouso em Natal.

De acordo com Nilson, que entrou em contato com o blog para mandar notícias, ele passou por uma cirurgia de Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutânea que é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração.

Ainda de acordo com Nilson ele estará retornando a Apodi amanhã, domingo, e possivelmente na quinta-feira estará na câmara dos vereadores participando da sessão ordinária da Câmara Municipal.

Relembre o caso

[economia] União entre sociedade, empresários e prefeituras recuperam barragem Júlio Marinho

A cidade de Apodi vive um momento histórico, a recuperação da barragem Júlio Marinho, na região do vale.

A união entre a sociedade civil, classe empresarial e prefeituras de Apodi e Severiano Melo, fizeram com que os apodienses pudessem rever os olhos dos filhos de Apodi brilhar na manhã deste sábado no local da obra. O serviço está sendo feito graças a doação de maquinas, combustível e mão de obra especializada por ambas as partes.

Na manhã de hoje já foram feito cerca de 35% do serviço, a previsão de que a obra seja concluída é amanhã, domingo.

Relembrando o caso
A luta pela recuperação da barragem começou no fim do ano passado com uma reunião no sindicato dos trabalhadores entre as classes empresariais, defesa civil, poder legislativo e executivo, colônia dos pescadores, sindicatos e sociedade.

Na época foi criado uma comissão (Elson Marinho, Jair Gomes, Jerlândio Moreira, Anael Pescador, Genivan Varela, Geraldo da Colônia dos Pescadores e outros) que veio se reunindo com o objetivo de tentar resolver o caso, mas o empecilho vinha sendo colocado por parte dos que compuseram a prefeitura de Apodi. Contudo, após a nomeação do Secretário de Agricultura Jerlândio Moreira e a intensificação do grupo para tentar resolver o problema, juntamente com o decreto 25.044 de 25/03/2015 que Isenta da obrigatoriedade do licenciamento ambiental a atividade de desassoreamento de açudes e lagoas inseridas no espaço geográfico do Rio Grande do Norte o trabalho ganhou força.

Blogueiro Jair Gomes e Secretário de Agricultura Jerlândio Moreira
Problema
A barragem Júlio Marinho, localizada no Rio Apodi, foi construída ainda na gestão do ex-prefeito Evandro Marinho e veio a se corromper na enchente de 2008 quando todo o vale ficou inundado.

O problema é que com a enchente uma das margens foi levada pelo rio e a Lagoa de Apodi que necessitava desta para manter-se cheia secou, prejudicando centenas de pescadores que hoje já não exercem suas funções.

Benefício
Com o conserto da barragem a Lagoa de Apodi começará a receber as águas do rio o que proporcionará a enche-la novamente. Em contato com o blog do Jair Gomes, que acompanha o caso desde o inicio, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, disse que irá aproveitar a oportunidade para desassorear a Lagoa.

[segurança] Ex-presidiário é executado com vários tiros no centro da cidade de Caraúbas

CARAÚBAS (RN) – Um ex-presidiário foi executado na noite desta sexta-feira, dia 17 de abril de 2015, por volta das 19:35hs, no centro da cidade de Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, com diversos tiros de arma de fogo.

O ex-presidiário identificado como Eduardo Lino, (idade não divulgada), conhecido como Lelyto, estava no Bar da Tripa no centro de Caraúbas, conversando com Seu Lenilson (dono do bar), quando foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma moto. Um desceu da moto e efetuou aproximadamente 4 tiros contra Lelyto, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Após cometerem o crime, os atiradores saíram com destino ignorado. A Polícia Militar, foi acionada e os Sds. Tenório e Posidônio foram até o local e confirmaram a veracidade dos fatos. Neste momento a Polícia Militar fez o isolamento do local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) para remover o corpo da vítima.

De acordo com a Polícia Civil, Eduardo Lino era ex-presidiário, estava em liberdade já a algum tempo, tinha cumprido pena por homicídio comedido no meio do ano de 2008. “Tomamos conhecimento que Lelyto tinha matado um a facadas nas proximidades do Clube Verdes Mares e inclusive pagou a pena e estava em liberdade”, afirmou o agente de Polícia Civil.

Fonte: Icem Caraúbas

[política] MP do RN investiga ex-governadora por créditos não autorizados

O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um inquérito civil para investigar a ex-governadora Rosalba Ciarlini pela abertura de créditos adicionais especiais e suplementares em 2013. A portaria é assinada pelo promotor Paulo Batista Lopes Neto e foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (18).

De acordo com a portaria, os créditos foram abertos sem autorização legislativa e acima do limite legal permitido. O MP requisita que a Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças envie cópias dos decretos expedidos em 2013 que autorizaram a abertura de créditos adicionais suplementares e especiais no exercício financeiro do ano em questão.

Em janeiro deste ano, o Tribunal de Contas do Estado apontou crescimentos expressivos nas despesas com pessoal e desrespeitos às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fisca no governo de Rosalba Ciarlini.

A auditoria realizada pelo órgão colocou, à época, os aumentos como possíveis causas dos atrasos nos salários dos servidores estaduais entre setembro de 2013 e setembro de 2014.

Fonte: G1RN

[segurança] 46ª Morte violenta em Mossoró é marcada em jovem de 18 anos

Mossoró registra na manhã de hoje, 18 de Abril mais uma morte violenta na cidade. Anderson de Medeiros Dantas, de 18 anos de idade foi morto com um disparo de arma de fogo, próximo ao antigo posto policial da Rua Anatália de Melo no bairro Paredões. 

Segundo informações, Antinho como era conhecido já havia sofrido outro atentando e sobreviveu. Na manhã de hoje ele não teve a mesma sorte. Foi alvejado por trás com um disparo na cabeça e morreu no local. 

Segundo informações, uma pessoa foi vista saindo do local do crime de motocicleta. No bolso da vitima foi encontrado uma pequena porção de droga, mas a policia não tem informações se existe algum envolvimento do rapaz com uso ou trafico de droga. 

A equipe de plantão no Instituto Técnico e Científico de Polícia, realizou os procedimentos no local e removeu o corpo para ser necropsiado na sede da Unidade Regional do órgão em Mossoró.

Fonte: Erivan Morais

[cotidiano] Fazer sexo com a melhor amiga da esposa é a principal fantasia dos infiéis

É muito comum que sites de relacionamentos elaborem pesquisas com os usuários cadastrados para tentar avaliar o comportamento e traçar parâmetros de perfil daqueles que se interessam por encontros virtuais. A mais recente, que entrevistou 3.287 homens brasileiros, revelou que fazer sexo com a melhor amiga da esposa é a fantasia sexual número um dos infiéis cadastrados na plataforma Victoria Milan, rede social para pessoas comprometidas que desejam ter um caso. Mas calma. De acordo com o professor da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, Roberto Chateaubriand, existe uma distância entre o que se fantasia e a prática. “No cardápio da sexualidade, existem as fantasias para serem fruídas e aquelas que não saem do campo da imaginação. Esse resultado não quer dizer que a fantasia vá se materializar”, afirma.

Prova é um vídeo com mais de 14 milhões de visualizações que fez sucesso em 2013, que mostra a diferença do sexo da vida real em relação ao de filme pornô. Na época, o sexólogo Ramon Luiz Moreira destacou que a função da fantasia, seja ela sexual ou não, é a de amenizar as dificuldades da realidade. “A capacidade de fantasiar é um sinal de saúde mental”, declarou.

Na pesquisa virtual, depois da melhor amiga (22%), apareceram a vizinha (15%), cunhada (13%), empregada (11%), colega de trabalho ou chefe (9%), professora do filho (8%), ex-namorada (7%), fisioterapeuta/médica (6%), garçonete do bar preferido (5%) e, por último, alguma estrela de filme pornô (4%). Para o fundador do site, Sigurd Vedal o resultado revela que as fantasias com pessoas do cotidiano se mostram mais atraentes. “Talvez porque queremos sempre aquilo que provavelmente não podemos ter”, acredita. A rede social, presente em 33 países e com 4 milhões de usuários cadastrados, chegou ao Brasil em 2011 e tem 125 mil brasileiros cadastrados, sendo 66% homens e 34% mulheres.

[cotidiano] PESQUISA CONSULT: Blog do Jair Gomes é o segundo mais acessado de Apodi e o quinto no Oeste Potiguar

A Pesquisa Consult/BlogdoBG/Meio Dia Cidade, realizada entre os dias 6 e 8 de abril, com 1.500 entrevistados em 51 cidades de dez regiões do Estado, também revelou os hábitos de quem costuma acessar veículos de comunicação online e também redes sociais. Segundo a pesquisa, 850 mil pessoas acessam blogs no Rio Grande do Norte.

De acordo com a pesquisa o blog do jairgomes.com é o segundo blog apodiense mais acessado na cidade e o quinto na região Oeste Potiguar, perdendo apenas para o sentinelas que é o blog da 2° Companhia de Polícia da Cidade de Apodi. Já na região Oeste estão a frente o Icem Caraúbas, Foco Coelho, Sentinelas e o CG na Mídia. No Estado o blog está na quadragésima segunda colocação.

Criado em 4 de abril de 2013 pelo blogueiro Jair Gomes, o blog, que tem apenas 2 anos de existência, tem levado, diariamente, informação aos leitores de todo o mundo, como confirmam os acessos hoje visto em vários lugares do planeta e é com satisfação que nós agradecemos a vocês leitores que nos acompanha diariamente por este meio de comunicação.

Inicialmente o blog havia sido criado para levar informação de forma diversa aos leitores, mais nunca demos crédito a matérias do tipo tragédias e acontecimentos policiais, salvo raras exceções, contudo, para ampliar os serviços e satisfazer ainda mais os nossos clientes iremos ampliar nossa linha para a área policial, o que nos tornará mais forte ainda.

Finalizando, queremos aqui deixar o resultado da pesquisa da empresa consulte e mais uma vez agradecer a todos vocês por, diariamente nos acompanhar aqui neste espaço.




[cotidiano] Provas do concurso do Conselho Regional de Administração do RN serão realizadas amanhã

As provas do concurso público do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA-RN) serão realizadas neste domingo (19), em Natal e Mossoró.

As provas objetivas serão realizadas no período da tarde e terão a duração de quatro horas. O Instituto Quadrix informa que os portões serão abertos às 13h e serão fechados às 14h. As provas terão início às 14h.

Para saber o local de prova, o candidato deve acessar o site do Instituto Quadrix www.quadrix.org.br com seus dados de inscrição.

Concurso

O processo seletivo está sendo organizado pelo Instituto Quadrix e oferece 5 (cinco) vagas para Natal e para a seccional do CRA/RN em Mossoró.

Para o ensino médio são oferecidas 2 (duas) vagas para assistente administrativo, sendo 1 (uma) vaga para Natal e outra para Mossoró, com salário inicial de R$ 1.382,06. 

As vagas de nível superior são para administrador 1 (uma) vaga, administrador fiscal 1 (uma) vaga) e contador 1 (uma) vaga, com inicial de R$ 2.073,09. 

Para todos os cargos de nível médio ou superior, além do salário inicial serão acrescidos benefícios, como: auxílio transporte, auxílio creche, auxílio saúde, auxílio alimentação e plano de cargos, carreiras e salários.
Fonte: Nominuto

[cotidiano] Americano inventa sandália que cresce para ajudar milhões de crianças carentes

Se você vive reclamando que não tem tênis pra usar e que não aguenta mais usar a mesma roupa, talvez a invenção de Kenton Lee e suas consequências vão fazer com que você pense um pouco antes de reclamar novamente sobre sua “falta” de roupa.

Kenton inventou um calçado que acompanha o crescimento do pé de crianças em até cinco anos. O que parece ser apenas um produto que te faria economizar uma grana com tênis na verdade pode mudar e salvar a vida de milhões de crianças. “Há mais de 300 milhões de crianças que não têm calçado e inúmeras que usam calçado que não são do tamanho certo”, diz o site do Shoe That Grows.

Em países sem as condições básicas de saúde a falta de tênis pode causar machucados sérios e tornam as crianças vulneráveis a parasitas que infectam o corpo humano pelo pé. As doações de sapatos comuns são sempre importantes, mas eles são logo descartados ou porque ficam apertados ou porque não aguentam o desgaste de serem usados constantemente.

[política] Mudança na comunicação do Governo Robinson e no Gabinete Civil

Está no Diário Oficial desta sábado a exoneração de Georgia Nery do cargo de secretária de comunicação e a nomeação de Juliska Azevêdo para o mesmo cargo. Fica o registro deste blog para com Georgia, que todas as vezes que necessitamos confirmar alguma informação do governo, foi prestativa e atenciosa. Que a competente Juliska siga no mesmo caminho com a imprensa.

Quem também está deixando o Governo do Estado, é o secretário adjunto do Gabinete Cível, Júlio Cesar.



[educação] RN e mais oito estados receberão 5 mil cisternas escolar

O Programa Cisterna nas Escolas, uma parceria entre o MDS e a organização Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), constuirá 5 mil cisternas em escolas de estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O sistema permite a captação e armazenagem de água da chuva em regiões do Nordeste que enfrentam longos períodos de seca. O programa, orçado em R$ 69 milhões, prevê a construção de 5 mil cisternas em 254 municípios do Semiárido até 2016.

A cisterna escolar é construída com placas de cimento e tem capacidade de armazenar água por até oito meses. O sistema também permite o reabastecimento de água com carros pipa. 
Fonte: Defato

[economia] Rio Grande do Norte quebra a barreira dos 2GW eólicos

O Estado do Rio Grande do Norte ultrapassou, nesta quinta-feira, a marca de 2 GW de potência eólica instalada em seu território. O feito se deu com a entrada em operação comercial de 18 unidades geradoras, somando 29.160 MW do parque eólico Morro dos Ventos II, de propriedade da empresa CPFL Renováveis S/A, instalados no município de João Câmara, região do Mato Grande.

Com isso, o RN chega a uma potência instalada de  2.020,157 MW. São 1.133 turbinas eólicas distribuídas por  75 usinas em todo o Estado. O relevante fato ocorre a menos de 1 ano da quebra da barreira de 1 GW, que se deu em maio de 2014 e apenas três anos após o Brasil ter atingido a mesma marca, em 2012.

"O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ultrapassar a barreira dos 2GW eólicos, o que nos coloca em uma posição ímpar. Além disso, temos  a maior matriz eólica estadual do Brasil", diz o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Milton Pinto, reforçando  que atualmente 80% da energia consumida no Estado vem de fontes eólicas. 

O valor de 2,02 GW produzidos no RN supera vários países europeus como Grécia,Bélgica e Noruega, se equiparando aproximadamente a Irlanda e Áustria. Sozinho, o RN supera também o montante de potência instalada de todos os países da América do Sul juntos, com exceção do Brasil.  Atualmente, a capacidade eólica nacional instalada é de  5.841 MW, de acordo com dados da Aneel.

Para o presidente do CERNE e do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN), Jean-Paul Prates,  a quebra desse recorde é resultado do longo trabalho que vem sendo feito há quase uma década e que comprova o imenso potencial do Estado. "Quando aceitei o desafio de desenvolver a energia eólica para o RN, sabia que havia uma riqueza gigantesca a ser explorada. Foi um trabalho em várias frentes, envolvendo várias pessoas. O resultado é esse: em menos de um ano quebramos dois recordes: o do primeiro gigawatt e agora o segundo. Agora mesmo, o RN volta a  aparecer em primeiro lugar em projetos habilitados para o leilão de 27 de abril. Esse é um processo sem volta. Havendo contínuo apoio governamental, estou certo que o destino do RN é manter-se na liderança nacional em energia eólica por muitos anos", afirmou Prates. 

[economia] BC lança segundo lote de moedas comemorativas dos Jogos de 2016

O Banco Central (BC) lançou hoje (17) o segundo lote de moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro. O primeiro conjunto de moedas foi lançado em novembro do ano passado. Ao todo, 36 moedas serão lançadas até o ano que vem. A série apresentada nesta sexta-feira inclui uma moeda de ouro, quatro de prata e quatro comuns.

A moeda de ouro homenageia o Cristo Redentor, cartão postal do Rio, e também a modalidade olímpica salto com vara. As moedas de prata trazem paisagens conhecidas, onde os cariocas costumam praticar esportes, como a Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla de Copacabana. Nelas, estão representadas as modalidades remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia. O verso das moedas traz, ainda, aspectos da cultura e da natureza do Rio de Janeiro e do país.

O valor de face da moeda de ouro é R$ 10, e seu preço para venda, R$ 1.180. As moedas de prata têm valor de face é R$ 5 e de R$ 195 para venda. As moedas poderão ser adquiridas no site do Banco do Brasil, por meio de boleto bancário ou débito em conta. Os exemplares também estarão à venda em algumas agências da instituição, listadas na página do Banco Central na internet.

Quanto às moedas comuns, com valor de face de R$ 1, entrarão em circulação pela rede bancária. Uma parte será vendida em embalagens especiais para coleção, ao valor de R$ 13 por cartela. O lote representa os esportes em modalidades olímpicas e paralímpicas. Os modelos basquetebol e vela fazem alusão a dois dos esportes nos quais o Brasil mais conquistou medalhas. Já os modelos rugby e para canoagem fazem referência a esportes que passarão a fazer parte dos jogos a partir de 2016.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

[cotidiano] Chineses compram bonecas para se manterem fiéis às esposas

Homens chineses estão comprando bonecas para permanecem fiéis às suas esposas. A prática está crescendo na China entre os homens casados que, cada vez mais, compram bonecas para garantirem sua fidelidade às esposas.

De acordo com os adeptos, isso faz com eles não busquem relacionamentos fora do casamento.

As bonecas são bastante realistas e feitas de elastómero termoplástico. O material é semelhante à borracha, porém mais macio que o silicone.

Elas podem ser compradas em lojas especializada em Pequim, chamadas Micdolls.

Um designer de carros de 29 anos, de sobrenome Liu, disse que comprou uma das bonecas porque trabalha longe de casa durante a semana e assim pode satisfazer seus desejos, já que, como ele alega, nunca trairia sua esposa.

Um vendedor disse que a maioria dos homens acha as bonecas mais atraentes que as mulheres e que alguns dos clientes tornam-se dependentes emocionalmente das mesmas.

[cotidiano] Capotamento com mãe e filha mobiliza a população nesta sexta-feira em Mossoró

A condutora de um Sandero de cor branca, que viajava na companhia de sua filha, perdeu o controle do carro na BR 304, no trecho do complexo viário na altura do bairro Bom Jesus, próximo à base da Petrobrás.

O capotamento ocorreu por volta das 7h20 desta sexta feira. Apesar da gravidade do acidente, as duas ocupantes (mãe e filha) estão bem.
Fonte: Passando na Hora

[cotidiano] Juiz aplica multa a si próprio após seu celular tocar durante audiência

O juiz americano Raymond Voet, de um tribunal do condado de Ionia, no estado de Michigan (EUA), aplicou uma multa a si próprio depois que seu celular tocou durante uma audiência na última sexta-feira.

Voet terá que pagar uma multa de US$ 25 (R$ 50). O magistrado é conhecido por sua tolerância zero quando algum celular tocava durante audiências em seu tribunal.

No passado, ele já tinha mandado confiscar celulares de policiais, testemunhas e espectadores por não respeitarem as regras.

Voet disse ter ficado envergonhado com o incidente. "Os juízes são seres humanos, mas não estão acima das regras", afirmou ele.

[cotidiano] Cliente é chamado de ‘mal educado’ em conta da Claro

Tomar um susto ao abrir a conta do celular é mais ou menos comum. O que surpreendeu o autônomo Bruno França, de 26 anos, contudo, não foi o valor cobrado pela Claro. Foi a forma como a operadora o identificou: “cliente mal educado”.


´´Parece piada. Sou cliente da Claro há dois anos. Me senti ofendido``, desabafa.

Morador de São João da Barra, o autônomo conta como tudo começou: como o serviço de internet móvel não estava funcionando na região, França entrou em contato com a operadora, no mês passado, para se queixar. Contudo, além de não resolver o problema e não dar perspectiva de solução, o atendimento da operadora não quis informar o protocolo de atendimento, alegando “problemas no sistema”.

´´Pedi, então, para falar com o supervisor de atendimento. Mas ele estava em reunião e não podia falar, conforme a atendente.``, conta o cliente.

Inconformado, o cliente avisou que abriria reclamação no Procon e na Anatel e poderia chegar à Justiça. A réplica: “Pode fazer o que quiser”. E a ligação foi encerrada pelo serviço de atendimento.

´´Acionei a Anatel e registrei a reclamação sobre o mau serviço prestado pelo www.consumidor.gov.br. Então, a operadora ligou para resolver o problema da internet``, conta. ´´Mas fiquei muito surpreso ao receber a fatura com a ofensa.``

O consumidor entrou em contato com a Claro exigindo explicações. Porém, foi informado de que a central de atendimento não tem relação com a expedição de faturas e de que a companhia não conseguiria identificar o responsável pela mensagem na conta.

[cotidiano] Fazenda Escola do IFRN Campus de Apodi doa produção para o Lar da Criança Pobre

Enfrentando sérias dificuldades para continuar em funcionamento, o Lar da Criança Pobre de Apodi está recebendo uma ajuda providencial da Fazenda Escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) Campus local. Foram entregues 322 ovos de galinha e 105 ovos de codorna à entidade educacional.

Os ovos são oriundos da Fazenda Escola do IFRN e foram entregues pelos servidores da instituição, que informaram que até o dia 30 deste mês toda a produção de ovos da fazenda será destinada ao Lar da Criança Pobre de Apodi, que realiza importante trabalho educativo e social com crianças da cidade e região.

De acordo com informações colhidas na cidade, o Lar da Criança Pobre existe desde a década de 1980. Localizado no bairro IPE, a instituição de caráter filantrópico atende alunos do Ensino Fundamental I e sua manutenção depende da ajuda recebida de religiosas de Pernambuco e da Alemanha. A comunidade apodiense também colabora com doações, uma forma de reconhecer o trabalho realizado por Eribaldo Nobre, o responsável pela entidade.

Além de Eribaldo Norte, conhecido por "Jesus", o lar conta com o empenho da professora Lucileide Nobre, coordenadora da instituição que segundo ela acolhe os mais necessitados, especialmente crianças. Apesar das dificuldades, ali chegam a ser atendidas cerca de 80 crianças carentes.

Segundo Lucileide Nobre, o Lar da Criança Pobre de Apodi não conta com nenhum apoio do poder público. Atualmente o valor repassado pela entidade mantenedora vem diminuindo consideravelmente. Além de Apodi, o lar funciona em outras cidades como Mossoró (RN) e Caruaru (PE).

Quem estiver interessado em ajudar o Lar da Criança Pobre de Apodi pode entregar as doações no seguinte endereço: rua Albaniza Barbosa, paralela à BR-405. Ou ligar para o telefone: (84) 9178-0844.
Fonte: Omossoroense

[política] Ministério das Cidades assegura investimentos para obras hídricas no Rio Grande do Norte

Foto Estella Dantas
Em audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o governador Robinson Faria recebeu garantias do titular da pasta para investimentos em obras hídricas no Rio Grande do Norte. Dentre os pleitos apresentados, e defendidos pela bancada potiguar em Brasília, estavam a conclusão da adutora de Carnaúba dos Dantas, com a liberação de R$ 1 milhão e 60 mil, tão logo o orçamento geral da união for aprovado pela presidenta Dilma Rousseff. O chefe do Executivo Estadual elencará as prioridades dos recursos para a execução de obras. A reunião ocorreu na noite desta quarta-feira de passada, 15, em Brasília.

Somente após a sanção do orçamento, o Ministério das Cidades poderá definir o valor global e repassar recursos mensais ao RN para investimento nas ações contra a seca em todo o Estado. O valor para o mês de abril já foi realizado.

A senadora Fátima Bezerra destacou a relevância da conclusão da adutora de engate rápido de Currais Novos, e pediu agilidade para que seja entregue à população seridoense até o final de 2015.

O governador Robinson Faria falou sobre a importância da audiência. “Consideramos muito positiva a reunião com o ministro Gilberto Occhi, que entende qual a dimensão dessas obras para o nosso Estado e qual o impacto delas para o nosso povo. Continuamos nosso trabalho para melhorar a convivência do homem do campo com a estiagem, trazer e concluir obras hídricas que amenizem o sofrimento do povo nas épocas de seca”, declarou.

A audiência contou com a participação ainda dos deputados federais Fábio Faria, Rafael Motta, Felipe Maia e Beto Rosado, o senador Garibaldi Alves Filho e o deputado estadual Nélter Queiroz.
Fonte: Gazeta do Oeste

[cotidiano] Águas do Pacífico continuam em processo de aquecimento

Na análise semanal das chuvas e previsão até o próximo domingo (19), no Rio Grande do Norte, a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), informa que as condições oceânicas/atmosféricas mostram que o aquecimento nas águas superficiais no oceano pacífico continua ocorrendo, já evidenciando o Fenômeno ElNiño, mas ainda sem acoplamento entre o oceano e a atmosfera, ou seja,  a circulação dos ventos ainda não reflete a presença do fenômeno.           

No Oceano Atlântico a condição de águas mais aquecidas no setor sul e águas mais frias no setor norte continuaram presentes, e essa configuração tem sido favorável para a ocorrência de chuvas oriundas das instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical.          

 CHUVAS         

No monitoramento das chuvas que ocorreram no Estado desde o dia 1° de janeiro até o dia 09 de abril de 2015, segundo os meteorologistas, as precipitações apresentaram uma distribuição bastante regular, tanto espacial como temporal, além de apresentar bons valores, onde muitos municípios já apresentam valores superiores a 200mm. Apenas na  faixa que abrange  parte do Seridó, região de Macau, Borborema e Litoral Nordeste é que as chuvas acumuladas ainda apresentam valores abaixo de 200mm.           

Já com relação ao mês de abril/15, nesses primeiros nove dias, mesmo com um bloqueio atmosférico atuando sobre a região, foram observadas boas chuvas no interior do Estado. A tendência de ocorrência de chuvas para o período até o dia 20 de abril, mesmo com uma diminuição nas chuvas agora no início do mês, é esperado que boas chuvas ainda ocorram durante a primeira quinzena. Os valores esperados nesse período deverão variar entre 40mm no litoral, podendo chegar a mais 100 mm no interior.           

TRIMESTRE 

De acordo com os InstitutosNCEP- (National Centers for Environmental Prediction)/NOAA–(National Oceanic and Atmospheric Administration)/CPC- (Climate Prediction Center), que utilizaram informações recentes das condições dos oceanos - referente ao período de 29 de março a 7 de abril -, para simular o comportamento das chuvas para os meses de abril, maio e junho de 2015, mostram que há uma condição  de chuvas variando de normal a um pouca acima do normal para a região semiárida do Nordeste brasileiro e próximo da normalidade para o setor leste do Nordeste. Lembram os meteorologistas que o período chuvoso para a região semiárida do Nordeste normalmente se encerra entre meados de maio a início de junho, e o setor leste do Nordeste o período chuvoso se prolonga até final de julho. 

[educação] Governo Dilma corta 30% da verba de custeio da UFRN nos primeiros meses de 2015

O lema “Pátria Educadora”, adotado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o seu segundo mandato, tem ficado somente no discurso. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou o ano de 2015 tendo 30% da sua verba de custeio contingenciada pelo governo. Caso o corte persista, a Universidade terminará o ano em dificuldades.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Civil Rubens Ramos, professores estão tendo que comprar pincéis utilizados nas salas de aula para poder trabalhar. “Isso eu posso atestar, porque eu mesmo não recebi pincéis e estou tendo que comprar”, enfatizou.

O estudante do curso de Engenharia Civil Bruno Aquino denunciou que os alunos estão tendo que levar folhas de papel ofício para rascunho durante as provas porque não tem na Universidade. “Pátria Educadora: Na UFRN, os alunos terão de levar as folhas para responder as provas e professores terão que comprar pincel para dar aulas”, criticou, por meio do Twitter.

Em contato com a nossa equipe de reportagem, o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel, explicou que, como o orçamento de 2015 ainda não passou a vigorar, a Universidade recebe 1/12 por mês. No entanto, está podendo gastar apenas 1/18. O contingenciamento do governo corresponde a 30% do valor. Ele frisou também que, ainda em 2014, o Planalto contingenciou 10% dos recursos destinados à Universidade.

Já o pró-reitor de Administração, João Batista, afirmou que, para os meses de março e abril, a UFRN poderá empenhar o repasse de 1/12 sem contingenciamento. No entanto, frisou que a instituição só terá a certeza do quanto poderá utilizar no decorrer do ano após o Orçamento, que foi aprovado pelo Congresso em março, passar a vigorar.

“A presidente Dilma fará um decreto com a sanção do orçamento com os valores que serão contingenciados em cada área. Nossa expectativa é para que os cortes não atinjam a Educação e a Saúde. Se tivermos um contingenciamento de 30% durante todo o ano, começaremos a ter dificuldades a partir de setembro”, alertou.

O pró-reitor frisou ainda que a Universidade tem quitado todos os débitos. Ele disse desconhecer a falta de material no Departamento de Engenharia Civil. Segundo João Batista, a gestão da instituição é descentralizada, com os repasses financeiros sendo feitos aos Centros. Ele disse que os recursos estão sendo repassados normalmente, com o mesmo corte de 30% que a administração geral teve.
Fonte: Portal no Ar

[política] Dilma dá posse a Henrique Alves no Turismo e pede atenção a Jogos Olímpicos

A presidente da República, Dilma Rousseff, deu posse na tarde desta quinta-feira (16/04) ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Ele entra no lugar de Vinícius Lages que estava no cargo desde março de 2014, após meses de rumores sobre a ida dele para a pasta. Dilma agradeceu a Lages pelo conhecimento técnico agregado à pasta e deu boas vindas a Henrique. A presidente reforçou a importância para o Turismo dos Jogos Olímpicos do próximo ano e disse que a área pode ajudar na retomada do crescimento do Brasil.

Dilma disse que, no próximo ano, o Brasil estará "novamente" na rota dos turistas do mundo com um evento esportivo internacional e que isso contribui para movimentar empregos e renda. Ela disse ainda que a Copa do Mundo foi um sucesso e espera que o mesmo ocorra no próximo ano. "Pudemos construir ao longo dos últimos anos uma forte parceria com a prefeitura e o estado do Rio, com o Comitê Olímpico. Nessa parceria em que juntos faremos mais uma vez os melhores jogos olímpicos e paraolímpicos dos últimos tempos", disse.

A presidente citou dados de que o turismo é o responsável por movimentar 4% do PIB do Brasil e mais de 600 milhões de empregos. Ela disse esperar que Henrique contribua para aprimorar a indústria. "Em especial nesse momento em que estamos realizando ajustes para crescer, a indústria do turismo pode assumir papel relevante na retomada desse crescimento", afirmou.

[política] Laete cobra do governo federal, estadual e municipal investimento no turismo de Apodi

No pequeno expediente o vereador Laete Oliveira do PMN, usou do espaço nesta quinta-feira, 16 para protestar contra a bancada federal em relação ao município de Apodi, trazendo a tona a crise econômica que vive o país nesse momento, com cortes, frisando que na quarta feira a bancada federal se reuniu com o governo e não se lembrou do município. “Quero que uma nota seja enviada aos nossos representantes, pedindo que respeitem nosso município”, disse o vereador.

Já no discurso do grande expediente ele falou a respeito do potencial turístico de Apodi, nomeando, exclusivamente, a barragem de santa cruz, a lagoa de Apodi e o lajedo da Soledade, quanto a esses pontos ele citou a falta de investimento do governo municipal e estadual.

No tocante a este assunto Laete citou algumas ações que foram realizadas quando ele era secretário de agricultura em Apodi, destacando o curso de turismo para bares e restaurantes, ações na caprino cultura e a plantação de mudas.

Ainda em discurso Laete disse que é preciso buscar os órgãos federais e estaduais para que Apodi possa sair da inércia de improdutividade turística.

Finalizando Laete disse que é preciso que haja uma união entre o cooperativismo, gestão e sociedade. "Eu acredito que um dia nós teremos um gestor que pense no povo de Apodi", frisou.

[segurança] PM apreende mulheres tentando colocar drogas no CDP de Apodi

Na madrugada desta sexta feira, mais precisamente por volta de 1 hora, a Polícia Militar de Apodi foi acionada pelos agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisório de Apodi sobre a suspeita de que duas mulheres estavam tentando agir sobre a tentativa de colocar drogas no interior do ambiente.

Após diligência a equipe de plantão conseguiu flagrar o material que seria entregue aos presos. Segundo informações da Polícia Militar foram três celulares, dois carregadores, quatro chips, 5 serras, fumo, maconha e crack que foram jogados por cima do muro.

Uma das mulheres é menor de idade e ambas são de Natal. Segundo a PM elas contaram que tinham vindo visitar os presos que vieram da capital do Estado no mês passado, mas o problema é que a hora e o material encontrado com elas estava improprio para efetuação da visita, o que poderia ter provocado a fuga nesta madrugada se não fosse o bom trabalho dos agentes. A PM ainda informou que só foi possível encontrar as mulheres graças as câmeras de vigilância da cidade.

Agora elas estarão sendo encaminhadas para Mossoró onde será feito as diligências cabíveis.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

[cotidiano] Aviões do Forró e Dorgival Dantas farão Show Beneficente em Apodi/RN


A Banda Aviões do Forró estará dia 27 de Abril em Apodi para a realização de um show beneficente, juntamente com o cantor Dorgival Dantas que fará uma participação.

Este Blog já havia adiantado que poderia acontecer este show na cidade, contudo foi preciso fazer uma alteração na data que o blog tinha apresentado e não tinha a participação do Cantor Dorgiva. Veja a matéria aqui.

A notícia foi dada pelo cantor da banda Alexandre, em seu perfil do Instagram. O show será no Parque de Vaquejadas Francisco Joaquim de Sales, não será cobrada entrada em dinheiro, apenas a doação de 2Kg de Alimentos ou uma Lata de leite em pó.

[cotidiano] Divorciados têm risco maior de ataques cardíacos, diz estudo

Divorciados são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que pessoas que permanecem casadas, segundo uma pesquisa da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Uma análise de 15.827 pessoas mostrou que as mulheres são as mais afetadas, e este risco quase não foi alterado mesmo depois de elas casarem novamente.

O estudo, publicado no periódico científico Circulation, avalia que estresse crônico, como o enfrentado em processos de divórcio, tem um impacto de longo prazo no organismo.

Ao longo da pesquisa, realizada entre 1992 e 2010, cerca de uma a cada três pessoas se divorciou.

Os cientistas descobriram que mulheres que passaram por um divórcio têm 24% mais chances de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que ficaram casadas. O risco aumentou para 77% quando a mulher tinha enfrentado mais de um divórcio.

Entre homens, as chances aumentaram 10% após um divórcio e 30% após mais de um.
"É um risco significativo e comparável ao de ter pressão alta ou diabetes", diz a cientista Linda George, uma das autoras do estudo.

Um novo casamento teve um efeito positivo muito pequeno sobre este risco entre as mulheres, mas o eliminou entre os homens.

"Acredito que esta seja a parte mais interessante da pesquisa", avalia George.

Mas por quê?

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que mudanças no estilo de vida, como cortes na renda, não aumentaram o risco de infarto.

"Sabemos que o estresse psicológico pode afetar o sistema imunológico e levar a inflamações mais frequentes e um desequilíbrio hormonal", afirma George.

"Se esta função imunológica permanecer alterada por muitos anos, isso pode ter um preço para o organismo."

A pesquisadora destaca que a diferença do impacto do estresse entre homens e mulheres também é encontrada em casos de depressão e que o divórcio representa um "fardo psicológico" maior para as mulheres, apesar de não ser possível neste momento "entender o que de fato está ocorrendo".

Ao mesmo tempo, medicamentos podem reduzir o risco causado pela pressão alta, mas não há uma solução simples para a dor causada pelo divórcio.

A recomendação dos cientistas é buscar o apoio de amigos e familiares.

Para Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, que promove estudos de males cardíacos, é sabido há algum tempo que a saúde mental pode afetar o coração.

"Mas os resultados deste estudo não são uma evidência definitiva (da ligação entre o estresse causado pelo divórcio e o maior risco de infarto). Precisamos de mais estudos antes de considerar o divórcio um fator de risco significativo para ataques cardíacos."

[educação] Convite de audiência pública - Câmara Municipal de Apodi


[educação] Enigma para estudantes de Cingapura faz mundo quebrar a cabeça

Não é todo dia que um problema matemático se torna viral na internet.

Mas um enigma de lógica proposto a alunos de uma escola secundária em Cingapura conseguiu realizar essa façanha.

O interesse foi tanto que o problema foi parar em portais de notícias no Reino Unido e um programa de TV até convidou um matemático para explicar ao público - passo a passo - como chegar a sua solução (veja link no final do texto).

O fenômeno surgiu quando o apresentador de TV de Cingapura Kenneth Kong publicou o problema em seu perfil em uma rede social.

A princípio, pensou-se que o enigma havia sido criado para crianças de 10 anos de idade, o que acabou provocando críticas de que o sistema educacional de Cingapura, porque o público considerou a questão matemática difícil demais para crianças tão jovens.

Mas depois Kong esclareceu que o problema foi criado para estudantes de 15 anos que participavam na semana passada da Sasmo (sigla da Olimpíada de Matemática de Cingapura e de Escolas Asiáticas).

Os organizadores do evento disseram que o problema visava selecionar os melhores do grupo.
Mesmo assim, a questão levou muitos internautas a ver o problema como explicação para a razão de Cingapura estar entre os primeiros países nos rankings internacionais de matemática.

Então, se você quiser competir com um estudante de Cingapura, apresentamos abaixo o problema.

Alberto e Bernard acabam de conhecer Cheryl e querem saber qual é a data do aniversário dela. 

Cheryl dá a eles uma lista com 10 datas possíveis.

15 de maio, 16 de maio, 19 de maio

17 de junho, 18 de junho

14 julho 16 de julho

14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto

Cheryl conta então, para Albert, o mês e, para Bernard, o dia.

Albert: "Não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas sei que Bernard também não sabe."

Bernard: "A princípio não sabia quando era o aniversário de Cheryl, mas agora já sei."

Albert: "Então eu também sei quando é o aniversário dela."

Então quando é o aniversário de Cheryl?

[saúde] Estudo afirma que pílula anticoncepcional diminui cérebro das mulheres

As pílulas anticoncepcionais são conhecidas por causar alterações de humor, ganho de peso e náuseas. Mas agora um novo estudo afirma que pode haver outro efeito colateral preocupante para a droga: poderia encolher o cérebro.

Os neurocientistas descobriram que duas regiões importantes do cérebro responsáveis pela emoção e tomada de decisão são mais delicadas em pessoas que tomam a pílula.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), dizem que o córtex orbitofrontal lateral e o córtex posterior cigulate podem encolher em resposta aos hormônios sintéticos encontrados na droga.

Pílulas anticoncepcionais são conhecidas por causar alterações de humor, ganho de peso e náuseas, mas agora novo estudo afirma que elas poderiam encolher o cérebro.

Substâncias artificiais nos hormônios naturais bloqueiam a droga provocando mudanças na forma e função cerebral, de acordo com o estudo publicado na revista Human Brain Mapping.

Para o estudo, o autor principal, Nicole Petersen, recrutou 90 mulheres, com 44 tendo controle de natalidade combinada e 46 sem uso qualquer tipo de controle de natalidade hormonal.

As varreduras do cérebro revelou que o córtex orbitofrontal, responsável pela tomada de decisões, e o posterior cigulate, que processa emoções, ficaram menores do que a média nas mulheres que tomaram a pílula.

Os pesquisadores ainda não têm certeza se este encolhimento é permanente, e agora estão planejando mais estudos para descobrir.

A pesquisa também foi incapaz de descobrir se as alterações na espessura do córtex refletiam em todas as mudanças reais no comportamento das mulheres que tomam a pílula.

[cotidiano] Beija-Flor pede R$ 8 milhões ao Governo do Estado para RN ser tema de desfile

A escola de samba carioca Beija-Flor de Nilópolis pediu um patrocínio de R$ 8 milhões ao Governo do Estado para que o Rio Grande do Norte seja tema do desfile da agremiação no carnaval de 2016. O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, recusou o valor e tem agora cerca de 30 dias para entregar uma contraproposta.

O secretário disse que não será usado dinheiro público e sim leis de incentivo à cultura existentes no Estado, mas há impedimentos para isso. A lei estadual de incentivo à cultura Câmara Cascudo (7.799/99) não admite o enquadramento de projetos que sejam realizados fora do território do Rio Grande do Norte.

Há a possibilidade de ser usada a Lei Rouanet (federal), a lei Djalma Maranhão ou parcerias com empresas privadas.

Agremiação

A Beija-Flor foi a vencedora do carnaval carioca deste ano com polêmicas fora da avenida. A escola de samba escolheu como tema Guiné Equatorial. O país, governado por uma ditadura, teria doado R$ 10 milhões de patrocínio. Os acadêmicos se defenderam dizendo que a doação teria partido de empreiteiras brasileiras que atuam no país africano.
Fonte: Gazeta do Oeste

[segurança] Ação do MPF resulta em condenação de envolvidas em fraudes ao salário-maternidade

Um total de 131 benefícios indevidos foram concedidos em troca de pagamento e de votos para candidata a vereadora de João Câmara

Uma ação penal do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação de duas envolvidas na concessão fraudulenta de 131 benefícios de salário-maternidade, no ano de 2004 no Município de João Câmara. Gilzamar Silva do Nascimento e Francisca Varela do Nascimento foram sentenciadas a sete anos e nove meses de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, além de multa. Da sentença cabem recursos e o MPF já apresentou apelação, buscando elevação das penas.

A denúncia é de autoria do procurador da República Rodrigo Telles. O representante do MPF aponta que, entre junho e setembro de 2004, as duas condenadas se envolveram na concessão fraudulenta dos benefícios, por intermédio da filha de Gilzamar Silva, que tinha 17 anos à época e estagiava na agência do INSS de João Câmara.

As fraudes eram praticadas pela adolescente em troca de dinheiro (R$ 100 por cada benefício) e de votos para sua mãe, vereadora e candidata à reeleição na campanha de 2004. Francisca Varela, conhecida como “Nininha”, colaborava com o esquema viabilizando a obtenção de documentos falsos. Ela trabalhava no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara e tinha conexões com funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço Branco.

Gilzamar Silva e Francisca Varela foram condenadas por estelionato, artigo 171 do Código Penal, e a apelação do MPF questiona o fato de a decisão judicial ter deixado de levar em consideração alguns agravantes, resultando em uma “dosimetria módica da pena privativa de liberdade e do número de dias-multa”.

Para o MPF, “ficou sobejamente demonstrado que, além de ser a principal beneficiária de todo o esquema, Gilzamar Silva do Nascimento também era a mentora intelectual dos delitos. Era ela quem promovia – em regra, dos bastidores – a cooperação no crime e dirigia a atividade dos demais agentes, principalmente de sua filha (...)”. Em sua apelação, o Ministério Público Federal requer para a ex-vereadora uma pena superior a oito anos de reclusão, em regime inicial fechado.