logo

sábado, 8 de outubro de 2016

[cotidiano] Após desafiar colegas, blogueiro tem casa “bombardeada” e caso vai parar na delegacia

O estudante e blogueiro Isaque de Cássio, mais conhecido por Cassinho Morais, procurou a Delegacia de Polícia Civil nesta sexta-feira (07) para denunciar casos de 'perturbação de sossego' ocorridos na noite de quinta-feira (06) na sua residência, localizada na comunidade Santa Rosa I, zona rural de Apodi.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, várias pessoas em um carro foram até a sua casa e estouraram diversas bombas no terreiro em três momentos distintos: 21h, 23h e 1h da madrugada. 

O motivo, segundo consta no facebook do blogueiro, teria sido em resposta às suas provocações políticas feita nas redes sociais. Cassinho Morais foi um dos eleitores do atual prefeito e costumava provocar os colegas quanto às bombas, caso perdesse. 

Em recente publicação nas redes sociais, ele ironizou que estava cansado de esperar pelas bombas que alguns colegas prometeram soltar na sua casa. 
“Aff 😞😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Esperando essas granadas que não chegam aqui  (SIC)”, escreveu ele. 

A 'promessa' foi feita em forma de música e enviada através do whatsapp para Cassinho. O print também foi entregue à polícia para investigação.
Após registrar a denúncia na delegacia, Cassinho publicou uma foto do Boletim de Ocorrência no seu facebook e escreveu que confiava no trabalho da polícia e que esperava que as autoridades pudessem chegar até os responsáveis.

Cerca de uma hora depois, a publicação foi excluída.
Fonte: Blog do Josemário Alves

[política] Prefeito eleito esclarece que logo marca não partiu da sua equipe de comunicação

O prefeito eleito do município de Apodi Alan Silveira (PMDB) informou ao Blog que a logo marca que circula nas redes sociais, não foi criada pela sua equipe de comunicação, por isso não procede a informação de que seria a nova logo oficial da gestão a partir de 2017.

“Agradecemos o interesse dos nossos amigos internautas, mas ainda estamos trabalhando nessa questão”, informou Alan Silveira.
Fonte: Josenias Freitas

[política] Quatro PECs em tramitação no Senado extinguem a reeleição

Resultado de imagem para eleições 2016
O Senado retomará a discussão e votação de temas da reforma política ainda neste ano, como uma de suas pautas prioritárias. Entre os temas recorrentes, está o fim da reeleição para cargos do Executivo. Na quinta-feira (7) uma nova PEC foi apresentada sobre o assunto.

O senador Romero Jucá entregou na quinta a PEC 48/2016. Ela se soma a dois textos que já tramitam no Senado desde o ano passado: a PEC 19/2015, do senador Telmário Mota (PDT-RR), e a PEC 4/2015, do senador Reguffe (sem partido-DF). Eles são idênticos no conteúdo: retiram da Constituição a possibilidade de o presidente da República, os governadores e os prefeitos serem eleitos para o mesmo cargo na eleição seguinte ao fim de seus mandatos.

As três PECs estão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ainda à espera de relatores. Uma quarta proposta na CCJ (PEC 35/2014), do senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido-BA), também trata do fim da reeleição, mas abrange também outros temas eleitorais.

[cotidiano] Após 32 dias, funcionários da Caixa encerram greve no RN

amapá; macapá; bancos; greve; caixa econômica; (Foto: John Pacheco/G1)
Funcionários da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte decidiram voltar ao trabalho na segunda-feira (10), após assembleia em Natal nesta sexta-feira (7). Eles estavam em greve há 32 dias. A informação foi confirmada ao G1 por nota enviada pela assessoria de imprensa do sindicato dos bancários. A decisão seguiu a de outras cidades do país.

O acordo tem validade de dois anos e prevê o abono total dos dias parados. "Os bancários da Caixa entenderam que era possível avançar na proposta e ainda conseguir avanços na pauta específica e mantiveram a greve no RN e em mais seis capitais do país", diz a nota emitida pelo sindicato.

Os funcionários da Caixa Econômica haviam votado na quinta-feira contrários a aceitação da proposta de Acordo Aditivo apresentada pela direção da Caixa. Segundo eles, a proposta foi recusada na ocasião por não contemplar uma das principais reivindicações dos empregados: a revogação integral e imediata da normativa RH 184, que retira direitos e extingue funções.

Nesta quinta-feira (6), reunidos em assembleias, trabalhadores dos bancos privados e Banco do Brasil aceitaram a proposta da Fenaban, e decidiram retomar o trabalho.

A proposta da Fenaban prevê reajuste de 8% mais abono de R$ 3,5 mil, reajuste de 15% no vale alimentação, 10% no vale refeição e no auxílio creche e licença paternidade de 20 dias. O acordo se estende ao próximo ano quando está previsto a categoria receber reajuste do INPC mais 1% de aumento real.
Fonte: G1RN

[esporte] ABC supera Botafogo-SP e garante acesso à Série B

ABC
Saiu o primeiro semifinalista da Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (7), o ABC avançou de fase ao bater o Botafogo-SP por 1 a 0 em Natal. Após o empate sem gols no jogo de ida, em Ribeirão Preto (SP), o time abecedista levou a melhor para cima dos paulistas e alcançou a classificação. De quebra, o Alvinegro Potiguar se garantiu na próxima edição da Série B.

Diante de um Frasqueirão lotado, ABC e Botafogo-SP fizeram um primeiro tempo com muita luta e poucas chances de gols. Após o empate sem gols no jogo de ida, as duas equipes precisavam balançar as redes para alcançar a classificação no tempo regulamentar. O placar, porém, terminou inalterado na etapa inicial.

Com Nando, do ABC, e Filipe, do Botafogo-SP, expulsos, devido à confusão antes do da ida ao vestiário, as equipes voltaram para o segundo tempo com 10 jogadores cada. O placar foi inaugurado aos nove minutos com Erivélton. O meia aproveita lançamento e, na saída de Neneca, coloca os donos da casa na frente do marcador. O Bota respondeu aos 13, mas Edson fez grande defesa em chute de Serginho. O goleiro estava inspirado e também evitou o gol de Tiago Marques, aos 17. Com o ABC segurando a vantagem até o fim, a torcida potiguar fez a festa.

Os outros três semifinalista saem no final de semana. No sábado (8), às 18h30, Guarani e ASA decidem a vaga no Brinco de Ouro, em Campinas (SP). No domingo (9), o Boa recebe o Botafogo-PB às 11h, em Varginha (MG), e o Fortaleza pega o Juventude às 19h, na Arena Castelão.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

[polícia] Pai é preso em flagrante ao tentar vender filho

pai é preso
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira na rodoviária de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, após tentar vender seu filho de 4 meses através do Facebook. As conversas foram apreendidas no próprio celular do homem e incluídas ao inquérito.

Segundo o delegado Paulo Sergio Lauretto, responsável pelo caso, a família, que é de São Gabriel do Oeste, interior do Mato Grosso do Sul, estava na rodoviária pedindo ajuda para embarcar para São Paulo e, ao serem abordados por assistentes sociais, a mãe demonstrou desespero e confessou que o bebê seria vendido por seu marido para uma mulher que mora em São Paulo. Além do bebê, o casal tem uma filha de cinco anos.

A polícia prendeu o homem em flagrante. De acordo com o delegado, o pai confessou a tentativa de venda e disse que havia se arrependido da negociação. Em depoimento, a mãe disse que o homem havia tentado negociar a venda da criança antes mesmo do seu nascimento, mas havia desistido. A mulher que aceitou a negociação é estudante de Direito e mora em São Paulo. Ela ainda não se apresentou à polícia.

Foi decretada a prisão preventiva do pai, que passou por audiência de custódia nesta sexta-feira em Campo Grande. De acordo com o delegado, o pai e a estudante de Direito deverão responder criminalmente por “prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa”, de acordo com o artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com pena de um a quatro anos de prisão, e multa.

Na delegacia, o pai relatou desespero após perder o emprego e passar por dificuldades financeiras e, por isso, retomou a ideia de vender o filho. Segundo o delegado, ele trata a negociação como doação e ajuda de custos. “O pai da criança não usa o termo ‘vender’, ele alega que daria a criança por não condições de criá-la, mas confessa que pediu uma ajuda de custo de 3.000 reais, aceita pela mulher com quem negociava”.
Fonte: Veja

[justiça] STF considera prática da vaquejada ilegal

vaquejada
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ontem (6) inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no estado. Com o entendimento da Corte Máxima do país, a vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, por portanto, proibida.

A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e questionava, especificamente, a legislação cearense. Contudo, a decisão do STF poderá ser aplicada nos demais estados e no Distrito Federal.  O julgamento, iniciado em agosto do ano passado, terminou com seis votos a favor da inconstitucionalidade e cinco contra.

Muito comum no Nordeste, a vaquejada é uma atividade competitiva no qual os vaqueiros tem como objetivo derrubar o boi puxando o animal pelo rabo.

Votaram a favor os ministros Marco Aurélio Mello, relator do caso,  Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Ricardo Lewandowisk e a presidenta Cármen Lúcia. Ao apresentar seu voto, que desempatou o julgamento, Cármen Lúcia reconheceu que a vaquejada faz parte da cultura de alguns estados, mas considerou que a atividade impõe agressão e sofrimento animais.

“Sempre haverá os que defendem que vem de longo tempo, que se encravou na cultura do nosso povo. Mas cultura também se muda e muitas foram levada nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida e não só a do ser humano”, disse a ministra.

O julgamento foi retomado hoje com o voto do ministro Dias Toffoli, que havia pedido vista do processo. Ele defendeu a tese que vaquejada é um esporte, diferentemente, da farra do boi, que foi proibida pela Corte em outro julgamento.

“Não se pode admitir o tratamento cruel aos animais. Há que se salientar haver elementos que se distingue a vaquejada da farra do boi. Não é uma farra, como no caso da farra do boi, é um esporte e um evento cultural. Não há que se falar em atividade paralela ao Estado, atividade subversiva ou clandestina. Não há prova cabal que os animais sejam vítimas de abusos ou maus-tratos”, disse Toffoli.

Já Lewandowisk, ressaltou que os animais não podem ser tradados como “coisa” e citou princípios da Carta da Terra, declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica, de iniciativa das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Agencia Brasil

[esporte] Seleção Brasileira passeia e bate a Bolívia por 5 a 0 na Arena das Dunas

jogo1
Depois de longos 34 anos, Natal enfim voltou a receber a Seleção Brasileira de Futebol. A noite desta quinta-feira (06) reservou grandes emoções ao torcedor potiguar e de várias partes do Nordeste que compareceram à Arena das Dunas para acompanhar de perto a partida contra a Bolívia.

Os comandados de Tite, a exemplo dos dois primeiros jogos do treinador a frente da Seleção, não decepcionaram. Com uma atuação arrasadora, golearam os bolivianos pelo placar de 5 a 0. Neymar, Philippe Coutinho, Filipe Luis, Gabriel Jesus e Roberto Firmino foram os responsáveis por garantir o triunfo, assistido de perto por 30 mil torcedores.
Fonte: Agora RN

[política] Plenário do TSE rejeita a criação do Partido do Servidor Público e Privado (PSPP)

Sessão plenária administrativa do TSE
Na manhã desta quinta-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu, de forma unânime, o pedido de registro do Partido do Servidor Público e Privado (PSPP). A decisão foi tomada na sessão administrativa da Corte.

O relator do pedido foi o ministro Luiz Fux, que, por diversas vezes, determinou diligências para que o partido comprovasse o número mínimo de assinaturas exigidas pela lei, para confirmar o apoio desses cidadãos à criação do partido.

Os documentos foram integrados ao processo, mas, ainda assim, não ficou comprovado o número mínimo de assinaturas. Por essa razão, o ministro Luiz Fux votou no sentido de negar o registro do PSPP.

O ministro salientou que “este Tribunal entende que os requisitos legais para a criação e registro de agremiação partidária devem estar preenchidos no momento da formalização do pedido, franqueando-se a realização de diligências ao Requerente apenas para saneamento de erros meramente formais”.

Criação e registro dos partidos

Conforme prevê a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 com alterações promovidas pela Lei nº 13.165/2015), só é admitido, pelo TSE, o registro do estatuto da legenda que tenha caráter nacional e que comprove, em dois anos, as assinaturas de eleitores que não sejam filiados a outro partido político. Esse apoio deve corresponder a, pelo menos, 0,5% dos votos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados. E, ainda, deve estar distribuído por um terço ou mais dos estados, com um mínimo de 0,1% do eleitorado que tenha votado em cada um deles. Nessa contagem não são computados os votos em branco e os nulos.
Fonte: TSE

[cotidiano] Bancários encerram greve, mas Caixa segue fechada no RN

Fachada de agência bancária em Campinas com cartazes de greve dos bancários  (Foto: Murillo Gomes)
Em assembleia realizada nesta quinta-feira (6), os bancários do Rio Grande do Norte decidiram encerrar a greve e retomar as atividades nesta sexta (7), com exceção dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal que seguem com a paralisação. A decisão foi tomada após a Fenaban apresentar uma nova proposta aos trabalhadores. A greve durou 31 dias e foi a mais longa da categoria desde 2004. Nesta sexta-feira (7) os bancos voltam a funcionar normalmente.

A Federação Nacional do Bancos (Fenaban) informou que ofereceu aos bancários um reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta foi a terceira oferecida aos bancários desde que a greve começou. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15%, no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.
Fonte: G1RN

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

[política] Das 77 sessões em Apodi, Flaviano superou os votos de Alan em apenas oito

Assessoria de Comunicação
Depois de vencer a campanha de 2012 com uma maioria avassaladora e ajudar e eleger todos os seus candidatos em 2014, o atual prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), demonstrou decadência da sua força política durante o pleito do último domingo (02).

Das 77 sessões eleitorais existentes no município, Flaviano conseguiu superar o seu principal oponente em apenas oito delas. Os dados foram retirados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

As sessões foram 0018 (Escola Antônio Dantas), 0024 (Escola Gerson Lopes), 0036 (Núcleo da UERN), 0094 (Colégio Pequeno Príncipe), 0126 (CAIC), 0129, 0132 e 0133 (Escola Zenilda Gama).
Fonte: Blog do Josemário Alves

[cotidiano] Greve dos bancários pode terminar nesta quinta-feira em todo o país

greve-bancos
A paralisação dos bancários que hoje (6) completa 31 dias pode ser encerrada no fim da tarde desta quinta-feira. O Comando Nacional dos Bancários está orientando a categoria a aprovar a nova proposta feita ontem (5), pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nas assembleias que vão ocorrer às 17h.

Os banqueiros elevaram a oferta de 7% para 8% de reajuste salarial e também ofereceram um abono de R$ 3,5 mil e a garantia de conceder, no próximo ano, a reposição da inflação e 1% de aumento real, entre outros benefícios.

Nessa décima rodada de negociações, os bancos se comprometeram ainda a corrigir o vale-alimentação em 15%; o vale-refeição e o auxílio creche/babá em 10% e a implantar a licença-paternidade de 20 dias. Em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o acordo prevê parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente para todos, limitado a R$ 4.367,07, sendo que a primeira parcela será paga até dez dias após assinatura do Contrato de Convenção Coletiva.

Por meio de nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) observou que a defesa do emprego está entre as prioridades e que “neste sentido, a negociação conquistou a instalação de um Centro de Realocação e Requalificação Profissional nos bancos”.

Dias parados não serão descontados

Os dias parados não serão descontados, mas desde que a categoria ponha um fim à greve nas assembleias de hoje (6), retornando ao trabalho amanhã (7).

Para o presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, Roberto von der Osten, “os bancários saem vitoriosos de uma das campanhas mais difíceis dos últimos anos, impactada pela conjuntura política e econômica do país”, salientou ele, por meio de nota. Informou que, inicialmente, a Fenaban havia oferecido reajuste de 6,5% nos salários.

O líder dos bancários considerou ainda um avanço fechar questão sobre o acordo coletivo de 2017 com a garantia da reposição inflacionária e de aumento real, além dos reajustes dos benefícios com alimentação e auxílio creche/babá. “Garantimos a extensão dos direitos e valores para todos os bancos públicos, diferente dos anos 90, mas uma vitória inédita foi a garantia do não desconto e da não compensação dos dias da greve, um instrumento medieval de punição dos grevistas”, apontou.

A vice-presidenta da Contraf-CUT e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, também fez um balanço positivo das negociações. Disse que elas ocorreram “em um ambiente de alta incerteza política e econômica”. Dados da entidade indicam que ontem (5) mantiveram-se parados os atendimentos ao público em 13.123 agências e 43 centros administrativos, o equivalente a mais da metade (55%) das instituições em todo o país.
Fonte: Agora RN

[política] Funcionárias da Central do Cidadão em Apodi acusam direção de serem vítimas de “perseguição política”

Quatro funcionárias da Central do Cidadão de Apodi, estiveram na manhã desta quinta-feira 06, presentes a sessão ordinária da Câmara Municipal de Apodi, acusando a direção de órgão de “perseguição política”, segundo elas por não terem votado no prefeito, candidato a reeleição nas eleições de domingo passado.

Elas são funcionárias efetivas do estado, e prestavam serviço no órgão com função gratificada, tinham uma remuneração extra, eram cedidas pelos seus órgãos de origem.

O gerente da Central do Cidadão Luis Rego explicou que o fato ocorrido é normal, e que independe dele enquanto administrador do órgão, pois os nomes foram solicitados diretamente de Natal, e a ele enquanto hierarquia coube cumprir apenas ordens.

“Fizemos apenas o que está dentro de nossa responsabilidade, cumprimos ordem, isso é normal dentro de repartições públicas, cargos comissionados estão sujeitos a essa questão”, afirmou.
Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] Governo do RN só confirma pagamento de 82% dos servidores

Governadoria do Rio Grande do Norte (Foto: Rayane Mainara)
O Governo do Rio Grande do Norte divulgou nesta quinta-feira (6) um calendário de pagamento que contempla até 82% dos servidores do Estado. Para os 18% restantes – pessoas que recebem acima de R$ 4 mil – ainda não há uma data confirmada para o pagamento dos salários de setembro.

Segundo a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), devem receber nesta sexta-feira (7) os servidores que recebem até R$ 2 mil. No sábado, dia 8, será a vez dos que ganham entre R$ 2.001 e R$ 3 mil. Já os servidores que recebem de R$ 3.001 até R$ 4 mil, terão os salários creditados na terça-feira, dia 11, fechando assim 82% do quadro de pessoal – “incluindo todos os servidores ativos da Educação e da administração indireta, que possuem receita própria, independente de faixa salarial, cujos pagamentos foram efetuados no dia 30 de setembro”, acrescenta.

Ainda de acordo com a Seplan, “o governo vai pagar o funcionalismo por faixa salarial e, atendendo solicitação dos sindicatos de trabalhadores, não haverá distinção entre ativos, aposentados e pensionistas. O pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos”.

A Seplan justifica o escalonamento. “A mudança na tabela de pagamento ocorre em virtude dos efeitos da crise econômica que continua atingindo fortemente as finanças do Rio Grande do Norte. A frustração acumulada de receitas até 30 de setembro chegou a R$ 367 milhões se comparada ao previsto no orçamento para 2016”, explica.
Fonte: G1RN

[política] Vitória de Alan em Apodi foi resposta dos universitários à traição de Flaviano

O jovem Alan Silveira (PMDB), eleito prefeito de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, conseguiu um feito que no início da disputa eleitoral parecia pouco provável. Venceu as eleições municipais, tendo que enfrentar, além da estrutura da máquina pública, a desunião de blocos políticos opositores.
unnamed28-1024x758
Os apodienses não costumam reeleger seus gestores municipais. No entanto a vitória de Alan Silveira nada mais foi do que uma resposta, especialmente da classe estudantil, ao professor Flaviano Monteiro (PC do B), que após eleito prefeito, foi capaz de trair a confiança dos universitários e de frustrar as expectativas dos seus colegas educadores. Afinal foram estes os que deram identidade a chamada “Nova Geração”, a qual levou Flaviano a uma vitória esmagadora sobre a então prefeita Goreti Pinto, mãe de Alan Silveira, em 2012.

A partir de janeiro de 2017, os apodienses terão à frente dos rumos da sua cidade, dois jovens, o prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado (PSDB), os quais detém boa instrução e aparentam capacidade e desejo de inovar na gestão pública.

O resultado da eleição confirmou ainda os números da pesquisa realizada pelo instituto Perfil Pesquisas Técnicas, divulgada pelo portal REDE NEWS 360, a qual apontou vitória de Alan Silveira com 10,2% de vantagem. Ao serem abertas as urnas, Alan obteve 12.623 votos (52,58%), enquanto Flaviano obteve apenas 10.652 (44,37%). Uma maioria de 1.971 votos (8,21%).
Fonte: Rede 360 News

[cotidiano] Menino de 1 ano de idade tem genital do tamanho ao de um adulto

uw4555ww
Conhecido apenas como Akash, o menino indiano de apenas um ano de idade, possui níveis de testosterona semelhante ao de um homem de 25 anos.

De acordo com informações da imprensa local, ele possui genitálias de tamanho adulto, pelos faciais e corporais, impulsos sexuais, além de uma voz ligeiramente grave. Os médicos então, o diagnosticaram com uma doença rara chamada de forma genérica como “puberdade precoce”.

Segundo os pais da criança, a primeira anormalidade foi notada há cerca de seis meses. Seu órgão genital estava crescendo de forma atípica em relação ao de outras crianças de sua idade. Em entrevista ao jornal indiano Hindustan Times, a mãe contou que, a princípio, achou que ele era apenas um bebê grande, por isso não pensou em procurar ajuda médica. “Com o passar do tempo, ficou evidente que havia algo de errado”, disse.

De acordo com os médicos que atendem o caso de Akash, a puberdade precoce pode ser traumática para uma criança. Isso porque, ela pode se tornar violenta, já que sua força muscular aumenta em um nível que até mesmo seus pais não podem controlar.

Além disso, a criança para de crescer prematuramente, mantendo-se com pouco mais de um metro, ou menos, por toda a vida. Logo, o menino indiano será medicado, para aliviar os sintomas, pelo menos até que tenha condições suficientes de entender o que acontece com seu corpo.

A puberdade precoce é uma condição rara e o caso mais jovem já registrado foi o da menina peruana Lina Medina, que, em 1939, aos cinco anos de idade, deu à luz seu primeiro filho. À época, o caso se tornou muito popular, fazendo da menina uma celebridade internacional. Seus pais até chegaram a acreditar que ela estivesse com um tumor crescendo em seu abdômen. Eventualmente ela surpreendeu o mundo ao dar à luz um menino. Tornando-se a mãe mais jovem da história.
Fonte: Jornal Ciência

[cotidiano] Governo terá que pagar professores da UERN até o fim de cada mês, diz TJ

UERN abriu seleção para vagas em cursos de graduação (Foto: Divulgação/UERN)
A Justiça potiguar determinou nesta quarta-feira (5) que o Governo do Estado pague os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) até o último dia de cada mês. A decisão do Pleno do Tribunal de Justiça estabelece também que o valor do pagamento seja corrigido monetariamente em caso de atraso. Até o momento, o Governo do Estado não anunciou a folha de pagamento de setembro.

A decisão é resultado de um mandado de segurança coletivo da Associação dos Docentes da Universidade do Estado (Aduern). De acordo com a ação, o pagamento dos professores em datas ‘intempestivas’ é inconstitucional. Segundo a associação, o ato ilegal está sendo cometido pelo governador do Estado, Robinson Faria, e pelo reitor da UERN.

A Associação afirmou que os professores universitários sempre receberam seus vencimentos na data indicada pela Constituição Estadual, que estabelece o pagamento até o último dia do mês de trabalho. Contudo, a partir do mês de janeiro de 2016, o Governador do Estado vem agendando o pagamento para meses seguintes.

Durante a sessão, o relator da ação, desembargador Saraiva Sobrinho, considerou que o pagamento fora do prazo afronta diretamente o mandamento constitucional, além de ofender ao princípio da dignidade da pessoa humana.
Fonte: G1RN

[educação] Provas do Enem 2016 começam a ser transportadas para o interior do País

enem foto
Os primeiros comboios que vão transportar as 18 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixaram, na manhã desta quarta-feira (5), o 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco, na Grande São Paulo. O Enem será aplicado em todo País daqui a um mês, nos próximos dias 5 e 6 de novembro.

Sob forte esquema de segurança para garantir a lisura e o sigilo dos exames, os malotes vão permanecer guardados em 60 unidades das Forças Armadas, até seguirem para os locais de provas.

Para essa distribuição, foi assinado um convênio entre os vários órgãos envolvidos com a logística e a segurança do Enem, incluindo os ministérios da Defesa e da Educação; o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

[cotidiano] Funcionários empurram ambulância quebrada até a base do Samu em Mossoró

Um vídeo gravado por um internauta nesta segunda-feira, (03), mostra funcionários do Samu, empurrando uma ambulância quebrada até a base no bairro Santo Antônio. O vídeo ganhou muita repercussão nas redes sociais em pouco tempo.

No vídeo, socorristas de outra ambulância do Samu, também ajudaram a empurrar a ambulância quebrada.

Ambulância quebrada no Samu é umas das coisas mais comuns de acontecer no últimos anos. Hoje, a base Samu Mossoró, possui quatro ambulâncias, mas ter as quatro ambulâncias funcionando é praticamente impossível de acontecer na cidade.

Nossa equipe entrou em contato com a Samu nesta segunda, e até às 20h, só haviam duas ambulâncias funcionando para atender toda Mossoró.

"Apenas duas ambulâncias estão funcionando, uma Bravo e uma Alfa", disse uma funcionária.
Fonte: Mossoró Notícias

[política] PF indicia Lula por propina de R$ 20 milhões a sobrinho

lukla-2016
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo crime de corrupção em razão de evidências de propina de R$ 20 milhões mascarada em contratos da empreiteira Odebrecht, em Angola, firmados com a empresa Exergia, cujo sócio era Taiguara Rodrigues dos Santos, seu sobrinho.

Lula foi indiciado por corrupção passiva, porque a PF concluiu que os contratos de Taiguara só aconteceram em razão do parentesco e das relações da empreiteira com Lula, além dos documentos que citam o próprio ex-presidente no negócio.

Seu sobrinho e sete executivos da empreiteira, incluindo Marcelo Odebrecht, foram indiciados por corrupção e lavagem.

O indiciamento ocorreu após cinco meses de investigação da Operação Janus, que devassou contratos da empreiteira com a empresa Exergia. Em maio, a PF, com autorização da Justiça, cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Taiguara em Santos. Era uma mina de ouro para a investigação. A PF descobriu que Lula recebia três alcunhas nas conversas: tio, presidente e “chefe maior”.

Uma das provas apreendidas pela PF era uma espécie de diário no computador do sobrinho de Lula, com diversos relatos da empresa e do petista. Eram textos em formato .doc, com Taiguara falando de si mesmo em terceira pessoa. Um dos primeiros – e mais relevantes – registros desse diário é de 2009, quando Taiguara descreve uma reunião. Ele diz que esteve em Brasília para conversar com o tio. Registrou até a duração do encontro: 50 minutos. Taiguara resumiu a resposta de Lula dizendo que ele deu “carta branca” para os negócios em Angola.

Após esse encontro, com o aval de Lula, Taiguara preparou sua empresa para arrancar um naco dos contratos bilionários da Odebrecht em Angola, financiados com dinheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Como ÉPOCA revelou no ano passado, Lula fazia lobby para a empreiteira sob o pretexto de palestras, usando o status de ex-presidente para viabilizar obras fora do país bancadas pelo banco estatal.
Pagamento da Odebrecht para a empresa do sobrinho de Lula (Foto: Reprodu??o)
Contrato da Odebrecht com a empresa do sobrinho de Lula (Foto: Reprodu??o)
Além do diário, a PF conseguiu recuperar mensagens de WhatsApp enviadas por Taiguara. Um dos destinatários favoritos era um segurança do ex-presidente Lula, de nome Valmir Morais. Funcionário da Presidência da República, ele acompanhava Lula após o mandato. Como ÉPOCA revelou no início deste ano, Valmir era um dos seguranças que foram 111 vezes a Atibaia, no sítio que Lula diz não ser dele. A PF descobriu que o segurança era, também, um homem de recados do ex-presidente, que não usava celular. Numa das mensagens, Taiguara disse que havia chegado de Angola e precisava, com urgência, de uma reunião com o tio.

Outro lote de mensagens era com um parceiro de Taiguara em sua empresa, a Exergia. O conteúdo das conversas era explícito. Numa delas, Taiguara fala que um projeto com a Odebrecht era uma ficção – o contrato depois foi firmado. Em outra, já em 2015, eles reclamavam das dificuldades em fechar negócios. Na ocasião, a Lava Jato já tinha atingido a empreiteira. Taiguara, de novo, ia direto ao ponto: ia falar com o tio para resolver os impasses com a Odebrecht. 

No total, foram 16 contratos da Odebrecht com a empresa de Taiguara, uma parceria próspera, longa e diversificada. A conclusão da PF é contundente: a empresa foi criada apenas para receber dinheiro da empreiteira, sem prestar serviços. Não havia outros clientes ou indícios de qualquer serviço executado. Sobram, contudo, documentos que mostram uma gastança de Taiguara, incluindo outros familiares de Lula, que tinham até o plano de saúde pago com o dinheiro da Exergia. Havia, claro, itens de luxo, como roupas e carros.

Conforme os documentos eram analisados, a investigação avançava. Uma perícia concluiu pela “incapacidade técnica e operacional” da Exergia. Soma-se a um documento interno da Odebrecht, que qualificava o serviço contratado de “imprestável”. A conclusão da PF foi uma só: era impossível a nanica empresa de Santos executar as obras milionárias em Angola.

As mensagens de Taiguara citando Lula não eram mera bravata de um familiar se aproveitando do status de um parente famoso. A investigação descobriu ainda diversas reuniões de Taiguara no Instituto Lula. Houve, também, um encontro num hotel cinco estrelas em Angola. O primeiro indício surgiu de uma mensagem do próprio Taiguara a um segurança de Lula. Ele pedia um encontro, informava que estava no mesmo hotel do tio e citava o quarto. Lula esteve lá duas vezes, sob o pretexto de dar palestras. As duas foram pagas pela Odebrecht.

Procurada, a defesa de Lula ainda não se manifestou. ÉPOCA ainda não localizou os advogados de Taiguara, mas tão logo obtenha um posicionamento atualizará esta reportagem para contemplar adequadamente a versão dos citados. Na CPI do BNDES, ele disse que não houve influência de Lula no negócio.

No papel, Taiguara nem sequer é sobrinho de Lula. Ele é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula e irmão da primeira mulher do ex-presidente, já morta. Mas o parentesco aí se deu por afinidade. E a Odebrecht cimentou essa relação.
Fonte: ÉPOCA

[esporte] Escolinha de futebol de Apodi/RN realizará amistosos com escolinha do Clube de Regatas Flamengo/RJ


Fonte: Josenias Freitas

[polícia] No RN, agências dos Correios são invadidas em Pureza e Campo Grande

Em Campo Grande, criminosos atiraram em veículos que estavam estacionados perto dos Correios (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)
Em Pureza, os criminosos ainda artiraram nos muros da delegacia da cidade (Foto: PM/Divulgação)
Agências dos Correios nas cidades de Pureza, distante 60 quilômetros de Natal, e em Campo Grande, na região Oeste potiguar, foram arrombadas por criminosos na madrugada desta quarta-feira (5). Nos dois casos, ninguém foi preso.

Em Pureza, o cofre foi levado. Na fuga, os criminosos ainda artiraram nos muros da delegacia da cidade. Já em Campo Grande, segundo a Polícia Militar, ainda não há informações se o dinheiro foi levado. Na fuga, no entanto, vários veículos foram atingidos por disparos de arma de fogo. Não há feridos.
Fonte: G1RN

[política] Quem não votou pode justificar via internet

Resultado de imagem para justificativa eleitoral

Justificativa após as eleições

Os eleitores que não votaram nem justificaram no dia da Eleição podem requerer sua justificativa até 60 dias após cada turno:
01.12.2016: último dia para o eleitor que deixou de votar nas eleições de 2 de outubro (1º turno) apresentar justificativa ao Juízo Eleitoral;
29.12.2016: último dia para o eleitor que deixou de votar nas eleições de 30 de outubro (2º turno) apresentar justificativa ao Juízo Eleitoral.

Requisitos para utilizar o sistema Justifica

ser eleitor inscrito perante uma das zonas eleitorais do Rio Grande do Norte;
identificar-se corretamente;
preencher o motivo da justificativa;
anexar, de forma digitalizada, o comprovante da impossibilidade de comparecimento (atestado médico, comprovantes de passagens, entre outros).
 Observação: deve ser encaminhada uma justificativa para cada turno de eleição.

Como funciona o Sistema Justifica

Encaminhada a justificativa, via Sistema, o eleitor receberá um número de protocolo para consulta.
Na hipótese de cadastramento de e-mail (opcional), o eleitor receberá informações acerca do andamento do requerimento.
Se necessário, o eleitor será contatado para complementar as informações enviadas.
O Sistema possibilitará a consulta acerca do andamento, com a informação do deferimento ou do indeferimento do pedido pelo juiz eleitoral.


[saúde] Por que homens e mulheres devem urinar logo após a relação sexual?

Woman on toilet
Muitas pessoas, logo após o ato sexual, sentem uma necessidade imediata de urinar. Isto não é motivo de preocupação, é algo completamente normal e natural por conta das características fisiológicas humanas.

No caso da mulher, o canal genital localiza-se próximo à sua bexiga. Quando há penetração, um estímulo local provoca a vontade de urinar. No clímax sexual feminino, há um relaxamento nos músculos pélvicos na região dos genitais que é muito intenso, e a sequência do prazer na região vaginal, que pode durar de 10 a 15 segundos, também aumenta a vontade de urinar.

É importante saber que os sinais do corpo possuem objetivos muito bem definidos e importantes. Após o sexo, é realmente ideal urinar, pois isso ajuda a eliminar resíduos remanescentes na uretra, combatendo uma possível infecção urinária, tanto para os homens, quanto para mulheres.

A necessidade é maior nas mulheres por conta da uretra ser mais curta, fazendo com que uma bactéria possa alcançar a bexiga de forma mais fácil. A urina “pós-sexo” pode lavar a uretra e eliminar possíveis bactérias. Vale lembrar que segurar a vontade de urinar por algum tempo aumenta o risco de infecção.

No caso dos homens, a urina “pós-sexo” não é tão essencial, mas também pode ser útil, principalmente após uma relação sexual feita sem preservativos – salientando que preservativo sempre deve ser usado, mesmo em relações estáveis como em um casamento.

Neste caso, pode ocorrer um acúmulo de bactérias e secreções dos genitais, além do ânus, na uretra. Isso pode causar danos e infecções na bexiga, próstata, vesícula seminal, e em alguns casos, afetar os rins. A ejaculação ajuda na eliminação dos resíduos masculinos, mas a urina pode ser um auxílio adicional.
Fonte: Jornal Ciência

[economia] Obras no Legislativo custarão quase R$ 60 milhões em 2017

congresso-nacional
Pelo menos no que diz respeito às obras, o Poder Legislativo, a princípio, vai poder ajudar no equilíbrio das contas públicas. Os valores destinados no projeto de lei do orçamento para 2017 para construções, reforma e ampliações do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU) somam R$ 60 milhões. Para este ano, a previsão era de R$ 85,6 milhões para as mesmas iniciativas.

O levantamento do Contas Abertas contabilizou as obras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU previstas no projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa). Os recursos serão empregados tanto na construção de prédios para as instituições, quanto na ampliação e reforma de estruturas preexistentes.

A Câmara é responsável por 93% – R$ 57,8 milhões – do montante total. O valor engloba o projeto de ampliação do Edifício Anexo IV, a maior obra do Legislativo em termos orçamentários. Em 2017 serão gastos R$ 35 milhões no prédio que, quando concluído, deve contar com auditório para 600 lugares, salão de exposições permanentemente aberto ao público.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

[polícia] Homem é morto em emboscada na zona rural de Felipe Guerra

Um homem foi assassinado com um tiro de escopeta calibre 12 ao chegar em casa na noite desta Segunda-Feira, 03 de outubro de 2016. 

Segundo registros da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 20h20min, na comunidade de Boqueirão zona rural do município de Felipe Guerra na região Oeste do Rio Grande do Norte. 

A vítima foi identificada como Expedido Maia da Silva Neto, “Netinho” 35 anos. O mesmo era natural de Mossoró, onde morou no bairro Boa Vista e estava morando a pouco mais de um ano na comunidade de Boqueirão.

Ainda de acordo com a PM, a vítima ao chegar a sua residência em uma motocicleta tipo YBR de cor verde e placa, MYV 6094, foi surpreendido e morto em uma emboscada pelo atirador que acertou um tiro na altura do ombro esquerdo. 

A vitima não teve qualquer chance de defesa e veio a óbito no local. As informações sobre esse crime ainda são poucas. Vizinhos relataram à Polícia Militar, que ouviram alguns barulhos, mas achavam que eram fogos em comemorações políticas. 

As Policias Militar do Município e GTO realizaram buscas na tentativa de localizar o criminoso, mais até o momento sem êxito. A motivação do crime ainda é um mistério para a Polícia, pois no sistema do judiciário não há registros contra a vítima. 

Esse é o 6º crime de homicídio, registrado no município de Felipe Guerra neste ano de 2016. As investigações ficarão a cargo do delegado Renato Oliveira responsável pela delegacia regional de Policia Civil em Apodi RN.
Fonte: Portal Pedras de Abelha/Fim da Linha

[política] Abstenção ultrapassa os 12% em Apodi

Dentro da média que sempre vem ocorrendo nas últimas eleições, o número de abstenções no município de Apodi nas eleições de domingo passado, chegou a 12,69%, ou seja, 3. 685 eleitores não compareceram às urnas na escolha de prefeito e vereadores.

Se esperava uma diminuição, em detrimento de ser uma eleição municipal, mas o eleitorado continuou na média histórica da terra tapuias paiacus.
Fonte: Josenias Freitas