logo

sábado, 8 de agosto de 2015

[cotidiano] Estudante desenvolve spray que pode substituir a camisinha

Será que as camisinhas estão com os dias contados? Ou, pelo menos, perderão o status de método mais popular para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada? 

Bem, uma aluna de design do Pratt Institute (Nova York, EUA) acredita estar no caminho de oferecer uma nova e efetiva proteção para o sexo. Na forma de spray! 

O produto criado por Michele Chu já tem nome - Girlplay -, mas ainda não há certeza de que ele vá ganhar o mercado. Ela diz acreditar ser viável.

"Pensei que o mercado de camisinhas precisava de algo revigorante", disse Michele ao blog de design "PSFK". 

A ideia de oferecer uma alternativa "futurista" à camisinha tradicional já foi alvo do trabalho do alemão Jan Vinzenz Krause em 2008. Ele criou um produto similiar, um tubo que envolvia o pênis em latex líquido. O projeto, entretanto, acabou arquivado. O principal problema: a rejeição dos homens durante os testes e o tempo para secar, três minutos.

[polícia] Acusado de matar enteada de 11 anos em Macaíba RN é preso pela Polícia Civil no Ceará

Uma equipe da Delegacia de Plantão de Mossoró, sob o comando do Bacharel Roberto Moura, se deslocou na noite de sexta feira 07 de agosto à cidade de Aracatí no estado do Ceará, para transferir um foragido da justiça do RN, que havia sido preso pela PC daquela cidade. 

Marcos Antônio Lopes, é acusado de matar sua entiada de 11 anos de idade e ferir a bala a mãe da garota, cujos crimes aconteceram em Maio de 2013 na cidade de Macaíba, região metropolitana de Natal. 

Segundo a Polícia, o acusado teria fugido, após cometer o crime e estava escondido no estado do Ceará, desde então. 

Após tomar conhecido de seu paradeiro, a Polícia Civil de Aracatí conseguiu com apoio de policiais civis de Mossoró, prender o acusado, que estava com mandado de prisão expedido pela Justiça de Macaíba em aberto. 

Marcos Antônio foi trazido para Mossoró e depois foi transferido para a cidade onde se originou o crime.
Fonte: Fim da Linha

[política] Ex-prefeito de Umarizal preso sente dores no peito e é hospitalizado em Apodi

O ex-prefeito de Umarizal, José Rogério de Souza Fonseca, de 61 anos, deu entrada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi, no início da noite desta sexta-feira (07), reclamando dores no peito.

José Rogério está preso preventivamente por determinação judicial desde o último dia 29 de julho no Centro de Detenção Provisório de Apodi acusado de desvios de recursos públicos. A informação foi confirmada pelo diretor do CDP de Apodi, Márcio Morais.

De acordo com Márcio Morais, o ex-prefeito possui problemas de hipertensão e diabetes. E esta é a segunda vez que é levado ao hospital depois que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Umarizal.

No hospital, José Rogério foi medicado e realizou um exame de eletrocardiograma. Está em observação médica. O pedido formulado pelo ex prefeito a Justiça para responder pelos desvios em liberdade foi negado nesta sexta-feira pela justiça da Comarca de Umarizal.

O ex-prefeito de Umarizal foi preso na Operação Negociata que desarticou esquema de desvios públicos através de empréstimos na Prefeitura de Umarizal. O esquema envolve também mais oito pessoas além do atual prefeito do município, Carlindson Onofre Pereira Melo, que foi afastado do cargo pela Justiça.

Nesta sexta-feira (07), o TJRN manteve a decisão de afastamento do prefeito de Umarizal.
Fonte: Mossoró Hoje

[cotidiano] Idosa de 91 anos descobre que está grávida há mais de 60 anos

Estela Meléndez é uma senhora de 91 anos que teve um feto confundido com um tumor em seu ventre por um período de mais de 60 anos.

Os médicos que cuidaram dela ficaram perplexos ao descobrir que o suposto tumor era, na verdade, um feto que estava em seu útero. Os especialistas na cidade de La Boca (Chile) encontraram o feto depois de notar algo "estranho" em um exame de raio-X.

Os restos calcificados, que não apresentaram risco para a saúde de Estela, estavam lá há mais de seis décadas. "A princípio, os médicos afirmaram que eu tinha um tumor e que precisavam me operar", contou a senhora.

Estela foi casada por 74 anos com Manuel Gonzaléz, que faleceu em janeiro deste ano, aos 91 anos. Uma de suas tristezas durante a vida foi a incapacidade de ter filhos, que fez com que o casal sofresse bastante durante os anos juntos. 

Os médicos decidiram não retirar o feto, levando em consideração a idade de Estela.

[polícia] Em 6 meses o RN registra 275 mortes violentas

A Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) realizou na manhã desta terça-feira (5) uma reunião de monitoramento estatístico acerca dos CVLIs no Rio Grande do Norte. Durante o encontro, foram apresentados os dados de mortes violentas registradas nos sete primeiros meses de 2015. Segundo levantamento da Câmara Técnica, houve uma redução de 14,29% no número de crimes violentos letais intencionais no mês de julho, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Em julho do ano passado, o Estado registrou 168 crimes, enquanto que em julho deste ano, o número caiu para 144 mortes. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, a redução, se comparado com os sete primeiros meses de 2014, é de 13,26% no número de CVLIs.

Em Natal, a redução no número de crimes violentos letais intencionais foi ainda mais significativa, caindo de 360 mortes nos sete primeiros meses de 2014 para 275 assassinatos de janeiro a julho deste ano, o que significa uma redução de 23,61%. Em Mossoró, a redução foi de 7,77%, caindo de 103 mortes em julho de 2014 para 95 em julho deste ano. Em Parnamirim, a redução foi de 5,81% (caindo de 86 mortes para 81).

No acumulado dos sete primeiros meses de 2015, entres os tipos de CVLI, o homicídio ainda é o que predomina com 825 ocorrências, mesmo tendo uma redução de 9,84% se comparado com 2014, quando nesse período já havia registrado 915 mortes. Já os crimes de latrocínio, roubo seguido de morte, houve uma redução de 33,33% se comparado com os sete primeiros meses de 2014.
Fonte: Assu Noticia

[segurança] Moradores de Caicó usam o WhatsApp como instrumento de segurança

Segundo contaram ao blogue, algumas ruas em Caicó, principalmente nos bairros periféricos, criaram uma espécie de rede de segurança pelo WhatsApp.

E como funciona?

Quando o morador viaja ou passa um longo período fora de casa, já avisa aos demais integrantes do grupo. E estes ficam “monitorando” qualquer movimentação fora do cotidiano da rua, para o proprietário ou mesmo a Polícia.
Fonte: Robson Pires

[polícia] Dois menores são apreendidos com 20 trouxinhas de maconha na zona rural de Caraúbas

Dois menores foram apreendidos na zona rural de Caraúbas, na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira, dia 07 de agosto, com certa quantidade de maconha.

Segundo os policias, os dois menores estavam em uma estrada carroçável, que liga a cidade de Caraúbas a Miranda, Zonal Rural de Upanema, quando a guarnição comandada pelo CB. J. Pereira, CB. Bessa e SD. Rizevanio, realizava abordagem de rotina naquelas mediações, se depararam como os dois menores e encontraram em posse dos adolescentes 20 trouxinhas de maconha.

Os menores foram apreendidos e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas para os procedimento cabíveis, em seguida, provavelmente foram liberados por ser menor de idade.
Fonte: Icém Caraúbas

[polícia] Corpo de um jovem é encontrado com sinais de violência na zona rural de Areia Branca

O corpo de um indivíduo conhecido apenas como Luiz Paulo, morador da Praia do Cristóvão, foi encontrado no Sítio São José no município de Areia Branca. O corpo está emborcado e aparentemente com sinais de violência na cabeça. 

A Policia Miliar da Companhia de Polícia de Areia Branca está no local aguardando a presença da equipe de Plantão no Itep de Mossoró. A policia tem informação que Luiz Paulo é envolvido em varios delitos na região.
Fonte: Ocâmera

[cotidiano] Papa pergunta a jovem brasileira quem foi melhor: Pelé ou Maradona?

O papa Francisco quis saber ontem (7) de uma jovem brasileira quem foi melhor no futebol: Pelé ou o argentino Diego Maradona, seu conterrâneo. A paulista Ana Carolina Cruz, de 19 anos, prontamente respondeu “Pelé”, arrancando uma risada do pontífice. “Lógico, sou brasileira, né?”, disse Ana Carolina em entrevista à Rádio Vaticano.

A jovem foi selecionada para fazer uma pergunta ao papa durante o encontro do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) que reuniu hoje no Vaticano 2 mil representantes jovens de diversas partes do mundo.

A pergunta da brasileira foi sobre a dificuldade do papa em sua missão apostólica. Segundo Ana Carolina, a dúvida surgiu porque ela tem dificuldades para agregar jovens ao movimento ao Movimento Eucarístico no Brasil. “[A resposta do papa] foi uma resposta em que ele, além de responder totalmente ao que perguntei, me motivou mais ainda a continuar, mesmo que seja difícil”, disse Ana Carolina.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

[cotidiano] Homem sofre fratura exposta em acidente de transito na Chapada de Apodi

Moto envolvida no acidente (Foto: Marcos Gil)
Na noite desta sexta-feira (07/08), aconteceu um acidente de transito do tipo colisão frontal, envolvendo um carro do modelo Polo Sedan, e uma moto do modelo Honda Bros.

Os veículos seguiam em sentidos opostos, na rodovia estadual que liga o distrito de soledade a BR 405, quando no trecho próximo ao IFRN, os veículos colidiram de frente, onde o piloto da motocicleta sofreu fratura exposta na perna esquerda, e varias escoriações pelo corpo.

Uma equipe do SAMU esteve no local, onde prestou o socorrimento da vitima, o conduzindo para o hospital regional de Apodi, de onde será encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, na cidade de Mossoró / RN.    

Equipes da Radio Patrulha de Apodi, e do DPRE, estiveram no local controlando o transito, e após o socorrimento da vitima, a equipe do DPRE fez a pericia no local, onde será emitido um laudo, esclarecendo o ocorrido.
Fonte: F5 Apodi  

[política] Micarla de Sousa, Gilson Moura e mais sete viram réus em ação de peculato

A Justiça do Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (7) a denúncia do Ministério Público Estadual contra a ex-prefeita Micarla de Sousa, o ex-deputado estadual Gílson Moura e mais sete pessoas por desvio de recursos públicos. Agora réus no processo de peculato, os acusados foram denunciados por irregularidades em convênios na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e a Associação de Atividades de Valorização Social (Ativa) entre junho e dezembro de 2010.

Na denúncia aceita pelo juiz Raimundo Carlyle de Olveira Costa, da 4ª Vara Criminal, além de Micarla de Sousa e Gílson Moura, viraram réus no processo o ex-secretário da Semtas, Aldedo Borges, Alan Cândido de Oliveira, João Valentim da Costa Neto, João Indaleto Guimarães Neto, Jefferson de Souza Bezerra, Orlando Francisco de Queiroz Júnior e Bruno Rocha de Souza. O G1 tentou contato com os advogados dos réus, mas não obteve retorno.

A denúncia do MP foi enviada ao poder judiciário em março do ano passado e nasceu da delação premiada de Rychardson de Macedo Bernardo e por sua noiva à época, Emanuella de Oliveira Alves. Ambos foram réus no processo da operação Pecado Capital, deflagrada para apurar desvios de recursos públicos no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN). Richardyson era diretor do Ipem, enquanto Emanuela era diretora da Ativa.

O Ministério Público imputa aos réus o desvio e a lavagem de dinheiro de recursos que alcançam o valor de R$ 440.706,43. Essa quantia, nos termos da denúncia, foi utilizada para custear despesas de campanha de Gilson Moura a deputado estadual no ano de 2010, conforme a denúncia do órgão ministerial.

Nos termos da denúncia, a ex-prefeita Micarla de Sousa e o ex-secretário Alcedo Borges atuaram, com conhecimento de causa, para incrementar os recursos públicos postos à disposição da Ativa a fim de propiciar o desvio do dinheiro pelo grupo do deputado Gilson Moura atuante na entidade. Na época a Ativa era dirigida por Emanuela de Oliveira Alves.

[política] Justiça mantém prefeito de Umarizal, afastado por suspeita de fraudes

O desembargador Expedito Ferreira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), indeferiu o pedido de medida cautelar feito pela defesa do prefeito Carlindson Onofre Pereira Melo do município de Umarizal, cidade da região Oeste do RN. Desta forma, o TJRN mantém o afastamento do prefeito, longe do cargo desde 29 de julho deste ano, quando foi deflagrada a operação 'Negociata', pelo Ministério Público estadual (MPRN).

Durante a operação, além do afastamento do prefeito, foram cumpridos 15 mandados de apreensão, seis de prisão preventiva e três de condução coercitiva (com o uso da força se necessário) em Umarizal, Martins, Natal e Parnamirim.

À época da operação, o G1 entrevistou o diretor-presidente do Banco Gerador, Ademir Cossiello, que explicou que a investigação foi realizada a pedido do próprio banco, que desconfiou da existência de irregularidades nos convênios firmados com a Prefeitura de Umarizal.

“Em algum momento deixamos de receber os valores contratados nos empréstimos. Então fizemos contato com a prefeitura, que nos informou haver alguma coisa errada, pois a maioria dos beneficiados sequer era de servidores. Foi quando procuramos o Ministério Público”, afirmou. “Quero aqui reconhecer e parabenizar o MP pelo trabalho que foi feito”, acrescentou Cossiello.

Novas denúncias

Ainda nesta sexta-feira (7), o MPRN ofereceu novas denúncias contra suspeitos de participação no esquema. Foram acusados na nova denúncia: José Rogério de Souza Fonseca, Vilma Fernandes de Souza, Francisco Edivan de Oliveira, Josberto de Souza Oliveira, Abimael Thiago Bezerra de Melo, Bruno Ewerton Bezerra Leal, Marinaldo Amâncio da Silva Júnior e Ildeneide Pereira de Medeiros.

De acordo com a denúncia, os acusados teriam se associado para cometer crimes, inseriram declaração falsa em documento, fazendo uso de papéis falsificados, além de obterem para si ou para outros, vantagem ilícita, entre os meses de junho de 2012 e julho de 2013 em Umarizal.

Segundo a acusação, Josberto de Souza Oliveira e Abimael Thiago Bezerra Melo eram responsáveis pela captação de supostos servidores públicos e pelo recolhimento de assinaturas dos interessados nas propostas de empréstimos. Em seguida, a documentação era analisada por Marinaldo Amâncio da Silva Júnior, sócio oculto da empresa Nordeste Serviços Ltda, validada e repassada ao banco Gerados S.A. para a liberação do empréstimo.

Todas as informações necessárias para a consumação dos crimes eram também atestadas pelos respectivos secretários municipais da Prefeitura, Vilma Fernandes de Souza e Francisco Edivan de Oliveira que confirmavam o interesse dos servidores do Município de Umarizal.

O MPRN ainda aponta Bruno Ewerton Bezerra Leal como um dos mentores da associação criminosa. O acusado seria o planejador de toda a empreitada delituosa. Enquanto isso, Ildeneide Pereira de Medeiros, mulher de outro acusado, Josberto de Souza Oliveira, inseria as informações sobre os falsos servidores públicos em contra-cheques modelo.
Fonte: G1RN

[polícia] Apodiense é preso com comparsa após acusação de vários assaltos na cidade de Mossoró

Dois elementos armado com um simulacro de pistola, sendo um maior,identificado como Eudes de Carvalho de 24 anos, natural de Apodi e residente no Wilson Rosado em Mossoró e VTR dos Abolições. 

O fato foi registrado na noite de quinta feira 06 de agosto, onde os dois são acusados de praticarem um verdadeiro arrastão em Mossoró. 

Segundo a polícia as ações criminosas começaram no Conjunto Vingt Rosado, onde eles assaltaram uma família que estava na calçada de casa levando celulares e cordão de ouro e terminaram no Abolição III. 

Os policiais da "BIC ADM", de posse de informações sobre características dos acusados saíram em diligências  e se depararam com um menor que ao avistar a viatura tentou escapar mas foi alcançado após cair da moto Traxx Mobby vermelha e depois de uma pequena conversa o mesmo indicou a casa do outro comparsa, localizada no Conjunto Wilson Rosado. 

Lá a policia localizou todos os celulares tomado das vítimas que já se encontravam na delegacia para prestarem queixa e reconheceram os dois, no momento que chegavam à DP conduzidos pela PM. 

Eudes que já tem passagem pela polícia, por porte ilegal de arma, foi autuado por assalto e o menor liberado. A Policia recuperou vários celulares, cordão de ouro e apreendeu um simulacro de pistola.
Fonte: Fim da Linha

[política] MP estadual denuncia prefeito de Afonso Bezerra por manter lixão a céu aberto

Foto Afonso Bezerra News
O prefeito de Afonso Bezerra, Jackson de Santa Cruz Albuquerque Bezerra, é alvo de denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) à Justiça. O órgão argumenta que o gestor deixou de adotar providências determinadas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente (IDEMA) e continuava mantendo, no município, um lixão a céu aberto, decorrente da destinação final do lixo de forma inadequada e sem qualquer licença ambiental.

De acordo com o Ministério Público, a denúncia foi oferecida em desfavor do prefeito por omissão dolosa por ter deixado de adotar as providências cabíveis e determinadas pelo órgão ambiental competente, no caso o Idema, causando, dessa forma, poluição com danos à saúde humana e destruição da flora.

O gestor foi denunciado incurso nas penas previstas na Lei nº 9.605/1988, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O MPRN pede a condenação do prefeito Jackson de Santa Cruz por deixar de adotar medidas de precaução em caso de risco ambiental grave ou irreversível.

Ainda segundo a assessoria do MPRN, em março de 2012, policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA) constatou que o município de Afonso Bezerra vinha mantendo o depósito de lixo comum e hospitalar em terreno impróprio.

No mês seguinte, o Idema realizou vistoria também constatando que o poder público local não estava realizando a disposição final dos efluentes sanitários produzidos na cidade de forma ambientalmente adequada.

O Ministério Público salienta que o gestor foi notificado, tomou ciência e se comprometeu a fazer as adequações da área de destinação do lixo, de acordo com a orientação do órgão ambiental responsável, mas não cumpriu com as adequações, o que provocou em agosto de 2013 a autuação do município.

Ao MPRN, ouvido acerca dos fatos, o prefeito afirmou que a precária situação financeira do município impossibilitou a adoção das medidas necessárias para solucionar o problema.

DADOS
Segundo o MPRN, denúncia foi oferecida em desfavor do prefeito por omissão dolosa
Fonte: Gazeta do Oeste

[justiça] Desembargador do RN suspende curso de formação de PMs

O desembargador do TJRN Expedito Ferreira suspendeu os efeitos da setença que determinava a continuidade do concurso público para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Com isso, o Curso de Formação de Soldados, previsto para começar na próxima segunda-feira (10), está suspenso. A decisão tem como base um recurso do Ministério Público Estadual no processo que envolve os "824 convocados" do concurso realizado em 2005.

O MP questiona o concurso na Justiça com base na validade do certame, que seria até 21 de julho de 2010, e pede que seja impedida a convocação de qualquer candidato faltosos ou considerados inaptos para nova realização de Exame de Avaliação de Condicionamento Físico. O processo tramita na 4ª vara da Fazenda Pública. O pedido inicial do MP foi julgado improcedente e, em uma antecipação de tutela, o juiz da 4ª vara determinou a continuidade do certame, com a ordem para convocação de candidatos aprovados na 2ª e 3ª fases para inscrição no Curso de Formação de Soldados. O MP entrou um recurso de apelação que ainda não foi juulgado.

Em virtude da decisão, o Governo do Estado deu continuidade às fases do concurso e divulgou no dia 25 de julho a lista com o nome dos candidatos aptos a participarem do curso de formação.

Para pedir a suspensão do curso de formação de soldados, o Ministério Público alegou que o Estado teria um "despesa significativa" para a "a realização de curso de formação de concurso público com prazo expirado".

A decisão do desembargador Expedito Ferreira suspende a realização do Curso de Formação até que seja julgado o recurso de apelação interposto pelo Ministério Público na ação original que tramita na 4ª vara da Fazenda Pública.

[polícia] Jovem é socorrido para o Tarcísio Maia apresentando ferimento por arma de fogo na madrugada de hoje em Mossoró

Pedro Henrique Queiroz, 21 anos de idade, foi encontrado pela Policia Militar, na madrugada de hoje, 07 de agosto, com um disparo de arma de fogo nas costas. 

Ele foi encontrado próximo a transguichar no bairro Teimosos em Mossoró no Rio Grande do Norte. 

Segundo o Sgt Miguel, Pedro foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel e chegou desacordado.

Depois dos primeiros socorros, o jovem foi transferido pela equipe de uma Unidade com Suporte Avançado “Alfa” do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
Fonte: Ocêmera

[esporte] Vereador desiste de criar dia 'É gol da Alemanha': 'Não entenderam a proposta'

O vereador Jota Silva (PSB) repensou a criação do dia "É gol da Alemanha", em Campinas. O parlamentar anunciou que desistiu do projeto de lei, protocolado na segunda-feira, que tinha como objetivo lembrar a data da derrota brasileira por 7 a 1 e provocar uma reflexão sobre os rumos do esporte.

"O projeto virou polêmica mundial, repercutiu no mundo inteiro de forma positiva. Pode ter certeza que a Câmara de Campinas nunca teve um projeto com tanta visibilidade no mundo todo. Porém, infelizmente, muitos não entenderam o espírito da proposta. Alguns jornalistas publicaram apenas a emenda do projeto e colocaram as pessoas para dar opinião", afirmou Jota Silva na tribuna da Câmara Municipal.

Na justificativa apresentada no projeto de lei, o também radialista afirmou que a criação da data seria para que as autoridades e a população pudessem discutir sobre a situação do futebol, que vem sofrendo com problemas nos bastidores, como a corrupção.

Porém, explicou que muitos não entenderam o sentido da proposta e rechaçou qualquer tipo de ironia, apesar do título "É gol da Alemanha".

"A população entendeu de maneira errada, pois não tinha explicação exata do que se tratava. Vou voltar atrás atendendo aos que não compreenderam. Me sinto na obrigação de pedir à Mesa para arquivar este projeto", declarou o vereador, que já está em seu terceiro mandato.

[justiça] Noivo vê sua mulher sem maquiagem pela primeira vez e a processa por fraude

Um noivo está processando a sua nova esposa após vê-la sem maquiagem pela primeira vez. O caso ocorreu na Argélia. Na manhã após seu casamento, o homem acordou e disse ter ficado chocado ao ver o rosto natural da sua esposa.

No começo, ele nem sequer achou que a mulher deitada ao lado dele era sua esposa, acusando-a de ser uma ladra, antes de finalmente admitir que ela era, na verdade, a mesma mulher com quem se casara no dia anterior.

Agências locais informaram que o homem afirmou que sua esposa se parecia muito bonita e atraente antes do casamento, mas quando acordou de manhã e descobriu que ela tinha tirado a maquiagem de seu rosto, acabou se assustando.

Agora, o noivo está processando sua esposa por fraude e "sofrimento psicológico".

[política] Henrique Eduardo Alves recebe dez prefeitos potiguares em Brasília

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, reuniu-se nesta quinta-feira (6), em Brasília, com prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Norte. Eles pediram apoio para várias propostas dos municípios que tramitam no Turismo e em outras pastas, principalmente Esporte, Saúde e Agricultura.

Henrique Eduardo Alves propôs aos prefeitos que priorizem projetos de menor valor e maior alcance social, em função da escassez de recursos orçamentários, para ele conseguir atender o maior número possível de municípios. São projetos de urbanização, praças de eventos, acessos e pórticos, entre outros, que melhoram a qualidade de vida da população e atraem visitantes.

A maioria das prefeituras tem projetos na área de esportes como quadras, ginásios e estádios. O ministro também se comprometeu em lutar por essas obras junto ao colega do Esporte, Gerge Hilton. O prefeito Benes Leocádio adiantou que pretende inaugurar um estádio em Lajes durante a passagem da tocha olímpica em sua cidade em 2016.

O ministro informou que está sensibilizando o governo federal para ampliar o prazo para as obras de infraestrutura com recursos do Ministério do Turismo serem iniciadas. No último levantamento, prefeituras e governos de todo Brasil perderiam R$ 600 milhões por não terem começado os investimentos.

Além de Benes, participaram da reunião os prefeitos Dr. Erço, de Arêz; Sione Ferreira, de São José de Campestre; Nica Cavalcante, de Ruy Barbosa; Júnior Rocha, de Goianinha; Breno Queiroga, de Olho D`Água do Borges; Marcos Antônio de Oliveira, de Parazinho; Luiz Antônio, de Pedra Preta; Adriano Gomes, de Santana do Seridó; e Edilma Lima, de Pureza.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

[polícia] Jovem sofre tentativa de homicídio à bala em Apodi

Por volta das 18:40 horas de hoje (06) o jovem apodiense Bruno Felipe, sofreu uma tentativa de homicídio enquanto caminhava na rua.

Segundo informações de populares, ele trafegava pela Travessa Tiradentes, Bairro São Sebastião, próximo ao SESP da cidade, quando recebeu dois tiros de arma de fogo, sendo um no abdomen e outro na perna.

O SAMU foi acionado e conduziu o jovem para o hospital regional de Apodi. A polícia está realizando as buscas para tentar encontrar vestígios da autoria do crime.

Bruno tem 26 anos, é casado e trabalha como pintor.

A qualquer momento mais informações.

[política] “ O povo está frustrado e não acredita mais”, diz Laete Oliveira

Vereador Laete oliveira (PMN) fazendo uso da tribuna da Câmara Municipal nessa quinta-feira, 06, ressalta o parlamentar que o Brasil vive uma crise politica e econômica e que o povo não acredita mais no governo, sendo essa situação ocasionado pela falta de compromisso, cita o mesmo direitos consagrados na Constituição Federal que são desrespeitados pelos governantes, “ O povo não acredita mais no governo, o povo está descrente”, afirma o vereador, trazendo os dados da ultima pesquisa em que apenas 7% da população aprova o governo Dilma para corroborar com suas palavras iniciais.

O Vereador também traz outros dados sobre a avaliação da população com a política e a imprensa falada e escrita, afirmando que menos de 1% acredita nessas instituições.“Esse descrédito é resultado dos desvios e desmandos desse país” disse ele.

Laete disse que toda a população, não deixando de se exime, é responsável por essa situação, alertando o eleitor de que nas próximas eleições saibam escolher os governantes, votando em pessoas comprometidas, independente de cor, partido. Em Apodi a situação também é a mesma, o povo acreditou, mas não acredita mais, está pior para os estudantes, para a agricultura, para saúde, não está bom pra ninguém, para se conseguir alguma coisa é preciso ter um político, povo está cansado disso, era promessa de Flaviano atender a todos independente de partido, de cor, “Em Apodi, quem acreditou não acredita mais, ta pior, vivemos o pior momento da historia, pois só está bom pra meia dúzia de pessoas” finalizou o parlamentar.

[cotidiano] Foto de 'amamentação dupla' cria polêmica no Instagram

Uma popular fotógrafa que posta no Instagram imagens que mostram mulheres nos papéis conjuntos de mães e esposas foi banida do Instagram. 

Melissa Jean Wilbraham é conhecida por cliques em que mães nos dias seguintes ao parto. Uma foto em particular complicou a permanência da fotógrafa na rede social, que classificou as fotos dela como "impróprias". Foi esta:
A fotógrafa, que mora na Austrália, tem 18 mil seguidores.

"Foi como ser punida por celebrar o milagre da vida", reclamou Melissa ao "Daily Mail Australia".

Depois de grande pressão dos seguidores, a conta de Melissa foi restabelecida.

[polícia] Homem preso pela 4° vez em Baraúna por agredir e ameaçar mulher ficara preso do CDP de Apodi

Policiais Civis de Baraúna na região Oeste Potiguar, prenderam no final da tarde de quarta feira 05 de agosto, naquela cidade, Eliezo Matheus Tragino de 41 anos de idade, acusado de violência doméstica. 

Segundo o chefe de investigação Euzébio, esta é a quarta vez que sua equipe prende Eliezo e sempre pelo mesmo crime, agressão e ameaça à sua mulher. 

Ainda de acordo com Euzébio, desta vez o acusado passou dos limites, uma vez que ele não só agrediu fisicamente sua companheira, como também ameaçou de matá-la com um facão e uma espingarda de cartucho.

Após ser preso Eliezo Matheus, foi conduzido a DP local, e teve ficar custodiado naquela Delegacia até a manhã desta quinta feira, porque não havia vaga nas Cadeias Públicas da Região. 

Na manhã de hoje ele foi trazido até à Delegacia Regional em Mossoró, e apresentado ao Delegado Dênys Carvalho, que conseguiu uma vaga no CDP de Apodí. Eliezo será conduzido aquele Centro de Detenção nesta tarde.
Fonte: Fim da Linha

[polícia] Radialista é executado a bala dentro do estúdio da rádio no Ceará

O radialista Gleydson Carvalho foi executado a bala quando estava apresentando o programa Liberdade em Revista. O crime ocorreu agora por volta das 13 horas e 35 minutos de hoje 06 de agosto, quando dois elementos trajando blusa azul e outra blusa preta, ambos de calça comprida, trafegando em uma Honda Broz branca, invadiram os estúdios da rádio Liberdade FM e dispararam de três a quatro tiros no radialista. 

Informações extraoficiais dão conta que pelo menos um tiro havia atingindo a cabeça do radialista. Uma ambulância do município foi acionada para o local e ainda socorreu o radialista com vida ao HDMA. Infelizmente a vítima veio a óbito minutos depois de dá entrada no hospital. 

Informações de uma pessoa que não quis ser identificada dão conta que a dupla seria da cidade de Martinópolis. O radialista Enéias, amigo da vítima, afirma que o sinistro está ligado a crime de pistolagem. 

O Major Artunane Aguiar reuniu todo o aparato policial militar e está comandando pessoalmente as buscas à dupla que praticou o crime. O oficial disse que já entrou em contato como Comandante Geral da PM que de pronto determinou que equipes do Cotar e uma aeronave do Ciopare se deslocasse para Camocim para se embrenhar nas buscas. 

Ainda segundo o Major Artunane, recentemente o radialista Gleydson Carvalho havia sido ameaçado de morte via Face Book por um indivíduo que já está sendo procurado. 
Fonte: Camocim Policia 24 horas

[política] Vereador denuncia contratos e suposto nepotismo na Prefeitura de Apodi

Um dos vereadores que compõe a Câmara Municipal de Apodi, voltou a plenária de hoje (06), depois do recesso de um mês do poder legislativo, com algumas evidências de que a Prefeitura está fazendo contratos e alugueis de objetos supostamente ilícidos.

No seu depoimento o vereador Ângelo Suassuna (PP) relatou que fez uma denúncia no Ministério Público para averiguar a situação e que seja tomada providência quanto ao caso que o mesmo explanou.

Para se dirigir ao Ministério Público o vereador tomou como base algumas denúncias feitas contra a prefeitura de Tibau.

[saúde] Maternidade de Apodi ganha 30 colchões do Poder Judiciário

A gestão do atual presidente da APAMI, Castelo Torres, tem recebido bastante ajuda de órgãos públicos e pessoas em particulares, com o intuito de melhorar o atendimento a população que necessita dos serviços da Maternidade do município e agora foi vez do Poder Judiciário contribuir mais uma vez.

Através das Penas Pecuniárias, recurso que a justiça destina para entidades e órgãos que prestam serviços a sociedade, o Ministério Público, representado pelo Promotor Sílvio Brito e a Juíza Kátia Cristina, estiveram hoje pela manhã fazendo a entrega de 30 colchões ao custo de R$ 9.570,00.

O blog do jairgomes.com falou com a diretoria da APAMI que relatou a situação precária em que os colchões se encontravam, com a área externa rasgada e podendo contaminar os paciêntes.

"Com os novos colchões, a gente poderá fornecer um melhor serviço aos pacientes. Nós que compomos a maternidade agradecemos o Dr Sílvio Brito e a Dra Kátia Cristina pelo apoio que tem nos dado", falou Castelo Torres.

[segurança] Tentativa de fuga é abortada no Presídio Provisório de Caraúbas

Uma tentativa de fuga foi abortada nesta quarta-feira, dia 05 de agosto. O fato aconteceu no Presídio Provisório "Manoel Alves Pessoa Neto, em Caraúbas, na região oeste do estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações, os Agentes Penitenciários vinham escutando barulhos de escavação de broca no concreto que vinha da cela 2 no Pavilhão “A”.

O vice-diretor, André em contato com o Icém Caraúbas falou como aconteceu a tentativa de fuga. “E como nós tínhamos ouvido desde de ontem, a diretora Ivna Benevides e eu resolvemos entrar dentro do pavilhão e abordar logo pois, nossa preocupação era que esse buraco já estivesse bem avançado e não desse tempo de esperar até amanhã pra entrar e fazer a revista no pavilhão e achar o buraco”, afirmou André.

Logo após, a visita íntima encerrou e as mulheres dos presos saírem, a direção do Presidio juntamente com os Agentes Penitenciários retiraram todos os presos para o pátio e procuraram nas celas vestígios de escavações e depois que procuraram muito encontram o buraco que estava sendo feito pelos presos para efetuarem a fuga. A escavação estava sendo feito no teto da cela, ele usaram uma broca e fizeram furos um junto do outro e furam até atravessar a lajem.

Ao tentaram fugir foi abortada e a cela foi interditada para a recuperação do teto que foi danificada pelos detentos.
Fonte: Icém Caraúbas

[política] Deputado é detido na Assembleia em cela improvisada por não pagar pensão

Um deputado estadual do Tocantins está preso desde sexta-feira (31) em uma das salas da Assembleia Legislativa do Estado por discordar do valor da pensão alimentícia exigido pela ex-mulher. A ‘cela’ do deputado Mauro Carlesse (PTB-TO), que integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, tem TV, ar-condicionado e geladeira. Ele usa o chuveiro de um dos banheiros coletivos e é vigiado por um policial.

Mas, mesmo preso, conseguiu autorização da Justiça para participar normalmente das sessões legislativas, votando e discutindo projetos para o Estado. Separado há seis anos, Carlesse foi preso após discordar do valor da pensão. O processo corre em segredo de Justiça na 2ª Vara Cível da Comarca de Barueri, município da Grande São Paulo.
Fonte: Robson Pires

[política] Henrique esclarece que nome mencionado por delator da Lava Jato não é de seu assessor

Por meio da assessoria de comunicação do Ministério do Turismo, o ministro Henrique Eduardo Alves esclareceu que o laudo da Polícia Federal divulgado ontem (04) comprova que José Geraldo Moura da Fonseca Junior, portador do CPF 379.386.814-15, então assessor de Henrique na Câmara Federal, não tem qualquer relação com o José Geraldo Fonseca mencionado pelo delator da operação Lava-jato, Júlio Camargo.

A informação divulgada ontem pela PF é proveniente da quebra de sigilo bancário da empresa Piemonte, uma das duas utilizadas por Camargo para repassar propinas no esquema de corrupção na Petrobras, revelado pela Lava Jato.

Um documento enviado ao Visor Político pela assessoria do ministro confirma que o suposto envolvido é José Geraldo Fonseca, portador do CPF 207.247.488-49, e que, portanto, não é o José Geraldo Moura da Fonseca Júnior, assessor do hoje ministro Henrique Alves.

No laudo pericial da PF o nome de José Geraldo Fonseca aparece entre os que teriam recebido propina da empresa Piemonte, do lobista e delator da Lava Jato, Júlio Camargo. O beneficiário teria recebido, segundo consta na lista, propina no valor de R$ 767.500,00.
Fonte: Visor Político

[política] Vídeo mostra deputado Carlos Augusto sendo algemado em abordagem da PRF em Caicó

O episódio ocorrido em Caicó envolvendo o deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi esclarecido em sessão ordinária nesta quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa. Carlos Augusto Maia exibiu o vídeo em que é agredido pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal e apresentou dados da Polícia Civil que o inocentam da acusação de desacato à autoridade e ainda apontam que o parlamentar pode ter sido vítima de abuso de autoridade policial.

O parlamentar iniciou o pronunciamento dizendo que só agora pode provar o que está afirmando. “Minha indignação foi muito grande desde os primeiros momentos. Pelo que ocorreu e, também, por tudo o que foi sendo dito sobre este episódio. Fui duplamente desrespeitado, duplamente ultrajado”, disse o deputado.

Carlos Augusto Maia contou detalhes da abordagem policial e narrou ser vítima de acusações comentadas pela PRF e nas redes sociais. “Ora, quem iria acreditar que um político saindo de um ambiente festivo àquela hora da manhã estaria na sua razão enquanto policiais de trânsito estariam errados? Ainda mais no período em que vivemos? Mas eu fui injustiçado”, comentou.

O vídeo de quase 20 minutos exibido em plenário mostra a atuação dos policiais e a reação do deputado que foi levado ao chão pelos agentes, agredido e algemado.

“A sociedade pode fazer o julgamento diante das imagens. Fui agredido e humilhado. Eles tentaram de todas as formas retirar minha razão e eu me mantive calmo. Apenas após as agressões é que me identifiquei como deputado. Não estava cometendo crime algum. Falei que era advogado, que era um jovem honesto, que era deputado estadual”, falou emocionado.

Segundo o parlamentar, após análise dos autos e conflitos de provas, o delegado regional de Caicó, responsável pelo caso apresentou relatório à Assembleia Legislativa. “O excelentíssimo deputado estadual se prontificou, de livre e espontânea vontade, a prestar declarações o que, por si só, demonstra seu desprendimento republicano à autoridade de sua função, agindo como um verdadeiro cidadão merecedor de grande respeito social”, relatou no processo o delegado da Polícia Civil Helder Carvalhal de Almeida baseado no conceito jurídico de foro privilegiado, em que o parlamentar pode não prestar esclarecimentos à autoridade policial estadual.

Carlos Augusto Maia disse ainda que vai continuar na luta por mais segurança, por mais atuação firme do policiamento ostensivo, mas repudia os excessos e abusos. “Não vamos nos calar ou tolerar que os nossos direitos fundamentais – inclusive à integridade física e à vida – sejam violados. O que faz uma pessoa estar dentro da lei não é o que ela veste ou o brasão que ela ostenta. É a sua conduta. É a forma como procede e se comporta. É o fato de cumprir o seu dever funcional e o seu compromisso com a sociedade a quem deve servir”, destaca.

O parlamentar finalizou seu pronunciamento dizendo que encerra o assunto na esfera política, mas que irá buscar juridicamente reparação judicial. “Faço isso não só por mim, mas por todos aqueles que passam pelo que eu passei e não têm a oportunidade que eu estou de falar nesta Tribuna”. Os deputados estaduais apartearam o deputado prestando solidariedade ao colega parlamentar.

Confira vídeo que resultou na prisão do deputado:

Fonte: Portal no Ar

[polícia] Mulher é morta a tiros em Mossoró; ex-marido é principal suspeito

Uma mulher foi assassinada a tiros dentro de um condomínio fechado da cidade de Mossoró, município da região Oeste do Rio Grande do Norte na tarde desta quarta-feira (5). De acordo com a Polícia Militar, o principal suspeito do crime é o ex-marido da vítima.

A mulher, que foi identificada como Elaine Kledna Bezerra do Nascimento, era moradora do condomínio de casas localizado no bairro das Malvinas. De acordo com moradores,  o ex-marido da vítima teria disparado contra a mulher após uma discussão. Ele fugiu em uma moto, modelo 'Biz', de cor vermelha.

A PM isolou o local e o  Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi chamado para realizar a perícia. De acordo com o Itep, este é o 96º homicídio registrado na cidade de Mossoró em 2015.
Fonte: G1RN

[política] 71% reprovam governo Dilma, essa é a pior reprovação da história da pesquisa, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (6) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" indica os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

- Ótimo/bom: 8%
- Regular: 20%
- Ruim/péssimo: 71%
- Não sabe: 1%

Segundo a "Folha", no histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do Datafolha, a atual taxa de reprovação da presidente da República (65%) é a pior da história da pesquisa, superando os 68% de "ruim" e "péssimo" registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992.

Na véspera de ser afastado da Presidência, em 1992, Collor tinha 9% de aprovação, conforme o Datafolha. Essa era a pior taxa apurada em toda a série de pesquisas nacionais do instituto.
No levantamento anterior, de 20 de junho, o Datafolha indicou os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo Dilma: Ótimo/bom: 10%; Regular: 24%; Ruim/péssimo: 65%; e Não sabe: 1%.

O levantamento foi realizado pelo Datafolha com 3.358 pessoas de 201 municípios do país entre os dias 4 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

[segurança] Sistema de vídeo monitoramento de Apodi volta a funcionar

A CDL informou através do seu presidente Marcio Valdevino que o sistema de vídeo monitoramento de Apodi, voltou a funcionar desde a noite do dia 03, e que o problema na placa do computador que controla o sistema foi solucionado.

O gerente do escritório local da CDL, Chagas Costa entrou em contato com nossa reportagem afirmando que a empresa onde foi comprado o equipamento fez a troca da placa, pois a mesma estava na garantia e imediatamente a CDL acionou a mesma para fazer reposição.

“Já está tudo dentro de sua normalidade, no entanto entendemos que alguns setores têm que chegar junto com a manutenção, porque a companhia não pode arcar com essa responsabilidade”, afirmou Chagas Costa.
Fonte: Josenias Freitas

[polícia] Jovem mata namorada como prova de amor para a ex e joga corpo na rua

Natanael de Oliveira, de 19 anos, matou e depois abandonou o corpo da namorada Érica Oliveira Fernandes, de 14 anos, dentro de um tambor na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo (SP). De acordo com a reportagem, o pai do rapaz teve a prisão preventiva decretada e está foragido depois de ter ficado comprovado a sua participação no crime que aconteceu em 2014.

Segundo o pai da garota, ela teria fugido de casa para ir a um baile funk com o namorado, com quem mantinha relacionamento há um mês.

Para não ser descoberta pelos pais, Érica deixou um boneco de pano sobre a cama. O corpo da jovem foi localizado com marcas de tiros dentro de um tambor.

Câmeras de vigilância flagraram o suspeito empurrando uma bicicleta de carga que levava um tambor igual ao que a vítima foi encontrada morta.

A ex-namorada de Natanael teria confessado, em depoimento, que pediu para o jovem matar a rival. Ela também tem 14 anos e cumpre pena na Fundação Casa.

[política] Prefeito do RN é denunciado por violência doméstica

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Procurador-Geral de Justiça Adjunto (PGJA), Jovino Pereira Sobrinho, denunciou o prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira de Araújo, ao Tribunal de Justiça do Estado (TJRN). O MPRN pede que o gestor seja condenado por ter praticado violência doméstica e familiar contra a ex-esposa. O ato é tipificado pela Lei Maria da Penha.

Consta no procedimento investigatório instaurado pelo Parquet que, no dia 02 de março, o denunciado foi até a residência da ex-companheira para pagar a pensão alimentícia dos filhos e foi iniciada uma discussão porque o valor estaria abaixo do acordado entre ambos.

Após a discussão se seguiram as agressões de Aníbal Pereira, que desferiu socos e arranhões na ex-mulher. A violência física causou esquimoses na face e nas regiões nasal e labial, escoriações no braço e polegar direito, além de ferimentos no antebraço, conforme foi atestado por um laudo médico.

Assim, o prefeito incorreu em delito previsto no art. 129, inciso 9º, do Código Penal, culminado com o art.61, inciso II, alínea “a”, do Código Penal e art. 7º, inciso I, da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006).
Fonte: Portal no Ar

[publicidade] Cursinho AprovApodi realizará aulão para concurseiros neste sábado


[polícia] Polícia Civil recupera moto roubada em Governador Dix Sept Rosado.

A Equipe de Polícia Civil de Baraúna/Governador Dix Sept Rosado recupera moto roubada na tarde de ontem, 04 de agosto, por volta das 17h30min, na zona rural da cidade. A motocicleta foi abandonada em um sítio após o Rio da cidade próximo a igreja católica. 

Os policiais receberam a informação de uma motocicleta que estava sendo desmontada e foram até o local para verificar a denúncia, ao chegarem no local os policiais não encontraram os elementos, tendo encontrado só a motocicleta de placa NNM-9990 de Mossoró. 

O proprietário da moto deve procurar a delegacia de Baraúna no decorrer da semana ou a DP de Governador Dix Sept Rosado na próxima terça-feira para receber a motocicleta. 

OBS: A motocicleta já foi roubada duas vezes entre os anos de 2014 e 2015.
Fonte: Ocâmera

[cotidiano] Governo do RN convoca 809 professores e especialistas efetivos

O Diário Oficial do Estado publicou na manhã desta quarta-feira (5) a convocação e nomeação de 809 professores e especialistas efetivos em educação para a rede de ensino estadual. Os profissionais aprovados fazem parte do concurso público realizado em 2011 e serão nomeados por ordem de classificação.

No dia 30 de julho, o governo do Rio Grande do Norte já havia convocado 167 professores temporários para ocupar as vagas de educadores que por algum motivo tenham se afastado da sala aula, como, por exemplo, licenças médicas, mudança de função ou necessidades do quadro.

Além disso, outros 52 já haviam sido nomeados para cargos efetivos em substituição aos postos não preenchidos pelo último chamamento. 

A convocação é respaldada pela própria Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite este tipo de contratação para reposição de quadros em diversos casos.

“Com essa convocação nós estamos reafirmando o compromisso da nossa gestão com a educação, com o ensino e com a aprendizagem. Fomos sensíveis às necessidades dos alunos e das escolas porque entendemos que esse é o caminho principal para formação dos cidadãos potiguares”, afirmou o governador.
Fonte: G1RN