logo

sábado, 28 de maio de 2016

[segurança] Dois bancos e agência do Correios são arrombados em uma hora na PB

Duas agências bancárias e uma dos Correios e Telégrafos foram explodidas e menos de uma hora na Paraíba, na madrugada deste sábado (28). Os ataques aconteceram nas cidades de Sumé, no Cariri paraibano, e Jericó, no Sertão do Estado. Em uma das ações um caminhoneiro foi rendido pelos suspeitos. Na outra, a polícia encontrou um veículo abandonado.

O primeiro ataque aconteceu na cidade de Sumé, no Cariri paraibano, por volta de 2h40. Segundo a Polícia Militar, um grupo de 15 homens chegou na cidade em uma caminhoneta preta e um carro branco, com armas de grosso calibre.

Os homens interceptaram um caminhão que passava pela rodovia federal BR-412 e mantiveram o motorista como refém.

O grupo foi até a agência do Banco do Brasil, no Centro de Sumé, e realizou uma explosão no compartimento do cofre. Entretanto, a Polícia Militar não confirmou se a explosão foi suficiente para abrir o dispositivo de segurança. Depois do ataque os homens fugiram em direção a cidade de Serra Branca, pela BR-412 e espalharam grampos pelo caminho.

Já na cidade de Jericó, no Sertão paraibano, outro grupo formado por cerca de 15 homens explodiram uma agência dos Correios e Telégrafos e ainda um caixa eletrônico do Banco Bradesco, por volta das 3h30. Segundo a Polícia Militar as duas ações duraram cerca de 30 minutos. Enquanto uma parte do grupo realizava explosões, outra atirava para o alto, causando pânico na cidade. No momento do ataque havia dois policiais no destacamento militar, que ficaram sem ter como sair do local.

A Polícia Militar acredita que os homens não tiveram êxito na ação contra o caixa eletrônico do Banco Bradesco, pois o terminal de autoatendimento não havia sido abastecido ao longo deste semana. Depois da ação o grupo fugiu espalhando grampos pelo caminho. Pelas ruas da cidade foram encontradas cápsulas de munições de pistolas de calibre restrito e fuzis. Horas após a fuga, um veículo Polo, que teria sido usado pelo grupo, foi encontrado abandonado. Até 9h ninguém foi preso.


[política] Moro compara combate à corrupção internacional a filmes de faroeste

O juiz federal Sérgio Moro, em participação em uma conferência internacional em João Pessoa na manhã deste sábado (28), comparou as barreiras encontradas no combate à corrupção globalizada à caça do xerife nos filmes de faroeste.

“Nos filmes antigos de faroeste norte-americano, o xerife perseguia uma espécie de criminoso e, na fronteira, o criminoso atravessava aquele rio bravo. De repente, fim. Fim da possibilidade de qualquer captura ou de que a justiça prevalecesse. Embora seja uma figura cinematográfica, é algo que ilustra uma barreira que a justiça tem que vencer em relação à criminalidade”.

O juiz federal explicou ainda em sua participação que "se o crime se globaliza, a justiça precisa acompanhar esse desenvolvimento para que a possa prevalecer”. Na conferência internacional, Sérgio Moro abordou os acordos feitos entre Brasil e Suíça para que a operação Lava Jato avançasse.


[segurança] ‘Facções do RN são desorganizadas e fracas’, diz secretário de Segurança

G1/RN – O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, general Ronaldo Lundgren, se pronunciou na manhã deste sábado (28) sobre uma foto de sete armas de fogo que vem circulando nas redes sociais. A imagem foi atribuída ao conflito ocorrido na noite desta sexta-feira (27) na ‘Favela do Japão’, como é mais conhecida a comunidade Novo Horizonte, no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal. Na ocasião, um homem foi morto. Para o secretário, “a foto é uma propaganda interna de uma facção criminosa que não tem efeito nenhum de intimidação”.

Ainda de acordo com o secretário, que enviou as declarações ao G1 por meio de sua assessoria de comunicação, “as facções que atuam no estado são grupos desorganizados e fracos, e que de forma nenhuma as forças policiais do estado mudarão a forma de agir”. A ordem, ainda de acordo Lundgren, “é ir pra cima”.


[saúde] Cuidado! Estresse pode desencadear uma série de doenças

O estresse sem interrupção pode se tornar um problema. É o que acontece quando alguém sofre todos os dias nas mãos de um chefe autoritário. Ou, então, quando a pessoa que cuida de um parente doente se sente sobrecarregada de responsabilidades e ainda vive com medo de perder o ente querido. Essa pressão constante acaba propiciando o aparecimento de inúmeras doenças:
Hipertensão
O coração acelera o ritmo. Em altas doses, e por um longo período, a adrenalina aumenta a pressão arterial de maneira irreversível.
Insônia
Costuma ser o primeiro sinal. O cortisol, hormônio que deixa a pessoa alerta, é produzido em excesso, impedindo um sono tranquilo.
Transtornos mentais
Ansiedade, depressão, síndrome do pânico e até esquizofrenia. Se houver uma tendência ao desenvolvimento de algum distúrbio psiquiátrico, o estresse crônico pode ser o gatilho que irá dispará-lo.
Problemas gástricos
O estresse leva a gastrite, úlcera, refluxo, diarreias e colites, entre outras complicações digestivas.
Queda do sistema imunológico
A baixa imunidade acaba facilitando o aparecimento de infecções, como cistite e pneumonia. Quem tem predisposição a doenças autoimunes, como a psoríase, que afeta a pele, fica ainda mais suscetível ao estresse prolongado.

[economia] RN é um dos Estados do Brasil menos endividados

endividados
Asfixiados pelo encolhimento da economia e da arrecadação de impostos, os estados sofrem mais diretamente que o governo federal o impacto da crise orçamentária. Enquanto a União consegue se endividar no mercado financeiro e postergar as medidas mais amargas de ajuste, os governos estaduais dispõem de poucas opções para equilibrar suas contas – além de elevar tributos e atrasar pagamentos quando falta dinheiro em caixa.

Levantamento feito pela Folha aponta que praticamente todos os governadores enfrentam hoje algum tipo de fragilidade fiscal, seja queda de receita, contas no vermelho, endividamento ou gastos com pessoal em excesso. Observando o gráfico abaixo é possível perceber que o Rio Grand do Norte tem o segundo menor índice de endividamento.

[polícia] Suspeito de envolvimento em caso de estupro coletivo é detido no Rio

Um homem foi detido na manhã deste sábado (28) durante uma operação da Polícia Militar por ser suspeito de ter envolvimento no episódio onde uma jovem de 16 anos denunciou ter sido vítima de um estupro coletivo. Desde às 7h, a ação acontecia na comunidade São José Operário, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio.

De acordo com a PM, a operação tem como objetivo checar uma denúncia sobre o envolvimento do homem no episódio de abuso sexual que teria sido cometido por 33 homens. O suspeito foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Além disso, os 70 policiais que participam da operação apreenderam drogas e dois carros roubados.
Fonte: G1

[concursos] Após cancelar concurso, IBGE comunica reembolso do valor da inscrição

Após ter cancelado o concurso com 1.409 vagas temporárias para atuação no Censo Agropecuário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, em publicação na página da Fundação Cesgranrio, que vai ressarcir os valores pagos das inscrições aos candidatos que se cadastraram para participar do certame.

Para solicitar a devolução dos valores, o candidato deve ir pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil durante o período de 1º a 14 de junho, munido de identidade e CPF originais.

A seleção foi cancelada em razão de um corte de Orçamento, junto a outras 80 mil vagas autorizadas para o Censo Agropecuário. Previsto no Projeto de Lei Orçamentária, o valor da pesquisa era R$ 330,8 milhões, mas teve que ser reduzido a R$ 266,856 milhões.

[cotidiano] Caixa Econômica Federal estuda fechar 15 agências em todo o país

fachada-caixa-economica-federal-07222010-01-original
O novo comando da Caixa Econômica Federal estuda fechar as agências deficitárias, ou seja, aquelas que operam no vermelho. No entanto, segundo o jornal “O Estado de São Paulo”, apesar de centenas darem prejuízo, a vice-presidência recomendou o fechamento de apenas 15.

Segundo a reportagem, direção avalia que a estrutura atual não é mais necessária, devido aos novos hábitos dos correntistas, como uso maior de serviços pelo computador ou pelo smartphone.

[cotidiano] Reunião discutirá potencialidades turísticas em cavernas do RN

Parque de Furna Feia encabeça projetos com grande potencial no RN
O Governo do Estado realiza na segunda-feira (30), às 11h, no Auditório do Gabinete Civil, reunião com prefeitos de diferentes municípios para discutir as potencialidades turísticas em cavernas no Rio Grande do Norte.

A reunião contará com a presença do Analista Ambiental, Diego de Medeiros Bento, Chefe da Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que trará um mapeamento das cavidades com potencial turístico.

Será apresentado ainda um projeto para que o Parque Nacional Furna Feia, localizado em Mossoró e Baraúna, entre em operação, com regulamentação das visitas, e possa fazer parte dos roteiros de ecoturismo de aventura do país.

A apresentação ficará a cargo do Leonardo Brasil, chefe do Parque. Criado em 2012, o Furna Feia, é o maior parque nacional de cavernas do Brasil e representa um dos maiores biomas remanescentes da caatinga, com grande importância no cenário espeleológico brasileiro.

“Dentro do projeto do governador Robinson Faria de interiorização do turismo, Furna Feia tem grande potencial turístico para o nosso Estado e será mais um atrativo, como também o Geoparque do Seridó”, destacou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, ressaltou a importância de proteção do Parque. “É fundamental que o Estado participe dessa força-tarefa para tornar possível a visitação turística do parque, garantindo a preservação da unidade de conservação”, afirmou.

Devem estar presentes na reunião, representantes das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Idema e Emprotur, além dos titulares de pastas dos municípios de Apodi, Baraúna, Felipe Guerra, Governador DixSept Rosado, Martins e Mossoró.
Fonte: Omossoroense

[economia] TCU indica que funções e cargos em comissão custam R$ 3,5 bi ao mês

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) indica que a administração pública federal gasta R$ 3,471 bilhões por mês com funções de confiança e cargos comissionados. Desse montante, R$ 2,816 bilhões vão para funções e R$ 655,9 mil para cargos comissionados.

As funções de confiança só podem ser exercidas por servidores, enquanto os cargos comissionados são de livre provimento. O levantamento foi feito pela Secretaria de Fiscalização de Pessoal do TCU e abrangeu 278 órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo estatais, autarquias e fundações.

O levantamento do TCU revelou que, da força de trabalho nos órgãos onde ocorreu o levantamento, 25,51% ocupam função de confiança. A proporção dos comissionados, ou seja, que não precisam ser servidores efetivos, é menor, de 5,42%.

Sem vínculo

Segundo o relatório, o Legislativo tem a maior proporção de servidores investidos em cargos comissionados sem vínculo com a administração pública: 97,3%. O poder que mais usa o próprio quadro para ocupar os cargos comissionados é o Judiciário, com proporção de 82,99%. Em seguida vêm o Ministério Público da União, com 65,82%, e o Executivo, com 64,45%.

Com relação às funções, o Legislativo tem a totalidade exercida por pessoal do próprio quadro. O Judiciário é o poder que mais tem servidores de outros órgãos em funções de confiança: 10,44%.

O relatório do TCU destacou que “ o percentual de cedidos titulares de funções comissionadas é baixo, apontando a valorização dos servidores do quadro próprio das organizações”. De acordo com o TCU, as informações do levantamento serão usadas no planejamento de futuros trabalhos na área.

[cotidiano] Bolsa Família perdeu R$ 2,6 bilhões com fraudes

alx_bolsa-familia-recife_original
Daria para fazer quase 30 000 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Somente entre 2013 e 2014, pelo menos 2,6 bilhões de reais do total da verba reservada ao Bolsa Família foram parar no bolso de quem não precisava. A informação é resultado do maior pente-fino já realizado desde o início do programa do governo federal, em 2003.

Feito pelo Ministério Público Federal a partir do cruzamento de dados do antigo Ministério do Desenvolvimento Social com informações de órgãos como Receita Federal, Tribunais de Contas e Tribunal Superior Eleitoral, o exame detectou mais de 1 milhão de casos de fraude em todos os estados brasileiros. O Bolsa Família, um valor mensal a partir de 77 reais por pessoa, é destinado exclusivamente a brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. A varredura mostrou, no entanto, que entre os que receberam indevidamente o auxílio no período estão funcionários públicos, mortos e até doadores de campanha (veja o quadro na pág. ao lado).

Só de funcionários públicos foram 585 000 os beneficiários ilegais. Em todos os casos, os contemplados ganhavam ao menos um salário mínimo (piso da categoria) e, segundo apurou o estudo, pertenciam a famílias com renda per capita acima de 154 reais – situação que os impediria de receber o benefício. O fato de esses funcionários serem majoritariamente servidores municipais reforça a tese do Ministério Público de que esse tipo de fraude não dispõe de um comando centralizado. “Nasce daquele microcosmo do município em que o cadastrador conhece quem está sendo habilitado e não tem interesse em realizar uma fiscalização correta sobre suas condições de pobreza”, afirma a procuradora Renata Ribeiro Baptista, que coordenou a pesquisa.

Os doadores de campanha ocupam lugar de destaque no ranking das categorias de fraudadores identificadas no estudo. O Ministério Público encontrou 90 000 beneficiários do programa que, em 2014, doaram a políticos ou partidos valores iguais ou superiores aos recebidos do programa naquele ano e casos de grupos de dez ou mais beneficiários que transferiram verbas para um mesmo candidato.

O levantamento achou ainda beneficiários sem CPF ou com mais de um CPF, além de 318 000 beneficiários que eram donos de empresas. Abrir uma empresa não significa necessariamente que alguém seja um sujeito de posses (o processo para constituir uma firma pode custar pouco mais de 200 reais), mas o Ministério Público acredita que poucos dos contemplados nessa situação conseguirão provar que vivem abaixo da linha da pobreza.

Os 2,6 bilhões desviados correspondem a 4,5% do total investido no programa no período e estão abaixo da média internacional, apontada pelo Banco Mundial, de 10% de desvios em programas sociais. Para a procuradora Renata Baptista, porém, a estimativa do MPF é “conservadora”. Segundo ela, muitas fraudes ficaram de fora do levantamento. “Apenas servidores com quatro ou menos familiares entraram no estudo.” O prejuízo ainda vai aumentar.

[polícia] Homens incendeiam trator e dois caminhões da Prefeitura de Santa Cruz

Três veículos do patrimônio público de Santa Cruz foram incendiados na noite de ontem. O crime aconteceu dentro do Centro da Juventude João de Dula, prédio que funciona o Serviço de Convivência do município.

Foram incendiados um trator, um caminhão coletor de resíduos sólidos e um caminhão-pipa. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, os veículos estavam em perfeitas condições de funcionamento e o prejuízo da Prefeitura de Santa Cruz é de cerca de R$ 250 mil.


sexta-feira, 27 de maio de 2016

[política] 'Para nós, foi a melhor obra que Pinheiro já fez', diz mototaxista

Os mototaxistas, localizados no município de Apodi, enaltecem o trabalho conquistado na gestão do ex-prefeito Pinheiro Bezerra dizendo: 'Para nós, foi a melhor obra que Pinheiro já fez'.

A afirmação é feita por quem frequenta o centro da cidade de Apodi. "Antigamente a gente não tinha aonde ficar, era perdido, mais na gestão de Pinheiro ele fez duas paradas muito boas, a da Praça da ACDA e a do Bar Leão", enfatizam.

De acordo com o ex-secretário de Obras da gestão de Pinheiro, o empresário Célio Martins, as paradas foram inauguradas em 2006, há 10 anos. "Priorizamos a qualidade e fizemos duas obras que, até hoje, serve muito bem a quem necessita daquele local", afirma.

A parada da praça Robinson Lopes, também conhecida como praça da ACDA, possui capacidade para abrigar até 10 mototaxista. Já o abrigo de passageiros do Bar Leão permite agregar mais de 20 pessoas.

[cotidiano] Segunda fase do XIX Exame de Ordem acontece neste domingo (29)

A Ordem dos Advogados do Brasil aplicará no próximo domingo (29) as provas da segunda fase (prático-profissional) do XIX Exame de Ordem Unificado em todo o país. No Rio Grande Norte, a OAB/RN recebeu 1.886 inscrições e a prova será aplicada na Universidade Potiguar (Natal – Av. Engenheiro Roberto Freire-2184-Capim Macio; Mossoró – Colégio Diocesano Santa Luzia) a partir das 13h. Estão aptos 763 candidatos, sendo 97 aprovados na primeira fase em Mossoró e 476 em Natal, bem como 190 candidatos que solicitaram reaproveitamento do XVIII Exame de Ordem.

Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados às 22h do domingo (29) e o resultado preliminar sairá na data provável de 21 de junho de 2016. Os candidatos devem conferir o local no cartão de informação, que está disponível na página de acompanhamento da Fundação Getúlio Vargas. No cartão constam locais de provas, estabelecimento, sala e endereço que deverão comparecer na data do Exame. Para fazer a prova, os examinandos deverão levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, bem como documento de identidade original com foto.

[política] Henrique sobre declaração de delator: “absurda, mentirosa, irresponsável e cretina”

O ministro do Turismo, Henrique Alves, tratou de usar seu perfil no Twitter para desqualificar as declarações do ex-deputado Pedro Correia.

Sobre a delação de Pedro Corrêa publicada na Veja, reforço que a citação é absurda, mentirosa, irresponsável e cretina.
Nunca tratei desses assuntos com esse delator ou com quem quer que seja, em qualquer tempo ou lugar.

[política] Após estupro coletivo Temer anuncia departamento na PF para combater crimes contra mulher

O presidente interino, Michel Temer, divulgou hoje (27) nota de repúdio ao estupro de uma jovem de 16 anos, no último fim de semana, no morro São José Operário, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com o relato da jovem à polícia, ela teria sido violentada por 33 homens. Na mesma nota, Temer diz que irá criar um departamento na Polícia Federal para investigar crimes contra a mulher.

“É um absurdo que, em pleno século 21, tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse”, avaliou Temer. O comunicado destaca que o Ministério da Justiça e Cidadania convocou uma reunião para a próxima terça-feira (31) com secretários de segurança pública de todo o país em uma tentativa de combater a violência contra mulheres.

Ainda segundo Temer, será criado um departamento na Polícia Federal – semelhante à Delegacia da Mulher da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – para agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país. Quando atuou como secretário de Segurança do governo de São Paulo, Michel Temer instituiu a primeira Delegacia da Mulher no Brasil.

“Nosso governo está mobilizado, juntamente à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para apurar as responsabilidades e punir com rigor os autores do estupro e da divulgação do ato criminoso nas redes sociais”, concluiu o presidente interino.

Mais cedo, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, divulgou nota de repúdio ao estupro. No comunicado, o ministro afirma repudiar veementemente o que chamou de crime hediondo praticado contra a adolescente. O estupro, na avaliação de Moraes, representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido.
Fonte: Agencia Brasil

[educação] Inscrições para o ProUni do segundo semestre começam dia 7 de junho

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2016 começam no dia 7 de junho. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do ProUni, até as 23h59 do dia 10 de junho, no horário de Brasília. Pelo ProUni, os estudantes concorrem a uma bolsa de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior.

Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior, que tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e que não tenha nota 0 na redação.

O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição.

Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de junho e a segunda chamada, no dia 27 do mesmo mês. O prazo para quem não foi selecionado manifestar  interesse de entrar para a lista de espera vai do dia 8 ao dia 11 de julho.

O edital com as regras do ProUni foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (27).

[cotidiano] Resolução estabelece sistema de placas de veículos no padrão Mercosul

A Resolução que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum nº 33/14 foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na edição desta sexta-feira, 27, do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o texto, o documento estabelece o novo modelo de placas para veículos, onde após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul.

As placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos.

A Resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.
Fonte: Defato

[polícia] Jovem que agia na região de Caraúbas é detido pela Policia Militar de Mossoró

Uma guarnição da Polícia Militar,  sob o comando do Cabo Gomes, prendeu na manhã desta  sexta-feira (27), um jovem identificando como Alex arruda, conhecido como "Alex Caboquinho", que estava em atitude suspeita no Bar de João Bezerra, no Redenção, em Mossoró, na Rregião Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

A polícia foi ao local, após receber informação. Quando interceptado o acuado forneceu nome falso e apresentou uma cédula de identidade adulterada. Os policiais fizeram pesquisa nominal e depois de alguns minutos descobriram, que o homem era de alta periculosidade e agia na região de Caraúbas.

Diante das circunstâncias, Alex Caboquinho recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia e foi apresentado ao delegado plantonista.
Fonte: Icém Caraúbas

[justiça] Presidente do STF extingue tramitação oculta de processos


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, assinou a Resolução 579/2016, por meio da qual fica “vedada a classificação de quaisquer pedidos e feitos novos ou já em tramitação no Tribunal como ‘ocultos'”.

A resolução, que tem a data de quarta-feira (25), ainda precisa ser publicada no Diário de Justiça. A informação foi publicada hoje (27) no site do STF. Os processos ocultos são aqueles que não ficam disponíveis para consulta no sistema do tribunal. A resolução assinada altera um outra de 2007 sobre documentos e processos de natureza sigilosa no âmbito do STF.

Na nova resolução, o ministro considerou que a medida atende a pontos como o princípio da publicidade, o direito de acesso à informação, a Lei de Acesso à Informação e “a necessidade de melhor disciplinar a classificação e tramitação do crescente número de documentos e feitos de natureza sigilosa” que ingressam na Corte, entre outros aspectos.

[polícia] Homem é executado a tiros dentro de carro de frete na Zona Oeste de Natal

G1RN - Um homem foi assassinado a tiros na manhã desta sexta-feira (27) no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Francisco Gonçalo de Macedo Júnior, de 21 anos, estava dentro de um carro de frete quando foi baleado. Segundo a PM, ele trabalhava em uma granja na cidade de Macaíba, região Metropolitana da capital potiguar. Um outro homem que também estava no carro foi ferido, mas fugiu. 

Segundo o tenente Eduardo Roberto, do 9º Batalhão da PM, o crime aconteceu por volta das 10h30 na rua Manoel Machado, que é pararela à 14ª Delegacia de Polícia. "Os criminosos se aproximaram em uma motocicleta e atiraram. O homem foi atingido por mais de dez tiros", disse o tenente.

A polícia faz buscas, mas até o momento ninguém foi preso. Ainda não se sabe a motivação do crime.

[política] PT tinha 10 mil cargos comissionados no governo

O GLOBO publicou no início deste mês, no entanto, que filiados ao PT ocupavam cerca de 10% dos cargos comissionados apenas do governo de Dilma Rousseff.

Estimativa feita pelo Núcleo de Dados do GLOBO apontou que havia, até o afastamento de Dilma, em torno de 10 mil petistas entre os 107.121 funcionários que ocupam cargos comissionados apenas no Executivo federal.

Parte desses cargos deve entrar na partilha feita pela equipe do presidente interino, Michel Temer, para partidos aliados a seu governo.

O objetivo do levantamento do TCU “foi identificar e avaliar riscos relativos à escolha e à investidura em funções de confiança e cargos em comissão, assim como dar transparência acerca dos quantitativos, atribuições, requisitos de acesso e outras informações relevantes a esses cargos e funções”, diz o documento, cuja relatoria é do ministro Vital do Rêgo.

[política] Ministro da Justiça diz que estupro é a maior violência à dignidade da mulher

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, divulgou hoje (27) nota de repúdio ao estupro de uma adolescente de 16 anos, no último fim de semana, no Morro São José Operário, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A menina contou à polícia que foi estuprada por mais de 30 homens.

Na nota, o ministro afirma repudiar veementemente o que chamou de crime hediondo praticado contra a adolescente. O estupro, na avaliação de Moraes, representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido.

De acordo com o ministério, foi agendada para a próxima terça-feira (31) uma reunião com secretários de segurança de todo o país para discutir o tema violência contra a mulher. O comunicado destaca ainda que a pasta está à disposição da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro para auxiliar nas investigações.

[segurança] Temer anuncia departamento na PF para combater crimes contra mulher

O presidente interino, Michel Temer, divulgou hoje (27) nota de repúdio ao estupro de uma jovem de 16 anos, no último fim de semana, no morro São José Operário, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com o relato da jovem à polícia, ela teria sido violentada por 33 homens. Na mesma nota, Temer diz que irá criar um departamento na Polícia Federal para investigar crimes contra a mulher.

“É um absurdo que, em pleno século 21, tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse”, avaliou Temer. O comunicado destaca que o Ministério da Justiça e Cidadania convocou uma reunião para a próxima terça-feira (31) com secretários de segurança pública de todo o país em uma tentativa de combater a violência contra mulheres.

Ainda segundo Temer, será criado um departamento na Polícia Federal – semelhante à Delegacia da Mulher da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – para agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país. Quando atuou como secretário de Segurança do governo de São Paulo, Michel Temer instituiu a primeira Delegacia da Mulher no Brasil.


[cotidiano] Bahia terá o primeiro “Forró Nu” do Nordeste

Um evento marcado para 11 de junho está dando o que falar nas redes sociais. A praia de Massarandupió, na Bahia, será palco do primeiro “Forró Nu” do Nordeste. Se você está achando que tem coisa “errada” aí, calma que eu explico. A praia em questão é única oficial destinada a prática de naturismo na Bahia. Logo, o evento era destinado aos casais que já frequentam o local normalmente.

O problema é que o cartaz de divulgação acabou caindo em um grupo no WhatsApp (por que eu não estou surpreso?) e começou a viralizar. “Já tem três dias, que recebo ligações de todo o país. Até mesmo de gente de fora… (risos). Todo mundo quer vir para cá”, disse o organizador da festa, que preferiu não se identificar, em entrevista ao site da TV Aratu.

Só que com tanta repercussão, é possível que o evento não aconteça. Afinal, a festa havia sido pensada para um grupo pequeno de pessoas. E pode ir limpando essa sua mente suja aí. Ficar pelado não é obrigatório na festa.

[política] Em 4 anos, eleitorado de Felipe Guerra cresceu mais do que cidades vizinhas

As zonas 35ª e 45ª do Médio Oeste Potiguar, as quais tem como sede o município de Apodi elevaram em apenas 2° o número eleitoral de 2012 a 2016, ou seja, 1.918 votos. A estas zonas integram Apodi e Felipe Guerra na 35ª e Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo na 45ª.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, Felipe Guerra foi o município que mais cresceu em números percentuais desde 2012, mesmo o município sendo 6 vezes menor do que a vizinha Apodi. O aumento foi de 795 (6%) eleitores de um total de 6.814 (100%). Já Apodi ganhou 878 (2%) de um total de 28.884 (100%) eleitores.

Na zona 45ª, Itaú ganhou 233 (2%) eleitores, Rodolfo Fenandes perdeu 50 (-1%) e Severiano Melo ganhou 62 novos eleitores, menos de 1%.

Já o número populacional, segundo o IBGE, Itaú sai em primeiro colocado, com um aumento de 314 pessoas de 2010 a 2015, um total de 3%. Nesse mesmo período Apodi ganhou mais 1.426 habitantes que representa apenas 2% do total. Felipe Guerra ganhou apenas 279 pessoas, o que representa 2% do total. Rodolfo Fernandes teve um acréscimo de 129 moradores e Severiano Melo perdeu 1.859 (-16%).

Atualmente, O TRE tem feito fiscalizações para tentar entender o que justifica o aumento de 795 novos eleitores no município de Felipe Guerra, sendo que o IBGE tem registrado apenas 279 novas pessoas neste período. Ao mesmo tempo em que o município de Apodi apresenta um número de 1.426 novos habitantes, teve apenas 878 novos eleitores.

Os dados estão no site do TRE e IBGE. o Gráfico é do blog do Jair Gomes.

[segurança] Novas medidas de segurança começam a ser implantadas na Cadeia Pública de Mossoró

A direção da Cadeia Pública de Mossoró (CPM), começa a adotar medidas de segurança, visando evitar fugas e ações criminosas de presos dentro da Unidade.

As primeiras medidas neste sentido diz respeito a instalação de cercas elétricas com concertinas em toda a área externa e segundo o diretor do presídio a medida visa evitar fugas por cima da unidade, como já aconteceram várias.

Outra medida adotada são as revistas rotineiras, para evitar a entrada e permanência de material ilícito dentro daquela Unidade prisional.

Em uma dessas revistas, realizada na véspera do feriado de Corpus Christi, os gentes encontraram celulares com carregadores, objetos pontiagudos utilizados como arma, além de muita cachaça fabricada pelos próprios detentos.

O próximo passo, segundo José Fernandes será a instalação do bloqueador de sinal de telefonia móvel, cujo aparelho já está disponível naquela Unidade prisional. O diretor busca encontrar um local estratégico para instalar o bloqueador.
Fonte: Fim da Linha

[cotidiano] 'Não dói o útero e sim a alma', diz menina vítima de estupro coletivo

Jovem vítima de estupro no Rio deixou mensagem em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)
A adolescente de 16 anos que foi vítima de um estupro coletivo em uma comunidade da Zona Oeste do Rio voltou a fazer um desabafo nas redes sociais. Diante de tantas mensagens de apoio e solidariedade, a jovem acrescentou a mensagem: "Todas podemos um dia passa e por isso .. Não, não doí o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes !! Obrigada ao apoio", disse a menina.

Na noite desta quinta (26), ela já havia feito um agradecimento na internet. “Venho comunicar que roubaram meu telefone e obrigada pelo apoio de todos. Realmente pensei que seria julgada mal”. De acordo com relatos da vítima, 33 homens armados teriam participado do crime.
Fonte: G1

[tecnologia] Condutores já podem baixar aplicativo do Detran para smartphones

Os usuários do Detran/RN passam agora a contar com uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Órgão à população. Trata-se de um aplicativo lançado pelo Governo do Estado nessa quarta-feira (26), e desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação do Detran. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente para os smartphones que utilizam sistema operacional Android ou IOS.

A ferramenta de comunicação possibilita que o usuário tenha acesso rápido às informações de veículos e de CNH. Nesse sentido é possível ter conhecimento de infrações de trânsito em aberto, licenciamento, IPVA, e agendamento de vistoria veicular. Também podem ser efetivadas as solicitações de segunda via de CNH, agendamento de prova para retirada de habilitação, além de identificar os serviços oferecidos e os endereços e contatos das unidades do Detran em todo o Rio Grande do Norte.

Para que os usuários consigam verificar as informações relacionadas a veículos automotores é preciso que ele disponha dos dados principais do transporte, como placa e Renavam. Já para consultas de CNH é preciso informa o CPF do cidadão interessado. Outro ponto fornecido pelo aplicativo é que a população pode baixar arquivos com cartilhas informativas de segurança de trânsito e outras informações que vão poder tirar algumas dúvidas do condutor. Os arquivos são disponibilizados no formato PDF.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, a nova ferramenta tem como meta levar mais comodidade ao usuário, como também diminuir as filas de atendimento ao público formadas nas unidades do Órgão espalhadas pelo Estado. “Quando assumimos a gestão em agosto do ano passado, estabelecemos como principais metas melhorar o atendimento e valorizar o servidor. Entendemos que para isso a solução seria descentralizar os serviços e é dessa maneira que estamos atuando”, explicou.

Uma nova função que deve ser inserida no aplicativo, e já vem sendo estudado pela equipe de tecnologia da informação do Detran, é a possibilidade do usuário baixar boletos de taxas e multas, e com isso efetuar os devidos pagamentos. “Nossa equipe está analisando o sistema para oferecer mais esta facilidade ao usuário”, concluiu o diretor.

Outras medidas voltadas para a modernização do Detran estão em curso e nos próximos meses devem começar a serem implantadas pelo Governo do Estado. Entre as ações estão o Auto de Infração Eletrônico, que faz com que as multas sejam registradas de imediato no sistema do Órgão, eliminado o talonário em papel; O monitoramento por câmeras das provas práticas de direção veicular, com arquivamento de imagem do veículo e voz dos ocupantes do mesmo; e a Vistoria Veicular Eletrônica, feita por sistema que diminui o tempo médio do serviço, que hoje é realizado manual e dura cerca de 20 minutos, passando para apenas 5 minutos.
Fonte: Detran RN

[polícia] Em Pau dos Ferros mulher nega sexo e homem revoltado furta bolsa e extravia objetos

Nas primeiras horas desta quinta-feira (26), após ingerir bebidas alcoólicas em um bar na cidade de Pau dos Ferros/RN, uma mulher residente em Água Nova/RN, seguiu de carona na companhia de um homem, e no trajeto a mesma se negou a fazer sexo com o mesmo, revoltado o homem aproveitou o descuido enquanto a mesma desembarcou do veiculo e se apoderou se sua bolsa.

Segundo informações, o homem residente em Rafael Fernandes/RN, no percurso para casa começou a jogar todos os objetos do interior a bolsa na estrada.

A mulher solicitou ajuda e seguiu os rastros dos objetos deixados para trás, localizando o acusado e comunicando o fato a polícia.

Ao ser ouvido na Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros/RN, o homem negou a tentativa de fazer sexo contra a vontade da mulher, disse que deu apenas uma “cantada” e a mesma não aceitou, porém confessou que havia se apropriado da bolsa da mesma por vingança, por ter se negado a transar, chegando a jogar todos os objetos na estrada durante o percurso.

Ao ser ouvida a mulher contou a polícia que no meio dos objetos havia a quantia de R$ 1.000,00 (um mil reais), quantia essa que não foi encontrada.

Após ser autuado em flagrante de delito pelo crime de furto simples, o mesmo pagou fiança e foi liberado.
Fonte: Nossa Paraná

[educação] Sisu oferecerá 56,4 mil vagas para o segundo semestre

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) até o dia 2 de junho na internet, no site do Sisu. As vagas já estão disponíveis para consulta.

O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

[política] Dois homens comandam a operação Lava Jato no Brasil


[política] Dilma gastava R$ 32 mil por dia como presidenta

Somente em 2016, até ser afastada pelo Congresso, Dilma conseguiu estabelecer a impressionante marca de R$ 4 milhões gastos usando cartões corporativos, pagos pelo contribuinte brasileiro. Isso significa que cartões corporativos do Planalto gastaram, em média, mais de R$ 32,5 mil por dia, incluindo os feriados e fins de semana. Em 123 dias, este ano, seu governo torrou R$ 13,7 milhões utilizando cartões.

O descontrole de Dilma beneficiou servidores e até pessoas estranhas ao governo, que receberam R$104,7 milhões em “diárias”, só este ano. O contribuinte não pode saber detalhes sobre 90% dos gastos usando cartões corporativos. Lula impôs “segredo” desde o primeiro escândalo.

Fonte: Cláudio Humberto


[polícia] No Rio, 30 homens violentam jovem de 16 anos e postam vídeo na Net

G1 - A Polícia Civil pediu à Justiça a prisão de quatro homens suspeitos de envolvimento no estupro coletivo cometido contra uma adolescente de 16 anos em uma comunidade da Zona Oeste do Rio. O caso ganhou repercussão após fotos e vídeos da vítima violentada serem publicados na internet pelos agressores, que ironizaram o crime.

Marcelo Miranda da Cruz Correa, de 18 anos, e Michel Brazil da Silva, de 20 anos, são suspeitos de divulgar as imagens da vítima na internet, segundo a polícia. Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, tinha um relacionamento com a adolescente e teria participação direta no crime.

O quarto suspeito é Raphael Assis Duarte Belo, de 41 anos, que aparece nas imagens ao lado da garota. Raphael trabalhou como apoio a operador de câmera nos estúdios Globo, de onde foi desligado em agosto. A polícia não soube informar qual é a atual profissão dele.

A adolescente de 16 anos foi estuprada no sábado (21), em uma comunidade da Zona Oeste. Em depoimento à polícia, ela disse ter ido à casa de Lucas Perdomo, com quem ela se relacionava há três anos, e de se lembrar de estar a sós na casa dele. Depois, se lembra apenas de acordar no domingo, em outra casa na mesma comunidade, dopada, nua e com 33 homens armados com fuzis e pistolas.

A garota retornou para sua casa na terça-feira (24). “Ela chegou descalça, descabelada, com aspecto de que tinha se drogado muito e com uma roupa masculina toda rasgada. Provavelmente eles deixaram ela nua e ela vestiu aquilo pra vir em casa”, contou uma parente da menina. A família teria questionado a menina o que havia acontecido, mas ela não disse nada.

'Eles iriam matá-la'
Ainda na terça-feira, a menina voltou à comunidade para tentar reaver seu celular, que foi roubado, segundo esse familiar. Um agente comunitário foi quem a acolheu, ao perceber como ela estava, e a levou novamente à família.

“Esse agente comunitário, que veio trazê-la [para casa], acho que ele foi uma pessoa que salvou a vida dela, porque eles iriam matá-la. Porque é isso que eles fazem, né. Não é normalmente a história que a gente conhece? Eles estupram e matam”, disse uma parente da adolescente.

A família só soube do estupro na quarta-feira (25), quando fotos e vídeos exibindo a adolescente nua, desacordada e ferida, foi compartilhado na internet.

“Eu, a mãe, a gente chora quando vê o vídeo. O pai dela não aguenta falar, que chora muito. Nosso sentimento é de tristeza, de indignação, estamos estarrecidos de ver até que ponto chega a maldade humana. A família está sem palavras, consternada”, desabafou a familiar.

Repercussão
Nas redes sociais, pessoas de todo o Brasil pedem rigor nas investigações e na punição. "Não foram 30 contra uma, foram 30 contra todos. Exigimos Justiça", destaca uma publicação.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificou o crime como uma barbárie. “Além do estupro, a divulgação dessas imagens torna a vida dessa pessoa eternamente humilhante. Então, é muito importante que as pessoas percebam que receber as imagens, assistir as imagens, também é crime”, destacou Daniela Gusmão, da Comissão OAB-Mulher.

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nota em que se solidarizou com a vítima do estupro coletivo. A nota relembra outro episódio ocorrido no Brasil, quando uma jovem do Piauí foi abusada por cinco homens, na semana passada. A ONU pede Justiça para os dois casos.


quinta-feira, 26 de maio de 2016

[segurança] “Renatinho do Apodi” é transferido para a Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal

O presidiário Antônio Renato Moreira de Souza Filho “Renatinho”, autor confesso de um dos crimes mais bárbaros e repercutidos no município de Apodi, no Médio Oeste potiguar, foi transferido do Centro de Detenção Provisória de Apodi Agente “Ronilson Alves da Silva” para a Penitenciária Estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz) em Nísia Floresta, na grande Natal.

Renatinho como é mais conhecido no submundo do crime, começou no crime ainda na adolescência, pois foi internado em todos os Centros Integrado de Atendimento ao Adolescente acusado de Ato Infracional, ao se tornar maior de idade fora preso acusado de assalto e cumprindo pena no regime semiaberto, deixou de frequentar a prisão e foi acusado de ter participado de um latrocínio contra um tradicional comerciante de Apodi que foi assassinado com pauladas e mais de 20 facadas. O crime fora atribuído ao Renatinho que chegou a confessar a autoria ao delegado de Apodi, bacharel Renato da Silva Oliveira.

A transferência de Renatinho, já tinha sido solicitada a Coordenadoria de Administração Penitenciaria do Rio Grande do Norte (COAPE), pelo judiciário da Comarca de Apodi, desde o inicio do ano, haja vista Renatinho já ser um preso condenado e ser de alta periculosidade. Inclusive já tentou fugir do CDP Apodi, mas não obteve êxito. O CDP Apodi é destinado para presos provisórios.

Em Alcaçuz, Renatinho devera ficar em uma ala especial, destinada para presos que praticam crimes contra idosos, mulheres, crianças, pois em cadeias maiores, os presos dos pavilhões não permitem presos acusados dos crimes em tela.

Fonte: Sentinelas