logo

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

[política] As principais dificuldades são internas, secretariado apodiense não tem autonomia

Diante dos últimos fatos ocorridos na cidade e das diversas opiniões dos cidadãos apodienses recebemos informações que a administração municipal do município de Apodi passa por grandes dificuldades. O fato não diz respeito ao que está sendo feito e sim ao que está deixando de ser feito.

A sociedade que entregou, através de uma esperança de mudanças, uma vitória com maioria jamais vista na cidade, passa hoje por dias difíceis. Ha muitos questionamentos com relação a gestão do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro.

As principais críticas até o momento acontece internamente, ou seja, dentro das próprias secretarias, em menos de 8 meses já foram 5 pastas que vieram a ser substituídas. O principal motivo seria pelo fato da gestão está centralizada, visto que a função de um secretário é gerenciar o município e não o prefeito.

Cabe ao Secretário orientar, coordenar e supervisionar as atividades dos órgãos de sua Secretaria e das entidades da administração indireta a ela vinculadas; referendar ato e decreto do prefeito; expedir instruções para a execução de lei, decreto e regulamento; apresentar ao prefeito relatório anual de sua gestão; comparecer à Câmara, nos casos e para os fins previstos às atribuições que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo prefeito. 

Por tanto, ao secretário cabe administra com autonomia e autoridade suficiente para tomar decisões, passando o prefeito apenas a aprovar ou desaprovar o trabalho. Se o mesmo não aceitar dessa forma que encontre um que consiga ser competente o suficiente para tal função.

Todo esse relato demonstra um dos motivos pelo qual a insatisfação vem ocorrendo no município e na própria maquina, como é o caso da secretaria de Assistência Social entre as demais. A mesma passa por conflitos internos a qual poderia vir a prejudicar gravemente a situação da cidade visto que está é comparada a ser uma segunda prefeitura devido ao volume de dinheiro pelo qual a pasta responde.

Ao gestor municipal é preciso cuidado e humildade além de autoridade e cabeça no lugar. Se na campanha a "conversa" era com todos, nesse momento todos é que estão com a "conversa", papo este que antes era maravilhoso e que agora já não agrada a todos.

Se antes pregava a coletividade porque existir tanto individualismo? Precisamos saber o objetivo, as metas, os obstáculos, o porque de tanto antes e agora nada. Que haja mais humanização e menos olhar em si próprio. Que haja mais saúde e menos blá, blá, blá, que haja mais serviço e menos elogios de algo simples com a qual outros também já faziam, mesmo que de forma diferente. Enfim, que a nova geração seja uma geração que trabalha para uma outra nova geração e não para a geração que parece velha com costumes velhos.

[política] Nas redes sociais apodienses mostram insatisfação com o atual governo de Apodi

Enquanto uns citam as mudanças e glórias do atual prefeito outros relatam a insatisfação com a administração do PC do B em Apodi.

Nas redes sociais apodienses evidenciam algumas situações que ocorre com o governo de Flaviano Monteiro e afirma que a atual gestão está deixando muitos insatisfeitos. No pagina do facebook do administrador Avelino Junior vários cidadãos comentaram algumas questões que causam o desconforto com a administração do gestor. Verifiquem.


Avelino Junior
  • É prefeito. Seu marketing está indo por água a baixo; Pedra, Areia, chapada e Vale.
    • Jaíles Gama Realmente meu caro a mudança aconteceu, mudou o PREFEITO e os cargos COMISSIONADOS . Depositamos esperança nele , mas infelizmente as coisas então indo de mal a pior. Não se fala mais em UERN , DRENAGEM DA BAIXA DO CAIC e entre coisas que não irei citar , pois ia passar o dia digitando.
    • Avelino Junior Isso se chama Centralização de poder. ora. nem os sec. tem autonomia, imagina só para um colaborador tentar ser um intra-empreendedor na organização.... #Fail.
    • Monica Michelle Morais Eu falava pra Jaíles Gama sempre em nossas conversas,que era muita promessa,muita idealização,muita coisa fora da realidade,iludiram o povo de tal maneira,que fizeram deste homem um Deus,apostaram todas as fichas.Muita covardia com o povo d Apodi,muito descaso com a população.
    • Jean Moraes mais uma de muitas decepções do nosso Apodi.

    • Patricia Lorena Raposo Marketing demais e planejamento de menos, pode dar nisso. Vc sabe melhor que eu ne?...Eu não acho que eh só autonomia que falte aos secretários, mas a centralização eh inaceitável...Imagine só que se um diretor de uma escola quer solicitar um ônibus pra 'turismo pedagógico' (termo muitíssimo usado pelo prefeito qdo professor!) nao deve mais ir a secretaria de educação (!!) ele deve endereçar o oficio ao gabinete e o prefeito dirá se atende a solicitação...Fail mesmo!! rsrs
    • Avelino Junior Patricia Lorena Raposo; é uma honra ver tais palavras de sua pessoa. Mostra o quão é entendida do assunto e o quanto tem competencia tecnica para analisar e formar uma opinião. De Fato, a falta de planejamento estrategico se deu pelo simples fato de, colocar algumas muitas pessoas incompetentes para o cargo. mas o que eu quero dizer com isso: Pessoas sem nenhum perfil de gestão, de liderança, de empreendedorismo, de personalidade. eis que isso é apenas um dos pontos que vejo falhos. Estamos nos deparando com a seguinte questão- Pessoas que estão sendo beneficiadas sempre com a mesma estória de jogar a culpa em 20 anos passados e blá..blá..blá... Aff. isso é conversa do tempo em q a administração era cientifica. Mas enfim, coisas simples que estão sendo deixadas de lado pela administração atual, que acaba se tornando uma bola de neve lá na frente.
    • Regiano Mendes Sinceramente, esperava mais da atual Administração e do atual Prefeito de Apodi. Apesar de alguns ainda acreditarem e idolatrarem o mesmo.
    • Avelino Junior ta faltando humildade do time lá. Faltando descer do salto alto...
      ta todo mundo pensando e agindo como neoliberais que se vangloriam por estarem em um cargo de confiança. Pessoas que, antes tinham opiniões interessantes e relevantes para o bem comum d
      a sociedade, estão emburrecidas com o partidarismo e o beneficiamento lá dentro. Por isso digo sempre, são nao consegue ver a as mazelas, aqueles que tapam seus proprios olhos. Na administração costumamos sempre dizer o seguinte: quando uma árvore cresce torta, a tendencia é que ela continue torta..."
    • Patricia Lorena Raposo Nao tenho competência técnica, não...rsrs...Mas arrisco palpites de vez em quando...Essa historia de ficar lembrando o passado o tempo todo indica que nostalgia demais pode resultar em escapismos...Peter pan e a terra do nunca?! rs...
    • Avelino Junior Arrepiei um tanto quanto nessas tuas palavras...

    • Patricia Lorena Raposo kkkk

    • Avelino Junior Regiano Mendes, vc sabe que admiro e sempre admirei seus posicionamentos. uma opinião sempre imparcial. oq ue o torna diferente de muuuitos. pode ter certeza amigo, vc tem muita razão!!

    • Regiano Mendes Pois é, Avelino Junior, agradecido pelas palavras! Nós sabemos que, infelizmente, o que se foi pregado na campanha anda longe de ser executado em Apodi, como cidadão apodiense, isto me deixa bastante preocupado. Lembro de muitas promessas do atual Prefeito, promessas estas que parece que foram esquecidas, mas eu não esqueci não. E digo sem medo de errar: o atual Prefeito vai ter que trabalhar muito para que um dia eu volte a pensar em votá-lo novamente! Espero que o atual Prefeito, apoie um candidato a Deputado Estadual da terra e não um de fora e realize um Concurso Público ao invés de Processo de Seleção, estas foram só duas das promessas citadas por mim, dentro das milhares de propostas do atual Prefeito nas últimas eleições de nossa cidade.

[política] Combustível gasto nos 6 primeiro meses pela câmara de Apodi seria suficiente para dar uma volta na terra


Imagem do presidente do poder legislativo de Apodi não parece ser nada boa.

O Jornal o Vale do Apodi apresentou na sua última edição a prestação de contas da Câmara Municipal de Apodi durante o período de janeiro a junho deste ano. Verificando os detalhes das despesas que diz respeito ao material de consumo conseguimos identificar que nos meses de janeiro, fevereiro, março, maio e junho os gastos com combustível chegou a 11.389,14 (onze mil, trezentos e oitenta e nove reais e catorze centavos).

Constatamos ainda que com o valor apresentado durante esse intervalo de tempo seriam gastos 75,92 (setenta e cinco reais e noventa e dois centavos) ao dia, ou seja, 25 litros de gasolina por dia. Se o veículo da câmara, que só é um UNO branco ano 2011, fizer 13 KM com um litro seria possível rodar 325 KM por dia isso durante 150 dias. Com essa quilometragem seria possível ir a Natal o voltar no outro dia durante esse período de tempo. 

Com 325 KM por dia também seria possível em 150 dias rodar 48.750 KM o suficiente para dar uma volta na terra.

Não bastando ainda verificamos que os gastos com o material de limpeza também são exorbitantes. De acordo com o jornal o valor pago com material de limpeza e copa chega a 5.190,00 (cinco mil, cento e noventa reais).

Diante dos fatos e ainda de acordo com relatos haveria possibilidade de que no ano de 2014 a câmara adiasse a votação para eleição de candidato a presidência do poder legislativo de Apodi e se isso proceder haveria, segundo alguns estudiosos políticos, a possibilidade do citado a cima se reeleger, pois quando cogitado a probabilidade de eliminar a releição alguns vereadores já opinaram, em off, a continuar do jeito que estar.

A sociedade apodiense cabe escolher. Qual representando melhor seria possível, entre os legisladores, para assumir a presidência da câmara? Mais um mandato do atual presidente qualificaria os trabalhos legislativos? E mais, apesar dos gastos citados acima e que são pagos com o dinheiro público, dá para você continuar contribuindo?

[educação] Reflexão de hoje

Livre-se dos sentimentos de rejeição e separação. Lembre-se que o Senhor estará sempre por perto de você e sua família.

[cotidiano] Hoje, 06 de setembro, comemora-se


[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

[cotidiano] Para os plantonistas!


[política] TCE acata denuncia e determina inspeção em obras da câmara municipal de Guamaré

Acatando denúncia apresentada pelo Antônio Loureiro da Silva, a Primeira Câmara do tribunal de Contas vai realizar inspeção na Câmara Municipal de Guamaré, para averiguação de supostas irregularidades na realização de obras e serviços, causando dano ao erário. Segundo o denunciante, num lapso temporal de três anos, a Câmara do município realizou processos licitatórios com objetos semelhantes, no mesmo local e envolvendo quantias de recursos significativas, além da ausência de transparência na divulgação dos gastos públicos.

O processo foi relatado pelo conselheiro Gilberto Jales, na sessão desta quinta-feira pela manhã, informando que diante da existência de procedimentos licitatórios ou contratos em curso, e presentes a materialidade, risco e relevância da matéria em pauta, determinou a conversão do processo em caráter seletivo, como também a notificação do Presidente da Câmara Municipal de Guamaré para apresentação da documentação comprobatória de despesas, solicitados pela Diretoria de Assuntos Municipais – DAM.

Fonte: Marcos Dantas

[política] Para Kelps Lima,vingança do Governo contra o PMDB prova a forma antiquada de gerir a máquina pública

kelps limaO deputado Kelps Lima associou hoje o ato de vingança do Governo do Estado praticado contra o PMDB como um atestado da forma antiquada como a máquina pública está sendo gerida no RN.
Na visão do deputado, no momento em que demitiu, de uma só vez, dezenas de funcionários que ocupavam cargos comissionados na Secretaria de Trabalho e Ação Social, o Governo interrompeu a rotina da pasta, dilapidou os projetos e assassinou as relações de prestação de serviço que porventura estivessem funcionando em benefício da população.
“Há muito tempo eu prego que o Governo precisa modernizar sua forma de agir, de tocar a coisa pública, separando o comezinho do jogo partidário, da política arcaica – que não faz mais sentido -, do verdadeiro interesse da população. Mas, o governo não ouve. Essa atitude de esvaziar uma secretaria inteira, num único ato no Diário Oficial, sem se preocupar como vai ficar o serviço que esses funcionários vinham prestando à população, é de uma irresponsabilidade tremenda”, disse Kelps.
Fonte: Ropson Pires

[política] Pela segunda vez no ano câmara municipal de Apodi vai a Brasília


CAMARA MUNICIPAL DE APODI
RESOLUÇÃO Nº. 002/2013, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

Dispõe sobre a participação de delegação da Câmara Municipal de Vereadores de Apodi no 6º Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais em Brasília-DF e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE APODI, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele promulga a seguinte Resolução:

Art. 1º A Câmara Municipal de Apodi será representada no 6º Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais em Brasília-DF, no período de 10 a 12 de setembro de 2013.

Art. 2º A delegação fica autorizada a se entender diretamente sobre assuntos pertinentes ao evento, obrigando-se a defender, na ocasião oportuna, os interesses do Legislativo Apodiense – RN.

Art. 3º A delegação, após o regresso, apresentará relatório verbal e escrito e suas conclusões sobre os principais assuntos dos eventos, especialmente aqueles que interessam à vida da comunidade Apodiense.

Art. 4º As despesas decorrentes da execução da presente Resolução correrão por conta de dotações constantes do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogam-se as disposições em contrário.

Apodi/RN - Sala das Sessões, em 30 de Agosto de 2013

[religião] Igreja Católica defende dignidade dos assentados na Chapada do Apodi

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) está capitaneando o projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi, na região da Chapada do Apodi. O projeto pretende aproveitar cerca de treze mil hectares desapropriados para a implantação de um programa de fruticultura irrigada. Na localidade, compreendendo a área a ser desapropriada e a de influência indireta, hoje habitam cerca de 800 famílias divididas em 30 comunidades rurais.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Província Eclesiástica do RN – composta pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, pelo bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana e o administrador diocesano de Caicó, padre Ivanoff da Costa Pereira – realizou hoje (04) visita pastoral a um dos assentamentos, para ouvir relatos de violações de direitos humanos desse grupo populacional, que é referência nacional em produção agroecológica e familiar.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Francisco Edilson Neto, defendeu que os hectares desapropriados sejam para o povo e não para algumas empresas. “A Chapada já teve o agronegócio e não funcionou. E agora nós pedimos aos bispos que possam intermediar o nosso pleito junto ao governo federal, para mostrar um projeto que há vinte anos funciona com a agricultura familiar”, disse o dirigente sindical.
“Não somos contra o progresso, mas ele precisa priorizar a vida e a dignidade das pessoas em terras tão férteis. E que essa área sirva para quem nela está trabalhando com justiça e dignidade”, destacou dom Jaime. “E a Igreja estará presente para dialogar, ser firme na defesa da segurança da terra e no modo de vida digno”, completou dom Mariano.
Fonte: Robson Pires

[política] Discussão entre deputado Nelter Queiroz e blogueiro Robson Pirez volta a ser notícia

Nesta segunda (5), o deputado Estadual Nelter Queiroz fez uma série de críticas ao blogueiro Robson Pires em seu twitter e o blogueiro respondeu. Essa discussão é antiga. A matéria é do portal no ar. Veja:
Nelter Queiroz: acusações contra Robson Pires (Foto: Ciro Marques)
O deputado estadual Nelter Queiroz utilizou sua conta no Twitter nesta quinta-feira (5) para revelar que o blogueiro Robson Pires, de Caicó, tentou lhe extorquir. Pires nega e atribui a conduta do parlamentar à tentativa de lhe calar.
O deputado postou as seguintes mensagens sobre o blogueiro:
Blog Robson Pires de 6a feira pra cá posta reportagem contra mim, motivo: me pediu dinheiro pra trocar carro dele e eu neguei.
Nem dei nem vou dar dinheiro a blogueiro que vive extorquindo alguns prefeitos do serido, todos sabem disso, a casa caiu mesmo.
Nao tenho rabo preso a ninguém nem tão pouco preciso pagar a blogueiro conhecido como esse Robson Pires que se acha.
Entrei na guerra e vou ate o fim, disse ao prefeito Elidio Queiroz que dar 1 500 por mês a esse blog Robsonpires q suspenda.
Todos elogios do blog Robson Pires a qualquer deputado ou qualquer prefeito é pago.
Aliás esse blog Robson Pires já sabe como sou.
O blogueiro reagiu. “Nunca fiz extorsão. Com quantos jornalistas ele já brigou no Rio Grande do Norte? Ele já fez isso com Marcos Dantas, Túlio Lemos. É assim. Ele dar murros, quer brigar”, rebateu Pires, que recentemente foi homenageado pela Assembleia Legislativa no Dia do Blogueiro.
Ao portalnoar.com, ele ainda transmitiu uma gravação em que um empresário nega a história da extorsão.
Pires: “Nelter é truculento” (Foto: dinarteassuncao)
“Taí o dono da loja dizendo que é mentira. Nunca procurei Nelter Queiroz para pagar carro meu. Tenho esse blog e sou muito sincero com as coisas. O meu blog é uma empresa. Ou você trabalha de graça? não tenho obrigação de trabalhar de graça para Nelter Queiroz. Faço trabalho de divulgação! E não tem nenhum problema. Qual o mal que há nisso? ser remunerado por isso, pelo seu trabalho? Agora dele eu não recebo”, diz o blogueiro.
Para Pires, a última mensagem de Nelte denota ainda ameaça: “O que ele quis dizer com isso? Que eu já sei como ele é? Ele é truculento Tudo isso é retaliação porque ele é um insatisfeito”.


[política] Dilma cancela viagem de assessores que iriam aos EUA para organizar sua visita

Por determinação de Dilma Rousseff, foi cancelada a viagem da equipe precursora que embarcaria neste sábado (7) para Washington com o propósito de organizar a viagem presidencial aos EUA. Com essa ordem, informam as repórteres Lisandra Paraguassu e Tânia Monteiro, Dilma reforça a ameaça de suspender sua visita a Barack Obama, marcada para 23 de outubro.

Em privado, Dilma menciona a hipótese de não embarcar para os EUA desde domingo passado, quando soube da existência de relatório de 2012 informando que suas comunicações foram varejadas pela NSA, a agência de segurança americana. A presidente condiciona a manutenção do compromisso a um pedido de desculpas do governo americano.

Chamado internamente de ‘Escav’ (Escalão Avançado), o time que voaria agora para Washington incluía seguranças, diplomatas e servidores do ceremonial da Presidência. Trata-se de procedimento padrão. Eles preparariam o terreno para a chegada da presidente e de sua comitiva. Reservariam o hotel, organizariam o esquema de segurança, e confirmariam agendas.

Como a viagem de Dilma ainda é um ponto longínquo no calendário, todo o planejamento ainda pode ser retomado caso os EUA ofereçam a Dilma algumas explicações para o inexplicável.

Fonte: Mozart

Estaria, a terceira gerra mundial, a um passo de iniciar? Momento de tensão.

[economia] Prefeitura de Mossoró convocará mais 20 novos guardas municipais


Na tarde de ontem, 4, a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, autorizou a nomeação imediata de 20 novos guardas municipais para atuarem na Guarda Municipal do município.
A decisão, segundo a assessoria, será publicada nesta sexta-feira, 6, no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), espécie de Diário Oficial do município.
A previsão inicial era de chamar apenas 15 guardas, mas, após uma reunião com o Conselho Econômico do Município e o Comando da Guarda Civil, ficou decidido que mais cinco guardas seriam chamados.
De acordo com a prefeita, um cronograma foi estabelecido para a efetivação dos guardas municipais para os demais escolhidos.
Fonte: Defato
Nota: Parabéns a apodiense Telma Costa que vai fazer o curso de formação para ingressar no grupo.

[economia] Apodi - Saiba como está sendo gasto o seu dinheiro

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
AVISO DE RESULTADO PREGÃO PRESENCIAL Nº 048/2013

A Prefeitura Municipal de Apodi, através de sua Pregoeira, torna público para conhecimento o resultado do pregão Presencial para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DO RAMO PERTINENTE PARA REALIZAR FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO (LANCHE E MARMITEX). A empresa vencedora: E. M. PINTO - MECNPJ: 08.814.027/0001-20, foi julgada Habilitada, sagrando-se vencedora dos itens: 01 e 02 totalizando o valor global de R$ 200.300,00 (Duzentos mil e Trezentos Reais). Apodi – RN 23 de Agosto de 2013

LUCIANE DE PAIVA PAMPLONA
Pregoeira Municipal

OBJETO......................: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DO RAMO PERTINENTE PARA REALIZAR FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO (LANCHE E MARMITEX), VISANDO ATENDER AS SECRETARIAS DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI/RN NO EXERCÍCIO 2013
VALOR TOTAL.........: R$ 31.460,00 (trinta e um mil, quatrocentos e sessenta reais)

OBJETO......................: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DO RAMO PERTINENTE PARA REALIZAR FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO (LANCHE E MARMITEX), VISANDO ATENDER AS SECRETARIAS DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI/RN NO EXERCÍCIO 2013
VALOR TOTAL.........: R$ 59.300,00 (cinquenta e nove mil, trezentos reais)

OBJETO......................: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DO RAMO PERTINENTE PARA REALIZAR FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO (LANCHE E MARMITEX), VISANDO ATENDER AS SECRETARIAS DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI/RN NO EXERCÍCIO 2013
VALOR TOTAL.........: R$ 109.540,00 (cento e nove mil, quinhentos e quarenta reais)

[publicidade] Não perca o 1° bolão de vaquejada de Apodi em Setembro

[segurança] SINPOL convoca imprensa para coletiva nesta quinta

Sindicato informará sobre novos rumos das greves do Itep e Polícia Civil
O SINPOL convoca a imprensa potiguar para uma coletiva às 9h30 na sua sede, em Cidade Alta, às 9h30 desta quinta-feira (05) com o objetivo de informar sobre os novos rumos das greves do ITEP e Polícia Civil, após a frustrante reunião que ocorreu com o Governo na última terça-feira (03).
Na ocasião, esclarecerá ainda sobre informações inverídicas que estão sendo divulgadas com o propósito de prejudicar as lutas das duas categorias.