logo

sábado, 21 de janeiro de 2017

[humor] Rebelião em Mossoró: Presos sobem no teto, 5 minutos depois descem

Piadas do whatszap:

Com a onda de rebeliões no Rio Grande do Norte os presos da cidade de Mossoró resolveram imitar Alcaçuz e subir no teto da prisão.

Resultado: Cinco minutos depois desceram porque não aguentaram o calor e queimaram a sola dos pés nas telhas.

Hauhauhuahau... O povo não perdoa!

[política] Temer se despede do ministro Teori Zavascki

O presidente Michel Temer pousou pouco antes das 13h na base aérea de Canoas e chegou ao velório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki por volta das 13h30min. A cerimônia ocorre na sede do tribunalRegional federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.

Temer viajou acompanhado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e do ministro das Relações Exteriores, José Serra. Ele deve ser acompanhado no velório do governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), e do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

[cotidiano] Auditor do TCU morre afogado após mergulhar a 30 m no Lago Paranoá

Um auditor Tribunal de Contas da União (TCU) morreu afogado na manhã desta sábado (21) após mergulhar a uma profundidade de cerca de 30 metros, no Lago Paranoá. Um grupo de mergulhadores contou à polícia que viu o corpo de Geraldo Torres Filho, de 40 anos, boiando por volta das 10h50, quando acionaram o Corpo de Bombeiros.

Os socorristas ainda tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. Até às 13h30, a perícia ainda não havia chegado ao local.

Segundo o delegado plantonista Rodrigo Carbone, da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), ainda não é possível dizer as causas do acidente. O inquérito policial será instaurado. Dentro de 30 dias deve sair um laudo que vai atestar a causa da morte.

Fonte: G1

[segurança] PM entra em Alcaçuz para erguer muro de contêineres e separar presos


A Polícia Militar entrou na Penitenciária Estadual de Alcaçuz por volta das 10h50 (horário de Brasília) deste sábado (21) para erguer um muro de contêineres. O objetivo é separar presos de duas facções que estão rebelados e se confrontando há oito dias dentro do presídio – o maior do Rio Grande do Norte. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

No fim de semana passado, durante a invasão de um pavilhão, pelo menos 26 detentos foram mortos. Na quinta (19), após novo enfrentamento, muitos presos ficaram feridos. A PM confirma que há novos mortos dentro da unidade, mas não informou o número.

Por volta das 11h30, o primeiro contêiner foi transportado para dentro da unidade, ocupada por membros do Batalhão de Choque durante a manhã. Não houve confrontos neste sábado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, equipes da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) estão no local e, após a instalação dos contêineres, vão entrar no presídio para realizar o esgotamento das fossas à procura de corpos no presídio. Três equipes de perícia e duas de medicina legal fazem uma varredura no local.

A barreira de contêineres, segundo o governo, é uma medida temporária até que um muro definitivo seja construído dividindo os pavilhões 1, 2 e 3 (ocupados por membros do Sindicato do RN) dos pavilhões 4 e 5 (dominados pelo PCC). Os contêineres, cada um com 12 metros, darão lugar a um muro de concreto de 90 metros de extensão. Segundo o governo, a construção do muro levará 15 dias, com blocos de seis metros de altura, a mesma dos muros do presídio.

Participam da ação o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChoque) e Grupo de Operações Especiais (GOE). O helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Segurança Pública, também está sobrevoando Alcaçuz. No início da operação, os policiais chegaram a usar bomba de efeito moral para evitar qualquer reação dos presos.

Fonte: G1RN

[segurança] Instituto identifica 22 dos 26 mortos em rebelião no presídio de Alcaçuz

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) divulgou neste sábado (21) que 22 dos 26 corpos retirados de Alcaçuz após a rebelião de sábado passado, dia 14, foram oficialmente identificados por meio de exame de papiloscopia, com a comparação de impressões digitais.

Os presos cujos corpos foram identificados são:

Jefferson Pedroza Cardozo, George Santos de Lima Júnior, Willian Anden Santos de Souza, Antônio Barbosa do Nascimento Neto, Carlos Clayton Paixão da Silva, Jonas Victor de Barros Nascimento, Marcos Aurélio Costa do Nascimento, Anderson Barbalho da Silva, Cícero Israel de Santana, Marlon Pietro da Silva Nascimento, Eduardo dos Reis, Jefferson Souza dos Santos, Felipe Rene Silva de Oliveira, Charmon Chagas da Silva, Diego Felipe Pereira da Silva, Anderson Mateus Félix dos Santos, Luiz Carlos da Costa, Tarcísio Bernardino da Silva, Francisco Adriano Morais dos Santos, Lenilson de Oliveira Melo Silva, Diego Melo de Ferreira e França Pereira do Nascimento.

A direção do Itep ainda não informou a previsão para identificação dos outros quatro corpos. Neste sábado (21), os peritos do Instituto foram acionados e se deslocaram novamente para Alcaçuz, onde a Polícia Militar realiza uma intervenção.

[segurança] Com presos novamente nos telhados, Alcaçuz tem 8º dia de motim

Detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz voltaram a subir nos telhados dos pavilhões da unidade na manhã deste sábado (21), e mais uma vez é possível ver alguns deles fazendo uso de aparelhos celulares. Este é o 8º dia seguido de motim no maior presídio do Rio Grande do Norte – onde 26 detentos morreram durante uma rebelião no final de semana passado.

Ainda na noite da sexta e já no início desta manhã, caminhões e tratores chegaram à penitenciária. Também chegaram contêineres que serão usados para separar os presos rebelados. A ideia é evitar que as duas facções rivais que disputam o poder dentro da unidade voltem a se confrontar. Na quinta-feira (19), houve uma batalha campal. Muitos presos ficaram feridos e a PM confirma que há novos mortos.

Fonte: G1RN

[segurança] Assembleia anuncia doação de 50 viaturas para segurança do RN

Em uma iniciativa inédita do Poder Legislativo, com o objetivo de garantir maior capacidade operacional às forças de segurança pública do Estado, especialmente no enfrentamento da grave crise no sistema prisional, a Assembleia Legislativa através do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) anuncia a doação de 50 viaturas para fortalecer a Segurança Pública no Rio Grande do Norte.

A doação das 50 viaturas feita pela Assembleia conta com a aprovação dos 24 deputados estaduais e irá equipar os policiais militares, civis e agentes penitenciários do sistema de Segurança Pública em todo o Estado.

“A nossa iniciativa é uma resposta efetiva que a sociedade merece num momento de crise como estamos vivendo e mostra o nosso apoio incondicional no combate ao crime no Rio Grande do Norte”, destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

[política] Delação da Odebrecht tem 1.048 páginas e descreve 256 ilegalidades

A delação da Odebrecht tem um índice de 11 páginas que se refere a mais de 1.048 delas, nas quais são descritas 256 condutas ilícitas da empresa.

As informações constam em documento do Ministério Público Federal tornado público na Justiça do Paraná nesta sexta-feira (20).

“Não há qualquer dúvida sobre a extensão e a relevância da colaboração a que se dispõe a empresa, restando, assim, preenchido um dos principais requisitos – se não o principal – para a homologação de um acordo de leniência”, afirma o MPF.

Ao detalhar as 1.048 páginas de delação e as mais de 256 condutas ilícitas, o Ministério Público informava à Justiça que a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão homologou o acordo de leniência da Odebrecht, trazendo efeitos para as ações cíveis.

Em relação às ações penais, o acordo de leniência ainda depende, contudo, da homologação do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.

Fonte: G1

[segurança] Carro é incendiado em Natal na madrugada deste sábado

Um veículo particular foi incendiado na madrugada deste sábado (21) na Zona Oeste de Natal, mesmo após o início da atuação das Forças Armadas na região Metropolitana da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, quatro homens teriam ateado fogo no carro. Ninguém foi preso.

Policiais do 9º Batalhão da PM disseram ao G1 que o grupo estava armado. O crime aconteceu por volta das 4h na rua Arco-Íris, no bairro de Felipe Camarão.

Ainda durante a madrugada, enquanto o veículo queimava, populares perceberam a ação e conseguiram apagar as chamas.

[segurança] Jornalista diz que 'vala com vários corpos carbonizados é encontrada em Alcaçuz'

A jornalista Eliana Cantanhêde, comentarista do canal Globo News, acabou de divulgar que foi encontrada neste momento uma grande vala no Presídio de Alcaçuz, com uma grande quantidade de corpos carbonizados.

Há pouco tempo atrás, chegaram Caçambas e um Trator na Unidade. Essa informação já teria chegado ao Palácio do Planalto e já estariam checando a sua veracidade. O Blog do BG está tentando entrar em contato com as autoridades locais para confirmação.

[segurança] Repórter do fantástico entra em alcaçuz



[segurança] MPRN faz recomendação a governador para retomada do controle das prisões

O Ministério Público do Rio Grande do Norte expediu recomendação ao governador do Estado para que “sejam tomadas todas as providências efetivas para retomar o controle das unidades prisionais do Estado do Rio Grande do Norte, adotando as medidas necessárias, inclusive mediante o uso de força policial que se faça necessária, na forma da lei”.

O documento assinado pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, e mais sete promotores de Justiça determina “aos integrantes das forças de segurança estaduais que apreendam e entreguem à Polícia Civil, comunicando ao Ministério Público, armamentos, aparelhos celulares, substâncias explosivas, drogas e qualquer outro bem ilícito que esteja em posse dos detentos dentro dos estabelecimentos prisionais”.

Outra medida é a “retirada das vítimas de homicídio do Complexo de Alcaçuz, encaminhe ao ITEP e divulgue suas respectivas identificações”.

Além disso, “que solicite todo o apoio possível e em número necessário de forças federais, inclusive das Forças Armadas, de grupos especiais do DEPEN e da Força Nacional, para fazer cessar as rebeliões”.

Dentro deste ponto também “estabelecer protocolos e procedimentos de segurança, revistas e atuação, com treinamento operacional de pessoal; utilizar equipamentos eletrônicos de rastreamento de aparelhos de celular existentes nas unidades prisionais, como equipamentos de varredura; a realização de diagnóstico operacional para a reestruturação do sistema prisional do Estado do Rio Grande do Norte; e que determine aos agentes penitenciários do Rio Grande do Norte que se abstenham de confiar acesso diferenciado a locais e a informações, em unidades penitenciárias, a presos tidos como “de confiança”, reservando o trabalho dos internos a tarefas que não gerem risco ao sistema”.

O não acatamento desta recomendação resultará na adoção de medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação.

[segurança] Presos interrompem rebelião em presídio do RN para culto evangélico

Parte dos presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, interromperam a rebelião que acontece desde sábado (14) para a realização de um culto evangélico nesta sexta (20). Os detentos entoaram músicas religiosas e fizeram orações.

Além de um violão, os presos contavam com caixa de som, microfones, cadeiras de plástico e até um púlpito para a celebração religiosa.

Apesar da pausa para o culto, o clima continua tenso na unidade prisional. Desde sábado, pelo menos 26 presos já morreram na rebelião. Na manhã desta sexta os presos continuavam soltos pelos pavilhões e pelos pátios do presídio. Também era possível ver detentos sobre os telhados da unidade.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, está em Natal e disse que o governo federal não vai "admitir descontrole". Militares das Forças Armadas estão na capital potiguar para garantir a segurança nas ruas.

[segurança] Túnel é fechado em cadeia de Natal; no mesmo dia, presos abrem outro

Um dia após a descoberta de um túnel, agentes penitenciários do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal, encontraram mais uma escavação na unidade. Aconteceu na tarde desta sexta-feira (20).

A Cadeia Pública de Natal, como é mais conhecida a unidade, está superlota. Apesar disso, na última quarta-feira (18), recebeu mais 116 presos que foram impedidos de entrar em Alcaçuz.

O túnel encontrado nesta sexta na Cadeia Pública de Natal estava sendo escavado sob uma cela no pavilhão B. Os agentes informaram que na quinta (19) já haviam achado outra escavação, só que no pavilhão A.

Para tapar o túnel descoberto na quinta, os presos do A foram colocados no B. Com isso, 405 detentos tiveram que ficar juntos e iniciaram a nova escavação.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

[publicidade] Day Joias é a nova tendência do Alto Oeste Potiguar




A Day Joias é uma empresa de pequeno porte, do segmento de joias folheadas. Criada pela empreendedora e estudante do curso de Administração Daiany Oliveira, consultora autorizada ROMMANEL, busca atender um público de todas as idades e classes socioeconômicas, em especial ao gênero feminino.

A Day Joias trabalha com um sistema de vendas e entregas a domicílio, tendo representantes nas cidades de Pau dos Ferros, Mossoró, Riacho de Santana, José da Penha, Marcelino Vieira e Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte.

As vendas são realizadas também através do site WWW.DAYJOIAS.COM ou pela página no Facebook 'Day Joias' e Instragran @dayjoiasrommanel, as entregas são feitas em todo o Brasil via Correios.

[política] Jair Bolsonaro acredita na ideia de 'boicote' contra Ministro

Jair Bolsonaro participou, na noite de ontem, em Belo Horizonte, da formatura de soldados da Polícia Militar.

O deputado teceu seus comentários sobre a morte de Teori Zavascki:

“De onze ministros, o acidente foi exatamente com ele, foi muita coincidência. Não é por acaso.”

“Luiz Eudardo Magalhães, que seria o presidente do M2, também teve uma morte suspeita. E, assim, abriram-se as portas para o PT. Teve também a morte do Celso Daniel, que colocaria por terra o plano do PT nas corrupções em Santo André.”

“Temos muitas suspeitas da renúncia do ministro Joaquim Barbosa do Supremo. No ano retrasado, o Eduardo Campos morreu em uma aeronave nova. Essa aeronave do Zavascki possui duas hélices, difícil de acontecer um acidente. Teori estava prometendo liberar os nomes (da Odebrecht) em fevereiro, agora já não sabemos o futuro.”

Fonte: O Antagonista

[segurança] Agentes penitenciários do RN ameaçam entrar em greve

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram, em assembleia ontem (19) entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (25), caso o governador Robinson Faria leve em frente a intenção de contratar, de forma simplificada, 700 pessoas para atuar como agente nos presídios.

A contratação foi uma das medidas anunciadas pelo governador para reagir à crise penitenciária que o estado enfrenta há uma semana.

Facções rivais brigam pelo controle da unidade, como parte da ofensiva nacional do Primeiro Comando da Capital (PCC) para expandir sua área de dominação no país. Ontem, imagens do último confronto foram transmitidas ao vivo durante horas, por diversos veículos de comunicação.

Fonte: Agência Brasil

[política] Para 83% dos brasileiros, morte de Zavascki não foi acidente

Para 83% dos brasileiros a morte do ministro do STF e relator da Lava-Jato Teori Zavascki não foi acidente. Apenas 15% acreditam em fatalidade, enquanto 1,3% não soube ou não quis responder.

A pesquisa foi realizada a partir de questionário online entre os dias 19 e 20 de janeiro de 2017 pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Fonte: Radar On-Line

[política] Donald Trump presta juramento e é oficialmente o novo presidente dos EUA

Depois de uma eleição histórica e com resultado inesperado, o republicano Donald Trump tomou posse nesta sexta-feira, tornando-se o 45º presidente dos Estados Unidos. Ele prestou juramento no Capitólio, sede do Congresso, num dia marcado por protestos no país e no mundo. Em seu discurso de posse, Trump voltou a usar sua ácida retórica contra o sistema político dos EUA. Disse que, a partir desta sexta-feira, em que começa seu mandato presidencial, o poder está sendo transferido de Washington ao povo.

— Nós, os cidadãos americanos, agora juntamos nossos esforços para reconstruir nosso país. Enfrentaremos desafios, confrontaremos dificuldades, mas o trabalho será feito — afirmou o republicano. — Estamos transferindo o poder de Washington para devolvê-lo a vocês, o povo.

Trump chegou ao Capitólio acompanhado por Barack Obama, com quem tomou um chá pouco antes na Casa Branca. O magnata assume o cargo mais poderoso do planeta sob a promessa de criar novos empregos e tornar a primeira potência mundial mais fechada ao livre comércio, aos imigrantes e ao resto do mundo.

Durante os eventos de posse, ativistas mascarados destruíram janelas de lojas e carros em Washington, e enfrentaram a tropa de choque da polícia, que respondeu com spray de pimenta e granadas de efeito moral.

Cerca de 500 pessoas, algumas usando máscaras ou lenços para cobrir seus rostos, marcharam pela cidade, quebrando janelas de uma agência do Bank of America, de um restaurante do McDonald’s e de um Starbucks, todos símbolos do sistema capitalista norte-americano.

Apoiadores de Trump chegaram à capital, muitos com camisetas e bonés com seu slogan de campanha “Torne a América Grande Novamente”.

Mais cedo, na Casa Branca, Obama e a primeira-dama Michelle cumprimentaram o bilionário líder de campanha republicano e sua mulher Melania na escadaria da mansão presidencial.

“Senhor Presidente eleito”, como vai? Obama perguntou.

Os dois casais se dirigiram ao tradicional chá com seus vice-presidentes e líderes do Congresso. Antes disso, um presente da nova primeira-dama gerou comoção.

Após um abraço, Melania presenteou Michelle com uma grande caixa da joalheria Tiffany’s.

Sob os olhares de todos Michelle pareceu perplexa, sem saber onde colocar o presente surpresa, enquanto os quatro posavam para uma fotografia.

Nenhum dos fuzileiros que estavam de pé ao lado deles foi autorizado pelo protocolo a quebrar sua saudação para segurar a caixa, e o problema só foi resolvido quando Obama entrou na Casa Branca para deixar o misterioso presente.

ADEUS DE OBAMA

Ao fim da cerimônia de posse, Obama e sua família deixarão Washington de helicóptero para um curto período de férias.

Pouco antes de receber Trump na Casa Branca, Obama e sua mulher, Michelle, divulgaram no Twitter um quarto vídeo em que Obama agradeceu a seus compatriotas pelo apoio recebido nos oito anos de governo.

“Foi uma honra na minha vida servir-los. Vocês fizeram de mim um melhor dirigente e homem”, tuitou pela última vez o 44° presidente dos Estados Unidos na conta oficial da presidência @POTUS.

“Não vou parar. Estarei aqui mesmo com vocês como cidadão, estimulado por suas vozes de verdade e justiça, de humor e amor”, acrescentou Obama, que anunciou a criação da fundação Obama.

Fonte: O Globo

[política] Máscara Negra: MP denuncia ex-prefeito de Macau, servidores e empresários

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau ajuizou seis denúncias contra o ex- prefeito do Município, Flávio Vieira Veras, e o núcleo de servidores públicos municipais: Francisco Gaspar da Silva Paraíba Cabral, Francisco de Assis Guimarães e Miguel Fernandes de França. A oferta das denúncias ao Judiciário faz parte da continuidade das investigações pertinentes à Operação Máscara Negra.

As ações criminais mencionadas apuram a responsabilidade pelo desvio de dinheiro público no montante de R$ 1.615.000,00.

Também foram denunciados os empresários das bandas Grafith (Cristiano Gomes de Lima Júnior, o “Júnior Graffith”; Angélica Dias de Araújo; Edvânio de Oliveira Dantas, o “Ed Oliveira”); Cabaço Molhado (José Romildo da Cunha, conhecido como “Romildo da Banda Cabaço Molhado”); Cavaleiros do Forró, Deixe de Brincadeira e Forró da Pegação (Alex Sandro Ferreira de Melo, conhecido como “Alex Padang”; Janine Santos de Melo; Leonardo Martins de Medeiros e Márcio Denes de Araújo); Feras (Adonis Araújo de Assis, Carlos Alberto Pereira da Silva e João Lenilson Viana Pinheiro); Axé Mais (Francisco Edson Ribeiro da Silva, conhecido como Edinho Ribeiro, Darlan Moura da Silva e Mônica Palmeira dos Santos) e Saia Rodada (Francisco Eugênio Alves da Silva, Antônio Alves da Silva e José Carlos de Sousa).

Ressalta-se que a Prefeitura de Macau passa por grave crise financeira e está na lista de municípios que tiveram decretado pelo Governo do Estado situação de emergência. Além disso, o ano letivo 2016 não foi concluído nas escolas municipais e os salários dos servidores públicos municipais, ativos e inativos estão atrasados.

Fonte: MPRN

[segurança] Presos continuam ameaças em Alcaçuz com "vídeo em tempo real"

No seu sétimo dia com presos rebelados, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, não tem trégua, e continua com momentos de tensão. Presos de facções rivais fazem fortes ameaças e “transmitem em tempo real”, conforme vídeo abaixo:


[cotidiano] Gravador de voz de avião que caiu em Paraty é encontrado, diz FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi encontrado nos destroços da aeronave que caiu em Paraty um gravador de voz da aeronave. O avião PR-SOM caiu no mar da cidade fluminense na tarde de quinta-feira, matando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas.

Segundo a FAB, ainda não há informações sobre o estado do aparelho ou se ele sofreu algum dano com o acidente. É preciso ainda confirmar se o equipamento estava ligado e se teria gravado conversas do voo da tragédia.

A investigação das causas do acidente será conduzida por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica. Uma equipe de sete militares já chegou ao local na noite dessa quinta e os trabalhos começaram nesta sexta-feira. Na fase inicial da investigação, farão as coletas de dados no local e análise dos destroços. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal também vão investigar o caso.

Não há ainda informações sobre a existência ou não de um gravador de dados (caixa preta) na aeronave. Segundo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave não precisava ter o equipamento nem um gravador de voz para operar, devido a suas especificações.

Fonte: O Globo

[política] Substituto de Teori pode ser indicado por Michel Temer ou redistribuído por sorteio no STF

Por TG

Com a morte do ministro do STF, Teori Zavascki, fica no ar a pergunta sobre quem será o relator da lava jato.

O presidente Michel Temer poderá indicar o substituto.

E a pergunta que não cala diante dos brasileiros: teria isenção, vez que ele próprio e o seu PMDB estão, assim…encalacrados na lava jato?

Nesse caso, o novo ministro teria que passar pela sabatina e aprovação do Senado.

Senado?

Do presidente Renan Calheiros? Do PMDB pra lá de encalacrado na lava jato?

Outra alternativa: a presidente do STF, Cármen Lúcia, redistribuir os processos por sorteio, em caráter excepcional.

De acordo com o regimento do STF, nesses casos a relatoria seria entregue a um dos 9 ministros na ativa.

Bem mais aceitável…

[saúde] Hospitais do RN estão há três dias sem alimentação

Acompanhantes e servidores dos hospitais estaduais do RN estão com a alimentação suspensa desde terça-feira (17), sendo garantida apenas para os pacientes. O motivo é a greve dos funcionários terceirizados da empresa JMT, responsável pela produção das refeições, que estão sem receber o salário.

Os servidores da saúde, que trabalham em plantões de 12 horas, estão sem almoço e janta. No Hospital Ruy Pereira, o café da manhã também foi suspenso. “Nós já estamos recebendo atrasado, pagando juros, e agora vamos ter que pagar pra comer? Não tenho condições de comer na rua, de pagar quentinha”, afirma uma técnica no hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

No Hospital Maria Alice Fernandes, os servidores dos setores administrativos serão liberados às 13h e as escalas de plantão estão sendo organizadas para plantões de seis horas. O vencimento básico inicial de um técnico de enfermagem em regime de 12 plantões de 12 horas é de R$ 1.030,26, além de uma gratificação fixa de R$ 251,69. Os valores estão sem sofrer alteração desde 2014.

Em novembro, as refeições chegaram a ser suspensas por quase uma semana nos hospitais estaduais, por atraso no pagamento às empresas fornecedoras de alimentos.

Além da falta de pagamento salarial dos funcionários da JMT, os servidores da SAFE, que fazem a higienização dos hospitais, ainda não receberam o 13º salário.

Fonte: HG

[política] MPF abre inquérito para investigar acidente que matou Teori Zavascki

O Ministério Público Federal (MPF) de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, abriu inquérito para apurar as causas da queda do avião que levava o ministro Teori Zavascki. Foram confirmadas as mortes do relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), do empresário Carlos Alberto Filgueiras e do piloto Osmar Rodrigues.

A investigação foi aberta pela procuradora da República Cristina Nascimento de Melo.

A Polícia Federal também vai apurar o acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (19). O inquérto está sob responsabildade do delegado chefe da PF em Angra, Adriano Antonio Soares.

[segurança] Força Nacional prende homem que tentou jogar munições dentro de Alcaçuz

Militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) detiveram, nesta quinta-feira (19), um homem que tentou jogar munições para dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

A equipe da FNSP fazia patrulhamento nos arredores da unidade prisional quando se deparou com Ítalo Gaspar da Costa, de 18 anos, carregando uma sacola. Ao realizar a abordagem, os militares constataram que o homem estava carregando munições.

O suspeito afirmou ser integrante de uma facção criminosa e que estava tentando arremessar as munições para dentro de Alcaçuz. Ele foi levado para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Na quarta-feira (18), A Força Nacional já havia apreendido um revólver calibre 32 e mais munições também na lateral da unidade.

[segurança] Forças Armadas voltam às ruas de Natal para conter onda de ataques

Homens do Exército, Marinha e Aeronáutica voltam às ruas de Natal a partir desta sexta-feira (20) para combater a onda de ataques criminosos iniciada nesta quarta-feira (18). O emprego dos militares no patrulhamento das principais vias, pontos turísticos e o aeroporto da capital do Rio Grande do Norte foi autorizada pelo presidente Michel Temer. Ao todo, 1.200 homens vão integrar a Operação Potiguar 2, que segue até o dia 30 deste mês.

Essa será a segunda vez em seis meses que militares são empregados no cambate à criminalidade em Natal e na região metropolitana. Em agosto do ano passado, por 21 dias, o mesmo efetivo ocupou as ruas da cidade após uma série de ataques criminosos em todo o Estado.

De acordo com o Exército Brasileiro, a Operação Potiguar 2 seguirá os mesmos moldes da primeira ação. Os militares virão dos mesmos batalhões da Operação Potiguar 1, localizados nos Estados de Pernambuco e da Paraíba, além do interior do Rio Grande do Norte.

[cotidiano] Bombeiros retiram corpo de Teori dos destroços do avião

A equipe do Corpo de Bombeiros que trabalha no local da queda de avião que matou Teori Zavascki em Paraty retirou o corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) dos destroços na madrugada desta sexta-feira. Teori foi a primeira das cinco vítimas fatais do desastre aéreo a ser resgatada da água pelos mergulhadores durante as operações de busca.

A aeronave de pequeno porte que saiu do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty caiu no mar nas proximidades da Ilha Rasa, região da Costa Verde fluminense. Os bombeiros montaram base na Marina 188, em Paraty, para o trabalho de resgate. O avião só deve ser retirado da água ao longo da sexta-feira.

[segurança] Em Natal, ônibus não têm previsão de sair das garagens

Ainda não têm ônibus nas ruas de Natal na manhã desta sexta-feira (20), de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro). Contrariando o que o prefeito de Natal afirmou na noite desta quinta-feira (19), não há previsão para os ônibus deixarem as garagens. A justificativa é a falta de segurança.

Ao todo, vinte e dois ônibus, dois micro-ônibus, um carro do governo do estado, um carro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, três carros da secretaria de Saúde de Caicó, um veículo do município, duas delegacias foram alvo de criminosos e um prédio público foram alvos de criminosos.

Na noite desta quinta-feira (19), o prefeito Carlos Eduardo, havia garantido que o serviço iria funcionar. No entanto, Junior Rodoviário, presidente do Sintro, afirmou que o acordo para garantir segurança, tanto para os funcionários quanto para os usuários, não foi cumprido.

Fonte: G1RN

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

[política] Filho do ex-presidente Lula curte férias a 20 minutos do presídio de Alcaçuz

Longe dos holofotes da mídia, o empresário Luís Cláudio da Silva, 31 anos, filho caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aproveita as férias de verão em Natal, após exaustivos depoimentos prestados à Polícia Federal, desde o ano passado, durante o desdobramento da operação Zelotes, sobre um repasse milionário que recebeu de uma empresa alvo das investigações.

De acordo com informações do site O Antagonista, Luís Cláudio, ou ‘Luleco’, como é mais conhecido, está curtindo a vida com familiares em um hotel cinco estrelas na Via Costeira. Curiosamente, o luxuoso resort à beira-mar está localizado a cerca de 20 minutos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde detentos promovem rebelião e ganham destaque em jornais do Brasil e do mundo.

O caçula de Lula estava hospedado desde o último dia 10 e, segundo informações do hotel, ele deixaria Natal nesta quinta-feira.

Depois de estrear no mundo empresarial no Corinthians, Luís Cláudio ganhou, entre 2014 e 2015, R$ 2.552.400 do escritório de consultoria de Mauro Marcondes, Marcondes & Mautoni, cuja especialidade era representar montadoras de carro. Luís Cláudio prestaria à consultoria de Marcondes consultoria técnica e assessoramento empresarial de marketing esportivo. E foi aí que começaram os problemas em sua vida. Luís Cláudio agora é um dos investigados pela Operação Zelotes, da Polícia Federal.

Fonte: O Antagonista

[polícia] Homem de 70 anos sofre tentativa de homicídio em Apodi


Na noite desta quinta-feira (19) um senhor de 70 anos de idade foi alvo de meliantes que tentaram tirar-lhe a vida em sua própria casa.

De acordo com informações de testemunhas o senhor foi fechar a porta da cozinha quando foi abordado por dois homens. "Um segurou ele pelo pescoço e ficou com uma faca nas suas costa", disse a testemunha. "Eles ainda cortaram o braço e as costas dele", completou.

Ainda de acordo com informações eles estavão procurando dinheiro, exigindo que o senhor lhes desse os seus pertences.

O senhor só conseguiu se livrar dos meliantes quando um vizinho viu toda a movimentação e ameaçou chamar a polícia. Temerosos os meliantes fugiram.

O caso aconteceu o Bairro Garilândia, Zona Urbana de Apodi.

[política] Temer decreta luto de três dias e diz que Teori era ‘homem de bem’

O presidente Michel Temer decretou, no ínicio da noite desta quinta-feira (19), luto oficial de três dias em decorrência da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em um rápido pronunciamento no Palácio do Planalto, Temer disse que o magistrado era um “homem de bem” e um “orgulho para todos os brasileiros”.

Relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta, aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.