logo

sábado, 17 de outubro de 2015

[segurança] Presídio de Mossoró recebe sete líderes de facção após uma onda de ataques no Acre

Sete presos considerados de alta periculosidade chegaram à Mossoró na semana passada em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) durante transferência do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre.

Líderes da facção criminosa “Bonde dos 13”, que atua no Estado, eles são suspeitos de ordenarem uma onda de ataques em retaliação à morte de dois assaltantes no início de outubro na capital acreana.

A transferência para o Presídio Federal de Mossoró ocorreu na noite de quinta-feira (08) e foi articulada pela Secretaria de Segurança do Acre.

“A Segurança continua com a pegada firme e não podemos recuar. A transferência foi de presos com passagem por homicídio, roubo, ou seja, crime de grande clamor social. Eram presos com alto grau de liderança e não descartamos outras transferências”, revelou o secretário Emylson Farias à imprensa.

Ao todo, 15 detentos foram transferidos para presídios federais. Os demais foram levados para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Os atentados no Acre começaram depois da morte de dois assaltantes identificados como Denis Fortunato de Souza, de 25 anos, e Fábio Andrade de Araújo Pereira, de 32 anos. Eles foram baleados por um policial à paisana durante tentativa de assalto a uma clínica.

De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar, após a morte dos dois suspeitos, carros e ônibus foram incendiados durante a madrugada do dia 06 e na noite do dia 07.

A secretaria de segurança confirmou que os ataques foram ordenados de dentro do Complexo Penitenciário de Rio Branco.
Fonte: Mossoró Hoje

[polícia] Bandidos explodem caixa eletrônico em São Miguel do Gostoso/RN

Um grupo fortemente armado explodiu o caixa eletrônico do Bradesco na cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte, na madrugada deste sábado. De acordo com moradores do município, os bandidos dispararam vários tiros durante a ação.

O crime aconteceu por volta das 3h30 deste sábado. O grupo chegou à cidade em dois veículos.

"Eu estava em casa, mas ouvi os tiros. Foram muitos tiros, todo mundo ficou com muito medo. Disseram que quem estava na rua os bandidos mandaram ir pra casa porque ia acontecer um assalto", disse Regina Tereza Braga, de 50 anos, moradora da cidade.

Após a ação, o grupo fugiu. A Polícia Militar fez diligências na região, mas ninguém foi preso. Ainda segundo informações de moradores da cidade o grupo fugiu em direção à Parazinho.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Obesa de 140 quilos perde 60 após começar ter 3 relações íntimas ao dia

Uma mulher obesa perdeu quase metade de seu peso após começar ter relações íntimas três vezes ao dia.

Dawn Chappell, de 39 anos de idade, de Walkern, Hertfordshire, Reino Unido, conheceu Russ Beach, de 34, há dois anos, quando pesava cerca de 140 quilos.

O homem dos seus sonhos a ajudou a perder mais de 60 quilos, mas não através de uma dieta convencional, de acordo com o que ela mesma atribuiu, e sim devido a sessões de amor três vezes ao dia.

Agora ela pesa cerca de 75 quilos e Russ contou que sempre disse à companheira que o importante é o interior. Ela disse ainda que recomenda o método a quem deseja perder peso.

[justiça] Mulher que foi anestesiada e operada por 'cirurgião' de 11 anos de idade recebe indenização

Uma mulher que foi anestesiada e operada por uma criança de 11 anos receberá uma indenização do Serviço de Saúde da cidade de Iquique, no norte do Chile, onde em 2006 foi submetida a uma intervenção cirúrgica que a deixou com graves lesões.

Miriam Briceño Montaño, operada por uma patologia no túnel cárpico da mão direita há nove anos, receberá 50 milhões de pesos chilenos (cerca de R$ 280 mil) pelas sérias lesões que sofreu após ser operada por um médico que foi auxiliado por seu filho menor de idade.

Briceño, que após a operação sofreu a perda total da mobilidade na mão, denunciou que o cirurgião Olmedo Valencia realizou a operação junto a seu filho mais novo, que lhe injetou a anestesia e inclusive lhe fez uma incisão com um eletrobisturi.


Briceño disse que ao término da operação o médico, de nacionalidade colombiana, a felicitou pelo comportamento que teve durante o procedimento.

[justiça] Justiça reduz pena de preso por 'roubar beijo' no Carnaval

O homem que foi condenado a prisão por ter beijado uma foliã a força durante o Carnaval teve a pena reduzida. Inicialmente, a Justiça determinou que G.S.S. ficasse preso por 7 anos, mas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatou o recurso impetrado pela Defensoria Pública do Estado alterando a classificação do crime de estupro para constrangimento ilegal. Com isso, a pena foi reduzida para cinco meses.

Diante da mudança, o crime, que aconteceu em 2008, prescreveu, conforme os prazos estabelecidos pelo Código Penal. Além disso, G.S.S. já cumpriu um ano e um mês de reclusão. 

O defensor público José Brito Miranda de Souza, que atuou no caso, disse que "há uma completa desproporcionalidade entre a pena e o castigo imposto pelo juiz, ferindo o princípio da razoabilidade. Isso porque a condenação aplicada equipara-se a crimes como o homicídio, por exemplo", disse o defensor, conforme nota divulgada pela Defensoria.

Caso

G.S.S foi preso em flagrante depois de roubar um beijo de L.M.R.T. Ela acionou a polícia logo após o assédio e os policiais conseguiram interceptar G.S.S. Ele ficou preso durante a folia e só foi liberado depois do Carnaval do ano seguinte.

Em setembro de 2014, a Justiça condenou o rapaz a prisão pelo crime de estupro. Na época, a Defensoria Pública entrou com recurso pedindo que o acusado respondesse em liberdade, uma vez que ele tinha ficado preso por um ano e um mês.

Além de alegar a desproporcionalidade do crime e da pena, os defensores argumentaram que G.S.S. não foi ouvido antes da sentença ser proferida.

[saúde] Chocante: Formação de novos lixões nas ruas de Apodi leva crianças a perigo

Um fato chocante foi flagrado pelo blog do jairgomes.com na manhã desta última quinta-feira (15). Não é de hoje que o blog vem fazendo publicações a respeito do acúmulo de lixo nas ruas de Apodi, porém um fato chamou a atenção quando, na Rua Pedro Torres, o lixo jogado  pelos moradores estava sendo visitado por duas crianças do Bairro IPE que estava catando materiais.

O acúmulo de lixo neste local é preocupante, primeiro pelo fato de haver uma pequena lagoa que aos poucos está sendo aterrada, segundo pela poluição que vem provocando aos moradores locais com o cheiro insuportável e a proliferação de bactérias no ar, além das queimadas que estão se tornando cada vez mais constante.

A secretaria de Urbanismo já foi avisada sobre o caso, mais até o momento nada fora feito a respeito. Enquanto isso máquinas de particulares e até mesmo da própria prefeitura continuam jogando desperdício no local.



Além do lixo encontrado neste local ainda foi registrado vários outros pontos da cidade na quinta-feira com o acúmulo de lixo nas ruas. O problema é provocado, principalmente pela falta de uma política de concientização da própria secretaria responsável e de condições para que a população cumpra determinadas exigências.

Os moradores do Bairro IPE, zona norte da cidade, lamentam não ter nenhum investimento do município e ainda sofrer com o acúmulo de lixo no Bairro e o problema de fumaça das queimadas.

[esporte] Final da Copa de Futsal do Rio Novo será entre Resto do Mundo e Santa Rosa

Algodão X Santa Rosa
Arapuá X Resto do Mundo
A Copa de Futsal do Sítio Rio Novo, na Zona Rural de Apodi, será realizada hoje a noite entre a equipe do Resto do Mundo e Santa Rosa.

As semi-finais aconteceram ontem com a vitória da equipe do Resto do Mundo por 9 a 3 em cima do Arapuá e a vitória da Santa Rosa por 4 a 3 em cima do Algodão.

O campeonato, que iniciou no dia 5 deste mês, contou com participação de 12 equipes de todas as regiões do município e teve a frente o líder comunitário Gersinho Gomes e Mundinho.

O jogo de hoje começa às 19:00 com um amistoso. Ontem (16) o amistoso ocorreu entre as mulheres, com os times das Bernaldetes e do Arapuá, onde as arapuanas levaram a melhor com uma vitória de 2 a 0.
Bernaldetes
Arapuá
Fotos: Jair Gomes

[polícia] Morre Adolescente baleado em bairro de Mossoró

Cayo Felipe Paiva Henrique, de 16 anos de idade, residia na Rua Ricardo Guilherme de Lima, no bairro Aeroporto, foi baleado no final da manhã de hoje, 16 de outubro e morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia para onde foi socorrido. 

Segundo informações, o adolescente conversava com a namorada na Rua Lauro Lucio, no Loteamento Três Vinténs, quando foi surpreendido por dois elementos de motocicleta. Ele sofreu dois disparos na cabeça, foi socorrido por uma equipe do Samu, mas não resistiu.
Fonte: Ocâmera

[polícia] Viatura da PM capota durante perseguição no Agreste

Uma viatura da Polícia Militar capotou no início da tarde desta sexta-feira (16) durante uma perseguição a dois suspeitos no município de Nova Cruz, distante 98km em relação a Natal. 

Os policiais perseguiam dois homens que estavam em uma motocicleta quando o pneu da viatura estourou, fazendo com que o motorista perdesse o controle do automóvel. O carro ainda colidiu contra uma calçada. 

No momento do acidente quatro policiais militares estavam na viatura, mas nenhum deles sofreu ferimentos graves. 

Os suspeitos conseguiram fugir.

[segurança] 20 detentos já foram mortos de forma violenta nos presídios do Rio Grande do Norte em 2015

O Instituto Técnico e Científico de Polícia-ITEP,já recolheu neste ano de 2015, 20 detentos,assassinados ou encontrados mortos em condições suspeitas,nos presídios do Rio Grande do Norte. 

Os dados são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria de Segurança Pública do estado que considera um número alto de mortes de presos no sistema carcerário Potiguar e que possivelmente seja atribuída à guerra entre facções criminosas existentes na unidade prisionais. 

O último caso registrado pelo órgão aconteceu na última sexta-feira, 16 de outubro,onde um detento identificado como Clésio Barbosa de Souza, foi encontrado morto no presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta. 

De acordo com a COAC/SESED as mortes nos presídios do Rio Grande do Norte,tiveram início em agosto desse ano,pela Cadeia Pública de Caraubas, onde quatro detentos foram assassinados por grupos de facações criminosas rivais. De lá pra cá,as mortes nas unidades prisionais vem acontecendo em sequência. 
Fonte: Fim da Linha

[cotidiano] Mesmo sem adesão, Horário de Verão altera serviços no RN; veja mudanças

Apesar de não aderir ao Horário de Verão, a população do Rio Grande do Norte deve ficar atenta às mudanças de horário de serviços que seguem o horário de Brasília. O horário de verão no Brasil, que começa neste domingo (18), vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. Horários de voos, funcionamento de bancos e concursos públicos federais serão alterados.

A programação da Inter TV Cabugi e da Inter TV Costa Branca também sofre alterações.
Pela legislação, o horário de verão irá vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

De acordo com a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nos estados onde não há adesão ao horário de verão, os passageiros devem prestar atenção nos horários locais registrados na passagem. A empresa lembra ainda que, se houver alguma mudança, a companhia aérea deve informar possíveis alterações no horário de embarque ou de chegada.

Nas agências dos correios do Rio Grande do Norte, não haverá mudança no horário de funcionamento, mas quem deseja enviar um Sedex ou serviços por meio aéreo e queira que a correspondência seja enviada no mesmo dia, deverá fazer o envio até as 15h. Segundo os Correios, o horário pode variar entre as agências.

Já os bancos terão horário alterado. As agências do Rio Grande do Norte passam a funcionar das 9h às 15h durante todo o horário de verão. As transações bancárias eletrônicas também são encerradas uma hora mais cedo.

Candidatos inscritos em concursos públicos federais também devem ficar atentos e seguir o horário brasileiro de verão. Os inscritos no Enem no Rio Grande do Norte devem lembrar que o exame começa uma hora mais cedo, em relação ao horário que aparece no cartão.
Esta será a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

[economia] Município de Apodi poderá ser obrigado a pagar mais 300 mil em precatórios

O município de Apodi, que já responde por quase 4 milhões em precatórios, poderá ser obrigado a pagar mais de 1 milhão de reais nos próximos anos. As dívidas são referentes a falta de reajuste salarial da Prefeitura com as classes.

Além de cerca de 1 milhão de reais anunciados neste blog no mês passado, os servidores entraram com outras ações que somam quase 300 mil reais. O valor é referente ao adcional de insalubridade que não está sendo pago a alguns servidores. A dívida é referente a gestão do atual prefeito Flaviano Monteiro.

As ações estão sendo executadas através do sindicato.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

[segurança] Maternidade de Apodi recebe apoio do CDP na construção do Centro Cirúrgico

Detentos do Centro de Detenção Provisória “Agente Ronilson Alves da Silva” (CDP/Apodi), estão trabalhando na reforma da Maternidade Claudina Pinto, principal unidade de atendimento á saúde da mulher no município.

Nessa primeira fase, os internos estão trabalhando na ampliação do Centro Cirúrgico da unidade de saúde, com trabalhos de alvenaria, instalação elétrica e hidráulica. Mas os serviços serão ampliados para outros setores da maternidade, logo que o Centro Cirúrgico seja concluído.

Segundo o diretor do CDP Apodi, agente penitenciário Márcio Morais, a equipe de internos que estão trabalhando é formada por pedreiro, pintor, carpinteiro e auxiliar de pedreiro. “A Maternidade Claudina Pinto é uma instituição filantrópica, e tem ajudado aos apodienses, nada mais justo que os detentos do CDP Apodi ajudar e buscar fazer o melhor para nossa maternidade”, comentou .

O Centro de Detenção Provisória (CDP) é conhecido pelos trabalhos de ressocialização. Os detentos fazem trabalhos comunitários em escolas, unidades de saúde, dentre outras instituições do município de Apodi. São 10 que realizam trabalho de limpeza de toda área externa de escolas e unidades de saúde, com a execução de serviços de carpiteiro, roçagem e serviços na área da construção civil.

O Centro de Detenção Provisória de Apodi foi construindo através de parcerias envolvendo a direção da unidade, Poder Judiciário, Ministério Público, Petrobrás, Fabricas de Cimento, Cerâmicas e varias outras instituições. A unidade esta com 100 internos cumprindo pena em regime fechado. A cada três dias de trabalho, o preso ganha um dia de remissão em sua pena.

[cotidiano] Em Felipe Guerra, população reclama da falta de água e acusam CAERN

A seca e a estiagem prolongada está fazendo com que os reservatórios fiquem abaixo do normal no Rio Grande do Norte. Em Felipe Guerra por exemplo a população reclama da falta de água e diz que a CAERN está cobrando a fatura sem haver o consumo.

As orientações da CAERN é que os consumidores procurem o escritório e peçam o cancelamento do valor cobrado. Porém os moradores relatam que ao procurar o estabelecimento não o encontram aberto.

O presidente da Câmara Municipal, Salomão Gomes, disse que estará reunindo-se com os vereadores e representantes do setor para discutirem o assunto em audiência pública e por um fim a este problema.

A prefeitura de Felipe Guerra ainda tentou amenizar a situação fazendo uma parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, possibilitando a perfuração de poços em algumas repartições públicas, mais foi abortado quando o Ministério Público recebeu uma denúncia de que a máquina estaria sendo utilizada para fins particulares, o que impediu a continuidade da parceria.

Os moradores relatam que estão comprando água de caminhões pipas e que isto está afetando no orçamento doméstico.

[educação] Aluno com isenção de taxa que faltar no Enem 2015 vai perder benefício

Portaria do Ministério da Educação publicada hoje (16) no Diário Oficial da União determina que candidatos isentos da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não comparecerem nos dois dias de provas, sem justificar a ausência, perderão o benefício para a próxima edição.

A portaria desta sexta-feira muda formalmente uma regra publicada anteriormente, que dizia que apenas os estudantes isentos que terminam o ensino médio em 2015 seriam penalizados caso faltassem o exame. Agora, a punição se estende a todos os isentos. A medida não é novidade, porque já havia sido informada em maio deste ano.  

Pelas regras do Enem, são isentos da taxa de inscrição de R$ 63 os candidatos de baixa renda e os concluintes do ensino médio na rede pública. As faltas causam desperdício de recursos públicos na impressão e distribuição de provas. 

Os faltosos poderão apresentar justificativa, que será analisada pelo Inep. No ano passado, dos 8,7 milhões de estudantes inscritos isentos e pagantes, 2,5 milhões faltaram, um percentual de 28,6%. 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Mais de 7,7 milhões de pessoas estão inscritas.

[política] Bate-boca entre pré-candidatos à Prefeitura de Parnamirim termina na delegacia

Faltando um ano para as próximas eleições municipais, o clima já está bastante acirrado em Parnamirim. Nessa quinta-feira, um bate-boca entre o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Gurgel, e o secretário de Obras da cidade, Naur Ferreira, terminou em troca de acusações e boletim de ocorrência. Ambos são pré-candidatos à terceira maior prefeitura do Estado.

De acordo com a assessoria de imprensa de Ricardo Gurgel, Naur Ferreira o ameaçou no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, onde ocorre a 53ª Festa do Boi. Ricardo estava no restaurante da Anorc cumprimentando amigos quando foi abordado por Naur. Em tom ameaçador, registra a assessoria, o secretário de Obras disse a Ricardo que ele parasse de “jogar sujo”, pois, caso contrário, iria jogar sujo também. “Eu sou o rei da sujeira”, teria dito Naur.

A afirmação do secretário se refere a disputa pré-eleitoral e, de acordo com Naur, Ricardo teria pago ao blogueiro Robson Pires para noticiar informações negativas sobre o secretário.

A ameaça de Naur foi observada por outros políticos que estavam no local e foi preciso a intervenção dos mesmos para que o episódio não terminasse em agressão física. Os deputados Carlos Augusto Maia e Disson Lisboa, bem como os vereadores de Parnamirim, Sheilla Bezerra e Gustavo Negócio, apartaram a discussão.

Depois do episódio e temendo que algo pior ocorra, o vereador Ricardo Gurgel prestou queixa e registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal.
Fonte: Portal no Ar

[segurança] Preso é achado morto dentro da maior penitenciária do RN

Um apenado foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (16) dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. Este é o 19º detento assassinado ou encontrado morto em condições suspeitas este ano dentro de presídios do estado. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na Grande Natal.

De acordo com o agente penitenciário Eider Pereira, diretor de Alcaçuz, o preso foi identificado como Clésio Barbosa de Souza Oliveira, de 36 anos. "O corpo dele foi dependurado numa pilastra na entrada do pavilhão 4", afirmou. "Ele estava aqui em Alcaçuz desde fevereiro deste ano. Tinha condenação de 17 anos e 4 meses de cadeia por porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e por facilitação de fuga", acrescentou Eider.

Ainda segundo o diretor, a Polícia Civil já foi comunicada e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) acionado.

Fonte: G1RN

[política] No Córrego, a prefeitura furou o poço, mas está em desuso há dois anos

O blog do jairgomes.com recebeu a notícia de que a comunidade do Córrego, Zona Rural de Apodi, continua sem água encanada, mesmo depois que a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, perfurou um poço, há quase dois anos e meio.

O problema, segundo moradores, é que a adultora foi instalado a partir das casa, mas não foi suficiente para ir até o poço. Pupulares também contaram que um morador local está comprando os canos e colocando energia particularmente e que não irá dividir com ninguém, pois não aguenta mais esperar.

Segundo a assessoria da vereadora Soneth Ferreira (PDT) se instalado o poço iria beneficiar cerca de 200 famílias e amenizaria a luta contra a estiagem.

O poço fora conquistado pelo governo do Estado onde, na época, o Secretário de Recursos Hídricos era Leonardo Rêgo.

[política] Em Apodi, o PSOL pode ser alvo das extratégias do PTdoB

No cenário politico apodiense a história ganha um novo capítulo com a chegada do PTdoB, onde tem como um dos líderes o empresário Gilvan Alves.

Ex-presidente do PCdoB, partido do atual prefeito Flaviano Monteiro e agora filiado ao PTdoB, Gilvan está tentando buscar filiar novos membros. Mesmo sendo aliado de Flaviano, ele tem conseguido aliar ex-membros do PCdoB e prováveis futuros membros do PSOL, partido liderado pelo destista Paulo Viana.

Paulo que foi Secretário de Saúde no início da gestão de Flaviano, deixou o governo com uma grande insatisfação por não conseguir gerir a pasta que lhe fora outorgado. Segundo informações, pelo fato de não ter autonomia suficiente para administrar a secretaria, assim como alguns outros atuais secretários que ainda se mantem.

Paulo, que até poucos meses atrás, não havia se reunido com o grupo da oposição, começou a fazer parte da reuniões percebendo que o PTdoB estaria tirando-lhe espaço com a filiação de algumas pessoas que também demonstram estar insatisfeitos com a gestão do prefeito Flaviano.

O líder do PSOL já declarou que é pré-candidato a prefeito contra o atual governo e como o PTdoB é aliado a Flaviano, poderia estar buscando alternativas para cercar Paulo, ao ponto de eliminar a opção dos insatisfeitos irem para o partido do dentista.

[cultura] Apodienses lamentam o desprezo com a Banda de Música do município


"Conhecida em toda a região, arrastava a população as ruas para lhe ver, era um espetáculo a parte, sempre convidada para abrilhantar festas locais, motivo de orgulho para os apodienses,  com um repertório diverso, agradava a todos, assim era a Banda de Música Antônio de Pádua Leite. Seus tempos de glamour passaram, eis que ficam as lembranças em fotos e na memória dos apodienses."

Praticamente esquecida no tempo pela atual gestão municipal, a banda, que é um patrimônio de Apodi, sobrevive ao acaso. Ao que parece ela não faz parte das prioridades administrativas da cultura da cidade, pelo menos é este o sentimento que demonstra a sociedade, o qual não senti a valorização deste patrimônio.

Em contra partida, a Escola Estadual Ferreira Pinto tem desenvolvido um bom trabalho com seus alunos, apesar das dificuldades. Pois são sabedores que a música como também o esporte tem papel importante na educação e abrem grandes oportunidades para a juventude.

"Ao que me parece a cultura de Apodi está morrendo, a gente não ver mais algumas coisas que via antigamente, como os fogos e a banda de música acordando a gente às 5 da manhã com uma grande festa em alguns dias comemorativos", relata Raimundo Batista, morador do Bairro Lagoa Seca.

"Eu lembro-me que quando era criança e via a banda passar ficava impressionado com a proeza daqueles artistas e dizia que quando crescesse iria ser instrumentista daquela banda", declarou Leandro em uma postagem nas redes sociais.

Outros apodiense também externaram sua opinião durante a festa de emancipação política de Felipe Guerra quando viram várias escolas e bandas de música, inclusive de Apodi, tocando em plena Avenida com o sorriso no rosto e o carinho dos que o acompanhavam. "Em Felipe Guerra foi lindo, fico triste que em Apodi seja tão desprezado", declarou um membro da banda.

A banda no seu formato foi  instituída em 1990 através do poder público municipal pelo então prefeito Simão Nogueira Neto, na ocasião também passou a se chamar pelo atual nome a qual é conhecida, homenagem feita a um músico da terra. O seu primeiro dirigente foi o Sargento João Evangelista e depois Francisco Janilson de Carvalho aos 23 anos de idade.

[política] Petistas se dividem e exigem a cassação de Eduardo Cunha

A situação do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha não está nada boa no Congresso.

Ontem (15) o ex-presidente Lula esteve em Brasília para tentar articular com a bancada do PT as negociações entre a presidência da Câmara e o partido dos trabalhadores, mas os petistas não estão nada satisfeito com medidas tomadas por Eduardo Cunha.

Alguns deputados do PT querem a cassação de Cunha, que pode ser aprovado pelo Conselho de Ética e para escapar o PMDBista precisará de no mínimo 11 dos 21 votos. Destes, 9 são garantidos, mais para sair da enrascada ele precisará ainda que o PT, que tem 5 deputados percentes ao Conselho, esteja a seu favor, já que o PSOL e demais partidos não demostram interesse em ajudá-lo.

Para tentar sanar o caso Lula ainda continua em Brasília e não pretende sair de lá com uma solução definitiva.

[política] Lava Jato: Cunha recebeu propina em dinheiro vivo, diz delator

Um dos delatores da Operação Lava Jato, o empresário Fernando Baiano disse em depoimento ter repassado dinheiro vivo em propina ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que fossem viabilizados contratos de construção de navios-sonda com a Petrobras.

Preso desde novembro e apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção instalado na estatal, Baiano disse ter repassado ao escritório de Cunha no Rio de Janeiro, em outubro de 2011, entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão a uma pessoa identificada como Altair. As informações foram veiculadas na edição desta quinta-feira (15) do Jornal Nacional (TV Globo).

[polícia] "Posso chorar?" diz suspeito de matar primo com cabo de enxada no Alto Oeste

Aposentado, de 62 anos, foi preso logo após matar seu primo de 56 anos a pauladas na tarde desta quinta-feira (15) em Paraná, município situado na região do alto oeste potiguar. Fato acontecido na Rua da Paraíba. 

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava sentada na calçada de sua residência quando seu primo teria chegado de surpresa e efetuado uma paulada na cabeça da vítima. 

Segundo informações, após a paulada, o suspeito se escondeu em sua casa situada ao lado da casa da vítima. 

A vítima, chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, mas não resistiu o morreu.

De acordo com o Subtenente Andrade, comandante do policiamento local, ele disse que logo após a polícia ser acionada e com apoio da policia militar de Major Sales e Luis Gomes conseguiu prender o acusado ainda com o instrumento utilizado no crime, um pedaço de pau de cabo de enxada.

Ainda de acordo com a policia o acusado só veio tomar conhecimento que havia matado seu primo pelos policiais quando se encontrava na Delegacia de Polícia, ao ser informado ele disse ao policial “Posso chorar?", e começou a chorar. Ele disse que tinha sido ameaçado pela vítima.        

O acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Policia Civil de Pau dos Ferros e autuado em flagrante por crime de homicídio e se encontra preso no Centro de Detenção Provisória a disposição da justiça.
Fonte: Mossoró Hoje

[política] Justiça recebe denúncia de atos de improbidade cometidos pela prefeita de Janduís

O ministério Público ingressou na justiça estadual uma Ação Civil por supostos crimes de improbidade administrativa praticado pela atual gestora, Lígia de Souza Félix, prefeita de Janduís, município localizado na região oeste do estado do Rio Grande do Norte.

Em sua decisão de receber a petição inicial do processo, o Juiz Flávio Valdir Lobo Maia destacou que “existem indícios suficientes da prática de ilícitos descritos na Lei nº 8.429/92 como atos de improbidade administrativa que merecem maior averiguação em sede de instrução processual”.

O processo se deu pelo motivo da atual gestora não ingressar na justiça com processos de execução com o intento de ressarcir aos danos sofridos pelo município. Em síntese, Lígia deveria cobrar na justiça valores que devem serem pagos pelo ex-prefeito prefeito Cássio Targino de Medeiros.

De acordo com os autos do processo, o ministério público encaminhou diversas recomendações e ofícios para atual gestora, alertando que a mesma deveria ingressar com ações judiciais. Sem que esta houvesse dado uma resposta efetiva e comprovado as medidas cabíveis para atender às requisições do ministério público.

O Processo: 0100123-17.2015.8.20.0141 tramita na comarca de Janduís.
Fonte: Icém Caraúbas

[política] Governo do RN nomeia 40 novos delegados para a Polícia Civil

O Governo do Rio Grande do Norte nomeou 40 novos delegados para o quadro da Polícia Civil. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16). Os delegados devem ser distribuídos de acordo com a necessidade da Delegacia Geral de Polícia (Degepol).

No dia 22 de agosto, o governo já havia nomeado 29 escrivães. E no dia 12 de setembro, 49 agentes.
Este ano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, foram promovidos mais de 3.000 agentes de segurança pública. Destes, 2.257 são policiais militares, sendo 205 oficiais e 2.052 praças.

Já na Polícia Civil, houve promoção para 809 policiais civis, sendo 74 delegados, 60 escrivães e 675 agentes. Outros 40 agentes estão concluindo o curso de formação.

[política] Prefeito de Parnamirim demite 60 pessoas ligadas a presidente da Câmara

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques (PDT), tomou uma medida enérgica contra o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Gurgel (PSD), que faz oposição à administração do prefeito e é pré-candidato à prefeitura nas eleições municipais de 2016. De uma vez só Maurício cortou demitiu cerca de 60 cargos comissionados do presidente da câmara.

“Não é justo Ricardo ter as benesses do governo que ele ajudou a vencer as eleições, ter cargos em comissão e agora na oposição ao meu governo me criticando”, disse o prefeito Maurício Marques.

[cotidiano] Drone de Angicos ganha repercussão nacional

A engraçada história do drones em Angicos começam a ganhar repercussão Nacional, vejam o que o Diário de Pernambuco publicou em seu portal:



[cotidiano] Mais cinco municípios do RN iniciam revisão biométrica nesta sexta-feira

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN inicia nesta sexta-feira (16), a segunda etapa da Biometria Revisional em 2015. Entre os meses de outubro e novembro, os municípios de Galinhos, Pendências, Alto do Rodrigues, Caicó e Jardim de Piranhas realizarão recadastramento biométrico de seus eleitores.

A revisão biométrica consiste na atualização dos dados dos eleitores no cadastro da Justiça Eleitoral, com a inclusão de impressões digitais, assinatura eletrônica e fotografia que servirão para a impressão dos novos títulos. habitando os eleitores desses municípios a votar em urnas biométricas que reconhece cada eleitor por meio de suas impressões digitais.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

[segurança] MPF e MP/RN acionam União por repasses para ações de saúde nos presídios‏

Municípios já aderiram ao programa federal, mas recursos não foram remetidos. Dívida já ultrapassa R$ 600 mil e situação é considerada caótica.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Estadual (MP/RN) ingressaram com uma ação civil pública (ACP) contra a União, exigindo do Governo Federal os repasses previstos na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (Pnaisp), que deveriam chegar ao Rio Grande do Norte desde 2014. Três municípios já cumpriram as etapas necessárias ao recebimento das verbas (Mossoró, Parnamirim e Nísia Floresta) e deixaram de receber R$ 639 mil nesse período.

A ACP, com pedido liminar, é assinada pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel, e pelos promotores de Justiça Antônio de Siqueira Cabral (da 39ª Promotoria de Justiça de Natal) e Iara Pinheiro de Albuquerque (coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde – Caop Saúde). A ação destaca que o Sistema Prisional no Rio Grande do Norte se encontra em situação de calamidade, oficialmente decretada desde 17 de março e prorrogada no último dia 15 de setembro, após a ocorrência de diversos motins e rebeliões.

A população carcerária no estado é de 7.601, dos quais 2.764 são presos provisórios. O déficit de vagas é de aproximadamente 3 mil. De acordo com a ACP, a assistência à saúde dos presos é praticamente inexistente e isso resulta em um alto índice de enfermidades dentro dos presídios, incluindo casos de tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distúrbios mentais, dentre outros problemas de saúde.

[política] Propaganda Partidária do Solidariedade combate aumento de impostos no RN





O Programa Eleitoral Gratuito de Rádio e TV do Partido Solidariedade no Rio Grande do Norte será veiculado sexta-feira, 16 de outubro, mostrando que o Governo do Estado quer aumentar impostos para pagar as contas da máquina pública estatal inchada e ineficiente.
         
O Partido Solidariedade é contra o aumento de impostos sem que antes o Governo faça um esforço real para ajustar a própria máquina, economizando onde for possível e tornando o funcionamento dos serviços públicos mais eficiente.

Para o Partido Solidariedade, o cidadão não suporta mais pagar essa conta.

[política] PF tenta prender presidente do PRB-RN, Abraão Lincoln acusado de corrupção na Pesca

O presidente do PRB do Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln, está sendo procurado pela Polícia Federal, acusado de participar do esquema de venda ilegal de permissões para pesca industrial.

Ele é um dos alvos da Operação Enredados, deflagrada na manhã desta quinta-feira (15) em seis estados e no Distrito Federal. Até o momento, porém, a PF não conseguiu localizá-lo para cumprir o mandado de prisão expedido contra ele.

Além de dirigente partidário, Lincoln é presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Agricultores e tinha acesso ao alto escalão do extinto Ministério da Pesca, que esteve na mira da operação desta quinta.

Fonte: Marcos Dantas

[cultura] Festa das Crianças em Apodi deverá custar 60 mil reais

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Assistência Social do Município, irá realizar a festa do Dia das Crianças neste domingo (18).

Segundo a secretária Aloma Tereza a festa será a melhor dos últimos tempos e promete surpreender.

A empresa vencedora da licitação que irá realizar o evento é a A T da Mota Júnior no valor de R$ 60.400,00 (sessenta mil e quatrocentos reais), referente aos serviços de estrutura, alimentação, organização e decoração.

Na festa espera-se cerca de 6 mil crianças.

[segurança] Presos ficam até três dias dentro de viaturas por falta de vagas em cadeia na região Oeste

A falta de vagas em cadeias públicas da região tem tornado difícil a tarefa de policiais e agentes prisionais. Presos ficam até três dias dentro de viaturas a espera de vaga ou de uma decisão judicial. Na maioria das vezes, o infrator é solto pelo juiz por não ter onde colocá-lo.

Essa situação está se tornando comum em cidades como Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, Areia Branca e Grossos. Por falta de cadeias públicas, todos os detidos são levados à Cadeia Pública Manoel Onofre, em Mossoró. Porém, uma determinação da justiça, interditou a unidade para que o Estado fizesse reparos. Por conta da medida, a Cadeia Pública só recebe presos da comarca da cidade.

Com a decisão, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE), tenta agilizar a situação na região levando presos para Natal. “A COAPE está com dificuldade em enviar presos. Algumas vezes são levados para a Delegacia de Plantão em Natal, mas ocorre que nem sempre recebem presos lá e o juiz manda soltar por falta de vaga”, explicou o Delegado Cleiton Pinho.

O delegado retrata ainda a dificuldade em encontrar meios para que o preso possa ficar detido até que seja julgado. “Em alguns casos, o preso fica até três dias dentro da viatura até que arrumem uma vaga. Isso dificulta e muito o trabalho das Polícias Civil e Militar”, acrescenta.

O último caso foi registrado em Baraúna. Um agente de Polícia Civil, que teve identidade preservada, relatou que a guarnição prendeu Patricio de Macêdo Roque, 21 anos, acusado de tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Foi solicitada vaga através da Coape, que informou não existir, e o preso teve que ser liberado. “É o que irá acontecer pela segunda vez em menos de uma semana? O segundo traficante preso na cidade solto porque não existe vaga!”, reclamou o policial.
Fonte: Mossoró Hoje

[polícia] Tentativa de homicídio durante sepultamento em Mossoró na manhã de hoje

A violência recorrente que assola o estado do Rio Grande do Norte em especial a cidade de Mossoró, está ultrapassando os limites do imaginável para toda a sociedade. A polícia militar foi acionada por volta das 9:20hs desta quinta feira 15 outubro 2015, para uma ocorrência de disparos de arma de fogo dentro do Cemitério Dix-Huit Rosado, conhecido como Cemitério Novo em Mossoró, localizado as margens da BR-304. Chegando ao local a polícia apurou que um elemento de camisa branca chegou no cemitério e atirou contra uma pessoa que estava participando de um sepultamento e que felizmente não foi atingido com os disparos.

Após os tiros o homem saiu do local a pé e fugiu em direção ao Forno Velho na saída para Apodi. Pessoas que se encontravam no local entraram em pânico e houve muita correria e um veículo que estava estacionado foi atingido pelo disparo. A polícia militar realizou patrulhamento, mas não localizou o acusado, e muito menos a suposta vítima dos disparos que já tinha se evadido do local.
Fonte: Passando na Hora

[cotidiano] Professora morre em acidente na cidade de Baraúna

Foto - Grupo Baraúna Diário da Noticia
O dia do professor é marcado com dor e sofrimento na cidade de Baraúna, município localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte.  Um acidente fatal registrado no inicio da tarde desta quinta-feira (15), vitimou a professora Maria Luiza de Oliveira Soares, 58 anos de idade. A professora seguia em uma motocicleta com seu esposo identificado como Woshinton que saiu gravemente ferido. 

O acidente envolveu uma motocicleta e uma caçamba, tudo ocorre na Avenida Jerônimo Rosado, no centro da cidade. Segundo informações o condutor da caçamba evadiu-se do local sem presta socorro.
O marido da vítima fatal foi socorrido para o hospital do município e logo em seguida foi encaminhado em estado grave para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. A Policia Militar encontra-se no local isolando a área aguardando uma equipe do Instituto Técnico Cientifico de Polícia - ITEP, de mossoró que já foi acionado ara recolher o corpo da professora e realizar os procedimentos de praxe no local. 
Fonte: Assunoticia
Maria Luiza, Vítima fatal do acidente.

[educação] Escola Estadual Antônio Dantas é a maior do município e a sexta da região Oeste

A Secretaria Estadual da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, divulgou hoje a lista das maiores escolas estaduais em número de alunos matriculados em 2014.

Segundo a secretaria a Escola Estadual Antônio Dantas, em Apodi, é a maior do município e sexta colocada na região oeste potiguar.

Os dados foram divulgados hoje (15), exatamente no dia em que comemora-se o Dia do Professor.

Ainda segundo Secretaria, as demais maiores escolas do município são:

2° Maria Zenilda Gama Torres (IPE)
3° Alvani de Freitas Dias (CAIC)
4° Gerson Lopes (Centro)
5° Valdemiro Pedro Viana (Santa Rosa)
6° Sebastião Gomes de Oliveira (Melâncias)

[política] Em Apodi, PTdoB poderá ser uma "pedra no sapato" da vereadora Soneth Ferreira

O PTdoB, partido comandado por empresários em Apodi, poderá ser uma pedra no sapato da vereadora Soneth Ferreira (PDT).

Com uma votação expressiva em 2012 e sendo praticamente a única candidata pela Região da Areia, Soneth tem visto que a disputa poderá ser mais difícil do que na sua primeira campanha, isto porque o PTdoB tem buscado filiar novos membros desta mesma região ao grupo.

Primeiro filiado da região foi o Conselheiro Tutelar Cristiano Torres, que obteve o maior número de votos entre os que disputaram as eleições deste ano e agora Fátima Torres, presidente da COOPAPI, bastante influente no meio cooperativista e ainda residente do segundo maior curral eleitoral da atual vereadora Soneth, em Mossoró.

De acordo com membros do PTdoB em Apodi, o partido não irá se coligar com outro partido que tenha vereador candidato a reeleição o que poderá implicar, significativamente, na disputa pela candidatura da vereadora.

Apesar de ambos os partidos pertencerem a mesma base aliada do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), a estratégia do PTdoB poderá colocar tudo a perder, ou até ainda, um possível afastamente da vereadora da base aliada do prefeito.

[cotidiano] Cidades do RN apresentam níveis extremos de seca, aponta agência

Em virtude das chuvas escassas registradas nos últimos meses, algumas cidades do RN estão em situação de seca extrema. É o que aponta o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas.

Atualmente, as cidades em colapso são Acari, Carnaúba dos Dantas e Currais Novos, na região Seridó; Antônio Martins, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, São Miguel e Tenente Ananias, no Alto Oeste; além de Macau, na região Central.

Nas demais regiões do estado, a intensidade da seca continua variando de fraca a excepcional (quando não há chuvas no período esperado). Segundo os dados da ANA, além da região Central Potiguar, outra área com maior severidade na estiagem é o extremo oeste, com destaque para a microrregião da Chapada do Apodi, que abrange os municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado.

No Agreste e Leste Potiguar, onde a vegetação apresenta sinais de stress elevado, também houve expansão do estado de seca, mas ainda assim, considerada fraca. Os dados da ANA levam em conta a última atualização feita pelo monitor de secas em agosto deste ano.

Medidas

Para amenizar a situação de seca causada pela estiagem nesses municípios a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) desenvolveram medidas como a utilização de carros-pipa e o abastecimento através de rodízio, com dias e horários alternados.

Como forma se suprir a demanda, a Caern ampliou, na semana passada, a lista de cidades abastecidas no esquema de rodízio. A quantidade aumentou de 42 para 80 cidades, com a inclusão dos municípios das regiões central e agreste do Estado.

De acordo com a companhia, a medida é preventiva e visa prolongar o tempo de abastecimento destas cidades, observando que o cenário de estiagem tem se intensificado dia a dia.

Nas cidades em rodízio, a Caern define os critérios de distribuição da água de acordo com as características do sistema, bem como a reserva ainda existente.

Fonte: PortalnoAr