logo

sábado, 14 de outubro de 2017

[cotidiano] Horário de Verão começa neste domingo em três regiões do país

O Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma hora para se adequar à medida. A mudança vai valer até o dia 18 de fevereiro de 2018. É possível que esta seja a última vez que o Horário de Verão seja adotado no Brasil. Autoridades do setor elétrico constataram mudanças nos hábitos de consumo de energia dos brasileiros. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que mais tem influenciado o horário de pico do consumo de energia não é mais a incidência de luz solar, e sim a temperatura.

Este ano, o Horário de Verão valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados do Norte e do Nordeste não haverá mudança nos relógios.

A justificativa para a adoção da medida ano após ano é o aproveitamento do maior período de luz solar para economizar energia elétrica. Em 2013, o país economizou 405 milhões de reais, ou 2.565 megawatts (MW), com a adoção do Horário de Verão. No ano seguinte, essa economia baixou para 278 milhões de reais (2.035 MW) e, em 2015 caiu ainda mais, para 162 milhões. Em 2016, o valor economizado com Horário de Verão baixou novamente, para 147,5 milhões de reais.

Fonte: Veja

[polícia] Homem é baleado e tem filho assassinado no interior do RN

Um homem morreu e o pai dele foi baleado durante uma ocorrência registrada na cidade de Assu, no Oeste potiguar, na noite desta sexta-feira (13). De acordo com a PM, o sobrevivente foi levado para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

Ainda segundo a Polícia Militar, Edjaelson Domingos da Fonseca, conhecido por Galeguinho de Bozó, estava com o pai, Edmilson Domingos da Fonseca, na rua Francisco Horácio da Silva, bairro Parati 2000, quando os dois foram alvejados.

Pessoas que moram na região informaram à polícia que ouviram disparos de arma de fogo por volta das 23h30. Foi quando saíram à rua e encontraram os dois baleados. Edjaelson morreu no local. Edmilson foi socorrido pelos vizinhos, que o conduziram ao hospital da cidade. Logo em seguida ele foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. A PM não tem informações sobre o estado de saúde dele.

[justiça] MPF do RN denuncia Flávio Rocha por coação, calúnia e injúria

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte protocolou na quarta-feira (11) denúncia contra o empresário Flávio Gurgel Rocha pela prática dos crimes de coação no curso do processo, calúnia e injúria. Os crimes teriam sido praticados contra a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva Mousinho, no exercício da função.

Através da assessoria de imprensa, o Flávio Rocha informou ao G1 que ainda não foi notificado e, portanto, não fará comentários sobre o assunto.

Ileana Neiva e outros 9 procuradores do Trabalho ajuizaram, em 19 de maio, ação civil pública contra a empresa Guararapes Confecções S/A, da qual Flávio Rocha é vice-presidente. Segundo nota enviada pela MPF, em 17 de setembro, no perfil que possui no Facebook, que tem mais de 24 mil seguidores, o empresário postou uma carta dirigida à procuradora a quem acusou ser autora de sistemática perseguição veiculada por denúncias infundadas à Delegacia do Trabalho, animadas exclusivamente por sentimento de ódio e para favorecer seus concorrentes.

Segundo afirma o MPF, utilizando outras redes sociais, o empresário chamou Ilena Neiva de “louca”, “perseguidora” e “exterminadora de empregos”, chegou ainda a sugerir a retirada da procuradora. “A proposta é simples. Tirem a Dra. Ilena Mousinho de nossa vida e nós vamos transformar o RN”, propagou Flávio Rocha. Ainda de acordo com o MPF, nas mensagens, Rocha sugeriu que as condutas da procuradora visam beneficiar os supostos concorrentes da Guararapes, já que tais exigências não estariam sendo feitas às demais empresas.

“Mais uma vez, Flávio Gurgel Rocha atribuiu à procuradora regional do Trabalho ser autora de comportamento típico de natureza penal, consistindo além de crimes de abuso de autoridade, previstos expressamente na Lei nº 4898/1965, no crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Pena”, destaca a denúncia do Ministério Público Federal.

O crime de prevaricação consiste em deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra a disposição expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O MPF afirma que o empresário lançou nas redes sociais as campanhas denominadas “mexeucompainhomexeucomnostudinho” e #exterminadoradeemprego. O Ministério Público Federal diz que Flávio Rocha convocou uma manifestação em frente à sede do Ministério Público do Trabalho, que aconteceu em 21 de setembro. “O expediente da Procuradoria teve que ser reduzido, por questões de segurança. O denunciado postou frases como 'o nosso povo está animado...', 'entendeu o recado, doutora?”, diz a nota enviada pelo órgão ministerial à imprensa.

Para o MPF, a ação civil pública movida pelo grupo de procuradores do qual a procuradora Ileana Neiva Mousinho é integrante deve ter como arena própria de debate o processo judicial. Além disso, o órgão ressalta que não é contrário a qualquer forma de manifestação de liberdade de expressão, entretanto, o empresário teria transbordado os limites constitucionais, atingindo deliberadamente a honra de servidora pública no exercício da função.

“As ações promovidas pela procuradora regional do Trabalho são decorrentes do exercício de sua atividade institucional, em defesa dos direitos coletivos dos trabalhadores, sempre instrumentalizada por meios de provas, submetendo suas imputações ao diálogo e à possibilidade de ser firmado compromisso de ajustamento de conduta entre as partes (MPT e empregador) - dentro dos parâmetros legais – ou ao amplo contraditório, no âmbito da Justiça do Trabalho”, afirma a denúncia do MPF.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

[política] Eleitores podem fazer o agendamento biométrico pela internet

Para o eleitor de Apodi que ainda não realizou a revisão biométrica de seu cadastro eleitoral, está disponível o agendamento online. De acordo com o Cartório Eleitoral da 35ª Zona, o agendamento, via Internet, pretende não apenas trazer mais organização e facilidade para o atendimento ao eleitor, mas também estimular os que ainda precisam realizar o procedimento.

Como está em fase de teste, o atendimento agendado encontra-se disponível apenas para esta semana, do dia 10 ao dia 14 de outubro, devendo haver disponibilização de novas datas e horários posteriormente, com o andamento dos trabalhos.

O eleitor que tiver acesso à Internet poderá acessar o “TituloNet” e adiantar o atendimento através do preenchimento do seu cadastro, clicando AQUI: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net

Atenção! O Cartório Eleitoral alerta:

1) É preciso ter bastante atenção ao realizar o pré-cadastro para que os dados não sejam cadastrados com erro.

2) Ao final do procedimento, após confirmar os dados, é preciso clicar em “Agendar Horário”. Imprima ou anote seus os dados para apresentar no local de atendimento.

3) É preciso chegar no Cartório com pelo menos 10 minutos de antecedência. Caso perca o horário, terá de agendar novamente ou receber senha para fila de atendimento padrão. Não serão aceitas quaisquer justificativas para atraso.

4) Atenção aos documentos necessários, caso contrário não poderá finalizar seu atendimento. É necessário ter vínculo com o município de Apodi.

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

I – Um Documento de identidade (Cópia e original):

a) RG; ou Carteira de Trabalho; ou Carteira Profissional; ou instrumento público com foto do qual constem os elementos necessários à sua qualificação;

II – Um Comprovante de residência / vínculo eleitoral (Cópia e original), que pode ser, por exemplo:

a) Conta de água, luz, telefone, serviços de TV e/ou Internet por assinatura ou faturas de cartão de crédito;
b) Correspondências expedidas por órgãos oficiais (Bancos, Receita Federal, INSS e assemelhados);
c) Comprovante de vínculo empregatício no município (como, por exemplo, declaração do setor pessoal, no caso de órgão público, ou de contrato de trabalho por tempo indeterminado, no caso de instituição privada);
d) comprovante de cadastro de benefício social recebido no Município (bolsa família, fome zero, etc.), da qual conste o endereço do requerente;
e) Comprovante de matrícula ou de frequência em escola, creche ou universidade do próprio requerente ou de seus dependentes, emitida no ano corrente, que infiram pertencer ao município de domicílio;
f) escritura de imóvel, contrato de compra e venda ou contrato de locação, com firmas reconhecidas e registrados em ofício próprio sob a forma pública.
g) declaração de que, atendendo à convocação do juízo eleitoral da 35ª zona, trabalhou na eleição municipal de 2016, em Apodi;

III - Trazer os documentos originais do CPF e Título de Eleitor, se possuir.

O documento/prova de domicílio deve estar em nome do requerente ou de parentes ascendentes ou descendentes de até 2º grau (Avós, pais, irmãos, filhos, netos, cônjuge), cabendo ainda a prova do parentesco através de cópia de documento de identificação oficial (Exemplo: se a conta de água estiver em nome do avô, tem de apresentar cópia da certidão de nascimento em que conste o nome do avô).

Para eleitores nascidos ou registrados em Apodi, não há exigência para provar o parentesco com o dono do comprovante de residência.

A Revisão biométrica ocorrerá até dia 26 de outubro deste ano. Outras informações poderão ser fornecidas no Fórum Eleitoral de Apodi, no endereço informado para revisão cadastral.

Fonte: Cartório Eleitoral da 35ª Zona – Apodi/RN

[cotidiano] Biometria não funcionará neste sábado

Devido a indisponibilidade de todos os serviços informatizados mantidos pelo TSE, incluindo o sistema ELO usado na biometria, a Corregedoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, comunica aos eleitores das cidades onde estão acontecendo a 5ª etapa da biometria revisional que, excepcionalmente, neste sábado (14) não haverá atendimento aos eleitores.

Locais e Datas da 5ª etapa da Biometria revisional:

1) Apodi(35ª ZE):
Início: 13 de setembro
Encerramento: 26 de outubro.
Local: Cartório Eleitoral – Rua Francisco Roberto Carlos de Morais, 89 - Pequé

2) Serra Negra do Norte (26ª ZE): 
Início: 26 de setembro
Encerramento: 26 de outubro
Local: Rua Otaviano Augusto de Araújo, 63 - Centro

3)Jucurutu ( 27ª ZE):
Início: 26 de setembro
Encerramento: 25 de outubro.
Local: Fórum Municipal – Rua Vicente Dutra de Souza, 139 – Centro

4)São Miguel (43ª ZE):
Início: 27 de setembro
Encerramento: 26 de outubro
Local: Cartório Eleitoral – Rua Coronel João Pessoa, 300 – Centro

5) Santa Cruz (16ª ZE):
Início: 28 de setembro 
Encerramento: 27 de outubro
Local: Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS – Rua Marechal Castelo Branco, 48 – 3A1

6)São Bento do Trairi (16ª ZE):
Início: 14 de outubro
Encerramento: 27 de outubro
Local: Secretaria Municipal de Assistência Social – Av. Progresso, 720 - Centro

7)Coronel Ezequiel (68ª ZE):
Início: 14 de outubro
Encerramento:27 de outubro
Local: Câmara Municipal – Rua Sen. Georgino Avelino, 100 – Centro

8)Ipueira (26ª ZE)
Início: 14 de outubro
Encerramneto: 26 de outubro
Local: CEMUREB – Av. Fundador Francisco Quinino de Medeiros, S/N – Centro

9)Venha Ver (43ª ZE):
Início:14 de outubro
Encerramento: 26 de outubro
Local: Câmara Municipal – Rua Pedro Trajano Torres, S/N – Centro

10)Coronel João Pessoa (43ª ZE):
Início: 14 de outubro
Encerramento: 26 de outubro
Local: Câmara Municipal – Rua Alcides Viana, 210 – Centro

11)Lajes Pintadas (68ª ZE):
Início: 14 de outubro
Encerramento: 27 de outubro
Local: Centro Administrativo – Rua São Francisco, 80 – Centro

DOCUMENTOS PARA FAZER A BIOMETRIA
Documento de identificação com foto;
Título de eleitor;
Cópia e original do comprovante de residência atualizado.
Lembrando que quem não comparecer, terá o título de eleitor cancelado. Agende-se e exerça a sua cidadania!

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO 
O atendimento nos municípios acontece na segunda-feira de 9h às 16h, de terça à sexta-feira das 8h às 16h e aos sábado das 8h às 14h.

[política] ‘Não surpreende que parlamentares continuem praticando crimes’, diz Deltan Dallagnol


Em publicação nas redes sociais, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, criticou a decisão tomada ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que medidas cautelares contra deputados e senadores devem receber aval do Congresso.

“Não surpreende que anos depois da Lava-Jato os parlamentares continuem praticando crimes: estão sob suprema proteção. Parlamentares têm foro privilegiado, imunidades contra prisão e agora uma nova proteção: um escudo contra decisões do STF, dado pelo próprio STF”, escreveu.

O principal beneficiado da decisão do Supremo é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), alvo de uma decisão da Primeira Turma do tribunal que impôs a ele um recolhimento domiciliar noturno. A decisão foi recebida por revolta no Senado Federal, que ameaçou desobedecer a decisão e votar contra seu cumprimento no Plenário. Os senadores, no entanto, decidiram esperar o julgamento no plenário do STF. Após um empate entre os ministros, o voto decisivo foi dado pela presidente do Supremo, Cármen Lúcia.

[segurança] Centenas prestaram homenagem a agente penitenciário assassinado a tiros em Natal


Centenas de pessoas, entre elas familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos do curso de formação, prestaram homenagens e deram o último adeus ao agente penitenciário Thiago Jefferson Bezerra de Lima, de 33 anos, assassinado a tiros nesta terça-feira (10) no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. O enterro aconteceu na manhã desta quinta (12) no Cemitério Morada da Paz, em Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar.

Abalados, nem os pais do agente nem a mulher dele quiseram dar entrevistas.

Thiago, que por muito tempo foi do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade de elite da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), trabalhava atualmente no Hospital de Custódia de Natal, unidade que abriga presos com problemas mentais. Ele deixa mulher e dois filhos pequenos.

Investigações

Embora o nome e a foto de um suposto suspeito estejam circulando nas redes sociais, a Polícia Civil ainda não se pronunciou quanto às investigações. Sabe-se apenas que o agente estava entrando em casa, no bairro do Bom Pastor, quando foi atacado por homens armados. Thiago levou vários tiros no rosto. A arma dele, uma pistola, foi levada pelos assassinos. O agente ainda foi levado para uma UPA, mas já chegou à unidade sem vida.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

[política] TCU bloqueia bens de Dilma, Palocci e Gabrielli por compra de Pasadena

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o bloqueio de bens por um ano da ex-presidente Dilma Rousseff em razão dos prejuízos na compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Dilma, na ocasião do negócio, efetivado em 2006, era ministra da Casa Civil do primeiro governo Lula e presidente do Conselho de Administração da Petrobras. O bloqueio de bens se estende aos demais integrantes do conselho naquele momento: Antônio Palocci, preso em Curitiba na Lava-Jato; Claudio Luis Haddad; Fabio Colletti Barbosa; Gleuber Vieira; e José Sergio Gabrielli, ex-presidente da estatal.

É a primeira vez que uma decisão de um órgão de fiscalização responsabiliza diretamente Dilma e demais conselheiros pelos prejuízos na compra de Pasadena. O assunto veio à tona em 2014 e pautou as discussões na campanha em que a petista foi reeleita presidente. Dilma sempre negou qualquer responsabilidade no negócio mal feito, atribuindo a um “parecer falho”, elaborado pelo então diretor da Petrobras Nestor Cerveró, o aval dado pelo Conselho de Administração à compra da refinaria.

Fonte: O Globo

[esporte] Brasil vence Chile por 3×0 e faz sua melhor campanha em eliminatórias

A melhor campanha da história da seleção em uma eliminatória para a Copa do Mundo indica ao técnico Tite algumas certezas até a estreia na Rússia em junho de 2018. Uma delas é que Gabriel Jesus, apesar dos seus 20 anos, é uma realidade no ataque da seleção brasileira.

Em dez jogos, todos com o atual técnico do Brasil, o jogador do Manchester City virou o artilheiro da equipe. Marcou sete gols. Dois deles na vitória sobre o Chile, nesta terça (10), no Allianz Parque, em São Paulo.

O jogo marcou a despedida da seleção do Brasil antes da Copa e o fim da campanha irretocável de Tite nas eliminatórias: primeiro lugar com 41 pontos somados.

O futebol brasileiro na partida, principalmente no segundo tempo, empolgou os torcedores que bateram recorde de público e de arrecadação do Allianz Parque, campo do Palmeiras. Mais de 41 mil pessoas assistiram à partida, que gerou renda de R$ 15.118.391,02.

No primeiro tempo, porém,com poucas chances de gol criadas pelo time, o torcedor vibrou pouco na casa palmeirense. O momento de maior euforia foi logo aos 3 minutos, quando o placar eletrônico do estádio anunciou a vitória parcial do Equador sobre a Argentina. A alegria durou pouco. Treze minutos depois, foi anunciado o empate e, na sequência, a virada.

Ao longo da partida e, principalmente com os gols, a animação aumentou. Os torcedores tietaram Neymar quando ele se aproximava para cobrar escanteios. Assim como em outros jogos, o camisa 10 e técnico Tite foram os mais festejados.

Desta vez, eles dividiram as atenções com Gabriel Jesus, revelado pelo Palmeiras e um dos destaques da equipe na conquista do título do Campeonato Brasileiro de 2016.

Aliás, a torcida palmeirense que esteve no estádio vibrou também quando o locutor anunciou Valdivia como titular no Chile.

No segundo tempo, a história foi totalmente diferente. Com um futebol mais vistoso e os espaços dados pelo adversário, o torcedor brasileiro vibrou, cantou e deixou a rivalidade contra os argentinos de lado para tirar sarro dos chilenos com os gritos de “eliminados”.

[economia] Servidores estaduais que ganham até R$ 2 mil devem receber nesta quarta (11), diz governo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai depositar nesta quarta-feira (11) o pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 2 mil. O montante é referente à folha de setembro.

Servidores da Educação e dos órgãos da administração indireta com arrecadação própria já receberam seus salários.

Já para os servidores que ganham acima de R$ 2 mil, o governo disse que o pagamento ainda depende da disponibilidade de recursos. O prazo para isso não foi divulgado.

[oportunidade] UFRN vai oferecer quase 7 mil vagas para 2018 pelo Sisu

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou na manhã desta terça-feira (10) o quadro de vagas que a instituição vai oferecer neste neste ano por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - a concorrência às vagas acontece com base na nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, serão disponibilizadas 6923 oportunidades, sendo que a maioria (4639) será para o primeiro semestre e 2284 ficarão para o segundo.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aceitou todas as propostas de acréscimo feitas pelos centros acadêmicos da universidade, resultando em mudanças no número de vagas nos cursos de Letras-Inglês, Letras-Língua Portuguesa, Canto e Instrumento, ofertados em Natal, além dos cursos de Pedagogia e Geografia do campus de Caicó. Outra modificação é que o curso de Ciências da Computação passa a ofertar vagas para o 2º ciclo.

A mesma resolução também delimitou as vagas que a UFRN oferece através de outros processos seletivos, como o processo seletivo específico, que é aplicado nos cursos de Dança, Letras Libras, Música e Teatro (205 vagas), para os cursos de 2º ciclo (750), Programa Estudantes Convênio de Gradução (98), convênio com instituições do Timor-Leste (44), além de 49 vagas para mobilidade interna - casos em que o estudante muda para o mesmo curso de outro campus.

Somando estes números com o do Sisu, a UFRN oferece oportunidades para 8069 novos alunos ingressarem na instituição. A Pró-Reitoria de Graduação vai publicar ainda esta semana o edital completo no seu site (aqui).

[política] MP denuncia Raniere Barbosa e mais oito na Operação Cidade Luz


O Ministério Público do RN denunciou o vereador de Natal Raniere Barbosa e mais oito pessoas supostamente envolvidas em desvios de dinheiro público na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A informação foi confirmada pelo próprio MP nesta terça-feira (10). Raniere Barbosa era presidente da Câmara Municipal e está afastado do cargo pelas suspeitas de envolvimento no crime no período em que ele estava à frente da Semsur, entre 2013 e 2015. O Ministério Público diz que os desvios atingem quantia superior R$ 22 milhões.

O vereador foi afastado no dia 24 de julho passado, quando o MPRN deflagrou a operação batizada de Cidade Luz, que investiga o desvio. Segundo o Ministério Público, há indícios de que o montante desviado é decorrente de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos firmados entre empresas e a Semsur para a prestação de serviços de manutenção e decoração do parque de iluminação pública da capital potiguar.

Os mandados foram expedidos pelo juiz da 7ª vara Criminal de Natal e são cumpridos nas cidades de Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e ainda em Fernando de Noronha, em Pernambuco. Os gabinetes de Raniere Barbosa e da Presidência da Câmara Municipal de Natal também foram alvo dos mandados.

Ainda de acordo com o MP, dados da Controladoria Geral do Município de Natal demonstram que entre os anos de 2013 e 2017, oito empresas sediadas em Pernambuco foram beneficiárias de pagamentos no montante de R$ 73.433.486,86 de contratos coma Semsur. A estimativa é de que o superfaturamento médio foi de 30% no valor dos contratos celebrados.

[segurança] 'Bandidos têm caçado os operadores de segurança’, diz sindicato após morte de agente penitenciário em Natal


A morte do agente penitenciário Thiago Jefferson Bezerra de Lima, de 33 anos, assassinado a tiros na noite desta terça-feira (10) dentro de casa, na Zona Oeste de Natal, causou revolta e indignação ao sindicato da categoria. Em nota, a presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, além de lamentar o ocorrido, destacou que “os bandidos têm caçado os operadores de segurança”, em especial os agentes penitenciários.

"Sabemos que toda a população está sujeita à insegurança que tomou conta do estado. No entanto, essa insegurança para nossa categoria é muito maior, pois os bandidos têm caçado os operadores de segurança e, em especial, os agentes penitenciários, que lidam diretamente e diariamente com os criminosos nas unidades prisionais. Esse caso é o retrato triste dessa realidade", comentou.

"Além dos riscos da profissão, os agentes penitenciários estão abandonados pelo estado e o resultado, infelizmente, é esse. Enquanto os operadores da segurança não forem valorizados e reconhecidos pelo governo, os criminosos continuarão tendo a ousadia de nos enfrentar e atentar contra nossas vidas", complementou Vilma Batista.

Por fim, a presidente do sindicato lamentou a morte do agente e cobrou punição aos assassinos. "Infelizmente, perdemos um grande profissional, com histórico de excelentes serviços prestados ao sistema penitenciário. A família perdeu um filho, perdeu um ótimo pai, perdeu um marido. Nos solidarizamos com todos nesse momento de dor e esperamos que os responsáveis sejam encontrados e paguem pelo que fizeram".

19 mortos

Segundo o Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte – entidade que reúne instituições de segurança pública do estado – Thiago foi o 19º agente de segurança pública assassinado este ano no RN. Além dele, foram mortos 16 policiais militares, um agente penitenciário federal e um guarda municipal.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

[segurança] RN já chega a 1919 assassinatos em 2017

Segundo o Observatório de Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte (OBVIO-RN), o Estado já soma 1919 assassinatos em 2017.

É um crescimento de 26% se comparando ao mesmo período do ano passado e 56,3% quando comparado a 2015, primeiro ano do Governo Robinson.

O período analisado é 01 de janeiro a 08 de outubro.

[política] TRE cassa mandato de vereador de Parnamirim

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o diploma do vereador de Parnamirim, Paulo Estevão de Miranda Borges (PHS), por decisão da maioria dos juízes da corte eleitoral.

Além de perder o mandato, o tribunal determinou ainda sua inelegibilidade por oito anos.

Ele é acusado de abuso de poder político e econômico.

Em seu lugar assume Ana Michelli.

[economia] Gás de cozinha sobe 12,9% a partir de quarta-feira


O preço do gás de cozinha (GLP) nas refinarias será aumentado em 12,9% a partir de quarta-feira, divulgou a Petrobras nesta terça. Este é o segundo aumento no preço cobrado nas refinarias em menos de um mês.

O preço do GLP é um dos fatores que determinam o preço final do botijão de gás comprado pelo consumidor – além de impostos e margem de lucro, por exemplo. A Petrobras estima que se o reajuste for repassado integralmente pelos distribuidores, ele representará um adicional de 3,09 reais (cerca de 5,1% do preço final).

Segundo a estatal, o aumento anunciado nesta terça ocorre em razão das variações do produto no mercado internacional. A última alta nas refinarias, que entrou em vigor a partir do dia 26 de setembro, foi de 6,9%.

O preço médio do botijão de 13 quilos pago pelo consumidor no país era de 62,21 reais na última semana, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os valores estão em alta há cinco semanas consecutivas.

Fonte: Veja

[segurança] Sete adolescentes pulam muro e fogem de Ciad em Natal

Sete adolescentes fugiram do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Acusado de Ato Infracional (Ciad), da Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. A fuga aconteceu por volta das 22h desta segunda-feira (9).

Segundo os educadores do Ciad, os jovens estavam internados no pronto-atendimento, quando quebraram cadeados e tiveram acesso à parte interna. Com o uso de uma corda, eles pularam o muro e fugiram.

Ainda de acordo com os educadores, o Ciad tinha 47 adolescentes internados que respondem pelos crimes de assalto, tráfico de drogas e homicídio. A polícia fez busca pela região, mas os jovens não foram encontrados.

[política] Sem acesso à lei de ingresso, praças e oficiais da PM do RN protestam na sede do governo


Oficiais e praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizaram um protesto, na manhã desta segunda-feira (9), em frente à sede do governo estadual, na Zona Sul da capital potiguar, para cobrar acesso ao projeto de lei encaminhado para a Assembleia Legislativa do RN mudando o modelo de ingresso na corporação. Pelo projeto, será exigido ensino superior completo para os praças, a partir dos próximos concursos.

A medida não vale para o edital que deve ser publicado até o final do mês, com mil vagas para praça. O governo informou semana passada que enviou o projeto de lei para a ALRN.

Os policiais são favoráveis à exigência de nível superior. Apesar de já ter a previsão disso no projeto de lei, eles reclamam que não tiveram acesso ao documento e, portanto, não sabem o que o texto enviado diz exatamente.

"Esse protesto já estava marcado há dois meses. Apesar do anúncio do governo, a gente não sabe se esse projeto foi mesmo enviado e se contempla as demandas da categoria", afirma Eliabe Marques, presidente da associação dos sargentos e subtenentes da PM.

Até mesmo os comandantes dos batalhões da PM participaram da manifestação desta segunda. Outra pauta da categoria é o pagamento de retroativos de dezembro de 2015, abril, agosto e dezembro de 2016, além das promoções de abril e de agosto de 2017, que o estado estaria devendo.

Uma reunião foi marcada ainda para esta segunda-feira (9) com representantes do governo.