logo

sábado, 6 de junho de 2015

[segurança] Presos fogem de presídio provisório na Zona Norte na madrugada deste sábado

Foto: Lara Paiva
As fugas no sistema penitenciário no Rio Grande do Norte continuam numa constante e mais uma foi registrada neste sábado (06). Um túnel foi encontrado nesta madrugada no presídio provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal. Há confirmação de que internos conseguiram fugir, mas ainda não há detalhes sobre quantos deixaram a unidade prisional.

O buraco foi encontrado no Pavilhão B e, de acordo com os agentes penitenciários, após passar pelo túnel, os presos caminharam até a ala do semiaberto e depois conseguiram escapar pela avenida João Medeiros Filho.

Agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Força Nacional estão no local para fazer a recontagem dos presos e aguardam autorização da direção para entrar no presídio. O buraco pelo qual os presidiários fugiram foi tapado com uma pedaço de madeira e uma pedra.

Atualmente, a Ala B do presidío conta com aproximadamente 400 presos. De acordo com informações apuradas pela reportagem do portalnoar.com, há detentos soltos nas celas em função da reforma promovida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN).

O clima na parte externa do Raimundo Nonato é tenso, já que durante o sábado , acontecem as visitas e vários familiares dos internos seguem do lado de fora ansiosos por mais informações. A diretoria da penitenciária foi proibida pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC).
Fonte: Portal no Ar

[política] Durante encontro, deputado Kelps Lima afirma que o Solidariedade terá candidato em Apodi

O deputado estadual Kelps Lima (SDD), que coordenou o evento realizado na capital do estado, o II encontro estadual do partido, afirmou durante o evento que a sigla que ele preside no estado, terá nomes em mais de 20 cidades do estado, para a disputa majoritária, como também nomes que disputarão os legislativos de mais de 100 cidades onde o partido está representado.

“Apodi está inserido nesse contexto, agente respeita os demais partidos da oposição, vamos sentar para dialogar com todos os partidos, queremos fazer isso abertamente, e queremos colocar um candidato do Solidariedade para disputar a prefeitura de Apodi”, disse Kelps.

Indagado sobre essa candidatura, ele voltou a afirmar; “Obviamente conversando com os outros partidos de oposição, montando uma estratégia, respeitando, e entendendo que o candidato seja bom para todos os partidos de oposição, que una um grupo em Apodi”, disse o parlamentar.

O deputado ainda informou que os nomes que serão colocados a mesa para os partidos de oposição, são o de Dr. Pinheiro, ex-prefeito de Apodi por três vezes, grande líder político, como também do empresário e ex-secretario Célio Martins que teve trabalho de destaque quando esteve a frente da secretaria de obras, e que goza de um grande prestigio junto a sociedade apodiense, um nome que também surge como força.

“Estamos prontos para o embate, mas vamos sentar, conversar, e tanto podemos votar como ser votados, mas temos dois nomes fortes para serem colocados na disputa, que são Dr. Pinheiro e Célio Martins, respeitando toda nossa oposição em Apodi, pois queremos está unidos e fortes para a disputa, sempre primando para a democracia, dialogo e acatando aquilo que for decidido pela maioria”, finalizou o deputado.

[polícia] Governo quer tirar 800 policiais das repartições para integrá-los às ruas

Já se aproximando dos 180 dias à frente da pasta, a secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite Gonçalves, reafirma o compromisso de colocar nas ruas, até o fim de julho deste ano, praças e oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN), que se encontram a disposição de outras repartições públicas e, principalmente, cedido a outros Poderes. “Há uma condição ‘sine qua non’ para minha permanência na Secretaria, a devolução ou o pagamento por parte dos Poderes aos policiais que estão cedidos”, afirma a secretária.

Em abril, a secretária Kalina Leite havia dito que a estimativa de policiais cedidos era em torno de 800, pessoal que ela espera que seja devolvido “da forma a mais harmônica possível”.

Kalina Leite afirmou que a Sesed já avançou nesse sentido, encaminhando ofícios e expedientes ao Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP) e Assembleia Legislativa solicitando a devolução dos policiais. Mas se isso não vier a ocorrer, vai comunicar a Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh) a lista dos servidores que não se apresentaram e “pedir para que não pague mais os salários dos que estão em outros Poderes”.

Para a titular da Sesed, “não tem cabimento, com o orçamento que esses órgãos têm de pegarem nossos servidores, que custam muito caro para o Estado e que fazem muita falta à sociedade – muitos deles permanecendo em gabinetes, quando a gente está precisando de pessoas nas ruas”.

Porém, a secretária ressalta que existe uma via de mão dupla. “A gente sabe que, muitas vezes, precisa-se de servidores de outros Poderes, que eles cedem para gente”, pondera. Ela acrescenta que, eventualmente, a Seded pode ceder servidores para os outros poderes, “mas a regra geral não é essa”. “A gente não pode ter em outros poderes mais de 100 servidores, porque todos têm salários e vencimentos razoavelmente bons, mas para desempenhar as funções da atividade fim”, disse.

Muitas vezes, segundo a secretária, os policiais cedidos atuam em portaria “entregando crachá e fazendo controle de acesso de pessoas nessas instituições”. Exercem atividades em gabinetes e até acompanhando autoridades. “Isso está acabando no Brasil e não pode continuar no Estado”, afirma.

Mesmo que alguns policiais continuem cedidos a outros Poderes, a secretária disse que eles “têm no mínimo de pagar os salários desses servidores”, pois assim a PM poderá pagar mais diárias operacionais, livrar-se do limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal em relação à despesa de pessoal, “aumentar a possibilidade de concurso público nessa área e fazer mais promoções”.

Impacto financeiro

A secretária não soube dizer o montante de recursos destinado ao pagamento salarial de policiais cedidos a outras repartições. “É um volume significativo, e para nós faz muita falta, porque a população clama por policiais nas ruas”, afirmou a secretária Kalina Leite.

Ela informou, ainda, que embora o número de servidores cedidos da Polícia Civil não seja tão grande, existe esse mesmo problema de falta de pessoal, devido ao deficit de 70% nos quados da polícia. “Hoje existe escrivão saindo de um plantão de 24 horas para dar o seu expediente normal em delegacia”. Ela exemplificou o fato de que existem dois escrivães cedidos à Assembleia Legislativa: “É um absurdo por que há uma deficiência de 80% de escrivães, que cumprem uma escala de serviço sub-humana”.
Fonte: Tribuna do Norte

[política] É preocupante o estado de saúde do deputado Agnelo Alves, revela jornalista

É delicado e preocupante o quadro clínico do jornalista e político Agnelo Alves, deputado estadual pelo PDT. Ele está internado desde anteontem na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, e a melhor informação que familiares transmitem a respeito é a de que a “cabeça dele está bem”. O que mais impõe pessimismo em sua sua situação não é o câncer com o qual ele se digladia há anos, mas um grave comprometimento de seus pulmões, ordinariamente frágeis desde sua infância, quando se evidenciou que sofria de uma tuberculose que o levou a bem perto da morte, recorrentemente, ao longo de toda a sua existência. 

Nem a versão relativa à cabeça, porém, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), o sobrinho mais ligado a Agnelo, ratifica. Na tarde desta sexta-feira, 5, hoje, em seu gabinete natalense, o parlamentar, ex-ministro da Previdência e ex-presidente do Senado da República, ouviu o depoimento de um primo e corrigiu, dizendo que também a cabeça, ou seja, a memória e a formulação de raciocínios, já foram afetados.

De acordo com outros familiares, porém, a lentidão que as atitudes de Agnelo apresenta não decorre de doença, em si, mas de medicamentos que lhe estão sendo ministrados, em dosagem incomum, durante a fase aguda de males oportunistas que se manifestam em decorrência do mal maior que o acomete há tempos.

Amigos e correligionários de Agnelo têm acorrido ao hospital, em Tirol, e saem de lá projetando pessimismo a respeito de sua saúde.  

Pai e liderado formal do prefeito da capital potiguar, Carlos Eduardo - que aniversaria hoje -, presidente regional do PDT, e tio, também, do ministro do Turismo, ex-deputado Henrique Eduardo Alves, presidente regional do PMDB e ex-presidente da Câmara Federal, Agnelo está em apartamento, tomando medicação pesada, segundo informou um seu assessor desses que, diante das piores situações, procuram transmitir a sensação de que tudo vai bem. Pelas previsões de familiares, Agnelo deverá deixar o São Lucas somente na próxima terça-feira.

Verdadeiro campo de experiência para várias enfermidades desde sua infância, há muitos anos Agnelo luta contra um câncer que se manifestou em diversas partes de seu corpo. Há alguns anos ele começou a se apoiar numa bengala. Nos últimos meses, em decorrência da fragilização a que seu corpo tem sido submetido pela doença, ele passou a usar permanentemente cadeira de rodas.

O agravamento que a situação experimentou nas últimas semanas forçou seu internamento hospitalar, e a fragilidade que o corpo mostrou contra-indicou uma viagem de que ele cogitou para buscar tratamento em São Paulo, a exemplo do que fez até recentemente.
Fonte: Blog Rerto Guedes

[cotidiano] Pesquisa: quase metade das mulheres pensa em outro durante o sexo

Uma pesquisa do Lovehoney, que vende brinquedos sexuais pela internet, apontou que 46% das 1.300 entrevistadas admitiram pensar em outro homem durante o sexo com os seus parceiros. Entre os homens, 42% admitiram essa fantasia. 

Para as mulheres, o pensamento na cama geralmente é tomado por algum ator sexy, um rapaz sarado na academia ou um colega de trabalho. 

Mais: 8% das mulheres disseram já ter ido para a cama com o chefe.

[economia] Produção “doméstica” de energia no RN passa a ser isenta de ICMS

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte incentiva a produção de energia renovável por micro e pequenos geradores, através da concessão de isenção do ICMS sobre o excedente da produção que será vendida ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Com essa finalidade, o Governo do RN aderiu neste dia 5, ao Convênio ICMS 16, de 22 de abril de 2015, que autoriza os Estados a concederem isenção nas operações internas à circulação de energia elétrica.

Com a decisão do Governo, o RN se soma aos Estados de São Paulo, Goiás e Pernambuco, que já haviam adotado a isenção. Segundo o Secretário Estadual de Tributação, André Horta, “Isso significa dizer que o cidadão que tenha ou instale painéis solares fotovoltaicos, por exemplo, para ter energia em casa, vai poder também vender energia à rede nacional com isenção do ICMS, assim estão abertas as portas para ser cada vez menor a dependência dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, com redução do impacto ambiental”.

O governador Robinson Faria afirma que com esta decisão “O governo do Rio Grande do Norte toma mais uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento sustentável, e apoiar as iniciativas do cidadão em promover o suprimento de energia a partir de fontes renováveis”.

Para a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) a eliminação da cobrança do ICMS da energia gerada por painéis solares em empresas, comércios e residências reduz o tempo de retorno do investimento já que os créditos obtidos na injeção da energia na rede seriam mais atrativos.

[saúde] Vacinação contra gripe: RN vacina 67,92% do público-alvo

A Secretaria de Estado da Saúde Pública divulgará na próxima segunda-feira(8) um balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza que encerrou nesta sexta-feira(05). Segundo informa a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, dependendo dos resultados apurados, a vacinação poderá ser prorrogada no Rio Grande do Norte.

Até o final da manhã desta sexta-feira um total de 452.762 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 67,92% do público-alvo que é de 666.632 pessoas. O grupo dos trabalhadores em saúde e de mães em pós-parto foram os que mais compareceram aos postos de saúde para receber a dose da vacina, enquanto que os de gestante e de indígenas foram os que menos foram vacinados.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, através da Subcoordenadora de  Epidemiologia, Kristiane Fialho, reforça que as pessoas pertencentes aos grupos de cobertura da vacina devem procurar as unidades, em busca da prevenção, porque a vacina imuniza contra três sorotipos: o Influenza B, o H3N2 e, inclusive, o tão falado H1N1.  A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 80% deste público, composto por: idosos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto). O percentual de cobertura vacinal é calculado com base na estimativa da população a ser vacinada frente ao número de doses da vacina já aplicadas.

Até o momento, no RN, o grupo com maior percentual de cobertura vacinal é o das mulheres no pós-parto com 4.816 doses aplicadas, o que representa 83,65% de cobertura vacinal; seguidas de trabalhadores em saúde com 69,41%, ou 41.755 doses; vindo depois o de crianças com 68,20%, que corresponde a 145.686 doses aplicadas; e dos idosos com 67,58%, o que representa 235.650 idosos vacinados. Até o momento, o grupo que menos recebeu a vacina foi o de indígenas com 52,67 que corresponde a 1.763 doses distribuídas.

Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, e estão sendo monitorados constantemente pela equipe da Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Fonte: Nominuto

[saúde] Governo do DF prepara plano para enfrentar bactérias multirresistentes

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou hoje (5) que lançará, na próxima semana, um plano de enfrentamento à resistência bacteriana para diminuir as contaminações por bacilos multirresistentes, chamados “superbactérias”, nas unidades de saúde. O anúncio foi feito após gestores da secretaria se reunirem com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na tarde de ontem (5).

Em entrevista coletiva, após a reunião, gestores da secretaria não quiseram informar o número de pacientes infectados por bactérias multirresistentes. Apenas reafirmaram que não há surto. “É uma endemia preocupante, porque vem aumentando progressivamente. Nossa política, no Distrito Federal (DF), estava um pouco tímida. A partir dessa reunião com a Anvisa e das modificaçãoes na nossa estrutura de prevenção, a gente vai ter medida mais firmes”, disse o o subsecretário de Atenção à Saude, José Tadeu Palmieri.

O plano da secretaria terá duas frentes de ação. A primeira será focada no uso racional de antibióticos e na garantia de estoque para os medicamentos. A segunda, tentará diminuir a transmissão no reforço aos protocolos de atenção aos pacientes, na  aquisição de produtos de limpeza mais eficiente, bem como na capacitação dos trabalhadores em saúde e formaçaõ de multiplicadores.

Segundo a diretora de Infectologia do DF, Maria de Lourdes Lopes, o plano foi elaborado com base nas ações antissurto aplicadas no Rio Grande do Sul, em 2013, e no Rio de Janeiro, em 2014. “Estamos montando uma frente, uma força tarefa, que vai ser anunciada como política a ser instalada no DF, com capilarização em todos os hospitais”, afirmou a médica.

Os casos de contaminação por superbactérias ganharam repercusão depois que três pacientes infectadas morreram, domingo (31) e segunda-feira (1º). Porém, a Secretaria de Saúde informou que ainda não é possível relacionar as mortes com a presença das bactérias, uma vez que as pacientes apresentavam outras enfermidades graves.

Na última quarta-feira (3), a secretaria anunciou que 16 pacientes foram isolados no Hospital Regional de Santa Maria, a 30 quilômetros de Brasília, após exames detectarem a bactéria multirresistente Acinetobacter baumannii. O último boletim médico da secretaria informa que seis pacientes continuam isolados em mais três unidades de saúde  do DF.

As superbactérias são organismos resistentes à maioria dos antibióticos disponíveis no mercado. O corpo humano tem várias bactérias, mas com a ingestão de antibióticos, algumas se tornam resistentes, emergem de onde estão e se multiplicam, provocando infecção. Dessa forma, o uso indiscriminado de antibióticos é uma das causas do surgimento das superbactérias.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

[política] Partido da Solidariedade realiza II encontro estadual


O partido da Solidariedade no Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira, 05 em Natal o segundo encontro estadual, com representantes do partido de mais de 100 cidades do estado, com uma programação voltada para os lideres partidários, como também já vislumbrando o processo sucessório de 2016.

O partido é presidido no estado pelo deputado estadual Kelps Lima, que esteve no evento, e agendou varias visitas a cidades do estado, com visitas de preparação e capacitação dos candidatos que postulam disputar cargos nas eleições vindouras, seja no executivo ou legislativo.

“O solidariedade terá candidatos a prefeitos, em mais de 20 cidades do estado, e hoje é uma reunião de trabalho, de compartilhamento de idéias, de experiências, tudo em nome do crescimento e amadurecimento do partido”, disse Kelps Lima.

Paulo de Tarso, chefe de estatística da UFRN, e sócio-majoritário do instituto de pesquisas Consult esteve presente ao evento, onde ministrou uma palestra falando sobre a importância das pesquisas, do planejamento e estratégias para se galgar cargos eletivos.

Dentro da programação uma palestra riquíssima sobre o que é vetado pela justiça eleitoral nesse período, proferida pelo Dr. Caio Vitor, um dos mais conceituados juristas da capital estado, que esclareceu duvidas dos presentes.

Na parte da tarde após o almoço, foi ministrada uma palestra voltada para mídias sociais, redes sociais e suas funções, explicando como isso poderá influenciar nas eleições vindouras.

O partido irá durante esse ano, e no próximo realizar varias reuniões semelhantes, para tratar do pleito de 2016. Foram contabilizadas mais de 200 (duzentas) participações de todo estado.



[política] Henrique Alves libera 4,5 milhões para 27 municípios potiguares

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta quarta-feira (3), a liberação de R$ 4,5 milhões para execução de obras de infraestrutura turística em 27 municípios do Rio Grande do Norte. “É uma satisfação nesse pouco tempo à frente do Ministério realizar tanto pelo turismo do Brasil. É meu dever, como ministro do Turismo do Brasil, olhar para o meu estado”, ressaltou.

Entre os 27 municípios beneficiados com a liberação dos recursos, o ministro destacou Natal, que vai receber R$ 500 mil para a reurbanização da orla; e Santa Cruz, com R$ 300 mil para a obra do teleférico do alto de Santa Rita de Cássia até a matriz da padroeira, no centro da cidade. “São exemplos de duas obras fundamentais para o turismo em Natal e no interior”, disse o ministro.

Acarí, Assú, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Cerro-Corá, Encanto, Goianinha, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Jucurutu e Lajes também estão entre os 27 municípios contemplados com a liberação de recursos do Ministério do Turismo. Macaíba, Monte Alegre e Nísia floresta, todas na região metropolitana de Natal, estão entre as cidades que vão receber apoio do MTur para melhorar a infraestrutura do turismo local.

Henrique Alves anunciou, ainda, recursos para projetos turísticos de Olho D`Água do Borges, Patu, Pedro Avelino, São José do Seridó, São Tomé, São Vicente, Tangará e Venha-Ver. Outros projetos, dos municípios que não foram contemplados, estão aguardando a conclusão das análises técnicas para a liberação dos recursos.

Já os projetos novos precisam ser inscritos no cadastro de convênios do Ministério (Siconv), que ficará aberto até 18 de junho. As propostas aprovadas na análise técnica serão incluídas no orçamento do MTur.
Fonte: Visor Político

[educação] A UERN tem o custo por aluno mais elevado entre todas as Universidades estaduais do Nordeste

APRESENTAÇÃO – A UERN produz o aluno mais caro entre todas as universidades estaduais do nordeste. Foi o resultado encontrado, após uma pesquisa que foi feita a partir da relação orçamento X número de alunos matriculados.

METODOLOGIA – Foram coletados os orçamentos das universidades estaduais, a partir da lei orçamentária anual 2015 dos nove membros nordestinos da federação. Posteriormente, este valor foi dividido pela quantidade de alunos que o governo estadual mantém, através de suas instituições de ensino superior.

RESULTADO – O aluno mais caro entre as universidades mantidas pelos estados nordestinos foi, em sequência, RN, PE, BA, PB, MA, AL, CE, PI, SE.

QUALIDADE DO ALUNO FORMADO – O dado incontestável de que a UERN gasta muito por aluno pode produzir a impressão de que se trata de uma formação de excelência. Nada poderia ser mais falso. O ensino superior estadual do RN só ficou na frente do PI e MA, conforme ranking da folha, a partir de uma conjunção de dados do MEC (aqui).

QUALIDADE DO GASTO – A UERN apresenta outra idiossincrasia – enquanto quase metade do orçamento da Estadual de Pernambuco (200 milhões) vai para manter um hospital de atendimento geral. Praticamente 80% do orçamento da UERN é destinado ao pagamento da folha.

ANÁLISES FUTURAS – Uma olhada rápida, mas que ainda precisa de maior apuração, gera a seguinte hipótese – a de que a UERN tem, talvez, o custo mais elevado entre todas as instituições estaduais com funcionário. Começaremos a depurar os dados para confirmar esta hipótese. Outro dado relevante diz respeito a importância dos cursos ofertados para o nosso desenvolvimento regional. Por exemplo – a UERN tem curso regular sobre ciências da religião. No que contribui para o RN?

RESPONSABILIDADE FISCAL – A favor de elevar os gastos com ensino público superior todo mundo é. Quem poderia ser contra tal medida? Mas é preciso equacionar possibilidades e prioridades. A expansão irresponsável no passado da UERN está pesando agora. Não existe almoço gratis. Quem pagará a conta? De onde a verba vai sair?

FUTURO – A UERN é um patrimônio dos norte-riograndenses. Sacrificaremos, no entanto, as demais pastas e o futuro das novas gerações para coninuar crescendo o orçamento da Universidade Estadual? Para além de toda politicagem barata de conveniência, urge apresentar uma resposta fundamentada.

RN – UERN – 298 milhões – 10925 alunos – R$ 27.276 / Por aluno

PE – UPE – 470 milhões – 17815 alunos – R$ 26.382 / Por aluno

BA – UNEB, UEFS, UESC e UESB – 1,1 bilhão – UNEB (22162), UESC (6171), UESB (8900), UEFS (6827) – 44060 alunos – R$ 24.965 / Por aluno

PB – UEPB – 243 milhões – 11838 alunos – R$ 20.527 / Por aluno

MA – UEMA – 313 milhões – 15642 alunos – R$ 20.010 / Por aluno

AL – UNEAL (110), UNCISAL (61) – 171 milhões – UNEAL (7584) – UNCISAL (1546) – 9130 alunos – R$ 18.729 / Por aluno

CE – UECE (244) – URCA (96) – 340 milhões – UECE (15546) – URCA (6881) – 22427 alunos – R$ 15.160 / Por aluno

PI – UESPI – 157 milhões – 16064 alunos – R$ 9.773 / Por aluno

SE – Não tem universidade estadual.
Fonte: O Potiguar

[educação] Professores do RN afastados devem retornar ao cargo em 30 dias

Decreto assinado pelo governador Robinson Faria (PSD) revoga todos os atos de afastamento de professores e especialistas da Educação.

O decreto do governador segue recomendação do Ministério Público, expedida ainda em 2014.

O retorno ao cargo de provimento efetivo deve acontecer no prazo de 30 dias, a contar da publicação do decreto de número 25.256, com data de 4 de junho.

Os servidores que não se apresentarem terão os dias contados como faltas ao trabalho.

O decreto governamental não inclui os nomeados para cargos em comissão, afastados para atividades funcionais nos órgãos integrantes da própria estrutura, afastados das atividades para atuação na Secretaria de Educação, Fundação José Augusto, Instituto Superior Presidente Kennedy, Secretaria Extraordinária da Cultura e Escola de Governo Dom Eugênio Sales.
Fonte: Visor Político

[segurança] Feriado de Corpus Christi teve 15 acidentes e apenas uma morte nas estradas do RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 15 acidentes até o momento na Operação Corpus Christi, que começou na quarta-feira (3). O último levantamento consta até às 17 horas desta quinta-feira (4), data do feriado. Desses, apenas um causou uma vítima fatal, na BR 405, em Mossoró.

Naelson Carapinta de Souza, de 35 anos, foi atropelado por um caminhão quando retornava a pé para casa. O corpo foi levado pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep). O motorista se apresentou para a Delegacia de Plantão, acompanhado de um advogado.

De acordo com a PRF, a maioria dos acidentes automobilísticos aconteceram na região Metropolitana de Natal, com ênfase em Parnamirim e Ceará-Mirim. Também foi registrado acidente em Caicó, na região do Seridó do Rio Grande do Norte.

Apesar do feriado ter terminado, a Operação Corpus Christi 2015 só será concluída no próximo domingo (7). A intenção é reforçar a fiscalização nas principais rodovias que cortam o estado, principalmente nas BRs 304 e 101, onde comumente é registrada a maioria dos acidentes. Ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, direção de veículo sob efeito de álcool e a falta de uso do cinto de segurança são comportamentos são combatidos.
Fonte: Portal no Ar

[polícia] Homem é preso com aproximadamente 100 kg de maconha em São Gonçalo

Um homem foi preso, na cidade São Gonçalo do Amarante, com aproximadamente 100 quilos de maconha. O flagrante foi feito na tarde desta quinta-feira (4) por policiais da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).

A droga estava escondida em um veículo Fiat Uno, conduzido por Wellington Costa de Araújo, de 25 anos. Os policiais da CPRE abordaram o veículo na RN 160, após o motorista tentar desviar da blitz e fugir.

Diante do flagrante, o jovem foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foi autuado por tráfico de drogas. O suspeito não disse para onde ou para quem estava levando a maconha.
Fonte: Portal BO

[cotidiano] Familiares percebem movimento de criança morta e interrompem velório

Familiares passaram por um grande susto durante o velório de uma criança, nesta quarta-feira (3), em Manaus (AM). De acordo com o ‘G1 Amazonas’, algumas pessoas alegaram terem visto o menino se mexer várias vezes dentro do caixão e exigiram que a cerimônia fosse interrompida. Após o ocorrido, o corpo foi levado para um hospital para análise. A unidade médica confirmou o óbito.

A criança havia morrido nesta terça-feira (2), vítima de uma pneumonia, e estava sendo velado em uma casa da capital amazonense. “A criança mexeu as mãos e a boca. Inclusive, quando veio para o hospital nem a trouxeram dentro do caixão”, disse um amigo.

Para confirmar o óbito, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou o corpo da criança ao hospital. “A gente procurou a unidade de saúde da Colônia e lá não puderam mais fazer nada”, relatou o avô da criança. Durante a confusão, as pessoas que acompanhavam o velório entraram em pânico e algumas chegaram a serem atendidas por médicos do Samu.

[cotidiano] Estudo diz que escova de dente possui fezes de pessoas no banheiro

Um estudo realizado por uma universidade americana concluiu que as pessoas que compartilham banheiros possuem grandes chances de terem suas escovas de dente contaminadas com bactérias das fezes.

O estudo foi realizado pela Universidade Quinnipiac, em Connecticut, EUA, e analisou banheiros coletivos utilizados por uma média de 9,4 pessoas.

Os coliformes fecais, bactérias encontradas nas fezes humanas, foram vistos nas escovas. Eles podem se espalhar para uma escova de dente através do ar, por meio de ações como a descarga do vaso sanitário.

De acordo com o novo estudo, 60% das escovas estavam contaminadas e existe uma chance de 80% de que tenham sido afetadas pelas bactérias de outras pessoas.

“A principal preocupação não é com a presença de sua própria matéria fecal em sua escova de dente”, disse Lauren Aber, um estudante envolvido na pesquisa. Isso porque esses microorganismos podem causar diarreia, pruridos da pele, infecções do ouvido, entre outras coisas.

[saúde] Campanha de vacinação contra a gripe termina hoje em todo o país

A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros considerados mais vulneráveis à doença.

Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 68,5% das pessoas indicadas haviam sido imunizadas até a última terça-feira (2). O único grupo que atingiu a meta, até o momento, é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que alcançaram índice de cobertura de 88%.

Devem receber a dose crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, presos e funcionários do sistema prisional.

Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, a orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

[cotidiano] Festa do padroeiro São João Batista em Apodi será transmitido pelo blog do Jair Gomes

Prezados leitores,

É com muito prazer que o blog do jairgomes.com anuncia que a festa da padroeira de São João Batista, realizada pela Igreja Católica neste mês de junho, será transmitida ao vivo pela TV WEB CAM via blog.

O evento que ocorre todos os anos terá um toque especial com o uso da tecnologia e o trabalho da administração do blog, além da parceria que existe com o Aero Click, que estará filmando as imagens aéreas e irá reproduzi-las em DVDs para os que tiverem interesse em adquirir.

O Aero Click irá filmar algumas procissões e movimentos que serão realizados dentro da programação do evento.

A Rota Comunicação que tem como sócios os senhores Geocleber Araujo e Jair Gomes e que utilizam da tecnologia para levar a comunicação de diversas maneiras, sejam elas através de um telão aéreo, ou de transmissão de eventos ao vivo para todo o mundo via blog também está envolvida nesta programação.

A Igreja Católica que, através dos organizadores do evento agradecem e esperam que muitos conterrâneos entre outras pessoas que não possam comparecer aos eventos, possam ter conhecimento do que será realizado a todo momento.

Veja a programação:

Festa do Padroeiro São João Batista

Cuidai cada vez mais em assegurar a vossa vocação
II Pd 1, 10


 PROGRAMAÇÃO

15 – SEGUNDA – FEIRA: ABERTURA
19h Missa e Novena
20h Grande Show Musical com Radiola Club
16 – TERÇA – FEIRA
19h Missa e Novena
20h Noite Cultural: Zelito Coringa, Poeta Antônio Francisco, Deusinha Torres
17 – QUARTA – FEIRA
19h Missa e Novena
20h A mais bela voz Católica 4ª Edição (Eliminatória)
18 – QUINTA – FEIRA
19h Missa e Novena
20h A mais bela voz Católica 4ª Edição (Final)
19 – SEXTA – FEIRA
19h Missa e Novena
20h ESPETÁCULO AUTO DE SÃO JOÃO BATISTA
20 – SABÁDO
08h-12h Feirinha de são João Batista
16h Moto Romaria com a Imagem de São João Batista
19h Missa e Novena
20h ESPETÁCULO AUTO DE SÃO JOÃO BATISTA
21 – DOMINGO
05h30 Caminhada do precursor
16h Passeio das carroças e quadrilha improvisada
19h Missa e Novena
20h Show Religioso Grupo “Magnificat” de Mossoró
22 – SEGUNDA FEIRA
19h Missa e Novena
20h Apresentação Junina
23 – TERÇA FEIRA 
19h Missa e Novena
20h TRADICIONAL LEILÃO ao som de Chico de Elvira
24 – QUARTA FEIRA - FESTA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
07h Cicloromaria do precursor
09h Missa Solene
17h Procissão
18h Benção do Santíssimo
18h30 Grande Bongo do Padroeiro 

[política] Para Kelps falta de planejamento prejudica administração pública


Deputado diz que faltam projetos para os diversos setores

No pronunciamento que fez na sessão plenária desta terça-feira (2), o deputado Kelps Lima (SDD) disse que o governo estadual não tem planejamento e nem projetos para a gestão pública do Rio Grande do Norte. O parlamentar disse que esteve recentemente em Brasília, participando do Congresso de Gestão Pública (Consad) e o Estado não apresentou nenhum projeto modelo que possa servir de exemplo.

“No congresso foram mostradas experiências bem-sucedidas, selecionadas para mostrar os casos de gestão vitoriosos em diversos estados brasileiros, mas infelizmente o nosso Estado não apresentou nada”, afirmou Kelps.

O parlamentar citou várias situações do momento atual, como a logística para abastecimento das viaturas policiais e deu como exemplo o fato dos carros usados pela polícia de municípios do interior serem abastecidos na capital, caso de São Paulo do Potengi. Outra observação foi quanto à recente declaração do secretário de Justiça e Cidadania, Edilson França, sobre a adoção de contêineres para a custódia de presos.

“Discordo da proposta do secretário, mas não vou entrar nesse mérito. O que fica claro quando o secretário diz que vai trazer contêineres é que o governo não tem projeto de novo, infelizmente. Mas fico torcendo para que se recupere e tente planejar algo para o Estado, porque torço para que dê certo”, afirmou. Ao final do seu pronunciamento, Kelps sugeriu que fossem extintas secretarias, cargos e premiados os melhores servidores, a fim de ser realizada uma gestão moderna.

[religião] Igreja Católica de Apodi realizará missa de Corpus Christi neste feriado

Foto: AeroClick
A igreja católica de Apodi realizará a missa que representa a festa de Corpus Christi na tarde de hoje (04), o evento é internacional.

Na madrugada desta quinta membros da igreja construíram mais uma das imagens que representa o evento e o AeroClick esteve lá para registrar. A missa será seguida por uma procissão que começará as 16:00 horas.


Sobre a festa
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, em vista de destacar a dimensão sacramental que a tradição romana associou à última ceia de Jesus, já celebrada na semana santa.

A ceia é um momento de alegria, partilha e comunhão. Descartando a manducação do cordeiro pascal, Jesus apresenta-se como o pão que dá a vida, e o vinho que alegra a todos, inaugurando a nova celebração do Reino de Deus. A Eucaristia é a celebração da comunidade viva, animada pelo Espírito, unida em torno de Jesus, empenhada em cumprir a vontade do Pai, que é vida para todos.

[segurança] Acidente com vítima fatal na BR 405 no Forno Velho em Mossoró

Um acidente tipo atropelamento foi registrado na manhã de quinta feira 04 de Junho de 2015, na BR 405 no Bairro Forno Velho em Mossoró Rio Grande do Norte. Segundo informações, um homem identificado como Naelson Carapinta de Souza, 35 anos de idade, morador do Forno Velho, seguia a pé na BR quando foi atropelado por um caminhão tipo muque, que seguia no sentido Mossoró/Apodi.

Segundo populares o braço mecânico do muck teria aberto e jogado Naelson para baixo do caminhão. O mesmo foi arrastado por vários metros, Naelson não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

O Motorista atropelador evadiu-se do local após o acidente, mas já se apresentou na Delegacia de Plantão acompanhado de um advogado. Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia que fez a remoção do corpo para sede do órgão.

Fonte: O Câmera

[cotidiano] Apodi e mais 4 cidades devem contar gastos durante período junino

Os prefeitos de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú, devem se abster de realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, bandas, serviços de buffets e montagens de estruturas para apresentações artísticas enquanto perdurar a situação de estado de emergência nestes municípios em decorrência da seca, principalmente durante o período junino que se aproxima.

A recomendação emitida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi levou em consideração o Decreto nº 25.051, de 27 de março de 2015, assinado pelo governador Robinson Faria, que declarou estado de emergência em 153 municípios afetados pela intensa redução das precipitações hídricas por causa da estiagem, dentre eles os municípios que integram o documento expedido pelo Ministério Público Estadual.

O Decreto entrou em vigor em 28 de março de 2015, por um prazo de 180 dias, ou seja, permanecendo em vigência até o mês de setembro. De acordo com a recomendação, as adversidades sofridas pelo homem do campo e o consequente estado de emergência são incompatíveis com a contratação de bandas ou a realização de festas pelo Poder Público Municipal durante este período. A atitude configuraria violação ao Princípio Constitucional da Moralidade Administrativa, previsto no art. 37 da Constituição Federal.

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi deve ser informada, no prazo de 10 dias, sobre as providências adotadas. Em caso de não acatamento da recomendação, o Ministério Público Estadual adotará as medidas judiciais a seu cargo para efetivar o seu cumprimento, incluindo Ação Civil Pública com Pedido Liminar, com aplicação de multa pessoal do gestor.

[cotidiano] Dia 16 de junho TJRN escolherá novo Desembargador

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte definiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (3), o dia 16 de junho para a escolha da lista tríplice com os nomes dos juízes que concorrerão à vaga na Corte potiguar, decorrente da aposentadoria do desembargador Aderson Silvino, ocorrida em janeiro. Catorze magistrados da primeira instância concorrem à vaga e a promoção se dará pelo critério de merecimento. A nomeação do novo desembargador caberá ao dirigente máximo do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Santos, presidente do TJRN.

Durante a sessão extraordinária serão apresentados os critérios que serão utilizados para a formação da lista tríplice – dessa relação sairá o nome do novo desembargador do TJ potiguar, a ser definido pelo próprio Pleno. Os membros da Corte de Justiça apreciarão a sugestão de critérios que será apresentada pelo desembargador Ibanez Monteiro, como forma de uniformizar os padrões de escolha da lista. Eles poderão sofrer adaptações para a escolha de três dos 14 juízes de primeiro grau que requereram inscrição para concorrer à vaga deixada por Aderson Silvino, gestor do TJRN no biênio 2013-2014.

A promoção de juiz do 1º para o 2º grau da Magistratura Estadual se dará pelo critério de merecimento e deverá observar as Resoluções 64/2008-TJRN e 106/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Itens como desempenho, produtividade, presteza no exercício das funções e o aperfeiçoamento técnico dos candidatos ao cargo estão previstos no normativo, assim como a adequação da conduta do magistrado ao Código de Ética da Magistratura Nacional.

Confira a relação em ordem alfabética dos juízes que requereram inscrição:

Alceu José Cicco – 2ª Vara Criminal Fórum Zona Sul (Natal)
Cícero Martins de Macedo Filho – 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal
Cornélio Alves de Azevedo Neto – 4ª Vara Criminal de Mossoró
Eustáquio José Freire de Farias – 1ª Vara de Precatórias de Natal
Fátima Maria Costa Soares de Lima – 1ª Vara de Família Fórum Zona Sul (Natal)
Francimar Dias Araújo da Silva – 1ª Vara de Execução Fiscal Estadual de Natal
Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho – 7ª Vara Criminal de Natal, atualmente juiz auxiliar da Presidência
Henrique Baltazar Vilar dos Santos – 12ª Vara Criminal de Natal
Jarbas Antônio da Silva Bezerra – 11ª Vara Criminal de Natal
Jorge Carlos Meira Silva – 4ª Vara de Família de Natal
José Dantas de Paiva – 1ª Vara da Infância e Juventude, atualmente coordenador geral da Infância e Juventude do Poder Judiciário do RN
Maria Neíze de Andrade Fernandes – 2ª Vara de Família de Natal
Sandra Simões de Souza Dantas Elali – 10ª Vara Criminal de Natal
Suely Maria Fernandes Silveira – 1ª Vara de Execução Fiscal Municipal de Natal

[saúde] Família pede doações de sangue para universitária com leucemia em Mossoró

A jovem Paula Rafaela Aires da Costa, de 20 anos, está precisando urgentemente de doações de sangue de qualquer tipo. Paula recebeu o diagnóstico de Leucemia há duas semanas e está internada no Centro de Oncologia de Mossoró.

De acordo com o amigo da jovem, Ângelo Júnior, Paula Rafaela está precisando de muito sangue.

Apesar do time sanguíneo de Paula ser A- (negativo), doações de qualquer tipo de sangue podem ajudar no tratamento da jovem. Paula é estudante do curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e é estagiária no Banco do Brasil.

A família e amigos de Paula Aires tem pedido doações através do WhastApp. E pedem para que compartilhem a mensagem, pois a jovem precisa urgentemente de doações.

Os interessados a realizar a doação devem se deslocar até o Hemocentro de Mossoró, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. Segundo a assistente social do Hemocentro de Mossoró, Veine Oliveira, o estoque de sangue está baixíssimo, principalmente no que se refere ao tipo O- (negativo).

Veine Oliveira informa que no último sábado, foi preciso buscar sangue em Catolé do Rocha, para que uma senhora pudesse passar por cirurgia em Mossoró. “Sábado estávamos com o estoque zero”, diz ela.

Para doar sangue é preciso ter dormido no mínimo 6h na noite anterior, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado, ter entre 16 e 79 anos (os menos de 18 anos devem estar acompanhados por responsáveis), portar documento de identidade com foto.

O Hemocentro de Mossoró funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, e funciona das 7h às 17h30, de segunda à sexta, e das 7h às 16h30, no sábado.

Nas quartas e quintas, nos mesmos horários, uma unidade móvel do Hemocentro fica localizada na praça dos hospitais, no Centro de Mossoró.
Fonte: O Jornal de Hoje

[cotidiano] Mulher acorda cega após ser lambida no olho por seu gato de estimação

Uma mulher afirma que ficou cega de um olho após seu gato o lamber.

Janese Walters, de Toledo, Ohio, EUA, contou ter acordado cega de seu olho esquerdo após seu gato de estimação a lamber.

Ela buscou ajuda médica e, um mês depois, recebeu a explicação da misteriosa perda de sua visão. Um médico esclareceu que a cegueira de Janese foi causada por uma bactéria chamada Bartonella henselae, transmitida através da saliva de seu felino.

Cerca de 40% dos felinos possuem a bactéria, mas não apresentam sintomas.

Além de afetar a visão, a doença pode causar problemas no fígado e até mesmo uma meningite, de acordo com Dr. Kris Brickman, médico da Faculdade de Medicina e Ciências da Vida da Universidade de Toledo.

Além disso, ele salientou que, ao termos contato com gatos, devemos lavar as mãos e não podemos permitir ao animal lamber nossas feridas.

[economia] Taxa de juros aumenta pela sexta vez seguida e vai a 13,75% ao ano

Pela sexta vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou ontem (3) a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano. Na reunião anterior, no fim de abril, a taxa também tinha sido reajustada em 0,5 ponto.

Com o reajuste, a Selic retorna ao nível de janeiro de 2009, quando também estava em 13,75% ao ano. A taxa é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Oficialmente, o Conselho Monetário Nacional estabelece meta de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. No entanto, ao anunciar o contingenciamento do Orçamento de 2015, o governo estimou que o IPCA encerre o ano em 8,26%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula 8,17% nos 12 meses terminados em abril. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, o IPCA encerrará 2015 em 8,39%. Este ano, a inflação está sendo pressionada pelos aumentos de preços administrados como energia e combustíveis.

Embora ajude no controle dos preços, o aumento da taxa Selic prejudica a economia, que atravessa um ano de recessão, com queda na produção e no consumo. De acordo com o boletim Focus, analistas econômicos projetam contração de 1,27% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2015.

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

[economia] Caixa registra lucro de R$ 1,5 bilhão no primeiro trimestre do ano

A Caixa Econômica Federal anunciou um lucro de R$ 1,5 bilhão nos primeiros três meses de 2015. De acordo com a entidade, o aumento das receitas de operações de crédito (35,3%), do resultado de títulos e valores mobiliários e derivativos (88,2%) e do incremento nas receitas de prestação de serviços (14,9%) foram os principais responsáveis pelo resultado obtido.

A Caixa também destacou ter atingido a marca de 80,2 milhões de correntistas e poupadores, apresentando aumento de 8,7% em 12 meses, além de um aumento na concessão de crédito. No primeiro trimestre, foram concedidos R$ 113,5 bilhões de crédito, R$ 600 milhões a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Além disso, a Caixa registrou aumento da sua carteira habitacional, com R$ 354,2 bilhões de saldo. Esse valor representa um aumento de 24,6% na carteira em 12 meses. O Programa Minha Casa, Minha Vida foi responsável por R$ 11,1 bilhões em contratações pela Caixa no primeiro trimestre.

A entidade havia anunciado, em abril, que o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular, seria seu foco este ano. De janeiro a março, 102,6 mil unidades habitacionais foram negociadas pelo Minha Casa, Minha Vida na Caixa.

Os imóveis usados, no entanto, perderam espaço. Desde maio, a Caixa reduziu o limite de financiamento para esse tipo de imóvel, de 80% para 50% do valor total do imóvel nas operações do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% no Sistema Financeiro Imobiliário, pelo Sistema de Amortização Constante.