logo

sábado, 9 de novembro de 2013

[cotidiano] Matéria publicada no Blog do Jair Gomes é capa do Jornal Gazeta do Oeste

A matéria publicada neste blog a dias atrás foi republicada na manhã de hoje (09) no jornal Gazeta do Oeste e em capa.

Ficamos felizes quando o nosso trabalho começa a ser reconhecido a nível Estadual. Vamos em frente.

Para saber mais adquira o seu jornal e leia a matéria.

[saúde] G1 descreve a situação do lixão de Apodi

Na noite de ontem (08) o RN TV Cabugi mostrou a realidade pelo que passa o município de Apodi com relação a questão do lixão. Assista a transmissão Aqui e conheça mais sobre o município.

A matéria foi ao ar durante a transmissão da segunda edição da emissora.

[segurança] Policiais civis e servidores do ITEP podem retomar greve em dezembro

Policiais civis e servidores do ITEP podem retomar greve em dezembro
Decisão será tomada em assembleia no dia 28 de novembro. Trabalhadores aguardam avanço até esta data
Os servidores do ITEP e policiais civis, que suspenderam uma greve de mais de dois meses no dia 9 de outubro passado, poderão retomar a paralisação. Foi o que as categorias decidiram agora em assembléia na sede do SINPOL, após o segundo cancelamento de audiência pelos representantes do Governo.
Os trabalhadores aprovaram indicativo de greve para iniciar no próximo dia 2 de dezembro. A análise, no entanto, será feita em assembléia extraordinária no dia 28 de novembro, às 8h. Até lá, eles esperam que o Governo cumpra o que prometeu: avançar no diálogo, visto que ressaltam que só suspenderam a greve diante do compromisso da governadora Rosalba de que após isso retomaria a negociação com eles.
EM TEMPO
No caso do ITEP, apesar de já ter acontecido a conclusão do Grupo de Trabalho, que fazia levantamentos no órgão, a minuta do projeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto, não foi encaminhada à Assembleia Legislativa para votação, como prometido. Já no caso dos policiais civis, não está havendo continuidade das nomeações dos concursados (os 20 que deveriam ser convocados em outubro, não foram) e o Governo não apresentou impacto para a implantação de reajuste da tabela salarial, entre outros descumprimentos. O Governo desmarcou a audiência de hoje sem apresentar nova data para o diálogo.

[cotidiano] Votos de felicidade hoje vão para a pequena Aléxia Michelly

Hoje é dia de comemorar os 4 meses da pequena Aléxia Michelly, filha do casal André Calheiros e Magnólia Lima, residentes do Sítio Estreito II. A família está muito feliz com a sua vinda. Parabéns...

[publicidade] CNSC abre matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2014


COM EXPERIÊNCIA DE MAIS DE 20 ANOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OFERECENDO UM ENSINO DE QUALIDADE COMPROVADA, ESPAÇO AMPLO, SALAS CLIMATIZADAS, AMBIENTE AGRADÁVEL E SEGURO, O COLÉGIO NOSSA SENHORA DA CONCESSÃO ABRE MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2014 - ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO.

PARA MAIOR COMODIDADE SERÃO ABERTAS MATRÍCULAS PARA O ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MENOR NO TURNO VESPERTINO.

FAZENDO SUA MATRÍCULA E REMATRÍCULA ATÉ O DIA 29/11/2013 VOCÊ PARCELA EM DUAS VEZES E PAGA O VALOR DE 2013.

[educação] Reflexão de hoje

Imagine que cada pessoa é um pensamento de Deus... Você já parou para pensar que pensamento lindo ele teve ao fazer você?

[cotidiano] Hoje, 09 de novembro, comemora-se


[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

[política] Deputado Kelps Lima cumpre agenda no Oeste potiguar











Acompanhando a agenda do deputado estadual Kelps Lima que está no Oeste potiguar estivemos hoje na cidade de Mossoró pela manhã quando ele foi recebido pelo vereador Jadson e juntos estiveram com o comandante da 2° companhia de polícia da cidade para viabilizarem idéias para elaborar um projeto e apresentar na Assembléia Legislativa com o intuito de trazer mais segurança para o Estado.

Já durante a tarde ele participou de um almoço com amigos na chapada de Apodi na companhia do vereador Ângelo Suassuna e do empresário Célio Martins.

Na chapada a comitiva visitou a família de Nenem no assentamento Paraízo que recebeu a todos com muito carisma. Na comunidade de Baixa Verde IV ele esteve com Isaías e sua esposa que mostrou a sua plantação de melancia, Sueldo e esposa além de Crisneide. Já no sítio Lagoa Vermelha ele esteve com a carismática Marluce e o Senhor Carlos e sua esposa. E encerrando falou com os associados do assentamento Aurora da Serra em encontro mensal da associação representados pelo senhor Antônio de Nino Além do Sítio São Francisco com Zé Alves e Dona Bela.

A agenda do deputado é extensa se estendendo a 12 cidades durante o final de semana, hoje ele ainda estará em reunião com o padre da cidade de Apodi e o vice prefeito de Felipe Guerra, Paulo. As 18:00 ele participará do programa panorama político da rádio Vale do Apodi, AM 1030 e por fim encerrará o dia em uma visita a comunidade de melancias com a comunidade.

Amanhã a sua visita continuará nas cidades do oeste do Rio Grande do Norte.

[política] Prefeitura de Apodi comete infrações, diz assessoria de comunicação da prefeitura de Felipe Guerra


Os fiscais do Instituto de águas do Rio Grande do Norte (IGARN), Engenheira Química Selma Maria da Silva e Najá de Oliveira, estiveram na quinta ferira, dia 07, no município de Apodi.

O objetivo da visita foi para aplicar auto de infração à Prefeitura Municipal do Apodi, Colônia de Pescadores Z-48 e ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), do Ceará, por barramento e abertura de canal de desvio do rio Apodi-Mossoró, no trecho das obras do canal dos irrigantes da Chapada do Apodi.

Contra o DNOCS a caracterização das irregularidades, segundo o Auto de Infração do IGARN, pesa o “Desvio do Leito do Rio Apodi-Mossoró em Apodi –RN, a altura da comunidade de Bico Torto, sem devida licença de Obra Hidráulica- Prazo de 05 (cinco) dias para voltar a água para o leito normal”, cita o texto principal do documento de infração.

Para a Colônia de Pescadores Z-48 a infração é pelo barramento do leito do rio, construção de canal para desvio da água do rio.

 Derruba e Constrói

Numa reunião, dias passados, entre os prefeitos de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, o de Apodi, Flaviano Monteiro, pescadores e outras autoridades no Gabinete do prefeito em Apodi, num acordo de cavalheiros ficaram acertados que seria derrubado o barramento, o que aconteceu no dia seguinte e o fluxo do rio Apodi/Mossoró voltou ao seu fluxo parcialmente, principalmente em Felipe Guerra.

Dias depois os irrigantes da Chapada do Apodi, que também estão sendo beneficiados com o barramento do leito do rio Apodi/Mossoró, por iniciativa própria levantaram mais uma vez o barramento, desta vez com mais elevação e fortalecimento.   

Após permanecerem toda a manhã e almoçarem em Apodi para tomarem estas providências, Selma Maria e Najá vieram até a cidade de Felipe Guerra onde o leito do Rio/Apodi está com uma grande extensão totalmente seca, prejudicando pescadores e produtores da Agricultura Familiar, momento em que aconteceu reunião na sala do Chefe de Gabinete Luiz Agnaldo de Souza.
Participaram desta reunião em Felipe Guerra os fiscais do IGARN, o Secretário de Agricultura Fernando Morais e a Coordenadora de Recursos Hídricos Willa Vanessa Gurgel.

Ficou acertada nesta reunião, por iniciativa de Luiz Agnaldo representando o Prefeito Haroldo Ferreira, uma grande mobilização com a convocação de outros prefeitos da região, deputados e demais autoridades para pressionarem a SEMARH providenciar o conserto de uma das comportas da Barragem de Santa Cruz, defeituosa há quase um ano o que prejudicou o fluxo normal do rio Apodi-Mossoró. 


[esporte] Quadra de esporte da Escola Antônio Dantas, em Apodi, vai sair do papel depois de quase 10 anos

Imagem ilustrativa
Segundo foi publicado no Diário Oficial do Estado a quadra poliesportiva da Escola Estadual Antônio Dantas, em Apodi vai sair do papel. O extrato do contratado fui publicado e a empresa já foi contratada. O valor da obra está orçado em quase meio milhão. 


EXTRATO DO CONTRATO N° 043/2013 – SIN

CONTRATO DE OBRA, DO TIPO MENOR PREÇO, EM REGIME DE EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS, QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE/SEEC, COM INTERVENIÊNCIA DA SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA DO RIO GRANDE DO NORTE/SIN, E A EMPRESA JES CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA ESCOLAR, NO ÂMBITO DO PAC II, DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO DANTAS, EM APODI/RNProcesso nº 96651/2013-7. LICITAÇÃO Nº 062/2013-SIN/CONCORRÊNCIA. – OBJETO: O objeto do presente Contrato é a execução, em regime de empreitada por preço unitário, das obras de CONSTRUÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA ESCOLAR, NO ÂMBITO DO PAC II, DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO DANTAS, EM APODI/RN. – VALOR: O valor inicial do presente Contrato é de R$ 488.705,37 (Quatrocentos e oitenta e oito mil, setecentos e cinco reias e trinta e sete centavos), de acordo com a Proposta de Preço apresentada pela contratada. - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: As despesas com a execução dos serviços, objeto deste contrato, serão custeadas com recursos alocados no Programa 023/2011 – PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO – PAC II, Através do Projeto Atividade 18.131.12.122.1804.14660 – Construção, Ampliação, Reforma, Reparação e Adequação de Espaços Esportivos e Culturais, Fonte 190 – Recursos Diversos, no Elemento de Despesa 4490.51 – Obras e Instalações. – PRAZO: O prazo de vigência do contrato, objeto desta licitação, será de 270 (duzentos e setenta) dias consecutivos, contados a partir da assinatura do Contrato e de execução das obras será de 210 (duzentos e dez) dias consecutivos, contados do recebimento da Ordem de Serviço, podendo haver prorrogação nos casos dos §§ 1º, 2º e 3º, do art. 57, da Lei 8666/93 e suas alterações. – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações – Vigência: O presente contrato entra em vigor na data de sua assinatura, ficando sua eficácia sujeita à publicação, por extrato, no Diário Oficial do Estado.

Natal/RN, 04 de novembro de 2013.
BETÂNIA LEITE RAMALHO
SECRETÁRIA / SEEC
OMAR ROMERO DE MEDEIROS SOBRINHO
SECRETÁRIO ADJUNTO / SIN
JOSÉ EDSON SOARES
JES CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA

[política] Deputado Kelps concede entrevista na TCM e realiza palestra na UNP, em Mossoró



O deputado Estadual Kelps Lima esteve ontem, quinta, na cidade de Mossoró cumprindo agenda política.

Durante a noite, na 95 FM de Mossoró, Ele deu uma entrevista no programa dos apresentadores Tácio Araújo e Clara Gordani, abordando temas relacionados às suas propostas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. E, logo em seguida, seguiu para os estúdio da TCM onde participou do programa Cenário Político apresentado pelos jornalistas Carol Ribeiro e Marcelo Benévolo onde abordou diversos temas.

Kelps é autor de uma proposta que proíbe governadores de gastar dinheiro do contribuinte com criação de marcas e slogans de governos e do que extingue residência oficial para governador no RN.

Ainda em Mossoró o deputado seguiu para a UNP para participar de uma palestra de estudantes do curso de direito que teve como tema a Constituição Federal e suas perspectivas sócio-jurídicas de concretização do direito.

O encontro teve, além do deputado, o professor de direito institucional Ítalo Rebouças, que em suas palavras disse: "Na república a rés é pública," referindo a forma administrativa que se desenvolve no país; e também o vereador da cidade de Mossoró e também estudante de direito, soldado Jadson.

Em suas palavras, durante o discurso, o deputado afirmou que a governadora, Rosalba Ciarlini irá deixar a residência oficial do Estado hoje, sexta. A residência custa, mensalmente, 100 mil reais aos cofres públicos do Estado. E afirmou ainda que durante a última reunião com a câmara dos deputados realizada ontem foi descido que haverá a criação de uma comissão especial para atualizar a constituição estadual que estar em, cerca de, 30% de atraso.

"Ainda em discurso Kelps disse, "o meio político que hoje ai está não tem interesse pelo povo e sim pelos anseios particulares," e quando indagado sobre oposição e situação ele disse, "essa questão de oposição e situação, bicudo e bacurau, verde e vermelho é coisa de quem não tem o que fazer. A maior preocupação do partido que eu presido hoje no Estado, O Solidariedade, é com a inovação política administrativa com responsabilidade, que venha a preencher os anseios da população."

A palestra foi realizada no auditório da instituição de ensino e contou com a presença de 362 alunos inscritos, ao final foram sorteados dois livros que tem como título: Como passar na OAB.







[política] Enquanto o Executivo executa o Legislativo deveria legislar. É assim que acontece?

"Todos os cidadãos são dotados de direitos e obrigações, que muitos, por vezes, nem sabem que possuem. O Brasil é uma República Federativa Democrática, que possui divisão de poderes, também chamada tripartição dos poderes, em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário."

Estamos vivenciando a realidade de uma política já antiga e que aos poucos vem diminuindo com o conhecimento público da população em seus mais diversos âmbitos constitucionais. Aos poucos a informação é repassada ao conhecimento do cidadão que agora pensa e reflete sobre o caso tomando decisões baseadas na fonte de opiniões diversas.

A Lei diz que todo cidadão tem direitos e deveres a serem cumpridos e obedecidos e é nessa linha de raciocínio que vinhemos aqui externar a precariedade por que passa a gerência do poder público no Estado do Rio Grande do Norte e, mais especificamente, na cidade de Apodi.

Nessa cidade há a presença de dois poderes muito importante para o desenvolvimento do município. Poder Executivo e Poder Legislativo, ambos escolhidos por uma população em meio a eleições e de vontade própria.

Neste aspecto, as partes, que deveriam cumprir obrigações a elas outorgadas, acabam pecando por intermédios de interesses pessoais de grupos políticos ou familiares.

Desta forma quem acaba usufruindo das mazelas sociais termina sempre sendo o próprio cidadão que, muitas vezes também tem a sua parcela de culpa. Vejamos agora um caso específico.

Foi publicado, no blog do Jair Gomes, sobre o caso do gasto público apresentado pela Câmara Municipal de Apodi entre os meses de Janeiro a Julho só com gasolina e produto de limpeza. Um absurdo ao respeito do cidadão. E que não foi mais divulgado em nenhum local depois do exposto.

Outro caso é a discrepância que o gestor público acaba fazendo com uma administração, muitas vezes, desastrosas, é o caso da:
* Elaboração do projeto de reforma do mercado público que não vai mais ser possível efetuar (dinheiro e tempo perdido, neste caso);
* Improcedências quanto a algumas questões administrativas (perca de prazo no veto de projetos do legislativo);
* Falta de planejamento na execução de serviços (córrego para levar água a lagoa)
* Negligência quanto a secretarias, entre ela a de Turismo (quais são as suas obras, só trabalha para realizar duas festas?);
* Desvio de funções para o qual foram nomeadas;

E inúmeros outros fatores não necessários de apresentá-los no momento.

Esses fatos só mostram que a faculdade dos trabalhos do poder público acabam mantendo pontos negativos mesmo em meio a tantos esclarecimentos públicos.

Neste momento, na política apodiense, por exemplo, a corrida é para que seja feita a nova presidência da câmara, o que irá beneficiar a outro grupo. O atual prefeito já não confia mais no vereador que ocupa a vaga da presidência, já este último, não consegue o apoio de alguns amigos pelo fato de ser negativo e falso a acordos esclarecedores com os prestadores de serviços privados.

Enfim, Apodi enfrenta mais um problema neste momento, que é comparado a um jogo de futebol americano, onde existe um time, mas que está desarticulado. A câmara enfrenta a possível eleição a presidência em janeiro do ano que vem e o que mais a população espera é que todos os vereadores tomem as suas posições e sigam firmes em uma conduta de aliança verdadeira e legal visando beneficiar o público e não para servir ao uso particular.

Viva a democracia.

[política] Deveres e Poderes da Administração Pública

Quando se analisa o regime jurídico administrativo a que se submete o Poder Público, verifica-se que os dois aspectos fundamentais que o caracterizam são resumidos nos vocábulos prerrogativas e sujeições.
As prerrogativas são privilégios concedidos à Administração para oferecer-lhes meios, a fim de assegurar o exercício de suas atividades, enquanto as sujeições representam limites opostos à atuação administrativa em benefício dos direitos dos cidadãos.
Assim, podemos chamar por deveres os cumprimentos dos quais os agentes públicos estão obrigados a agir, com desvelo e eficiência, na consecução dos interesses da comunidade. E entendemos como poderes o conjunto de prerrogativas ou de competências de direito público, conferidas à Administração, como objetivo de permitir a aplicação da supremacia do interesse público e a realização do bem comum.

1. DEVERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Como já dito, para que a Administração Pública atinja seus fins, o Estado se vê compelido a cumprir inúmeros deveres, chamados de deveres da Administração PúblicaA doutrina costuma apontar os seguintes deveres:

1.1. Dever de Agir.
A Constituição Federal consagra, em seu art. 5º, II, a liberdade de ação dos indivíduos. Para a Administração Pública, contrario sensu, há o dever de ação, sempre que a ordem jurídica lhe impõe uma providência ou se mostre necessária, em face das circunstâncias administrativas.

1.2. Dever de Juridicidade.
É a moldura jurídica com a qual a Administração Pública deve conformar seus atos e sua atuação. A atividade administrativa realizada pelo Estado deve estar em consonância com a ordem jurídica como um todo, compatibilizando-se com as leis, normas, atos, princípios, direitos e garantias, etc.

1.3. Dever de Probidade.
Decorre do princípio constitucional da moralidade administrativa. Assim, a Administração Pública deve agir com honestidade, ética, lealdade, decoro e boa-fé.
A atuação contrária a este dever caracteriza os atos de improbidade, catalogados pela Lei 8.429/1992, tais como enriquecimento ilícito (art. 9º), atos que causam prejuízo ao erário (art. 10) e atos que atentam contra os princípios da Administração Pública (art. 11).

1.4. Dever de Eficiência.
A eficiência é imprescindível para o célere e perfeito atendimento do interesse público. A Administração Pública deve lograr satisfazer com rapidez e plenitude, os interesses da coletividade.
A Constituição, preocupada com a eficiência na gestão pública, elevou esse necessidade a princípio expresso da Administração, no art. 37, caput, inclusive gerando consequências, v.g., perda do cargo do servidor, nos termos do art. 41 da CF.

1.5. Dever de Prestação de Contas.
É uma conseqüência lógica da atividade de gestão pública, pois a Administração Pública gerencia os bens e interesses da coletividade, portanto, deve prestar contas de sua atuação.
Esse dever alcança qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, incluindo as empresas públicas e as sociedades de economia mista, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos.

[política] Prefeita de Mossoró é afastada do cargo pela segunda vez

A cidade de Mossoró tem um novo prefeito interino. A gestora Cláudia Regina (DEM) foi afastada ontem do cargo por determinação do juiz Herval Sampaio Júnior, titular da 33ª Zona Eleitoral, que julgou procedente a acusação de abuso de poder econômico. Foram duas sentenças condenatórias, ambas com argumentos semelhantes de que a então candidata Cláudia Regina teria sido beneficiada pela atuação do Executivo estadual e do municipal mossoroense. As ações foram impetradas pela coligação “Frente Popular Mossoró Mais Feliz”, da então candidata Larissa Rosado (PSB), e do Ministério Público Eleitoral.

 Com a Ação de Impugnação de Mandado Eletivo (AIME) julgada ontem, a prefeita foi afastada do cargo pela segunda vez e o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco José da Silveira Júnior (PSD), assumiu interinamente o Executivo. Na sentença, o juiz Herval Sampaio Júnior apontou que houve “abuso de poder midiático”. O magistrado afirmou que, durante a campanha, a prefeita teria sido promovida ao usar indevidamente alguns veículos de comunicação da cidade de Mossoró.

O juiz observou que houve aumento “considerável” nos gastos de publicidade da Prefeitura de Mossoró, na época gerida por Fafá Rosado (DEM), e do Governo do Estado. Na sentença, Herval Sampaio Júnior analisou que há uma contradição entre o valor declarado na prestação de contas da prefeita e a realidade dos fatos no gasto com veículos de campanha. 

“O valor alegado pelo candidato, dividido por dia da um valor pouco menor que R$ 33,40, o que, com todo respeito ao requerente, foge totalmente da realidade, sobretudo, local. Ora, o valor mensal de veículo similar, mas inferior, chega a quase R$ 9.000,00, valor mais de 800% maior do que o indicado pelos ora demandados, o que demonstra a total falta de cumprimento ao que estabelece a Resolução/TSE”, escreveu Herval Sampaio na sentença.

Afastamentos 
Trata-se da sétima cassação em decorrência de decisão da Justiça Eleitoral em primeira instância. Mas é a segunda que resultou em afastamento. Nas demais os juízes optaram por não determinar o efeito imediato. 

No final da manhã de ontem, o vereador Silveira Júnior foi empossado no cargo de prefeito interino de Mossoró. Há dois meses, o parlamentar ocupou o mesmo cargo, quando ocorreu a primeira cassação com afastamento da prefeita Cláudia Regina. A solenidade de posse de Silveira Júnior foi na sede do Legislativo mossoroense. No discurso de posse, Silveira Júnior se “solidarizou” com a prefeita cassada e prometeu continuidade e dedicação no exercício do cargo. 

Com a posse, o novo presidente da Câmara Municipal de Mossoró passa a ser Alex Moacir (PMDB), sobrinho da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB). 

Silveira Júnior afirmou que não tomará medidas que tenham impliquem em mudanças radicais na administração municipais. O novo prefeito afirmou que vai manter a mesma postura de quando assumiu a Prefeitura em outubro. “Quero dar tranquilidade aos servidores e a população, pois não vamos fazer alterações e daremos continuidade ao trabalho que vem sendo feito pela prefeita Cláudia Regina, para que a máquina possa funcionar”, disse.

Fonte: Anna Ruth

Agradecimentos!

Queremos aqui agradecer aos novos leitores que passam a nos acompanhar nas cidades de Felipe Guerra e Severiano Melo, aos amigos que conhece o nosso trabalho e passa a nos seguir sejam muito bem vindos a este espaço, que, através da credibilidade e da informação com veracidade dos fatos trás a população presente as informações, diariamente, da região.

A cada dia o nosso número de acessos tem crescido neste espaço e é por isso que queremos dizer aqui que sejam muito bem vindos. Espiem a vontade.

[publicidade] Quer melhorar o seu sorriso? Então procure já a Dentaire

A Dentaire odontologia é o mais novo empreendimento apodiense que chega trazendo qualidade no atendimento com profissionalismo sério e dinâmico na execução dos trabalhos. 

Lá você encontra serviços de:
*Próteses, atendimento infantil, extração e limpeza além da estética de clareamento e restaurações. São inúmeros os serviços. Visite das 8:00 às 11:00 pela manhã ou das 14:00 às 19:00 no turno vespertino.

A Dentaire odontologia é administra pela competente Maria Patrícia, cirurgiã dentista CRO/3307 e está localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição, n° 241, ao lado da ACDA, no centro de Apodi. Para mais informações ligue: (84) 9496-6085 ou 9841-6770.

[educação] Reflexão de hoje

Se desce ao mais profundo abismo, o Senhor lhe vê. Se vai aos lugares mais distantes, o amor do Senhor te encontra. Nunca está só!

[cotidiano] Hoje, 08 de novembro, comemora-se


[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

[economia] Obras do Governo Dilma na Chapada do Apodi segundo Josivan Barboza


Duas grandes obras do Governo Federal estão em pleno andamento na Chapada do Apodi. Trata-se do projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi e da adutora Santa Cruz do Apodi – Mossoró.

O projeto de irrigação, cuja principal obra é a construção de um canal de irrigação iniciando no Rio Apodi – Mossoró e indo até a divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, nas proximidades das comunidades de Laje do Meio e Laje Feia, foi iniciado no mês passado e, até o momento, já passa alguns quilômetros da BR 405 no sentido da divisa com o Ceará. O Canal corta a BR 405 entre os municípios de Apodi e Felipe Guerra.

A construção do canal está sendo executada pela empresa EIT e, atualmente, conta com mais de 30 máquinas e veículos de trabalho ao longo da obra. Enquanto o canal está sendo construído, o DNOCS trabalha no processo de indenização dos proprietários de terras atingidas pelo projeto.

O projeto de extensão do CTARN – UFERSA Imagens do Semi-árido iniciou nesta semana a documentação fotográfica da construção do canal do projeto. As instituições, pesquisadores ou outras pessoas interessadas nas imagens, podem contatar o CTARN – UFERSA através do Email: josivan@ufersa.edu.br.

A adutora Santa Cruz do Apodi – Mossoró está, nesta semana, a altura do Km 58 da BR 405, ou seja, faltando 58 Km para chegar ao município de Mossoró. O andamento desta obra sofreu sérios prejuízos após a troca do último governante estadual, o que tem prejudicado grande parte da população de Mossoró pelas recorrentes faltas de água na cidade.

Além da construção do canal de irrigação do projeto Santa Cruz do Apodi e da adutora Santa Cruz do Apodi – Mossoró, o Governo Federal acaba de perfurar quatro poços profundos (água de ótima qualidade com baixo teor de sais do lençol freático Arenito – Assu) na Chapada do Apodi, nas localidades de Bom Sucesso (Quixeré), Juremal (Baraúna), Jucuri (Mossoró) e Sítio do Góis (Felipe Guerra – Apodi). Esses poços foram construídos com recursos do Ministério da Integração através do programa Rede de Poços do Semi-árido.

Além dessas obras estruturantes, o Governo Federal através do DNIT está recuperando toda a BR 405 desde Mossoró até o Alto Oeste do RN.

[política] Já faz quase um ano de gestão e ainda tem muita sucata na prefeitura de Apodi

Ha quase um ano de gestão o atual prefeito, Flaviano Monteiro, ainda não conseguiu reverter a situação do sucateamento que é encontrado na sede da secretaria de Obras do município. São cerca de 7 veículos que estão encostado, além de geladeiras velhas e fogões, alguns precisando de apenas poucos reparos, já outros com sérias dificuldades, contudo o caso ainda é trágico.

Alguns casos já foram destaque em seu governo e merecem aplausos, como é o caso do ambulatório móvel dentário. Contudo, não tem sido suficiente para tantos estragos que apresenta as imagens abaixo.

Segundo relatado pelo atual gestor e sua equipe, em programas de rádios e através da sua assessoria de comunicação, o momento em que encontra-se o governo é delicado, pelo fato de todo o trabalho ser realizado em cima de orçamentos da antiga gestão, contudo, na última semana, a prefeitura enviou um projeto de Lei para a câmara municipal de Apodi, e que foi aprovado, pedindo o remanejamento no valor de 17 mil reais, que saiu da secretaria de Urbanismo, e mais 40 mil que saiu da secretaria de Obras, para o gabinete que, juntamente com outros orçamentos, chegam a 100 mil reais e que provavelmente servirá para pagar serviços de terceiros, como aluguel de carros e serviços extra.

Enfim, segundo apresentado pela própria secretaria de administração da prefeitura o dinheiro existiu sim, mais ele foi remanejado para a secretaria de gabinete e lá servirá para ser usado em outros serviços.

Detalhe, a câmara aprovou e o prefeito sancionou o projeto.

E já que este ano, provavelmente não serão consertados, cabe a população lamentar e cobrar para que em 2014 não seja uma "copa do mundo" que impeça a reforma e ampliação dos serviços públicos.






[humor] Imagem da internet faz ironia a mudanças


[política] Aos poucos, o Solidariedade cresce em Apodi

O Solidariedade, partido presidido pelo deputado Kelps Lima no Estado do Rio Grande do Norte, vem crescendo e ganhando força. Na cidade de Apodi o partido ainda vem adquirindo espaço e alguns acordos políticos já começam a acontecer.

Neste caso apresentamos o novo integrante do partido, o empresário Jairo Moraes, que busca, através do Solidariedade, uma nova forma de ver e fazer política, visando a possibilidade de opinar por uma administração qualitativa e participativa.

[política] PDT de Apodi anda meio lá e meio cá - Poderá haver mudança de presidente?

O PDT de Apodi, partido que é presidido pelo atual secretário de gabinete Pedro Junior, poderá haver mudanças quanto ao seu diretório. Muitos afiliados, insatisfeitos, estão deixando o partido e passando a buscar novos horizontes.

Segundo informações, com as insatisfações e em meio a acordos políticos, a atual vereadora, que também é membro do partido, Soneth Ferreira, poderia ser a nova presidente nos próximos anos. O acordo político ainda está em discussão. Não se sabe ainda ao certo se isso reinará, mas o que se sabe é que há muitos insatisfeitos com o atual presidente.

[economia] Sethas discute projetos do RN Sustentável com Governo do Estado, projeto visa beneficiar Apodi

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, DA HABITAÇÃO E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – SETHAS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
RELEASE
Natal (RN), 06 de novembro de 2013
Sethas discute projetos do RN Sustentável com Governo do Estado
Projetos da Sethas tem foco produtivo e econômico
Na tarde da terça-feira (5), a titular da pasta da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Shirley Targino e técnicos da secretaria, se reuniram, em audiência, com a Governadora Rosalba Ciarlini para apresentação dos projetos que serão executados através do Programa RN Sustentável.
Esse foi o primeiro encontro para discutir as possibilidades referentes a realização dos projetos. O valor total dos planos apresentados é de US$ 29,5 milhões e tem foco voltado para a produção e desenvolvimento econômico dos municípios.
Estão na lista das ações da Sethas: potencializar os projetos existentes, avançar com a Economia Solidária, implantar projetos socioambientais – trabalhar com o reaproveitamento da água para uso na irrigação- e criar alianças produtivas que permitam o escoamento da produção de cooperativas, associações e grupos.
“Com a participação no Programa RN Sustentável, a Sethas, através das ações existentes, conseguirá atingir um público maior de beneficiários e dar celeridade ao avanço econômico da região beneficiada e, consequentemente, do Estado”, declarou a secretária Shirley Targino.
De acordo com o responsável da Unidade Executora Setorial da Sethas, Gerardo Guará, esse foi apenas um encontro de apresentação. “Teremos outros encontros para discutir detalhes e viabilidade de cada projeto”
Os novos investimentos visam contemplar, inicialmente, a região Central, Apodi, Seridó, Alto Oeste e Mato Grande.

[publicidade] A Catedral Turismo e viagens investe em novos ônibus para linha Apodi a São Paulo


              A empresa Catedral Turismo e Viagens sediada em Brasília(DF) e filial instalada em Apodi(RN),  acaba de fazer a aquisição de novos ônibus dando continuidade a politica de renovação da frota já existente. A cada ano a empresa que atualmente explora as linhas entre as cidades de Apodi(RN) e São Paulo(SP) , Palmas(TO) e Goiania(GO) dentre outras; adquire carros novos visando sempre manter o padrão de qualidade conforto e segurança oferecido aos seus usuários.

              A Catedral foi criada em 1986, pelo empresário brasiliense Clayton Vidal que possui raízes nordestinas - já que é filho de pais oriundos da nossa região, que hoje atua em vários estados brasileiros. Um dos grandes sonhos do empresário era a criação de uma linha que pudesse ligar as regiões  norte/nordeste ao centro oeste e sul/sudeste do pais. "Sempre imaginei um dia poder oferecer um serviço capaz de facilitar o acesso de passageiros, contribuindo assim para o deslocamento  e a aproximação das pessoas entre as regiões do Brasil'. Acrescentou o empresário Clayton Vidal.  

              A Catedral Turismo e Viagens começou a explorar os serviços de transporte de passageiros entre Apodi e São Paulo em março último, através de uma autorização mediante um efeito liminar concedido pela Justiça Federal. Após um embate jurídico travado com outras concorrentes, a Justiça autorizou a ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres) liberar a linha de forma definitiva. Atualmente é grande o fluxo de passageiros que se deslocam semanalmente, para viagens de negócios, trabalho, lazer e outros interesses. Saindo de Apodi três vezes por semana e retornando de São Paulo em igual período, os ônibus da Catedral, servem as cidades de Pau dos Ferros e São Miguel(RN), Uiraúna e Cajazeiras(PB) além das cidades de Juazeiro do Norte e Brejo Santo(CE), Salgueiro e Petrolina(PE), Senhor do Bonfim e Jacobina(BA), Brasília(DF), Goiânia, Caldas Novas e Anápolis (GO), Uberlândia e Uberaba(MG) Ribeirão Preto, Limeira e Campinas(SP).             
A implantação da linha tem facilitado o deslocamento de muitas pessoas conforme descreve a senhora Eliene Rosendo apodiense atualmente residindo em Ribeirão Preto(SP). "Antes era necessário ir para São Paulo, e apanhar um ônibus para a Paraíba ou Ceará, e depois tomar outra condução para chegar até aqui. Hoje, além de uma viagem direta, os carros são confortáveis e seguros”.

             A Catedral Turismo pretende executar novos projetos que estão sendo trabalhados para a região, e breve outros percursos serão atendidos pela empresa, sempre visando servir e atender a demanda existente no setor.

Por: Tiburcio Marinho.

[educação] Reflexão de hoje

Não se esqueça que não importa aonde vá, o amor do Senhor sempre estará contigo. Assim como, nada o(a) separara Dele.

[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

[política] Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Apodi é cancelada para está quinta

Devido o falecimento da mãe de um dos legisladores, a câmara decidiu que amanhã (07) não haverá mais Sessão Ordinária como costumeiramente acontece nas quintas. O próximo encontro provavelmente acontecerá na semana que vem.

[política] Câmara Municipal de Apodi aprova emenda orgânica no valor de 10% para remanejamento em 2014

O poder Executivo de Apodi enviou a câmara o projeto de remanejamento no valor de 30% para o administração dos 69 milhões estimados para 2014. Sendo assim, se a câmara aprovasse a prefeitura estaria livre para remanejar cerca de 21 milhões para qualquer lugar. Contudo, a câmara só aceitou 10% de remanejamento na emenda orçamentária.

Portanto, a abertura de crédito para o ano de 2014 que é cerca de 7 milhões, sendo que qualquer outro valor terá que passar pelo consenso do poder Legislativo.

A emenda foi aprovada na última sessão ordinária do dia 31 de outubro deste ano.

Só lembrando que o dever do prefeito é administrar... e dos vereadores fiscalizar... Com isso, é melhor que seja 10%.

[cotidiano] Atriz Deborah Secco é condenada por desvio de verbas públicas e enriquecimento ilícito

A atriz Deborah Secco foi condenada pela Justiça a devolver R$ 158 mil aos cofres públicos, informou o jornal Extra. A sentença saiu três anos e oito meses depois de Deborah ser denunciada por desvio de verbas públicas, em ação de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa.

Além da atriz, sua mãe, seu irmão, sua irmã e a produtora Luz Produções Artísticas LTDA, que pertence à família, também terão que restituir R$ 446 mil.
Advogado da atriz Deborah Secco irá recorrer de decisão da justiça
O inquérito teve início com uma representação do Sindicato dos Enfermeiros, que questionava a contratação de profissionais pela Fundação Escola do Serviço Público. Com o avanço das investigações, identificou-se um esquema de fraude na qual sete órgãos do governo estadual contratavam a Fesp para a execução de projetos.

A Fesp subcontratava quatro ONGs para executar tais serviços, e entre elas estava uma ONG que Ricardo Tindó Ribeiro Secco, pai de Deborah, representava.

Na conta de Deborah Secco teriam sido depositados dois cheques, um de R$ 77 mil e outro de R$ 81 mil. Na conta da Luz Produções, da qual a atriz é dona, e na de seus irmãos e mãe, também teriam sido depositadas quantias altas.

O advogado de Deborah, Mauro Roberto Gomes de Mattos, informou que vai recorrer.

Fonte: Salomão Medeiros