logo

sábado, 1 de outubro de 2016

[política] MP Eleitoral emite recomendação para eleitores potiguares e instrução a autoridades

Resultado de imagem para eleições 2016
O Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional Eleitoral, Kleber Martins, emitiu uma recomendação a todos os eleitores do Rio Grande do Norte e uma instrução aos promotores eleitorais e aos órgãos policiais e demais forças de segurança pública que vão atuar nas Eleições, neste domingo, dia 2.

No caso da recomendação, a preocupação do procurador é que os eleitores não venham a cometer “determinadas condutas que, apesar de comuns na véspera e no dia do pleito eleitoral, configuram ilícitos eleitorais graves, alguns inclusive de natureza criminal”. O documento cita os chamados “voos da madrugada”, que consiste em espalhar material de propaganda próximo ao locais de votação; e a compra de venda de votos, detalhando nos dois casos a legislação a respeito e as diversas penas que podem ser aplicadas aos que praticarem essas ilegalidades.

A recomendação traz ainda alertas contra a chamada “boca de urna”, bem como com relação à realização - proibida no dia da eleição - de comícios, carreatas ou o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Outro ilícito comum, e que fere a legislação eleitoral, é o transporte de eleitores, só permitido aos veículos e condutores que estejam a serviço da Justiça Eleitoral; se tratem de transporte regular coletivo; tenham sido alugados sem finalidade eleitoral; ou que pertençam a quem o esteja dirigindo, juntamente com sua família.

Já a instrução alerta os promotores eleitorais e os órgãos policiais quanto às mesmas práticas citadas na recomendação, orientando-os como agir no momento do flagrante e após a ocorrência, solicitando inclusive a tomada de todas medidas necessárias e possíveis ao registro adequado das irregularidades, para futura análise do MP Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral.

Confira a íntegra da recomendação e da instrução clicando Aqui e Aqui 
Fonte: Icém Caraúbas

[política] Pela quarta vez, pesquisa aponta vitória de Alan e Hortência em Apodi

A quarta e última pesquisa eleitoral realizada no município de Apodi nas eleições desse ano, apontou novamente a vitória de Alan e Hortência no próximo domingo (02) para prefeito e vice-prefeito do município. O levantamento de intenções de voto foi realizado pelo instituto Sensatus e divulgado neste sábado (01).

De acordo com a pesquisa, Alan vencerá as eleições com 9,06% de maioria sobre seu principal adversário, o prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB).

Confira os números:

Alan Silveira (PMDB): 48,13%
Flaviano Monteiro (PCdoB): 39,07%
Paulo Viana (PSOL): 2,68%
Pinheiro Bezerra (SD): 2,27%
Ninguém/Branco/Nulo: 2,92%
Não sabe/Não opinou: 4,93%

Para Alan, os números são a consagração da vitória nas urnas. Um resultado já percebido durante as visitas, onde os apodienses demonstravam vontade de mudar.

“O povo está confirmando a nossa vitória. Estamos confiantes e firmes em nossa campanha”, declarou o candidato pelo PMDB.

O instituto Sensatus ouviu 650 pessoas nos dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de 3,9% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada NO Tribunal Regional Eleitoral sob número RN- 06583/2016.
Fonte: Blog do Josemário Alves

[política] Haroldo Ferreira tem 56% e Victor Costa, 36,75% na disputa em Felipe Guerra, aponta pesquisa

A Pesquisa SENSATUS foi realizada nos dia 22 e 23 de setembro e entrevistou 400 eleitores e está registrada com o Nº RN-01530/2016.

Na Pesquisa Espontânea, Haroldo Ferreira (PSB), aparece com 56,00%, enquanto seu adversário, Victor Costa (PSD), tem apenas 36,75%. Ninguém/Branco/Nulo,  3,00% e Não sabe/Não opinou, 4,25%.

O prefeito e candidato à reeleição, Haroldo Ferreira (PSB), é o grande favorito na disputa da Prefeitura Municipal de Felipe Guerra. De acordo com o Instituto SENSATUS, ele lidera, tanto na Pesquisa Espontânea, quando na Pequisa Estimulada.

OBS: Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. No caso das pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. 

Fonte: Blog Carlos Costa

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

[política] TRE de olho na ‘compra de votos” em cidade do RN

compra
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, na sessão administrativa o envio de forças federais para o municípios de Parnamirim, atendendo pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN).

O ministro Herman Benjamin, aprovou o envio para Parnamirim.

Equipes da Polícia Federal com agentes da Força Aérea descaracterizados estão monitorando todas atividades dos candidatos no município onde existe suspeita de compra de votos com notas  R$ 50.

Um candidato a vereador com muita ligação com o prefeito Mauricio Marques já estaria em escuta autorizada pela Justiça e permanentemente seguido. O candidato investigado estaria comprando votos na região de Pium e na Praia de Pirangi.
Deu no blogue do Primo

[política] MP investiga troca de voto por uma caixa d’água e sacos de cimento

Resultado de imagem para saco de cimento aberto
Em apoio a uma ação coordenada pelo Ministério Público Eleitoral, agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal cumpriram, na cidade de Santo Antônio, na manhã desta sexta-feira (30), diversos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral atendendo pedido da Promotoria Eleitoral, que constatou, em um dos casos, a troca de voto por uma caixa d’água e sacos de cimento.

Durante o cumprimento das diligências foram apreendidas várias listas com relação de títulos de eleitores, além de três armas de fogo. A ação tem por objetivo colher provas da prática de crimes eleitorais e captação ilícita de votos, garantindo a lisura da eleição municipal.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

[economia] Ministro da Fazenda descarta aumento de impostos para 2016

meireles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, descartou hoje (29) a possibilidade de aumento de impostos para este ano e disse que todas as projeções feitas estão de acordo com a arrecadação prevista. Ele também não acredita que, em 2017, sejam aumentados os tributos, porque, a princípio, isso não é contemplado no orçamento para o ano que vem.

“Neste momento existe uma necessidade de aumento da arrecadação total e acreditamos que parte dela retornará com o Produto Interno Bruto (PIB) voltando a crescer. Além disso, existem as receitas de privatizações e concessões”, disse o ministro, após participar de cerimônia de premiação de empresas na capital paulista.

Segundo ele, a prioridade nacional atualmente é controlar a queda da economia, estabilizar, voltar a crescer, investir e criar empregos. “Para isso, estamos tomando providências para o governo deixar de ser um grande absorvedor de poupança da sociedade, controlando o crescimento das despesas públicas. Com isso, haverá maior disponibilidade de recursos para financiamento, crédito e investimento. Não só para o financiamento direto, mas para o doméstico, externo e o consumo que vai gerar aumento da renda emprego e queda da inflação”.

[economia] Município de Apodi é “campeão” em royalties no mês de setembro no RN


No mês de setembro de 2016, a Prefeitura de Apodi foi a campeã em recebimento de dinheiro da Petrobras, através dos royalties pagos pela exploração de petróleo e gás em área apodienses, que rendeu ao município a bagatela de 2.355.585,04 (dois milhões trezentos e cinquenta e cinco mil Reais e quatro Centavos).

Com esse montante recebido, podemos afirmar que Apodi continua sendo uma cidade rica com um povo pobre, onde o dinheiro dos royalties não é aproveitado na assistência à população carente. 

Enquanto isso, a saúde pública em Apodi é precária, sem oferecer condições para engessar um braço quebrado; a segurança pública é uma lástima, com ausências de  Postos Policiais em comunidades como o Distrito de Soledade, a educação pública está com escolas em ruínas, com professores esperando o Plano de Cargos por anos; além da péssima assistência social, a inexistência da cultura apodiense, etc...
Fonte: Josenias Freitas

[saúde] Governo do Estado diz que vai fechar hospital regional de Apodi

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, George Antunes, anunciou que vai fechar o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, de Apodi, em até 30 dias. A medida faz parte de um ajuste de gastos. 

O mesmo deverá acontecer com o Hospital Regional de Caraúbas. 

Com o fechamento, os funcionários poderão ser realocados para Pau dos Ferros e Mossoró ou continuar no município caso a prefeitura decida manter a unidade hospitalar. 

George destacou que os serviços prestados nestes hospitais, como o de Apodi, prevalecem os serviços ambulatoriais. Estes serviços são pagos pelo Sistema Único de Saúde diretamente para a prefeitura, mas o dinheiro repassado pelo Governo Federal não está sendo investido no hospital, deixando todo o funcionamento da unidade sob responsabilidade do Estado. 

E agora?
Fonte: Josemário Alves 

[política] Comunicado da Justiça eleitoral em Apodi - 35ª e 45ª zonas eleitorais


Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] Greve dos bancários continua após reunião com Fenaban terminar sem acordo

bancarios_greve
Terminou sem acordo a reunião entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários ontem (28), em São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Com o fracasso da negociação, a greve dos bancários continua. Essa é décima rodada de negociação, que começou com a entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores no dia 9.

O Comando Nacional rejeitou a proposta dos bancos e convocou assembleia para segunda-feira (3), às 17h, na quadra dos bancários. Mesmo assim, o Comando diz que vai se manter de plantão em São Paulo caso a Fenaban queira fazer uma nova proposta.

“A Fenaban perdeu a oportunidade de resolver a greve. Em sintonia com a política do governo, banqueiros querem reduzir o custo do trabalho no acordo com os bancários. A greve continua e estamos à disposição para nova negociação com a Fenaban”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

[religião] Diocese anuncia mudanças, paroquia de Apodi terá novo Padre

O Bispo Dom Mariano Manzana e o Conselho Presbiteral anunciam as mudanças do clero nos serviços pastorais da Diocese de Mossoró. A comunicação foi feita na última segunda-feira, 26, durante a Espiritualidade do Clero, no Santuário do Lima, em Patu/RN.

Entre outras mudanças de Padres na Região, foi anunciado a de que Padre Maciel Rodrigues deixa a Paróquia de Apodi para se dedicar ao Mestrado em Teologia e que Padre Francisco das Chagas Costa (FOTO), deixa a Paróquia de Itaú e assume a Paróquia de Apodi.
Fonte: Josenias Freitas

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

[cotidiano] Pagamento do Governo do Estado está indefinido

gusavo_nogueira
Com uma frustração de receita acumulada de R$ 321,5 milhões no decorrer deste ano, o Governo do Estado não tem, ainda, previsão para o início do pagamento da folha salarial do mês de setembro dos 100.258 servidores públicos, ativos e inativos, das administrações direta e indireta. A informação é destaque na Tribuna do Norte.

O secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira disse que “a situação financeira do Estado continua muito delicada e ainda não há previsão do pagamento do funcionalismo público”, o que inclui 10.558 pensionistas. Diante desse quadro, segundo o secretário, “o governo segue acompanhando o comportamento das receitas para anunciar em breve as datas do pagamento dos servidores”.

Atualmente, a folha líquida de pessoal do Estado importa em R$ 424,75 milhões, que acrescida da contribuição previdenciária, em torno de R$ 54,8 milhões, totaliza em R$ 479,6 milhões. Desde julho que o Governo do Estado vem pagando o funcionalismo público de acordo com a faixa salarial do servidor. A folha de agosto levou 26 dias para ser concluída. Ontem (26), foram pagos os salários de 754 pensionistas, que ganham acima de R$ 9 mil, com uma folha de R$ 12,033 milhões e proventos no valor médio de R$ 15,9 mil.

[política] Alan Silveira mantem vantagem de 10,77% sobre principal oponente Flaviano Monteiro em Apodi

Em mais uma rodada de pesquisa do instituto Sensatus divulgada nesta quarta-feira (28) aponta que Alan e Hortência mantem a dianteira de intenção de votos no município de Apodi. O levantamento foi encomendado pela rádio Cidade FM. 

Segundo o instituto, na pesquisa estimulada, onde o entrevistador cita os nomes de todos os candidatos, Alan Silveira (PMDB) tem 47,85% das intenções de votos contra 37,08% do atual prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB). A diferença é de 10,77%.

Os demais candidatos somaram juntos 6,15%, pouco mais do que o número de indecisos.

Veja os dados completos na pesquisa estimulada: 

Alan Silveira (PMDB): 47,85% 
Flaviano Monteiro (PCdoB): 37,08% 
Pinheiro Bezerra (SD): 3,38% 
Paulo Viana (PSOL): 2,77% 
Não votam, branco ou nulo: 3,54% 
Indecisos ou não quiseram opinar: 5,38%

Esta foi segunda pesquisa realizada pelo instituto Sensatus, em parceria com a Cidade FM. A primeira apontou vitória de Alan com 9,54% de maioria.

A pesquisa Sensatus/Cidade FM ouviu 650 pessoas no período de 23 a 24 de setembro, nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3,9% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob número RN- 01408/2016.
Fonte: Josenias Freitas

[política] Justiça eleitoral de Apodi regulamenta LEI SECA através de portaria nas eleições 2016


Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] Caminhões batem e pegam fogo na BR-304, na Grande Natal

Após colisão, caminhões pegaram fogo em meio às pistas da rodovia (Foto: PRF/Divulgação)
Dois caminhões bateram na manhã desta quarta-feira (28) e pegaram fogo na BR-304, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as duas faixas da rodovia foram interditadas. Ainda não há informações sobre feridos.

O acidente aconteceu no sentido Macaíba/Parnamirim. Por causa do fogo, as duas pistas foram interditadas e há congestionamento. A PRF ainda não sabe o que ocasionou a colisão.
Fonte: G1RN

[política] Lei Seca não será adotada em alguns estados nas eleições de domingo

Resultado de imagem para lei seca
Em pelo menos 11 estados, não haverá proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição, a chamada Lei Seca. Nessa terça-feira, foi a vez da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informar que a restrição não vai valer nos municípios paulistas.

Segundo a porta voz do Tribunal Regional Eleitoral do estado, Eliana Passarelli, a lei seca já não vem sendo adotada desde 2008. Em compensação, em pelo menos sete estados brasileiros a regra vai valer, ao menos parcialmente. São eles Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Tocantins.

O período de duração da restrição de uso e comércio de bebidas varia também de acordo com cada localidade. No Paraná, por exemplo, a lei seca só estará em vigor no período em que as urnas estiverem abertas entre 8h e 17h do próximo domingo. Já no Amazonas, a lei seca já entra em vigor na noite anterior.

Nos estados de Alagoas, Amapá, Paraíba e Rondônia os Tribunais Eleitorais ainda aguardam por uma definição de qual será a regra. Mas tendo ou não uma regra estadual, a recomendação geral foi a de que o eleitor deve ficar atento aos juízes eleitorais da região em que vota, já que por ser uma eleição municipal, podem existir regras específicas para cada localidade.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com tribunais eleitorais de Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno. No Distrito Federal não há eleições municipais.

[política] Entenda a diferença entre votos brancos e nulos nas eleições

voto_branco
As próximas eleições municipais no Brasil acontecerão em outubro, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos de idade e menores de 70, e facultativo aos jovens de 16 a 18 anos de idade. Além de conhecer melhor o candidato, é importante o eleitor saber também o conceito dos votos brancos e nulos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto os votos brancos quanto os nulos não são considerados válidos. Isso quer dizer que esses tipos de votos não contam na apuração das eleições nem são contabilizados para o candidato que está ganhando. Para os cálculos eleitorais, são considerados válidos apenas os votos nominais e os de legenda. A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988, que determina que “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”.

Voto em branco

De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antigamente, o voto branco era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor, como se o eleitor se declarasse satisfeito com qualquer candidato que vencesse as eleições. Isso mudou.

Voto nulo

O voto nulo, aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto como manifestação de protesto, não invalida a eleição, mesmo que mais de 50% dos eleitores votem desta forma. De acordo com informações do TSE, os votos nulos podem, sim, interferir no resultado da eleição, já que quando um eleitor vota desta forma, o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno. Assim, quanto mais votos nulos ou brancos, menos votos válidos um candidato precisará para atingir mais de 50% dos votos e ser eleito.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

[cotidiano] Igarn divulga dados atualizados da situação dos reservatórios do RN

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) possui como uma de suas atribuições o monitoramento do volume de águas nos reservatórios do estado. Ao todo, 47 reservatórios são monitorados.  As últimas análises demonstraram que este volume de águas continua reduzindo nos açudes vistoriados, resultado da escassez de chuvas.

O último relatório de situação volumétrica, datado do dia 23 de setembro, indica que 21, dos 47 reservatórios do estado, com capacidade acima de cinco milhões metros cúbicos, já estão em volume morto ou secos. Se a estiagem permanecer na próxima estação chuvosa, outros 10 chegarão à mesma situação em período inferior a 12 meses.

Maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com uma capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente possui 453,4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 18% do seu volume máximo. Já a Barragem de Umari está com 13,82% da sua capacidade, o que na vazão atual suportará até agosto de 2017.

Na região do Seridó, o açude Itans está com 2,24% de sua capacidade o que já caracteriza volume morto. O Açude de Cruzeta na mesma região com menos de 1% também está em volume morto.  

Em termos percentuais, 44% dos açudes do estado já se encontram em volume morto ou secos. Até dezembro deste ano outros 5 podem chegar à mesma situação, o que aumentaria a porcentagem para 52%. Os dados atuais apontam que, nas condições atuais de uso, dois reservatórios possuem volume suficiente para chegar a 2019 e apenas um entraria 2020 sem estar no volume morto.
Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] “Amor roxo”: Joelma e Ximbinha continuam brigando

ximbinha
Um ano depois do pedido de divórcio, Joelma e Ximbinha tem pelo menos cinco processos em varas de São Paulo, Pernambuco e Pará. Num deles, a cantora é representante de sua filha caçula e tem o músico como réu. A briga é por acesso a uma mansão num bairro nobre da capital paulista, que eles compraram quando ainda eram casados.

´O requerido Cledivan (nome verdadeiro de Ximbinha) emitiu ordem aos administradores do condomínio, proibindo o acesso de quaisquer pessoas ao imóvel´, diz parte do processo.

Em outro, o músico aparece como autor e Joelma como ré, e corre em segredo na Justiça pernambucana. Descrito no processo como ´imóvel rural´ é o motivo de outra pendenga judicial entre o ex-casal na Justiça do Pará, informa o Extra.

Ainda no Pará, Ximbinha entrou com uma ação pedindo uma retificação em sua certidão de casamento com Joelma. Ele alega que o cartório cometeu um erro ao acrecentar o sobrenome de sua esposa ao dele.

A conclusão, porém, diz que ´a certidão emitida pelo oficial do cartório tem fé pública, isto é, presunção de veracidade, e assim, o autor demonstrou, no ato do casamento, seu intento de usar o sobrenome de sua esposa. Nessa medida, não restou demonstrado erro do oficial do cartório, razão pela qual o pedido não prospera´.

[cotidiano] No RN, greve dos bancários completa três semanas

Bancos do RN entram em greve (Foto: Arthur Barbalho/G1)
A greve dos bancários no Rio Grande do Norte completa três semanas nesta terça-feira (27). De acordo com Gilberto Monteiro, coordenador geral do sindicato dos bancários do estado, "praticamente todas as agências estão fechadas".

A greve nacional começou no dia 6 de setembro. Uma nova reunião de negociação entre a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e a categoria deve acontecer às 14h desta terça em São Paulo. Segundo Gilberto, a última proposta da federação foi de 7% de reajuste salarial e benefícios, mais abono de R$ 3.300. No entanto, a proposta foi recusada.

Junto a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o sindicato do estado cobra 14,78% de reajuste salarial, com a mesma porcentagem para os benefícios. Ainda não há previsão para o fim da greve. "Vai depender das negociações desta terça", disse Gilberto.

Durante a paralisação, um acordo entre o Procon estadual e os bancários garantiu que, pelo menos, um funcionário fosse mantido no auto-atendimento das agências para auxiliar nos serviços básicos, como perda de cartão e desbloqueio de senha. Os bancos ainda estão garantindo uma quantidade mínima de agências para o serviço de depósito.
Fonte: G1RN

[política] Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

Resultado de imagem para eleiçoes 2016
A partir de hoje (27), eleitores não podem ser presos ou detidos, salvo em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. A regra está prevista no Código Eleitoral, que entrou em vigor em 1965 e serve para garantir a liberdade do voto. No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores vão às urnas para eleger vereadores e prefeitos. A regra vale até 48 horas após o encerramento do pleito.

Na prática, mandados de prisão não devem ser cumpridos pela Polícia Federal, principalmente na Operação Lava Jato, até a semana que vem, para evitar nulidades nos processos criminais. A regra foi inserida na legislação eleitoral em 1932, com o objetivo de anular a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado. Atualmente, juristas questionam a impossibilidade das prisões, mas a questão nunca foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral, e o texto diz: "Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto."
Fonte: Agencia Brasil

[polícia] Vereador candidato à reeleição é morto a tiros em evento político no RN

Clementino era candidato à reeleição em Serrinha dos Pintos (Foto: Reprodução/TSE)
O vereador e candidato à reeleição Manoel Clementino do Carmo (PMDB), de 56 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (26) durante um evento político em Serrinha dos Pintos, cidade distante cerca de 367 quilômetros de Natal.

O crime aconteceu por volta das 20h. De acordo com a Polícia Militar, Clementino estava em uma movimentação política quando foi baleado. Outro homem, ainda não identificado, também foi atingido. Eles foram socorridos ao Hospital de Pau dos Ferros.

Clementino não resistiu e morreu no centro cirúrgico do hospital. Já o outro homem está internado, mas o estado de saúde dele não foi divulgado. Segundo a polícia, ninguém foi preso. Ainda não se sabe a motivação do atentado.

Subtenente da PM, o vereador Clementino era casado e natural de Caicó.
Fonte: G1RN

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

[política] Confira o resultado da pesquisa PERFIL para vereador em Apodi

O instituto Perfil Pesquisas Técnicas também levantou estatísticas sobre a intenção de voto para vereador no pleito deste ano em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte.

A pesquisa realizada entre os dias 15 e 16 de setembro entrevistou 500 eleitores apodienses e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº RN-02108/2016.

Veja o resultado:

Se a eleição fosse hoje Soneth Ferreira (PP) teria 8,00% dos votos; Júnior Carlos (PSB) 6,40%; Laete Oliveira (PTN) 4,60%; Genivan Varela (PC do B) 3,80%; Paulo de Telécio (PSD) 3,80%; Marcos Targino (PSOL) 3,60%; Bebé Gama (PTdoB) 3,40%; Costinha (PSDC) 3,00%; Cleudo Baioto (PHS) 2,60%; Hélio da Ambulância (PR) 2,60%; Junior Souza (PMDB) 2,40%; Adailton Targino (PSD) 2,40%; Maria Luiza (PC do B) 2,40%; Andreazo (PSDB) 2,40%; Charton Rêgo (PTdoB) 2,40%; e Evangelista (PR) 2,20%; Gilvan Alves (PTdoB) 1,80%; Elson Marinho (PRP) 1,80%; Alexandre Bevenuto (PTdoB) 1,60%; Chico de Marinete (PC do B) 1,60%; Braz Marinho (PHS) 1,40%; Ângelo de Dagmar (SDD) 0,80%; Júnior Duda (PSB) 0,80%; Zoivo Barbosa (SDD) 0,80%; Gilvaneide (PSD) 0,80%; Marcelo Marinho (PSD) 0,40% e Socorrinha (PSOL) 0,40%.

Ainda segundo a pesquisa 24,80% dos apodienses estão indecisos para vereador e 1,00% pretende votar branco ou nulo.

Outros candidatos a vereador que não aparecem na pesquisa, juntos somaram 6,00% das intenções de voto.

O erro amostral máximo calculado para o tamanho da amostra em relação ao total dos eleitores é de 04,38% (quatro pontos percentuais e trinta e oito centésimos) e o intervalo de confiança é de 95%. Isto significa que poderá ocorrer uma variação máxima para mais ou para menos nos percentuais levantados, dentro da citada margem de erro.

A pesquisa foi quantitativa e consistiu na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população pesquisada.

Foram realizadas 500 (quinhentas) entrevistas, abrangendo áreas urbanas e rurais, tais como Centro, IPE, Rodoviária, Cohab, Baixa da Alegria, Beteu, Malvinas, Ponte/Cruz das Almas, Bacurau I, Lagoa Seca/Baixa do Caic/Bacurau II e os distritos/povoados de Melancias, Soledade, Córrego, Góes, Rio Novo/Juazeiro/Baixa Fechada, Trapiá I e II e Santa Cruz/Santa Rosa.
Fonte: Portal Rede 360 News

[política] Quarta pesquisa é registrada em Apodi


Na reta final da campanha eleitoral 2016, mais outra pesquisa de intenção de voto é registrada no TSE sob o número de identificação RN-06583/2016 , com essa já é a quarta pesquisa com registro em Apodi. Os seus números serão divulgados dia 01 de outubro, um dia antes das eleições.

[cotidiano] Ex-ministro Palocci é preso na 35ª da fase da Operação Lava Jato

D500 BSB DF - DILMA/CDES  - POLITICA - O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci discursa  durante a 37ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palacio do Planalto, em Brasília. 26/04/2011.  FOTO: DIDA SAMPAIO/AE
O ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda Antonio Palocci (PT) foi preso temporariamente na manhã desta segunda-feira (26) na 35ª fase da Operação Lava Jato, em São Paulo.

A nova fase da operação, intitulada Omertà, investiga indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro o grupo e a empreiteira Odebrecht.

Segundo a PF, há indícios de que o ex-ministro atuou de diretamente para obter vantagens econômicas à empresa em contratos com o com o Poder Público e se beneficiado de valores ilícitos.

Entre as negociações envolvendo Palocci que a PF apura estão as tentativas de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009 que resultou em benefícios fiscais a empreiteira baiana, aumento da linha de crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais, além de interferência no procedimento licitatório da Petrobras para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré sal.

Um funcionário do escritório de Palocci disse já avisou o advogado dele que policiais federais estavam no local para cumprir mandado. Os policiais também foram à casa do ex-ministro, mas o local da prisão não foi divulgado pela PF. Um assessor do ex-ministro também foi preso.

Como a Folha de S.Paulo já informou, Palocci era conhecimento internamente na Odebrecht como “italiano” e esse apelido figura em planilhas de pagamentos apreendidas pela PF em fases anteriores.

No escopo da delação premiada que a empresa negocia com a PGR e MPF, executivos da empreiteira estão detalhando a relação de Palocci com o grupo.

Cerca de 180 policiais federais e auditores fiscais estão cumprindo 27 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva em São Paulo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

*Informações do jornal Folha de S.Paulo.

[política] Pesquisa para vereador em Apodi será divulgada nesta segunda-feira

pesquisa-phoenix
O portal REDE NEWS 360 também divulgará pesquisa de intenção de voto para vereador em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira, 26 de setembro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 de setembro pelo instituto PERFIL e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: Rede 360 News.

domingo, 25 de setembro de 2016

[polítrica] Alan lidera pesquisa em Apodi com 10,20% de vantagem sobre Flaviano

Na reta final da campanha eleitoral em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, o candidato Alan Silveira (PMDB) lidera as intenções de voto com 10,20% de vantagem sobre o seu principal oponente, o atual prefeito Flaviano Monteiro (PC do B), candidato a reeleição, que tem 34,20%, enquanto Alan alcançou o patamar de 44,40%, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Perfil Pesquisas Técnicas.
A sondagem, que foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro, revela ainda que se as eleições fossem hoje, o número de indecisos era de 8,0%, Dr. Pinheiro obtinha 6,60% dos votos, Paulo Viana chegaria a 3,40% e no item branco/nulo  o percentual seria de 3,40%.

Na pesquisa espontânea, que é quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, Alan Silveira também segue liderando. Ele está com 41,80; Flaviano 34,00; Indeciso 15,20; Dr. Pinheiro, 4,40, Branco/nulo 3,20 e Paulo Viana 1,40.
grafico-2
A Perfil Pesquisas Técnicas realizou sondagem com o objetivo de avaliar, além das intenções de voto para o próximo pleito de prefeito e vereador em Apodi/RN, o grau de aprovação da administração municipal e do Governo do  Estado.
grafico-3
grafico-4
O erro amostral máximo calculado para o tamanho da amostra em relação ao total dos eleitores é de 04,38% (quatro pontos percentuais e trinta e oito centésimos) e o intervalo de confiança é de 95%. Isto significa que poderá ocorrer uma variação máxima para mais ou para menos nos percentuais levantados, dentro da citada margem de erro.

A pesquisa foi quantitativa e consistiu na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população pesquisada.

Foram realizadas 500 (quinhentas) entrevistas, abrangendo áreas urbanas e rurais, tais como Centro, IPE, Rodoviária, Cohab, Baixa da Alegria, Beteu, Malvinas, Ponte/Cruz das Almas, Bacurau I, Lagoa Seca/Baixa do Caic/Bacurau II e os distritos/povoados de Melancias, Soledade, Córrego, Góes, Rio Novo/Juazeiro/Baixa Fechada, Trapiá I e II e Santa Cruz/Santa Rosa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 19 de setembro sob o número: 02108/2016.
Fonte: Rede 360 News