logo

sábado, 4 de outubro de 2014

[política] Presidente da Câmara Municipal de Apodi incentiva que pessoas façam denúncias contra o prefeito

Durante um conversa registrada em um grupo da rede social, WhatsApp, o radialista Tibúrcio Marinho questionou que o prefeito de Apodi estava usando o programa institucional da prefeitura, transmitida aos sábados pela rádio Vale do Apodi, para estar fazendo propaganda política de seus candidatos, um outro membro então citou que no município não existia oposição política e que não votaria mais em nenhum vereador. Foi ai que Evangelista (PR), presidente da câmara municipal, falou. "Estou aqui, represente isso na câmara e vamos fazer justiça. Estamos abertos de segunda a sexta das 8 as 12".

A partir daí o vereador foi questionado. "Apresente o senhor. Afinal o senhor participa desse grupo e viu a conversa. O senhor nos representa. Faça o seu papel e fale pelas, no mínimo, 980 pessoas que votarem em você." Depois disto o vereador não falou mais.

Mesmo sem ter cargo público ou ocupar nenhum poder na área da segurança e ainda, mesmo sem ter cargo de vereador e muito menos de presidente da câmara municipal de Apodi, o blogueiro Jair Gomes, protocolou uma denúncia no Ministério Público, a cerca de um mês, que irá investigar se a prefeitura está ou não usando o programa institucional da prefeitura para fazer política.

O programa é realizado aos sábados a partir do meio dia. O vereador é aliado do atual prefeito.

[política] Falta 1 dia: confira tudo o que é preciso para votar com tranquilidade neste domingo (5)

Neste domingo (5), os mais de 142 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para decidir o futuro político do país. As urnas estarão prontas para receber os votos a partir das 8h, considerando o horário local de cada um dos 5.570 municípios. Além de escolher o novo presidente da república, os eleitores vão eleger governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou deputado distrital.

As informações sobre zona eleitoral e a seção de votação podem ser verificadas no título de eleitor. Caso tenha perdido o documento, é possível consultar o local de votação e o número do título na página do TSE na internet. Para esta consulta, basta informar o nome, a data de nascimento e o nome da mãe.

Para votar é preciso levar um documento oficial com foto. Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento. O documento oficial com foto é necessário inclusive para os locais com identificação biométrica. Isso porque na hipótese de as digitais não funcionarem na hora da identificação, o eleitor poderá ser identificado por meio do documento e exercer o direito ao voto.

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

[política] Pesquisas SETA, IBOPE e ITEM: Na disputa para o senado Fátima vence em duas e empata em uma

Ontem (03), três pesquisas foram divulgadas no Rio Grande do Norte para a consultar qual seria a futura senadora do Estado, entre elas está os institutos IBOPE, ITEM e SETA. Veja:

SETA:

SENADO
Fátima Bezerra (PT) – 38,2%
Wilma de Faria (PSB) – 27,1%
Ana Célia (PSTU) – 0,9%
Lailson (PSOL) – 0,9%
Branco/Nulo – 16,7%
Indecisos – 16,2%

IBOPE:

SENADO
Fátima Bezerra (PT) – 45%
Wilma de Faria (PSB) – 30%
Lailson (PSOL) - 2%
Ana Célia (PSTU) – 1%
Brancos/Nulos – 15%
Indecisos – 7%

ITEM:

SENADO
Fátima Bezerra – (PT) - 40%
Wilma de Faria (PSB) – 40%
Ana Célia (PSTU) – 1,9%
Lailson – 1,4%
Indecisos/brancos/nulos16,7%

A primeira foi encomendada pelo portal Nominuto, a segunda pela InterTV Cabugi e a última pelo blog do Heitor Gregório. A divulgação de ambas seguiu esta mesma ordem, sendo a primeira exposta pela manhã, a segunda às 19:00 e a última por volta das 22:00.

[política] TSE recebe pedido de registro do Partido da Mulher Brasileira (PMB)

Foi apresentado nesta sexta-feira (3) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro de um novo partido político - o Partido da Mulher Brasileira (PMB). Se aprovado, o PMB será o 33º do País. O ministro Luiz Fux é o relator do processo, no qual o PMB requer o registro de seu estatuto e de respectivo órgão de direção nacional. O processo tem 29 volumes.

De acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), só é admitido o registro do estatuto de partido político que tenha caráter nacional. Para tanto, deverá comprovar o apoiamento de eleitores correspondente a, pelo menos, 0,5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos, distribuídos por um terço, ou mais, dos Estados, com um mínimo de um décimo por cento do eleitorado que haja votado em cada um deles.

Só o partido que tenha registrado seu estatuto no TSE pode participar do processo eleitoral, receber recursos do Fundo Partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão. E somente o registro do estatuto do partido no TSE assegura a exclusividade da sua denominação, sigla e símbolos, sendo vedada a utilização, por outros partidos, de variações que venham a induzir a erro ou confusão.

[política] Em pronunciamento nacional, presidente do TSE diz para eleitor votar consciente

“Neste domingo, quem é o dono do poder é você, eleitora, é você, eleitor. Exerça seu voto de maneira livre e consciente. Não troque o seu voto por favores. Não venda o seu voto. Isto é crime. É necessário que o eleitor tenha consciência que, neste dia, 5 de outubro, nós estaremos decidindo o destino do nosso país”. A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, às 20h desta sexta-feira (3).

O presidente do TSE iniciou o pronunciamento anunciando que no domingo, o Brasil realizará a maior eleição da sua história. “Somos quase 143 milhões de eleitores, a quarta maior democracia do mundo. Elegeremos aqueles que comandarão a presidência da República e os governos de Estado. Também escolheremos os legisladores no Senado da República, na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas dos estados e do Distrito Federal”, disse.

O ministro Dias Toffoli ressaltou que o voto “é um momento de igualdade de todos os brasileiros e, para isso, a Justiça Eleitoral está organizada no Brasil através de seus tribunais, juízes, servidores e de mais de dois milhões de mesários que estarão domingo recebendo o seu voto, garantindo que seu voto seja secreto. Só você tem o direito de saber em quem votou. E também garantindo que o voto dado na urna eletrônica será o voto computado”.

Ao finalizar, o ministro sustentou que, no domingo, o país estará decidindo o seu destino para os próximos quatro anos. “É um momento de extrema responsabilidade. Reflita. Vá com tranquilidade à sua seção eleitoral e exerça o seu direito de votar naquele que você entenda ser o melhor, aquele que você entenda ser quem mereça a dignidade do seu voto”, finalizou.

[política] Três pesquisas foram divulgadas ontem (03). IBOPE e ITEM apontam Henrique, já o instituto SETA diz que Robinson está na frente

Ontem (03), três pesquisas foram divulgadas no Rio Grande do Norte para o futuro governador do Estado, entre elas está os institutos IBOPE, ITEM e SETA. Veja:

SETA:

GOVERNO
Robinson Faria (PSD) – 33,1%
Henrique Alves (PMDB) – 31,3%
Robério Paulino (PSOL) – 2,6%
Simone Dutra (PSTU) – 0,7%
Araken Farias (PSL) – 0,2%
Brancos e nulos – 16,5%
Indecisos – 15,6%

IBOPE:

GOVERNO
Henrique Alves (PMDB) – 40%
Robinson Faria (PSD) – 33%
Robério Paulino (PSOL) – 4%
Simone Dutra (PSTU) – 1%
Araken Farias (PSL) – 1%
Brancos/Nulos – 15%
Indecisos – 6%

ITEM:

GOVERNO
Henrique Alves (PMDB) – 42,8%
Robinson Faria (PSD) – 35,9%
Robério (PSOL) – 2,8%
Simone Dutra (PSTU) – 1,5%
Araken Farias (PSL) – 0,9%
Indecisos/brancos/nulos – 16,1%

A primeira foi encomendada pelo portal Nominuto, a segunda pela InterTV Cabugi e a última pelo blog do Heitor Gregório. A divulgação de ambas seguiu esta mesma ordem, sendo a primeira exposta pela manhã, a segunda às 19:00 e a última por volta das 22:00.

[política] Sobre o último debate presidencial promovido pela Globo, o que aconteceu? Veja

A rede Globo promoveu nesta quinta o último debate presidencial antes do primeiro turno destas eleições. O debate foi um dos mais esperado pela sociedade.

Após serem feito os sorteios o evento teve início com a candidata Luciana Genro (PSOL) criticando a própria emissora. "Eu gostaria de desejar boa a população brasileira e dizer que só estou aqui hoje por força de liminar da justiça." Ela também manteve um ponto crítico contra os demais colocados e o ponto mais lembrado do seu discurso foi quando ela disse para Aécio (PSDB) não levantar o dedo pra ela, no momento em que discursava.  

Levy Fidelix (PRTB), foi um dos que mais ganhou destaque no debate pelo seu jeito de intacto de ser. Para alguns não passou de um preconceituoso, para outros, seu discurso foi ótimo. O momento que mais chamou a atenção de todos foi quando ele foi perguntar sobre o tema: drogas. Todos na platéia riram.

Eduardo Jorge (PV) manteve um discurso morno, nem quente nem frio. Fez perguntas e respondeu de vários candidatos. Ele continuou a defender seus projetos. Legalização da maconha.

Pastor Everaldo (PSC), respondeu muito pouco, pois não foi solicitado como os demais. Passou pouco despercebido. Mas o seu discurso foi baseado na centralização da defesa da família brasileira da forma que está na constituição de 88. Homem e Mulher.

Aécio Neves (PSDB) criticou, se enrolou e atacou Dilma e Marina. Ele manteve o seu discurso mantido em cima do ataque ao escândalo da Petrobrás e ao o antigo governo do seu partido. Aécio não conseguiu fortalecer a sua campanha com este último debate.

Mariana Silva (PSB) também atacou tanto o primeiro como o terceiro colocado nas pesquisas e tentou manter o seu discurso baseado nas denúncias de corrupção contra o PT além de falar dos índices que não desenvolveram no atual governo. Inflação também foi um ponto bastante tocado por ela.

Dilma Rousseff (PT), está, ao contrário dos debates anteriores, foi a que se manteve mais segura e firme nas suas palavras. conseguiu combater as críticas e ataques dos adversários, mantendo seu foco nas ações do governo PT durante os anos em que lideram o país. Dilma falou do PRONATEC, Minha Casa Minha Vida, Financiamentos e outros. Aproveitou a oportunidade para apresentar o que foi realizado e disse: No meu governo não toleramos corrupção, foi por isso que foi no meu governo que conseguiram desvendar o que não foi jogado para debaixo do tapete.

O debate encerrou por volta de 1 hora da manhã.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

[política] Kelps é recebido por multidões em três cidades da região Oeste‏ Potiguar

O deputado Kelps Lima foi recebido por multidões em três comícios que realizou na noite de quarta-feira, 1 de outubro, nas cidades de Umarizal, Apodi e Olho D´água do Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Em Apodi, Kelps explicou que a política nova não tem mais espaço para populismos ou personalismos. O importante, mais do que a origem do deputado, da cidade em que ele nasceu, do carisma que ele tenha, ou onde moram seus familiares, é que ele tenha projetos que beneficiem o Rio Grande do Norte inteiro, gerando oportunidades para que todos os filhos potiguares, independente das cidades onde nascerem, terem as mesmas oportunidades.

Em Olho D’água do Borges, Kelps explicou que o Rio Grande do Norte precisa, neste momento, de uma gestão forte, que privilegie o gasto correto do dinheiro público, as indicações qualificadas para os cargos chaves da administração estadual, de forma que o Estado tenha as ferramentas para se desenvolver.

Em Umarizal, Kelps disse que o Rio Grande do Norte está passando por mudanças e que reza todos os dias para que os futuros mandatários entendam esse novo momento e isso influencie no comportamento político deles, eliminando da máquina estatal os vícios antigos e introduzindo a modernização da gestão pública.

[política] Vereador Chico de Marinete participa de comício da Nova Geração

O vereador Chico de Marinete (PCdoB), participou do comício promovido na noite de ontem (01) pelo seu partido para a vinda do candidato a governador Robinson Faria e ao senado Fátima Bezerra. 

Chico é aliado do prefeito na campanha de governo deste ano e busca reeleger os seus candidatos:

Dilma Rousseff - Presidente
Robinson Faria - Governador
Fábio Faria - Deputado Federal
Fátima Bezerra - Senadora
Nilson Viana e Getúlio Rêgo - Deputado Estadual

O evento aconteceu na Praça Robinson Lopes com a presença de um grande público.

[política] TRE acata denúncia contra Robinson, BG e demais envolvidos no escândalo dos fakes

A corregedora eleitoral Zeneide Bezerra determinou nesta quinta-feira (02) a citação de todos os envolvidos no escândalo da rede de perfis falsos usada para caluniar o candidato do PMDB, Henrique Alves, na internet. O candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, o seu vice, Fábio Dantas, o blogueiro Bruno Giovanni Medeiros Oliveira e os demais citados têm cinco dias para apresentar as suas defesas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

A citação significa que a Justiça Eleitoral acatou a representação enviada pelos advogados da campanha de Henrique. Depois da defesa dos envolvidos, o processo passará pela fase de diligências, na qual atos como as quebras de sigilo dos perfis e sites usados para espalhar mentiras acerca do candidato do PMDB, de acordo com os advogados da Coligação União Pela Mudança. Haverá também uma audiência de instrução, a ser marcada após a realização das diligências. É nesta fase que o Ministério Público Eleitoral será chamado a se pronunciar. Por fim, será a hora de conhecer a sentença.

A Coligação União Pela Mudança protocolou na última quinta-feira (02) junto ao Tribunal Regional Eleitoral uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra a campanha de Robinson Faria ao Governo pelo uso de perfis falsos na internet para caluniar o candidato do PMDB, Henrique Alves. Os advogados pedem no processo a cassação do registro do candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, e de seu vice, Fábio Dantas, por “abuso de poder”.De acordo com a ação, a rede de fakes têm o objetivo de “desequilibrar o pleito de 2014 em prol do candidato Robinson Faria”.

A representação aponta que os responsáveis pelo exército de perfis falsos são o candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, o candidato a vice-governador, Fábio Dantas, o blogueiro Bruno Giovanni, Fernanda Andrade, que trabalha no marketing da campanha de Robinson, a empresa Mais Data Soluções Technológicas, entre outros. A rede utilizava perfis falsos e sites, além de alugar perfis famosos na internet, como o do Pinta Natalense, no twitter, para realizar uma “campanha de difamação contra o candidato do PMDB”, segundo os termos da ação.

O blogueiro Bruno Giovanni, do conhecido Blog do BG, é, segundo a representação, o responsável pelas redes sociais da campanha do vice-governador Robinson Faria ao Governo do Estado. O contrato entre Bruno Giovanni se dá através da empresa C.F. de Macedo Moura Rodrigues, que possui o nome fantasia de Iluminar Som e Luz. Dados da prestação de contas do candidato Robinson Faria mostram que a empresa de Bruno Giovanni recebeu até o momento o valor de R$ 140 mil.

[política] No Ibope, Dilma tem 40%, Marina, 24%, e Aécio, 19%; no Datafolha, 40%, 24% e 21%

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (2) mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) continua na liderança isolada na disputa pela Presidência da República, mas ainda não tem pontuação suficiente para vencer no 1º turno. A diferença de pontos de Marina Silva (PSB) para Aécio Neves (PSDB) caiu numericamente nos dois levantamentos; no Ibope, há um empate técnico entre os dois. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No Ibope, Dilma tem 40%, Marina, 24%, e Aécio, 19%. No Datafolha, Dilma tem 40%, Marina, 25%, e Aécio, 21%.
    
Os percentuais de cada informação estão arredondados sem casas decimais. Por esse motivo, a soma simples deles pode não dar 100%.

Confira todos os números:

Ibope
Dilma Rousseff (PT) - 40%
Marina Silva (PSB) - 24%
Aécio Neves (PSDB) - 19%
Pastor Everaldo (PSC) - 1%
Luciana Genro (PSOL) – 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Branco/nulo - 8%
Não sabe/não respondeu - 7%

SEGUNDO TURNO
- Dilma Rousseff: 43%
- Marina Silva: 36%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 8%

- Dilma Rousseff: 46%
- Aécio Neves: 33%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 9%

- Marina Silva: 38%
- Aécio Neves: 33%
- Branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 11%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios do país. A pesquisa, paga pelo próprio Ibope, foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e está registrada no TSE sob o número 00942/2014. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Datafolha
Dilma Rousseff (PT) – 40%
Marina Silva (PSB) - 24%
Aécio Neves (PSDB) – 21%
Pastor Everaldo (PSC) – 1%
Luciana Genro (PSOL) - 1%
Eduardo Jorge (PV) – 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Branco/nulo - 5%
Não sabe/não respondeu - 5%

SEGUNDO TURNO
- Dilma Rousseff: 48%
- Marina Silva: 41%
- Em branco/nulo/nenhum 8%
- Não sabe: 3%

- Dilma Rousseff: 48%
- Aécio Neves: 41%
- Em branco/nulo/nenhum 7%
- Não sabe: 3%

O Datafolha ouviu 12.022 eleitores em 433 municípios do país. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", foi realizada entre os dias 1º e 2 de outubro e está registrada no TSE sob o número 00933/2014. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

[política] Faltam 3 dias: hoje é o último dia de comícios, debates e da propaganda no rádio e na TV

O calendário eleitoral determina que esta quinta-feira (2) é o último dia para a transmissão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para realização de propaganda política em reuniões públicas. Hoje é também o último dia para a promoção de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, que podem ocorrer entre 8h e 24h.

Debates

Debates no rádio e na televisão entre os candidatos também só podem ser realizados até esta quinta-feira. É admitida a extensão do debate caso a transmissão se inicie hoje e se prolongue após a meia-noite.

Salvo-conduto

A partir de hoje, o juiz eleitoral ou presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

[política] Uma coisa é certa, ou Fabio Faria mentiu em palanque apodiense ou a vereadora mudou de opinião

Na noite de ontem (02) o deputado Fábio Faria, em seu discurso, falou que a vereadora Soneth Ferreira (PDT), a qual vota em Robinson para governo e que estava no palanque, também estaria votando nele para deputado federal, contudo, após consultar a equipe da vereadora eles afirmaram que votam em Sávio Hackradt, líder do seu partido no Estado.

E agora?

[política] Três pesquisas estão sendo aguardadas para esta sexta (03)

Três pesquisas estão sendo aguardadas para amanhã.

ITEM Pesquisas Técnicas (RN-00039/2014)
Contratante: Blog do Heitor Gregório
1.657 entrevistados entre os dias 28 e 30 de Setembro
Data da divulgação: 02 de outubro

SETA Instituto de Pesquisas (TRE: RN-00040/2014)
Contratante: Nominuto.com
2.200 entrevistados entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro
Data da divulgação: 02 de outubro

IBOPE (TRE: RN-00041/2014)
Contratante: Inter TV Cabugi
812 entrevistados entre os dias 28 de setembro e 03 de outubro
Data da divulgação: 03 de outubro

De acordo com o TRE as empresas ITEM e SETA iriam divulgar hoje, mas mudaram a data.

IBOPE era a última.

[segurança] Governo diz que Lei Seca será das 6h às 18h durante dia das eleições no RN

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) definiu os horários em que será proibida a venda de bebidas alcoólicas no próximo domingo (5), data do primeiro turno das eleições. Uma portaria publicada na edição desta quinta-feira (2) no Diário Oficial do Estado (DOE) estabeleceu que a chamada 'Lei Seca' estará em vigor entre as 6h e 18h do dia do pleito.

Na portaria, a Sesed explica que a 'Lei Seca' considera "a necessidade de adoção de medidas preventivas de conduta pessoal e de administração policial" para que as eleições ocorram com tranquilidade. A medida vale para locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins.

A secretaria determina ainda que as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) funcionem em regime de plantão. Os comandos e direções das corporações e órgãos deverão informar a Sesed sobre as ocorrências verificadas no estado e monitorar os locais que precisam de reforço no policiamento.

Durante as eleições, a Sesed reforça que o policiamento ostensivo deve ser intensificado nos locais de maior fluxo de eleitores, visando combater "o tráfico de entorpecentes, desarmamento geral, os crimes eleitorais e outras providências operacionais que venham inibir e controlar a criminalidade", diz a portaria.

[política] Moradora de Apodi reclama de acumulo de lixo na lateral de escola municipal



Uma moradora da Rua Maracujá, Bairro Cohab, em Apodi, entrou em contato com o blog para falar a respeito do acúmulo de lixo. Segundo ela a escola municipal Lindalra Silva seria a responsável pelo que vem acontecendo a cerca de uma semana.

Uma das imagens flagraram o momento em que o lixo estava sendo jogado por cima do muro. "O lixo vem se acumulando a cada dia e com o vento invade a minha casa e acaba sujando tudo," declarou a moradora.

Ainda segundo a moradora ela havia falado com a diretoria da escola dizendo que na semana passada eles haviam colocado fogo dentro da escola e havia sujado tudo. Os moradores reclamaram e eles passaram a jogar o lixo para o lado de fora, eles ainda disseram que diretora havia falado que até ontem tudo estaria limpo, mas até o momento nada foi feito.

Ela ainda revelou que o carro de lixo havia passado e não levou o lixo acumulado.

[política] Arrastão de Kelps em Apodi ontem (01) ao som da lambada bacural - Visão interna

[política] Saiba tudo o que rolou no cenário político de Apodi ontem (01): Kelps (Pinheiro) X Robinson (Flaviano)

Na noite de ontem (01) a cidade de Apodi vivenciou dois grandes momentos políticos na cidade. Um pela carreata do deputado Kelps Lima (SDD) e o outro pelo comício do vice-governador Robinson Faria (PSD).

Os movimentos começaram ainda durante a tarde para ambos, sendo que, no município, foram liderados pelo ex-prefeito Dr Pinheiro (Kelps) e pelo atual Flaviano (Robinson). Foi o "esquenta".


A noite iniciou o movimento com candidato a releição pelo partido Solidariedade, Kelps Lima. O movimento teve inicio ainda nas turmas que vieram das zonas rurais em carreata tendo como ponto de encontro o cruzamento das Ruas Ademar Leão com Marechal Floriano.

Saindo em carreata, os "bacuraus lotaram o percurso de carro, moto e a pé, sendo este último o mais favorecido.

O encerramento da festa aconteceu no Calcadão da Lagoa, ponto turístico da cidade. O local esteve lotado para ouvir Kelps.

Com uma forma diferente de fazer política Kelps expôs dois vídeos as quais mostraram sobre a sua personalidade durante o período de apenas um ano meio em que ocupa uma das cadeiras na Assembléia Legislativa. Falou do compromisso que tem como Apodi e o carinho pelo fato de sua esposa ter suas principais raízes na cidade. "Eu tenho casa em Apodi, eu tenho compromisso com Apodi e enquanto eu for deputado eu vou lutar sem cansar para melhorar a vida do povo desta cidade", disse ele. Kelps encerrou sua carreata ainda antes das 22 horas e partiu para Olho D'água dos Borges e Umarizal, onde ainda iria fazer comício.

A partir daí foi a hora do prefeito Flaviano mostrar que ainda tem força política em Apodi e realizar o primeiro e último comício do candidato a governador Robinson Faria. O percurso realizado da carreata até o local do palco  foi praticamente o mesmo que Henrique (PMDB). Por volta das 22:30 ele iniciou o comício na Praça Robson Lopes.

Primeiro falou o vice prefeito José Maria (PSD) depois o candidato a deputado estadual Nilson Viana (PCdoB) e depois falou o prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), isso até Fábio Faria (PSD) chegar, por volta das 23:20. A partir daí falou Fábio, depois Robinson e depois, pra quase ninguém, pois o povo já tinha ido embora, a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

O movimento mostrou que apesar da grande rejeição ao prefeito, parte da população ainda é muito ligada ao partido "bicudo". Isso porque muita gente queria subir no palanque que só foi encomendado às 10:00 do mesmo dia e não pode ficar perfeitamente pronto, o que implicou da ruptura da escada no momento em que os candidatos subiam no palanque, pessoas quase se machucaram. Quando o palanque já estava cheio um integrante da equipe quis subir, mas um segurança não o deixou, houve empurra, empurra e pontapés, os demais correligionários presentes impediram que algo pior acontecesse.

Sobre o discurso dos candidatos Fábio Faria e Robinson as palavras foram concentradas em ataques aos opositores, ficando as propostas de lado. Fábio iniciou o discurso falando da sua luta pela implantação da UERN em Apodi e focou suas palavras a Henrique, dizendo que ele era o dono da Globo e de toda a imprensa estadual, um telespectador ao ouvir revidou, "E você o dono do SBT". Fábio também disse em palanque que a vereadora Soneth Ferreira (PDT) também votava nele, contudo, até pouco tempo atrás a vereadora revelou que votava no candidato do seu partido, Sávio Hackradt, para deputado federal (Ele mentiu ou ela mudou de opinião?) e por fim Robinson chegou para discursar, o tema foi o mesmo, ataque a oposição. "Vocês assistiram o debate de ontem?... Eu venci o debate," afirmou ele.

O discurso encerrou com Fátima, quando já não havia mais quase ninguém, era quase meia noite.

[política] Globo transmite o último debate entre os presidenciáveis hoje (02)

Participam do debate os candidatos cujos partidos possuem representação na Câmara dos Deputados: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo (PSC).

Mediado por William Bonner, o debate terá quatro blocos e duas horas de duração. O regulamento foi definido com representantes dos candidatos e seguindo as regras da Justiça Eleitoral.

A fim de dar ênfase à discussão do programa de governo de cada candidato, o debate vai priorizar perguntas entre eles.

No primeiro e no terceiro serão discutidos temas livres escolhidos pelo candidato que fará a pergunta. No segundo e no quarto blocos, o mediador sorteará temas específicos.

Cada candidato terá 30 segundos para formular a pergunta, um minuto e 30 segundos para a resposta, 40 segundos para réplica e 40 segundos para tréplica. O quarto bloco será destinado também às considerações finais dos presidenciáveis.

O debate da Globo ocorre no último dia em que irão ao ar os programas eleitorais do primeiro turno. Na terça-feira, a Globo e emissoras afiliadas promoveram debates entre candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.

[política] Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV termina hoje

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão chega ao fim hoje (2), três dias antes do primeiro turno das eleições. De acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/97), hoje também é o último dia para a realização de comícios e o uso de aparelhagem de som para divulgar as candidaturas. Os debates entre candidatos só podem ser veiculados se tiverem início nesta quinta-feira. O próximo sábado (4), véspera da eleição, é o último dia para os candidatos fazerem carreatas, distribuírem panfletos nas ruas e para carros de som circularem.

No dia da eleição, a Justiça Eleitoral proíbe qualquer manifestação a favor dos candidatos. A propaganda boca de urna é considerada crime eleitoral e pode resultar em prisão em flagrante e pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de R$ 5 mil a R$ 15 mil. No domingo (5), o eleitor poderá comparecer à seção de votação usando broches, adesivos, bandeiras, desde que manifeste sua preferência de forma silenciosa.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

[política] Henrique ganha três minutos de direito de resposta em programa de Robinson

No último dia de propaganda eleitoral na televisão, o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, ganhou três minutos e 14 segundos de direito de resposta no programa de Robinson Faria desta quarta-feira (01) em virtude de informações falsas usadas na propaganda eleitoral do candidato do PSD.
O tempo é referente a três ações judiciais nas quais os pedidos da Coligação União Pela Mudança foram deferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral. O programa do candidato do PSD, Robinson Faria, utilizou, mais uma vez, informações mentirosas a respeito de um processo no qual Henrique foi absolvido pelo Tribunal de Justiça e Superior Tribunal de Justiça.
De acordo com acórdão do Tribunal Regional Eleitoral, a propaganda de Robinson Faria foi utilizada no intuito de atingir a honra do candidato do PMDB. “Trata-se de propaganda eleitoral que evidentemente atinge a honra e divulga fatos sabidamente inverídicos”, aponta o texto da decisão do TRE.

[política] Ação judicial pede cassação de Robinson por uso de fakes na campanha

A coligação União Pela Mudança protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral uma ação judicial eleitoral para a abertura de investigação sobre a rede de perfis falsos usados nas redes sociais para caluniar o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves. A relatora será a corregedora eleitoral, Maria Zeneide Bezerra, e a investigação será conduzida pela Polícia Federal. Os advogados pedem no processo a cassação do registro do candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, e de seu vice, Fábio Dantas, por “abuso de poder”.
De acordo com a ação, a rede de fakes têm o objetivo de “desequilibrar o pleito de 2014 em prol do candidato Robinson Faria”. A representação aponta que os responsáveis pelo exército de perfis falsos são o candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, o candidato a vice-governador, Fábio Dantas, o blogueiro Bruno Giovanni, a media social Fernanda Andrade, a empresa Mais Data Soluções Technológicas, entre outros. A rede utilizava perfis falsos e sites, além de alugar perfis famosos na internet, como o do Pinta Natalense, no twitter, para realizar uma “campanha de difamação contra o candidato do PMDB”, segundo os termos da ação.
O blogueiro Bruno Giovanni, do conhecido Blog do BG, é, segundo a representação, o responsável pelas redes sociais da campanha do vice-governador Robinson Faria ao Governo do Estado. O contrato entre Bruno Giovanni se dá através da empresa C.F. de Macedo Moura Rodrigues, que possui o nome fantasia de Iluminar Som e Luz. Dados da prestação de contas do candidato Robinson Faria mostram que a empresa de Bruno Giovanni recebeu até o momento o valor de R$ 140 mil.
Giovanni foi o responsável por alugar, em maio de 2014, o famoso perfil do twitter Boy Naldinho, o Pinta Natalense, que tem mais de 50 mil seguidores e desde então tem “postado várias mensagens caluniosas, difamatórias e injuriosas contra o candidato Henrique Eduardo Alves”. A informação de que Bruno Giovanni alugou o perfil foi confirmada em depoimento espontâneo e autorizado pelo verdadeiro dono do “Pinta Natalense”, Rodrigo Sérvulo. 
fakes_organo_770
A partir de agosto, o contrato entre Rodrigo Sérvulo e a campanha de Robinson Faria se deu, de acordo com a ação, através da empresa Mais Data Soluções Technológicas através de Mariana Revoredo e Ana Cláudia Costa, “que postaram, a partir daquela data, injúrias, calúnias e difamações contra o candidato Henrique Eduardo Alves”.
Foi também a empresa Mais Data Soluções Technológicas a responsável pela criação do site RNVerdade, ainda de acordo com os dados do processo. O site também tem “o objetivo de disseminar propaganda negativa contra o candidato Henrique Eduardo Alves”, nas palavras do advogado Kennedy Diógenes, um dos que assinam a ação.
Os advogados da coligação, em conversa gravada com uma funcionária da empresa Mais Data, obtiveram de uma funcionária chamada Amanda a confirmação de que a Mais Data “presta serviço para a campanha do candidato a Governador Robinson Faria, atuando no envio de mensagens de texto para celulares com material de propaganda eleitoral, bem como para a campanha da candidata Cristiane Dantas, esposa do candidato a vice-governador Fábio Dantas, no monitoramento e alimentação de redes sociais”.
Para o jurídico da Coligação União Pela Mudança, "a propaganda paga em referência possui caráter nitidamente criminoso ao atuar sempre de forma anônima para agredir a honra e imagem do candidato da coligação autora, tudo isso se valendo da estrutura de campanha montada pelos candidatos investigados". No processo, além da cassação dos candidatos, é pedida a inelegibilidade de todos os investigados.
Fonte: Nominuto

[política] Justiça Eleitoral disponibiliza programas para acompanhar apuração das Eleições 2014

Para as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral apresenta uma novidade: o acompanhamento em tempo real da contagem dos votos por meio do aplicativo “Apuração 2014”, que poderá ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis (tablets e smartphones).  A inovação se soma às outras duas plataformas já utilizadas anteriormente: o sistema “Divulga”, na versão desktop (computador de mesa), com as informações completas dos resultados; e o “DivulgaWeb”, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em virtude da diferença de fuso horário, o TSE irá começar a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 19h (horário de Brasília) do próximo domingo (5), quando a votação já estiver encerrada em todo o território nacional. Já para os demais cargos, a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, respeitando-se o horário local.

[política] Faltam 4 dias: eleitores não podem ser presos a partir de ontem (30)

Faltam apenas quatro dias para as Eleições Gerais 2014, marcadas para o próximo domingo, dia 5 de outubro. A partir de ontem (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965).

Já a proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a um cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito. 

Segundo turno

Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, a ser realizada no dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.

[política] Zonas do Interior do Estado preparam suas urnas para o 1º turno das Eleições 2014

De 29 de setembro a 1º de outubro, cada uma das 64 Zonas Eleitorais do Interior do Estado preparação as suas urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das Eleições 2014, na sede do Cartório Eleitoral, excetuando-se as Zonas da região metropolitana (5ª – Macaíba, 6ª – Ceará-Mirim, 44ª – Monte Alegre, 50ª – Parnamirim e 51ª – São Gonçalo do Amarante), que utilizarão as instalações do COJE para tais atividades.

Para a execução dos procedimentos que envolvem a preparação de urnas (geração de mídias, carga de aplicativos, teste de votação e lacração), além de outras atividades cartorárias estabelecidas em contrato, as Zonas Eleitorais contam com o apoio de auxiliares de eleição contratados pelo TRE/RN, que foram devidamente treinados, no início deste mês, e permanecerão nos Cartórios até o final do pleito, totalizando em todo o Estado 288 profissionais.

Para eventual suporte técnico durante este período, o Estado foi dividido em 14 regiões e uma equipe de servidores do Tribunal, coordenada pelo servidor Carlos Narciso Fernandes (lotado na SBDS/CS/STI) e devidamente capacitada pela Secretaria de Tecnologia da Informação, foi deslocada para o Interior do Estado, para as seguintes sedes: Natal (Roberto Nascimento e Wolmer Barboza), Touros (Luis Panatís), João Câmara (Radi Nascimento), Canguaretama (Saulo Falcão), Santo Antônio (Epitácio Nunes), Tangará (Adriano Benício), Lajes (Carlos Vilanova), Currais Novos (Carlos André e Marly Frutuoso), Caicó (George Barbalho), Assu (Marcos Alexandre), Mossoró (Henrique Calife), Caraúbas (Ana Karla Costa), Patu (Ibsen Gurgel) e Pau dos Ferros (Andretti Barros). 

A referida equipe de trabalho tem como atribuições prestar eventual suporte técnico nas Zonas Eleitorais pertencentes a sua região, nas atividades de preparação de urnas e substituição das que porventura apresentarem defeitos, bem como em relação aos sistemas eleitorais correlatos a esta etapa; treinar, no dia 2 de outubro, os supervisores convocados, no âmbito de cada região, como responsáveis pela transmissão descentralizada de resultados; além de outras atividades previstas para a véspera e dia do pleito.

Os servidores já se encontram no Interior do Estado e deverão retornar à Capital somente no dia seguinte ao pleito.

[política] Sede da Polícia Federal e IFRN - Zona Norte serão utilizados como locais de apreensão

Aconteceu nessa segunda-feira (29), no prédio do Fórum Eleitoral de Natal, reunião com os Juízes da Zonas Eleitorais da Capital e representantes da Polícia Federal, Polícia Civil e Militar do RN com o objetivo de uniformizar os procedimentos relativos à ação conjunta da Justiça Eleitoral e os órgãos envolvidos na segurança do pleito 2014. 

Ficou definido que a Superintendência da Polícia Federal, no bairro de Lagoa Nova e o IFRN da Zona Norte, serão os locais de apreensão de pessoas e depósito de material ilícito que porventura seja apreendido no dia do pleito.

[política] Inter TV Cabugi promoveu o debate mais esperado, porém foi o mais desarticulado

Na noite de ontem a Inter TV Cabugi, afiliada a Rede Globo, promoveu o debate mais esperado do Rio Grande do Norte, porém, decepcionou muitos espectadores.

Os candidatos, tentaram mostrar suas propostas, porém, de forma desarticulada, promoveram um show de ataque entre eles. Robinson disse que Henrique o procurou para fazer parte do "acordão", Henrique disse que ele é que foi procurado por Robinson e que o mesmo iria fazer parte do PMDB em um futuro próximo.

Robério Paulino se apresentou como um dos mais preparados no discurso.

O apresentador se mostrou muito perdido durante todo a apresentação.

Segurança, economia, saúde, educação. foram discutido superficialmente.

Enfim, para os partidaristas os seus candidatos foram ótimos, mas para a população não passou de uma noite mal dormida.

[política] Grupo Solidariedade Apodi convida população para encerramento da candidatura de Kelps na cidade


[politica] Agenda dos candidatos ao governo RN para esta terça (30)

Confira a agenda desta quarta-feira (1) dos candidatos, listados em ordem alfabética, que disputam a eleição para o governo do Rio Grande do Norte.

Araken Farias (PSL)
14h - Reunião com comitê de campanha.
16h - Panfletagem no bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal.
19h - Gravação de programas eleitorais.

Henrique Eduardo Alves (PMDB)
9h - Caravana em Natal, Macaíba (14h), São Gonçalo do Amarante (16h), Extremoz (18h) e Ceará-Mirim (20h).

Professor Robério Paulino (PSOL)
O candidato não enviou agenda ao G1.

Robinson Faria (PSD)
14h – Comício em Upanema.
16h – Comício em Caraúbas.
18h - Comício e passeata em Mossoró.
22h - Comício em Apodi.

Simone Dutra (PSTU)
6h30 - Campanha nas proximidades do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.
8h30 - Participa de reunião com coordenadores de campanha e assessores.
19h - Participa de reunião com apoiadores no conjunto Nova Natal, na Zona Norte da capital.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

[cotidiano] Orkut sai do ar após 10 anos de existência

Chega ao fim nesta terça-feira (30) aquela que foi a primeira rede social a se tornar pop entre os brasileiros. Criado há dez anos, o Orkut não já não recebia novas contas desde quando sua morte foi anunciada em junho e agora comunidades, “scraps”, depoimentos e outros registros no site se tornaram um museu virtual. A aposentadoria ocorre, no entanto, no momento em que 7% dos internautas brasileiros ainda acessavam o Orkut, segundo a empresa de pesquisa Global Web Index (GWI).
Salvando a conta

Os usuários existentes ─ e segundo os dados, ainda são muitos ─ poderão exportar seus álbuns de fotos para o Google+, outra rede social da companhia, até 30 de setembro de 2014. Também será possível salvar, no computador, seus perfis, "scraps" (publicações de outros usuários deixadas na página), depoimentos e postagens usando a ferramenta Google Takeout (clique aqui). Isso poderá ser feito até setembro de 2016.

Um arquivo com todas as comunidades públicas do Orkut, um dos principais recursos da rede social, foi criado para imortalizar a área de discussões do serviço. Acesse aqui. No entanto, novos tópicos ou mensagens não poderão ser criados. Os usuários que não quiserem que alguma postagem seja arquivada deverão excluí-la até 30 de setembro de 2014. Outra opção é apagar todas de uma só vez ao remover o Orkut da conta do Google.

[política] Dilma tem 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%, aponta pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 5%

* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26, Dilma tinha 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Segundo turno

O levantamento divulgado nesta terça indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 49% das intenções de voto e a do PSB, 41%. Na semana passada, Dilma tinha 47% e Marina, 43%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 41% (50% a 39% na semana anterior).


O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00905/2014.

[economia] SINE oferece 39 vagas de emprego para Mossoró e região



[política] Internautas zombam de suposta postagem do deputado federal Fábio Faria

Alguns internautas usaram as redes sociais para zombarem de uma suposta postagem do deputado Fábio Faria no Twitter. Na postagem dizia, "Fátima será senadora no 1° turno, Podem esperar!!!".

Os internautas zombaram pelo fato de, para senado, não haver 2° turno.

Verificamos o Twitter do deputado e a postagem não foi encontrada.