logo

sábado, 14 de novembro de 2015

[cotidiano] Acidente com vítima fatal é registrado na BR-405 nas proximidades do posto Kurió.

No início da noite deste Sábado dia 14/11, por volta das 18:00hs, um acidente de trânsito na BR-405, nas proximidades do posto Kurió, vitimou fatalmente a pessoa identificada até o momento apenas como "Pedro Trinca"

Segundo informações repassadas a policia, dizia que a vítima trafegava numa motocicleta, quando chocou-se com outro motociclista, desequilibrou-se e caiu no meio da pista, a vítima ainda tentou levantar-se, mas foi colhido por um carro que vinha logo atrás, o qual se evadiu. 

Uma guarnição da Rádio Patrulha se encontra no local, fazendo o isolamento da área, aguardando o ITEP, que fará a perícia e a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.
Fonte: sentinelas do Apodi

[polícia] Policial militar é assassinado a tiros e bandidos levam pistola dele

Mais um policial militar foi assassinado em Natal. Desta vez, o crime aconteceu no bairro de Cidade Nova. O cabo Marcos Aurélio Lopes estava em um bar na rua São Sebastião, quando homens armados chegaram ao local e atiraram contra ele. A informação foi confirmada pelo Centro Integrado em Operações de Segurança Pública.

Os criminosos, de acordo com a polícia, chegaram a roubar a pistola do policial. Testemunhas relataram que dois homens armados chegaram ao local a pé, mandaram as pessoas se afastarem e atiraram contra o cabo Marcos Aurélio.

Em seguida, eles pegaram a pistola do policial e ainda teriam efetuados disparos no policial com a própria arma da vítima. Logo depois, a dupla fugiu. Várias equipes da Polícia Militar já foram mobilizadas e realizam diligências para tentar localizar os suspeitos.
Fonte: Agora RN

[saúde] Suspeito de ebola recebe alta no Rio

O paciente que estava internado no Rio de Janeiro com suspeita de ebola recebeu alta da internação neste sábado (14) e já deixou o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos. Diagnosticado com malária, ele continuará recebendo tratamento em Minas Gerais. As 95 pessoas que tiveram contato com o paciente e estavam sendo acompanhadas também já foram liberadas.

Segundo informações divulgadas no site da FioCruz, foram feitos dois exames no paciente para diagnóstico do vírus ebola e ambos tiveram resultado negativo. Os testes realizados pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) seguiram  protocolos internacionais.

O Ministério da Saúde ressalta que o Sistema Único de Saúde (SUS) adotou todos os procedimentos necessários neste caso para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus, seguindo o Regulamento Sanitário Internacional.

Todas as medidas de vigilância para identificação de um possível caso suspeito serão mantidas. Qualquer pessoa que chegar da Guiné (África), único país com transmissão ativa do vírus ebola atualmente, e apresentar febre até 21 dias após a chegada ao Brasil, será considerada suspeita e será isolada imediatamente para aplicação do protocolo internacional.

[esporte] CBF define clássico Brasil x Uruguai para Arena Pernambuco em 2016; Natal perde disputa

A seleção já sabe o local do primeiro jogo em casa pelas Eliminatórias em 2016. O clássico contra o Uruguai será disputado na Arena Pernambuco, dia 24 de março, pela 5ª rodada da fase de classificação para a Copa do Mundo 2018.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira, após o empate com a Argentina, por pessoas ligadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Costurado há algumas semanas, o acordo foi firmado entre o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, nos últimos dias. A tendência é o que anúncio ocorra até o final da próxima semana.

A Confederação já havia batido o martelo sobre levar o jogo novamente para o Nordeste, mas a cidade ainda não estava escolhida. Nos bastidores, Recife e Natal pleiteavam o direito de receber o time de Dunga. Como a capital potiguar já irá receber a seleção feminina no próximo mês de dezembro para um torneio, a cidade pernambucana acabou levando a melhor entre os homens.

Fonte: BG

[política] PMDB é capa da VEJA - O plano Temer: a queda da presidente Dilma

“Vá buscar o funcionário a quem compete me substituir.” Essa foi a ordem de Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente da República, em 1891, mandando avisar a seu vice e desafeto, Floriano Peixoto, que o cargo estava vago. Desde o nascimento da República, em momentos de impasse, vices se ergueram do segundo plano para assumir o poder. Em 1909, Nilo Peçanha assumiu depois da morte do presidente Affonso Penna. Delfim Moreira, oitavo vice-presidente, tornou-­se o terceiro a assumir a Presidência, pelo falecimento de Rodrigues Alves, vítima da gripe espanhola. Café Filho, pela morte de Getúlio Vargas, a caminho do impeachment. Jango, pela renúncia de Jânio Quadros. A Junta Militar, pela doença do general Costa e Silva. José Sarney, pela morte de Tancredo Neves, e Itamar Franco, pelo impeachment de Fernando Collor.

Agora, Michel Temer, pelo sim, pelo não, decidiu se preparar para a possibilidade, cada dia mais real, de Dilma Rousseff ser afastada do poder. Em trinta anos de carreira política, Temer se portou sempre com discrição, evitou polêmicas e mediu cuidadosamente cada palavra dita, a fim de se equilibrar entre interesses diversos e muitas vezes contraditórios. Aos olhos do público, tornou-se o retrato do político sem sal. Nos bastidores, no entanto, consolidou-se como um especialista na arte de trabalhar em silêncio, costurar acordos de coxia e escalar degraus na hierarquia do poder. Mesmo sem despertar paixões, Temer conquistou três vezes a presidência da Câmara dos Deputados e elegeu-se duas vezes vice-presidente da República. Mesmo sem brilhar nas urnas, prepara-se agora para o maior desafio de sua trajetória. Temer e caciques do PMDB, partido que ele preside, estão certos de que Dilma Rousseff será cassada no começo do próximo ano. Em vez de ajudá-la, querem substituí-la. E o plano, ousado, vai muito além da simples intenção. Eles já têm em mãos uma tese jurídica para garantir a posse do vice, uma proposta destinada a tirar a economia da UTI e até alianças fechadas no Congresso.

[política] Prefeito de Apodi veta projeto que inibi a prática de nepotismo

A câmara municipal de Apodi aprovou, na sessão do dia 22 de outubro, o  projeto de Lei 043/2015, de autoria do vereador Ângelo Suassua (PP), que tratava do nepotismo no âmbito municipal e proibia a contratação de parentes de entes ligados ao poder executivo e legislativo, seja na contratação pessoal, locação de moveis e imóveis e licitações de empresas de parentes próximos; a partir de 2016.

O projeto havia sido enviado ao prefeito, Flaviano Monteiro (PCdoB) para sansão, mas foi vetado e enviado a Câmara. Nesta semana os vereadores irão decidir se mantem ou se derruba o veto do prefeito.

Na sessão do dia 22, dos 13, apenas 9 vereadores haviam comparecido, porém a votação tinha saído de 7 a 2 para aprovação do projeto.

Com o veto, o prefeito Flaviano Monteiro mostra-se a favor de que os serviços públicos possam ser realizados por parentes de gestores, uma ideia que se faz contrário a impessoalidade, um dos princípios da administração pública.

[economia] Aumento de royalties em Felipe Guerra já chega a 440% em 2015

Situada no Oeste Potiguar, Felipe Guerra pode se considerar um município abençoado em 2015. Isso porque, se comparado este ano, com o mesmo período do ano passado, foi registrado um aumento de 441,53% de receitas provenientes dos royalties.

Segundo os repasses registrados pelo Banco do Brasil, de janeiro a outubro de 2014 o município arrecadou 2.511.024,70 (dois milhões, quinhentos e onze mil, vinte e quatro reais e setenta centavos). Já no mesmo período de 2015 foi registrado 13.598.014,78 (treze milhões, quinhentos e noventa e oito mil, quartorze reais e setenta e oito centavos). Um aumento de 11.086.990,08 (onze milhões, oitenta e seis mil, novecentos e noventa reais e oito centavos).

Segundo o Impostômetro, site brasileiro que mostra a simulação de quanto o país, Estado ou município já arrecadou de impostos no ano de 2015, com 11 milhões daria para comprar cerca de 400 carros populares, construir, aproximadamente, 240 postos policiais equipados, plantar mais de 2 milhões de árvores, pagar mais de 14 mil salários mínimos, comprar 130 ambulâncias equipadas, comprar mais de 5.500 TVs de LED, construir mais de 30 postos de saúde equipados ou contratar cerca de 800 professores do ensino fundamental. Mais ainda, construir 300 casas populares em média ou comprar 10 mil geladeiras populares.

Política
Aproveitando a ideia que fora adotado pelo município de Mossoró, o prefeito de Felipe Guerra enviou para a câmara, um projeto de lei N° 011/2015, que "autoriza o poder executivo a contratar operações de alienação de ativos nos termos do previsto na resolução N° 43/2001, com auterações promovidas pela Resolução 02/2015, do Senado Federal".

Se aprovado, a lei autorizará o poder executivo a fazer uma espécie de empréstimo junto ao Banco, autorizando este a descontar a dívida nas arrecadações vindouras que for adquirida pelo município. Segundo os vereadores Jânio Barra e Genilson Nogueira, o projeto não tem necessidades visto o aumento na arrecadação já ter sido bem favorável a esta gestão.

O projeto vai a análise da Câmara Municipal e esta semana entrará em discussão.

[cotidiano] Estado Islâmico assume autoria de ataques terroristas em Paris

A facção terrorista Estado Islâmico reivindicou na manhã deste sábado (14) a autoria dos ataques que deixaram 128 mortos e cerca de 200 feridos na noite de ontem, em Paris. O grupo jihadista afirmou, por meio de carta enviada ao jornal francês Le Monde.

A confirmação de que o EI está por trás do pior ataque da história recente da França vai de encontro com as suspeitas do presidente do país, François Hollande, que se pronunciou também nesta manhã afirmando que as ações foram “um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França”.
Fonte: IG

[política] Prefeitos reclamam, mas não querem deixar a “boquinha”

De acordo com a  Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), a crise financeira vem prejudicando a qualidade dos serviços oferecidos nas cidades com a redução contínua no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Certo? Certo!

Mas…

Ninguém quer deixar de ser prefeito. Qual o motivo? Os prefeitos reclamam, reclamam e são pré-candidatos à reeleição em 2016.

[cotidiano] Após ataques, polícia encontra objeto suspeito e evacua aeroporto em Londres

A polícia britânica evacuou o aeroporto Gatwick em Londres – o segundo mais movimentado da Inglaterra após Heathrow -, depois de ter um encontrado um objeto suspeito no local. Após os ataques desta sexta-feira em Paris, os oficiais disseram que a decisão foi uma medida de precaução tendo em vista a segurança dos passageiros. Fotos publicadas nas redes sociais mostram os passageiros deixando o aeroporto.

A polícia britânica anunciou também segurança adicional nos portos e em grandes eventos em luz dos ataques.
Fonte: O Estadão

[cotidiano] População do RN está mais velha e pobre

Reportagem da Tribuna do Norte deste sábado avalia a queda na renda dos potiguares e o envelhecimento da nossa população, segue:

A renda dos potiguares encolheu em 2014 em relação a 2013. Com isso, Rio Grande do Norte cedeu a colocação de melhor rendimento por domicílio do Nordeste para a Paraíba. Esta é uma das conclusões da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014 disponibilizada ontem pelo IBGE. A pesquisa também reforçou um fenômeno que vem se solidificando: a população norte-rio-grandense está mais velha.

No quesito renda, o fato que se destaca é a queda na renda nos domicílios com renda acima de 20 salários mínimos mensais (-15,42). Foi exatamente essa faixa de renda que derrubou a média dos rendimentos dos norte-rio-grandenses. Todos os domicílios abaixo disso (de 1 a 20 salários mínimos) tiveram crescimento de renda, porém, não o suficiente para suplantar a diminuição do grupo mais rico. Convém destacar que entre os vizinhos nordestinos, só Sergipe também teve redução da renda de 2013 para 2014.

Essa redução abrupta dos mais ricos quebrou uma sequência de aumento da renda potiguar que vinha se sucedendo ao longo dos anos segundo o chefe da unidade estadual do IBGE, Aldemir Freire. “No geral, o próprio desaquecimento da economia, já em 2014, pode ter contribuído para esse processo, mas é preciso abrir dados mais detalhados”, analisou. Nacionalmente, a renda cresceu em todos os domicílios. No entanto, os mais pobres tiveram um salto (6,2%) em relação aos mais ricos (2,1%). Para o instituto, isso demonstra diminuição na desigualdade entre as classes sociais e o resultado dos programas sociais com esse objetivo.

[cotidiano] Sobe para 128 o número de mortos após atentado em Paris

O presidente da França, François Hollande, disse neste sábado (14) em uma declaração à nação que os atentados da noite de sexta-feira (13) em Paris “são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França”, de acordo com informações de agências internacionais.

Além disso, Hollande afirmou que os ataques foram organizados “no exterior da França” e que contaram com “cúmplices no interior” do país.

Ao menos 128 pessoas foram mortas na série de ataques em Paris, sendo 70 na casa de shows Bataclan. É o pior ataque à França na história recente.

[polícia] Estudante é assaltada dentro de igreja na zona Norte

Uma estudante de 18 anos foi assaltada, na noite desta quinta-feira (12), dentro de uma igreja, na rua dos Eucaliptos, no bairro Nossa Senhora, zona Norte de Natal. O suspeito do crime estava acompanhado de uma mulher que pilotava uma motocicleta para a fuga.

O Fato aconteceu por volta das 19h, a jovem, que terá o nome preservado, caminhava em direção a escola quando foi surpreendida pelo assaltante, com medo a estudante correu em direção a uma igreja evangélica, mas mesmo assim o suspeito a seguiu e cometeu o crime.

Na delegacia a jovem relatou que depois de ter o celular levado ainda foi agredida pelo assaltante que fugiu em seguida acompanhado de uma mulher que pilotava uma motocicleta. A polícia foi acionada, mas nenhum suspeito foi localizado. 
Fonte: Portal BO

[polícia] Polícia Civil identifica e prende indivíduo que passava trotes a Central de Operações "Ciosp" da Policia Militar

Na última segunda (09) agentes da Delegacia Especializada em Defraudações conseguiram identificar e prender J.P.B.F, 24 anos, suspeito de estar passando diversos trotes para o número de emergência 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) em Mossoró. Segundo as investigações, o mesmo chegou a efetuar mais de 100 ligações num único dia, congestionando as linhas telefônicas e impedindo que cidadãos com ocorrências sérias conseguissem obter acesso ao serviço de utilidade pública.

Com o acusado foram encontrados dois chips cujos números possuem registros de trotes efetuados desde o mês de julho. De acordo com o titular da especializada, delegado José Vieira, o acusado foi indiciado pelo artigo 265 do Código Penal - atentar contra o funcionamento de serviço de utilidade pública - cuja pena varia de 01 a 05 anos e multa. O inquérito está na iminência de ser concluído para ser remetido à justiça. 

A polícia alerta que permanece atenta a tal prática delituosa e que outras investigações serão desencadeadas com base nos registros armazenados no banco de dados dos órgãos públicos. Tais dados subsidiam as denúncias e propiciam a posterior identificação do cidadão infrator. Além de prejudicar quem realmente necessita, o trote demanda prejuízos ao erário público com o deslocamento desnecessário de viaturas, onerando o consumo de combustível e depreciando a frota de veículos.
Fonte: Ocâmera

[cotidiano] Fotógrafas natalenses passaram sufoco em Paris durante ataques

As fotógrafas natalenses Elisa Elsie e Mariana do Vale, do “Duas Estúdio” , relataram pelas redes sociais o sufoco delas em Paris, ontem (13), durante os ataques que mataram dezenas de pessoas. Elas viajaram à França para participar da Paris Photo, considerada a maior feira de fotografia da atualidade.

“Vamos dormir mesmo aqui na livraria Shakespeare & co. Vários turistas então aqui também. Somos cerca de 20 pessoas com os funcionários. Está tudo bem. Muito trânsito de ambulância e polícia na rua da frente, perto da Catedral de Notredame. Orem por nós!”, postaram no Instagram.

[política] Deputado Kelps Lima empenhará emenda para implantação de orquestra filarmônica em Apodi

O deputado estadual Kelps Lima (SDD), esteve reunido na tarde desta sexta-feira, 13 no salão paroquial da cidade de Apodi, com a comissão da Igreja Matriz, que organiza a festa de 250 anos da paróquia do município que acontece no inicio de 2016, onde ouviu da mesma um pedido de uma ajuda para implantação de um sonho que é a orquestra filarmônica apodiense.

O deputado se comprometeu em viabilizar uma emenda de R$ 80 mil reais, através da FUNDEVAP, para que assim a igreja juntamente com outros projetos possa implantar esse marco no aniversario da paróquia de São João Batista e Nossa Senhora da Conceição.

[política] MP aponta desvio de R$ 2,5 milhões na Prefeitura de Macau, RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte aponta um desvio de R$ 2,5 milhões dos cofres públicos de Macau, no litoral Norte potiguar. O suposto esquema de desvio de recursos públicos envolvendo a Prefeitura do município foi alvo da operação Maresia, deflagrada na manhã desta sexta-feira (13). De acordo com o MPRN, o esquema foi descoberto em contratos firmados com quatro empresas para a realização da coleta de lixo. Ainda de acordo com o MP, o valor ainda pode aumentar após a análise dos documentos recolhidos durante a operação.

A operação Maresia cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em Macau, Natal, Parnamirim e Parelhas. A operação resultou no afastamento do prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto do Nascimento, acusado pelos crimes de peculato - desvio de recursos públicos -, falsidade ideológica, falsidade de documento público, uso de documento falso, falso testemunho e coação de testemunha. A operação contou com o apoio da Polícia Militar.

Segundo os promotores públicos, o valor do contrato firmado com as empresas responsáveis pela coleta de lixo saltou de R$ 319.466, no quadriênio de 2010 a 2014, para R$ 432.360 em 2015 sem justificativa aparente. Ainda segundo o MP, o pagamento era feito tendo por base a quantidade de horas trabalhadas pelos funcionários da empresa. De acordo com o MP, o valor deveria ser cobrado levando em consideração a quantidade de toneladas coletadas.
Fonte: G1RN

[esporte] Brasil busca o empate e mergulha Argentina na crise

Um empate saboroso para o Brasil e cruel para a Argentina. Foi assim o jogo desta sexta-feira, em Buenos Aires, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

O 1 a 1 no Monumental de Nuñez não foi capaz de colocar a seleção brasileira entre os quatro primeiros da classificação (os que conseguem vaga diretamente). O time de Dunga ocupa a quarta colocação (que dá direito a uma vaga direta no Mundial ), com quatro pontos. Mas teve sabor especial para quem saiu atrás, buscou o empate na casa do rival com um estádio lotado e segurou a pressão final mesmo com um jogador a menos: David Luiz foi expulso.

Já a Argentina continua em péssima fase. Sem Messi, Tevez e Aguero, o time completou seu terceiro jogo sem vitória. O time terminou a rodada, em nono lugar - tem apenas dois pontos. Cenário que pode acabar com a demissão do técnico Gerardo Martino, que na próxima rodada terá outra parada dura: a Colômbia.

[cotidiano] Corpo de mossoroense é identificado como a sétima vítima do desastre em Mariana

O Corpo de Bombeiros em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, informou, nesta sexta-feira (13), que Marcos Aurélio Moura foi identificado como a sétima vítima do rompimento das barragens Fundão e Santarém, da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP.

Marcos trabalhava na empresa Produquímica, terceirizada da mineradora. Outros dois corpos, ainda não relacionados oficialmente à tragédia, aguardam identificação. Dezoito pessoas são consideradas desaparecidas, de acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Mariana.

O corpo dele foi encontrado no limite entre as cidades de Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, nesta quinta-feira (12) e foi identificado pela esposa no necrotério de Mariana.

No dia 5 deste mês, as duas barragens se romperam, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Fonte: Agora RN


[cotidiano] Itamaraty confirma dois brasileiros entre os feridos dos atentados em Paris

O Itamaraty, por meio da assessoria de imprensa, confirmou que dois brasileiros estão entre os feridos dos atentados terroristas em Paris e informou que o Consulado-Geral do Brasil na capital francesa acompanha de perto a situação, de forma a prestar apoio aos cidadãos brasileiros. O plantão do Consulado pode ser acessado no número: +33 6 80 12 32 34.

O Itamaraty também divulgou nota em que diz que o governo brasileiro “manifesta sua profunda consternação pela série de bárbaros atentados” ocorridos na noite de ontem (13) em Paris. “O Brasil condena os ataques nos mais fortes termos e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo, qualquer que seja sua motivação”.

[cotidiano] Dilma manifesta solidariedade ao povo francês e condena a barbárie

A presidenta da República, Dilma Rousseff, manifestou há pouco, por meio de sua conta no Twitter, a sua indignação com os ataques terroristas que deixaram pelos menos 40 mortos em Paris.

“Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês”, disse a presidenta.

Os ataques ocorreram em vários pontos da capital francesa. A polícia adiantou que existem reféns na sala de espetáculos Bataclan, na Avenida Voltaire.

O Presidente francês, François Hollande, está reunido com o primeiro-ministro, Manuel Valls, e o titular do Interior, Bernard Cazeneuve, para fazer um balanço sobre os tiroteios e explosões em Paris.

[cotidiano] Atentados em Paris têm mais de 127 mortos e 180 feridos

Fonte policiais francesas afirmaram hoje (14) que os atentados terroristas desa sexta-feira (13) à noite, em Paris, causaram pelo menos 127 mortos. Há 180 feridos, 80 dos quais em estado crítico,

Oito terroristas, todos com coletes de explosivos, atacaram sete locais, entre eles uma sala de espetáculos e o estádio nacional, onde ocorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha. Segundo a polícia, os oito terroristas foram mortos em operações de segurança.

A França decretou o estado de emergência e fechou as fronteiras para controlar a saída de entrada de pessoas. O presidente François Hollande classificou os acontecimentos dessa sexta como “ataques terroristas sem precedentes no país”.

Estes foram os atentados mais sangrentos na Europa desde os ataques em Madrid, em 2004. Oficialmente, os atentados ainda não foram reivindicados. "Esta terrível provação (...) sabemos de onde vem, quem são estes criminosos, que são estes terroristas", afirmou Hollande.

O ministério do Interior francês pediu, em comunicado aos parisienses, que se mantenham em casa, e divulgou um número de informações ao público. "As pessoas que se encontrem em casa, em casa de amigos, ou em instalações de trabalho na região parisiense, devem evitar sair, salvo em caso de necessidade absoluta", de acordo com a página do ministério na internet. A prefeitura de Paris já havia feito essa mesma recomendação ainda na noite de ontem, tendo cancelado também várias linhas de metrô, trem e ônibus que levam aos locais que foram foco dos atentados.

As autoridades criaram uma plataforma online, www.securite.interieur.gouv.fr para reunir testemunhos que possam ajudar nas investigações.
Fonte: Agencia Brasil

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

[polícia] Agência dos Correios de Itaú é assaltada nesta sexta (13)

A Central de Operações da Companhia de Polícia de Apodi, recebeu informações de que a Agência dos Correios de Itaú, foi assaltada na tarde de hoje (13).

De acordo com informações, os dois elementos chegaram de cara limpa e se passaram por clientes. Ao entrar na agência eles anunciaram o assalto e levaram o dinheiro dos caixas.

Até o momento os elementos não foram identificados, mas o Grupo Tático de Operações de Apodi, no Comando do Capitão Carvalho, já está realizando as buscas.

A agência não informou a quantia roubada.

[política] Ezequiel é o novo governador do RN e Gustavo Carvalho presidente da AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), acaba de assumir interinamente o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por motivo de viagem ao exterior que farão o governador Robinson Faria (PSD) e o vice Fábio Dantas (PCdoB).

Ao mesmo tempo, o deputado Gustavo Carvalho assume a Presidência da Assembleia Legislativa.

Fonte: Heitor Gregório

[política] Capitão Carvalho solicita ampliação do sistema de monitoramento a Kelps Lima

Durante a manhã de hoje (13) o deputado estadual Kelps Lima (SD) esteve visitando a 2° Companhia de Polícia de Apodi e conversou com o Capitão Carvalho para conhecer o Sistema de Monitoramento por Câmeras.

No encontro, Carvalho mostrou o funcionamento de vigilância e solicitou ao deputado ajuda do Governo do Estado para a ampliação do sistema. Segundo o Capitão a intensão é colocar câmeras em outros Bairros da cidade, como a Baixa do Caic. "Desde que implantamos o sistema não registramos nenhum assalto a mão armada na cidade e os roubos que ocorreram nós conseguimos identificar", disse o Carvalho.

Além do pedido do Capitão, o blogueiro Jair Gomes também solicitou do deputado para requerer do Estado que transforme a Compahia em Companhia Independente ou em Batalhão. "O sistema precisa de manutenção e até o momento o empresário Idno está fazendo o trabalho de graça, isso porque a prefeitura não cumpriu com o acordo dela, por isso que solicito ao deputado que requira do Estado para transformar a Companhia ou em Companhia Independente ou em Batalhão, pois não há recursos para manutenção do Sistema", disse. "Já passamos momentos em que uma viatura passou 3 meses quebrada por falta de dinheiro para fazer o concerto", completou.

Kelps foi o primeiro deputado do Estado Potiguar a conhecer o Sistema de Monitoramento da cidade e se comprometeu em levar a proposta à Assembléia com o objetivo de ampliar a proposta para todo o Estado.

[polícia] Professora é presa por tortura a filha de 9 anos no Espírito Santo

Uma professora, de 38 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi presa preventivamente, nesta quinta-feira, suspeita de torturar a filha, de 9, na casa da família, em Cariacica, no Espírito Santo. De acordo com informações da Polícia Civil, a menor era agredida - cabos elétricos e fios telefônicos eram usados nas surras - quando não fazia a faxina doméstica de acordo com o desejo da mãe.

O caso começou a ser investigado em julho deste ano, quando a menor chegou ao colégio com ferimentos pelo corpo, que foram notados por uma professora, que acionou o polícia.

Presa por tortura, a mulher já foi encaminhada para o Centro de Detenção Provisória de Cariacica.

Ainda segundo o delegado, a criança atualmente passa bem.
Fonte: Extra


[economia] Gasolina deve chegar a R$ 4,60 cada litro

A gasolina é um desses exemplos de como o Brasil é um país surpreendente. Quando o preço do petróleo estava nas alturas no mundo inteiro, por aqui ele ficou praticamente congelado.

E agora que o óleo está sobrando os preços derretem no mercado internacional e por aqui a gasolina vai ficar mais cara. O litro da gasolina deve chegar a R$ 4,60 nos próximos meses.

[cotidiano] Caraubenses colidem veículo em carro pipa no contorno da cidade de Patu

Na tarde desta sexta-feira, 13/11, foi registrado um acidente envolvendo dois Caraubenses no contorno da cidade de Patu/RN.

De acordo com as informações, os caraubenses que estavam no veículo branco, colidiram em um carro pipa que passava no contorno, nas proximidades da Churrascaria da Estação.

O impacto foi tão forte, que a parte da frente do veículo se partiu.

Os caraubenses foram identificados como Janduí, motorista da ambulância de Caraúbas e Zezinha, empresária de uma loja na cidade citada.
Fonte: CG na Mídia

[cotidiano] População brasileira é formada basicamente de brancos e pardos, diz IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, no critério de declaração de cor ou raça, a maior parte da população brasileira residente, um total de 92,4 milhões de pessoas, é branca, representando 45,5% do total.

Já o grupo de pessoas de cor parda representava 45% do total populacional do país. Outros 8,6% se declararam de cor preta, um total de 17,4 milhões de pessoas e 1,8 milhão de pessoas declarou outra cor ou raça (indígena ou amarela).

Entre as grandes regiões do país, 76% da população residente da Região Sul são formados por pessoas de cor branca, enquanto nas regiões Norte e Nordeste a maioria dos moradores se disse parda, com 69,3% e 61,9%, respectivamente.

Em 2014, a população residente no Brasil foi estimada em 203,2 milhões de pessoas. Comparando com o ano anterior, houve crescimento de 0,9%, representando aumento de 1,7 milhão de pessoas.

[polícia] Polícia prende bandido que tomava Toddynho antes de assaltos

A Polícia Civil de Porto Alegre prendeu, na manhã desta sexta-feira (13), um homem de 37 anos, suspeito de assaltar postos de conveniência na capital. O fato mais bizarro no caso, segundo o delegado responsável pela prisão, é que o ladrão assaltava sempre os mesmos dois postos de combustíveis, na zona sul de Porto Alegre. E o detalhe: antes de realizar o crime, tomava um achocolatado no interior da loja de conveniência, revelou o titular da 20ª Delegacia de Polícia (Cristal), delegado Carlos Wendt.

A prisão foi preventiva e ocorreu no bairro Cristal, local onde o homem realizava os assaltos. Conforme investigação policial, o ladrão, apelidado pelas vítimas de “Toddynho”, tem uma extensa ficha criminal, em sua maioria, ocorrências de roubos.

Ainda de acordo com o delegado Wendt, o rapaz já esteve detido no Presídio Central. “Em um período de 30 dias, o rapaz realizou pelo menos 15 assaltos (entre tentados e consumados). A arma utilizada no crime, um revólver calibre .38 não foi localizado pelos policiais.
Fonte: Estadão

[cotidiano] Advogado mossoroense pode ter morrido em tragédia de Mariana (MG)

Um mossoroense está entre os desaparecidos no rompimento de duas barragens de rejeitos em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana (MG), há uma semana.

Marcos Aurélio Pereira Moura trabalhava no laboratório químico de uma das empresas que atuava nas barragens, segundo informações repassadas por uma tia dele.

Marcos Aurélio morava em São Paulo, mas esteve em Mossoró recentemente visitando os familiares. “Parece que foi a despedida”, declarou, emocionada, sua tia.

O mossoroense trabalhava há cerca de quatros anos em uma das empresas envolvidas na tragédia. A tia não soube informar o nome. Nesta sexta-feira (13), a mulher e um irmão vão tentar identificar Marcos Aurélio entreos dois corpos não identificados. “É muito provável que seja ele. A gente torce que não, mas é muito difícil que não seja”, disse a tia, numa mistura de esperança e a dura realidade.

[cotidiano] Guardas Civis Municipais aprovam indicativo de greve em Mossoró

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 13, os Guardas Civis Municipais decidiu que na próxima quarta-feira, 18, realizar outra assembleia com indicativo de greve por tempo indeterminado caso o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, não receber a categoria até a data do próximo encontro.

Segundo o diretor regional do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Rio Grande do Norte (Sindguardas/RN), Rillen Rocha, nesse possível encontro serão discutidos as reivindicações da categoria e uma auditoria do dinheiro da Secretaria de Saúde encaminhado para a Guarda.

[polícia] PM da reserva é preso com 6 armas e quase 200 munições no RN

Um cabo da reserva da Polícia Militar chamado André Canuto de Souza, de 55 anos, no final da tarde desta quinta-feira (12) em Marcelino Vieira, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. Ele foi preso com seis armas e munições, sendo uma pistola, um revólver e quatro espingardas, além de 185 munições. André Canuto de Souza foi autuado pelos crimes de posse e porte ilegal de arma de fogo.

“Nós tivemos informações de que o policial militar tinha um verdadeiro arsenal e conseguimos um mandado de busca e apreensão. Como ele havia desobedecido as medidas protetivas, da Lei Maria da Penha, ele compareceu à Delegacia para prestar informações. Como tínhamos o mandado de busca e apreensão contra ele, fomos até a residência do suspeito e nos deparamos com todo o material que foi apreendido”, detalhou o delegado titular da Delegacia de Plantão de Marcelino Vieira. Também foram apreendidos com o cabo André, como é conhecido, duas gandolas e uma mira Reddot.

Ao todo, foram apreendidos uma pistola 340, um revólver ponto 38, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 16, uma espingarda calibre 36 e uma espingarda de fabricação caseira, além de 89 munições ponto 40, quatro munições 9 mm, dez munições ponto 380, 32 munições calibre 12, 41 munições calibre 16 e nove munições calibre 36.
Fonte: G1RN

[política] Deputado Kelps Lima cumpre agenda em Apodi





Na manhã desta sexta-feira, 13 o deputado estadual Kelps Lima (SDD), esteve visitando vários pontos em Apodi, cumprindo agenda ao lado do ex-prefeito Dr. Pinheiro, dos ex-secretarios Keiber Roberto, Célio Martins, Jair Gomes Zoivo Barbosa, vereador Ângelo de Dagmar e outros amigos.
Primeiro o deputado visitou a escola Antonio Dantas, conheceu a estrutura belíssima da escola, fruto da gestão da direção com apoio de alunos e professores. Ainda na unidade de ensino, Kelps conheceu a quadra de esportes da escola que foi construída no governo Rosalba e que ainda não foi inaugurada, pela gestão estadual.

Na companhia de Policia Militar, Kelps foi recepcionado pelo comandante Marcos Carvalho que apresentou um projeto de ampliação do sistema, atingindo bairros periféricos como Baixa do Caic e Lagoa Seca. O deputado se comprometeu em buscar junto a amigos essa viabilidade de ampliação, com o intuito de oferecer mais segurança a cidade de Apodi.

Kelps ainda visitou a base do SAMU em Apodi, ouviu por partes dos funcionários a questão da problemática que afeta a viatura usada no atendimento, que é de responsabilidade do governo estadual.

Em Soledade ele visitou o Lajedo de Soledade, e foi recepcionado pelo diretor do Museu Claudio Sena, que agradeceu a visita. Kelps foi averiguar a situação dos painéis da entidade, saber como estava a situação, e atendeu a outros pleitos da Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade.

Fechando a manhã, já entrando na tarde, ele concedeu entrevista ao Programa Em Dia Com os Fatos com Tiburcio Marinho, na emissora Vale do Apodi, onde abordou assuntos do seu mandato, como também falou da parte política.
Fonte: Josenias Freitas

[polícia] Em Assú, motociclistas estão furtando até capacete de Auto Escola

A crise na economia brasileira tem realmente afetado todas as classes sociais, nos quatro cantos do país. No Rio Grande do Norte não é diferente. Na noite desta quarta-feira (11) um motociclista furtou um capacete de uma Auto Escola, na cidade de Assu.

De acordo com o proprietário, o infrator disfarçou que estava ajeitando a motocicleta e em seguida furtou o capacete, e fugiu em direção ao bairro Frutilândia. Pelas imagens, a população e a Polícia já o reconheceram.

O proprietário da escola falou que se o elemento vier e entregar o capacete na escola, ele não prestará queixa a polícia.
Fonte: 190RN


[esporte] Chuva alaga gramado do Monumental e adia clássico entre Argentina e Brasil

Uma forte chuva que desabou na noite desta quinta-feira em Buenos Aires adiou Brasil e Argentina, pela terceira rodada das eliminatórias sul-americanas, em um dia. Até pouco mais de uma hora antes da partida, o gramado do Monumental de Nuñez estava coberto por poças, e o árbitro avaliou que não teria condições de jogo. Ele se encontrou com as duas delegações, que decidiram em comum acordo transferir a partida para esta sexta-feira às 22h (de Brasília).

´´Tivemos uma reunião e não há condições. O plano meteorológico é de piora no clima e não há motivo para deixar o público esperando. Em comum acordo, deixamos para estar sexta-feira no mesmo horário. A Argentina queria às 20h, mas achamos melhor manter no mesmo horário``, disse o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, em entrevista ao SporTV.

[economia] Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar mais de R$ 110 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena no sorteio do concurso 1760 realizado na noite de quinta-feira (12), em Manacapuru-AM. O prêmio estava previsto em cerca de R$ 80 milhões. Os números sorteados foram 10 – 24 – 25 – 36 – 47 – 48.

O sorteio do concurso 1761 será realizado no sábado (14) e promete pagar mais de R$ 110 milhões, maior premiação do ano, de acordo com Caixa Econômica Federal (CEF). A aposta mínima, de seis dezenas, custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 18 horas de amanhã em qualquer lotérica.

Apesar de não ter um sorteado com o prêmio máximo, 206 pessoas acertaram cinco dezenas e vão receber mais de R$ 34 mil. Além deles, quase 15 mil pessoas acertaram quatro números e vão embolsar cerca de R$ 700.

[economia] Construção Civil demitiu 500 funcionários por mês com carteiras assinadas no RN em 2015

A Tribuna do Norte destaca que o setor da construção civil fechou, por mês, cerca de 500 postos de trabalho com carteira assinada no Rio Grande do Norte, de janeiro a setembro deste ano, segundo dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. Neste período, o número de admissões somou 22.505 enquanto os desligamentos chegaram a 26.925 empregos, um saldo negativo de -4.420 vagas em nove meses. O número poder ser ainda maior quando incluídos os empregos informais. Pela pesquisa PNAD Contínua, do IBGE – que diferente do Caged contabiliza as vagas formais e também as informais -, o estoque de empregos nos canteiros de obras passou de 102 mil, no primeiro trimestre deste ano, para 84 mil, no segundo.

A conjuntura de retração econômica somada a inexistência de lançamentos imobiliários e de grandes obras estruturantes – à exemplo do que foi visto até o início de 2014 – são apontadas como as principais causas para as sucessivas perdas. A crise da construção civil repercute em outros segmentos da indústria potiguar, alerta o economista e superintendente regional do IBGE no RN, Aldemir Freire, que atuam de forma integrada: como a ceramista (tijolos e telhas), de cimento e agregados (concreto).

[justiça] Operação Maresia: mandatos estão sendo cumpridos em Macau, Parnamirim, Parelhas e Natal

A operação Maresia investiga contratos referentes à prestação do serviço de limpeza urbana e às obras públicas de construção civil. Foram expedidos pelo Justiça do Rio Grande do Norte 11 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas, a serem cumpridos em Macau, Parnamirim, Parelhas e Natal.

[política] MPF quer anular a aposentadoria de Paulo Wagner

O Ministério Público Federal no RN (MPF/RN) representou ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Procurador-Geral da República e ao Ministério Público Federal no Distrito Federal contra a aposentadoria por invalidez concedida ao agora ex-deputado federal Paulo Wagner (PV), com salários correspondentes à totalidade da remuneração dos membros do Congresso Nacional. A representação tem por base matérias jornalísticas que dão conta da existência de possíveis irregularidades na concessão da aposentadoria.

De acordo com o MPF, há informações de que, antes de assumir o cargo, com base no qual se aposentou, Paulo Wagner já tinha os problemas de saúde que fundamentam a aposentadoria por invalidez. Além disso, o MPF argumenta que, mesmo com o pedido de aposentadoria por invalidez, Paulo Wagner participou no pleito eleitoral de 2014 como candidato à reeleição.
Fonte: Agora RN

[política] Justiça autoriza quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-ministro Guido Mantega

O juiz da 10ª Vara Federal, Vallisney de Souza Oliveira autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega a partir de um dos inquéritos da Operação Zelotes, investigação sobre venda de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam supostos vínculos do ex-ministro com o empresário Victor Sandri, um dos donos do Grupo Comercial Cimento Penha, uma das empresas beneficiadas por decisões suspeitas do Carf.

Pelas investigações da Zelotes, o grupo conseguiu se livrar de uma dívida fiscal de R$ 106 milhões a partir de tratativas intermediadas pela SGR Consultoria Empresarial, uma das empresas que estão no centro das investigações sobre manipulação de decisões do Carf. Ao todo, as dívidas da empresa com o fisco somariam aproximadamente R$ 200 milhões. A PF e o Ministério Público não têm indicativos de que Mantega tenha recebido qualquer tipo de vantagem material da empresa, mas entendem que é necessário aprofundar a apuração.

Sandri manteria estreitos laços de amizade com o ex-ministro. O empresário também teria ajudado a negociar a eliminação de dívidas fiscais de outras empresas. No mesmo despacho em que autoriza a PF e o Ministério Público a vasculhar as contas do ex-ministro da Fazenda, Vallisney determinou a quebra de sigilo de mais 30 empresas, conforme divulgado hoje pela Folha de S. Paulo. As investigações fazem parte de um dos 19 inquéritos já abertos pela Polícia Federal para apurar fraudes no Carf.
Fonte: O Globo