logo

sábado, 1 de agosto de 2015

[polícia] Marido esfaqueia esposa e é preso pela Polícia Militar em Pau dos Ferros

Policiais do 7° Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) prenderam em flagrante na noite desta sexta-feira (31) no conjunto Manoel Deodato, na cidade de Pau dos Ferros o Francisco Ubiraci da Silva, de 37 anos, após o mesmo desferir uma cutilada de faca tipo peixeira, que atingiu do meio da perna até o pé da sua companheira identificada como Maria Ocilene Moura, de 37 anos.

Maria Ocilene foi socorrida as pressas para uma unidade hospitalar onde recebeu o atendimento médico e não corre risco de morte. Já o acusado de praticar a agressão foi encaminhado para a Delegacia de Platão da Polícia Civil onde foi autuado e está a disposição da Polícia Judiciária.
Fonte: 190RN

[polícia] Polícia Militar desbarata quadrilha que vinha praticando assaltos em Mossoró e Região

Uma Operação desencadeada por policiais dos dois Batalhões (2º e 12º BPM), na tarde deste sábado 01 de agosto de 2015, resultou na prisão de duas pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha de assaltantes que vem agindo em Mossoró e região. 

Além dos suspeitos presos,a PM conseguiu estourar uma casa localizada na rua Francimar Bezerra da Silva,no bairro Alameda dos Cajueiros que servia de esconderijo para a quadrilha e de depósito para os objetos roubados. 

Na residência estavam Jovaerton Rodrigues de Pontes de 24 anos, cadeirante e uma menor de 17 anos, que disse morar em Natal. Os dois foram entregues pelo comparsa identificado como Gilberto Medeiros dos Santos de 26 ansos, preso no início da tarde com uma camioneta Silveirado, roubada em Assu, depois de ser interceptado pela PM na BR 110 sentido Mossoró/Upanema. 

Ao ser preso, Gilberto Medeiros, abriu o jogo e entregou seus comparsas, levando os policiais até a casa do cadeirante. Gilberto disse à Policia, que Jovaerton seria o chefe da quadrilha e responsável pelo envio das motos e carros roubados aqui na região para serem vendidos em Natal. 

Um celta Branco com placas de Campina Grande na Paraíba, que segundo Gilberto Medeiros, é de sua quadrilha e que deu apoio durante o assalto a empresa de água mineral na zona rural de Assu, foi abandonado depois de uma perseguição policial na BR 110. 

Os ocupantes do Celta,que segundo a polícia eram cerca de três elementos conseguiram fugir pelo matagal, após abandonarem o carro. O veículo não tem queixa de roubo. 

Gilberto Medeiros, Jovaerton Rodrigues e a menor de idade foram conduzidos à Delegacia de Plantão no Alto São Manoel, para procedimentos na forma da lei. 

Os dois veículos, as motos e outros objetos possivelmente roubados também foram entregues na DP de Plantão. 

De acordo com a Polícia,os dois homens presos,já tem passagem por delegacias.
Fonte: Fim da Linha

[política] Deputado estadual nega desacato e é liberado após depoimento no RN

Foto: João Gilberto/ALRN
O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PT do B) foi ouvido pela Polícia Civil e negou ter desacatado policiais rodoviários federais durante uma blitz na manhã deste sábado (1) em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O depoimento aconteceu na Delegacia Regional de Caicó, onde o delegado Helder Carvalhal ouviu as versões dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do deputado estadual. O parlamentar foi liberado em seguida.

"O deputado foi detido pela PRF, ouvido e liberado. Não registramos prisão porque o parlamentar tem imunidade, exceto para crime inafiançável, e porque a situação não está clara o suficiente para dizer que houve desacato. Vou repassar o registro da ocorrência para os órgãos responsáveis e cabe a eles o entendimento se houve ou não desacato", esclarece o delegado.

De acordo com Helder Carvalhal, os depoimentos do deputado estadual e dos policiais foram divergentes. "Os agentes da PRF estavam filmando o procedimento e o deputado se irritou. Os policiais disseram que ele tirou a câmera da mão do agente. Ele e os demais ocupantes do carro negam e dizem que ele só colocou a mão na frente alegando que os policiais não tinham autorização dele para filmá-lo. Os PRFs também disseram que o deputado queria impedir o motorista de fazer o bafômetro. Ele também nega isso", acrescenta.

O deputado estadual era passageiro do carro. O motorista do veículo passou pelo teste do bafômetro e não estava alcoolizado. A blitz foi montada na saída de um show que acontecia em meio às comemorações da tradicional Festa de Sant'Ana, que atrai milhares de pessoas para a cidade. O delegado informou que o parlamentar havia saído de um show quando o carro foi abordado na BR-427.

Na blitz, a PRF também prendeu um motorista que dirigia alcoolizado e autuou administrativamente 11 pessoas por embriaguez ao volante.
Fonte: G1RN

[educação] Enem tem 7,7 milhões de inscrições confirmadas

O número de candidatos que confirmaram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 soma 7.746.057, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse número corresponde ao de isentos e àqueles que pagaram a inscrição de R$ 63 dentro do prazo. No total, 8.478.096 fizeram a inscrição, mas 732.039 não pagaram a taxa.

Em relação ao ano passado, o número de inscritos confirmados apresentou queda de 11,19%, primeiro recuo desde 2008. Em 2007, houve redução de inscritos na comparação com 2006. Desde então, o número de inscritos vinha aumentando ano a ano.

A maioria dos candidatos que farão o exame é isenta de pagamento, 5,76 milhões. A Região Sudeste concentra o maior número de inscritos, 2,8 milhões, seguida pelo Nordeste, com aproxidamadamente 2,5 milhões. No Sul, foram feitas 916 mil inscrições; no Norte, 818 mil; e no Centro-Oeste, 703 mil.

A queda já havia sido constatada na divulgação das inscrições totais. Na ocasião, uma das hipóteses levantadas pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, é que caiu o número daqueles que não têm certeza de que farão o exame. Isso porque a pasta estebeleceu que os isentos que não fizerem o exame este ano e deixarem de justificar a ausência perderão o direito à isenção em 2016.

No ano passado, dos 8,7 milhões de inscritos, cerca de 6,2 milhões fizeram a prova.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão terminando o ensino médio ou que já concluíram essa etapa de ensino em anos anteriores. Estudantes que não terminaram o ensino médio este ano podem fazer o exame como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação(EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as questões, desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas de conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

[polícia] Após troca de tiros Polícia mata suspeito em Umarizal

Um suspeito morreu durante troca de tiros com a Polícia Militar na cidade de Umarizal na região oeste do Rio Gransde do Norte. 

O fato foi registrado na madrugada deste sábado 01 de agosto de 2015 e segun do a PM,Lucas Eduardo da Costa Lima,conhecido como Neguinho de 20 anos de idade e Morador da avenida da Integração no Bairro Caraíbas naquela cidade,trafegava em uma moto roubada e quando avistou os policiais que faziam patrulhamento,atirou contra a guarnição e fugiu. 

Os PMs revidaram,houve troca de tiros e o suspeito acabou sendo baleado e socorrido pelos próprios policiais para o hospital local,mas não resistiu aos ferimentos e morreu na Unidadede hospitalar. 

A Polícia apreendeu um revolver que estava com o suspeito e uma moto roubada na cidade de Caícó. 

O corpo de Lucas Eduardo foi removido para o ITEP em Mossoró,onde será examinado e liberado pa os familiares. 

A Polícia informou que Lucas Eduardo da Costa Lima respondia processo na justiça.
Fonte: Fim da Linha

[cotidiano] Detento da Mario Negocio dá entrada no Tarcísio Maia com rompimento de membrana de pênis durante visita íntima.

Um caso raro de acontecer, ocorreu com um detento, nome preservado, da Penitenciária Agrícola Mário Negócio em Mossoró, na última quarta-feira, durante a visita íntima. 

Durante o ato sexual, houve rompimento de membrana do pênis do detento, em consequência de um trauma durante a ereção, e o ato com a companheira. 

O detento teve que ser conduzido as presas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde recebeu os primeiros atendimentos no setor de urgência e emergência daquela unidade hospitalar. 

Os urologistas explicam que o pênis quando flácido, pode ser entortado, mas quando ereto, em um choque, estar sujeito a ter rompimento de membranas, ou fratura dos corpos cavernosos, certamente o que ocorreu com o detento. 

Informações que o apenado teria que se submeter a um procedimento em fortaleza na capital alencarina. Por Ferreira Monte: Nas Garras da Policia
Fonte: Ocâmera

[polícia] Cantor de karaokê abre fogo contra plateia após ser vaiado no show

Um cantor vaiado em um karaokê abriu fogo contra a multidão após ficar furioso com a reação do público à sua cantoria.

Testemunhas no bar dos EUA disseram à polícia que o atirador estava cantando no palco quando alguém na plateia o vaiou por conta do mau desempenho que estava tendo.

O cantor, que parecia estar inventando a canção, deixou o bar em Waldorf, Maryland, antes de retornar com uma arma de fogo. Como o estabelecimento estava prestes a fechar, o atirador foi barrado na porta.

O homem, então, entrou em seu carro e começou a atirar contra o bar. Não foram registradas vítimas. Um comunicado do Xerife local disse que a crítica feita ao cantor mostrava que ele “não era bom “.

A polícia local agora está oferecendo até US $ 1.000, R$ 3.300 por informações do foragido.

[polícia] Presa pela polícia, mulher é suspeita de mandar matar mãe no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na madrugada deste sábado (31) uma mulher suspeita de ser mandante do assassinato da própria mãe, a dona de casa Normalice de Freitas Lourenço, de 41 anos, em Macaíba, na Grande Natal. Um pedreiro que trabalhava na casa da vítima foi preso na sexta-feira (30) por ter matado a dona de casa. Geraldo José Amaro do Nascimento, de 41 anos, foi detido em uma casa na zona rural de Ielmo Marinho, também na região metropolitana. O carro da vítima também foi apreendido no local.

O delegado Normando Feitosa agora trabalha para tentar localizar a marreta usada no crime. De acordo com o delegado, as investigações também confirmaram que o crime foi um latrocínio - roubo seguido de morte. Além do carro roubado da vítima, o pedreiro ainda teria roubado uma quantia em dinheiro estimada em R$ 35 mil e comprado um carro na manhã desta sexta um dia depois do homicídio, pelo valor de R$ 21 mil pagos em dinheiro.

“Segundo informações que recebemos, o valor roubado pelo suspeito é de cerca de R$ 35 mil. Além do carro comprado a vista, recuperamos um valor de R$ 5.550 na casa da mulher dele”, afirmou o delegado. A Polícia Civil também investiga se Geraldo agiu sozinho ou se o crime teve participação de outros envolvidos.

[política] Deputado Carlos Augusto Maia foi conduzido à delegacia de Caicó após suposto desacato

Foto: João Gilberto/ALRN
O deputado estadual Carlos Augusto Maia foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Caicó, na manhã de hoje (01). O veículo em que o parlamentar estava como passageiro foi parado numa blitz da Polícia Rodoviária Federal, mas ele não permitiu que o condutor fizesse o bafômetro.

Carlos Augusto e os policiais rodoviários federais iniciaram uma discussão que foi parar na delegacia da Polícia Civil, já que o deputado teria supostamente desacatado os homens da PRF. O delegado regional, Helder Carvalhal, realizou os procedimentos legais e encaminhou ao Ministério Público Federal e Justiça Federal, já que a imunidade parlamentar não permite a detenção de Carlos Augusto.
Fonte: Robson Pires

sexta-feira, 31 de julho de 2015

[cotidiano] Governo do RN gastará quase R$ 4 milhões em marmitas para presidiários

O governo do Rio Grande do Norte, publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, a empresa que ganhou a licitação para  preparar e fornecer refeições tipo, café da manhã, almoço e jantar ao sistema prisional do Estado.

A vencedora foi a empresa PJ REFEICÕES COLETIVAS LTDA-ME, ao valor de R$ 3.849.600,00 (três milhões oitocentos e quarenta e nove mil e seiscentos reais), referente a 05 (cinco) meses, sendo o valor mensal de R$ 769.920,00 (setecentos e sessenta e nove mil, novecentos e vinte reais), durante a vigência do contrato que é de 01/08/2015 até 31/12/2015.

O sistema beneficiado serão o CDP de Assú, CDP de Macau, CDP de Apodi, CDP de Patu, CDP de Pau dos Ferros e Cadeia Pública de Caraúbas, CDP de Currais Novos, CDP de Parelhas e CDP de Santa Cruz.

O contrantante responsável é a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania.

[saúde] Campanha para construção do Centro Cirúrgico de Apodi continua, Servidores do Fórum participam

Na manhã de hoje (31) quem esteve ingressando na campanha, "O Centro Cirúrgico de Apodi só Depende de Nós", foi os servidores do Fórum Municipal da Comarca de Apodi.

A campanha, idealizada pelo presidente Castelo Torres, juntamente com sua equipe, está em fase de conclusão, mais ainda aguardando as contribuições. Outras instituições também podem fazer sua contribuições nas urnas espalhadas no comércio local da cidade ou na própria maternidade do município.

O objetivo da campanha é arrecadar fundos para a construção de um Centro Cirúrgico na maternidade Claudina Pinto.

A campanha se encerra no dia oito de agosto.

Segundo Castelo, quem estará visitando a sede do estabelecimento neste sábado será o diretor do hospital Wilson Rosado, de Mossoró, que também irá contribuir com o projeto.

Na próxima terça-feira (04), a entidade irá fazer uma assembléia com os seus sócios, na dependência da Câmara Municipal, para fazer a prestação de contas dos primeiros seis meses de gestão.

Nota:
O blog do jairgomes.com apoia esta campanha e contribui para que a saúde do município melhore.

[política] Prefeito de Apodi anda ao lado de vereador da "oposição"

Foto: Facebook
Na manhã de hoje (31), quem esteve com o prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), foi o vereador Costinha (PPS) que até o presente momento ainda não declarou se irá compor a base aliada da atual gestão ou se continuará na oposição.

Costinha faz parte do mesmo partido do ex-vereador Tibúrcio Marinho, que agora irá compor a equipe que fará a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Até o presente momento, na Câmara Municipal de Apodi, possui 9 vereadores que se dizem ser oposição ao atual governo e 4 a favor, caso Costinha vá fazer parte da situação, depois de 2 anos e meio na oposição, o grupo ficará com 8 X 5.

O encontro foi selado com um almoço na casa de um dos moradores da Zona Rural do Município, no Sítio Mansidão.

[segurança] MPF quer medidas de proteção a sítio arqueológico no Seridó‏

Obras da Adutora do Seridó oferecem riscos à preservação do Sítio Arqueológico Serrote de Areias

O Ministério Público Federal (MPF) em Caicó recomendou ao Governo do Estado e à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/RN) que adotem medidas para proteger o Sítio Arqueológico de Arte Rupestre Serrote de Areias. Um inquérito civil apurou que as obras da Adutora do Seridó geram impactos na área e podem colocar em risco o patrimônio histórico.

Na recomendação, assinada pelo procurador da República Bruno Lamenha, o MPF requer a apresentação de um laudo arquelógico referente aos danos causados no trecho de obras já executadas da adutora, entre Parelhas e Carnaúba dos Dantas, já com a definição das medidas a serem adotadas para reduzir os possíveis impactos e garantir a preservação do local. O documento deve ser apresentado em 45 dias, com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em agosto de 2014, a arqueóloga Rosiane Limaverde elaborou um laudo arqueológico, a pedido da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e identificou que o sítio se encontra em área de risco, e sua vulnerabilidade foi acentuada pelos impactos gerados pela construção da adutora. No último mês de fevereiro, o Iphan encaminhou ofício à Semarh para solicitar ações de redução dos impactos da obra.

As medidas sugeridas incluíam a não utilização de explosivos para a abertura de acessos ao subsolo e o cercamento no limite de 114 metros que separam o sítio da área do empreendimento. O MPF recomenda ainda que os gestores promovam um inventário de referências culturais do Distrito Cobra, no Município de Parelhas. O governo e a Semarh devem também elaborar um Programa de Arquelogia Pública para abordar o potencial da área, como medida compensatória.

Caso a obra já esteja concluída, será necessária a avaliação de danos dirigidos ao sítio arqueológico e seus painéis rupestres, com o objetivo de diagnosticar eventuais impactos sobre as pinturas e gravuras. Se forem detectados danos diretos, o governo e a Semarh devem promover serviços especializados de conservação dos painéis rupestres. Uma nova reunião entre MPF, Iphan e secretaria está marcada para o dia 6 de agosto, para tratar da questão.

[polícia] Cadáver de mulher é encontrado sobre a cama ‘embrulhado’ por edredom

Mais um crime de homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira, em Macaíba, vitimando Normalice de Freitas Lourenço, mais conhecida por “Norma”, de 41 anos. O corpo estava sobre a cama, ‘embrulhado’ por um edredom e com pés e mãos amarrados com pedaços de lençóis.

Segundo informações da Polícia Militar, a casa onde a mulher foi encontrada estava em reforma. Pela manhã, vizinhos teriam escutado uma discussão entre a vítima e pedreiros.

Após o homicídio, o carro de Norma (Crossfox de cor Cinza e placas MXS-6546) foi levado pelo assassino. A PM se encontra em diligências para tentar localizar algum suspeito sobre o crime.
Fonte: O jornal de hoje

[saúde] Dentista publica perfuração na boca de paciente pelo uso da cocaína

Uma imagem chocante mostrando o estado deplorável da boca de um usuário de cocaína vem chocando internautas.

Um dentista compartilhou a foto no início deste mês – na esperança de que as pessoas evitassem o uso das drogas – e desde então a foto se tornou viral no Facebook.

Comida ingerida por paciente voltava pelo nariz depois dele perfurar céu da boca por conta do uso de cocaína. Dentista postou imagem em tentativa de ajudar pessoas a não usarem droga.

A condição provoca a desintegração do tecido no teto da boca de uma pessoa, como resultado do consumo regular de cocaína.

De acordo com o “New England Journal of Medicine”, o uso da cocaína pode resultar em uma série de questões orais e nasais.

Um post do jornal disse: “Complicações locais por conta do abuso de cocaína intranasal incluem rinite crônica, sinusite, epistaxe, ossificação ou necrose do septo nasal, e em casos raros, perfuração palatal.”

O abuso das drogas fez com que a comida que o paciente ingerisse voltasse pelo nariz.

[polícia] Assaltada em praia de Natal, chilena é esfaqueada por garoto de 14 anos

Duas turistas chilenas foram assaltadas na noite desta quinta-feira (30) na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Um adolescente de 14 anos abordou as mulheres e anunciou o assalto, segundo a Polícia Militar. Uma das estrangeiras foi esfaqueada no braço. O garoto foi apreendido momentos depois e confessou o crime.  

Ainda segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta das 21h30, na orla da praia. O adolescente estava armado com uma faca e puxou a bolsa de uma das vítimas. Uma das chilenas teria se negado a entregar a bolsa, momento em que levou a facada. A mulher foi socorrida ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, medicada e já foi liberada.

O menor foi apreendido momento depois do assalto. A PM informou que o garoto confessou ter assaltado as mulheres e disse que esfaqueou a vítima porque ela reagiu.
Fonte: G1/RN

[polícia] Homem é preso acusado de estuprar cadeirante em São Tomé

Um homem identificado como João Batista de Lima, vulgo Dunga, de 26 anos, foi preso em flagrante na noite de ontem, 30, após praticar um estupro a uma garota cadeirante de 22 anos de idade no município de São Tomé, distante 107km de Natal.

Segundo a Polícia ao 190rn, João Batista foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde foi autuado e será conduzido brevemente a uma unidade do sistema  prisional do Estado após ser julgado pela justiça.

A família da vitima ficou revoltada com a prática do crime pelo acusado, violentando uma jovem com necessidades especiais. O avô da vítima foi quem flagrou a ação criminosa onde o acusado tinha levado a vítima para um casa abandonada. Ele confessou o crime.
Fonte: 190RN

[concursos] Estado prepara um concurso para repor déficit de professores

Faltam mais de mil professores na rede pública de Educação do Rio Grande do Norte. No último “censo”, realizado pelo governo em março deste ano, havia 8 mil profissionais em exercício nas escolas estaduais, sendo que, de lá para cá, segundo a pasta, um oitavo se aposentou. A Secretaria de Educação estima, seguindo a tendência de aposentadorias, que 3 mil postos fiquem vagos nos próximos dois anos, se não houver reposição.    

Nesta semana, o Ministério Público Estadual publicou recomendação para que o estado realize um concurso ainda em 2015 na tentativa de evitar prejuízo aos alunos. O governo afirma que está produzindo um edital a ser lançado neste segundo semestre. As informações foram repassadas à reportagem pelo subsecretário de Educação do RN, Domingos Sávio de Oliveira.    

“Por que a gente chegou a esse cenário? Desses oito mil professores, a grande maioria entrou nos anos de 1980. Muitos já estão no tempo de aposentadoria ou até já passaram”, conta. De acordo com ele, o número de pedidos de aposentadoria só não é maior devido ao fato de o estado ter acumulado alguns débitos de promoções com a categoria ao longo da última década. Os professores esperam ser promovidos para se aposentarem com vencimentos melhores.   

 “Hoje, se o estado der duas letrinhas, já tem mil se aposentando. Se forem quatro letras, há quase três mil se aposentando. Depois disso, seria uma média de 500 a 600 por ano”, explica.   

De acordo com o promotor Raimundo Caio dos Santos, que assinou a recomendação do Ministério Público, reuniões foram realizadas para tentar reverter o quadro. “Ainda assim, persiste a falta de professores até a presente data nas diversas escolas”, disse.   

A gestão atual considera que o problema não é pontual, mas estrutural, visto que o estado não teria se preparado para a reposição de professores. Em janeiro foram convocados 428 professores, sendo que 55 não assumiram. Outros 55 foram convocados na semana passada no lugar dos primeiros. Eles foram classificados no concurso de 2011, que ainda tem validade. Na próxima semana, outros 600 efetivos devem ser convocados. “Vamos chamar os que ainda têm, dentro da capacidade de demanda”, informou o secretário.    

A Seec também aprovou a adoção de horas suplementares. Os professores podem trabalhar até 10 horas a mais em sala de aula. “Outra medida tomada foi a renovação de 700 contratos temporários (mais 300 também serão chamados). Tudo isso amenizou, mas não resolveu o problema”, reconheceu o secretário.
Fonte: Novo Jornal

[política] Assembleia Legislativa do RN reduz despesas e corta linhas de celular

Foto: João Gilberto/ALRN
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira (30) novas medidas para a redução de gastos com o custeio para administração. A decisão foi tomada em reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, e os deputados estaduais que compõem a Mesa Diretora da Casa Legislativa.

No encontro entre os deputados ficou definido o fechamento de dois anexos da assembleia, que reduzirá em quase R$ 800 mil os custos anuais e também o cancelamento de 107 linhas de celular, que custavam R$ 360 mil aos cofres públicos.

"São medidas necessárias para readequar nosso orçamento à realidade estadual. Temos que enxugar os gastos, cortar custos para contribuir durante a crise financeira pela qual passa o Rio Grande do Norte", disse o presidente.

A assembleia também anuncia novos cortes também serão feitos em atividades desenvolvidas pela Assembleia, como o programa Assembleia Cidadã, que oferece atendimento gratuito a população do interior do estado nas áreas de saúde, cursos e emissão de documentos, e estão suspensas as edições da Assembleia Cultural, que consiste em apresentações de artistas em todo o Rio Grande do Norte. A economia nesses setores vai superar os R$ 400 mil.

Nos primeiros meses da 61ª Legislatura, a Assembleia Legislativa já havia revisado todos os contratos da Casa, estabelecendo uma economia de R$ 600 mil, além reduzir os valores das diárias e gratificações pagas pelo Poder Legislativo, readequando os custos à realidade financeira estadual.

A busca pelo reordenamento e equilíbrio financeiro das contas legislativas resultou ainda no cancelamento de novos investimentos em compra de equipamentos, e a aprovação de regras para reduzir o consumo de energia elétrica, água e de telefonia nos prédios sob administração da Casa.
Fonte: G1/RN

[polícia] PM do Acre não admite candidatos com ‘cicatriz antiestética’ e um testículo

A pedido da Defensoria Pública, a 1ª Vara da Fazenda Pública do Acre suspendeu o concurso aberto pela Polícia Militar do estado, com 20 vagas para oficiais. De acordo com a defensora Juliana Caobianco, uma das autoras da ação, o edital lista condições ilegais e discriminatórias para o desempenho do cargo. Os candidatos não podem, por exemplo, ter cicatrizes que ‘comprometam’ a estética da cabeça e pescoço e não podem ter apenas um testículo.

Segundo Caobianco, os critérios são subjetivos, discriminatórios e impertinentes com a natureza do cargo, e demonstram demasiada preocupação com a estética. “Os critérios violam o fundamento legal da isonomia e amplo acesso ao concurso público, previsto na Constituição Federal. Muitos candidatos deixaram de concorrer por causa dessas exigências”.

Veja algumas condições incapacitantes para o desempenho da atividade de policial militar, segundo o anexo IV do edital:

- Cicatrizes extensas, deformantes, aderentes ou antiestéticas;

– Testículo único quando não resultante de criptorquidia do outro testículo;

– Contrações musculares anormais;

– Deficiências funcionais na mastigação e respiração;

– Doenças alérgicas do trato respiratório;

– Restaurações insatisfatórias nos dentes;

– Deficiências funcionais, para estabelecer as condições normais de estética e mastigação, tolerando-se a prótese dental, desde que o inspecionado apresente dentes naturais;

– Tatuagens na cabeça, pescoço e abaixo do terço distal do braço, antebraço e mãos

– Presença de “piercing” para candidatos do sexo masculino em qualquer área do corpo e para candidatos do sexo feminino em regiões do supercílio, nariz, lábios, língua, mamas e órgãos genitais.

A decisão é liminar. O estado agora tem 15 dias para rever o edital e decidir se altera os quesitos para o cargo. Na ação, a defensoria ainda pediu para que um perito examinasse o anexo do concurso para determinar quais condições são de fato incapacitantes para o exercício da profissão.

Quanto ao concurso para o Corpo de Bombeiros do Acre, que oferece 15 vagas, a Defensoria Pública afirmou que no momento elabora uma outra ação, já que o edital é semelhante ao publicado pela PMAC.

A Polícia Militar do Acre informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão da Justiça e, por isso, não pode se pronunciar. As inscrições do concurso estariam abertas até o dia 23 de agosto e as provas previstas para 1º de novembro.

[cotidiano] Idosa acorda dentro de geladeira de necrotério e médico pode ser preso

Uma mulher de 92 anos de idade, que havia sido declarada morta, repentinamente acordou gritando dentro de um necrotério.

Promotores na Alemanha estão agora cobrando um médico por negligência pelo fato dele ter confundido a mulher com um cadáver.

O médico, que tem 53 anos, afirmou que a mulher estava morta em março, após indicar que não encontrou sinais vitais no pulso e na respiração quando a examinou em sua casa de repouso.

Seu corpo foi levado para a casa funerária Münstermann, em Berlim, onde foi colocado em uma sala refrigerada.

Mas, poucas horas depois, um funcionário na casa funerária ouviu gritos vindos de dentro do quarto. Quando a equipe puxou o corpo para fora da geladeira, encontrou a mulher viva.

De acordo com informações da imprensa local, o funcionário atordoado desmaiou quando abriu o zíper do saco mortuário e encontrou a mulher olhando para ele.

Tragicamente, a mulher morreu dois dias depois, no hospital, após sofrer uma doença cardíaca não relacionada com o incidente.

O médico deve comparecer ao Tribunal e enfrentará acusações de negligência.

[justiça] Justiça Federal determina que seja retirado do ar o site Tudo sobre Todos

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou a retirada do ar do site Tudo sobre Todos, que disponibiliza informações pessoais de brasileiros como endereço e CPF. A decisão divulgada ontem (30) é do juiz federal Magnus Augusto Costa Delgado, da 1ª Vara Federal, em liminar concedida a ação apresentada pelo Ministério Público Federal.

O juiz federal determinou que empresas de internet não permitam o acesso ao site até a conclusão do processo. Na decisão, Magnus Augusto Costa registrou que, ao disponibilizar dados pessoais sem autorização dos titulares, o site “viola a Constituição Federal, atingindo-lhe o núcleo dos direitos e garantias individuais, mais especificamente, os direitos à intimidade e à vida privada”.

Ao acessar o Tudo sobre Todos e digitar o nome completo de uma pessoa é possível visualizar de forma gratuita o CEP (código de endereçamento postal) da residência. Mediante pagamento, ficam disponíveis informações como CPF (cadastro de pessoa física), endereço, data de nascimento, empresas e sociedades e prováveis redes sociais.

O procurador da República no Rio Grande do Norte, Kleber Martins, que solicitou à Justiça Federal a retirada do site do ar, explica que a legislação brasileira proíbe a divulgação de dados pessoais sem que haja consentimento prévio dos titulares e alertou para o risco de esse tipo de informação ser usado por criminosos que cometem golpes.

“Essas informações interessam na realidade às pessoas que praticam golpes como aquelas que colhem dados de terceiros para abrir contas em banco, contrair empréstimos, pedir benefícios à Previdência Social e deixar o rombo em nome do titular da conta sem que ele sequer saiba disso”, disse Kleber Martins em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

O procurador disse que a decisão da Justiça Federal prevê a retirada imediata do site do ar, mas diz que a efetivação depende do emprego dos recursos tecnológicos. “Talvez demore um pouco, mas a decisão judicial deve ser cumprida no menor espaço de tempo possível. Acreditamos que, nas próximas horas ou nos próximos dias, isso deve ser cumprido”, estimou o procurador. Kleber Martins disse que os criadores do site ainda não foram identificados, mas ele já estuda incluir na ação final um pedido de condenação por danos morais coletivos.

O juiz federal Magnus Augusto Costa Delgado determina que seja solicitada à Suécia a retirada provisória do site que está hospedado naquele país. Solicitou também dados completos das pessoas físicas que criaram e mantêm o site, inclusive os números de registro do computador e endereço de e-mail.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

[educação] Estudante potiguar é aprovado em medicina na 2º série mas não sabe se poderá cursar

Com apenas 16 anos de idade, o estudante Pedro Vítor Silveira – aluno do Over Colégio e Curso – conseguiu a sua tão sonhada aprovação em uma universidade. O estudante participou no ano passado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Com a nota obtida Pedro foi aprovado no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, a UNEB. O problema é que Pedro ainda estava na 2ª série do ensino médio quando realizou o exame do Enem e de acordo com o novo regulamento os alunos que não estão cursando o 3º ano do ensino médio – ao fazer a prova do Enem – não podem mais utilizar o resultado obtido como meio de ingresso em uma universidade.

A medida tem dividido opiniões em todo o país. Para Carlos André, professor e diretor do Over, o tema é muito complexo e, dependendo do contexto, pode ser contra ou a favor do aluno. “A priori eu prefiro não fechar uma posição dizendo que eu seja a favor ou contra essa nova regra do Enem. Nos últimos anos o que nós percebemos foi uma quantidade gigantesca de alunos passando antecipadamente via Enem, principalmente em cursos fáceis. Recentemente o Enem fechou essa porta”.

Ainda de acordo com o educador, o fato do aluno ter que decidir o curso ainda adolescente é muito complicado. “Nós que trabalhamos nessa área percebemos que grande parte dos alunos que conseguiram acesso via justiça acabaram posteriormente desistindo dos cursos. Se decidir um curso com 17 anos já é muito complicado, imagina decidir o curso da sua vida com 15 anos”.

Mas, no caso do estudante Pedro, a situação é diferente, defende Carlos André. “Não é comum um aluno desistir de Medicina. E passar em Medicina é muito difícil. Dessa forma, esse bloqueio incondicional pode influenciar negativamente a vida de muitas pessoas e isso é muito complicado”.

Para a psicóloga Catarina Farias se o aluno ou aluna tem nota suficiente para ser aprovado pelo Enem, ele ou ela é extremamente capaz.  “Ao pular etapas da vida, a pessoa apressa a etapa seguinte. Entretanto, cada caso é um caso e não dá para generalizar. O encerramento dos ciclos da vida, como também o envolvimento nos rituais de passagens – como o vestibular e Enem – são fundamentais para uma construção mais completa de cada pessoa e desenvolvimento da maturidade pessoal. Se o aluno se sente seguro e confiante do que quer como carreira profissional, e a família o apoia, acho que tem chances de ter um bom desenvolvimento, se sentindo amparado por pessoas importantes para ele. A decisão não é nada fácil e deve ficar nas mãos dos jovens como Pedro – e suas famílias – decidir esperar ou não”. 
Fonte: O Jornal de Hoje

[educação] Nas redes sociais, estudantes voltam a reclamar da falta do transporte universitário

O transporte universitário de Apodi parece está longe de ser resolvido, pelo menos é o que se mostra diante dos fatos que apresentam os estudantes nas redes sociais.

Nesta semana um jovem apodiense postou na sua página do facebook a indignação a respeito da atual gestão pública do município e da entidade que administra a classe estudantil, AENTS. No texto ele diz que cerca de 24 estudantes de Apodi estão se deslocando para a parada que fica na BR 405 em frente a RN que da acesso a entrada de Felipe Guerra para poder se deslocar até Mossoró onde estudam diariamente. "Hoje voltou gente devido a grande quantidade, uma falta de vergonha do gestor de Apodi e dessa entidade", diz ele.

Sobre este caso o blog ainda tentou entrar em contato com o presidente da AENTS mais não obteve êxito. Contudo, em junho deste ano, a câmara aprovou o repasse referente a doação de cerca de R$ 27 mil reais da prefeitura para a entidade mensalmente e que deveria valer a partir do mês de julho, mas a classe não se pronunciou ainda se o dinheiro já está sendo ou não repassado.

No momento vários estudantes ainda estão sem ir as aulas devido a greve que assola as faculdades, porém, instituições de ensinos particulares ainda continuam dando aula, o que prejudica os estudantes.

Até o momento a situação de vários estudantes é essa: Pegando carona para assistir aula.

[polícia] Mulher é morta apedrejada no Bairro da Ribeira, em Natal

Uma mulher ainda sem identificação foi encontrada morta com sinais de violência, na madrugada desta quinta-feira (30), na travessa México, no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal. A vítima apresentava um corte profundo no pescoço e marcas de apedrejamento na cabeça.

De acordo com o delegado Roberto Andrade, da Delegacia Especializada de Homicídios, um vigia de rua passou pelo local e visualizou a vítima agonizando e chamou a polícia. “Não temos nenhuma informação sobre a autoria deste crime cruel, apenas o vigia que ainda chegou a ver a vítima com vida. Mesmo com poucas informações o núcleo Sul/Leste desta especializada irá investigar o caso”, disse.

O delegado disse ainda que a marca de um pé foi encontrada na região do abdome da mulher, levantando a hipótese de que ela pode ter sido espancada além de esfaqueada e apedrejada pelo assassino. O corpo da desconhecida foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia par a necropsia.
Fonte: Portal BO

[política] Ex-prefeita Gorete Silveira emite nota sobre "emenda dos 2 milhões"

A insistência das matérias postadas pelos assessores da PMA, mostrar mais uma vez um total desconhecimento do que é Gestão Pública ou tentam mais uma vez enganar o povo como na eleição passada. Informo que:

1º Não existia convênio do Município de Apodi na Caixa Econômica encaminhado pela pessoa física do então eleito Flaviano no período de 2012, que fosse de conhecimento da Ex-Prefeita;

2º O que efetivamente foi conseguido pelo mesmo, foi um ”Termo de Compromisso” referente à Revitalização de Açougue e Feira Livre no valor de 2.000.000,00 (26/12/2012);

3º Já estava em andamento através de uma comissão de transição composta por 10 membros, sendo 5 membros de confiança da Ex-Prefeita Gorete e 5 de confiança do Atual Gestor, e nada foi tratado nessa comissão com relação ao termo de compromisso e nem com a Prefeita em exercício na época;

4º Para efetivação de um convênio é necessário que o mesmo esteja colocado no PPA, LDO ou no mínimo no orçamento de 2012, aprovado pela Câmara Municipal anterior, já que esse orçamento ainda era da então Prefeita Gorete;

5º Todos os convênios conseguidos na Gestão passada (anos 2009/2012) na Caixa Econômica, FUNASA, Saúde, Educação(Sistema), que estavam em andamento, foram assinados e protocolados pela Prefeita Gorete, mesmo não sendo vitoriosa.

A Ex-Prefeita só quer o desenvolvimento do nosso Município, se existisse legalidade nesse tão falado convênio (Termo de Compromisso), com certeza ela não faria questão de assinar. Pois, todos os convênios que tinham legalidades, foram assinados. O atual gestor só veio procurar a Ex-Prefeita com relação a esse convênio, no dia 17/01/2014, por meio de uma ligação e depois não mais a telefonou.

Espero que a gestão eleita no Município de Apodi pare de procurar um culpado e respeite os seus filhos, parem de tentar confundi-los, mudando o foco da má administração.

ASCOM - Ex- Prefeita Gorete Silveira.

[política] Após se aposentar, apodiense procura a Secretaria do Município e pede o cancelamento do Bolsa Família

Foto: Facebook
A apodiense Rosa Maria de França ao completar a idade necessária para se aposentar, procurou a Secretaria de Assistência Social do Município e pediu o cancelamento do benefício do Bolsa Família.

O blog do jairgomes.com procurou Rosa para saber mais informações de sua atitude de honesta diante a sociedade, a mesma disse que quando foi pedir o desligamento a secretária Aloma Tereza perguntou o que tinha significado o programa pra ela, a qual respondeu ter ficado muito grata durante todos os anos que gozou do benefício pois era a única renda que ela possuia.

Rosa é mãe do Policial Militar Jakson França, e tia do blogueiro Jair Gomes, ambos genuinamente apodienses.

Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa federal de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 154 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro do acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social.

Através do Bolsa Família, o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas.

Em Apodi, cerca de 5.200 famílias são beneficiadas com este programa, gerando uma receita de quase um milhão de reais na economia local mensalmente.

[polícia] Homem é assassinado na madrugada de hoje (30) no conjunto da Cohab em João Câmara

Aconteceu na madrugada desta quinta-feira (30), um assassinato de um homem identificado, Itamar Siqueira de Lima, 54 anos, às 02h50min. Residente na Rua Projetada, conjunto da COHAB em João Câmara, Segundo informações de populares homens aproximaram da residência da vítima, que no momento bebia em sua residência com a sua mulher e um amigo, onde, o mesmo foi alvejado com três tiros de arma de fogo, Itamar morreu no local. A equipe do ITEP (Instituto Técnico Cientifico de Polícia) esteve no local que removeu o corpo para a sede do órgão em Natal. (Marco Montoril).
Fonte: Focoelho

[polícia] Com ajuda de helicóptero, Polícia Civil faz operação em Santa Cruz, RN

Foto: Canindé Soares
Policiais civis do Rio Grande do Norte deram início, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão na cidade de Santa Cruz, no Trairi. A operação, denominada de ‘Anjos Caídos’, tem o objetivo de combater crimes de homicídio e o tráfico de drogas na região.

Segundo a própria Polícia Civil, membros de uma organização criminosa são os alvos da operação, que conta com uma delegacia móvel e o apoio do Potiguar 1, helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed).

[economia] Cosern incentiva consumidores a trocar equipamentos que gastam muita energia

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) lançará, a partir do próximo dia 31 julho, um projeto que prevê bônus para os consumidores para a troca de eletrodomésticos usados por novos, como ar-condicionado, refrigerador, freezer ou lavadora de roupas.

Com o objetivo de  incentivar a substituição dos produtos elétricos para que haja redução de consumo e redução da conta de energia dos participantes, a "Troca Econômica Cosern" pretende bonificar consumidores com valores que variam entre R$ 285 a R$ 585 reais para aquisição de aparelhos com Selo Procel de Economia de Energia, de menor ou igual capacidade.

Na prática, o consumidor que atender aos critérios para participação receberá o bônus durante ou após a aquisição do novo equipamento. Ao substituir, por exemplo, um refrigerador antigo, ineficiente, por um novo de menor ou igual capacidade, o consumidor pode reduzir em até 30% a conta de energia. No caso do freezer, a substituição pode promover uma redução de até 35%. Para a lavadora de roupas, esse índice pode chegar a 10% e, para o ar condicionado, 23%. Vale destacar que cada consumidor terá direito à substituição de dois equipamentos por conta contrato.

O Troca Econômica faz parte do programa de Eficiência Energética da Cosern e foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Poderão participar os consumidores residenciais de Natal que tenham fornecimento de energia regular, que não possuam débitos com a Cosern e apresentem média dos três maiores consumos de energia dos últimos 12 meses igual ou maior que 80 kWh/mês.

Além disso, o consumidor não pode ter adquirido, nos últimos oito anos, equipamento similar com subsídio (compra/doação) da concessionária, a exemplo do Energia Verde e Nova Geladeira, e deverá  entregar o equipamento velho à Cosern para o devido descarte (reciclagem).

Aqueles que atenderem aos critérios, poderão ter acesso ao programa de duas maneiras:

- Após a compra do eletrodoméstico com Selo Procel de Economia de Energia, em qualquer loja varejista, o consumidor deverá procurar a loja do projeto, localizada no Shopping Midway Mall (piso L3), ou no quiosque instalado no Natal Norte Shopping (zona Norte), apresentar a nota fiscal da compra do equipamento e se inscrever. Para o projeto, a nota fiscal tem validade de 30 dias, a partir da data da sua emissão. Após efetuar a inscrição, o consumidor receberá um cartão de débito que será carregado com o valor do bônus, em até 15 dias úteis após o recolhimento do equipamento antigo por parte da empresa. O valor do bônus poderá ser utilizado como débito pelo cliente em qualquer estabelecimento comercial.

2 - Ir até uma das lojas credenciadas do Troca Econômica Cosern – Insinuante (Natal e Mossoró) ou Centraltec (Natal) - para se inscrever e adquirir o desconto no ato da compra do equipamento novo. Nesse caso, o valor do bônus será descontado no pagamento à loja, que ficará responsável pelo recolhimento do equipamento antigo no momento da entrega do equipamento novo.

Lâmpadas

Além dos bônus, os participantes do projeto também receberão, obrigatoriamente, três lâmpadas de LED de 10 W, que proporcionam economia de até 83% em relação às lâmpadas incandescentes e têm melhor desempenho do que as fluorescentes normais.

Pelas lâmpadas, que apresentam preço de custo de cerca de R$ 17,00, serão cobrados dos consumidores apenas R$ 5,00, por cada uma. O valor referente às três unidades, ou seja, R$ 15,00, já está contemplado no valor do bônus. O restante será subsidiado pelo projeto.

[política] ‘Berço’ ainda é maior fabricante de políticos no RN

(Foto: Wellington Rocha)
Entre os fatores que contribuem para a consolidação de lideranças políticas no Rio Grande do Norte, o “berço” é o fator mais decisivo na entrada da vida pública no Rio Grande do Norte. A hereditariedade tem espaço bastante generoso no exercício dos cargos eletivos. Quando se trata de eleição, a tradição familiar tem peso decisivo no processo sucessório. Grande parte desses nomes carrega a bandeira da “renovação”.

Das três vagas do Estado no Senado, duas são ocupadas por políticos de tradição familiar. O senador José Agripino Maia (DEM) é filho do ex-governador Tarcísio Maia, que o impulsionou para a vida pública. Da mesma forma ocorreu com o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), que herdou a tradição política do pai, ex-senador Garibaldi Alves (PMDB) e do tio ex-governador Aluísio Alves, pai do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

A Câmara Federal também tem forte influência da tradição familiar. Dos oito federais do RN, vieram “de berço”. Walter Alves (PMDB) é filho do senador Garibaldi Filho (PMDB). Rafael Motta (PROS) foi impulsionado pelo pai, deputado estadual Ricardo Motta (PROS). Beto Rosado (PP) “herdou” o cargo do pai, ex-deputado Betinho Rosado (PP). Felipe Maia (DEM) entrou na política com as bênçãos do pai, senador José Agripino Maia (DEM). Zenaide Maia (PR) teve a eleição garantida pelas bases do irmão, o ex-deputado João Maia (PR). Já Rogério Marinho (PSDB) é neto do ex-deputado Djalma Marinho.

(Foto: Wellington Rocha)
Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, não é diferente. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), entrou na política devido á tradição do pai, que ocupou o mesmo cargo e tem o mesmo nome. Cristiane Dantas (PCdoB) “herdou” o cargo do marido, Fábio Dantas (PCdoB), que deixou a Casa para ser vice-governador. George Soares (PR) é filho do ex-deputado Ronaldo Soares. Gustavo Fernandes (PMDB), do ex-deputado Elias Fernandes.

O legislativo estadual conta ainda com as presenças da deputada Márcia Maia (PSB), filha dos ex-governadores Lavoisier Maia (PSB) e Wilma de Faria (PSB); e dos deputados Jacó Jácome (PMN), filho do deputado federal Antônio Jácome (PMN); e Ricardo Motta, que tem como ícone na política o seu pai, ex-deputado Clóvis Motta.

A Câmara Municipal de Natal também tem a bancada das famílias tradicionais. Júlia Arruda (PSB) é filha do ex-deputado Leonardo Arruda (PSB). Bertone Marinho (PMDB) é irmão da ex-deputada Gesane Marinho. Dickson Nasser Júnior (PSDB) ficou com as bases eleitorais do pai, ex-vereador Dickson Nasser (PSDB). Felipe Alves (PMDB) é o representante dos descendentes da família no legislativo do município.

O poder Executivo também é ocupado por herdeiros políticos no Estado e na capital. O governador Robinson Faria (PSD) é filho do empresário Osmundo Faria, que atuou na política sem exercer cargos eletivos. Osmundo chegou a ser cogitado para ser nomeado governador na década de 70. Mas foi preterido em prol de Tarcísio Maia. Já o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) é filho do ex-deputado Agnelo Alves, que tem uma vasta carreira política.
Fonte: Portal no Ar

[cotidiano] Nordeste tem o maior número de mortos por choques elétricos no País

Em 2014, segundo estudo apresentado pela Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, foram 627 acidentes fatais provocados por choques elétricos no país. Desse total, 180 mortes aconteceram dentro de casa, 79 em estabelecimentos de comércio de pequeno porte e 4 em escolas, entre outros locais. As causas são variadas: problemas com tomadas e extensões, cercas eletrificadas, eletrodomésticos e até chuveiros elétricos.

A região que apresentou o maior número de acidentes fatais foi o Nordeste, com 266 ocorrências. A região Sudeste teve 123 óbitos; o Sul teve 118 vítimas fatais, o Centro-Oeste, 66, e o Norte foi a região com o menor número de mortes, 54.

O estado que mais sofreu com o problema foi a Bahia, com 68 casos. Em seguida vieram Pernambuco (51), Ceará (35), Alagoas (28), Piauí (26), Paraíba (20), Maranhão (19), Rio Grande do Norte (14) e Sergipe (5). No entanto, o estado com a maior porcentagem de mortes proporcionais ao número de habitantes foi Alagoas, com 8,43 casos por 1 milhão de habitantes, seguido do Piauí, com 8,14/1 milhão de habitantes.

Em relação aos profissionais atingidos em todo o Brasil, o número de pedreiros, pintores e ajudantes supera o de eletricistas: 31 contra 29. A faixa etária mais atingida é de pessoas com idade entre 31 e 40 anos, com 166 ocorrências. As crianças também sofrem com os problemas nas instalações elétricas: foram 69 casos fatais em pessoas de 0 a 15 anos.

Segundo Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, o número de acidentes representa um crescimento de 17% em relação a 2013, primeiro ano em que a entidade fez um estudo mais profundo sobre a natureza dos acidentes. Antes, era divulgado apenas o número de total de mortes, sem detalhes sobre os acidentes. O número de acidentes fatais também aumentou: 6%. “A maioria das pessoas não acredita que as instalações elétricas dentro de casa oferecem um risco tão grande. O grande problema é a falta de conhecimento sobre os riscos da eletricidade. As pessoas acham que o máximo que vai acontecer é que elas vão tomar um choquezinho, mas a verdade é que pode haver um risco grande de óbito também nos acidentes envolvendo instalações de baixa tensão”, afirma Edson.

DICAS PARA A POPULAÇÃO EVITAR ESSES PROBLEMAS

Para evitar problemas com as instalações elétricas, o Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre, criou o programa ‘Casa Segura’, que dá dicas de como manter suas instalações elétricas de maneira correta. A seguir, algumas delas:

Manutenção

A rede elétrica interna deve passar por manutenção a cada dois anos. Peça para profissionais qualificados fazerem a inspeção. Muitas vezes, durante a construção da casa ou obras, ou mesmo com o passar do tempo, o isolamento dos cabos pode ser danificado, o que é um risco grande.

Fios e tomadas

Cuidado com fios e tomadas, principalmente se houver crianças na casa. Verifique se os fios estão bem isolados e tampe as tomadas com protetores encontrados em lojas de decoração e materiais de construção.

Chuveiro elétrico

Nunca ajuste a temperatura do chuveiro com ele ligado. Desligue a fonte para isso, pois o banheiro é uma área de muita umidade, o que não combina com energia elétrica.

Geladeira

Geladeira ou qualquer equipamento que esteja dando pequenos choques, mesmo aqueles quase imperceptíveis, precisam ser trocados. Esses objetos não podem ser doados ou, como muitas vezes ocorre, levados para a casa de praia, onde serão menos usados.

Secador de cabelo e chapinha

Esses equipamentos não devem ser usados no banheiro. Use-os no quarto ou em um local bem seco, mas nunca no banheiro. Não os use com o corpo ainda molhado, após sair do banho.

Trovoadas e raios

– Não toque em equipamentos que estejam ligados na tomada;

– Não use celulares ou pequenos dispositivos que estejam carregando;

– Saia de perto das janelas e portas;

– Não use o telefone fixo, pois ele também está ligado na rede. Use o celular, mas nunca com o carregador na tomada.