logo

sábado, 6 de maio de 2017

[política] Acúmulo de lixo em Apodi gera insatisfação popular


Em Apodi, moradores do Bairro Portal da Chapada, reclamam do acĂşmulo de lixo permanente.

De acordo com Francisca Andrade, que reside no local, no Bairro existe um lago que está servindo como depósito de lixo urbano, pois além da colocação do entulho as próprias máquinas da prefeitura estão ajudando a aterrá-lo.

Na sua página do Facebook ela chama a atenção do prefeito e pede providências.

[política] Governo do RN anuncia quinto secretário de Justiça em dois anos e meio

O governo do estado anunciou o nome do policial civil Luis Mauro Albuquerque Araújo para substituir Wallber Virgolino na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). De acordo com o governo, Luis Mauro é especialista em segurança pública e gestão prisional, além de gerenciamento de crises.

Após um ano à frente da Sejuc, Wallber Virgolino entregou carta de exoneração ao governador Robinson Faria nesta sexta-feira (5). No pedido, ele alegou motivos "de foro íntimo".

Luis Mauro atuou como coordenador da força tarefa do Ministério da Justiça na retomada do controle da Penitenciária de Alcaçuz na rebelião que deixou 26 mortos em janeiro deste ano. O governo informou que a nomeação de Luis Mauro será publica no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6). Ele é de Sobradinho, no Distrito Federal.

No currĂ­culo de Mauro, ele ainda se destaca como fundador da Diretoria Penitenciaria de Operações Especiais – DPOE, onde foi diretor por 15 anos, de 2000 a 2015, e como criador da doutrina de Intervenção Penitenciaria. O novo secretário ainda tem experiĂŞncia no enfrentamento a crises no sistema prisional: alĂ©m da atuação em Alcaçuz, em 2016, ele foi o Idealizador e coordenador da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) que atuou na crise no Ceará.

"Recebo como um grande desafio e muito trabalho para fazer. Vamos buscar remodelar o sistema, valorizar e capacitar o servidor; implantar disciplina, sempre respeitando a lei de execuções penais e o cĂłdigo penal”, disse Luis Mauro.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

[oportunidade] Governo da Austrália abre inscrições para bolsas de estudo

O governo australiano está com inscrições abertas atĂ© o dia 30 de junho para seu programa de bolsas de estudo integrais para especialização, mestrado, pesquisa e cursos tĂ©cnicos. As bolsas Endeavour – ou, formalmente, Endeavour Scholarships & Fellowships – sĂŁo integrais e oferecem a estudantes internacionais a oportunidade de estudar com todas as despesas pagas nas melhores instituições do paĂ­s.

Todas as bolsas de estudo incluem, além de mensalidades do curso, custos de viagem de ida e volta, ajuda para alojamento e mais 3 mil dólares australianos. Há ainda seguro saúde, assistência pós-seleção e até um tutor em alguns casos. O valor total da bolsa é de US$ 140.000 para o mestrado e de US$ 272.500 para o doutorado

Como se candidatar Ă  bolsa Endeavour

Podem se candidatar interessados de qualquer idade que tenham diploma de ensino superior. Há, no entanto, uma modalidade de bolsa Endeavour que é voltada para executivos e que não requer curso superior completo e, sim, experiência profissional relevante.

Todos os candidatos precisam apresentar certificado de proficiĂŞncia em inglĂŞs – os certificados aceitos pelas universidades para comprovar o domĂ­nio de inglĂŞs sĂŁo o TOEFL ou IELTS. Mas quem tiver estudado por ao menos um ano de graduação em paĂ­s de lĂ­ngua inglesa, nĂŁo será necessário prestar os exames, bastando documento que comprove a estada. Antes de mais nada, porĂ©m, os candidatos devem ser aceitos por uma universidade australiana em alguma das modalidades do programa para que sĂŁo concedidas as bolsas. SĂŁo elas:

#1 Postgraduate Scholarship: as bolsas são para estudos completos de especialização (Master by Coursework) ou mestrado de até dois anos (Master by Research), ou de doutorado de até quatro anos.

#2 Research Fellowship: bolsas para pesquisa de curto prazo (quatro a seis meses) de pĂłs-doc ou dentro de um programa de mestrado ou doutorado iniciado no paĂ­s de origem.

#3 Vocational Education and Training (VET) Scholarship: as bolsas oferecidas são para desenvolvimento de habilidades ocupacionais ou relacionadas ao trabalho em cursos técnicos de até dois anos e meio.

#4 Executive Fellowship: oferece bolsas para profissionais em níveis avançados de suas carreiras que queiram uma oportunidade para desenvolvimento profissional, estágio executivo ou visita técnica de até quatro meses na Austrália. Esta é a única modalidade de estudo que não requer curso de graduação completo; ao invés disso o candidato precisa comprovar relevância profissional.

As inscrições vão até o dia 30 de junho e as universidades participantes podem ser consultadas no site Universities Australia. Sete universidades do país estão classificadas entre as 200 melhores do mundo, segundo publicações que ranqueiam universidades como a Times Higher Education e QS.

Os critérios de elegibilidade podem ser conferidos no site oficial do Programa, assim como o guia do candidato. Lá também é possível fazer a inscrição.
Este artigo foi originalmente publicado por Estudar Fora, portal da Fundação Estudar

Fonte: Exame

[politica] Secretário de Justiça e Cidadania do RN deixa o cargo


É destaque no Ponto ID(Portal No Ar), por Dinarte Assunção. O secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, desceu há pouco a rampa da Governadoria, onde se encontrou com o governador Robinson Faria, a quem entregou a pasta que comandava. Ele vinha externando insatisfação desde que foi perdendo espaço na gestão da Sejuc. Nas mais recentes críticas, queixava-se de não poder administrar a pasta.

Na manhã de hoje, circulou versão de que ele teria entregado carta ao governador, o que não aconteceu. Wallber preferiu tratar do assunto diretamente com o chefe do Executivo, a quem agradeceu a confiança pela escolha.

“LampiĂŁo” estava no posto desde maio do ano passado.

[segurança] Polícia Civil de Apodi prende mulher com celulares iPhones 6 e 7 roubados


Uma equipe de policiais civis da Delegacia Municipal de Apodi, com apoio da Polícia Militar, prendeu em flagrante Danielly Alves Moreira da Silva, 21 anos, na manhã dessa quinta-feira (04). Ele foi presa com dois aparelhos celulares da marca iPhone 6 e 7, que foram roubados na noite da última quarta-feira (03), na cidade de Mossoró, por dois homens, os quais também roubaram um veículo HB20.

De acordo com a investigação, um dos homens que praticou os roubos é namorado de Danielly. Ela foi presa pelo crime de receptação e liberada após prestar fiança. O veículo roubado foi localizado quando estava abandonado em um matagal no bairro Belo Horizonte, em Mossoró, por uma guarnição da Polícia Militar, na manhã desta sexta feira (05).

“AlĂ©m deste crime, nĂłs acreditamos que Danielly Alves está envolvida com a prática de outros delitos. Estamos colhendo provas e caso seja comprovada a participação dela em outros crimes, nĂłs faremos as devidas autuações necessárias para que ela responda criminalmente”, afirmou o delegado titular de Apodi, Renato Oliveira.

A Polícia Civil de Apodi descobriu que a mãe e irmão de Danielly já praticaram crimes. O irmão, Elviro Lopes Junior, está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi pelo crime de tráfico de drogas. A mãe já foi presa tentando entrar com droga dentro de uma vassoura no CDP Apodi.

[cotidiano] WhatsApp ganha função de fixar chats mais importantes; confira

O WhatsApp estreou neste fim de semana uma nova função que vai facilitar a vida de quem tem muitos amigos e grupos: o “fixar a conversa”, presente atualmente tanto na versĂŁo do mensageiro para celular quanto na versĂŁo desktop (o WhatsApp Web). Inicialmente ela está na versĂŁo de testes do app, o WhatsApp Beta, mas deve aparecer em breve na versĂŁo final para Android e iPhone (iOS).

Assim como já acontece no mensageiro rival Telegram, no WhatsApp os internautas podem escolher quais chats devem aparecer primeiro na listagem de conversas – uma conveniĂŞncia a mais.

[segurança] Site da CAIXA tem vulnerabilidade e deixa usuários em risco

O TecMundo recebeu a denúncia sobre uma vulnerabilidade no site da Caixa Econômica Federal (CAIXA), especificamente no sistema de recolhimento do FGTS. A falha permitia que um invasor executasse códigos maliciosos no site de forma remota dentro servidor e, assim, acabasse infectando o computador de usuários com um malware ou backdoor. Após ser comunicada, a CAIXA corrigiu o erro.

“Basicamente, a vulnerabilidade se encontra no sistema GRF Recursal da Caixa, onde Ă© possĂ­vel executar cĂłdigos maliciosos de forma remota dentro do servidor”, explica o pesquisador de segurança e CEO da Insight Security, Jhonathan Davi. “A Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) Ă© a guia de recolhimento com cĂłdigo de barras para recolhimento regular do FGTS. Ela Ă© gerada logo apĂłs a transmissĂŁo do arquivo SEFIP”.

Ao acessar o site GRF, o usuário encontra diversos campos de preenchimento de dados. O domĂ­nio tambĂ©m, por ser oficial, passa confiança ao usuário — o que torna mais fácil o trabalho do cibercriminoso ao fazer uma vĂ­tima.

De forma remota, o invasor poderia executar códigos maliciosos na página e, por exemplo, infectar o computador de um usuário com um backdoor.

Venda de dados e extorsĂŁo

“Com um backdoor, o invasor tambĂ©m pode manter acesso nĂŁo permitido ao servidor. Dessa maneira, ele teria controle do servidor e poderia ficar roubando informações sensĂ­veis. AlĂ©m disso, poderia usar o domĂ­nio, que Ă© confiável, para hospedar uma página falsa e realizar outros golpes”, comentou Marcos Abreu, pesquisador da Insight Security.

Entre os dados sensíveis, estão nome completo, endereço, telefone, CPF, registros bancários, contas correntes e senhas. Um cibercriminoso tem a capacidade de vender essas informações até extorquir a vítima.

Como dito anteriormente, a equipe de infraestrutura da CAIXA foi alertada ontem (2) sobre a vulnerabilidade no GRF e corrigiu o problema poucas horas depois. Por agora, o site está seguro e os usuários podem navegar sem preocupações maiores.

Se você acessou a página do GRF da CAIXA nos últimos dias, pode ser interessante que você altere algumas senhas e fique atento em movimentações estranhas no seu email, redes sociais e conta corrente. Para acompanhar mais dicas sobre segurança, acompanhe a nossa página dedicada ao assunto.
Fonte: TechMundo

[polĂ­cia] Casal Ă© preso fumando maconha em sessĂŁo de Velozes e Furiosos 8 no cinema

Em um cinema de Pato de Minas, Minas Gerais, um casal ficou tĂŁo Ă  vontade vendo o novo filme da franquia Velozes e Furiosos que resolveu acender um baseado de maconha no meio da sessĂŁo. Assim… Do nada. Ele, de 23 anos, e ela, 24, causaram revolta entre os demais espectadores e a direção do cinema foi chamada para intervir.

A polícia foi chamada e o casal foi retirado da sala e conduzido à delegacia. Além do baseado, queimado pela metade, os dois estava com uma pequena quantidade de maconha em um frasco, informa o site Patos Hoje.

[cotidiano] Abaixo-assinado pede impeachment de Gilmar Mendes e mais 2 ministros do STF

InfoMoney (STF)
Foi criado na última quarta-feira (3) um abaixo-assinado na internet pedindo o impeachment dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Na tarde desta quinta-feira, a petição já contava com cerca de 300 mil assinaturas.

O abaixo-assinado, hospedado no site change.org, será entregue ao Senado, onde devem ser apresentados pedidos de impeachment de ministros do STF. Os três ministros decidiram devolver ao ex-ministro José Dirceu a liberdade que ele perdeu a 3 de agosto na Lava Jato, por ordem do juiz Sérgio Moro.

"Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandovski proferiram diversas vezes decisões que contrariam a lei e a ordem constitucional. A recente soltura de réus como José Dirceu e Eike Batista demonstra o descaso com o crime continuado e a obstrução à justiça que, soltos, eles representam", diz um trecho do abaixo-assinado.

"Gilmar Mendes, especialmente, concede reiteradamente habeas corpus a poderosos (Daniel Dantas recebeu dele um habeas corpus num domingo), demonstrando julgar com parcialidade e a favor de interesses que nem sempre coincidem com o bem comum", completa o texto.

[política] Após imposição judicial, três Secretários são exonerados da gestão de Alan

O atual prefeito de Apodi, Alan Silveira, foi obrigado, após imposição judicial, a exonerar 3 secretários municipais da sua gestão, ambos com ligações diretas a vereadores e ao próprio prefeito.

Veja:

Exonera a Senhora Dagmar Suassuna da Silva, do cargo de Secretária da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial (mãe do vereador Ângelo Suassuna).

Exonera a Senhora Maria Goreti da Silveira Pinto, do cargo em comissão de Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social (mãe do prefeito).

Exonera o Senhor Wellington Carlos Gama, do cargo em comissão de Secretário da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (parente do vereador Bebe Gama).

A medida está relacionada a Lei do Nepotismo que impede a contratação de parentes na gestão pública.

[política] Prefeitura de Apodi convoca classificados em Processo Seletivo; 208 pessoas foram já chamadas

A prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Administração, convocou os classificados no Processo Seletivo realizado no mês de abriu deste ano. A divulgação oficial do resultado só foi publicada ontem (04) no Diário Oficial.

Ao todo, 208 profissionais foram convocados para diversas áreas e em quatro secretarias.

Veja o Edital de convocação: Edital.

Os convocados deverão comparecer entre amanhã, 6 de maio, a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento das das 08:00 às 11:30 horas.

[economia] Royalties dão salto de 76% a mais no erário mossoroense

Pelo menos em relação aos repasses obrigatórios dos royalties referentes à produção de petróleo, a Prefeitura de Mossoró não tem do que reclamar. Os cofres do Município foram contemplados, entre janeiro e abril deste ano, com cerca de R$ 7 milhões, um incremento de 76% se comparado ao mesmo período de 2016, quando foram transferidos R$ 3,9 milhões.

Os números constam no Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação do Banco do Brasil, acessível a qualquer cidadão por meio do site https://www.bb.com.br. De acordo com o sistema, abril foi o mês em que Mossoró recebeu o maior volume de royalties esse ano: R$ R$ 2.891.895,44. Em 2016, no mesmo mês, o repasse foi de apenas R$ 867.090,54.

No geral, a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini recebeu no primeiro quadrimestre desse ano R$ 6.994.643,62, já com os descontos obrigatórios. Entre janeiro e abril de 2016, esse total, também contabilizadas as retenções, foi de R$ 3.973.092,22.

Fonte: Carlos Santos

[cotidiano] Desembargador Cláudio Santos acusa promotores do MPRN de abuso de autoridade

O desembargador Cláudio Santos reagiu à citação de seu nome na divulgação da Operação Dama de Espadas, se dizendo estupefato com as circunstâncias trazidas a público na última quarta-feira (3).

“Lamentos que alguns integrantes do MinistĂ©rio PĂşblico Estadual tenham colocado pontualmente o trecho da delação mencionada, na DenĂşncia contra terceiros, citando meu nome, em completa usurpação de competĂŞncia e eventual abuso de autoridade, alĂ©m de desnecessária, fato que nĂŁo se coaduna com a estrita obediĂŞncia Ă  lei por parte dessa instituição, pois todos devem primar pelo respeito Ă  honra das pessoas”, diz trecho do documento.

[política] Paraíba registra redução de 7,6% dos homicídios no primeiro quadrimestre

A atuação das forças de Segurança Pública para a redução de violência na Paraíba continua obtendo êxito e acumula uma redução de 7,6% dos assassinatos em seu território, nos quatro primeiros meses do ano.

De acordo com os números apresentados pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) ao governador Ricardo Coutinho, durante reunião de monitoramento ocorrida na tarde desta quinta-feira (4), no Palácio da Redenção, de janeiro a abril deste ano, foram contabilizadas 438 ocorrências de homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, enquanto que no ano passado foram registrados 474 casos em igual período.

[segurança] Suspeitos de chefiar facção que promoveu matança em Alcaçuz serão soltos

Dois homens suspeitos de chefiarem uma facção criminosa que comandou a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz em janeiro deste ano serão soltos pela Justiça. De acordo com os processos, Gleydson Emanuel Rosendo da Silva teve progressão do regime fechado para o semiaberto e Bruno Querino da Silva do regime fechado para o aberto.

Gleydson Emanuel Rosendo da Silva foi preso em flagrante, em maio de 2016, por assalto à mão armada. Pelo crime, ele foi condenado à 6 anos e seis meses de reclusão. De acordo com a decisão que autorizou a progressão do regime, ele já cumpriu um sexto da pena e teve atestado de bom comportamento emitido pela direção do Presídio Rogério Coutinho Madruga, como é mais conhecido o Pavilhão 5 de Alcaçuz.

Gleydson também participou do assalto a uma farmácia na Zona Norte de Natal que terminou com um vigilante baleado que acabou ficando paraplégico. O crime aconteceu em abril de 2016. À época, ele era menor de idade e confessou que atirou no vigilante.

Já Bruno Querino da Silva é apontado como um dos chefes da rebelião em Alcaçuz em 2015 que deixou a unidade prisional destruída. De acordo com a polícia, ele também foi um dos chefes da rebelião de janeiro deste ano. No entanto, a direção do Pavilhão 5 também emitiu um atestado de bom comportamento que validou a progressão do regime fechado para o aberto.

[segurança] Em meio à obra, operário encontra drogas e celulares enterrados sob piso de pavilhão em Alcaçuz


Em operário que trabalha nas obras de reforma da Penitenciária Estadual de Alcaçuz encontrou maconha, aparelhos celulares e carregadores. O material estava embrulhado em pacotes enterrados sob o piso do pavilhão 1. A descoberta aconteceu na manhã desta quarta-feira (3). Titular da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino disse ter ficado surpreso com a notícia e que vai determinar a instauração de um processo administrativo.

"Depois de várias buscas, revistas e operações minucionsas em razão das rebeliões que ocorreram em janeiro, essa descoberta só demonstra o quanto é difícil trabalhar com presos, e reforça ainda mais o quanto é necessário reconhecer a atuação dos agentes penitenciários", ressaltou Virgolino.

Ainda de acordo com o secretário, o material apreendido será entregue à polícia.

Fonte: G1RN

[oportunidade] Educação do RN abre processo seletivo simplificado para temporários

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN torna pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado para composição de cadastro de reserva para contratação de professor e especialistas temporários. Esses profissionais terão contrato por tempo determinado com o objetivo de atender as necessidades existentes na Rede Estadual de Educação. As inscrições vão até o dia 8.

O processo seletivo destina-se a selecionar candidatos para compor cadastro de reserva de professores e especialistas dos componentes curriculares e funções dispostas no Edital. Esses educadores poderão ser contratados para atuar nas unidades de ensino espelhadas pelas 16 Diretorias Regionais de Educação, nas unidades de Ensino Profissional e no Sistema Prisional do RN. Os contratos terão vigência de 12 meses prorrogáveis por pelo menos período de tempo.

O número de vagas para temporários não será definido devido a variabilidade da demanda. A publicação de vagas com a respectiva convocação dos candidatos selecionados ocorrerá a posteriori, em qualquer data dentro da validade do processo seletivo. O edital tem validade de um ano contando a partir da data de publicação.

A remuneração do professor temporário será igual ao do professor graduado do quadro funcional do magistério público estadual em início da carreira, R$ 2.413,31 para uma jornada de trabalho com 30 horas semanais.

A ficha de inscrição para o processo seletivo estará disponível, exclusivamente na internet, a partir das 12h do dia 4 de maio até as 23h59m do dia 8 de maio. O candidato deve preencher dos dados de toda a documentação solicitada no item de Inscrição contido no edital. O candidato deverá acessar o site da SEEC (www.educacao.rn.gov.br), seguir todo os procedimentos de inscrição, enviar para o e-mail proftemporario2017@rn.gov.br cópias dos documentos obrigatórios para a isenção da taxa de inscrição em arquivo PDF com tamanho máximo de 2 MB cada arquivo sendo permitido um máximo de 5 arquivos.

Os candidatos doadores de sangue, que trabalharam na Justiça Eleitoral e as doadoras de leite materno tem direito a isenção da taxa de inscrição, de R$ 30,00, mediante o cumprimento das normas estabelecidas no Edital. O resultado da isenção será conhecido no dia 9 de maio.

Os candidatos que concorrerão às vagas e são portadores de necessidades especiais deverão declarar sua condição no ato de inscrição. O candidato que não realizar está declaração perderá o direito de concorrer às vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais. O interessado apresentar laudo médico com o código referente a Classificação Internacional de Doenças no dia da entrega dos documentos a Dired.

Após o envio eletrônico da inscrição não será possível fazer alterações nas informações. O pagamento da taxa de inscrição deverá realizado por meio de depósito identificado com o nome do candidato ou transferência de conta do próprio candidato para a conta corrente nº 8.708-4, agência 3795-8, aos cuidados de C A FUNDESPE, Banco do Brasil.

Após a inscrição e pagamento da taxa, o candidato deve ir à sede da respectiva DIRED com os documentos exigidos no item 8 do edital para que seja realizado a efetivação da inscrição. É imprescindível que toda a documentação seja entregue até às 13h do dia 10 de maio de 2017. Será eliminado o candidato que não apresentar toda a documentação exigida. Os documentos, critérios de avaliação, recursos e prazos estão disponíveis no edital.

Todos os atos oficiais relativos ao processo seletivo serão publicados no Diário Oficial do RN e divulgados no portal da Secretaria de Educação do RN.



[esporte] Visita de Comissão Técnica da Seleção feminina de futebol é oportunidade para atletas potiguares

Durante as duas primeiras rodadas do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino, a técnica da Seleção Brasileira de Futebol, Emily Lima, junto com Guilherme Giudice, auxiliar técnico da equipe principal, estarão em Natal para acompanhar os confrontos no Frasqueirão. E a vinda dos membros da Seleção traz consigo a oportunidade para centenas de atletas da modalidade.

Um dos exemplos mais recentes que ganhou visibilidade é o da atleta Antônia Silva. A jovem potiguar, natural do município de Riacho de Santana, tem as bases de sua carreira no futsal e começou se destacar nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS), depois de um tempo a atleta chegou ao ABC e então decidiu ir para São Paulo.

Assim como Antônia, muitas outras meninas terão a chance de mostrar à comissão técnica da Seleção a qualidade do futebol de cada uma, com o objetivo de alcançarem objetivos maiores na carreira.

Fonte:  FNF

[segurança] MP inicia implantação do sistema Feroz Prisional no CDP de Apodi

O MPRN, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, (GAECO), e da 2ª Promotoria de Justiça de Apodi, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) - convênio nº 03/2017 - iniciaram, no dia 18 de abril, a implantação do sistema de gestão prisional (Feroz - prisional) no Centro de Detenção Provisória, (CDP), de Apodi.

Durante o processo de implantação o MPRN realizou o treinamento dos servidores do CDP, viabilizando o controle e gestão das informações referente aos detentos. O sistema proporciona também o controle das entradas e saídas dos visitantes, e das saídas dos detentos para atividades permitidas entre outras funcionalidades.

Atualmente a equipe de implantação está auxiliando os agentes penitenciários na atualização de dados dos detentos e seus respectivos visitantes.

[quadro] Dr Jaramataia ensina como evitar a diarreia ou a 'famosa caganeira'



quinta-feira, 4 de maio de 2017

[cotidiano] Grave: Mulher quase perde as pernas depois de raspar a virilha

Em 2012, Dana Sedgewick, de 44 anos, de Sheffield, quase morreu ao depilar sua virilha com uma lâmina.  Dois dias apĂłs a raspagem, ela começou a sentir tonturas e náuseas. Ao procurar um hospital, os mĂ©dicos receitaram antibiĂłticos para combater uma suspeita de infecção.

Naquele mesmo dia, sua filha mais velha, Megan, a viu deitada na cama, com uma mancha vermelha nas pernas. Ao retornar no hospital, os médicos disseram que seu estado era grave e que ela precisava de novos exames. Os especialistas removeram a maior parte da pele podre, mas ela desenvolveu sepse durante o procedimento. Dana foi colocada em coma e tinha apenas poucas chances de sobreviver, já que seus rins e seu coração pararam quatro vezes.

Seu caso era tĂŁo grave que uma ambulância foi chamada, e Dana foi levada Ă s pressas para a unidade de trauma no Hospital Geral do Norte em Sheffield, onde os mĂ©dicos diagnosticaram-na com fasciĂ­te necrosante. A condição faz com que as bactĂ©rias liberem toxinas que atacam o tecido macio circunvizinho, e podem ser causadas por um corte ou um risco menor. “Quando cheguei ao hospital, minhas pernas estavam cobertas de carne negra e podre”, contou.

Durante a cirurgia, ela desenvolveu sepse e tinha uma pequena chance de sobrevivência. O assassino silencioso ataca quando uma infecção, como o envenenamento do sangue, provoca uma resposta imune violenta em que o corpo ataca seus próprios órgãos. Para aumentar suas chances de sobrevivência, os médicos decidiram colocá-la em coma induzido por nove dias.
teueuuu

Os médicos alertaram que ela nunca voltaria a caminhar, mas ela os desafiou e conseguiu caminhar com muletas, depois de uma intensa fisioterapia. Após seis semanas do acidente, ela foi dispensada do hospital. Com o apoio de seu marido, Mathew, ela já se recuperou e consegue se locomover com ajuda de muletas. Atualmente Dana está em casa com seus filhos Megan, Freya e Klara.

Nos Ăşltimos quatro anos, ela passou por 21 operações para melhorar a aparĂŞncia de sua pele. “Eu cresci para ver as cicatrizes como um lembrete de como eu tinha sido corajosa e da sorte por sobreviver”.
trutyii
Fonte: Jornal CiĂŞncia

[cotidiano] Acidentes elétricos causaram quase 600 mortes em 2016, diz estudo

Acidentes com eletricidade causaram 599 mortes no Brasil em 2016, segundo levantamento divulgado hoje (4) pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre). Desses, 171 foram acidentes domésticos.

A pesquisa avaliou ainda, a partir de uma amostra de 999 domicĂ­lios, as condições das instalações elĂ©tricas residenciais. Segundo o estudo, apenas 29% das residĂŞncias brasileiras tĂŞm projeto elĂ©trico e 52% nĂŁo tĂŞm fio terra. “O cenário Ă© bastante preocupante e mostra a necessidade de readequação das instalações elĂ©tricas, principalmente dos imĂłveis com idade mĂ©dia de 20 anos de construção”, diz o diretor da Procobre, Antonio Maschietto.

O padrão da tomada de três polos, adotado obrigatoriamente a partir de 2011, está presente em somente 35% dos domicílios, de acordo com o levantamento. O modelo leva em consideração a legislação de 2006 que exige que as construções tenham sistema de aterramento.

As condições elétricas da própria residência foram consideradas inseguras por 34% dos moradores. Dentre esses, 19% disseram já ter levado ao menos um choque elétrico.

[economia] NĂşmero de inadimplentes cresce no paĂ­s em abril

O percentual de famílias inadimplentes - com dívidas ou contas em atraso - no país ficou em 24,1% em abril deste ano. A taxa é superior às observadas em março passado (23,7%) e em abril de 2016 (23,2%). Esse é o maior percentual registrado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), desde setembro do ano passado (24,6%).

O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas contas ou dívidas chegou a 9,7% em abril. A taxa é inferior aos 9,9% de março, mas superior aos 8,2% de abril de 2016, segundo a pesquisa.

O percentual de endividados (em atraso ou não) ficou em 58,9% em abril deste ano, taxa acima dos 57,9% de março deste ano, mas abaixo dos 59,6% de abril do ano passado.

De acordo com a CNC, 76,6% das dívidas são com cartão de crédito. Também são importantes fontes de endividamento os carnês (15,3%), financiamentos de carro (10,6%), crédito pessoal (9,9%) e financiamento de casa (8,1%).

O tempo médio de comprometimento de dívidas é de 7,1 meses. A parcela média de comprometimento dos salários é de 30,2%.

[cotidiano] WhatsApp ficou fora do ar e falha foi mundial, e não por decisão da Justiça

Resultado de imagem para whatsapp fora do ar
A falha no WhatsApp que tirou os brasileiros do WhatsApp do ar por cerca de uma hora e meia na tarde da última quarta-feira afetou usuários do mundo inteiro, não foi causada em razão de uma decisão judicial, e já foi corrigida. As informações são da empresa, que pediu desculpas pelos inconvenientes causados.

O WhatsApp não divulgou qual foi o tipo de problema técnico, nem quantos usuários foram afetados no total. O aplicativo tem cerca de 100 milhões de usuários no Brasil, segundo a empresa.

[polĂ­tica] TSE decide cassar governador e vice do Amazonas

Por 5 a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 4, cassar o governador do Amazonas, José Melo (PROS), e o vice, Henrique Oliveira (Solidariedade) por compra de votos, mantendo decisão do Tribunal Regional Eleitoral amazonense (TRE-AM) do ano passado.

Mesmo cabendo recurso no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros determinaram que o governador e o vice sejam afastados imediatamente dos cargos e novas eleições diretas sejam convocadas.

Votaram pela cassação do mandato do governador e do vice os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Herman Benjamin, Admar Gonzaga e Rosa Weber.

O governador é acusado de participar de um esquema de compra de votos que teria beneficiado sua reeleição na campanha de 2014. O julgamento de José Melo foi suspenso no dia 23 de março depois do pedido de vista (mais tempo para análise) da ministra Luciana Lóssio, que nesta manhã votou contra a cassação, acompanhando o relator, Napoleão Nunes.

Com a decisão do TSE, deve assumir interinamente o governo de Amazonas o atual presidente da assembleia legislativa estadual, deputado David Almeida (PSD), até a realização das novas eleições.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

[política] Governador do RN é investigado sobre possível nomeação de 'servidores fantasmas'

Robinson Faria, governador do RN (Foto: Thyago Macedo)
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), está sendo investigado sob a suspeita de nomear supostos 'servidores fantasmas' quando presidente da Assembleia Legislativa do estado, segundo inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. Testemunhas foram intimadas e devem prestar esclarecimentos já nesta quarta-feira (3) na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Ao G1, a assessoria de Robinson negou a acusação. Veja abaixo a nota divulgada na íntegra:

Informado por meio da imprensa a respeito de suposta investigação do Ministério Público, o governador Robinson Faria esclarece que durante o período que esteve à frente da presidência da Assembleia Legislativa não procedeu com a nomeação de qualquer servidor "fantasma".

O Ministério Público exerce seu papel constitucional de fiscalização dos poderes, mas é importante destacar que não se pode presumir culpa ou delito sem a conclusão das investigações em curso e seu devido julgamento pela Justiça.

O objetivo do inquérito, segundo o MP, é apurar a prática de improbidade administrativa. Robinson foi presidente da Assembleia de 2003 a 2010.

As testemunhas foram intimadas pela promotora Beatriz Azevedo de Oliveira, assessora do procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis de Lima.

A investigação corre em sigilo. Por este motivo, o MP disse que não é possível informar o número de eventuais 'servidores fantasmas', de testemunhas ou nomes de envolvidos.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Apostador natalense fatura sozinho R$ 3,6 milhões em loteria da Caixa

Foto: Divulgação
Um apostador de Natal venceu, de maneira solitária, a premiação máxima paga pela Quina, uma das modalidades de loterias da Caixa Econômica Federal, no concurso 4372, realizado na última terça-feira 02.

O sortudo da capital potiguar faturou, ao acertar os cinco números sorteados (21, 26, 34, 62 e 65), nada menos do que R$ 3,6 milhões. Outras quatro pessoas acertaram a quadra e ganharam R$ 8,2 mil, enquanto que 5.537 apostadores fecharam o terno e faturaram R$ 134,67.

O nome do apostador, por questões de segurança, não foi divulgado pelo banco. Ele será contatado diretamente pela Caixa para ser informado da premiação. O sorteio foi realizado na cidade de Anastácio, no Mato Grosso do Sul.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Jacaré é capturado nas dependências da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

Foto: Cedida
Um jacaré do tipo papo-amarelo foi capturado pela Polícia Ambiental na manhã desta quarta-feira 03 na garagem do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, município localizado na região da Grande Natal.

O réptil que foi capturado mede aproximadamente 80 centímetros e pesa algo em torno de quatro quilos. Segundo informações de moradores da região, em épocas de chuvas é bastante comum encontrar jacarés em áreas urbanas.

Felizmente, o animal nĂŁo fez nenhuma vĂ­tima.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Depois de maratona, estes sĂŁo os feriados que restam para 2017

Depois de três feriados seguidos nas últimas semanas, os brasileiros terão que esperar exatos 45 dias para a próxima folga oficial, no próximo dia 15 de junho, quando está marcado o feriado de Corpus Christi.

Os prĂłximos meses reservam ainda outros cinco feriados nacionais.  Desses, quatro poderĂŁo ser emendados com o final de semana. No total, se consideradas essas emendas, os brasileiros poderĂŁo ganhar mais 10 dias de folgas atĂ© dezembro.

Se essa Ă© uma boa notĂ­cia para quem vai viajar (e para o setor de turismo), para outros setores da economia esse volume de folgas oficiais nĂŁo Ă© tĂŁo bom assim.

A Federação das IndĂşstrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) estima uma  perda de 66,8 bilhões de reais para a indĂşstria brasileira com essa maratona de feriados do ano. Isso equivale a 4,4% do PIB. 

Feriados nacionais
15 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi

7 de setembro (quinta-feira) – IndependĂŞncia do Brasil

12 de outubro (quinta-feira) – Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (quinta-feira) – Finados

15 de novembro (quarta-feira) – Proclamação da RepĂşblica

25 de dezembro (segunda-feira) – Natal

[polĂ­tica] ComissĂŁo da Reforma da PrevidĂŞncia vota parecer nesta quarta

A ComissĂŁo Especial da reforma da PrevidĂŞncia (PEC 287/16) reĂşne-se Ă s 10h30 para começar a votar o parecer do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). A discussĂŁo do texto foi encerrada nesta terça-feira. 

Alguns deputados da oposição ressaltaram a importância das manifestações da última sexta-feira, quando vários setores entraram em greve em protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária. O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), no entanto, afirmou que muitas pessoas desconhecem as mudanças já feitas no texto e que não houve greve geral na sexta-feira. "Foi um movimento insuficiente para poder dizer que a rua se manifestou contrária a essa proposição."

Já o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) pediu ao governo que negocie a reforma da Previdência com os sindicatos. Ele defendeu idade mínima de 60 anos para homens e 58 para mulheres se aposentarem. O relatório fala em 65 e 62 anos.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), no entanto, lembrou que o envelhecimento populacional, um dos motivos para a reforma, não é um fenômeno de longo prazo como disseram alguns deputados. "Está acontecendo agora."

terça-feira, 2 de maio de 2017

[cotidiano] Prazo para regularização do título de eleitor termina nesta terça-feira

Termina nesta terça-feira, 02, o prazo para o eleitor que se ausentou nas três últimas eleições, sem justificar a falta ou pagar multa, regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Os títulos que não forem regularizados após essa data podem ser cancelados.

Último levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas últimas três eleições. Só na cidade de São Paulo, são 118.837 eleitores nesta situação; no Rio, 119.734; em Belo Horizonte, 26.570; em Salvador, 31.263; e em Porto Alegre, 18.782. Os dados atualizados serão divulgados ainda nesta terça-feira.

[cotidiano] Estudo americano aponta frequĂŞncia ideal para praticar sexo por idade

w58w58
Se engana quem diz que idade nĂŁo interfere na intimidade sexual entre quatro paredes. Um estudo realizado pelo Kinstey Institute of Sex, Reproduction and Gender, grupo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, apontou que os jovens sĂŁo os mais dispostos durante o sexo.

De acordo com os cientistas americanos, a média estimada para as pessoas entre 18 a 24 anos é de manter relações sexuais por pelo o menos duas vezes na semana, ou 104 vezes ao ano. Já para as pessoas entre 30 a 39 anos, a média cai para 1,6 vezes por semana, totalizando 83 vezes anuais. Se passar mais dez anos, para quem tem entre 40 a 49 anos média é reduzida para 66 vezes por ano.

Outro quesito preocupa o estudo realizado nos Estados Unidos. Os cientistas apontaram que após os 30 anos, as atividades sexuais vem sendo deixadas de lado por conta de preocupações como carreira, vida financeira e filhos.

Dentro de tanta preocupação, a Kinstey Institute of Sex, Reproduction and Gender constatou uma boa notícia, a prática do sexo ajuda a diminuir a pressão arterial, reduzir o estresse, a ansiedade e ajuda a qualidade do sono.
Fonte: iBahia