logo

sábado, 6 de fevereiro de 2016

[religiĂŁo] Com 'raiva de Deus', homem quebra porta de igreja a pedradas no RN

Um homem foi preso na madrugada deste sábado (6) após quebrar, a pedradas, a porta de vidro de uma igreja evangélica na cidade de Marcelino Vieira, na região Oeste potiguar. Segundo a PM, o homem tinha sinais de embriaguez e disse ter jogado a pedra porque estava cansado de pedir as coisas a Deus e não ser atendido.

Ainda de acordo com a polícia, o preso contou que havia passado parte do dia bebendo com um grupo de amigos e que tudo estava tranquilo até então. Mas, ao chegar em casa, teria discutido com o pai, razão que o fez voltar para a rua, descontando a raiva de Deus nas portas da igreja.

Detido em flagrante, o homem foi levado para a Delegacia Regional de Alexandria, onde ficou à disposição da Justiça.

[concursos] Provas do concurso da SaĂşde de MossorĂł podem ter sido plagiadas do RJ

Mais uma polêmica envolvendo o processo seletivo da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) para contratação de profissionais da área da saúde. Alguns candidatos do certame, cujas provas foram aplicadas no último domingo, 31, levantam a suspeita de que várias questões do processo seletivo tenham sido plagiadas de outros concursos.

A prova da Prefeitura de Mossoró para o cargo de enfermeiro, por exemplo, há 16 questões idênticas da prova aplicada na Prefeitura do Rio de Janeiro em 2013 (https://site.pciconcursos.com.br/provas/19274669/773acc6007a0/c1_enfermeiro_2013.pdf). Nem mesmo as alternativas sofreram alterações.

“A questĂŁo 1 da prova de MossorĂł Ă© a mesma questĂŁo 32 do concurso do Rio de Janeiro; a questĂŁo 2 Ă© a igual a de nĂşmero 33; a 3 repete a questĂŁo 35; a 4 Ă© a mesma da questĂŁo nĂşmero 24 do Rio; e assim ocorre com outras questões”, observou alguns dos candidatos.

Os candidatos, inclusive, já acionaram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP) para ajudar na busca de uma solução para o problema.
Fonte: Defato

[polĂ­cia] PC prende frentista portando maconha e dinheiro fracionado em Umarizal

Na manhĂŁ de ontem por volta das 11:00 horas a equipe de Policiais Civis lotados na delegacia de Umarizal, sob o comando do Delegado Luciano, fazia patrulhamento na  Zona Rural da cidade quando se depararam com a pessoa de Leonardo Cardoso Abrantes, o qual foi abordado nas imediações do sĂ­tio traĂ­ras e com o mesmo foram encontrados alguns tabletes pequenos da droga conhecida por maconha e uma certa quantia em dinheiro fracionado. 

Foi dada voz de prisão e ele foi conduzido para a DP e autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas devido à forma como se desenvolveu a prisão.

Em sede policial o mesmo relatou que trabalha como frentista e segurança do posto de combustĂ­veis Miragem e a droga seria para consumo prĂłprio, nĂŁo declinado de quem teria comprado. 

O blog entrou em contato na tarde de hoje com o Delegado Luciano e os Agentes, e eles informaram que a polĂ­cia civil ficará em alerta durante todo o carnaval, e fará diligĂŞncias tanto na cidade como nos sĂ­tios (Zona rural) mesmo sem ter carnaval nos municĂ­pios de Umarizal e Olho D'água do Borges.   
Fonte: Umarizal News

[segurança] Polícia alerta para dobrar a atenção contra arrombamento a residências

A Companhia de Polícia Militar de Apodi, através do Tenente Júlio Batista alerta para que a população fique atenta a arrombamentos.

De acordo com informações está havendo alguns arrombamentos na cidade, principalmente no Bairro Bacural I. Com isso, ao sair de casa, peça a um familiar ou vizinho que fique de olho em seu imóvel.

[cotidiano] Saiba como agir em caso de perda ou roubo de documentos durante o Carnaval

Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem seus documentos ou serem roubadas. Durante o Carnaval, todo cuidado é pouco, mas ainda assim é comum deixar de tomar cuidados essenciais. Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identidade ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade.

Em caso de roubo, primeiramente Ă© necessário que a vĂ­tima realize o Boletim de OcorrĂŞncia (B.O.) – no estado de SĂŁo Paulo pode ser feito tambĂ©m pela internet atravĂ©s do site da Secretaria de Estado de Segurança PĂşblica. AlĂ©m de fazer o B.O., quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o “SPC Alerta de Documentos”, serviço do Serviço de Proteção ao CrĂ©dito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente atĂ© um balcĂŁo de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrĂŞncia em mĂŁos.

[saúde] Secretaria de Saúde de Natal orienta que grávidas evitem beijar no carnaval

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) recomendou que mulheres grávidas "evitem beijar qualquer pessoa" durante o carnaval. A recomendação, anunciada junto a outras orientações, foi feita na tarde desta sexta-feira (5) após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detectar potencial de transmissão do zika vírus através da saliva e da urina.

De acordo com as orientações divulgadas pela assessoria de comunicação da SMS, "a evidência da Fiocruz, que detectou potencial de transmissão por saliva e urina, ainda não traz base para que as pessoas deixem de ir ao carnaval. Contudo, alerta para que as gestantes, que têm potencial maior de contaminação, evitem locais com grande aglomeração. As grávidas são o principal grupo de risco para a doença por conta da microcefalia", diz o informe.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Natal, as recomendações para as grávidas incluem "evitar beijar qualquer pessoa e evitar compartilhar de copos e talheres até que as pesquisas avancem". A SMS ainda recomenda o uso de repelentes.

A orientação da secretaria vai de encontro a declaração do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta, no Rio de Janeiro, aformou que evitar beijo não é medida de saúde pública, apesar de ponderar o aumento do risco por meio do beijo. "O risco estará aumentando. Mas não temos isso (evitar o beijo) como uma medida de saúde pública, pelo amor de Deus. Pode beijar!", disse.
Fonte: G1RN

[polĂ­tica] Kelps e Hermano brincam o carnaval juntos

Os deputados Kelps Lima (SD) e Hermano Morais (PMDB) foram flagrados ontem a noite (05) bricando no carnaval de Natal.

Mais cedo Hermano havia almoçado com Kelps, onde o deputado do SD convidou o PMDBista para ser o candidato a prefeito de Natal pelo partido.

Há grandes possibilidades de que Hermano aceite o convite, mais ainda não oficializou.

[política] Mineiro entrega liderança do governo Robinson para se dedicar a candidatura a prefeito

Mudança no cargo de líder do Governo na Assembleia. O deputado estadual Fernando Mineiro entregou a liderança do governo Robinson, na assembleia.
Mineiro será candidato a Prefeito de Natal em outubro e vai se dedicar a sua campanha a partir desse momento. A saída já era uma ação combinada com o governo.
O nome mais cotado para assumir a liderança do Governo é do deputado Disson Lisboa.

[política] Prefeito de Caraúbas é denunciado por desvio do erário municipal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Procurador-Geral de Justiça Adjunto, ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça em desfavor do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva. São imputados ao denunciado os crimes de dispensa indevida de licitação, falsidade ideológica e desvio de rendas públicas da Prefeitura do Município.
O MP pleiteia que o denunciado seja obrigado a indenizar o erário municipal no montante de R$ 77.000,18, com correção monetária, além da condenação nas sanções previstas nos art, 89 da Lei nº 86666/93, arts. 288, caput, e 299, ambos do Código Penal; e art. 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/67, todos na forma do art.69 do Código Penal.
A base da denúncia são os fatos apurados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Caraúbas, ocorridos em janeiro de 2010, quando Ademar Ferreira da Silva, valendo-se da função de prefeito, se associou a outras pessoas, entre as quais servidores da Prefeitura de Caraúbas e empresários da região, para cometer os crimes mencionados.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

[humor] Fantasias de carnaval para se proteger do Zika VĂ­rus



Fica a Dica!

[cotidiano] BBB 16: Potiguar Alan desiste do reality show; pai está em estado grave de saúde

O brother do BBB16 Alan, de 34 anos, desistiu de sua participação no reality show na tarde desta sexta-feira (5).
Os demais confinados receberam a notícia há pouco e ajudaram a levar as malas do professor de Filosofia para a despensa.
Adélia, Tamiel e Daniel ficaram extremamente emocionados. Daniel se apoiou na estante da despensa e chorou bastante. Tamiel, que era muito próximo de Alan na casa, também não conteve o choro.
Fonte: Globo

[polĂ­cia] Jovem de 17 anos Ă© executado a tiros no Macarrao

Marcos Arthur Lima Medeiros 17 anos foi executado com vários tiros em via pĂşblica. 

O crime aconteceu agora a pouco no cruzamento das ruas Fábio Menescal Jales com Neide Pinheiro de Paula  no bairro Aeroporto II.

Informações repassadas por populares à Polícia dão conta de que dois indivíduos em uma moto Bros de cor vermelha foram vistos saindo do local após os disparos.
Fonte: Fim da Linha

[cotidiano] Governo do RN decreta ponto facultativo nos dias 8 e 9

Em virtude dos festejos de carnaval, o Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional nos dias 8 e 9 deste mês. Estão excluídas as atividades consideradas essenciais.

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 10, o expediente dos órgãos e entidades da administração pública do Estado será a partir das 13h.

O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5).

[saĂşde] Fiocruz detecta vĂ­rus ativo do Zika em saliva

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado o Ministério da Saúde, divulgou nesta sexta-feira a constatação da presença do vírus Zika ativo (com potencial de provocar a infecção) em amostras de saliva e de urina de pacientes.

Para a pesquisa, foram analisadas amostras referentes a dois pacientes e as coletas realizadas durante a apresentação de sintomas compatĂ­veis com o vĂ­rus Zika. A presença do material genĂ©tico do vĂ­rus foi confirmada pela tĂ©cnica de RT-PCR em Tempo Real. TambĂ©m foi realizado o sequenciamento parcial do genoma do vĂ­rus. 

A evidĂŞncia, no entanto, nĂŁo Ă© suficiente para afirmar que a presença do vĂ­rus na saliva pode infectar outras pessoas. SerĂŁo necessários outros estudos para analisar, por exemplo, qual o tempo de sobrevivĂŞncia do vĂ­rus Zika e, apĂłs passar pelos sucos gástricos, se tem capacidade de infectar as pessoas. 

A recomendação, neste momento, Ă© da cautela e de prevenção, com orientações conhecidas para outras doenças, como evitar compartilhar objetos de uso pessoal (escovas de dente e copos, por exemplo) e lavar as mĂŁos. Os maiores cuidados devem ser tomados pelas grávidas, que já devem se proteger contra o mosquito Aedes aegypti. 
Fonte: MS

[segurança] Polícia Civil terá 20 delegacias trabalhando em regime de plantão 24 horas

O Plano Operacional da Delegacia Geral da Policia Civil (Degepol) para o carnaval pretende garantir a segurança e tranquilidade dos veranistas, moradores e comerciantes, tanto da Região Metropolitana de Natal, quanto do interior do Estado, desenvolvendo as funções de Policia Judiciária, visando a confecção de boletins de ocorrência e lavratura de autos de prisão em flagrante delito, termos e boletins circunstanciados de ocorrência.
Para a Operação Carnaval 2016, a Diretoria de Policiamento do Interior (DPCIN) contará com um efetivo de 388 policiais civis e a Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) terá 100 totalizando 488 policiais civis, entre agentes, escrivães e delegados.
Durante o período, as delegacias localizadas nos municípios de São Paulo do Potengi, Mossoró, Assú, Apodi, Tibau, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Pipa, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz, João Câmara estarão de plantão 24 horas, além das delegacias de Touros, Muriu, Pirangi e das especializadas DENARC (Narcóticos), DCA (Exploração sexual de crianças e adolescentes) e DEATUR (Turista). Em Natal, as delegacias de plantão da Zona Norte e Zona Sul funcionarão normalmente.

[segurança] Mais de cinco mil policiais militares trabalharão durante o carnaval

O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte empregará um efetivo de 1.598 policiais, diariamente, na prestação de serviços de policiamento preventivo, ostensivo e de orientação do trânsito em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. A PM garantirá um reforço extra no policiamento em cidades polos do interior do estado, além de Natal e Parnamirim e as praias dos litorais Sul e Norte.

O Comando do Policiamento Metropolitano contará com um efetivo diário de 334 policiais para atuar distribuído em toda Região Metropolitana, sem contar com o efetivo de policiamento normal nos bairros da capital. Já o Comando do Policiamento do Interior (CPI) atuará com 1.109 policiais, diariamente, nas principais cidades do Estado, como Caicó, Nova Cruz, Pipa, Tibau do Sul, Sabaúma, Barra do Cunhaú, Canguaretama (Centro e no Balneário de Piquiri), Baia Formosa, Sagi, Pedro Velho, Goianinha, Lagoa Salgada, Santo Antônio, Macau, Mossoró, Gov. Dix-Sept Rosado, Baraúna, Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, João Câmara, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Pedra Grande, Touros, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Maxaranguape, Pureza, Ielmo Marinho e Poço Branco.

Em Caicó, onde está previsto para ocorrer eventos na Ilha de Santana e nas praças do Coreto e José Augusto, a PM terá a sua disposição a Plataforma de Observação Elevada (POE) para ser utilizada como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), com a finalidade de melhorar a comunicação entre a PM, a Policia Civil e os demais órgãos envolvidos, e o desempenho operacional.

[segurança] Presos do RN passam a usar tornozeleiras eletrônicas

Presos do regime semiaberto e detidos em regime domiciliar serĂŁo monitorados 24h por dia no Rio Grande do Norte. Adquiridas em setembro do ano passado, as 500 tornozeleiras eletrĂ´nicas começam a ser utilizadas atĂ© a prĂłxima semana, garantiu o secretário Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa. 

O uso do equipamento também poderá ser expandido para outros tipos de reclusos, uma vez que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça que trata das audiências de custódia prevê que as tornozeleiras também poderão ser utilizadas como medida excepcional. E uma quarta possibilidade é direcionada para casos da Lei Maria da Penha como medida protetiva.

Mesmo sem divulgar quanto o estado vai economizar com o uso do equipamento de monitoramento, o titular da Sejuc cita o exemplo dos presos do regime semiaberto custodiados em Parnamirim, que conta com 118 detidos. Cada tornozeleira vai custar R$ 275 ao estado. O custo médio de um preso no regime fechado é de R$ 3 mil. Em Natal são 411 presos cumprindo regime semiaberto.

Segundo ele, alĂ©m da vantagem econĂ´mica, o fato de os presos serem acompanhados por 24h, o que atualmente nĂŁo acontece, a novidade vai provocar um controle maior sobre a localização dos apenados. 

Para monitorar as atividades dos presos com tornozeleiras, a Sejuc instalou uma central de monitoramento. O espaço fica situado na Escola de Governo, prĂłximo ao Centro Integrado de Operações de Segurança PĂşblica. No local serĂŁo 15 agentes trabalhando 24h supervisionando os passos de cada preso. Para a função, eles passaram por duas etapas de treinamento. A primeira de 19 a 23 de outubro do ano passado e a segunda do Ăşltimo dia 2 atĂ© ontem, quando as atividades foram finalizadas. 

“Qualquer alerta de incidente há uma comunicação imediata com o Ciosp onde a polĂ­cia militar Ă© acionada para agir”.
Fonte: Novo Jornal

[cotidiano] Advogado de Thábata nega briga com Ximbinha e diz que cantora seguirá carreira

Aurino Giacomelli, advogado da cantora Thábata Mendes que deixou a banda XCalypso na semana passada, falou com a reportagem nesta quarta-feira, 3, sobre o rompimento da loira com a banda de Ximbinha. Thábata ocupou o posto de vocalista da XCalypso durante três meses. Desde que a notícia da saída da artista veio à público, diversas versões sobre os motivos do rompimento ganharam a internet, entre elas, de que Ximbinha teria sido agressivo com a paraense e que teria ameaçado pessoas da equipe dela. Procurado, Aurino minimizou: "Isso tudo é fruto de muitas especulações, pelo próprio cenário que a banda Calypso vinha enfrentando com Joelma e Ximbinha. O que houve foi um diferencial quanto aos conceitos do projeto, questão de afinidade sobre como tocar a banda".

Aurino disse que a decisão de Thábata deixar o posto de vocalista do grupo foi de comum acordo. "Quando ela começou foi apresentada uma proposta e no caminhar do trabalho a equipe do Ximbinha teve outras ideias para a banda. Daí houve uma discordância. Viu-se de forma consensual que ela não deveria seguir no projeto por causa dessa divergência. Fizemos esse destrato para que cada um seguisse com seu projeto na sua formatação", afirmou.

O advogado disse ainda que Thábata não falou sobre o rompimento ainda porque quer esperar ter um novo trabalho para apresentar. "A ausência da manifestação se dá porque a Thábata está com a equipe dela focada em um novo projeto musical que será apresentado em breve. Depois ela deve comentar o assunto. Ela não tem qualquer impedimento contratual para falar", garantiu. "Ela é uma artista, está recebendo inúmeros convites para ir a programas de TV e vai comparecer quando tiver o projeto concluído para poder mostrar a direção musical que quer seguir", falou.

Aurino afirmou que não houve briga entre Thábata e Ximbinha, mas admitiu: "Existem alguns fatos pontuais que estão sendo muito potencializados na imprensa e não vou entrar nisso porque o interesse dela é seguir em frente. A equipe dela não quer mídia em face de qualquer evento que tenha ocorrido e, sim, pelo trabalho dela como cantora, como artista. A Thábata não tem interesse em trabalhar com o passado. Ela está completamente independente artisticamente". Procurado, o gerenciador de crise de Ximbinha disse que o músico não irá se manifestar sobre o assunto.
Fonte: EGO

[justiça] No aniversário de Neymar, jornal ironiza decisão da Justiça brasileira de rejeitar denúncia

Na Espanha, a decisĂŁo da Justiça Brasileira de rejeitar as denĂşncias de sonegação fiscal e falsidade ideolĂłgica nĂŁo passou em branco. E acabaram ganhando um toque de ironia no dia do aniversário de 24 anos do craque. Ao noticiar a histĂłria, o site do diário catalĂŁo “Mundo Deportivo” tratou a recusa do juiz Mateus Castelo Branco, da 5ÂŞ Vara Federal de Santos, como “presente judicial”.

A decisão saiu nesta quinta, véspera do aniversário de Neymar. Para tomá-la, o juiz se baseou no argumento, entregue pela defesa do jogador na quarta-feira, de que não pode haver uma acusação amparada num procedimento que ainda não chegou ao fim.

O Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia, ainda pode recorrer. Além de Neymar e do pai dele, foram denunciados na ação os ex-presidentes do Barcelona Alexandre Rosell e Josep Maria Bartomeu Floresta.

O MPF acusa Neymar e o pai de criarem empresas de fachada e adulterar documentos. O objetivo das fraudes seria o de diminuir a carga tributária sobre os ganhos do atacante. Com essa manobra, mais de 50% dos impostos a pagar teriam sido abatidos.
Fonte: Extra.globo

[polĂ­cia] MĂŁe e filho de 1 ano sĂŁo baleados em MossorĂł, pai Ă© morto

Um jovem de 22 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (4) no bairro SĂŁo Manuel, em MossorĂł, cidade da regiĂŁo Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a PolĂ­cia Militar, a mulher e um filho do casal, um menino de 1 ano, foram baleados e socorridos ao Hospital Regional TarcĂ­sio Maia.

Segundo a PM, o crime aconteceu na Rua da Harmonia. Bruno Henrique da Silva Ferreira estava na frente de casa com a mulher e a criança quando dois homens chegaram em uma motocicleta e começaram a atirar.

As vítimas foram socorridas, mas Bruno não resistiu. A mulher levou um tiro na região das nádegas e a criança foi baleada próximo a clavícula. O estado de saúde dos dois é considerado estável.

De acordo com a polícia, Bruno tinha sofrido uma tentativa de homicídio em 2011. A polícia acredita que o motivo do crime tenha sido acerto de contas. Ninguém foi preso.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Por que o Carnaval acontece tĂŁo cedo em 2016?

calendario
Em 2011 a terça-feira de Carnaval foi em 8 de março. Em 2015 caiu em 17 de fevereiro, bem mais cedo. Mas agora em 2016 a terça de Carnaval acontece ainda mais cedo, no próximo dia 9 de fevereiro. Você sabe porque a data do Carnaval muda a cada ano? E por que o Carnaval acontecerá tão cedo em 2016?

Tudo gira em torno da data da Páscoa que, de uma forma mais moderna, Ă© obtida pela seguinte regra astronĂ´mica: “A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorrer a partir do dia 21 de março”. Note que 21 de março Ă© a data aproximada do equinĂłcio (de outono, no hemisfĂ©rio sul, ou de primavera, no hemisfĂ©rio norte).

Para descobrir a data da terça-feira de Carnaval basta seguir os passos descritos abaixo (e numerados na figura/calendário acima). Quatro passos para calcular a data da terça de Carnaval:

1° passo: Procure no calendário o dia 21 de março, data aproximada do equinĂłcio. Em 2016 Ă© uma segunda-feira.

2° passo: Consulte um calendário lunar confiável para descobrir em que dia vai acontecer a primeira Lua Cheia depois de 21 de março. Em 2016, a primeira Lua Cheia depois de 21 de março acontece logo no dia 25 de março, quarta-feira.

3° passo: Encontre o primeiro domingo depois dessa primeira Lua Cheia depois de 21 de março. Em 2016 Ă© o dia 27 de março. VocĂŞ acaba de descobrir a data da domingo de Páscoa. E Ă© claro que um dia antes da Páscoa Ă© o Sábado de Aleluia e dois dias antes a Sexta-Feira da PaixĂŁo.

4° passo: A terça-feira de Carnaval acontece exatamente 47 dias antes do domingo de Páscoa. Confira no calendário acima, onde contei os dias atĂ© chegar na terça de Carnaval que em 2016 Ă© 9 de fevereiro.
Fonte: UOL

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

[segurança] Agentes e GTO abortam tentativa de fuga no CDP de Apodi

Foto: Jair Gomes
Por volta das 23:00 da noite de hoje (04) os Agentes Penitenciários do Centro de Detenção Provisório de Apodi conseguiram abortar a primeira tentativa de fulga na nova unidade.

Foto: Márcio Morais
De acordo com informações do diretor da unidade, Márcio Morais, os agentes Airton do Sena, Batista Moreira e Roberto Moreira, que estão de plantão, conseguiram detectar, através do Sistema de Monitoramento, que um dos presos estavam tentando furar um buraco no teto e acionaram o Grupo Tático e Operacional - GTO, que ajudaram a conter e identificar o principal responsável.

Foto: Márcio Morais
Na operação eles realizaram uma revista e conseguiram apreender 4 celulares, droga e eixo de ventiladores, os quais estavam sendo utilizado na perfuração do teto. "Eles estavam furando o teto com o eixo de ventiladores, mais ele só conseguiu furar a lajota e como após a lajota tem uma extrutura de ferro e 15 centimentros de concreto acreditamos que ele não conseguiria sair", explicou Márcio.

O diretor também ainda disse que o preso que estavam tentando furar o teto faz parte dos que vieram de Natal, os quais integram o total dos 100 presos na unidade.

HistĂłrico
O Centro de Detenção Provisória de Apodi foi construindo através de parcerias envolvendo a direção da unidade, Poder Judiciário, Ministério Público, Petrobrás, Fabricas de Cimento, Cerâmicas e varias outras instituições. Com menos de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), foi possível construir um CDP com capacidade para 80 vagas, antes os apenados cumpriam pena em três celas e sem as mínimas condições de higiene e convívio social.

[justiça] MPF processa ex-prefeito de Santana do Matos por dispensa indevida de licitação

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu ingressou com uma denúncia e uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Santana do Matos, Francisco de Assis Silva. O ex-gestor dispensou, indevidamente, licitações para aquisição de alimentos para merenda escolar, nos anos de 2009 e 2010.
Ele contratou os fornecedores João Batista Ferreira e Rodrigues e Rodrigues Comércio de Alimentos LTDA., em 2009, e a Suprinor Suprimentos do Nordeste Ltdas. - ME, já em 2010, para fornecimento de alimentos para a merenda escolar, argumentando que se tratava de caso excepcional, por falta de tempo para promover a devida licitação.
Representante do MPF, o procurador da RepĂşblica Victor Queiroga aponta, no entanto, que “o fato de a situação ter se repetido em dois anos consecutivos evidencia que (…) nĂŁo houve situação de excepcionalidade a justificar a dispensa dos procedimentos licitatĂłrios, mas, efetivamente, falta de zelo com a coisa pĂşblica por parte dos responsáveis pela administração municipal”.
AlĂ©m disso, o MPF destaca que essas dispensas indevidas terminam por resultar em um fracionamento de despesas, uma das formas utilizadas por gestores para “fugir Ă  modalidade legal de licitação”, que, se fosse adotada, garantiria maior controle e mais transparĂŞncia aos gastos. A denĂşncia e a ação se baseiam em um relatĂłrio de Fiscalização elaborado em 2010 pela Controladoria Geral da UniĂŁo (CGU) e irĂŁo tramitar na Justiça Federal sob os nĂşmeros 0000031-93.2016.4.05.8403 e 0800047-14.2016.4.05.8403, respectivamente.

[polĂ­tica] Kelps pediu ao novo superintendente do Banco do Brasil que ajude a Segurança do RN‏

O deputado Kelps Lima pediu hoje ao novo superintendente do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte, Ronaldo Alves de Oliveira, que ajude o Estado neste momento difícil de insegurança que a população.

Kelps explicou ao superintendente que os bancos se tornaram pólos atrativos de criminalidade, com explosões e assaltos constantes, e esses fatos amedrontam a população que vive no entorno das agências. Diante do momento difícil, Kelps pediu que os bancos colaborarem com o Poder Público dando apoio à segurança, contribuindo de alguma forma com o Governo.

O deputado nĂŁo sugeriu que tipo de ajuda o Banco do Brasil pode dar. “O prĂłprio Banco do Brasil pode definir isso junto com o Governo. Mas, o importante, Ă© que a instituição bancária dĂŞ as mĂŁos ao Rio Grande do Norte neste momento delicado”.

[cotidiano] Grupos no Whatsapp agora comportam até 256 membros

Os desenvolvedores do aplicativo de mensagens mais famoso do mundo, WhatsApp, aprimoraram a função de grupos que comportam apenas 100 pessoas e aumentaram esta capacidade para 256.
Os usuários já estão curtindo a nova ideia.

[polĂ­tica] PTdoB convida Wilma para presidir o partido no Estado

A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, vem recebendo uma série de visitas de manifestações de apoio de companheiros de luta, assim como de lideranças políticas que querem levá-la para suas legendas. Após algumas reuniões nos últimos dias com vários dirigentes partidários, no final da tarde desta quinta-feira, 04, foi a vez do presidente do PTdoB, deputado estadual Carlos Augusto Maia, oficializar o convite não apenas para ela integrar seu partido, mas presidi-lo, sucedendo-o.
“Vim colocar o nosso PTdoB, que eu presido no estado, como opção partidária para Wilma e todo o seu sistema polĂ­tico. Inclusive para ela presidir a executiva estadual e nos ajudar com a sua força e sua experiĂŞncia. Hoje já estamos chegando em 90 municĂ­pios e temos projetos de grande envergadura, como o de Parnamirim. Seria uma honra para todos nĂłs termos Wilma com a gente”, declarou o parlamentar.
“Estamos dialogando com todos que respeitosamente nos abrem as portas de seus partidos, mas estamos ouvindo tambĂ©m nossos companheiros para decidir qual o caminho que deveremos seguir”, enfatiza a vice-prefeita de Natal. Mais cedo, ela recebeu os ex-secretários Gileno Guanabara e Hermano Paiva, que tambĂ©m buscam saber que destino a lĂ­der deve seguir.

[cotidiano] Governo vai distribuir 5 milhões de preservativos no carnaval de 17 cidades

Brasília - Secretária adjunta de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Sônia Brito, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire e a assessora da secretaria executiva d
Durante os dias de folia do carnaval,  5 milhões de camisinhas serĂŁo distribuĂ­das em festas de rua no Recife (PE), em Olinda (PE), Salvador (BA), no Rio de Janeiro (RJ), em SĂŁo Paulo (SP) e em Ouro Preto (MG), que recebem milhares de foliões. Os preservativos serĂŁo distribuĂ­dos em 17 cidades de oito estados e no Distrito Federal, pelo MinistĂ©rio da SaĂşde.

Além dos preservativos masculinos e femininos, os foliões vão receber também sachês de gel lubrificante. Em vários locais, o personagem da campanha de carnaval deste ano do ministério, o Homem Camisinha, é quem fará a distribuição. Aeroportos, como os do Rio de Janeiro e de Salvador, e bares também terão dispositivos com preservativos disponíveis.

De acordo com o Ministério da Saúde, durante todo o ano de 2015, houve a distribuição de 574 milhões de preservativos, superando os 443,8 milhões entregues em 2014.

[política] Hélio da Ambulância, suplente de vereador, poderá assumir a vaga de Evangelista

O suplente de vereador, Hélio da Ambulância (PR), poderá assumir a vaga de vereador que pertecendo a João Evangelista.

Hélio tem 53 anos e participou do pleito passado pela coligação 'A Força do Compromisso (PR, PP e PRB)'. Natural de Tabuleiro do Norte - CE, e com apenas o ensino fundamental completo ele poderá reassumir o mandato após tentar a reeleição em 2012 quando ficou na suplencia com 579 votos.

Entenda o caso:
João Evangelista de Menezes Filho foi preso no último dia 26 na operação Apóstolo, por estar, segundo o Ministério Público, atrapalhando as investigações.

Os advogados do vereador entraram com uma liminar pedindo a soltura do mesmo, que fora negado pela Juíza Ana Clarisse. A defesa apelou para a Procuradoria de Justiça em Natal, mas o desembargador também negou, cabendo agora o julgamento do Harbeas Corpus, o qual poderá levar em torno de 2 meses.

De acordo com informações relatadas por veredores o Regimento Interno da Casa diz que um legislador pode ficar até 5 sessões consecutivas sem comparecer a mesma, passando disso o mesmo tem o mandato cassado pela própria Câmara.

Porém, o Regimento também diz que qualquer vereador tem direito a pedir licença de até 3 meses para se afastar do cargo e voltar depois desse período, contudo, mesmo pedindo licença o suplente assume imediatamente. Com isso, fazendo exatamente 2 sessões que João Evangelista não comparece a casa legislativa, caso ele não tenha o pedido de liberdade concedida, o suplente poderá assumir no final deste mês de fevereiro.

Outro fato que assegura ainda mais a possível volta de Hélio ao cargo de vereador é a publicação de mais um mandado de prisão, que, segundo o blog Apodiário anunciou, fora expedido ontem contra Evangelista, pela acusação de Usurpação de Função Pública.

[cotidiano] Correios funcionam em horário diferenciado no carnaval

As agências dos Correios do Rio Grande do Norte que funcionam aos sábados atenderão normalmente a população neste sábado, dia 6 de fevereiro, inclusive com os serviços do Banco Postal. Apenas na segunda (8) e na terça-feira (9) não haverá atendimento. Na quarta-feira de cinzas (10), o funcionamento será a partir do meio-dia.

Por ocasião do Carnaval, a contagem do prazo de entrega dos serviços SEDEX e demais objetos começa na quarta-feira (10). Por esse motivo, entre os dias 5 e 9, não haverá prestação dos serviços SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje e SEDEX MUNDI.

A Central de Atendimento dos Correios funcionará em horário normal durante o Carnaval: todos os dias, das 8h às 22h. Para solicitar serviços ou informações, os telefones são: 3003 0100 (capitais) e 0800 725 7282 (interior). Para registrar sugestões, elogios ou reclamações, o número é 0800 725 0100.
Fonte: Novo Jornal

[saúde] Sesap alerta municípios quanto ao aumento de doenças diarréicas agudas

A secretaria estadual de SaĂşde, por meio da Subcoordenadoria de Vigilância EpidemiolĂłgica, enviou nota de alerta aos municĂ­pios quanto ao aumento de casos de doenças diarrĂ©icas agudas (DDA), observado nas Ăşltimas semanas no Rio Grande do Norte. De acordo com a tĂ©cnica Zaira Santiago, na semana epidemiolĂłgica NÂş 03/2016, “56% dos municĂ­pios que notificaram no Sistema de Informação – Sivep DDA – apresentaram nĂşmero de casos acima do esperado para o perĂ­odo. Com isso, deve-se intensificar o monitoramento das DDA (com notificação oportuna) e implementar as medidas de controle necessárias”, explica.

As doenças diarréicas são causadas por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Pode ser acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é auto-limitada, com duração entre 2 a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição. O modo de transmissão ocorre por via fecal-oral. Pode ser por contato pessoa a pessoa, por meio de água e alimentos ou por objetos contaminados.

[cotidiano] TCE de Sergipe proĂ­be gastos com carnaval e exige pagamento dos professores

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) emitiu uma medida cautelar que proíbe 53 municípios sergipanos de realizarem festividades no carnaval e despesas com publicidades. O motivo está no atraso ou ausência de pagamento dos vencimentos e dos décimos terceiros salários do magistério.

Como o Tribunal está em perĂ­odo de recesso funcional, a determinação advĂ©m de decisĂŁo do conselheiro presidente ClĂłvis Barbosa, que exige ainda dos municĂ­pios a destinação prioritária dos recursos recebidos pelo FUNDEB, MDE e salário-educação Ă  folha de pessoal do magistĂ©rio, “garantindo-lhe precedĂŞncia no pagamento em relação a demais credores e servidores, atĂ© a data-limite do quinto dia Ăştil do mĂŞs subsequente".

A cautelar foi uma solicitação do procurador Eduardo Côrtes, do Ministério Público de Contas, motivado por notícia enviada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese), em dezembro de 2015, onde são apresentadas as irregularidades relacionadas aos professores das redes municipais.
Fonte: G1SE

[polĂ­cia] VĂ­deo flagra momento em que caixa de banco Ă© explodido no RN

Um vídeo flagrou a ação de criminosos em Upanema, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. A quadrilha explodiu um caixa na agência do Banco do Brasil na madrugada desta quinta-feira (4).

As imagens mostram quando um carro preto chega ao local às 2h33. Seis homens saltam do veículo e invadem a agência. Um deles está com uma arma longa, de grosso calibre. Após colocar dinamites, eles se afastam do estabelecimento e esperam a explosão. A agência ficou destruída.

"Eles atiraram pela cidade na fuga. Foi para amedrontar, pois só dois policiais estavam de plantão em Upanema", informou o agente Rudney Pinto, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró. A polícia ainda não sabe quanto foi levado.

Renato Medeiros, blogueiro da cidade, colocou uma câmera em um poste próximo a agência em dezembro do ano passado, quando o banco foi reaberto. A agência havia sido alvo de explosão em fevereiro de 2014.
Fonte: G1RN

[segurança] CPRE e PRF realizam “Operação Boiadeiro” e removem 74 animais das rodovias do RN

Com o objetivo de prevenir acidentes envolvendo animais nas rodovias do Rio Grande do Norte, os policiais do 2Âş Distrito do Comando de PolĂ­cia Rodoviária Estadual (2Âş DPRE), em conjunto com a PolĂ­cia Rodoviária Federal (PRF) e alguns voluntários, realizaram durante toda esta quarta-feira (3) uma operação denominada de “Operação Boiadeiros”.
Os trabalhos tiveram início na RN 117, na saída da cidade de Mossoró, passando por Govenador Dix-Sept Rosado, Alexandria, Pilões, Pau dos Ferros, em seguida na cidade de Apodi, onde a operação foi finalizada. Ao todo 74 semoventes que poderiam pôr em risco a vida de condutores de veículos foram removidos das rodovias, sendo 28 bodes, um cavalo e 45 jumentos. A ação serve de preparativo para o Carnaval, onde o fluxo nas rodovias irá aumentar consideravelmente.

[polĂ­tica] PSB oficializa Rafael Motta no comando da legenda no RN

O presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, nomeou nesta quinta-feira (04) o Deputado Rafael Motta para presidir a Secção Estadual do PSB no Rio Grande do Norte, nomeando como seu vice-presidente o deputado estadual Luiz Fernando Lourenço de Farias (Tomba). Além deles, participa também da nova direção a ex-deputada Sandra Rosado.
Integram ainda a nova direção os seguintes membros:
– JosĂ© Eduardo da Costa Mulatinho, Secretário;
– Ivanildo Fernandes de Oliveira, Secretário de Finanças;
– Antonio Carlos Dantas de Meirelles, Membro; e
– Watson Bruno Ferreira Nunes, Membro.

[política] Kelps sugere aumento da diária operacional paga aos PMs durante carnaval

O deputado Kelps Lima (Solidariedade) voltou a abordar a Segurança Pública do Rio Grande do Norte em pronunciamento nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa. O parlamentar criticou o valor das diárias operacionais pagas aos policiais militares e propôs ao Governo uma medida excepcional durante o carnaval.
“Sugiro que nesse carnaval o Governo do Estado conceda um reajuste excepcional no valor das diárias operacionais pagas aos agentes que irĂŁo trabalhar no perĂ­odo. Ao mesmo tempo em que abra um processo de estudo para reajuste efetivo”, disse Kelps.
De acordo com o deputado, o valor pago atualmente pela diária operacional Ă© defasado, fazendo com que os policiais nĂŁo queiram se voluntariar para trabalharem durante os dias de folia. “Os policiais militares estĂŁo insatisfeitos pois foram convocados de forma compulsĂłria. As tropas irĂŁo para as ruas na marra”, afirmou.

[polĂ­tica] TJ nega liberdade a ex-governador do RN condenado por peculato

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte definiu nesta quinta-feira (4) que o ex-governador Fernando Freire deve continuar preso no Comando Geral da Polícia Militar. A decisão do desembargador Gilson Barbosa, que desempatou o julgamento do pedido de concessão do habeas corpus, sustenta haver fundamentos suficientes para a manutenção da situação de prisão atual. A sessão terminou 2 a 1 pela manutenção da prisão de Freire.
Na sessão anterior, no dia 28 de janeiro, a desembargadora Zeneide Bezerra já havia votado pela manutenção da prisão do ex-governador. Já o desembargador Glauber Rêgo, votou pela concessão do habeas corpus, com o argumento de que não haveria fato atual que justificasse a manutenção da prisão e condicionou a liberdade provisória à aplicação de medidas cautelares, como a proibição de se ausentar do país e a proibição de contratar com a administração pública ou direitos políticos, dentre outros.
Advogado de defesa do ex-governador, Flaviano da Gama Fernandes afirma que vai recorrer da decisĂŁo. “Iremos, sem dĂşvida, recorrer ao STJ. Esse Ă© o prĂłximo passo. QuerĂ­amos resolver nesta instância (TJRN), mas temos degraus e, agora, moveremos recurso, que chega mais forte ao Superior Tribunal de Justiça”, disse.

[cotidiano] Pesquisa indica que menos municĂ­pios apoiarĂŁo o carnaval de 2016

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou uma redução no número de municípios que pretendem dar algum apoio às festas de carnaval. O estudo indica que, até o ano passado, 56% dos municípios tinham costume de apoiar o carnaval. De acordo com os dados, esse percentual caiu para 31,6% em 2016.

Segundo a pesquisa, 64,9% das prefeituras não investirão no carnaval deste ano. A justificativa da maioria é a falta de recursos para aplicar na festa. Outros prefeitos alegam que utilizarão o dinheiro em outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura.

“Com o cenário da economia brasileira de incerteza ao longo do ano [...] há uma apreensĂŁo generalizada dos agentes econĂ´micos. Tudo isso justifica a queda na atividade econĂ´mica, bem como na arrecadação de tributos e constante cautela dos gestores pĂşblicos na hora de gerar despesa aos seus municĂ­pios. Diante desse cenário, muitos governos locais retiraram o apoio ao carnaval deste ano”, informou a pesquisa. 

Ainda segundo o estudo, 43,7% dos municĂ­pios já tinham o hábito de nĂŁo apoiar o carnaval em anos anteriores. Grande parte deles tem uma população pequena, de atĂ© 50 mil habitantes. Para a CNM, a explicação está na dependĂŞncia “quase total” que os pequenos municĂ­pios tĂŞm do repasse do Fundo de Participação dos MunicĂ­pios (FPM).

A pesquisa ouviu 2.903 municípios (52,1% do total de municípios do país) de todas as regiões entre 19 e 28 de janeiro. Os que confirmaram apoio ao carnaval explicaram que podem participar cedendo infraestrutura, segurança ou injetando verba na festa.
O apoio financeiro será feito por 68% desses municĂ­pios. O gasto mĂ©dio será de R$ 129 mil, correspondente a 81% do valor investido em 2015. “Ainda assim, existem municĂ­pios que apostam no carnaval para aumentar o turismo na regiĂŁo e, por isso, contribuirĂŁo com os festejos do carnaval deste ano”, concluiu o estudo.

[saĂşde] Brasil sonega amostras de zika para pesquisa no exterior

pesquisa
O Brasil não está compartilhando amostras e dados o suficiente sobre o zika para permitir que pesquisadores determinem se o vírus está realmente por trás dos casos de microcefalia, afirmam autoridades dos EUA e da ONU (Organização das Nações Unidas).

A falta de dados está forçando laboratórios americanos e europeus a trabalharem com amostras de surtos anteriores e está frustrando esforços para desenvolver testes diagnósticos, drogas e vacinas. Cientistas afirmam que não são capazes de acompanhar a evolução do vírus.

Um dos principais problemas parece ser a legislação brasileira. No momento, é tecnicamente ilegal para pesquisadores e institutos brasileiros compartilhar material genético, incluindo amostras de sangue contendo zika e outros vírus.

É um assunto muito delicado, esse compartilhamento de amostras”, afirmou Marcos Espinal, diretor de doenças comunicáveis da OMS (Organização Mundial da SaĂşde).

[saĂşde] Chega a 62 os casos confirmados de microcefalia no RN, diz secretaria

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta quarta-feira (3) informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da microcefalia no estado. Até o momento, foram notificados 231 casos.

Deste total, 194 são de nascimentos ocorridos em 2015. Outros 33 são de nascimentos ocorridos até 30 de janeiro deste ano, 2 foram abortos e 2 intraútero. Do total de notificações, 62 foram confirmados, 15 foram descartados e 154 estão sob investigação.

Os casos notificados estão distribuídos em 55 dos 157 municípios do estado. Do total de casos notificados, 14 evoluíram para óbito, após o parto ou durante a gestação (aborto espontâneo ou natimorto).

Ainda de acordo com a Sesap, dos 62 casos confirmados, 58 foram baseados em critério clínico-radiológico, por apresentar resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, como dilatação dos ventrículos cerebrais, calcificações intracranianas, entre outros sinais clínicos observados por qualquer método de imagem.

Quatro casos foram confirmados por critérios clínico-laboratoriais e com a identificação do vírus zika a partir de amostras provenientes de dois casos de aborto e de dois recém-nascidos.

Quinze casos foram descartados por apresentarem exames normais, por apresentarem microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrarem nas definições de casos.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Homem toma 35 comprimidos de Viagra em uma hora e vai parar no hospital

Um homem de 36 anos acabou no hospital apĂłs ingerir 35 comprimidos de Viagra em apenas uma hora, em Whiternsea, no litoral da Inglaterra. A superdosagem, tomada “por brincadeira” apĂłs dois dias de bebedeira, segundo o rapaz, causou uma ereção de cinco dias em Daniel Medforth. Ele ficou sob observação na clĂ­nica por 36 horas.

“Os paramĂ©dicos foram muito profissionais, mas eu podia ver que eles tentavam nĂŁo rir. Os mĂ©dicos e as enfermeiras me contaram”, contou Daniel Medforth ao tabloide britânico The Sun. ApĂłs receber alta, ele teve de passar os dias seguintes na cama. “NĂŁo foi uma ereção permanente. Mas toda vez que enconstava em algo ‘ele’ subia”, acrescentou.

Abuso

A superdosagem do sildenafil, conhecido comercialmente como Viagra, não causa efeitos somente no pênis. O princípio ativo do medicamento pode causar também dores no peito, náusea, taquicardia, desmaio e baixa pressão arterial. Em casos mais graves, a substância leva a perda de consciência, hemorragia cerebral e morte.