logo

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

[cotidiano] NAPS realizará casamento comunitário em Pau dos Ferros

Imagem Ilustrativa
O Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS) se prepara para realizar, no dia 5 de dezembro, um casamento comunitário na cidade de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste potiguar. Ao todo, são esperados 240 casais inscritos. De acordo com o organizador do evento, Rossini Pimentel, as inscrições para o evento se encerram no próximo dia 22 de novembro.

Até agora, cerca de 50 casais já estão inscritos, originários de Pau dos Ferros e de sete municípios circunvizinhos que pertencem à Comarca e ao Cartório Único da região. Munícipes de Campo Grande, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Encanto, Riacho de Santana, Água Nova e Francisco Dantas também podem participar da solenidade.

Os interessados devem procurar os cartórios locais para realizar a inscrição, levando comprovante de residência, certidões de nascimento atualizadas, cópia das carteiras de identidade, além de duas testemunhas por casal.

Rossini explica que todos os casais inscritos ficam isentos de pagar o valor de R$ 236, de acordo com a Lei Estadual nº 7.115, de 1983, que prevê a gratuidade dos casamentos a casais que ganhem uma renda inferior ou igual a dois salários mínimos.

“Após o encerramento das inscrições, vamos proceder às palestras de preparação para o matrimônio”, disse, relembrando que as palestras são abertas também aos padrinhos e familiares dos casais.

[política] Fábio Faria descarta possibilidade do grupo de Robinson assumir algum Ministério no governo Dilma

Durante entrevista a um programa de rádio na manhã de hoje, o deputado federal Fábio Faria (PSD) descartou a possibilidade de que o governo do seu pai, Robinson Faria (PSD), assumir algum Ministério no governo Dilma Rousseff (PT).

O deputado relatou que, mesmo com a aliança formada com o PT, elegendo a senadora Fátima, o grupo não pretende assumir nenhum Ministério.

Ainda durante a entrevista ele disse que as lideranças locais não terão direito a indicação, mais que serão consultadas quando for haver a nomeação dos cargos comissionados municipais.

[educação] Estudante faz manifestação artística seminua na UFRN em Natal

Uma estudante chamou a atenção ao realizar uma manifestação artística nesta quinta-feira (13) no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Seminua e usando uma focinheira, a jovem caminhou pelo Restaurante Universitário e pelo Setor de Aulas I.

O diretor da Divisão de Segurança Patrimonial da UFRN, Manoel Euflausino, chegou a deslocar uma equipe para conversar com a estudante.

"Fomos informados que era uma manifestação artística e só ficamos acompanhando pelas câmeras de segurança", explica.

Euflausino conta que recebeu um pedido de alguns estudantes para que a segurança patrimonial fosse mais tolerante com as manifestações dos alunos. "Não foi necessária nenhuma intervenção. Transcorreu tranquilamente", concluiu o diretor.

[cotidiano] 125 anos de República: os partidos e a construção da liberdade política no Brasil

Em 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a existência de 32 partidos políticos regularmente constituídos no Brasil. Além dessas, outras 30 legendas estão em algum estágio do processo de organização e registro. Tamanha pluralidade desperta o debate em torno do papel de tantas agremiações no processo político brasileiro, que inclusive já chegou ao plenário da Corte Eleitoral. Mas nem sempre foi assim: a partir do bipartidarismo que caracterizou o fim do Segundo Reinado, a história republicana do Brasil é em boa parte contada por meio do amadurecimento do seu sistema de representação político-partidária. Em 125 anos de República, os partidos políticos contam os avanços e os retrocessos que caracterizaram a luta pela plena democracia.

Com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, o Partido Conservador, que pontuou a polarização do debate político no Segundo Império com o Partido Republicano, foi dissolvido. O resultado disso foi a hegemonia do Partido Republicano como braço político da intervenção do Exército no governo durante a chamada Primeira República, que perdurou de 1890 a 1930, amparada pela justificativa da necessidade de garantia da estabilidade do regime recém-instituído. Essa foi a época da chamada política dos governadores, em que o debate se organizava não em torno de legendas, que tinham alcance limitado e curta duração, mas de chefes políticos locais.

Foi somente no contexto da Revolução de 1930 que começaram a surgir no Brasil partidos políticos com pretensões nacionais, e marcados por uma orientação ideológica não limitada à defesa dos interesses das oligarquias regionais. O Partido Comunista do Brasil e a Ação Integralista Brasileira foram exemplos de agremiações que refletiram no país o debate ideológico que ocorria na Europa desde a Revolução Bolchevique de 1917, na Rússia, e a ascensão do fascismo, na Itália, em 1922.

A experiência democrática iniciada em 1930, no entanto, teve vida curta. Com o golpe do Estado Novo, em 1937, os partidos políticos foram proibidos, e o Congresso Nacional, fechado. Só oito anos depois, com a deposição de Getúlio Vargas, em 1945, a cena política nacional pôde voltar a se reorganizar.

O período de 1946 a 1964 já foi marcado pelo pluripartidarismo que hoje caracteriza o debate político no Brasil. Foram sete agremiações que conduziram o processo democrático no país durante a era Juscelino Kubitscheck, a crise política do governo Jânio Quadros, a breve experiência parlamentarista que o sucedeu e, por fim, a deposição de João Goulart após um longo período de instabilidade política.

Com a instalação do regime militar, o pluripartidarismo estava com os dias contados. E de fato, em 1966, foi outorgado do Ato Institucional nº 2 e as agremiações políticas foram dissolvidas. Um regime bipartidário foi imposto até o início da fase de distensão do regime, que começaria 13 anos depois.

No entanto, com a promulgação da Lei de Anistia, de 28 de agosto de 1979, o pluripartidarismo voltou a caracterizar a política brasileira, o que foi consolidado a partir da redemocratização do país, em 1985, e da promulgação da atual Constituição Federal, em 1988.

Segundo Ane Cajado, chefe da Seção de Acervos Especiais (Seesp) da Secretaria de Gestão da Informação (SGI) do TSE, a Constituição Federal de 1988 elegeu como um dos seus princípios o pluripartidarismo como uma sinalização do constituinte de não se limitar a forma de expressão política. “Os partidos políticos, em tese, deveriam expressar a diversidade de opiniões e de projetos em torno do que se deseja implementar no país”, explica. Sobre a polêmica em torno do grande número de legendas atualmente registradas no Brasil, que conforme o pensamento de vários estudiosos poderia dificultar a governabilidade e o funcionamento regular do sistema democrático, Ane pontua que ela não é culpa da Constituição: “A responsabilidade é nossa, de fazer esse aprendizado político e tratar esse princípio constitucional com razoabilidade”.

[cotidiano] ONU afirma que Noruega é o melhor lugar do mundo para se viver, Brasil é 79°

A Noruega tem um IDH de 0,944 e é um dos 10 melhores lugares do mundo para viver

Quais são os melhores lugares do mundo para viver atualmente? O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que leva em conta as dimensões economia, educação e saúde, avalia a qualidade de vida em vários países.

A ONU avalia a expectativa de vida no nascimento, o tempo que uma pessoa passa na escola e o padrão de vida a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Com estes resultados, O IDH é calculado. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.

Um dos objetivos da análise é o de mostrar que crescimento econômico, por si só, não é um retrato fiel do desenvolvimento de um lugar.

O Qatar, por exemplo, 31º mais desenvolvido, conta com PIB per capita de 119 mil dólares, mas a população fica apenas 9 anos na escola. Já a Noruega (1ª) tem PIB per capita de 64 mil dólares, mas os noruegueses passam, em média, 12,6 anos na escola.

Nesta lista, são considerados apenas os locais classificados pela ONU como desenvolvimento “muito alto”. O Brasil não é parte deste grupo, mas foi incluído para fins de comparação ficando em 79º lugar.

Veja a lista dos 10 melhores:

1. Noruega
2. Austrália
3. Suíça
4. Holanda
5. Estados Unidos
6. Alemanha
7. Nova Zelândia
8. Canadá
9. Singapura
10. Dinamarca

[cotidiano] A cidade de Apodi poderá ganhar mais dois projetos sociais

          


A cidade de Apodi poderá ganhar mais um projeto social, além do projeto do grupo Os Vencedores implantado pelo PM Jakson França e sua equipe, a Promotoria de Justiça e o Poder Judiciário, a qual já são apoiadores deste, estará implantando mais dois projetos, o Centro de Reabilitação Humana e o Abrigo para Idosos.

O projeto tem como objetivo contribuir com a sociedade de forma significativa para que o número de usuários de drogas possa ser menos frequente, além de um maior cuidado com idosos que são abandonados pelos familiares.

Abaixo o PM Jakson França falou do projeto e lançou um convite a sociedade, veja:

CONVITE

Você é do tipo que gosta de ajudar as pessoas? Já fez, faz ou tem vontade de fazer algum trabalho voluntário? Pois bem, se você é do tipo que se preocupa com o avanço das drogas ou com a situação dos idosos abandonados ou vítimas de exploração, chegou a hora de ajudar.

A Promotoria de Justiça de Apodi, em parceria com o Poder Judiciário (Fórum), com as igrejas e com toda a comunidade apodiense está iniciando dois projetos que vão fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

O primeiro deles é a construção de um “Centro de Reabilitação Humana”, destinado ao tratamento e à recuperação de todos aqueles que sofrem com os mais diversos tipos de vício, em especial o vício das drogas.

O objetivo principal desse Centro será livrar nossos jovens do vício das drogas, resgatando, por meio da vida comunitária, da qualificação profissional e da espiritualidade, a dignidade há tempos perdida.
O Centro ficará num sítio na Zona Rural de nossa cidade, onde os internos poderão contar com moradia, alimentação, atividades socioculturais e esportivas, qualificação profissional e, sobretudo, orientação espiritual (de todas as igrejas e religiões).

O outro projeto é a construção de uma casa para abrigar idosos em situação de risco, maus tratos ou abandono. Mais do que um asilo, essa casa será um lar, orientado pelo espírito de fraternidade e amor ao próximo, por meio do qual se devolverá a esses idosos a dignidade e o afeto de que já não dispõem no seio de suas famílias.

Essa casa deve ser construída na zona urbana de Apodi, de modo a manter os idosos próximos aos serviços básicos de saúde e de assistência social, além, é claro, dos amigos e familiares. Por ora, estamos procurando um terreno que possa ser doado para construção da casa.

Se você quiser conhecer mais sobre esses projetos, entre em contato conosco por meio das seguintes pessoas:

Projeto relativo às drogas: Jackson (9165-3588) e Airton (9106-7383).
Projeto relativo aos idosos: Luiz de Bevenuto (9136-3152) e Cortez (9102-6058).
Ou venha para as próximas reuniões, que ocorrerão às 14 horas dos dias 25/11 (idosos) e 26/11 (drogas), no Salão do Júri do Fórum de nossa Comarca.

Venha e participe!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

[cotidiano] Whatsapp continua passando por mudanças

Após ter sido implantado a mudança de cor da ceta que confirma o envio de mensagem aos usuários Whatsapp mudou mais uma vez. Agora, os grupo que eram limitados a 50 pessoas passam a caber até 100 pessoas.

[economia] Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 67 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.652 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (12), em Osasco (SP).

No próximo sorteio, que vai acontecer nesta sexta (14) e não no sábado como de habitual modo, devido ao feriado nacional. A previsão é que o prêmio chegue a R$ 67 milhões.

Veja as dezenas: 07 - 24 - 26 - 28 - 44 - 57.

A quina teve 391 acertadores e cada um vai levar R$ 14.612,95. Já a quadra pagará R$ 367,42 para cada um de seus 22.215 ganhadores.

[política] Assembleia aprova projetos do Ministério Público e do Governo do Estado

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça feira (11) Projeto de Lei Complementar alterando as Leis Complementares 425, de 8 de junho de 2010 e  446, de 29 de novembro  de 2010, para revisar a remuneração de cargos e funções no âmbito do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Na sua exposição de motivos, o Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis justificou que o artigo 127 da Constituição Federal, em seu parágrafo 2º assegura ao Ministério Público autonomia funcional e administrativa,  prevendo, também, que será facultado ao Órgão propor ao Poder Legislativo a política remuneratória de seus cargos e serviços auxiliares, sem prejuízo da lei própria, que dispõe sobre sua organização e funcionamento.

O Procurador expôs ainda no encaminhamento da matéria que também a constituição Estadual, em seu artigo 46, prevê que “a inciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer deputado ou comissão da Assembleia Legislativa, ao governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao de Contas, ao Procurador-Geral de Justiça e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição”.   Na votação em plenário, o Projeto foi aprovado por unanimidade.

Também na sessão ordinária foi aprovado um Projeto de Lei Ordinária, de origem do Governo do Estado, alterando a Lei 9.492, de 5 de julho de 2011, que institui o Fundo de Manutenção e Aperfeiçoamento Funcional da Diretoria de Saúde da Polícia Militar (FUNDSAUDE-PM).

O projeto, aprovado por todos os deputados que participaram da sessão, amplia o rol de hipóteses possíveis para utilização dos recursos reservados ao Fundo, de acordo com a justificativa da governadora  Rosalba Ciarlini.

[política] Kelps Lima diz que déficit orçamentário do Estado pode chegar a R$ 2 bilhões

O deputado Kelps Lima (SOLIDARIEDADE)  declarou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (13) que o Orçamento Geral do Estado (OGE) tem um déficit maior do que R$ 1 bilhão, valor que vem sendo divulgado pela imprensa local. Segundo o parlamentar, na peça orçamentária não estão inclusos gastos com restos a pagar, as decisões judiciais para contratação de novos servidores e com os planos de cargos aprovados na Assembleia Legislativa. “O rombo é bem maior do que se pensa, deve chegar a R$ 2 bilhões”, disse o deputado.

De acordo com Kelps Lima, o orçamento é feito a partir de informações técnicas fornecidas pelo Tesouro Nacional, Banco Mundial, FMI, entre outras instituições financeiras. “Eles indicam a previsão de crescimento econômico para o ano seguinte. Foi enviada uma peça orçamentária para esta Casa na ordem de R$ 12 bilhões, para serem usados no exercício administrativo de 2015. O secretário de Planejamento do Estado, Obery Rodrigues disse que, tecnicamente, o orçamento está correto. Por esta razão, reforçamos o convite para que ele esclareça essas questões”, afirmou.

O deputado disse que a conta prevista pelo Governo do Estado não bate com as despesas que o Executivo terá em 2015. “A brincadeira de gerir, de forma politiqueira, a máquina pública faliu o RN. O déficit corrente é de quase R$ 3 bilhões. Quais serão as medias modernas de gestão a ser implementadas no início de governo? Acredito nas boas intenções do governador e de sua equipe. Mas isso precisa ser dito. Se o Estado não tem condições de pagar o salário em dia, se o orçamento previsto não dá para pagar a folha, como vai dar aumento a servidores? Como isso será feito?”, questionou.

[educação] PF investiga denúncia de vazamento do tema da redação do Enem 2014

Um candidato do Piauí procurou a Polícia Federal nesta quarta-feira para informar que teria recebido o tema da redação do Enem 2014 antes de o exame ser aplicado.

A imagem da suposta prova teria sido enviada para o celular do estudante pelo Whatsapp, aplicativo de mensagens, na manhã do último domingo, quando foram aplicadas as provas de matemática, linguagens e redação. O aparelho foi apreendido pelos policiais e o caso está sendo investigado.

Em seu perfil em rede social, o estudante Jomasio Barros publicou na tarde do domingo uma imagem da mensagem que teria recebido e afirmou: “E agora? Como um exame a nível nacional pode ser totalmente seguro e confiável se o tema da proposta de redação já tinha chegado até em mim…”. Segundo informações de sua página pessoal, ele mora em Picos (PI) e é estudante de direito.

Procurado nesta quinta-feira (13), o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, destacou que a Polícia Federal “está realizando perícias no aparelho”.

“Desde o início do exame outras denúncias foram recebidas e, quando apuradas, todas se mostraram infundadas. O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes”, diz a nota.

Neste ano, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem. O tema da redação foi a “publicidade infantil em questão no Brasil”.

[política] Câmara Municipal de Apodi aprova CPI onde afirma que o prefeito comete ato de Improbidade Administrativa

Durante a sessão ordinária de hoje, a Câmara Municipal de Apodi, aprovou, por 8 X 4 o projeto de resolução N° 004°/2014 que institui a Comissão Parlamentar de Inquérito onde o relatório final afirma que o prefeito cometeu um ato de improbidade administrativa. O projeto foi apresentado no dia 14 de agosto deste ano pelo legislativo em virtude da não resposta por parte do executivo a respeito dos requerimentos enviados a prefeitura.

No plenário foi lido o relatório e apresentados os documentos necessários a investigação a qual evidencia o fato.

Após aprovado e reconhecido pela câmara como um ato de improbidade administrativa, cabe agora ao Ministério Público julgar o processo junto ao titular da justiça de Apodi para saber se cassa ou não o mandato do prefeito.

Ainda ontem, a assessoria jurídica da prefeitura, entrou com um mandado de segurança junto a juíza local Dra. Kátia Cristina Guedes Dias pedindo adiamento da votação do relatório final da CPI. A excelentíssima Juíza indeferiu o pedido do executivo apodiense, mantendo assim a leitura do relatório como também a votação acontecida nesta quinta-feira, 13.

Em votação aberta, quem votava a favor da aprovação da CPI respondia sim, quem não era a favor respondia não, e assim o resultado final ficou da seguinte forma: 

Os vereadores da oposição:     votaram              Vereadores da Situação:      votaram

Nilson Fernandes      (PMDB)    Sim                  Junior Carlos      (PSB)               Não
Laete Oliveira           (PMN)       Sim                  Soneth Ferreira     (PDT)            Não
Junior Souza             (PMDB)     Sim                 Genivan Varela    (PCdoB)         Não
Costinha                   ((PPS)         Sim                  Chico e Marinete    (PCdoB)     Não
Filho Neto                 (PPS)         Sim                  Ângelo Suassuna     (PP)            Sim
Hortência Regalado   (PSDB)     Sim
Bráulio Ribeiro          (PROS)     Sim

[politica] Cadastro eleitoral reaberto

Desde o dia 03 de novembro foi reaberto o cadastro eleitoral, com o retorno do atendimento normal aos eleitores, que agora podem requerer qualquer operação, desde revisão até emissão de quitação eleitoral.

Os serviços estavam suspensos desde o dia 7 de maio de 2014, em virtude do processo eleitoral, conforme determinação do artigo 91 da Lei 9.504/97 e Resolução nº 23.390/2013 (Calendário Eleitoral), do Tribunal superior Eleitoral, que determinam o fechamento do cadastro eleitoral alguns meses antes das eleições, de modo a evitar fraudes.

[cotidiano] Semana Nacional de Conciliação tem mais de 800 processos pautados em Natal

Cerca de 800 processos em trâmite na Justiça Comum e no Juizado Especial da Fazenda Pública fazem parte do acervo que irá integrar a Semana Nacional de Conciliação (SNC), em Natal. Coordenada pela juíza Rossana Alzir Diógenes, responsável pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) da capital, a Semana acontecerá de 25 a 27 de novembro, na Faculdade Maurício de Nassau - Unidade Roberto Freire. A expectativa é superar o índice de 70% de acordos obtidos durante a edição de 2013.

De acordo com a juíza Rossana Alzir, uma gama variada de assuntos e áreas do Direito compõe os processos que integram a Semana Nacional de Conciliação em Natal. Ao todo, serão realizadas seis bancas por dia em cada uma das quatro salas separadas para a realização das audiências. Nas bancas, constarão feitos que envolvem instituições financeiras, planos de saúde e ações que envolvem demandas de pacientes contra o Estado, como por exemplo o fornecimento de medicamentos.

“O tempo para a inscrição de processos foi bem curto este ano, de modo que a quantidade não foi tão expressiva. De toda forma, estamos aptos a conciliar e com boas expectativas relativas à resolução dos conflitos”, esclareceu a magistrada.

Cerca de 80 pessoas participarão ativamente dos trabalhos conciliatórios, entre servidores do Judiciário estadual e conciliadores voluntários, muitos deles com experiência em mutirões como o DPVAT e INSS, além do juiz Cleófas Coelho. O evento receberá feitos originários do Juizado Especial Central, localizado no bairro da Ribeira, e dos Juizados das zonas Sul e Norte da capital.

É importante que as partes intimadas à conciliação compareçam no dia e hora agendados para tentar chegar à resolução final do seu processo. A Semana Nacional da Conciliação de Natal será realizada nas instalações da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Roberto Freire, das 8h às 17h. Para mais informações, basta entrar em contato com o Cejusc Natal pelo telefone 3616-9720.

[política] Governador eleito Robinson participa de reunião com equipe de trânsição

O trabalho da equipe de transição da próxima gestão continua levantando os dados para administração estadual para planejar as primeiras ações da próxima gestão. Na tarde desta quarta-feira (12), o governador eleito Robinson Faria (PSD) participou da reunião e pediu o detalhamento de áreas do Governo. Robinson quer conhecer os dados dos programas em andamento em cada secretaria, os projetos e convênios já firmados que terão continuidade em seu governo.

Durante a reunião, o coordenador da equipe de transição, o vice-governador eleito Fábio Dantas (PCdoB) anunciou os primeiros itens dos 100 convênios em andamento entre a administração estadual e a Caixa Econômica. Fábio comentou ainda que a equipe está trabalhando no planejamento orçamentário de cada secretaria.

Além dos integrantes da equipe de transição, os deputados estaduais eleitos pelo PSD Galeno Torquato e Dison Lisboa – que também são ex-prefeitos – participaram da reunião e reafirmaram o compromisso de colaborar com a administração estadual na Assembleia.

[esporte] Brasil derrota a Turquia por 4 X 0 e continua invencível depois da Copa

Mesmo diante da torcida adversária, a seleção brasileira conseguiu uma vitória tranquila sobre a Turquia por 4 a 0, em amistoso realizado nesta quarta-feira, no Estádio Sükrü Saracoglu, em Istambul. Assim, o Brasil manteve o aproveitamento perfeito sob o comando do técnico Dunga, agora com cinco vitórias em cinco jogos.

Desde que Dunga assumiu o cargo, logo depois da Copa, o Brasil venceu Colômbia, Equador, Argentina, Japão e agora Turquia. Somou 12 gols marcados e nenhum sofrido. Para manter o aproveitamento 100%, a seleção volta a campo na terça-feira, diante da Áustria, em Viena, quando disputa seu último amistoso no ano.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

[política] Outros quatro ministros entregam carta de demissão ao governo

Além da ministra Marta Suplicy (Cultura), outros quatro ministros também entregaram sua carta de demissão ao Palácio do Planalto até esta terça-feira (11): Mauro Borges (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Thomas Traummann (Secretaria de Comunicação), Clélio Campolina (Ciência e Tecnologia) e José Henrique Paim (Educação).

A diferença entre eles é que Marta Suplicy já fez um almoço de despedida de sua equipe nesta quarta (12) e disse a assessores que não pretende mais despachar do seu ministério. Os outros continuam trabalhando aguardando uma decisão da presidente Dilma, que está em viagem ao exterior.

Ela pode tanto trocar alguns de seus nomes ainda neste primeiro mandato, como deixar que todos terminem o ano no cargo, promovendo as trocas apenas quando tomar posse para os próximos quatro anos.

As cartas entregues ao Planalto, à exceção da encaminhada por Marta Suplicy, seguem o estilo protocolar, colocando os cargos à disposição.

A ministra da Cultura optou por fazer uma carta num tom diferente, com críticas indiretas à presidente Dilma, principalmente na condução da política econômica. A petista paulista desejou que a presidente seja “iluminada” ao escolher sua próxima equipe econômica e que opte por um ministro independente, capaz de resgatar a credibilidade e confiança do país.

[segurança] RN é líder em crescimento de homicídios e segundo pior em investimentos em Segurança Pública

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que apresentou maior crescimento do número de homicídios entre 2012 e 2013. As informações divulgadas nesta terça, 11, mostram que em 2012 foram registrados 388 assassinatos enquanto em 2013 este número subiu para 823, com uma variação de 112,11 por cento.

Apesar do crescimento, o Rio Grande do Norte não tem a maior taxa de homicídios, que é calculada sobre grupo de 100 mil habitantes. Enquanto em terras potiguares esta taxa é de 24,3 mortes para cada 100 mil habitantes, em Alagoas a taxa é de nada menos que 67,5 crimes de morte para cada grupo de 100 mil habitantes.

De qualquer forma, o Rio Grande do Norte vem contribuindo, de forma triste, para as estatísticas da criminalidade no País, onde foram registrados em 2013, segundo o Anuário, 50.806 crimes de morte, o que significa 5,8 mortas a cada hora ou uma pessoa a cada dez minutos. A taxa nacional de homicídios é de 25,2 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

As autoridades de Segurança Pública podem até dizer que estão se esforçando e que a taxa de homicídios no Rio Grande do Norte está um pouco abaixo da média nacional.

Mas é melhor não comemorar isso não. Não vai pegar nada bem.

Melhor tratar de aumentar o investimento em Segurança Pública. Em matéria de gastos públicos no setor, o Rio Grande do Norte só fica à frente do Piauí. Entre 2012 e 2013, os investimentos caíram 14,87 por cento. Um verdadeiro absurdo se considerado o clima de terror e de faroeste que tomou conta das principais cidades potiguares.E das pequenas e médias também.

[humor] Enquanto isso em Apodi... "Fantasmas", brigas e ônibus lotado marcam as últimas notícias


[política] Governador eleito debate desafios da gestão na Assembleia

Os desafios da administração estadual e do orçamento foram debatidos pelo governador eleito Robinson Faria (PSD) e os deputados da atual e da próxima legislatura nesta quarta-feira (12). Liderados pelo atual presidente da Casa, Ricardo Motta (Pros), os deputados fizeram reunião com Robinson e questionaram sobre os projetos da próxima administração.

Deputado estadual por 24 anos e oito anos como presidente da Assembleia Legislativa, Robinson afirmou que manterá o diálogo com o poder legislativo e pediu apoio aos parlamentares para superar os desafios da administração. “A missão de governar o Rio Grande do Norte não é apenas do governador. Cada um de nós tem obrigação como representantes do povo de promover o desenvolvimento do nosso Estado. Eu peço como governador eleito, como ex-deputado e como cidadão, apoio de vocês para juntos ajudarmos o Rio Grande do Norte”, destacou Robinson.

O governador eleito lembrou do papel da Assembleia de ser o “alicerce” na aprovação dos projetos que beneficiarão a população, na questão orçamentária e no atendimento ao cidadão. “A Assembleia é a casa do povo e sei que poderei contar com o apoio de vocês, independente de bandeiras partidárias. A campanha já acabou. Vamos olhar para o futuro, vamos pensar no Rio Grande do Norte”, justificou.

Aos deputados, o governador eleito disse que o gabinete no poder executivo estará aberto para eles a qualquer momento. “Vocês são representantes do povo. Representantes de segmentos que apoiaram Robinson. Estaremos na governadoria a partir do ano que vem trabalhando, dialogando e escutando de vocês as demandas do interior, da capital, dos projetos que precisam de mais atenção”, garantiu.

[educação] Mossoró: magistrado determina rescisão de contrários temporários da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deverá rescindir, no prazo máximo de doze meses, os contratos temporários celebrados para atendimento de serviços de apoio, exercidos por auxiliares de serviços gerais, motoristas, vigilantes e outros profissionais. A decisão proferida pelo juiz Pedro Cordeiro Júnior, da Vara da Fazenda Pública de Mossoró, determina ainda que o Estado promova a contratação de empresa terceirizada de prestação de serviços e encaminhe projeto de lei à Assembleia Legislativa normatizando as contratações temporárias da UERN.

O Ministério Público Estadual ajuizou Ação Civil Pública, com pedido liminar, contra a Universidade e o Estado do Rio Grande do Norte, pedindo o fim dos contratos temporários relacionados aos serviços de apoio ou que o preenchimento deve ocorrer por meio de concurso. O MP também deseja que o Estado adote medidas administrativas e orçamentárias que garantam a realização de concurso público e a contratação de mão de obra terceirizada, em conformidade com a legislação.

O juiz Pedro Cordeiro aponta que documentos comprovam que a UERN há vários anos vem contratando trabalhadores com características de terceirizados sob a pecha de temporários, sendo contabilizados 239 servidores nessas condições.

Ocorre que a Constituição Federal estabelece a possibilidade de contratação de servidores temporários para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, sendo que os serviços de apoio, por não serem transitórios ou esporádicos, não podem ser enquadrados em tal categoria.

[política] Currais Novos, Caicó e São Gonçalo do Amarante iniciam Biometria Ordinária

Nesta sexta-feira (14) no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral, às 9h, os juízes eleitorais e chefes de cartórios das Zonas Eleitorais de Currais Novos (20ª), Caicó (25ª) e São Gonçalo do Amarante (51ª) estarão participando de reunião com a corregedora eleitoral, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, para tratar da Biometria Ordinária que acontecerá em suas jurisdições.

A Biometria Ordinária se inicia nessas Zonas Eleitorais no próximo dia 25, quando os eleitores ao realizarem alistamento (primeiro título), transferência ou revisão de dados, nos cartórios eleitorais e postos com atendimento biométrico, terão coletados assinatura, fotografia e impressões digitais.

[segurança] PM baleado durante assalto a Correios de Major Sales morre na madrugada de hoje (12)

O soldado Alexandro Oliveira, de 34 anos - que foi baleado durante um assalto aos Correios do município de Major Sales na tarde desta terça-feira (11) - morreu na madrugada desta quarta (12) no Hospital Regional de Pau dos Ferros. Já na manhã desta quarta, durante um cerco na zona rural de Major Sales, houve troca de tiros e um suspeito morreu. A PM ainda prendeu um segundo suspeito de envolvimento no assalto.

De acordo com o coronel Romualdo Borges, do 7º Batalhão da Polícia Militar, o soldado atingido no assalto aguardava a transferência para uma UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas teve uma piora e morreu antes da transferência.

O assalto aconteceu na tarde desta terça. De acordo com a PM, o soldado estava de folga e foi aos Correios para resolver problemas pessoais. "Recebemos informações de que quatro homens entraram nos Correios. O soldado já estava no local. Não sabemos o motivo dos tiros ainda, nem se o soldado reagiu ao assalto ou se ele foi reconhecido como PM", explicou o coronel.

Na manhã desta quarta a PM fez um cerco a uma área de mata na zona rural de Major Sales e encontrou um dos suspeitos de envolvimento no assalto. Houve troca de tiros e o homem foi baleado. "Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu", informou o capitão Inácio Brilhante, que participou do confronto.

Outro homem foi preso na manhã desta quarta e levado para a delegacia de Pau dos Ferros para averiguação. A PM continua em diligências pra prender os outros criminosos.

Nas redes sociais algumas pessoas divulgaram um vídeo no momento em que a PM voltava com um bandido que foi morto no confronto. Os PMs foram recebidos com festejo pela população.

Fonte: G1

[educação] Confira o gabarito oficial do ENEM 2014

O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado final do exame será divulgado apenas em janeiro.

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 6,2 milhões de estudantes em 1,7 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (8), eles responderam a questões de ciências e de ciências da natureza. No segundo dia (9), foram questões de linguagens, códigos e matemática.

[educação] Reitora da UFRN, Ângela Paiva é reeleita com 80% dos votos

A reitora da UFRN, Ângela  Paiva, foi reeleita ontem a noite para mais um mandato. Ela venceu o concorrente, professor Carlos Chesman, com larga maioria. Ela é a única reitora mulher a ser eleita pela universidade até hoje.

Ângela se elegeu na chapa 2, tendo como vice o professor-doutor Daniel Diniz, com 80,74% dos votos válidos. Chesman, da chapa 1, obteve apenas 19,26% dos votos. Na eleição desta sexta-feira, votaram estudantes, professores e servidores técnicos.

Ângela é formada em Matemática, já foi vice-reitora, chefe de departamento, Mestra em Filosofia e Doutora em Educação. Já Daniel é formado em Engenharia Mecânica, é diretor do Centro de Tecnologia e professor de Engenharia de Materiais. Foi chefe de departamento, é Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Maine e Doutor na mesma área pela Colorado State University.

[esporte] Eurico Miranda vence eleição tumultuada e volta ao Vasco com votação recorde

Eurico Miranda está de volta ao comando do Vasco. Após um processo eleitoral polêmico e uma votação conturbada nesta terça-feira, a chapa do polêmico dirigente venceu as eleições para o Conselho Deliberativo do clube de São Januário. O cartola havia deixado o Cruzmaltino em 2008, quando deu lugar ao presidente Roberto Dinamite, que se despede do cargo nos próximos dias.

Toda a polêmica que envolve o nome de Eurico Miranda proporcionou também um recorde na eleição cruzmaltina: 5.592 eleitores exerceram seu direito. O número superou os 5.553 votantes que reelegeram Antônio Soares Calçada, em 1985. O novo presidente comandará o clube até dezembro de 2017.

A apuração chegou ao fim às 3h27 desta quarta-feira. O grupo “Volta Vasco. Volta Eurico” teve 2.733 votos dos associados que compareceram ao ginásio vascaíno durante toda a terça-feira. Candidato da chapa “Sempre Vasco” e apoiado por Edmundo, Júlio Brant ficou em segundo lugar com 1.570 votos. Já Roberto Monteiro, da chapa “Identidade Vascaína”, amargou a terceira colocação com 1.155 votos. Sessenta votantes foram impugnados antes da votação. Outros 60 decidiram anular ou votar em branco.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

[economia] Apodi tem 49% de aumento no FPM em relação ao mês anterior

Foi creditada ontem, 10 de novembro a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As prefeituras receberam no RN R$ 3.462.884.877,55, com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Já em valores brutos, somada a retenção do Fundo o valor será de R$ 4.328.606.096,94. No acumulado de 2014 o FPM apresenta crescimento de 3,4%, em termos reais, e soma R$ 67,558 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 65,331 bilhões. A última projeção da Receita Federal, feita no começo do mês passado para o repasse total do mês de novembro, é de aumento de 55% em relação ao mês de outubro.

O município de Apodi no oeste do RN, também teve um reflexo positivo, um aumento considerável, já que na primeira parcela do mês passado o montante foi de R$ 671.757,07, e a parcela deste mês teve um montante geral de R$ 1.005.190,15, ou seja, um aumento de 49%, superando R$ 1 milhão de reais, dando suporte financeiro para que o executivo possa conceder o reajuste tão cobrado pelo funcionalismo.

O FPM é uma importante fonte de receita dos municípios brasileiros. Composto por parte da arrecadação do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR), o Fundo é recolhido pelo governo federal e distribuído aos municípios de acordo com o número da população.

[política] Legendas recebem mais de R$ 30 milhões do Fundo Partidário em outubro

No mês de outubro, os 32 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberam um total de R$ 30.057.801,07 do Fundo Partidário. Desse total, R$ 25.684.755,06 correspondem ao repasse de duodécimos e R$ 3.867.015,65 às multas arrecadadas no mês de setembro. O restante, R$ 506.030,06, refere-se a valores (duodécimos e multas) bloqueados em favor do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) com base em decisão dada na Ação Cautelar 2604 até decisão final na Petição 76693.

Os valores foram liberados aos partidos no dia 22 de outubro, e o relatório de ordens bancárias foi encaminhado ao Banco do Brasil no dia 23. A publicação do montante repassado às legendas foi feita no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do TSE do dia 27 de outubro.

O partido que recebeu o maior montante foi o Partido dos Trabalhadores (PT), com R$ 4.179.996,91 referentes aos duodécimos e R$ 629.327,14 à arrecadação com multas. O segundo maior valor foi distribuído ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que recebeu R$ 2.985.369,89 de duodécimos e R$ 449.467,87 de multas. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ficou logo em seguida, tendo obtido R$ 2.824.264,61 de duodécimos e R$ 425.212,36 de multas.

[segurança] Metas do Judiciário para o ano de 2015 são definidas em Encontro Nacional

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), e o desembargador Nelson Schaefer Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e anfitrião do 8º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Florianópolis, comandaram a cerimônia de encerramento do evento na tarde desta terça-feira (11). O presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, participou do encontro, assim como a desembargadora Zeneide Bezerra, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Na oportunidade, coube ao ministro Lewandowski anunciar as Metas do Judiciário Nacional para 2015:

1 - Julgar mais processos que os distribuídos
2 - Julgar processos antigos
3 - Aumentar os casos solucionados por conciliação
4 - Priorizar processos de corrupção e improbidade administrativa
5 - Impulsionar processos de execução
6 – Priorizar o julgamento de ações coletivas
7 - Priorizar julgamentos de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Zelar pelas condições de saúde e qualidade de vida no trabalho de magistrados e servidores foi definida como diretriz estratégica para todos os segmentos dos tribunais.

Por fim, o presidente do CNJ agradeceu ao desembargador Nelson Schaefer Martins pelo decisivo apoio na organização do Encontro, reconhecimento que estendeu aos servidores do TJSC. O desembargador Nelson, ao seu turno, destacou a oportunidade concedida pelo CNJ de ouvir os tribunais e com eles discutir o futuro do Judiciário brasileiro.

[cotidiano] Evento para correr pelado em Porto Alegre já tem mais de 10 mil confirmados

Após o quarto caso de uma pessoa correndo sem roupa no Rio Grande do Sul, internautas resolveram fazer do incidente uma moda. Em evento criado no Facebook, mais de 10 mil confirmados se comprometem a “Correr pelada/o em Porto Alegre”.

No último domingo, um ato havia sido convocado e, apesar dos mais de 3,6 mil confirmados, apenas um homem acabou tirando a roupa em uma das principais avenidas da capital gaúcha. Agora, com um número maior de adesões virtuais, a nova corrida – marcada para o próximo domingo, dia 16 – promete ter mais peladões. Uma enquete publicada no mural do evento questiona quem realmente vai se despir e quem só está apoiando a causa. Até o momento, 64 pessoas já marcaram a opção “vou mesmo”.

A concentração está marcada para as 10h, na Redenção.

As informações são do jornal O globo.

[economia] Arena das Dunas recebe a Feira do Empreendedor amanhã (12)

O circuito 2014 da Feira do Empreendedor será aberto nesta quarta-feira (12) na Arena das Dunas, em Natal. O evento é todo dedicado ao empreendedorismo por apresentar tendências, modelos e ideias de negócios para quem tem planos de empreender ou deseja aperfeiçoar um negócio. A feira será aberta ao público às 16h, mas a abertura solene está prevista para as 19h no local. A entrada é gratuita, no entanto, é preciso que o visitante faça o credenciamento pela internet (www.feiradoempreendedorrn.com.br) no diretamente não local.

A programação envolve orientações, palestras, capacitações, atendimentos e exposição de modelos de negócios, que devem gerar 20 mil visitações ao longo dos quatro dias. A feira ocorre até sábado (15), funcionando no horário das 16h às 22h.

[política] Equipe de transição do governo futuro governo Robinson reúne-se com a CEF

Na reunião de hoje entre o governador eleito, Robinson Faria (PSD), a equipe de transição e o superintendente da Caixa Econômica, Roberto Linhares, as ações da CEF junto ao governo foram apresentadas e a equipe do novo governo ficou de fazer um diagnóstico dos mais de 100 convênios realizados entre o Estado e a instituição financeira.

“A Caixa tem como ajudar o Governo do Estado nos projetos, inclusive garantir assessoria. Estamos montando o planejamento do Governo e colhendo dados, inclusive temos uma pessoa da Caixa na equipe da transição acompanhando o desenrolar dos números e também do que poderemos já fazer”, afirmou o governador Robinson.

“Temos que pensar nosso Estado antes da posse. Sei que é impossível pensar os quatro anos, mas o que planejar de projetos para em janeiro trabalha, já vamos começar acertado. Além das ações para Segurança, Saúde e Educação, por exemplo, vamos ter novos projetos de infraestrutura”, disse Faria.

“Vamos dar prioridade a algumas ações, especialmente a Prudente de Morais, rever a obra da Avenida Roberto Freire, como vamos fazer a aplicação daqueles recursos para não perdê-los”, afirmou o vice-governador eleito Fábio Dantas, coordenador da equipe de transição.

“A proximidade com o governo faz com que tanto as liberações de recursos e repasses de programas do governo federal, seja para distribuição de renda ou outra área, aconteça de forma mais efetiva. Essa reunião é um primeiro passo para uma parceria de sucesso”, disse Roberto Linhares.

[política] Marta Suplicy pede demissão do Ministério da Cultura

A ministra Marta Suplicy (Cultura) enviou, na manhã desta terça-feira, sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, que está em viagem ao exterior. No documento, entregue na Casa Civil, a petista deseja que a presidente “seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo”.

“Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera”, diz a ministra em sua carta.

Desgastada com a presidente depois de apoiar o movimento “volta, Lula”, no início do ano, Marta reassumirá seu mandato no Senado. Para assumir o ministério, um dos mais cotados é Juca Ferreira, que exerceu a função no governo Lula. Na bolsa de apostas também estão o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo; e o assessor especial da presidência Marco Aurélio Garcia, que foi secretário de Cultura de Marta na prefeitura de São Paulo.

O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) está sugerindo a colegas da Esplanada dos Ministérios que apresentem uma carta de demissão a partir do dia 18, quando a presidente volta do encontro do G20, na Austrália. Mercadante tem argumentado que a entrega da carta seria um gesto de cortesia com Dilma, deixando-a mais à vontade para promover as mudanças em sua equipe para o segundo mandato.

[política] Deputados pedem ao governo informações repassadas à equipe de transição

As discussões na Comissão de Constituição, Justiça e Redação recaíram sobre a real situação financeira do Estado do Rio Grande do Norte. O deputado Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) anunciou na reunião desta terça-feira (11) que vai apresentar requerimento ao governo para ter acesso ao levantamento de dados solicitados pela equipe de transição. Os deputados também irão convidar o secretário de planejamento e finanças do governo, Obery Rodrigues, para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa.

“Colher esses dados não é uma tarefa fácil. Vamos aproveitar que as informações estão sendo compiladas a pedido da transição para ter acesso aos dados e contribuir com o novo governo”, declarou o deputado Kelps Lima.

Os deputados também querem saber do secretário de planejamento e finanças o motivo da não liberação das emendas parlamentares.  “Eu estou numa situação muito difícil. Tento falar com o secretário de planejamento há 30 dias e não consigo. Têm situações que a primeira parcela da emenda foi liberada, a obra começou e o restante do dinheiro não saiu”, reclamou o deputado Hermano Morais (PMDB).

Outra preocupação é quanto à tramitação do Orçamento Geral do Estado e a possibilidade de haver um substitutivo ao projeto como vem declarando a equipe de transição do governador eleito, Robinson Faria.

[política] Dilma dormi hoje em suíte do QATAR ao custo de 30 mil reais, o custeio é pago pela família real do país local

Convidada especial da família real do Qatar, a presidente Dilma Rousseff recebeu um bom agrado: vai dormir nesta terça-feira (11) numa suíte cuja diária custa, pelo menos, R$ 30 mil.

Segundo informação do hotel, Dilma vai ficar em uma das duas suítes presidenciais com 700 metros quadrados distribuídos em dois andares e vista para o Golfo Pérsico.

Dilma e sua comitiva (a filha Paula e cerca de outras 15 pessoas) foram instalados no Hotel St. Régis, um dos cinco estrelas mais luxuosos e premiados de Doha, capital do Qatar.

Todas as despesas da estadia, segundo a assessoria da Presidência da República, estão sendo custeadas pelas autoridades locais. O hotel tem ainda uma espécie de praia particular, à beira de uma piscina olímpica, cabanas, e dez restaurantes de luxo.

Segundo a revista Forbes, o Qatar é o país mais rico do mundo com um PIB per capita de US$ 102 mil, sobretudo em razão do petróleo e do gás natural.

Dilma foi convidada no fim de semana a passar a noite na cidade antes de seguir para uma reunião do G20 na Austrália. Nesta quarta-feira (12), se encontra com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad Al-Thani, para discutir assuntos bilaterais.

[política] Autoridades apresentam sistema eletrônico de votação brasileiro em evento no Chile

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga, e o secretário-geral do Tribunal, Carlos Von Vieira Adamek, participaram, logo após a realização do 2° turno das eleições gerais de 2014, da XII Conferência da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE). O evento foi realizado na capital chilena, Santiago.

Com o tema “Mecanismos da Democracia Direta para melhor Participação Cidadã”, representantes de 31 organizações eleitorais, de 24 países da America Latina, incluindo o Caribe, trocaram experiências acerca dos respectivos processos eleitorais.

Na ocasião, a recente realização do pleito eleitoral no Brasil despertou a curiosidade dos participantes do evento. O ministro e o secretário-geral apresentaram o sistema eletrônico de votação brasileiro. Segundo o ministro, “todos ficaram bastante impressionados com a velocidade, a segurança e, sobretudo, com a nossa disposição em ter um cadastro eleitoral seguro, e agora com o sistema de biometria que dá ainda mais segurança”.

Para o ministro, “foi bastante interessante o posicionamento do Brasil em demonstrar na UNIORE o grande êxito que é o nosso sistema eleitoral”.

Durante a cerimônia também foi realizada a troca de mandato da presidência da UNIORE, que foi transferida da República Dominicana para o Chile.

A próxima Conferência da União Interamericana de Organismos Eleitorais está prevista para ser realizada no Paraguai, em 2016.