logo

sábado, 6 de setembro de 2014

[política] Julgado mais um pedido de registro de candidatura

Na tarde desta quinta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou requerimento de registro de candidatura.

A coligação Liderados pelo Povo III requereu a candidatura de Elenluci Silva do Nascimento Fechine ao cargo de deputado estadual, em substituição ao pedido de Lais Soares Gomes.

Preenchidos os requisitos legais, a Corte, por unanimidade, deferiu o pedido.

[política] RN tem segundo pior Ideb do país no ensino médio da rede estadual

O G1 noticiou que a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte teve o segundo pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013/2014 do país. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com uma nota de 2,7, o ensino médio das escolas do RN ficou empatado com Mato Grosso e Pará, e só ficou acima de Alagoas (2,6) no ranking nacional. A posição permaneceu a mesma do ano passado. O estado ficou 0,5 abaixo da nota projetada 2013, que apontava o RN com um índice de 3,2.

O mau desempenho se repetiu nos anos finais do ensino fundamental. A nota da rede estadual de ensino potiguar aumentou de 2,9 para 3,1, mas ficou empatada antepenúltimo lugar com a Bahia. O resultado só foi superior ao das escolas de Alagoas e Sergipe (2,7), e Pará e Paraíba, com nota 3,0. A projeção era de nota 3,4.

Nos anos iniciais do ensino fundamental o Rio Grande do Norte (3,9) só foi melhor do que Amapá (3,8) e Pará (3,6). O índice cresceu 0,2 em relação ao Ideb de 2011. A meta projetada para 2013 era 3,6.

A Secretaria Estadual de Educação (SEEC) fez ressalvas ao resultado. De acordo com a SEEC, a avaliação é amostral e só selecionou 50 das 290 escolas da rede estadual de ensino com ensino médio. A secretaria conta que as instituições, selecionadas aleatoriamente, possuíam fragilidades e que um resultado ruim já era esperado. A SEEC acrescenta que não quer justificar o mau desempenho nem criticar a pesquisa.

[política] Rosalba visita obras da barragem de Santa Cruz em Apodi

A governadora Rosalba Ciarlini visitou a obra da adutora Santa Cruz do Apodi-Mossoró, nesta sexta-feira (05), às margens da BR-405, zona rural de Mossoró. A adutora, com conclusão prevista para outubro, vai levar água da barragem de Santa Cruz para Mossoró. O diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso, acompanhou a governadora durante a visita.

Até o momento foram implantados 60 km de tubulação, dos 90 km previstos no projeto. Com o reforço no abastecimento, Mossoró terá segurança hídrica.

“Essa adutora vai trazer tranquilidade ao abastecimento de água em Mossoró pelos próximos 30 anos, algo de extrema importância quando se trata de uma cidade em constante crescimento e desenvolvimento”, declarou Rosalba.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

[política] Perfil: Henrique vence Robinson com 16% de maioria

Para o Governo, se a eleição fosse hoje, em Natal, o candidato do PMDB, Henrique Alves, venceria a disputa, de acordo com o Instituto Perfil. Chama a atenção, porém, a grande quantidade de eleitores indecisos na capital, constatada na sondagem espontânea. Segundo os números da estimulada, Henrique venceria a eleição com 36,47% dos votos. Robinson Faria, do PSD, teria 20,3%. Robério Paulino, do PSOL, viria em terceiro, com 3,3%. Simone Dutra, do PSTU, teria 1,5% e Araken Farias, do PSL, 1,1%. Brancos e nulos, pela estimulada, somaram 21,2%. E, indecisos, 16,2%.

Na pesquisa espontânea, nada menos que quatro, em cada dez natalenses, ainda não definiram em quem votarão para governador do Estado. De acordo com o levantamento, 41,8% dos eleitores da capital ainda não têm candidato a governador. Contudo, se a eleição fosse hoje, Henrique seria eleito governador do Estado, com 25,8%. Robinson teria 12,5%, Paulino 1,6%, Simone 0,6% e Araken 0,3%. Branco/Nulo somou 16,9% e outros nomes 0,5%.
REJEIÇÃO
No quesito rejeição, o caso concreto confirma a regra. Os mais conhecidos são mais rejeitados. O atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, é o mais rejeitado, com 21,9%. ‘Rejeita todos’ aparece em seguida, com 18,4%. ‘Não rejeita nenhum’ vem como terceiro item, com 15,7%. Robinson Faria é rejeitado por 13,4% dos eleitores. Araken, por 9,7%. Não sabe/Sem resposta contabilizaram 8,6%. Simone é rejeitada por 7,6% e Paulino por 4,7%.

Fonte: RP

[política] "Se eu fizesse previsão eu era vidente", essas foram as palavras do Chefe de Gabinete da prefeitura de Apodi

"Se eu fizesse previsão eu era vidente", essas foram as palavras do Chefe de Gabinete da prefeitura de Apodi, Pedro Junior, durante o seu pronunciamento na audiência pública, ocorrida nesta quinta-feira, na câmara municipal de Apodi.

As palavras foram destinadas aos vereadores que faziam duras críticas e questionamentos sobre o reajuste salarial exigidos pelos servidores públicos municipais.

O ato provocou revolta e desprezo por todos os que estavam presentes. "É isso mesmo, nem consideração a gente tem nessa gestão, marcamos uma audiência e ainda zombam da nossa cara", disse um dos servidores que estavam presentes.

A audiência terminou por volta das 13:00 horas sem que nenhuma proposta fosse apresentada pelo poder executivo e como resposta, os vereadores afirmaram que não votarão em nenhum projeto até que tudo seja acertado.

[política] Vereador Chico de Marinete diz que foi eleito para defender o povo

Durante o debate na audiência Pública, realizada ontem (04), na Câmara Municipal de Apodi, o vereador Chico de Marinete fez uso da palavra para relatar sobre a difícil estrada pela qual enfrenta o servidor e disse já ter passado por isso. Mediante aos argumentos Chico disse que estava ao lado do povo e que foi colocado ali com esse objetivo.

Após o pronunciamento Chico foi aplaudido pelos que estavam presentes.

[política] Nadou, nadou e não saiu da praia... Nem o prefeito compareceu e nem teve proposta

Ontem (04), em audiência  pública realizada na câmara municipal de Apodi, os vereadores juntamente com alguns secretários municipais e os servidores, realizaram mais um debate para encontrarem uma solução que agradassem a todos, mas, infelizmente, não foi possível.

O encontro deixou os servidores ainda mais furiosos com o atual prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), primeiro porque não compareceu a reunião, segundo porque não deu nenhuma proposta para que o reajuste salarial seja estabelecido.

Os vereadores cobraram dos representantes executivos que a lei seja cumprida, enquanto o executivo diz que o limite está estourado e não há mais como aumentar o salário de ninguém, os servidores ficaram exaltados. "Não entendo como vocês dizem que o limite está estourado se vocês continuam contratando", disse o vereador Laete. "Nós só queremos o cumprimento dos nossos direitos", relataram os servidores. "No momento não temos como pagar, mas eu tenho certeza que até o dia 31 de dezembro de 2016, nós iremos pagar todos os servidores", disse Pedro Junior, chefe do poder executivo.

Durante o debate ainda houve muito bate boca e vaias, além de aplausos aos que defendiam os servidores. Porém, mesmo com a audiência, não houve propostas e nenhum acordo foi realizado. Os servidores estão extremamente insatisfeitos.

[política] Agenda dos candidatos ao governo RN para esta sexta (05)

Confira a agenda para esta sexta-feira (05) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:
Araken Farias (PSL)
14h: Reunião com comitê de campanha
16h: Movimentação na rua Apodi, no bairro Tirol, na Zona Leste, com distribuição de materiais de campanha
Henrique Alves (PMDB)
10h: Caravana em Ipueira, Carnaúba dos Dantas (12h), Jardim do Seridó (15h), Acari (17h), São Vicente (19h) e Currais Novos (21h)
Robério Paulino (PSOL)
10h: Participa de ato público no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal
Robinson Faria (PSD)
9h: Participa de caminhada no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal
12h: Recebe lideranças políticas
16h: Participa de Caminhada no Conjunto Jiqui
17h30 – Participa de Caminhada em Macaíba, na Grande Natal
19h – Participa de Culto Evangélico em Parnamirim, na Grande Natal
20h – Comício em Ceará-Mirim, na Grande Natal
Simone Dutra (PSTU)
5h: Faz campanha junto aos trabalhadores de uma fábrica na Grande Natal
7h30: Concede entrevista a uma emissora de rádio e participa de ato público dos servidores da saúde no Hospital Giselda Trigueiro
10h: Concede entrevista a um portal de notícias
17h: Faz campanha com a candidata a deputada federal, Géssica Regis, na parada do circular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

[publicidade] Espaço Olho D'água, o melhor lugar para ampliar o seu lazer, visite






Se você está pensando em descansar e não sabe qual é o lugar, visite o Espaço Olho D'água no Sítio Brejo em Felipe Guerra. Lá você vai encontrar sombra e água fresca além de se deliciar com os diversos tipos de pratos para melhor lhe atender.

E lá você encontra:
- Galinha Caipira
- Peixe Frito
- Churrasco Misto
- Frango Assado
- Panelada de Gado
- Feijoada
- Filé com Fritas
- Batata Frita
- Macaxeira Frita
- Macaxeira ao Molho e Caldo

O ambiente também dispõe de uma variedade de bebidas. Já para saborear você pode ficar com as sobremesas deliciosas do Espaço Olho D'água.

Visite-nos no Sítio brejo, em Felipe Guerra, todos as sextas, sábados, domingos, segundas e quando for solicitado pelo fone: 9818-5170 e falar com Valtenci, onde o lugar para se divertir é aqui.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

[política] Dr Pinheiro e membros do partido Solidariedade, visitam Bairro Bacural II, em Apodi e pedem votos para Kelps



Na noite desta quinta-feira, 04 o conjunto habitacional Bacural II recebeu a visita do ex-prefeito Pinheiro Bezerra com sua equipe, o bairro foi construído em uma das gestões do Dr. Pinheiro, mais uma marca das suas três gestões.

Dr. Pinheiro teve a companhia do Vereador Ângelo de Dagmar, dos ex-secretários Célio Martins e Keiber Roberto, dos ex-vereadores Dagmar Suassuna e Geraldinho Targino e vários outros amigos que constantemente tem acompanhado as visitas em Bairros e comunidades rurais do município de Apodi.

O ex-prefeito tem levado a mensagem casa a casa, explicando aos apodienses o porquê defende os nomes de Kelps Lima, Rafael Mota, Vilma de Faria e Henrique Alves nas eleições de outubro próximo, sendo sempre bem recebido, fruto do prestigio adquirido em mais de 40 anos de vida pública.

[política] Natal sedia hoje maior torneio de pôquer do Brasil

Começa hoje (4) em Natal o Brazilian Series Of Poker (BSOP), maior torneio de pôquer do Brasil. A etapa, que já conta com mais de 200 inscritos, ocorrerá entre hoje e a segunda-feira (8), no hotel Serhs, na Via Costeira. As inscrições ainda estão abertas, mas são limitadas.

Com entrada gratuita para os acompanhantes e demais pessoas que querem acompanhar o torneio, o BSOP disponibiliza um bar e lanchonete, a loja oficial do BSOP, e os stands da Confederação Brasileira de Texas Hold'em (CBTH), além de um stand da agência de viagens oficial do torneio. Já para quem quer participar, é necessário realizar a inscrição no valor de R$ 2.200,00 para o evento principal, que não é o único do torneio.

O BSOP é um conjunto de torneios. Para o evento em Natal, que é o 5º do ano do BSOP, as cartas começam a ser distribuídas a partir das 21h no Satélite Main Event, com inscrição custando R$ 350. Às 23h começa o Hyper Turbo, com os "blinds" (valor das apostas) subindo a cada 10 minutos e valor as inscrições ficando em R$ 250.

Amanhã, às 20h, começa o torneio principal com as mesas distribuídas no salão principal do torneio e inscrições custando R$ 2.200,00. Às 23h, mais um Satélite Main Event. No sábado (6), mesa do Main Evento (dia 1B) começa às 15h, com mais torneios secundários começando às 18h e 22h, enquanto o domingo (7) terá o evento principal (15h) e os torneios secundários às entre as 15h e 20h. 

Na segunda-feira (8), o último dia do evento principal, com a mesa final, e as High Rollers e mãos com grandes entradas. O evento principal começa às 15h, enquanto os demais prosseguem até as 17h.

O BSOP vai disponibilizar um ponto de inscrição no próprio local do evento, sendo necessário o pagamento em dinheiro (reais) e sujeito à disponibilidade de vagas. Quem optar pela inscrição pela internet tem que acessar o site oficial do torneio.

Fonte: TN

[política] Robinson Faria é condenado por manipulação de pesquisa

 Juiz Marco Bruno Miranda viu “manipulação” na divulgação
O candidato Robinson Faria, que disputa o Governo pelo PSD, foi condenado ontem em três processos pela Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral irregular e manipulação de pesquisa. Nas decisões a penalidade do candidato do PSD foi perda de tempo no programa de televisão.

Na representação número 96793, o candidato Robinson Faria foi condenado a perder 22 segundos do seu programa eleitoral de televisão, turno vespertino. O tempo corresponde ao dobro do tempo usado para a prática da propaganda eleitoral irregular constatada pela Justiça Eleitoral. A decisão foi do juiz federal Marco Bruno Miranda, juiz auxiliar da propaganda eleitoral. 

Ele julgou procedente a representação assinada pela coligação União pela Mudança, que tem como candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB). A denúncia apontou para o fato de que no dia 25 de agosto o programa eleitoral de televisão de Robinson Faria, no turno vespertino, divulgou uma pesquisa eleitoral feita em Natal, mas a publicidade fez referência como se os números fossem de todo Estado. Os advogados da coligação de Henrique Eduardo Alves mostraram que um dos trechos da divulgação da pesquisa dizia que era “o Rio Grande do Norte votando livre”, quando, os números eram apenas de uma estudo feito em Natal. 

O juiz Marco Bruno Miranda ao analisar o processo observou que a pesquisa, embora preencha os requisitos de registro, na publicação feita pela campanha de Robinson Faria houve uma “manipulação da informação”. “Constata-se que quanto ao aspecto formal, a pesquisa se apresenta regular. Não obstante isso, no tocante à sua forma de apresentação, penso ter levado o eleitor a acreditar que seu alcance se estendia ao Estado, quando, na verdade, ela foi realizada apenas no âmbito do Município de Natal”, escreveu o magistrado na decisão. 

O juiz auxiliar também determinou que o candidato se abstenha de veicular novamente a propaganda com a pesquisa.

INVASÃO DE HORÁRIO 
O candidato Robinson Faria também foi condenado em outras duas representações sob acusação de “invasão de horário destinado a outro cargo”. As representações 97133 e 97048 foram julgadas pelo juiz Cícero Macedo, magistrado auxiliar da propaganda. 

Em ambas as representações a acusação foi que no programa eleitoral da coligação proporcional “Liderados pelo Povo I”, veiculada no dia 26 de agosto, o candidato a governador do PSD fez uso do horário destinado a propaganda dos candidatos a deputado federal, especialmente no espaço do candidato a reeleição Fábio Faria (PSD). 

“Após examinar o vídeo, observei que, de fato, há menção, claramente expressa através da fala, ao número do representado, candidato ao Governo (Robinson Faria), em horário destinado ao pleito proporcional, de modo a caracterizar a invasão da propaganda, defesa em lei”, escreveu o juiz na sua decisão. 

O magistrado analisou ainda que a legislação permite a inserção de depoimento de outros candidatos, desde que o depoimento consista exclusivamente em pedido de voto ao candidato que cedeu o tempo. 

O juiz auxiliar Cícero Macedo determinou que a coligação “Liderados pelo Povo” se abstenha de veicular novamente a propaganda e determinou ainda a perda de 4 segundos no horário eleitoral gratuito no espaço destinado a governador do candidato Robinson Faria, sendo 2 segundos em cada turno.

Fonte: TN

[política] MPF denuncia ex-prefeito de Caraúbas por ilegalidade em contratação de artistas

eugenio caraubasO Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró denunciou o ex-prefeito de Caraúbas, Francisco Eugênio Alves da Silva, por contratação ilegal de cantores para o “Arraiá de Todo Mundo”, realizado durante o São João de 2008. Ele promoveu contratação dos artistas desrespeitando exigências da Lei de Licitações.
O “Arraiá de Todo Mundo” ocorreu de 17 a 19 de junho de 2008 e foi custeado com recursos da União, através de convênio da Prefeitura de Caraúbas com o Ministério do Turismo, que incluiu repasse de R$ 363.100. Eugênio Alves assinou um processo de inexigibilidade de licitação para contratar serviços de montagem da estrutura dos shows, premiações e as quatro atrações artísticas que se apresentaram: Zezé de Camargo e Luciano (R$ 180 mil); Fagner (R$ 85 mil); Zé Ramalho (R$ 85 mil); e Geraldinho Lins (R$ 13.100).
Para trazer os artistas, a empresa Correia Produções e Promoções Ltda foi contratada como sendo a suposta representante exclusiva dos cantores. A produtora de eventos apresentou “cartas de exclusividade”, nas quais os artistas ou seus empresários declaravam que a Correia seria a sua representante exclusiva, porém especificamente junto ao Município de Caraúbas e unicamente para a realização dos shows do “Arraiá de Todo Mundo”.

[política] Chefe de Gabinete da prefeitura de Apodi é vaiado durante audiência pública

O chefe de gabinete da prefeitura de Apodi, Pedro Junior, foi vaiado, na manhã de hoje (04), em audiência pública, na câmara municipal de Apodi. O ato aconteceu quando ele foi fazer uso da palavra para falar sobre a situação do governo em relação ao reajuste salarial dos funcionários públicos municipais.

Logo após o ato acontecer se espalhou pelas redes sociais as mensagens. "Só Vaias???" Outros disseram, "Mais homi, eram pra ter jogado Lixo ou fruta Podre." E, "É pouco! Só vaias? É muito pouco!"

Ainda durante o discurso os servidores indagaram, "cadê o prefeito?"

Nervoso e gaguejando, o senhor Pedro Junior ainda tentou falar ao povo sobre a situação do governo, mais foi revidado por vereadores e os aplausos a oposição e vaias a situação.

E as vaias continuaram até o termino da audiência...

[política] Em Pau dos Ferros, o verde de Henrique Alves "desbotou" para o vermelho de Leonardo Rêgo

O blog Pauferrense registrou que em Pau dos Ferros, o candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Henrique Eduardo Alves, resolveu abandonar a tradicional cor verde, que historicamente sempre foi utilizada nas campanhas eleitorais do seu falecido pai, Aluízio Alves, para oferecer primazia à cor vermelha do DEMOCRATAS.

Há quem diga que o gesto de Henrique objetiva familiarizar os eleitores do Ex-prefeito, Leonardo Rêgo (DEM), com a sua campanha, já que, segundo as pesquisas internas, "Léo" ainda é o maior cabo eleitoral da cidade.

Como se vê, em Pau dos Ferros, por enquanto, Henrique Alves aparenta só ter olhos para o grupo político de Getúlio e Leonardo.

[política] MP acusa o deputado Nelter Queiroz de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito

Um dos deputados estaduais mais polêmicos do Rio Grande do Norte e que gosta de ressaltar sua “ficha limpa” nos debates e discussões na Assembleia, Nelter Queiroz está sendo acusado pelo Ministério Público do RN de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e violação dos princípios da administração pública.

Nelter-Queiroz-WR-1024x682O motivo: utilizar mais de R$ 117 mil de verba indenizatória para sustentar e custear uma rádio comunitária que ele mesmo administra em Jucurutu.

O caso vem sendo investigado pelos promotores do Patrimônio Público, Hellen de Macêdo Maciel, Emanuel Dhayan Bezerra de Almeida e Paulo Lopes Batista Neto, desde setembro de 2012 e, segundo eles, não restam dúvidas que o parlamentar do PMDB é o dono da rádio.

O comando, inclusive, já teria sido confirmado até mesmo pelos funcionários da emissora conhecida como FM Cidade de Jucurutu. “A verba indenizatória de exercício parlamentar não pode ser utilizada para ressarcir auxílio a entidades ou emissoras de rádio de propriedade dos próprios deputados, restando evidentemente configurado o enriquecimento ilícito”, apontaram os promotores.

Fonte: JH

[esporte] Mesmo com derrota, em Curitiba, América se classifica e está nas quartas de finais

O América perdeu por 2 a 0 para o Atlético Paranaense na noite dessa quarta-feira (3), na Arena da Baixada, em Curitiba. No entanto, mesmo com o placar contrário, o alvirrubro de Natal conquistou a classificação inédita às quartas da Copa do Brasil.

A vantagem conquistada na partida de ida, realizada na Arena das Dunas, quando o América derrotou o próprio Atlético por 3 a 0, foi essencial para garantir a vaga, que chegou a estar ameaçada em vários momentos.

O jogo foi tenso, com o time da casa partindo para cima e atacando o tempo todo, mas o gol marcado no início da primeira etapa, logo aos 7 minutos pelo volante Deivid, e o outro já quase nos acréscimos, feito por Marcelo, não foram o suficiente para tirar o clube potiguar da competição.

O América agora espera o vencedor do duelo entre Flamengo e Coritiba, que acontece ainda hoje, a partir das 22h, no Maracanã. Os paranaenses são os que possuem a vantagem por também terem vencido o jogo em casa por 3 a 0.

[política] Quase 2 anos, esse poderia ser o tempo em que a prefeitura de Apodi estaria devendo a um empresário apodiense

Aborrecido com tantos, "vai dá certo; venha aqui tal dia; se preocupe não, próxima semana sai;" um empresário apodiense entrou em contato com o blog para relatar a respeito da dívida que a prefeitura local, já na gestão de Flaviano Monteiro (PCdoB), estaria devendo a ele.

"Ei, deixa eu te dizer uma coisa. Cara não sei nem por onde começar," essas foram as palavras iniciais do empresário. Durante a conversa ele nos relatou que o serviço custa 5 mil reais e ainda é da época em que doutor Paulo era o secretário, início de 2013. Ele ainda nos disse que já procurou a prefeitura por diversas vezes e os mesmos apenas ficam o enrolando com conversas e mais conversas.

O empresário pediu para não se identificar mais revelou que vai procurar um advogado, não aguenta mais esperar.

[saúde] Associação de Proteção aos Animais, criadouros de jumentos, passa por dificuldades

A Associação de Proteção aos Animais - APA, vem passando por algumas dificuldades, entre elas estão a falta de recursos para cuidar das enfermidades dos animais, além da escassa comida.

A página da associação na internet, relatou as necessidades enfrentadas atualmente e ainda esboçou uma crítica aos que se dizem ser contra o abate da carne de jumento, mas que não fazem nada para ajudar. Ainda segundo a APA, os únicos que contribuem são a prefeitura de Felipe Guerra, a juíza da comarca de Apodi, Dr Katia Cristina e o promotor Sílvio Brito.

"...animais estes que já estão chegando famintos e com mutilação de todos tipos ou até mortos por não suportarem a viagem. Vemos tanta crueldade e miséria nesses animais que a APA particularmente se envergonha de dizer que esses animais é parte de nossa cultura. Pergunto: o que se conseguiu brigando pela qualidade de morte desses animais se principal o objetivo e a qualidade de vida para eles, de que vale uma cultura morrendo de fome?..."

A APA ainda diz que o local hoje abriga cerca de 800 jumentos e que os alimentos só são suficientes para cerca de mais um mês.

A APA foi criada no início deste ano tendo como objetivo a captura dos animais apreendidos nas estradas do Estado do Rio Grande do Norte, BRs e RNs, preservando a vida dos condutores. A ideia é do promotor Sílvio Brito, que instituiu o projeto de abate da carne de jumento na alimentação de presos.

[política] TSE defere registro de Marina Silva para concorrer à Presidência da República

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, na sessão extraordinária desta quarta-feira (3), o pedido de registro de Marina Silva (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, a presidente da República. Na mesma sessão, o TSE aprovou o registro do candidato a vice-presidente na chapa, Beto Albuquerque (PSB).

A Coligação Unidos pelo Brasil apresentou ao TSE, no dia 22 de agosto, o pedido de candidatura de Marina Silva em substituição à de Eduardo Campos, candidato a presidente pela coligação falecido em acidente aéreo em Santos (SP) no dia 13 de agosto.

Relator dos pedidos de registro, o ministro João Otávio de Noronha informou que tanto a coligação quanto os candidatos a presidente e vice-presidente da República cumpriram os requisitos constitucionais e legais para o deferimento das candidaturas.

[segurança] TSE aprova envio de força federal para municípios do Rio Grande do Norte

Na sessão administrativa desta quarta-feira (3), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de força federal para 36 municípios do Rio Grande do Norte durante a realização das Eleições 2014. A requisição foi relatada pela ministra Luciana Lóssio.

Foi aprovado o envio de força federal para os seguintes municípios: Macaíba, Ielmo Marinho, Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, São José de Campestre, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Caicó, Carnaubais, Ipanguaçu, Mossoró, Serra do Mel, Baraúna, Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Umarizal, Olho D'Água dos Borges, Luís Gomes, José da Penha, Major Sales, Paraná, Monte Alegre, Lagoa Salgada, São Fernando, Timbaúda dos Batistas, Pendências, Alto dos Rodrigues, Pedro Avelino, Cruzeta, São José do Seridó, Coronel Ezequiel.

O pedido de envio de força federal foi apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), com base em solicitação de juízes eleitorais, para a manutenção da ordem e da segurança pública no dia da eleição nos municípios informados.

[política] Presidente da Petrobras é multada em R$ 212 mil por publicidade irregular da estatal

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou, na sessão extraordinária desta noite (3), a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em R$ 212 mil por publicidade institucional da estatal, veiculada em emissora de TV em meados de julho. O Tribunal considerou que a propaganda foi utilizada para vincular a empresa ao atual governo, e não para divulgação de produto que tenha concorrência no mercado.

Os ministros tomaram a decisão ao julgarem parcialmente procedentes duas representações ajuizadas pela Coligação Muda Brasil, que apoia o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB), contra a divulgação da publicidade. Em cada representação, o TSE multou Maria das Graças Foster em R$ 106 mil, valor máximo previsto no parágrafo 4º do artigo 73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que trata de condutas vedadas a agentes públicos. Pela legislação, a multa pode variar de cinco a cem mil UFIRs. O relator das representações, ministro Admar Gonzaga, estabeleceu uma multa de valor menor, mas foi vencido pela maioria nessa parte.

Ao abrir divergência do voto do relator sobre o valor da sanção à presidente da Petrobras, o ministro Gilmar Mendes afirmou que, através da aplicação de multas maiores, “tem que se fazer um não convite a esse tipo de prática”. “Que tipo de propaganda, que produto [é divulgado]? Isso é, na verdade, uma pura estratégia de propaganda eleitoral, associando a empresa ao governo”, declarou.

O Plenário do TSE ainda rejeitou, ao examinar as ações da coligação, os pedidos feitos para aplicar multas também à presidente Dilma Rousseff, ao vice-presidente Michel Temer e ao secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Thomas Traumann, por entender que não são os responsáveis e nem tiveram conhecimento prévio do conteúdo da propaganda institucional irregular.

[política] Agenda dos candidatos ao governo RN para esta quinta (04)

Confira a agenda para esta quinta-feira (04) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:
Araken Farias (PSL)
06h30: Panfletagem no bairro de Cidade Alta, na Zona Leste de Natal
14h30: Reunião com o comitê de campanha
Henrique Alves (PMDB)
7h: Entrevista a uma emissora de rádio
11h: Exposição do plano de governo para o setor agrícola
16h: Caravana pelas cidades de Santana do Seridó, Equador (18h) e Parelhas (20h)
Robério Paulino (PSOL)
10h: Debate da Federação Agrícola do RN
Robinson Faria (PSD)
9h: Caminhada no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal
11h: Participa de solenidade na Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern)
16h: Caminhada no bairro de Felipe Camarão
20h: Comício em Ceará-Mirim, na Grande Natal
Simone Dutra (PSTU)
A candidata não divulgou agenda

[política] Maior líder político de Apodi/RN visita Bairro Portal da Chapada





O ex-prefeito de Apodi/RN Dr. Pinheiro por três vezes levou sua mensagem na noite desta quarta-feira, 03 aos moradores do Bairro Portal da Chapada (Rodoviária), ao lado de vários amigos e lideranças apodienses, tais como os vereadores Bráulio Ribeiro, Ângelo de Dagmar, da ex-vereadora Dagmar e vários outros amigos.

No Bairro Pinheiro encontrou vários amigos que já professam o voto ao deputado estadual Kelps Lima, como também ao candidato a governador Henrique Alves, reforçando a mensagem dos seus candidatos, sendo recebido e abraçado pelos seus amigos apodienses.

Fonte: Josenias Freitas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

[esporte] STJD exclui Grêmio da Copa do Brasil

O Grêmio foi excluído nesta quarta-feira (3) da Copa do Brasil. O clube foi julgado pelo STJD no Rio de Janeiro e, após votação em evento que durou pouco mais de quatro horas, a decisão de retirar o time da competição foi confirmada. O presidente Fábio Koff se manifestou logo após o término da sessão. “O Grêmio respeita a decisão, embora discorde tecnicamente dela. Não é que houve injustiça, mas a gente acredita que houve exagero na compreensão jurídica. O Grêmio identificou os torcedores e fez o possível. Acho que o Grêmio foi punido duas vezes por um ato só”, lamentou.

O relator do STJD, Francisco Pessanha, iniciou a votação a favor da exclusão do Grêmio da Copa do Brasil, multa de R$ 54 mil (R$ 50 mil pelas injúrias raciais, R$ 2 mil por papel higiênico arremessado ao gramado e R$ 2 mil por atraso na entrada do campo) e que os torcedores acusados sejam impedidos por 720 dias de entrar na Arena ou qualquer outro estádio que o Grêmio seja mandante. O segundo voto foi de Ricardo Graiche, procurador do STJD, e acompanhou o primeiro relato.

[política] Dilma tem 35%, Marina, 34%, e Aécio, 14%, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (3) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 35%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 14%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 7%

* Cada um dos quatro indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 29 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 34%, e Aécio, 15%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB venceria a do PT por 48% a 41% (na semana passada, venceria por 50% a 40%). Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 49% a 38% (na semana anterior, era 48% a 40%).

Pela primeira vez, o instituto fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 56% a 28% para a candidata do PSB.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre 1 e 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00517/2014.

Fonte: G1

[política] Dilma tem 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, aponta pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%.

Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):

- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Marina Silva (PSB): 33%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0%*
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5%

* Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 2%
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014.

Fonte: G1

[cotidiano] Desembargador empossa nova diretora-geral, coordenadores, assessores e chefe de gabinete

Na manhã desta terça-feira (2), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, foi empossada a nova diretora-geral da instituição, a servidora Ana Esmera Pimentel da Fonseca.

Na ocasião também tomaram posse os servidores Marcos Flávio Nascimento Maia, para o cargo de secretário de tecnologia da informação, Alexandre Magnus Abrantes de Albuquerque, para o de assessor jurídico e correicional da Vice-Presidência, e Arnaud Diniz Flor Alves, para o de assessor especial da Presidência.

Ainda foi dada posse aos servidores Carlos Magno do Rozário Câmara, para o cargo de coordenador de infraestrutura tecnológica, Osmar Fernandes de Oliveira Júnior, para o de coordenador de sistemas, Francineide Sérgio Damasceno Barbosa, para o cargo de assessor de comunicação e Marta Germano da Silva Sales, para a chefia de gabinete da Presidência.

[política] Kelps Lima pede celeridade em votação de Projetos de Lei

O deputado Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) solicitou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que coloque em votação dois Projetos de Lei e um requerimento de sua autoria. Uma das matérias trata da regulamentação da transição de governos, que prevê prazos para a entrega de documentos da atual gestão até a posse do novo governador. “Sugiro que no período após a eleição até a posse do novo gestor, sejam apresentados os extratos bancários e toda documentação necessária para a administração seguinte”, afirmou.

O Projeto também prevê que o governador que deixa o cargo seja punido caso não cumpra com a determinação. Outro Projeto de Lei apresentado por Kelps Lima pede punição para os gestores que inaugurem obras inacabadas.

SEGURANÇA

O deputado Kelps Lima também pediu a votação do requerimento que solicita a presença do secretário de segurança do RN, Eliéser Monteiro na Assembleia. “O problema da violência é muito grave. As esposas de motoristas de ônibus, ao se despedirem de seus maridos, não têm certeza se vão recebe-los vivos, ou não. Os pais, quando de despendem de seus filhos que vão à festas, não sabem se os traficantes irão recebe-los na porta do evento. Ou estabelecemos uma mudança político-administrativa no Estado, ou não terá mais jeito”, declarou.

[cotidiano] TV Assembleia vai começar testes com novo transmissor digital

Técnicos da empresa Linear Hitachi iniciaram na última semana os ajustes finais do transmissor digital da TV Assembleia, instalado no parque de transmissão da emissora, no bairro de Mãe Luiza, em Natal.  A torre de 50 metros de altura, que vai abrigar a nova antena, também teve sua montagem concluída. A previsão é que os testes de transmissão sejam iniciados dentro de dez dias.

Com isso a programação da TV Assembleia do Rio Grande do Norte poderá ser sintonizada com qualidade digital ainda neste mês de setembro, no canal 51.3 da banda de UHF, em todos os municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal, graças ao sistema conhecido como multi-programação, que possibilita a recepção de até quatro emissoras diferentes em um único canal.

A sintonia é bem simples: o telespectador escolhe o canal 51 e em seguida pode optar pela programação 51.1 (TV Câmara Federal), 51.2 (TV Senado), 51.3 (TV Assembleia) e 51.4 (TV Câmara Municipal de Natal). Também será possível a interatividade com os telespectadores.

Com a inauguração das transmissões digitais a TV Assembleia também se integrará à Rede Legislativa de TV Digital, composta atualmente por mais de cinqüenta emissoras legislativas em todo o país. A previsão é que a rede tenha dentro de dois anos mais de cem geradoras independentes, o que a tornará a maior do país, superando mesmo as grandes redes comerciais de televisão.

[política] Entenda o que é Regulamentação da TRANSIÇÃO DE GOVERNOS

A eleição ocorre sempre no primeiro domingo de outubro, mas o novo governador só toma posse no dia primeiro de janeiro do ano seguinte. Durante este período, um governador derrotado pode e deve ajudar, passando todas as informações, dados e projetos do Estado para o futuro gestor. Muitas vezes, infelizmente, o candidato que foi derrotado esconde os dados e abandona projetos, atrasa salários, e a população é quem paga a conta.

O deputado Kelps Lima apresentou um projeto de lei que estabelece regras para a transição entre gestores. É um projeto técnico, fundamental para a gestão pública e que pune o gestor mal intencionado e irresponsável.

[política] Agenda dos candidatos ao governo RN para esta quarta (03)

Confira a agenda para esta quarta-feira (03) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:
Araken Farias (PSL)
6h30: Panfletagem no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal.
14h: Reunião com comitê de campanha.
19h: Participa de debate sobre segurança pública no Hotel Praia Mar.
Henrique Alves (PMDB)
10h: Encontro com carcinicultores
13h: Conversa com internautas pelo site oficial da campanha
16h: Caminhada nos bairros das Rocas e Brasília Teimosa
19h: Participa de debate sobre segurança pública no Hotel Praia Mar
Robério Paulino (PSOL)
9h: Grava entrevista para programa de TV
16h: Grava entrevista para programa de TV
19h: Participa de debate sobre segurança pública no Hotel Praia Mar
Robinson Faria (PSD)
9h: Caminhada nos bairros de Santos Reis, Rocas e Brasília Teimosa, em Natal
16h: Caminhada em Parnamirim, cidade da Grande Natal
19h: Lançamento de comitê de jovens lideranças políticas
Simone Dutra (PSTU)
8h: Faz campanha na cidade de Lajes
14h: Visita bairros de apoiadores em Mossoró
19h: Participa de jantar de apoio à candidatura de João Morais a deputado estadual também em Mossoró