logo

sábado, 31 de outubro de 2015

[Quadro] Frente a Frente com Jair Gomes - entrevistada desta semana - Zenilda Carlos

Zenilda Carlos, 46 anos de idade, filha de Antônio Carlos (Pepeto) e Maria Antônia (Toínha) servidora pública (secretária escolar), natural do Sítio Juazeiro, Zona Rural de Apodi; é assim que iniciamos a história dessa mulher guerreira e que conseguiu vencer barreiras para realizar seus sonhos.

Oriunda de uma família de 13 filhos, Zenilda, aos 2 anos de idade, sofreu uma queda e não teve mais como contar com suas pernas, mas isso não foi empecilho para que ela deixasse de conquistar o sucesso na sua vida.

Em entrevista ao blog Zenilda se emocionou e abriu o coração.

"Minha história é bastante longa, mais vou tentar resumir... Bem, morei no Sítio desde pequena, minha família muito extensa, sempre se ajudando um ao outro... Então eu estudei com minha mãe que era professora e com Dona Rita e só, depois parei porque não tive como vir para a cidade, principalmente naquela época que não tinha transporte, então eu parei (emocionada). Depois de muito tempo, voltei a estudar através da ajuda do meu irmão, Temisto, que veio fazer o supletivo comigo, coitado passava o dia tralhando e a noite vinha para a cidade comigo numa bicicleta para estudar. Uma distância de 7 KM do Sítio até a escola Ferreira Pinto aqui na cidade.

As vezes a gente dormia na casa da nossa tia, as vezes a gente ia de bicicleta, juntava com outros amigos, Alan de Zilma e Leodecino. As vezes mamãe não queria que a gente voltasse, mais meu irmão achava melhor porque de manhã cedo já ia trabalhar.

Quando a gente terminou o supletivo viemos estudar na escola no Antônio Dantas, foi nessa época que meu pai comprou uma moto e melhorou um pouco, daí a nós vinhamos toda noite pra cidade. Já quando eu estava no ensino médio, surgiu o concurso do Estado e da Prefeitura, passei nos dois e optei por ficar no Estado. Fui nomeada e em fevereiro do ano 2.000 comecei a trabalhar, onde estou até hoje, há 15 anos."

Festa de formatura

Familiares
O prêmio mais recente que veio ocorrer na vida de Zenilda foi ter concluído o curso Técnico Subsequente de Secretaria Escola, pelo IFRN em Apodi, mais um vitória na vida dela.

"Na minha vida, esse curso representa uma vitória muito grande, é uma concretização de um sonho. Nós que viemos da zona rural, sempre tivemos esse sonho e pra mim, o sabor é maior, principalmente dentro da minha área. O conhecimento que eu consegui adquirir nesse curso tem me ajudado e vai me da mais segurança para desenvolver as minhas habilidades."

Jair Gomes - O que você tem a dizer para as pessoas que também passam por dificuldades e sonham com uma carreira em um concurso mesmo passando pelas dificuldades parecida com as suas?

"O que tenho a dizer é que a gente não pode parar, temos que acreditar nos nossos sonhos, apesar das barreiras, dos obstáculos para conseguir a vitória, e principalmente ter fé em Deus, pois com fé em Deus a gente consegue chegar aonde a gente quiser.

...É como uma vez eu fui convidada a da uma palestra no Campus da UERN em Caraúbas sobre o tema de pessoas portadora de necessidades especiais e o que eu disse pra eles é que pra quem tem um sonho, pra quem está vivo e pra quem luta, é que não basta apenas está vivo, mas que é preciso viver.

As vezes as pessoa me perguntam se eu sou feliz, eu digo que eu não tenho motivos para não ser feliz, pois eu tenho a melhor família do mundo. Minha família é o meu tudo, é a base do meu viver e que me ama (emocionada), esse é o motivo da minha vida. Dos 13 irmão que somos minha família não me ver como coitadinha e eu gosto disso, pois sou capaz, mesmo com minhas limitações."

Jair Gomes - Qual o seu maior sonho?

"Meu primeiro e maior sonho era conseguir provar pra mim mesmo que eu era capaz de trabalhar e consegui quando passei no concurso, depois comprei essa casa e agora já tive e tenho outros sonhos, mais esse é o meu maior sonho."

Zenilda está completamente feliz, com Deus no coração e conquistando mais sonhos a cada dia que passa. Hoje ela não pensa em voltar a morar na Zona Rural, mesmo continuando solteira.

Ao final do bate-papo o blog fez uma pequena brincadeira onde o entrevistador faz uma pergunta e o entrevistado responde com uma palavra ou frase curta. Veja:

Jair Gomes - Uma cor?

Zenilda Carlos - Branco.

Jair Gomes - Algo mais significativo que você já fez até hoje?

Zenilda Carlos - Ir a meu primeiro dia de trabalho.

Jair Gomes - Religião?

Zenilda Carlos - Católica

Jair Gomes - Pra você Deus significa?

Zenilda Carlos - Tudo

Jair Gomes - Algo que você pretende conquistar?

Zenilda Carlos - Comprar meu carro.

Jair Gomes - Uma frase?

Zenilda Carlos - Querer, poder, conseguir.

Jair Gomes - Um amor?

Zenilda Carlos - Deus

Jair Gomes - Seus amigos significam o que pra você?

Zenilda Carlos - Força, coragem, incentivo!

Jair Gomes - Sua Família?

Zenilda Carlos - Meu porto seguro, a base e tudo.

Jair Gomes - Uma reflexão que você gostaria de deixar.

Não adianta apenas viver, é preciso saber aproveitar cada segundo e aproveitar cada oportunidade que a vida lhe oferece. Viva!



[cotidiano] Chimbinha apresenta Thábata Mendes como nova vocalista do Calypso

Chimbinha reuniu a imprensa na manhã deste sábado, 31, em Belém, no Pará, para apresentar oficialmente Thábata Mendes, a nova vocalista da Banda Calypso, que entra no lugar de Joelma. Além disso, o guitarrista anunciou o novo projeto que o grupo seguirá na próxima turnê, que deve acontecer em 2016.

Durante a entrevista, Chimbinha contou que conhecia Thábata há algum tempo de Mossoró. Um grande amigo de Chimbinha fazia a produção do disco da cantora. "Eu sempre acreditei no trabalho da Thábata. É uma artista pronta. Uma artista que vem com bagagem muito grande", elogiou ele.

Para Thábata, este definitivamente é um momento de transição. A cantora - que iniciou a carreira artística aos 9 anos em um picadeiro de circo ao lado dos pais - disse que está muito feliz e emocionada com que está acontecendo em sua vida. E afirmou que foi muito bem recebida no Pará: "Estou tendo muita visibilidade. Até então eu era anônima e esse anônima está se acabando e só tenho a agradecer a Deus primeiramente e Chimbinha. Sinto uma energia muito positiva".

Banda continuará com mesmo nome Calypso.

Apesar de recentes especulações sobre mudanças no nome da banda, Chimbinha afirmou que manterá o nome Calypso. Segundo ele, a parte jurídica já está decidida. "Calypso é um ritmo, um movimento", disse ele. "A Thábata tem um estilo de cantar. Eu quero reinventar a banda Calypso. Vai ser um estilo mais jovem", completa

[cotidiano] Gêmeas são abandonadas pela própria Mãe em Assú

Uma mãe identificada como Denise, mais conhecida como "Beninha". Está mulher é mãe de duas crianças gêmeas, Ana Carla e Ana Camila, com apenas três meses de nascidas, a mãe abandonou as crianças. 

Tudo começou quando a mãe estava em um bar bebendo com as duas crianças, um mulher conhecida como "nega" que é conhecida da mãe das gêmeas, tomou conhecimento e foi até o bar, onde lá trouxe as gêmeas para sua casa onde iriam passar aquela noite, já que "Beninha" estava em um bar bastante alcoolizada. 

No dia seguinte á "Beninha" foi até a residência de "nega" e pegou as filhas. O tempo foi passando e com cinco dias depois "Beninha" junto com seu esposo identificado como Carlos André, voltaram a residência de "nega" e entregaram as crianças. Depois de uma semana eles voltaram a referida residência e levaram as gêmeas.

As informações são que a mãe das crianças chegou atear fogo em um berço e um coxão no qual era pertencente aos gêmeas. Com isso o pai das meninas Carlos André pegou as duas filhas e entregou a "Nega", que até hoje encontra-se com as meninas. 

Sem ter condições financeiras, amigos e parentes se unem em buscar ajuda com terceiros para buscar alimentos, fraudas descartáveis do tamanho "M", pomadas hipoglosso, leite ninho, materiais de higiene, roupas de crianças, brinquedos.
Fonte: Assú Notícia

[Quadro] Blog do Jair Gomes inova e cria novo quadro - Frente a Frente com Jair Gomes

O blog do jairgomes.com tem levado à informação aos seus leitores, sejam eles de Apodi e região, bem como em todo Estado do Rio Grande do Norte, Brasil e até mesmo fora do país; com os acontecimentos, locais, regionais e nacionais; de forma autênticas ou não.

Seguindo está linha de raciocínio, o blog resolve inovar e criar um novo quadro que se chamará, Frente a Frente com Jair Gomes. Neste quadro um membro da sociedade regional irá ficar frente a frente com o blogueiro para lhes contar fatos da sua vida pessoal e profissional, com o intuito de levar ao conhecimento da população casos de pessoas que se superaram e que hoje são exemplos de vida para sociedade.

O quadro será publicado todos os sábado com um personagem diferente a cada semana. Aos leitores cabe ler, apreciar e compartilhar as novas histórias que externarão mundo a fora.

E para começar iremos publicar, ainda hoje, a história de Zenilda Carlos, uma mulher que venceu barreiras e conquistou sonhos.

Até logo!

[política] "Se continuar assim... da vontade de entregar" diz prefeito de Apodi

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdo), durante o programa de rádio da prefeitura, falou sobre as problemáticas que vem enfrentando na gestão do município. Segundo ele a situação está tão difícil que 'dá vontade de abandonar o barco'.

Mesmo com o anúncio do carnaval, que está orçado em torno de 600 mil reais para o próximo ano, Flaviano diz que os precatórios tem prejudicado muito a administração do município. Fato este que ele contrariou quando era candidato a prefeito e dizia que daria para se fazer uma obra a cada mês.

Dentro de uma administração pública, revelar que 'da vontade de entregar' é uma atitude que mostra incapacidade administrativa. Fato este que parece ser o problema do atual prefeito de Apodi.

[polícia] PM baleado morre em Natal e filha faz desabafo em rede social

O Soldado da Polícia Militar do RN, Marcos Antônio da Silva, de 49 anos, baleado na cabeça durante tentativa de assalto na manhã desta sexta (30) morreu neste sábado (31) no Hospital Clóvis Marinho, em Natal. A informação foi confirmada pelo Major da PM, o médico Carlos Dantas. O Major afirmou que foi oficialmente informado pela direção da unidade hospitalar sobre a abertura do protocolo de Morte Encefálica (M.E.).

Após o ocorrido, uma das filhas do policial desabafou no Facebook. “Meu pai estava indo ver a apresentação na escolinha do meu irmão, sentido Extremoz-nova natal, quando foi surpreendido por um BANDIDO, eu vou repetir caso vcs não tenham entendido, ele foi surpreendido por um BANDIDO FILHO DA PUTA, onde o mesmo foi fazer um assalto a mão armada, não se sabe se houve luta corporal, mas eu acabei de ver na televisão, que MEU PAI se arrastou como um LIXO até uma certa distância para pedir ajuda nas proximidades”

Em outro trecho, a filha afirma “MEU PAI foi alvejado com um tiro na cabeça, e agora tá em estado grave no hospital Walfredo Gurgel, onde se encontra respirando por aparelhos e totalmente inconsciente. Agora vejam só a minha situação e a da minha família, imaginem como eu estou agora ao saber que MEU COROA tá num leito de hospital por um BANDIDO, UM INSETO, UMA "VITIMA DA SOCIEDADE" que não tem nada a perder e vocês ainda insistem em defender bandido, Por quê? Meu pai é um POLICIAL HONESTO, COMPETENTE E RESPEITADO EM TODO O LUGAR QUE ELE FREQUENTA. Como é que eu e minha mãe iremos contar ao meu irmão de oito anos que o pai dele tá entre a vida e q morte? Eu sinceramente imaginaria tá passando por qualquer coisa na minha vida, TUDO, menos por isso!!!!!”

O CRIME

O policial Marcos Antônio, que tinha 23 anos de corporação, foi baleado na cabeça ontem por volta das 7h30 de ontem no bairro Nordelândia, loteamento situado ao lado do conjunto Nova Nata, na Zona Norte da cidade.

Segundo informações, o suspeito saia de uma área de matagal, ao lado da linha férrea. Em possível tentativa de assalto, o PM teria reagido e em seguida, baleado. O suspeito do crime não levou nenhum objeto da vítima.
Fonte: AgoraRN

[esporte] Jogadores do Independiente usarão viagra antes de jogo da Sul-Americana

Os jogadores do Independiente, da Argentina, utilizarão viagra antes da partida contra o Independiente Santa Fé, nesta quinta-feira, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, para combater os efeitos da altitude.

“O sildenafil (composto com que é feito o medicamento) ajuda na circulação pulmonar. Ao chegar mais sangue aos pulmões, é produzida melhoria na adaptação”, afirmou Luis Chiaradía, médico do time vermelho, à “Rádio Argentina”.

A partida acontecerá no estádio El Campín, em Bogotá, a 2.600 metros de altitude. Segundo o especialista, o uso do viagra pelos atletas acontecerá na véspera e no dia do compromisso.

O artifício já foi utilizado por San Lorenzo e River Plate em competições continentais. De acordo com Chiaradía, os exemplos bem-sucedidos motivaram o uso do viagra.

“Viajamos para Cali primeiro e, no dia do jogo, vamos para Bogotá. Eles irão tomar 50 miligramas de sildenafil na véspera, e outros 50 miligramas no dia da partida”, explicou.

Na ida, em Buenos Aires, o time da casa perdeu por 1 a 0. A voltar acontecerá nesta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília).
Fonte: Terra

[cotidiano] Nova fase do Minha Casa Minha Vida vai contratar 500 mil casas

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, anunciou nesta quinta-feira (29) o início das contratações de unidades habitacionais da Fase 3 do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o ministro, os primeiros contratos serão assinados pela presidenta Dilma Rousseff “em algumas semanas".

A meta é contratar mais 3 milhões de moradias até o fim de 2018. Segundo Kassab, este ano, pelo menos 500 mil unidades devem ser contratadas, já na nova etapa do programa.

“A presidenta me autorizou a dizer que já estamos prontos para começar as contratações da Fase 3 do programa”, disse o ministro, durante entrega de unidades do programa em Sorocaba (SP), por meio de videoconferência transmitida para Brasília, em que Dilma participa da entrega de 928 apartamentos no Paranoá, cidade do Distrito Federal a cerca de 10 km da região central de Brasília.

Minha Casa Minha Vida

Criado em 2009, o Minha Casa Minha Vida já contratou 4,1 milhões de unidades habitacionais, dessas, cerca de 2,5 milhões já foram entregues. Por meio de subsídios e juros diferenciados, o programa atende a famílias com renda mensal entre R$ 800 e R$ 6,5 mil.

O investimento total no Minha Casa Minha Vida nas fases 1 e 2 supera os R$ 270 bilhões, de acordo com o Ministério das Cidades.
Fonte: Agencia Brasil

[educação] Estudante de São Miguel acerta 174 questões no Enem 2015

Dos 180 questionamentos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado no último final de semana em todo o Brasil, Lucielio acertou 174. Para ele, a conquista foi algo que não esperava. “Quase caio da cadeira. Eu contei três vezes para acreditar no que eu estava vendo”, declarou.

Francisco Lucielio Cavalcante de Freitas, tem 18 anos e reside no município de São Miguel, situado na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Nasceu com paraplegia e só consegue andar com a ajuda de outra pessoa.

Garoto humilde e bastante religioso, mora sozinho com a mãe desde que nasceu. Isso por que seu pai morreu de intoxicação quando ele completou três dias de nascido.

Quando residia na zona rural, por exemplo, Lucielio era levado para escola nas costas da mãe. “Teve uma época em que minha mãe me acordava cedo, me colocava na ‘cacunda’ e me levava até o colégio”, revelou.

O transporte especial só chegou quando ele ingressou no 6º ano. A prefeitura cedeu um transporte para leva-lo de casa até a escola e da escola até em casa. Nem por isso, ele deixou de sonhar. Ao ser questionado sobre os planos para o futuro, ele destaca que seu sonho é ser psicólogo, profissão esta que acredita poder ajudar muitas pessoas.

Segundo Lucielio, o desejo de fazer a prova do ENEM veio após tomar conhecimento de um processo que emite o certificado de conclusão do ensino médio, para pessoas acima de 18 anos que ainda não concluiu os estudos.

No dia da prova, Lucielio contou que se apegou à Virgem Maria, para que ela te ajudasse, uma vez que uma das maiores dificuldades era preencher o cartão-resposta.

“Tive que tomar muito cuidado, por que eu costumo marcar nos locais errados, devido a minha deficiência. Então, eu pedi à Virgem Maria, e ela ouviu minhas preces”, relatou. “Sempre tive o apoio das pessoas ao meu redor. Inclusive, meu ex-professor de matemática, Leonardo, me disse que ia me dar uns ‘cascudos’ se eu não acertasse pelo menos 60 questões”, revelou com um sorriso no rosto.
Fonte: Mossoró Hoje

[concursos] Prefeitura de São João do Sabugi realiza concurso com mais de 70 vagas

Prefeitura de São João do Sabugi, município distante 297 km de Natal, anuncia realização de Concurso Público com mais de 70 vagas. É possível concorrer a cargos com diferentes níveis educacionais e salários de R$ 788,00 a R$ 8 mil por mês. Confira todas as oportunidades, abaixo:

Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (5), Auxiliar de Serviços Gerais – Câmara Municipal (1), Coveiro (1), Jardineiro (1), Merendeira (3), Motorista (4), Operador de Máquinas Pesadas (3) e Vigia (1).

Nível Médio: Agente Administrativo (1), Agente Administrativo – Câmara Municipal (5), Agente de Combate Às Endemias (1), Atendente de Consultório Dentário (3), Auxiliar de Farmácia (1), Facilitador de Oficina (3), Fiscal de Obras (2), Fiscal de Tributos (2), Fiscal de Vigilância Sanitária (1), Orientador (1), Recepcionista (1), Socioeducacional (1), Técnico Agrícola (2), Técnico em Enfermagem (1), Técnico em Enfermagem (3), Técnico em Laboratório (1) e Vacinador (2).

Nível Superior: Advogado (1), Analista Administrativo (2), Analista Administrativo – Câmara Municipal (1), Assistente Social (1), Cirurgião Dentista (2), Contador (1), Contador – Câmara Municipal (1), Enfermeiro (3), Farmacêutico (1), Médico Generalista (1), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Médico-Veterinário (1), Nutricionista (1), Pedagogo Crass (1), Procurador Jurídico – Câmara Municipal (1), Professor de Ciências Físicas e Biológicas (1), Professor de Educação Física (1), Professor de Ensino Infantil (1), Professor de Português (1) e Psicólogo (2).

Dentro do total de funções, existem oportunidades exclusivas para pessoas com necessidades especiais.

Você pode inscrever-se pelo site www.conpass.com.br, até 5 de novembro de 2015. Já a taxa de participação custa de R$ 40,00 a R$ 90,00, e deve ser paga por meio de boleto, na agência descrita no edital.

A classificação dos candidatos será feita mediante à Prova Escrita, de Títulos e Prática, sendo que a primeira está prevista para ocorrer em 13 de dezembro de 2015 e será composta por questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos e demais assuntos. Este Concurso Público tem validade de dois anos, porém pode ser prorrogado.

[política] Prefeito de Parnamirim responde a quase 100 processos na Justiça

O atual prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos (PDT), que está no seu segundo mandato à frente do município da Grande Natal, é alvo de diversas ações ajuizadas contra ele na Justiça. De acordo com um levantamento feito na sessão de consultas processuais do Tribunal de Justiça (TJRN), o prefeito responde atualmente a 93 processos que tramitam em primeiro grau nas comarcas de Natal e de Parnamirim.

Dos processos ajuizados contra Maurício Marques, 32 são por improbidade administrativa, sendo que 11 ações são por dano ao erário, 13 por violação dos princípios administrativos, uma por enriquecimento ilícito e outra por crime contra o patrimônio.

Além dessas ações, Maurício Marques tem impetrado contra ele 53 mandados de segurança, e responde a mais quatro ações civis públicas, duas ações por crimes de responsabilidade uma por peculato (subtração ou desvio de dinheiro público) e uma ação penal.
Fonte: AgoraRN

[cotidiano] Mulher põe ladrão para correr após agredi-lo com um frango congelado

Câmeras de segurança registraram às 10:52h da manhã desta sexta feira, uma cena, no mínimo, curiosa. Uma dona de casa caminhava pela rua Nilo Peçanha, no Centro de Mossoró, quando foi abordada por um assaltante em uma motocicleta.

Sem pestanejar, a vítima arremessou um frango congelado contra o bandido, que se assustou com a reação inesperada e fugiu em seguida. A mossoroense ainda xingou o ladrão, apanhou o alimento e seguiu a caminhada.

Fonte: Passando na Hora

[cotidiano] Após 72 horas, médico e ex prefeito potiguar sofre segundo acidente de carro na BR 427

O que parecia inacreditável, de fato, aconteceu. Três dias depois de sofrer um acidente de carro, o médico seridoense Elísio Galvão, desta vez, capotou na manhã desta sexta-feira (30) em seu Ford Fiesta de cor prata, e placas OJV 7814, na BR 427, entre as cidades de Caicó e Serra Negra do Norte.

Segundo informações do blog, a vítima está sendo atendida na UTI do Hospital Regional do Seridó, mas deverá ser transferido para Natal, após suspeita de traumatismo craniano.

Esse é o segundo acidente envolvendo o médico nesta semana. O primeiro acidente foi na terça feira passada, onde o médico e ex-prefeito de São João do Sabugi perdeu o controle, também na BR-427, sentido Serra Negra do Norte.  Ele estava no mesmo veículo.
Fonte: Focoelho

[cotidiano] Advogado é preso no lugar de cliente e vira alvo de piada feita por juíza durante audiência

Um mandado de prisão emitido com o nome errado fez com que um advogado de Indaiatuba, no interior de SP, fosse preso no lugar do cliente dele, há cerca de 20 dias. Segundo a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo), dias depois, o defensor ainda foi vítima de um comentário malicioso da juíza durante uma audiência.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Ricardo Toledo Santos Filho, o documento, emitido pela 1ª Vara Cível da cidade, foi entregue à polícia, que cumpriu a “ordem”. Mas, o defensor, que não quer ter o nome revelado, percebeu que era o cliente que deveria ir para a cadeia e não ele.

— Ele se rebelou, naturalmente. A ordem era indevida, era ilegal. Ele tentou argumentar, pediu para ligarem na vara. A polícia usou de truculência e o levou à delegacia. Lá, ele acionou os colegas que foram sanar esse erro. Ele ficou quatro horas preso enquanto isso.

Se não bastasse, em uma audiência na mesma vara, a juíza teria feito um comentário malicioso, segundo Santos.

— Alguns dias depois, uma autoridade do fórum fez chacota desse fato. Falou, “foi só um advogado preso? Deveria ter sido a classe toda”.

A OAB-SP apura os fatos. Até o momento, não há explicação para o mandado de prisão emitido em nome do advogado e não do réu. Pessoas que estavam na audiência também estão sendo ouvidas pela comissão da Ordem para comprovar a “piada” da magistrada.

— Isso aí não pode acontecer. O erro está caracterizado. Agora, a gente está averiguando se houve uma intenção deliberada de prejudicar o advogado, para ver se teve alguma situação de retaliação, por exemplo. Com relação aos comentários, nós não aceitamos isso de jeito nenhum. O autor dessa afirmação jocosa, irônica e ofensiva a uma classe vai responder sim pelos danos morais, e na esfera criminal e disciplinar.

Por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, a juíza disse que no mesmo dia em que o advogado foi preso, comunicou o erro à Corregedoria-Geral de Justiça. Um procedimento foi instaurado para apurar o fato. Sobre as supostas declarações, a magistrada nega que tenha feito qualquer comentário ofensivo à categoria.

Fonte: R7

[segurança] Avião Russo cai com 224 passageiros no litoral do Egito

As autoridades aeroportuárias da Rússia informaram neste sábado que um avião com 224 passageiros russos a bordo desapareceu dos radares próximo do Chipre, após decolar de uma cidade do litoral do Egito.

O avião, um Airbus-321 da companhia KogalimAvia, perdeu contato com os radares no início da manhã, 23 minutos após a decolagem, quando sobrevoava a cidade de Larnakia, relatou um porta-voz de Rosaviatsia, a agência estatal de aviação civil da Rússia.

“Desde então não voltou a estabelecer contato. A aeronave não aparece nos radares”, acrescentou o porta-voz, citado pela agência russa “Interfax”.

O avião, que realizava o voo 9268, decolou às 3h51 GMT (1h51 de Brasília) da cidade turística egípcia de Sharm el-Sheikh, o destino favorito dos turistas russos.

Segundo o porta-voz da Rosaviatsia, o avião tinha como destino o aeroporto Pulkovo da cidade de São Petersburgo, onde deveria aterrissar pouco depois do meio-dia local (7h de Brasília).

De acordo com fontes da embaixada russa no Egito, todos os passageiros presentes no avião são cidadãos russos, entre eles 17 crianças e os sete membros da tripulação.

Aparentemente, segundo a agência oficial “RIA Novosti”, o avião perdeu altura de maneira brusca pouco após a decolagem, e o piloto teria pedido à torre de controle permissão para realizar uma aterrissagem de emergência no Cairo. (EFE)

[economia] Após três meses de alta, dólar fecha outubro com queda de 2,6%

Depois de três meses consecutivos de alta, a moeda norte-americana cedeu em outubro e fechou em queda. O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (30) vendido a R$ 3,863, com valorização de R$ 0,009 (0,23%). Apesar da alta de hoje, a divisa encerrou outubro com queda de 2,6%. Em 2015, a cotação acumula alta de 45,3%.

O câmbio enfrentou um dia de oscilações, comum no último dia útil do mês, porque os investidores tentam influenciar a taxa que o Banco Central usa para corrigir a dívida do governo atrelada à moeda norte-americana. Pela manhã, o dólar chegou a subir fortemente. Na máxima do dia, por volta das 10h50, atingiu R$ 3,883. No início da tarde, a cotação recuou, mas fechou próxima da estabilidade.

[política] Congresso custará R$ 1,1 milhão por hora em 2016

Em tempo de ajuste fiscal, o Congresso Nacional não para de aumentar as despesas. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal tem orçamento previsto de R$ 9,4 bilhões para 2016. Isso quer dizer que o trabalho dos parlamentares brasileiros custará o equivalente a R$ 1,1 milhão por hora. O valor está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual.

O maior orçamento é o da Câmara dos Deputados. Além de 513 deputados, a Casa possui 16.445 funcionários efetivos e comissionados trabalhando todos os dias. No total, estão previstos R$ 5,5 bilhões para o ano que vem. Dessa forma, R$ 4,4 bilhões, o que representa 80% do orçamento, será destinado ao pagamento de pessoal e encargos sociais.

O Senado Federal tem orçamento um pouco mais modesto. A previsão inicial é que Casa custe R$ 3,9 bilhões aos cofres públicos em 2016. A maior parcela dos dispêndios também deve ir para o gastos com pessoal e encargos sociais: 84% do total, o equivalente a R$ 3,3 bilhões. As outras despesas correntes devem consumir R$ 553,3 milhões. Já nos investimentos o total será de R$ 62,2 milhões.

[cotidiano] Asteroide do tamanho de 4 campos de futebol passa neste sábado próximo da Terra

Um grande asteroide, do tamanho de quatro campos de futebol, vai aproximar-se amanhã (31) da Terra, quando cientistas de todo o mundo preparam-se para presenciar um fenômeno raro que só acontece a cada 10 anos. “Parece um ponto de luz. O olho humano não o consegue ver e o melhor é utilizar um pequeno telescópio para ver aquele corpo celeste tão brilhante”, explicou Paul Chodas, diretor do Centro de Objetos Próximo da Terra da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), em Pasadena, Califórnia.

Às 15h de sábado (no horário de Brasília), o asteroide vai passar a 490 mil quilômetros da Terra, ou seja, a uma distância pouco maior daquela que separa a Lua da Terra, segundo dados da Nasa. Com um diâmetro de 400 metros, o Asteroide 2015 TB145 vai passar pela órbita terrestre a uma velocidade de 126 mil quilômetros/hora, sem representar uma ameaça para o planeta. “É um evento raro. Os asteroides deste tamanho, tão grandes, não passam tão próximo da Terra assim tantas vezes. Diria que ocorre mais ou menos uma vez em cada dez anos”, disse o astrônomo.

[política] Marcelo Odebrecht diz que denúncia de cartel é 'inconsistente e absurda'

O presidente da holding Odebrecht S.A. e réu em ações penais originadas na Operação Lava Jato, Marcelo Bahia Odebrecht, afirmou à Justiça Federal nesta sexta-feira (30) que a alegação de que a empresa participou de cartel é “absolutamente inconsistente e absurda”. Ele entregou a Sérgio Moro um documento em resposta aos questionamentos do juiz e se defendendo das acusações.

Marcelo Odebrecht faz diversos ataques à postura do Ministério Público Federal (MPF) na condução das investigações da Lava Jato. O réu afirma que as denúncias apresentada pelos procuradores contra ele foram feitas com “má-fé” e distorcendo fatos.

Foi a primeira participação do executivo em audiência da Lava Jato. Neste processo, ele é acusado de organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais. Marcelo Odebrecht está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

[humor] Batata Ruffles envia para Dilma o processo tecnológico de estocar vento

Após demonstrar interesse em uma tecnologia para estocar o vento a fabricante das batatas Ruffles encaminhou para Dilma o projeto tecnológico que utilizam para estocar o vento dentro das suas embalagens. 

Para a assessoria do governo agora sim o Brasil dará um grande passo para frente. “Dilma vai ficar feliz em saber que existe e que é possível estocar o vento”, disse a assessoria do governo. 

Para o engenheiro da Ruffles o processo de estocar o vento é simples e pode ser feito em casa: "Basta você pegar um saco plástico, sem furo, soprar e fechar rapidamente antes que o vento escape", disse.

Fonte: G17 (FIQUE ATENTO - G17 é um site de humor e as publicações são fictícias, piadas sem qualquer fundo de verdade, produzidas para fins de entretenimento dos leitores).

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

[política] Prefeitura de São Miguel exige título eleitoral para contratações

Gerou caso de investigação por parte do Ministério Público a informação de que na Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel, no Oeste potiguar, é exigida apresentação do título de eleitor para prestar serviço no órgão.

O caso está sendo apurado pelo promotor Paulo Roberto Freitas, que já remeteu notificação ao Executivo pedindo explicações.


[política] Ex-prefeito de Parelhas fica inelegível

O médico Antônio Petronilo, ex-prefeito de Parelhas, ficou inelegível por oito anos e consequentemente impedido de disputar novamente o cargo em 2016, como vinha sendo cogitado. 

Cinco vereadores votaram favoráveis ao relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que reprovou as contas do ex-prefeito. 

Já outros quatro vereadores foram contra o relatório do TCE. 

[educação] Provas do Enem estão disponíveis no site do Inep

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana estão disponíveis, a partir de hoje (30), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os candidatos fizeram o exame nos dias 24 e 25 de outubro.

Os cadernos de provas aplicados nos dois dias do Enem têm questões de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a proposta de redação. Os estudantes podem usar provas passadas para se preparar para as próximas edições do exame e para vestibulares.

Neste ano, o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os gabaritos das provas objetivas foram divulgados na quarta-feira (28) e os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2016.

A edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014. 

[política] Henrique é reconduzido à presidência do PMDB no RN para mais um mandato

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realizou na amanhã desta sexta-feira (30), em sua sede no Bairro do Tirol a convenção estadual do partido, para eleger o diretório regional, comissão executiva e os delegados à convenção nacional que ocorrerá em Brasília (DF). Durante o evento o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, foi reconduzido para mais um mandato de dois anos à frente do partido no Rio Grande do Norte.

A comissão executiva contará com a participação do deputado federal Walter Alves e dos parlamentares estaduais Álvaro Dias, Nelter Queiroz, Gustavo Fernandes e Hermano Morais.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Cadê o dinheiro?: Jornalista Eduardo Faustini esteve em Ielmo Marinho

A saga do repórter Eduardo Faustini no Rio Grande do Norte continua. O Jornalista tinha postado um a foto na rede social do mapa do RN onde apontava Natal e Galinhos, na verdade Galinhos só pra disfarçar.

O jornalista Eduardo Faustini esteve mesmo foi em Ielmo Marinho, onde o prefeito Bruno Patriota foi afastado. Ontem o repórter invisível já visitou postos de saúde e escolas do município.

Capela da Fazenda Potengi, no município de Ielmo Marinho.
Nesta quinta, Faustini gravou na unidade de saúde, onde ouviu funcionários, e na Escola Jessé Freire, onde entrevistou a secretária de Educação.

O funcionário contratado da Prefeitura, responsável pelas denúncias feitas ao Ministério Público, que resultaram no afastamento do prefeito Bruno Patriota, foi o próximo a ser ouvido.

Mais tarde ele saiu do Estado.

[segurança] Policiais militares denunciam atraso do pagamento de diárias e promoções

Os policiais militares do Rio Grande do Norte estão sem receber as diárias trabalhadas no mês de setembro. Segundo a Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte (ACSPM-RN), além de não realizar o pagamento das diárias, o Executivo Estadual não cumpriu o acordo com os policiais promovidos nos anos de 2012, 2013 e 2014.

De acordo com presidente da ACSPM-RN, Roberto Campos, o Governo havia se comprometido a realizar o pagamento das promoções dos policiais em duas parcelas. A primeira parcela seria paga no mês de outubro.

“Basicamente o Governo pagou apenas a base do contracheque. As gratificações e diárias foram cortadas”, afirmou.

Segundo Campos, o Governo não deu qualquer justificativa sobre motivo do atraso das diárias e do não cumprimento do acordo do pagamento dos policiais promovidos.

Na próxima semana, a Associação de Cabos e Soldados tentará um encontro com o governador Robinson Faria para buscar informações quanto aos pagamentos dos valores em atraso. Caso não seja definido um acordo entre as partes, uma assembleia geral será realizada para discutir a possibilidade de paralisação das atividades da categoria.

“Vamos buscar que o pagamento saia em folha complementar. Se não conseguirmos, faremos uma assembleia para deliberar a possibilidade de uma greve. A paralisação vai depender do encontro que tivemos com o governo”, explicou o presidente da ACSPM-RN, Roberto Campos.
Fonte: Portal no Ar

[política] Prefeito do Assú exonera secretários e cargos comissionados

O prefeito de Assú, Ivan Júnior, publicou decreto exonerando o seu secretariado e cerca de 350 cargos comissionados lotados nas diversas pastas municipais. Segundo o documento, ficam mantidos os cargos de provimento em comissão ocupados por servidores ocupantes do cargo de conselheiro tutelar, gestantes servidoras em gozo de licença maternidade.

O decreto determina que as nomeações posteriores à sua publicação estarão condicionadas ao cumprimento do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ocorrendo mediante portaria específica expedida pelo prefeito.

[cultura] Já está definido - Apodi terá carnaval em 2016

O município de Apodi, no Oeste Potiguar, conhecido tradicionalmente pelos grandes carnavais, irá realizar a festa do próximo ano, a informação foi confirmada hoje (30) através da divulgação da comissão organizadora da festa.

Na cidade, cogitava-se que o município poderia deixar de realizar, pela primeira vez, desde que fora criado, o tradicional carnaval, contudo a informação foi negada.

O prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), resolveu nomear os integrantes da Comissão Organizadora do Carnaval de Apodi 2016, sob a coordenação de Agente de Cultura Alex Cassiano e tendo como membros a Secretária de Finanças Afilza Freire e o Secretário de Turismo, Junior Costa.

Essa é a primeira vez que a coordenação não terá como presidente o Secretário de Turismo.

[cotidiano] Mulheres tiram a roupa em boate pela chance de ganhar um iPhone

Duas frequentadoras de uma boate em Berezniki (Rússia) tiraram a roupa, subiram ao palco e se exibiram para dezenas de pessoas. Tudo para participar de um concurso cujo prêmio era um iPhone 5s.

A "apresentação" da dupla agradou ao público da casa noturna, mas nas redes sociais foi bastante criticada.

"Tentando demais ganhar a porcaria de um iPhone. Essas garotas e os organizadores do concurso são desmiolados", criticou a usuária do Instagram lena120893.

"Acabaram a escola e estão prontas para a sacanagem e a luxúria", escreveu outra usuária, honeymary23.

Não há informação se uma das duas peladonas ganhou o aparelho.
Fonte: Oglobo

[concursos] Governo do RN abre concurso com 1.400 vagas para professor

O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta sexta-feira (30) edital de concurso público para contratação de 1.400 professores efetivos e especialistas em educação. O salário oferecido é de R$ 2.013,39. As inscrições começam no dia 9 de novembro e seguem até 7 de dezembro. A taxa de inscrição no concurso será de R$ 65,00. A expectativa é que as provas sejam realizadas no dia 10 de janeiro. Confira AQUI o edital.

De acordo com edital, são oferecidas 174 vagas para especialista em educação; 38 para professore de arte; 89 para professor de música; 56 para professor de ciências biológicas; 56 para professor de educação física; 17 para professor de filosofia; 41 para professor de física; 54 para professor de geografia; 53 para professor de história; 18 para professor de espanhol, 37 para professor de inglês; 108 para professor de português; 72 para professor de matemática; 178 para pedagogo; 140 vagas para intérprete de libras; 60 vagas para professor de libras; 146 vagas para pedagogo com especialização em educação especial; 28 vagas para professor de química; 16 para professor de religião e 19 para professor de sociologia.

O concurso será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A seleção terá duas fases. A primeira fase será a prova objetiva e de múltipla escolha de carater eliminatorio e classificatório e a segunda fase será a avaliacao de títulos de caráter apenas classificatório.

As provas objetivas serao aplicadas simultaneamente nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assú, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara. O candidato terá que optar pela cidade em que deseja realizar as provas no ato da inscrição.

As inscrições podem ser feitas pela internet através do site do organizador do certame ou preencialmente nos locais de inscricoes descritos no edital.
Fonte: G1RN

[economia] Municípios recebem repasse do FPM nesta sexta-feira

Será creditado nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3.º decêndio do mês de outubro de 2015. O valor será de R$ 1.601.856.463,84, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 2.002.320.579,80.

Em comparação com o terceiro decêndio de outubro de 2014, o presente decêndio teve um aumento de 36,2%, isso em termos reais, ou seja, considerando a inflação. Mas somando todos os decêndios de outubro, o valor foi de R$ 5,358 bilhões frente aos R$ 5,444 bilhões acumulado no mesmo período do ano anterior. Ou seja, representa, em termos reais, uma retração de 1,58% para outubro de 2015.

No acumulado de 2015, o FPM soma R$ 66,811 bilhões e no mesmo período do ano anterior era de R$ 68,647 bilhões. Em termos reais, o FPM está 2,67% menor do que o mesmo período do ano anterior. Ressaltamos que estes valores não incluem os repasses extras de janeiro de 2014 e 2015, além dos repasses extras de maio e outubro de 2015. Se for desconsiderado também o repasse referente ao 0,5% de julho de 2015 a queda real do fundo é ainda mais expressiva: 4,06%.

A previsão para outubro da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) era de queda de 0,3% em relação a setembro de 2015, entretanto o mês de outubro fechou em com crescimento nominal de 6,3% em relação a setembro. A previsão da STN para outubro frente a outubro do ano anterior era de crescimento de 1,2% e o crescimento nominal foi de 7,32%, não levando em consideração os últimos repasses extras.

Para o mês de novembro a estimativa da STN é de crescimento de 44% em relação ao mês de outubro e 10,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Fonte: Portal no Ar

[polícia] Assaltantes posam para fotografia antes de roubar queijeira no Interior do RN

A Polícia Civil encontrou no aparelho celular apreendido esta semana em ação deflagrada na zona oeste de Caicó, várias fotos do grupo que é suspeito de praticar assaltos na região. A foto em destaque foi feita instantes antes do assalto praticado a uma queijeira na zona rural de São Fernando, no final de semana passado.

Na terça-feira (27), foram DDI e Pixilinga e na casa onde ele estavam foi encontrado o celular. As roupas camufladas e as mascaras foram apreendidas na ação da Polícia Civil, ocorrida na noite desta quarta-feira (28).
Fonte: Blog do Sidney Silva

[política] Rosalba Ciarlini está a um passo de poder ser candidata à Prefeitura de Mossoró em 2016

Dos dois processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impunham perda de direitos políticos à ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), a corte federal a inocentou em um e encaminhou absolvição em outro. No primeiro, Rosalba e a prefeita cassada e afastada de Mossoró Cláudia Regina (DEM) eram acusadas da promessa de perfuração de poço, em troca de votos na eleição de 2012, na comunidade Riacho Grande.

A relatora do recurso, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, votou pela absolvição das duas e foi seguida por todos os ministros presentes ao plenário do TSE. A jurista argumentou que a visita de Rosalba à localidade, na campanha eleitoral de 2012, não teve potencialidade para alterar o resultado do pleito a favor de Cláudia Regina, que venceu aquela eleição por apenas 5.295 votos (3,93%).

No segundo processo, relativo ao suposto uso indevido do avião do Governo do Estado na campanha municipal passada, a mesma relatora Maria Thereza votou pela devolução dos direitos políticos de Rosalba Ciarlini. Entretanto, manteve a condenação de Cláudia Regina. Em seguida, ao invés de proferir seu voto, a ministra Luciana Lóssio preferiu pedir vista ao processo, a fim de aprofundar análise antes de se manifestar.

Com isso, o julgamento foi suspenso, com o placar de 1 x 0 pela absolvição de Rosalba e cassação de Cláudia Regina. O relatório de Maria Thereza Rocha de Assis Moura retoma a sentença inicial, da juíza Ana Clarisse Arruda, 34ª Zona Eleitoral, que determinava a cassação de Cláudia Regina e aplicação de multa a Rosalba.

O julgamento desse processo deverá ser recomeçado em duas semanas. É que o ministro Admar Gonzaga Neto, que substitui Henrique Neves (que não participa, porque alegou suspeição), não estará presente às sessões plenárias do TSE na próxima semana. Porém, terça-feira (3), há expectativa de que sejam julgados, em caráter final, os outros dez processos referentes à eleição à Prefeitura de Mossoró de 2012.

Fonte: Omossoroense

[política] Cunha abre brecha para oposição levar impeachment ao plenário da Câmara

Eduardo Cunha criou nesta quinta-feira uma brecha que deve transferir para o plenário da Câmara a palavra final sobre a abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Fez isso ao revogar o rito de tramitação do impeachment que ele próprio definira em setembro. Esse rito havia sido suspenso por decisões liminares (provisórias) dos ministros do STF Teori Zacvascki e Rosa Weber.

Com sua deliberação, Cunha tornou sem efeito as liminares dos ministros do Supremo. Perderam a validade também os recursos que ele próprio protocolara no STF contra as deliberações de Teori e Rosa. Na prática, Cunha acatou as liminares dos ministros, restabelecendo as normas que vigoravam antes da edição do rito polêmico. Estão previstas na Constituição, na lei 1.079, de 1950, e no regimento interno da Câmara.

O artigo 218 do regimento da Câmara, que trata dos pedidos de impeachment, anota em seu parágrafo 3º o seguinte: “Do despacho do presidente [da Câmara] que indeferir o recebimento da denúncia, caberá recurso ao plenário.” Significa dizer que a oposição poderá requisitar a manifestação do plenário da Câmara caso Cunha decida arquivar o pedido de abertura de processo contra Dilma formulado pelos juristas Helio Bicudo e Miguel Reale Júnior, além da advogada Janaina Paschoal.

Ameaçado de cassação, Cunha equilibra-se entre o Planalto e a oposição. Em troca da salvação do seu mandato, o deputado tenta agradar os dois lados. Confirmando-se o indeferimento do pedido de impeachment, Cunha sorrirá para Dilma. Acatando o recurso, Cunha afagará a oposição. E assistirá de camarote à guerra subterrânea dos dois contendores para conquistar votos no plenário.

Eduardo Cunha deve anunciar sua decisão sobre o pedido que leva as assinaturas de Bicudo e Reale entre os dias 18 e 24 de novembro.

Fonte: BG

[segurança] Policial Militar é baleado na cabeça na Zona Norte de Natal

Um policial militar de 49 anos, que está de folga nesta sexta-feira (30), levou um tiro na cabeça no início da manhã na Zona Norte de Natal. A mulher do soldado, que trabalha numa empresa de segurança, contou que o marido a havia deixado no trabalho e que depois ele iria para a casa da mãe dele, que mora no conjunto Nova Natal. Ela acredita que o marido tenha reagido a algum assalto no meio do percurso, mas a polícia ainda não confirmou o que de fato ocorreu.

O crime aconteceu no conjunto Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul. Até o momento não há informações sobre o estado de saúde do PM, que inicialmente foi socorrido para o hospital Santa Catarina e depois transferido para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

A mulher do soldado disse que o marido é lotado no 4º Batalhão e que em novembro completa 23 anos de polícia.

Fonte: G1RN

[segurança] Quadrilhas explodem caixas de bancos em duas cidades do RN

Terminais bancários foram explodidos durante a madrugada desta sexta-feira (30) em duas cidades do interior potiguar. No primeiro caso, os alvos foram as agências do Bradesco e Banco do Brasil da cidade de Pedro Velho, que fica a 80 quilômetros de Natal. Já em Parazinho, distante 115 quilômetros da capital, os criminosos detonaram um caixa do Bradesco. Não há informação sobre a quantidade de dinheiro que foi levada. Ninguém foi preso.

Ainda sobre as explosões dos caixas em Pedro Velho, a quadrilha metralhou o prédio onde funciona o pelotão da PM. Parte do teto da base, que fica próximo das agências, desabou. A polícia informou que pelo menos 10 criminosos fortemente armados participaram da ação.

Em Parazinho, os criminosos também agiram contra a polícia. Um carro da PM, que estava parado, foi atingido por vários disparos.

Fonte: G1RN

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

[política] Prefeitura de Apodi retomará obras da creche modelo com dinheiro do FNDE

Foto: Jair Gomes
A Prefeitura de Apodi, através da Seretaria Municipal de Administração, publicou o resultado final da concorrência N° 001/2015, que tem como objetivo a contratação de empresa especializada no ramo de engenharia civil, para a execução, mediante regime de empreitada por preço global, do saldo remanescente da obra de construção da unidade no âmbito do programa pró-infância, ou seja, CRECHE MODELO.

O recurso é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - FNDE, que já estava assegurado desde que fora adquirido na última gestão da ex-prefeita Gorete Silveira.

O valor da obra será de R$ 993.663,80 (novecentos e noventa e três mil, seiscentos e sessenta e três oitenta centavos). A empresa vencedora foi a J. P. CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ: 05.009.223/0001-33, que tem sede o município de Limoeiro do Norte, no Ceará.

Com a publicação da nova empresa que vencera a licitação e mesmo com o recurso já estando assegurado a mais de 3 anos, a obra deverá ser retomara nos próximos dias e concluída em 2016, ano eleitoral.