logo

sábado, 11 de junho de 2016

[política] Mais uma denúncia contra Eduardo Cunha e Henrique Alves chega no STF

Eduardo-Cunha-e-Henrique-Alves-e1450176352230
A Procuradoria Geral da União apresentou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal uma terceira denúncia contra o presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Operação Lava Jato.

A denúncia, cujo teor não foi divulgada, diz respeito ao suposto envolvimento de Eduardo Cunha em desvios nas obras do Porto Maravilha no Rio de Janeiro.

A suspeita é de que o parlamentar tenha solicitado e recebido propina do consórcio formado por Odebrecht, OAS e Carioca Christiani Nielsen Engenharia – que atuava na obra do Porto Maravilha – no montante de cerca de R$ 52 milhões.

A denuncia também envolve o ministro do Turismo, Henruque Alves que também teria sido beneficiado com recursos das construtoras captados por Cunha que o MPF considera pagamento de propina disfarçadas de doações oficiais para campanha.

[cotidiano] Servidores de Apodi lançam Carta Aberta a População

[segurança] Com celular na mão, preso é fotografado no maior presídio do RN

Segundo a direção de Alcaçuz, fotos que mostram preso fazendo uso de um aparelho celular foram feitas do alto de uma das guaritas da unidade (Foto: Divulgação/Tribuna do Norte)
Um preso foi flagrado fazendo uso de um aparelho celular dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte. Fotos da cena foram cedidas ao jornal Tribuna do Norte, que publicou as imagens. O preso que aparece usando o telefone já foi identificado, mas o celular ainda não foi encontrado.

Diretor de Alcaçuz, Ivo Freire disse ao G1 que dois procedimentos serão adotados com relação ao fato. “As fotos foram tiradas de uma das guaritas, e o flagrante não foi imediatamente comunicado à direção ou aos agentes de plantão. Isso será apurado. E a segunda coisa a fazer nós já fizemos, que foi identificar o preso que aparece nas imagens. Agora vamos encontrar o celular”, explicou.

O secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, disse que o preso chama-se José Janildo Souza Lima. "Ele foi retirado do pavilhão e responderá sindicância conforme a Lei de Execução Penal. A falta grave", afirmou.

Segundo o jornal, as fotos foram feitas nesta sexta-feira (10). O diretor, no entanto, não sabe dizer se a informação procede. “Não tenho ideia quando foi feita, mas foi tirada da guarita e passada sem que comunicassem a ninguém. O guarda responsável pela guarita deveria ter comunicado o fato no mesmo instante, o que não aconteceu”, ressaltou.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Acidente foi registrado na ponte do Boqueirão em Felipe Guerra

No início da tarde de hoje, 11 de Junho, um acidente foi registrado na cidade de Felipe Guerra/RN, na Ponte do Boqueirão zona rural do Município, de acordo com informações que chegou a nossa redação, um homem identificado como Seu França, teria desviado de duas motos na Ponte do Boqueirão e tinha perdido o controle do Veículo e descido o barranco.

Ainda de acordo com informações nada sofreu o condutor da Pampa, no local para retirar a Pampa foi necessário o uso de um Trator para tira de dentro do Barranco, vários curiosos estiveram no local para acompanhar o sinistro de perto.
Fonte: Santana Noticia

[polícia] PC apreende quase 1.400 comprimidos de ecstasy na Operação Telegrama

Extase
A Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) divulgou, nesta sexta-feira (10), os resultados da Operação Telegrama que resultou na apreensão de 1.389 comprimidos de ecstasy e na prisão em flagrante de quatro suspeitos que estavam recebendo as drogas em suas residências, localizadas em condomínios de classe média alta, no bairro Nova Parnamirim.

Foram presos em flagrante, na última terça-feira (7), Arlisson Pereira Silva, 19 anos; Alisson Rodrigues Ferreira, 30 anos; Lucas Mlynarck Barreto, 22 anos e Pedro Aires Neto, 25 anos. A Operação, que durou quatro meses, já prendeu ao todo 12 pessoas.

O delegado Cláudio Henrique, adjunto da Denarc, afirmou que na última terça-feira (07), equipes da Denarc foram até as residências de três suspeitos que iriam receber os comprimidos de ecstasy e prenderam em flagrante quatro suspeitos. As três caixas com as drogas foram entregues nas residências de Arlisson Pereira, de Pedro Aires e de Alisson Rodrigues, que estava acompanhado de Lucas. Nas casas de Arlisson e Pedro, a Polícia também apreendeu substâncias anabolizantes.

A Operação Telegrama também conseguiu apreender 291 comprimidos de ecstasy, nesta última quinta-feira (10). A droga foi entregue em um destes condomínios de Nova Parnamirim, mas o destinatário da encomenda não estava no local.  “Diante de toda esta investigação, não temos dúvidas de que estamos diante de um grupo articulado, que atuava principalmente na comercialização de drogas sintéticas”, afirmou o delegado Ulisses de Souza.

Outras prisões da Telegrama – As investigações sobre a Operação tiveram início com prisão de Eider Luiz de Medeiros Filho, 29 anos, de Louis Gustavo Bandeira Hendges, 20 anos e do taxista Henrique Paiva Menezes da Silva, 28 anos, no dia 02 de fevereiro de 2016, na Zona Sul de Natal. Eider era investigado por ser um dos responsáveis pelo tráfico de drogas no Bairro de Capim Macio. No dia 12 de fevereiro, Carlos Eduardo Viegas, conhecido como “Cadu” foi preso por mandado de prisão.

No dia 03 de maio, uma ação da equipe do Grupo de Operações Especiais da Secretaria de Interior e Justiça (GOE) prendeu em flagrante, José Victor Alves de Siqueira, 23 anos e Mariana Sabrina Tavares de Melo, 20, e apreendeu uma adolescente de 14 anos. Eles estavam com quatro tabletes de cocaína, pesando aproximadamente quatro quilos. No dia 25 de maio, foi preso Carlo Tito Patrício de Meiroz, conhecido como “Grilo”, com comprimidos de ecstasy. No dia 02 de junho, a Denarc prendeu em cumprimento de mandado de prisão, Lucas Magno de Medeiros, 28 anos, que é irmão de Eider Luiz de Medeiros.
Fonte: Agora RN

[saúde] Casos suspeitos de dengue aumentam 111,89% em um ano no Estado

Única forma de evitar as três doenças é combater o mosquito (ilustração: Secretaria de Saúde - BA)
Dados do último Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostram que o número de casos suspeitos de dengue até a semana epidemiológica número 20, terminada em 21 de maio, aumentou 111,89% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros meses de 2016, foram notificados 49.829 casos. Já em 2015, foram notificados 23.516 suspeitas.

Dos casos notificados nestes primeiros meses de 2016, apenas 13,99%, ou 6.973 pacientes, foram confirmados, sendo 6.894 para dengue, 68 como dengue com sinais de alarme e 11 como dengue grave. No mesmo período de 2015, foram confirmadas 22,04% das suspeitas com 5.184 casos, sendo 5.128 para dengue, 48 dengue com sinais de alarme e 8 como dengue grave.

De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), em 2016, 120 municípios do estado apresentam uma alta incidência acumulada de dengue, ou seja, notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes.  Outros 31 cidades, apresentam média incidência e somente 14 tiveram baixa incidência.

Há três municípios potiguares silenciosos em relação às notificações de dengue, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue nesse período, o que aumenta a preocupação em relação à sub notificação.

“O PECD reforça a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde”, informa a Sesap em nota.

Mortes por dengue

O boletim traz ainda um dado alarmante: o número de óbitos relacionados à dengue confirmados e sob investigação no Estado aumentou 546% desde o ano passado.

No ano de 2015, foram notificados 17 óbitos e em 2016 já são 117 mortes, sendo que dois foram confirmados para dengue grave, 11 descartados e os demais estão sob investigação.

Chikungunya

O Boletim Epidemiológico também apresenta os dados da incidência de febre do Chikungunya. Foram notificados 4.741 casos da doença no ano de 2015, mas apenas oito foram confirmados.  Em 2016, até 21 de maio, foram notificados 11.707 casos e confirmados 1.559.

Zika

Em 2015, foram notificados 3.004 casos suspeitos de zika vírus. Em 2016, no mesmo período, foram notificados 16.409. Dos casos notificados, foram confirmados 73 em 2015 e 4 em 2016.

Os casos notificados em 2015 estão distribuídos em 55 municípios e em 2016 no mesmo período, em 51 municípios.
Fonte: Omossoroense

[economia] Governo anuncia corte de 4,3 mil cargos comissionados e funções

O governo cortará 4.307 cargos comissionados e funções, anunciou há pouco o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira. Além disso, 10.462 cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS), de livre provimento, serão convertidos em funções comissionadas, exclusivas de servidores concursados.

O decreto que detalha os cortes por pasta será publicado ainda hoje (10) em edição extraordinária do Diário Oficial da União. As conversões de cargos dependem de medida provisória, que também deverá ser editada hoje. Os ministérios e os órgãos vinculados terão 30 dias para reformular a estrutura administrativa e suprimir as funções e os cargos comissionados.

De acordo com Oliveira, as mudanças permitirão ao governo economizar R$ 230 milhões por ano. Ele diz que a reformulação reduzirá gastos e melhorará a gestão dos órgão públicos. “Essas medidas são voltadas à melhor organização da administração pública, redução da administração pública e reforço na profissionalização e na utilização de técnicas de gestão e de administração mais acuradas”, declarou.

Com as mudanças, o número de cargos de DAS no governo federal cairá de 24.250 para 10.404. As maiores diminuições ocorrem nos DAS de nível 1 e 2, de menor remuneração, com redução de 4.962 e 4.082, respectivamente. O número leva em conta tanto os cortes como a transformação dos DAS em funções comissionadas.

Se forem considerados apenas os cortes nos cargos de DAS, a diminuição chega a 3.384. Para chegar à redução de 4.307 cargos e funções, o governo eliminou 823 funções gratificadas (FG) e de 100 Gratificações Temporária de Atividade em Escola de Governo (Gaeg). A conta do Ministério do Planejamento, no entanto, inclui 881 cargos de DAS que foram cortados desde dezembro.

[cotidiano] Obras de construção da Cadeia Pública de Ceará-Mirim estão paradas

Obras estão paradas desde terça-feira (7) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Enquanto a superlotação é um problema comum às unidades prisionais em todo o estado, a construção da Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na Grande Natal, se arrasta a passos lentos. A obra está parada desde a última terça-feira (7).

No canteiro de obras, a 10 quilômetros do centro de Ceará-Mirim, máquinas e equipamentos parados e ninguém no local pra dar informação. As fundações do prédio estão praticamente prontas e a construção começa a tomar forma.

Em nota, a assessoria do Governo do Estado informou que a obra foi paralisada terça-feira por "problemas burocráticos", mas que os trabalhos serão retomados na próxima segunda-feira (13). De acordo com a nota, a paralisação não afeta o cronograma da obra e a previsão de entrega continua sendo novembro deste ano.

A obra é financiada por um convênio com o Ministério da Justiça. O repasse mais recente, segundo o portal da transparência, foi feito no dia 13 de maio no valor de quase R$ 1,5 milhão. O Ministério da Justiça já enviou pouco mais de R$ 6,5 de um total previsto de R$ 14.745.000,00. A contrapartida do Governo Estadual deve ser de pouco mais de R$ 3 milhões.

A Cadeia Pública de Ceará-Mirim começou a ser construída em junho de 2015. A previsão era de que ela fosse entregue em novembro deste ano. O projeto prevê a criação de 603 novas vagas no sistema penitenciário. Atualmente o deficit de vagas no sistema prisional do RN chega a 4000 vagas.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Escola Estadual Antonio Dantas em Apodi celebra jubileu de ouro, 50 anos de historia

Uma noite de muita festa na comemoração dos 50 anos, da maior escola do município de Apodi, a escola Professor Antonio Dantas que com presença de alunos, professores, autoridades viveu toda nostalgia de meio século de existência, em uma noite glamorosa.

No ginásio poliesportivo da unidade de ensino o ato foi ecumênico premiando todas as crenças, e reunindo ex-alunos, ex-professores e simpatizantes daquela que é considerada a maior referencia em ensino do município.

A festa aconteceu ontem 10, cercada de historia e muitas recordações.
Fonte: Josenias Freitas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

[política] PGR faz terceira denúncia contra Eduardo Cunha na Lava Jato

A Procuradoria Geral da República apresentou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal uma terceira denúncia contra o presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Operação Lava Jato.

A denúncia, cujo teor não foi divulgado, diz respeito ao suposto envolvimento de Eduardo Cunha em desvios nas obras do Porto Maravilha no Rio de Janeiro. A acusação se baseia nas delações premiadas dos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia.

A suspeita é de que o parlamentar tenha solicitado e recebido propina do consórcio formado por Odebrecht, OAS e Carioca Christiani Nielsen Engenharia – que atuava na obra do Porto Maravilha – no montante de cerca de R$ 52 milhões.

Agora, o ministro responsável pela Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, vai notificar Cunha para que ele apresente a defesa. Depois, o Supremo terá de decidir se, em razão da denúncia, ele se tornará réu ou não.

Na Lava Jato, Eduardo Cunha é alvo de uma ação penal, duas denúncias, dois inquéritos e um pedido de abertura de inquérito ainda não não analisado. Ele é o único réu da Lava Jato no Supremo.

Na última segunda-feira (7), o procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu a prisão de quatro políticos do PMDB – entre os quais Eduardo Cunha – por suspeita de tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava Jato. Os pedidos de prisão estão, há pelo menos dez dias sobre a mesa do ministro do Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF.


[economia] Governo prevê economia de R$ 230 milhões com corte de 4,3 mil cargos

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão anunciou nesta sexta-feira (10) que o governo vai cortar 4.307 cargos e funções comissionadas, dos quais 823 funções gratificadas e 100 gratificações.

Segundo o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, a medida vai gerar economia da ordem de R$ 230 milhões por ano. O próprio ministro admitiu que a redução de custos é "baixa" diante do gasto anual do governo com folha de pagamento dos servidores ativos e inativos, que é de R$ 250 bilhões anuais.

Do total de cargos cortados, 3.384 são DAS (grupo de direção e assessoramento superiores), sendo que 881 já teriam sido "recolhidos". As mudanças serão implementadas por decreto presidencial.

Os 3.384 cargos DAS que estão sendo “recolhidos” representam cerca de 14% do número total de 24.250 cargos existentes atualmente, segundo o Planejamento.


[cotidiano] Judiciário não terá expediente nos dias 24 e 29 de junho

Portaria conjunta assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça e pelo corregedor geral de Justiça, desembargadores Claudio Santos e Saraiva Sobrinho, determina que não haverá expediente, no âmbito da primeira e segunda instâncias, nos dias 24 e 29 de junho, referentes aos festejos juninos dos dias de São João e São Pedro, respectivamente.
A Portaria Conjunta nº 11/2016, publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do dia 8 de junho, determina ainda que os prazos que porventura devam se iniciar ou se completar nos dias em que não haverá expediente ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

[cotidiano] Joelma se apresenta no Mossoró Cidade Junina nesta sexta-feira; Thábata Mendes fará participação

Após a polêmica do fim do casamento com o guitarrista Chimbinha, a cantora Joelma faz o novo show em terras potiguares pela segunda vez. A apresentação vai acontecer nesta sexta-feira (10) no Mossoró Cidade Junina, principal festa de São João do Rio Grande do Norte.

Joelma vem ao estado com a turnê batizada de "Avante", idealizada após o fim da Banda Calypso. Com 14 faixas, o novo CD da cantora paraense aposta em músicas dançantes, mas com letras chorosas como em “Não Teve Amor”, “Ai Coração” e “A Página Virou”.

Além da cantora, a banda Brilhantes do Forró também se apresenta nesta sexta. 

Joelma vai ter uma participação bem especial nesse show. A cantora irá receber Thábata Mendes e as duas loiras vão dividir o mesmo palco.

Vale lembrar que Thábata Mendes substitui Joelma, depois da saída de cantora do Calypso, mas depois de três meses, ela também acabou deixando a banda.

"É uma grande emoção para mim. Sempre fui fã e, poder participar de um show com ela, tenho certeza que será emocionante", falou Thábata sobre a expectativa para o momento.
Fonte: Mossoró Notícias

[cotidiano] Homem morre enquanto se masturbava escondido no trabalho

Quem somos nós para julgar alguém que se masturba no trabalho? Um dia estressante, aquela pressão pelos prazos, a mesa cheia de papéis… Só é bom dar uma verificada no coração antes, porque ser encontrado morto com as calças abertas e o pornô ligado é meio desabonador… Foi o que aconteceu com um homem não identificado (ainda bem) de 48 anos na manhã da última terça-feira em uma área remota do hospital North Central Bronx, em Nova York, Estados Unidos, onde ele trabalhava.

Segundo o New York Daily News, o desafortunado foi encontrado por colegas de trabalho parcialmente sem roupas e com um computador ao lado mostrando imagens pornográficas. A principal hipótese é de que ele tenha sofrido um ataque cardíaco durante a atividade, que realmente exige bastante da parte aeróbica. A polícia descartou suspeitas de homicídio ou suicídio.
Fonte: Surrealista

[cotidiano] MPRN quer exoneração de 66 servidores do Itep e concurso

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está movendo duas Ações Civis Públicas (ACP) contra o Estado do Rio Grande do Norte com objetivo de realização de concurso para o Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) e exoneração de 66 servidores do órgão investidos nos cargos de forma inconstitucional. Nesta segunda ACP, os servidores também respondem como parte da ação.

Na ação do concurso público, o MPRN quer que a Justiça obrigue o Estado a incluir na proposta orçamentária de 2017 dotação suficiente ao preenchimento de novos cargos de 81 peritos médicos legistas, 18 peritos odontolegistas, 137 peritos criminais, 66 agentes de necropsia, 140 agentes técnicos forenses e 33 assistentes técnicos forenses.

O cronograma especificado pelo MPRN na ação é para que, se Justiça deferir o pedido de tutela antecipada, o Estado lance o edital do concurso até o dia 31 de julho, com inscrições previstas até 30 de agosto. Assim, até dezembro seria divulgado o resultado dos candidatos classificados para o curso de formação, a ser iniciado em fevereiro de 2017 dando prazos para o julgamento de recursos e a convocação para a matrícula no mencionado curso, segunda etapa do certame.

Já em relação à outra ACP, o pedido realizado à Justiça é no sentindo de que determine ao Estado o afastamento funcional do quadro de pessoal do ITEP de 66 servidores que foram investidos nos cargos em afronta à Constituição Federal.

Além disso, o MPRN também quer que o Estado deixe de enquadrar esses profissionais no “Grupo Ocupacional IV, de natureza temporária” e no “Quadro Suplementar” criados pelo artigo 55, caput e § 2º, da Lei Complementar Estadual n.º 571, de 31 de maio de 2016, ou em qualquer outro cargo público, assim como não conferir direitos próprios dos servidores submetidos ao regime jurídico único, tal como aposentadoria pelo IPERN.

Nesta ação civil pública, o MPRN argumenta que os 66 servidores listados foram contratados sem concurso público após a Constituição de 1988 e, ao longo do tempo, foram transformados em servidores estatutários, conforme consta em suas fichas funcionais, sem que houvesse qualquer ato jurídico nesse sentido. Esse problema foi detectado em auditoria realizada pela Diretoria de Despesa com Pessoal do Tribunal de Contas Estadual.
Fonte: Defato
  

[humor] Em Apodi, Flamenguista é contratado para pintar símbolo do Vasco



[política] Solidariedade convida população para Plenária Popular em Soledade



[política] Apodiense relembra plano de governo de Flaviano para com a educação



[justiça] ‘Japonês da Federal’ vai cumprir pena de tornozeleira e seguirá trabalhando

O policial federal Newton Ishii, conhecido como o Japonês da Federal, colocou nesta sexta-feira (10) tornozeleira eletrônica por ter sido condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias de prisão por facilitar a entrada de contrabando no país. A pena será cumprida no regime semiaberto harmonizado, ou seja, o agente ficará em casa com algumas restrições da Justiça – deverá estar em casa entre 23h e 5h durante a semana e está impedido de sair nos fins de semana.

Ishii continuará atuando na Polícia Federal em um cargo interno. Por enquanto, a Polícia Federal não especificou qual será a função.Conforme a decisão, o agente não poderá sair de Curitiba e Região Metropolitana sem a prévia autorização da Justiça.

A medida alternativa foi adotada, segundo a juíza Luciani de Lourdes Tesserolli Maronezi, em virtude da falta de vagas no sistema penitenciário para o cumprimento do regime semiaberto tradicional.

Além disso, conforme a decisão, o réu é primário, não cometeu crime mediante violência ou ameaça grave e não possui outro fato que desabone a conduta do agente.

O monitoramento ocorrerá até 21/10/2016, quando deverá ser revisto o regime.

Quando Ishii foi condenado, em 2009, ele era aposentado e, portanto, a Justiça não fez nenhuma determinação relacionada a trabalho, pois, na época, ele estava aposentado. Porém, depois, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou a aposentadoria dele irregular por causa da contagem de tempo de serviço.


[segurança] Repórter usa marreta para testar resistência de ponte de vidro na China

O repórter da BBC Dan Williams testou a resistência de uma ponte de vidro na China de um jeito diferente. Assista ao vídeo.

Dan tentou quebrar o vidro de um painéis com uma marreta, mas não conseguiu.

Recentemente, turistas ficaram assustados porque uma outra ponte de vidro cedeu após um dos visitantes derrubar uma caneca.

Quando aberta ao público, em julho, a estrutura será a mais alta ponte de vidro do mundo.

Localizada no Grand Canyon de Zhangjiajie, a ponte se estende por 430 metros e suporta o peso de 800 pessoas.


[religião] Padre gera revolta ao defender pena de morte a homossexuais na Itália

Um sacerdote italiano indignou internautas, associações de gays e sua hierarquia após a publicação de um vídeo de um sermão no qual afirma que a pena de morte para homossexuais deveria continuar sendo válida.

Neste sermão destinado a denunciar a união civil entre os casais homossexuais, adotada há pouco tempo pelo Parlamento italiano, o padre Massimiliano Pusceddu abriu sua Bíblia e leu uma passagem da carta de São Paulo aos Romanos.

"Embora conheçam o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que fazem essas coisas, não apenas as praticam, mas também aprovam os que as fazem", afirma o texto.

Fechando o livro, este sacerdote de Decimoputzu, no sul da ilha da Sardenha, acrescentou: "Esta palavra é atual porque aborda estes temas de maneira precisa, evangélica".

Como em todas as semanas, o padre Pusceddu publicou sua homilia na internet, mas rapidamente o vídeo provocou uma avalanche de reações indignadas nas redes sociais.

"Pode ser tolerante uma religião que conta com semelhantes animais entre seus ministros?", se perguntava um internauta no Twitter.

Com estas declarações "nos expomos a um tipo de interpretação digna das seitas, ignorando as mudanças da sociedade. São palavras contra a dignidade da pessoa humana", declarou à AFP o vigário-geral de Cagliari, Franco Puddi, ressaltando que a diocese favorecia o diálogo, e não as punições, para "fazer as pessoas evoluírem".

Ex-boxeador, o padre Pusceddu é fã das polêmicas, tendo organizado inclusive um exorcismo coletivo em um ginásio. Também é investigado por violência contra um paroquiano que agredia a esposa.

[segurança] 33 fogem de Alcaçuz no Rio Grande do Norte, diz Sejuc

Está confirmado: 33 detentos escaparam da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte. A fuga aconteceu na noite da quarta-feira (8), mas a relação dos fugitivos só foi divulgada nesta sexta (10). Na lista, segundo a Sejuc, está o nome do líder da quadrilha que sequestrou o empresário mossoroense Fábio Porcino, crime ocorrido em 2013. Cearense, José Wilson Trajano de Freitas foi condenado a 16 anos em regime fechado. Ele foi preso em junho de 2013 na cidade de Macapá, no Amapá.

Além do sequestrador, escaparam Antônio Ribeiro da Silva, Cauê Martins da Costa, Cleudson Webster da Silva, Erasmo Carlos da Silva Fernandes, Eudes Rocha B. de Sena, Francisco Fagner da Silva, Hildeoclécio Cruz dos Santos, Jamilson Barbosa da Silva, Jariedson Bezerra de Moura, João Danil Wanderley de França, José Anchieta Fernandes, José Anderson Pinto da Silva, José Jocenildo de Morais Fernandes, José Rosivan Felix, Júlio Douglas da Silva Fonseca, Leandro da Silva Souto, Lenílson Lopes Pereira, Mayksamy dos Santos Pontes, Michel Plateny da Costa Moura, Nielson Wallace da Fonseca, Paulo Eduardo Lopes de Oliveira, Pedro Adelaide Cavalcante da Silva, Rafael Macêdo Vital, Ramon Augusto Lopes Marques, Ranielly Brito de Azevedo, Rivanildo Pereira Medeiros, Ronaldo da Silva Ribeiro e Sandro Afonso de Souza Tavares.

Outros quatro presos foram recapturados ainda na madrugada da quarta, logo após a fuga. O grupo foi detido pelo BPChoque dentro de um carro. Na ocasião, um casal que estava dando apoio aos fugitivos acabou preso.

Com a fuga da quarta-feira, chega a 249 o número de detentos já fugiram de unidades prisionais do Estado somente este ano. Em 2015, fugiram 212.

Secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino classificou a fuga como "um vacilo".


[cotidiano] Jovem de 15 anos tenta tirar selfie com arma e acaba cometendo suicídio nos EUA

Um jovem norte-americano de 15 anos tentou tirar uma selfie e acabou cometendo suicídio em Overland, no Missouri, de acordo com o jornal português Diário de Notícias desta quinta-feira (9). A polícia local trabalha com a hipótese de que DaMontez Jones tenha encontrado a arma do namorado da mãe, que é segurança.

A arma estava num armário sem tranca. De acordo com a publicação portuguesa, um dos dois irmãos de DaMontez disse que o rapaz estava tirando uma foto. Ele foi encontrado com seu celular, o que reforça a hipótese de disparo acidental.

A morte do adolescente ocorreu na última sexta-feira (3), mas a polícia do Missouri só divulgou as investigações nesta semana. Não é a primeira vez que uma tentativa de selfie termina em tiro por acidente: em 2014, um rapaz mexicano que tirava uma foto com uma pistola apontada para a cabeça também acabou disparando e morrendo.
Fonte: Midiamax

[educação] Em Felipe Guerra, a educação ganha atenção especial da prefeitura

O espaço reservado a brinquedos em escolas e creches, chamado de brinquedoteca, é um espaço mágico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora. Do mesmo jeito que a escola não é simplesmente um estabelecimento de ensino, a brinquedoteca não é apenas um recinto reservado aos brinquedos. Possui objetivos concretos que possibilita o bom desenvolvimento infantil, entre eles são: Estimular a operatividade da criança, favorecendo assim, o seu equilíbrio emocional; dar oportunidades para a manifestação de potencialidades; alimentar a inteligência e a criatividade; enriquecer o relacionamento entre as crianças; incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social; entre outras.

Foi pensando em haver uma interação entre crianças e o universo lúdico da brincadeira que o Governo Municipal de Felipe Guerra, através da Secretaria Municipal de Educação, montou na Escola Maria Bernadete Pinto, localizada na zona urbana do município uma brinquedoteca enriquecida de materiais pedagógicos e recreativos, além de um pedagogo disponível na sala para apoiar os professores nas diversas brincadeiras a serem realizadas nesse espaço. A referida escola tem recebido uma atenção especial do Prefeito Haroldo Ferreira que não tem poupado esforços para atender as necessidades da mesma. Nessa gestão já foram realizadas inúmeras ações, entre elas: climatização de salas de aulas, aquisição de carteiras, utensílios de copa e cozinha, entre outros.

[publicidade] Vende-se Corsa Classic 2008 completo por R$ 15 mil

Vende-se um Corsa Classic em Apodi completo 2008 por R$ 15 mil. Interessados ligar para (84) 99182-9527 Claro ou zap e ainda 98111-6225 Tim.

[política] Justiça Eleitoral recebe lista com nomes de 6,7 mil pessoas inelegíveis

Ministro Gilmar Mendes
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu ontem (9) uma lista com 6,7 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas por irregularidades insanáveis por tribunais de contas.

Com base nas informações, repassadas pelo Tribunal de Contras da União (TCU), a Justiça Eleitoral poderá barrar a candidatura nas eleições municipais de outubro de quem estiver na lista, porque os eventuais candidatos são considerados inelegíveis.

De acordo com Lei de Inelegibilidades (LC 64/1990), conhecida como Lei da Ficha Limpa, quem exerceu cargo ou função pública, teve as contas de sua gestão rejeitadas e não há mais como recorrer da decisão não pode se candidatar a um cargo eletivo nas eleições que ocorrerem nos oito anos seguintes após a data da decisão final.

A relação abrange as decisões tomadas a partir de outubro de 2008 até a data da eleição. O eventual candidato só conseguirá participar do pleito se conseguir uma liminar na Justiça.

Após cerimônia de entrega da lista, o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, disse que a antecipação da entrega dos nomes, que estava prevista para 5 de julho, permitirá que a Justiça Eleitoral possa analisar os casos de candidatos inelegíveis antes das eleições.

“Estamos fazendo isso, graças a essa parceria [com o TCU], de maneira antecipada. Certamente haverá impugnações e as questões serão submetidas à Justiça Eleitoral e, portanto, com a segurança jurídica que o documento autêntico do TCU nos permite. Pela primeira vez, estamos tendo a condição de ter essa lista de forma antecipada. Acho que isso é um ganho em termos de logística para a Justiça Eleitoral”, concluiu o ministro.
Fonte: Agencia Brasil

[publicidade] Pra vender logo - Casa pequena por R$ 21 mil no Bairro Lagoa Seca em Apodi


Vende-se uma casa pequena no Bairro Lagoa Seca em Apodi.

A casa tem sala, cozinha, banheiro e quarto. É toda na cerâmica e metade é forrada com estrutura para primeiro andar.

Interessados ligar para (84) 99182-9527 CLARO ou zap e ainda 98111-6225 TIM

[cotidiano] Eurocopa 2016 começa em uma França em alerta máximo

Eurocopa segurança (Valery Hache - AFP)
Sob forte esquema de segurança e em plena crise social e política, a França recebe a partir desta sexta-feira o terceiro maior evento esportivo do mundo, a Eurocopa 2016. Realizado sete meses após os ataques de Paris e Saint-Denis, que deixaram 130 mortos, o maior torneio de seleções da Europa começa com o jogo França x Romênia, no Stade de France, em Saint-Denis – o mesmo alvo de ataques suicidas de jihadistas em 13 de novembro. Pressionado pelo alto risco de novo ataque do Estado Islâmico, o governo já lançou até aplicativo de alerta de atentados.

A neurose com a segurança pública é onipresente na capital e nas principais cidades-sedes do torneio. Ontem, véspera da abertura ao público, o Stade de France mais parecia uma versão moderna das fortalezas medievais. Cercado por grades altas, o estádio também recebeu centenas de metros de gradis de metal que servirão de barreiras policiais para revista dos torcedores. Desde as saídas dos metrôs e ônibus, serão pelo menos três check points para garantir que nenhum assassino ou suicida possa se infiltrar entre os torcedores, como aconteceu em 13 de novembro.

A presença impressionante das forças de ordem nas ruas também ficou clara nos arredores do Champ-de-Mars, o parque em que está localizado a Torre Eiffel. Mais de cinco horas antes do show do dj David Guetta aos pés do monumento, no mesmo local em que se situará a maior fan-zone do país, todo o bairro estava sitiado por barreiras ao trânsito e por pontos de “pré-filtragem” e de “filtragem” de transeuntes e fãs. Em toda a região, dezenas de viaturas marcavam presença.

[economia] TJRN antecipa primeira parcela do 13o salário para a próxima semana

O Tribunal de Justiça do RN irá antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário para a próxima sexta-feira, 17 de junho. A primeira parcela equivale a 40% do total e representa cerca de R$ 20 milhões circulando na economia potiguar. O anúncio foi feito pelo desembargador presidente Claudio Santos, na manhã de ontem (8), durante coletiva à imprensa para falar dos investimentos do Judiciário potiguar no montante de R$ 110 milhões para construção da nova sede.

Cláudio Santos destacou que o TJRN vem conseguindo pagar a sua folha de pessoal em dia, após a implantação das medidas de austeridade no Judiciário desde o início de sua gestão. O presidente ressaltou que o Tribunal ainda está adequando os seus gastos com pessoal aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e que os recursos utilizados para investimentos são distintos e não podem ser utilizados com esses gastos.
Fonte: TJRN

[cotidiano] Em protesto contra o governo Temer, petroleiros interditam rodovia no RN

Petroleiros que trabalham em Mossoró interditaram trecho da BR-304 (Foto: Divulgação/PM)
Integrantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN) interditam na manhã desta sexta-feira (10) o trecho do Km 46 da BR-304, em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 200 manifestantes participam do ato, que é um protesto contra o governo do presidente em exercício Michel Temer.

De acordo com a PRF, os dois sentidos da rodovia foram bloqueados às 7h em frente à base da Petrobras da cidade. "O grupo informou que o protesto vai acabar às 9h", disse o inspetor Roberto Cabral.

O sindicato também faz uma paralisação de 24 horas. "O movimento visa defender a integridade do Sistema Petrobras e a manutenção do regime de partilha no pré-sal, ameaçadas pelo governo de Michel Temer. A categoria petroleira também critica a nova direção da Petrobras, encabeçada por Pedro Parente", afirmou.
Fonte: G1RN

[polícia] Soldador é morto a tiros na Maisa quando se dirigia para casa

O soldador Ubirandir Machado de Freitas de 31 anos de idade, foi encontrado caído ao lado de sua motocicleta e já sem vida, numa estrada carroçável, próximo à Vila Real, no projeto de Assentamento Maísa, no final da tarde de hoje, 09 de junho. 

A policia Militar do Destacamento da Maísa foi acionada com a informação de acidenta com a motocicleta, mas com a chegada dos militares ao local, foi constatada a morte por disparos de arma de fogo. 

A polícia ainda não sabe a motivação para o crime. Pelas informações da família, Ubirandir era um trabalhador e não tinha envolvimento com crimes. Ele era evangélico, mantinha uma oficina de portão, próximo à Vila Central da Maísa e estava retornando para casa, na Vila Apodi, como fazia todos os dias.

Fonte: O câmera


[política] 'Dinheiro público foi convertido em sapatos e roupas de grife', diz MPF

"Dinheiro público foi convertido em sapatos de luxo e roupas de grife", disse o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) da Operação Lava Jato. Segundo o MPF, Cláudia Cruz fez compras no exterior com recursos de contas na Suíça abastecidas com dinheiro de propina recebido pelo marido dela, o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta quinta-feira (9) denúncia do MPF contra Cláudia Cruz por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Inclusive, ela chegou a dizer que fazia compras de luxo no exterior, com autorização do marido. 

Em nota à imprensa, o deputado Eduardo Cunha afirma que as contas de Cláudia no exterior estavam "dentro das normas da legislação brasileira", que foram declaradas às autoridades e que não foram abastecidas por recursos ilícitos.


[educação] Começam hoje as matrículas para aprovados no Sisu do 2º semestre

A partir desta sexta-feira (10), os aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2016 devem se matricular nas instituições de ensino para qual foram convocados. O prazo vai até a próxima terça-feira (14).

O resultado da chamada regular foi divulgado na segunda-feira (6) e pode ser consultado sisu.mec.gov.br/selecionados . Os candidatos que não foram selecionados podem aderir à lista de espera até o dia 17 de junho. Os integrantes dessa lista que vierem a ser selecionados devem fazer a matrícula no dia 23 de junho. Para consultar o resultado do Sisu ou aderir à lista de espera o estudante precisa usar a senha e o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta edição ofereceu, em 65 instituições, 56.422 vagas que foram disputadas por 871.358 inscritos. A inscrição podia ser feita somente pelos estudantes que participaram do Enem de 2015 e obtiveram nota na redação que não fosse zero.


[publicidade] Vende-se casa com piscina e vaga para 4 carros em Apodi







Vende-se uma casa na cidade de Apodi com piscina e vagas para 4 carros na garagem. A mesma tem 8 metros de frente e 15 metros de comprimento na Rua Padre Benedito Alves, 363, centro. Já na Rua 1° de Maio ela tem 14 de largura por 14 de comprimento. A casa tem duas saídas.

Além de 4 quartos ela possui sala, cozinha, 4 banheiros, área e um prédio comercial. A piscina tem capacidade para 35 mil litros d'água. A casa é forrada e toda na cerâmica.

A quem tiver interessado ligar para (84) 99412-7461 e falar com Zé Rodrigues.