logo

sábado, 25 de abril de 2015

[cotidiano] Pai do vereador Nilson Fernandes morre aos 94 anos em Apodi

Na manhã de hoje o senhor João Lucas de Lima, pai do vereador apodiense Nilson Fernandes (PMDB), morreu aos 94 anos de idade. O velório está ocorrendo na casa do próprio vereador, Bairro IPE, em Apodi.

O enterro acontecerá neste domingo às 8:30 da manhã na Capela de São José e será encaminhado para o cemitério São João Batista, centro da cidade.

O vereador Nilson Fernandes é o mesmo que sofreu um pré-infarto a quase um mês atrás e ainda se recupera a base e medicamento e recomendações médicas.

O blog do Jair Gomes lamenta o ocorrido e deseja saúde a família do parlamentar.

[política] Nove deputados votam pelo fim, mas maioria na AL mantém residência oficial de governador


Nove deputados votaram ontem, na Assembleia Legislativa, pelo fim do uso de recursos públicos para custear mansões de governadores no Rio Grande do Norte.

A votação apreciou o projeto do deputado Kelps Lima, que defende, desde o seu primeiro mandato, a modernização e a impessoalidade na gestão pública.

Apesar dos nove votos (mais do que o dobro da votação anterior), o projeto foi derrotado por 13 a 9, prevalecendo o entendimento da maioria dos deputados de que o dinheiro público deve continuar pagando as despesas da residência dos governadores e suas famílias.

Esta foi a segunda vez que o deputado Kelps tentou aprovar o fim da residência oficial na Constituição do Rio Grande do Norte. Na votação anterior, em 2014, apenas quatro deputados foram a favor da sugestão de Kelps.

“Lamento pela rejeição do projeto, mas, fico feliz porque a tese da eficiência e da impessoalidade na gestão pública ganha força no Parlamento. Na vez anterior o projeto teve apenas quatro votos. E agora, nove.”, comemora Kelps.

Como o entendimento da maioria desta legislatura é pela manutenção da residência oficial, Kelps não vai apresentar o projeto novamente, pois, naturalmente, ele seria derrubado de novo. Mas o deputado tem esperança que o próprio governador, Robinson Faria, “que deu um excelente exemplo e já abdicou desse privilégio voluntariamente ao assumir seu mandato”, mande a proposta para a Assembleia, com força de decisão de Governo, e ele seja aprovado.

[política] Vereadores do RN se reúnem para criar nova entidade que representar a classe

Na manhã deste sábado, 25 de abril de 2015, os vereadores de varias cidades do RN, recebidos pela Câmara Municipal de Apodi, que sediou o evento, com a presença de mais de 35 parlamentares de varias cidades, como também com a presença do jurista Dr. Nilo Ferreira Júnior, o prefeito de Severiano Melo Dagoberto Bessa, o encontro foi idealizado pelo vereador Bruno Melo (PSDB) da cidade de Severiano Melo, foram mais de 12 cidades representadas.

Evangelista Menezes (PR) de Apodi abriu o evento saudando todos os presentes, em nome da casa legislativa, em seguida Bruno Melo (PSDB), apresentou o motivo da reunião, que apresentou os problemas dos legisladores, as dificuldades, em seguida todos se apresentaram formalmente.

Varias sugestões foram apresentadas, com o intuito de melhorar a classe, entre elas Ubiracy Pascoal de Felipe Guerra, que sugeriu que as câmaras façam parte do montante do governo federal, recursos destinados as câmaras municipais.

A idéia central dos vereadores é a criação de uma associação que seja mais próxima das pequenas câmaras, que represente os vereadores de forma coesa, e faça valer a força dos legisladores.

Laete Oliveira (PMN) de Apodi sugeriu na reunião a questão do orçamento impositivo, que seja destinado a emendas de vereadores para a população.

Dr Nilo Ferreira Pinto Júnior, ex-TRE/RN presente a reunião, usou da palavra e explicou como funcionará a associação que será formada, afirmando que não tem mais como dá errado.

O jurista explicou os primeiros passos que estão sendo dados, criação de estatuto, deliberações, afirmando a força política que a associação começa, com representação em mais de 70 cidades do Estado, pedindo auxilio nessa questão do advogado Flauber Soares, que exerce função de assessor jurídico da CMA.

O advogado apresentou varias idéias, a criação de varias coordenadorias dentro da associação, que deliberem sobre determinados assuntos, apontando varias sugestões, citando pontos para a criação do estatuto da fundação de vereadores.

“Uma das idéias primordiais é que essa associação represente os vereadores de todo estado, instruindo-os, guiando-os, informando-os quais caminhos devem seguir”, disse o vereador Bruno Melo.

O próximo encontro será realizado na cidade de Jucurutu/RN, no próximo dia 06 de junho, um sábado.

A União dos Vereadores do Rio Grande do Norte – UVERN dá os primeiros passos para sua criação, a partir da reunião de Apodi.

Foi criada ainda uma comissão para se reunir com a FECAM/RN, FEMURN, e outros órgãos, e levar a idéia da criação dessa nova associação.

[segurança] Depois de mais de 10 anos Felipe Guerra registra crime de Homicídio

A Polícia Militar da cidade de Felipe Guerra na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, registra crime de homicídio no município depois de mais de 10 anos, um jovem foi encontrado morto com disparos de arma de fogo na zona rural de Felipe Guerra. 

O local aonde a vítima, conhecida como Erick, foi encontrado é  uma estrada carroçável que da acesso a comunidade  de Santana, Zona Rural. Segundo informações o jovem estava desaparecido já a quase 3 dias, a Polícia Militar isolou o local do crime até  a chegada da equipe do ITEP de Mossoró. 

O crime será investigado pela Polícia Civil de Apodi, que tem a frente o Delegado Dr. Renato Oliveira.  A Polícia Militar e Civil trabalham junto na tentativa de desvendar o mais rápido possível o ocorrido. 

Fonte: Santana Notícias

[cotidiano] Homem sem pênis diz ter ido para a cama com mais de cem mulheres

Andrew Wardle diz ter levado para a cama mais de cem mulheres. o que parecia ser apenas a história de um conquistador em série tem um detalhe que dá ao caso um tempero todo especial: o inglês de 40 anos, morador de Manchester, não tem pênis! 

A história de Andrew foi contada no canal tlc. o programa foi filmado durante 12 meses. nele, o inglês conta sobre o problema genético que o fez nascer sem pênis, mas com testículos. Andrew também é visto revelando a amigos e familiares a sua peculiaridade genital.


O inglês contou que, muitas vezes, apesar de ter revelado a ausência do pênis, as mulheres com quem ele se relacionava encararam o problema com tranquilidade e não o impediram de ter uma vida sexual "criativa". Porém uma delas ficou irada com a revelação bombástica. 

"é difícil explicar para uma nova namorada. uma vez levei um soco na cara quando contei a uma garota", disse ele. 

No programa, Andrew também fala sobre a expectativa de se submeter a uma cirurgia para lhe dar um pênis alternativo - feito com pele, veias e músculo de um dos braços.

[cotidiano] Detran divulga relação de veículos que devem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado (DOE), a relação de veículos que devem ir a leilão caso os seus devidos proprietários não efetuem a quitação dos débitos referentes a cada automóvel. Todos os carros e motocicletas da relação foram apreendidos e se encontram retidos nos pátios do Órgão há mais de 90 dias. 

O proprietário que deseje efetuar o pagamento dos débitos do seu carro ou moto deve comparecer de posse do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) no horário das 8h às 14h, na sede do Detran/RN, localizada na Avenida Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança em Natal/RN e proceder com a retirada do veículo. Após o prazo de 30 dias, contados da data de última publicação do edital em jornal de grande circulação e no Diário Oficial do Estado, o automóvel que não tiver sua dívida quitada vai ser arrematado pela maior oferta apresentada em leilão. É importante informa que se houver na listagem dos veículos algum que já tenha sido retirado pelo o proprietário, o mesmo deve desconsiderar o aviso. 

Na lista dos veículos advertidos de ir a leilão constam modelos que devem continuar em circulação nas vias e outros destinados à sucata. A relação completa dos carros e motocicletas com as especificações de marca, placa, ano de fabricação e identificação do proprietário podem ser conferidas clicando no link a seguir: Edital de Notificação 01/2015 – Aviso de Leilão. 

O último leilão realizado pelo Detran/RN aconteceu no ano passado na cidade de Mossoró. Na oportunidade foram leiloados 413 veículos divididos em 307 lotes.

[política] Prefeituras têm até 30 junho para indicar plano de ação de assistência social

Prefeituras de todo o país têm até 30 de junho para elaborar e enviar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome o Plano de Ação 2015 do Sistema Único de Assistência Social. Os gestores municipais precisam desse plano para receber financiamentos do governo federal em áreas de atendimento social.

As informações devem ser enviadas por meio de um aplicativo desenvolvido pelo MDS. Na página, os gestores registram valores e metas das ações que irão desenvolver e que precisam de recursos federais transferidos regular e automaticamente.

O plano de ação é o instrumento usado para planejar e garantir o lançamento e validação anual das informações necessárias ao início ou à continuidade da transferência regular e automática de recursos do financiamento federal dos serviços e programas de assistência social.

As informações contidas no plano de ação devem estar de acordo com o plano de assistência social das respectivas unidades da Federação e dos municípios.
Fonte: Nominuto

[saúde] Mulher com 109 anos revela o segredo para a longevidade: evitar homens

A centenária Jessie Gallan, que nunca se casou, nasceu em uma pequena fazenda com dois quartos e tinha uma vida bastante sofrida, sempre dormindo apertado com suas cinco irmãs e um irmão, em meio a colchões de palha.

Gallan disse ao jornal DailyMail que seu “segredo para uma vida longa foi ficar longe dos homens. Eles dão mais problemas do que realmente benefícios”. Ela observou também que pratica exercícios, come sua tigela de mingau quente todas as manhãs e nunca pretendeu se casar.

Gallan não é a mais velha do mundo. O título está com Misao Okawa, do Japão, que comemorou seu 116º aniversário em março do ano passado. Ela está viúva há mais de 83 anos, quando seu marido morreu em 1931. Isso sugere que ela partilha da mesma opinião de Gallan, ficando distante de homens para viver por muito tempo.

No ano passado, uma pesquisa nacional de centenários nos Estados Unidos descobriu que os segredos para uma vida longa inclui gastar muito tempo com amigos e família e ser compromissado com a ginástica e exercícios.

[cotidiano] Brasiliense faz campanha bem-humorada para recuperar carro roubado


Ao som da música 'Baby come back', do grupo Player, o publicitário Tiago Vaz recorda dos bons momentos passados com Nicole, como era chamado seu carro vermelho. Ele editou um vídeo com o hit dos anos 1970, e publicou na internet, para tentar recuperar o veículo roubado na última terça-feira (21/4), na quadra 109 da Asa Norte. A busca ganhou adesão de mais 800 pessoas na página Volta pra mim, 500, no Facebook, alusão ao modelo do carro. "Ele era um carro de boa índole, éramos grandes companheiros e por isso preciso da sua ajuda", diz uma publicação.

[cotidiano] Blogueira australiana finge câncer terminal para ganhar dinheiro

A australiana Belle Gibson, uma blogueira que escrevia sobre saúde, criou um negócio de sucesso ao dizer ter sobrevivido a um câncer terminal.

Ela relatava desde 2013 sua batalha com um tumor no cérebro na página The Whole Pantry, usando em seu tratamento alimentos saudáveis e terapias alternativas.

Também lançou um aplicativo para celular e um livro de receitas, além de conseguir um grande número de seguidores em redes sociais, por onde dava conselhos de "bem-estar".

Mas, agora, ela admite que tudo não passou de uma farsa. "Nada é verdade", confessou à revista Australia's Women's Weekly.

[cotidiano] No Google Maps, Android aparece fazendo xixi em logo da Apple

Um usuário do site Hacker News Spotted descobriu algo curioso no Google Maps, sistema de mapas do Google, nesta sexta-feira (24/4). Ao entrar nas coordenadas 33°30'52.5"N 73°03'33.2"E, que levam a uma localidade no Paquistão, ele se deparou com o robôzinho característico do Android fazendo xixi no logo da Apple. 

Os rumores indicam duas possibilidades. A primeira é de que se trata de um Easter Egg, aquelas animações/jogos/imagens escondidas nos programas e que só podem ser acessadas com determinados comandos, ou que um usuário conseguiu burlar o sistema e colocar a imagem lá.

Na semana passada, o ex-agente da NSA, Edward Swoden, "apareceu" dentro da Casa Branca, nos EUA, também por meio do Google Maps. Segundo o Google, um usuário conseguiu modificar os registros e colocá-lo lá.

Segundo o TechCrunch, o Google se pronunciou sobre o incidente e revelou que a brincadeira não foi de autoria da empresa, mas uma pegadinha feita por um usuário. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

[segurança] Bandidos realizaram arrastão em Areia Preta, veja o vídeo

Criminosos realizaram um arrastão na manhã de ontem (23) no bairro de Areia Preta, na zona Leste de Natal. A ação dos bandidos foi flagrada por um vídeo feito a partir de um prédio. Nas imagens, é possível visualizar os ladrões armados roubando populares na Av. Sílvio Pedroza em plena luz do dia.

No vídeo, é possível ver os criminosos com armas em punho, correndo em direção aos populares para roubá-los. Durante a ação, um motociclista foi parado pelos bandidos e teve sua moto roubada.

Após ser surpreendido, o motorista entregou o veículo e saiu correndo em direção oposta a dos bandidos.

A Polícia Civil já está investigando o caso, no entanto, no momento os suspeitos ainda não foram identificados. Segundo a assessoria da polícia, a segurança será reforçada na área.

Confira o vídeo

Fonte: Nominuto

[política] TCE determina ressarcimentos e multas contra três ex-prefeitos do RN

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou, durante sessão realizada nesta quinta-feira (23), restituição de recursos e multas que somam a quantia de R$ 295.911,15, em três processos relatados pela conselheira Adélia Sales, decorrentes de irregularidades na execução orçamentária e atrasos na prestação de contas.

O ex-prefeito de Rodolfo Fernandes, Francisco Germano Filho, foi condenado a ressarcir o valor de R$ 166.027,15 por conta da “omissão       quanto ao dever de prestar contas”, relativo ao ano de 2006. Também foi determinada multa no valor de 10% sobre o valor do referido débito. Além disso, cópia do processo será enviada ao Ministério Público Estadual para apuração de possíveis ilícitos penais e/ou atos de improbidade administrativa.

Em outro processo, o atraso na entrega das prestações de contas referente ao exercício de 2009 levou a condenação do ex-prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista, ao pagamento de multa no total de R$ 51,4 mil, sendo R$ 36 mil referentes à ausência de divulgação e atraso na entrega do relatório de Gestão Fiscal do primeiro e segundo semestres; R$ 6 mil pela ausência dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária; R$ 7 mil pelo não preenchimento ou incorreção dos anexos do SIAI; e R$ 2,4 mil pelo atraso na entrega das prestações de contas de 2009.

Por fim, em razão da concessão irregular de diárias, a Primeira Câmara determinou a restituição ao erário de R$ 84.484,00 em processo da prefeitura de Jundiá, do exercício de 2007, a cargo do então prefeito Tiago Saturnino Freitas. Também foi determinada a remessa dos autos para análise de ilícitos penais, a cargo do Ministério Público Estadual.

A décima sexta sessão da Primeira Câmara teve outros nove processos julgados.
Fonte: Defato

[cotidiano] Vídeo mostra como foi o quebra-pau durante festa em buffet de Mossoró

A empresa com nome fantasia de Requinte Buffet, de Mossoró, avisa à sociedade, através de Nota de Esclarecimento, que não vai mais alugar seus espaços físicos para promoções terceirizadas. Justifica, em face aos acontecimentos ocorridos na noite do feriado de Tiradentes e madrugada de quarta-feira, em suas instalações.

Dentro do imóvel foram registradas brigas, baderna e até furtos. Fora do estabelecimento, arruaças com o uso de paredões de som causaram muita pertubação à vizinhança. A Polícia Militar chegou a ser acionada.

Nota de Esclarecimento

A direção do Requinte Buffet vem a público esclarecer sobre o evento que ocorreu, na noite de ontem (21), nos salões do buffet. Como muitos devem ter acompanhado pelas redes sociais, durante o evento, ocorreram algumas brigas e queixas de furtos. Gostaríamos de informar que tratou-se de um evento particular e apenas o espaço do buffet foi alugado para que o mesmo pudesse acontecer, sendo de total responsabilidade dos realizadores da festa o controle dos participantes. Porém, devido aos últimos acontecimentos, ficou decidido que o Requinte não alugará mais os seus ambientes para esse tipo de evento. Como todos sabem, o Requinte Buffet é uma empresa séria, que preza pela qualidade dos seus serviços e não compactua com o tipo de comportamento visto na noite de ontem. Atenciosamente, Equipe Requinte Buffet.

Fonte: O Jornal de Hoje

[segurança] Homem encontrado morto com tiro na testa, sem olhos e língua respondia por estelionato

O homem encontrado morto e em estado de decomposição, na tarde desta quinta-feira (23), foi identificado. Trata-se de Adriano de França Flor, de 39 anos. De acordo com a polícia, ele respondia a processo por estelionato e por formação de quadrilha.

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado, na tarde desta quinta-feira (23), em uma estrada carroçável, na comunidade de Lamarão, zona rural do município de Macaíba. De acordo com policiais militares que isolaram o cadáver, a vítima apresentava sinais de violência, possivelmente teve os olhos e língua arrancados.

Segundo informações do oficial do 11º Batalhão, que pediu para não ter o nome divulgado, o corpo foi encontrado por moradores da localidade que ligaram para o Ciosp relatando o fato. “Ainda não sabemos detalhes sobre este ocorrido, mas aparentemente a vítima foi morta em outro local e o corpo desovado nessa estrada”, disse.
Fonte: Com informação do Portal BO/ 190RN.com

[cotidiano] Genes influenciam propensão à infidelidade, diz estudo

O desejo de trair pode ser hereditário, segundo indica um estudo de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália.

Os pesquisadores concluíram que variações genéticas podem fazer com que tanto homens quanto mulheres tenham maior propensão a cometer adultétio.

O estudo, publicado na revista científica Evolution & Human Behaviour, analisou o comportamento de mais de 7 mil pares de gêmeos na Finlândia, com idades de 18 a 49 anos, todos em relacionamentos estáveis.

Os pesquisadores compararam as diferenças de comportamento entre casais de gêmeos: os idênticos, que compartilham todos os genes, e os fraternos, que apresentam diferenças.

Cerca de 10% dos homens e 6,4% das mulheres tinham pulado a cerca no ano anterior.
Os resultados sugerem que 63% do comportamento infiel nos homens e 40% nas mulheres podem ser atribuídos à herança genética.

No caso das mulheres, os cientistas detectaram que variações em um gene chamado AVPRIA estava associado ao comportamento infiel.

Este gene é associado à produção da arginina vasopressina, um hormônio envolvido na regulação do comportamento social e que mostrou ter influência em testes com roedores.

"Nossa pesquisa mostra que a genética influencia a possibilidade de pessoas fazerem sexo com parceiros fora de seu relacionamento", explica Brendan Zietsch, coordenador do estudo.

Origens da infidelidade

A infidelidade é um assunto que provoca mistério na comunidade científica, que tradicionalmente busca explicações na biologia evolucionária. Para homens, a poligamia seria explicada pela necessidade da preservação da espécie: mais sexo resultaria em mais filhos.

No caso das mulheres, porém, há divergências. Trair costuma ser visto como um tipo de "efeito colateral" provocado pelo comportamento masculino; ou então como resultado de uma ação mais instintiva: em tempos mais primitivos, ter filhos com vários parceiros reduziria a possibilidade de infanticídio.

Este debate fez com que os pesquisadores de Queensland examinassem também o comportamento de gêmeos de sexo diferentes. Pelo menos na amostra estudada, eles não identificaram nenhuma correlação significativa de promiscuidade de influência social.

[cotidiano] Motorista é demitida após tuitar que atropelou um ciclista e fugiu do local

Um tuíte pode ter péssimas repercusões. Foi o que aconteceu com Francesca Jones, uma motorista da cidade de Staines, na Inglaterra, que perdeu o emprego após ter tuitado que havia atropelado um ciclista e não prestou ajuda depois.

Jones tuitou “Acabei de derrubar um ciclista da bicicleta dele com meu retrovisor, dirigia a 10km/h, não parei porque ele se levantou??”. A mensagem repercutiu no Twitter e causou a revolta de diversas pessoas. A repercussão foi tanta que até mesmo o ciclista profissional e ex-competidor do Tour de France Robbie McEwen se pronunciou para criticar a motorista. “Francesca Jones é uma ameaça criminal na estrada”, tuitou McEwen.

Após a movimentação online, a polícia da cidade se pronunciou para anunciar que a mulher se apresentou às autoridades. Apesar de ter errado, ela não recebeu nenhuma punição, já que nenhum ciclista se apresentou para prestar queixas contra ela. No Twitter, a polícia também explicou que Jones perdeu o emprego na rede de lojas H&M graças ao incidente. “Investigações continuam para encontrar o ciclista supostamente envolvido no incidente, que não foi apresentado a nós”, tuitou o perfil da polícia local.

[cotidiano] Justiça brasileira é a primeira no mundo a usar o WhatsApp para agilizar consulta processual

Uma nova prática adotada pela 7ª Vara Criminal Federal em São Paulo/SP trouxe mais celeridade às comunicações dos atos processuais nas ações que por lá tramitam. Advogados, partes, procuradores, testemunhas e público em geral podem receber e enviar mensagens, áudio, vídeo, fotografias e documentos relacionados ao processo utilizando-se do aplicativo de mensagens multiplataforma WhatsApp Messenger.

A Portaria n.º 012/2015, publicada no último dia 15, formalizou uma prática que já era adota pela 7ª Vara há algum tempo. “Queremos com isso dar continuidade às inovações trazidas pelo ‘Processo Cidadão’, quando implantamos um novo modelo de práticas cartorárias”, diz o juiz federal Ali Mazloum, titular da Vara.

A utilização do aplicativo na 7ª Vara Criminal é um complemento ao “Processo Cidadão”, em funcionamento desde 2010 para otimizar determinadas práticas cartorárias, tais como a diligência prévia dos envolvidos (réus, autores, testemunhas), evitando-se a expedição desnecessária de mandados de citação/intimação e diligências infrutíferas realizadas pelos oficiais de justiça, com ganho de tempo e redução de custos.

Pelo WhatsApp é possível, por exemplo, agendar visitas para consultas dos autos e audiências com o juiz, retirar certidões e alvarás, enviar lembretes de audiências, etc. Cabe à Secretaria acompanhar esse canal de comunicação, promovendo o cadastro dos advogados e demais usuários, tudo através de um aparelho celular de uso exclusivo para essa finalidade.

“Com a adoção dessas práticas procuramos desburocratizar procedimentos e simplificar os ritos, sempre dentro das regras legais vigentes, de modo a reduzir o estoque de processos, facilitando a atuação de todos os usuários dos serviços da Justiça”, ressalta Ali Mazloum.

[educação] MEC prorroga prazo para renovação dos contratos do Fies até 29 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), "para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”.

Segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar.

Os aditamentos devem ser feitos por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

De acordo com o último balanço divugado pelo MEC, foram firmados 242 mil novoc contratos. Quanto às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Falta ainda renovar 296 mil contratos.

ontem (23), o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, voltou a garantir todas as renovações e, após estudantes relatarem dificuldade em acessar o sistema, disse que a pasta está trabalhando trabalhando para assegurar o funcionamento do SisFies.

Quanto aos novos contratos, os candidatos devem ter obtido no mínimo 450 pontos na média do Enem e não terem tirado 0 na redação. Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, com prioridade para localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

[política] Vereador Laete volta a dizer que a falta de planejamento é o ponto fraco da gestão

Laete Oliveira, Vereador pelo PMN, esteve participando da sessão ordinária desta quinta, feira na câmara municipal de Apodi e discursou, mais uma vez, a respeito da falta de planejamento dos gestores públicos do estado e do município.

Laete disse que é preciso que o governo planeje com a sociedade e articule de forma a beneficiar o coletivo. "Felizmente no Brasil, através do governo lula, a sociedade começou a participar mais das gestões, principalmente através das redes socias, contudo muitos políticos ainda não conseguem ouvir e satisfazer o povo", disse.

Ele disse que é possível, em todo nível governamental do país, fazer melhor. Em Apodi, por exemplo, o vereador disse que um dos pontos forte da gestão, durante a campanha, foi as redes sociais, porém, ao chegar no governo, o atual prefeito conseguiu inverter a situação. "Ainda é possível que ele reverta essa situação, mais é preciso que ele acorde. Não há uma escuta pelo prefeito em ouvir o povo, o seguimento evangélico e as comunidades," afirmou.

Finalizando, ele disse que o governo deveria contratar uma assessoria competente para que fosse possível ouvir o povo e resolver as problemáticas existente.

[política] Kelps quer estrada para dinamizar turismo no Lajedo Soledade, em Apodi

[segurança] MPF processa grupo por desviar recursos de escola pública em Touros‏

Justiça já determinou indisponibilidade de bens dos envolvidos, que chegaram a forjar documentos para justificar o desvio das verbas da União

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com uma denúncia e uma ação de improbidade contra sete pessoas envolvidas em desvio de recursos da Escola Municipal Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres, em Touros. As ações, de autoria do procurador Kleber Martins, apontam o uso de diversos documentos falsos para tentar justificar a apropriação ou o gasto indevido de mais de R$ 75 mil, em valores atualizados, provenientes do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola), programa mantido pelo Ministério da Educação.

Os denunciados são Tânia de Vasconcelos do Nascimento, Joseneide Gomes dos Santos, Helaine Mirna Jerônimo de Albuquerque Ribeiro, Erivaldo dos Santos Medeiros, Maria da Piedade Pereira de Souza, Luís Ribeiro Neri Júnior e Geórgio William da Silva. O juiz federal Hallison Rêgo já deferiu pedido do MPF e determinou a indisponibilidade de parte dos bens dos sete denunciados.

No fim de 2008, a União repassou às contas da Escola Orlando Flávio, dentro do PDE Escola, os valores de R$ 43 mil e R$ 38.159, a serem utilizados em 2009. A diretora era Tânia de Vasconcelos e a tesoureira Joseneide Gomes. Segundo o MPF, em vez de usar os recursos em prol do ensino, elas desviaram parte das verbas com ajuda dos outro cinco denunciados.

Em 2010, quando tiveram de prestar contas dos recursos, as duas não cumpriram os prazos legais e ainda se valeram de documentos falsos. “(...) vendo-se desesperadas por não ter documentos capazes de provar que haviam dado a destinação correta àquela parte dos recursos – indevidamente aplicada ou desviada –, pediram a terceiros – notadamente pessoas que titularizavam empresas de fachada – que não só confirmassem que haviam adquirido deles produtos ou serviços, mas que também lhes fornecessem notas fiscais ou recibos”, relata o procurador.

[política] CCJ do Senado aprova projeto de Serra sobre voto majoritário para vereador

Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram nesta quarta-feira, 22, o projeto de lei que institui o voto majoritário para a escolha de vereadores em municípios acima de 200 mil eleitores. A proposta, de autoria do ex-governador e senador José Serra (PSDB-SP), prevê que uma cidade será dividida em distritos, em igual número ao das vagas da respectiva Câmara Municipal. Cada distrito vai eleger o vereador por maioria simples, ou seja, se atingir mais de 50% dos votos.
Cada partido ou coligação partidária só poderá registrar um candidato a vereador por distrito e cada vereador terá um suplente. Caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais fixar os distritos, observando a continuidade do território e a igualdade de voto. Se virar lei, a proposta vai alcançar apenas 92 municípios dos mais de 5,5 mil.

A proposta passou pela CCJ em caráter terminativo, o que, pelo regimento do Senado, remete a medida diretamente para a Câmara dos Deputados. Isso só não vai ocorrer se tiver recurso de senadores para apreciação do projeto pelo plenário do Senado. Serra e peemedebistas defendem a aprovação da proposta pelo Congresso antes de outubro deste ano, a fim de as novas regras poderem valer para as eleições municipais de 2016.

Os integrantes da comissão, contudo, firmaram um acordo por meio do qual eles vão aprovar o texto como está no Senado e procurar lideranças da Câmara a fim de eventualmente discutir a alteração do sistema de votação para os vereadores para um voto distrital misto. Esse modelo é uma combinação do voto majoritário, previsto na proposta de Serra, e do voto proporcional, sistema de eleição atualmente adotado. A Câmara já instalou uma comissão especial para discutir a reforma política.

Dois senadores do PT, Humberto Costa (PE), líder do partido na Casa, e José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso, votaram contrariamente à proposta. Para Humberto Costa, o modelo previsto no projeto de Serra vai impedir que minorias consigam se eleger. "Nós vamos ter sem dúvida a impossibilidade que essas Câmaras possam refletir essa diversidade que é própria da sociedade", criticou o petista. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), outro voto contrário, foi um dos poucos que criticaram o projeto original de Serra. Segundo ele, a adoção do sistema distrital para vereadores pode levar a um bipartidarismo.

[cotidiano] Quem faz sexo duas ou três vezes por semana ganha mais no trabalho

Um bom desempenho entre quatro paredes pode significar um impulso na conta bancária. Pelo menos foi o que constatou um estudo que concluiu que funcionários que fazem sexo duas ou três vezes por semana ganham até 4,5% mais do que aqueles que são menos sexualmente ativos.

No geral, a pesquisa encontrou uma ligação clara entre o salário mais alto e o sexo mais frequente. Mas o estudo não estabelece se foi o sexo que melhorou o desempenho do trabalho ou vice-versa.

O estudo britânico, conduzido por Nick Drydakis, professor de Economia da Universidade Anglia Ruskin, usou dados de 7.500 cidadãos gregos que participaram de uma pesquisa comportamental.

O estudo, que será publicado no Jornal Internacional da Manpower, mostrou ainda que os funcionários que tomam medicamentos são 5,4% menos sexualmente ativos. A redução na frequência do sexo também acontece com trabalhadores com diabetes (eles fazem 2,4% menos sexo do que os que não apresentam a doença), com artrite e reumatismo (queda de 3,9%), com câncer (- 5,4%) e com sintomas psiquiátricos ou psicológicos (-3,7%) e com problemas cardíacos, tais como doença cardíaca coronária e angina (-11,4%).

[segurança] Alcaçuz não tem presos porque eles estão soltos no pavilhão, diz Sejuc

Na entrevista que concedeu ao portalnoar.com, o secretário de Justiça e Cidadania, Edilson França, comentou também que, em razão da situação atual da maior penitenciária do Estado, pode-se considerar que não há presos em Alcaçuz.

“Não há presos porque eles estão soltos nos pavilhões porque destruíram as celas. Fica difícil entrar com homens lá dentro e em razão disso é perfeitamente esperada a fuga”, declarou Edilson.

Mais cedo ele comentou que há um completo descumprimento da lei de execução penal no Estado. De acordo com Edilson, o cumprimento não se resume ao Poder Executivo, pois citou ainda a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público e o Poder Judiciário. “O Estado não cumpre nenhum dos 204 artigos da lei de execução penal. É por isso que não existe sistema prisional no RN e nem em lugar nenhum”, declarou.
Fonte: Portalnoar

[política] Governador empossa nova secretária de Comunicação

O governador Robinson Faria empossou nesta quinta-feira (23) a nova secretária de Comunicação do Estado, a jornalista Juliska Azevedo. A cerimônia de posse foi realizada no Gabinete da Governadoria e contou com a presença de familiares e secretários de Estado.  

Robinson Faria deu as boas vindas a Juliska e disse estar seguro e confortável por ela ter aceito o desafio. “Agradeço e desejo êxito a Juliska, que já conheço o trabalho desde quando me ajudou bastante na Assembleia Legislativa. Além de competente, Juliska tem comigo o compromisso da lealdade, que é muito importante para o governo”.  

O governador destacou também o trabalho desenvolvido pela jornalista Georgia Nery, que deixa o cargo de secretária de Comunicação, mas continua na equipe do governo. “Agradeço o trabalho feito por Georgia que sempre esteve ao meu lado, mesmo antes de eu ter tomado posse”.  Juliska Azevedo assumiu o compromisso com o governo e agradeceu o convite para esse novo desafio. “Quero agradecer ao governador Robinson Faria pela confiança que deposita em mim ao me convidar para assumir a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado e falar do meu completo compromisso com o governador e com a gestão. Dizer que os secretários podem contar comigo para que juntos possamos fazer um governo diferente para o Rio Grande do Norte, e à imprensa que estou aqui para fazer a ponte com total transparência e ética”.  

A ex-secretária de Comunicação, Geórgia Nery, disse que a vinda de Juliska para a assessoria é um ganho para o governo. “Uma profissional completa que só vem agregar à equipe. Tenho certeza que todos terão seu apoio e o de sua equipe para dar visibilidade aos trabalhos das secretarias”.  

Participaram da cerimônia o vice-governador, Fábio Dantas, a secretária-chefe da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha, os secretários da Agricultura, Aroldo Abuana, da Semarh, José Mairton França, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do RN, Maria Tereza Freire, os diretores do DEI, Paulo Araújo, da Fundac, Ricardo Cabral, da Emparn, Alexandre Medeiros, e da Potigás, Carlos Alberto Santos, jornalistas que atuam no governo e familiares da secretária.  

Perfil 

Juliska Azevedo é formada em Jornalismo pela UFRN e especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar. Foi Editora Executiva e colunista do Diário de Natal, onde atuou ainda como repórter e editora de Cidades, Política e Economia. Foi correspondente do Portal Terra, âncora de programa de televisão na TV Ponta Negra e comentarista no Jornal da 96,7 FM e no Clube Notícia da 97,9 FM. Trabalhou na Assessoria de Imprensa do Governo do Estado, da Vice-Governadoria e da Assembleia Legislativa do RN, tendo também feito assessoria e consultoria em comunicação para empresas privadas. Foi professora convidada da pós-graduação em Assessoria de Comunicação Pública e Política da UnP. Nos últimos dois anos, Juliska Azevedo estava ocupando o cargo de secretária de Comunicação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A jornalista é ainda secretária-geral do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

[política] MPF e MP entram com ação contra Rosalba Ciarlini por improbidade

Diante do caos instalado no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) ingressaram com uma ação de improbidade contra a ex-governadora Rosalba Ciarlini Rosado.
O motivo foi a não execução de quatro obras previstas para o sistema penitenciário do estado, que seriam a construção de uma unidade prisional em Lajes, das cadeias públicas de Ceará-Mirim e Macau, e reforma da unidade psiquiátrica de custódia do Complexo Penal João Chaves.  

Rosalba ainda devolveu R$ 14,3 milhões ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Com a devolução, o RN deixou de ter 1.511 novas vagas para o sistema, além de obras de reforma e ampliação de presídios.

O MPF  quer  a condenação da ex-governadora por improbidade, que acarretará a suspensão dos direitos políticos, ressarcimento dos danos causados ao Estado e à União, além de pagamento de indenização a título de dano moral coletivo.

Para o MPF e o MP, a “gestão Rosalba Ciarlini foi praticamente uma nulidade no que se refere ao tema sistema prisional. Não foi eficiente para dar continuidade aos contratos firmados com Depen nas gestões anteriores, nem foi eficiente para executar os contratos firmados na sua gestão”, destaca a ação.
Fonte: Nominuto

[saúde] Pesquisa indica por que mosquitos picam algumas pessoas mais que outras

Por que mosquitos picam algumas pessoas mais do que outras? Segundo um estudo, isso poderia estar ligado aos genes que controlam o odor corporal.

Cientistas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos agruparam 19 gêmeos não-idênticos e 18 gêmeos idênticos para testar a atração a mosquitos.

Eles descobriram que gêmeos idênticos atraíam a mesma quantidade de picadas, sugerindo a influência de fatores genéticas nesse processo.

Em uma série de testes, cada gêmeo colocou uma mão no final de um túnel de vento em formato de "Y". Então, bombeou-se ar para dentro do túnel, levando consigo odor. Depois, enxames de mosquitos foram liberados, movendo-se para longe ou perto de cada mão.

No caso dos gêmeos idênticos - que compartilham grande parte do material genético - houve uma distribuição uniforme dos mosquitos. Isso sugere que os insetos não tinham preferência pelo cheiro de uma mão ou outra.

Por outro lado, resultados com testes em gêmeos não-idênticos - que dividem menos genes - foram mais variados.

Pesquisadores acreditam que a atratividade a mosquitos pode estar relacionada a genes ligados ao odor corporal. O próximo passo é descobrir quais genes específicos estariam envolvidos.
Novas pesquisas já estão sendo realizadas.

"Se entendermos a base genética para a variação entre indivíduos, será possível desenvolver maneiras sob medida para controlar melhor os mosquitos, e desenvolver novas maneiras de repeli-los", disse James Logan, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, principal autor do estudo.

[cotidiano] Cosern fará substituição de 300 geladeiras em Apodi até sexta-feira

A caravana de serviços Cosern nas Comunidades está no município de Apodi, onde permanece até a próxima sexta-feira (24), levando aos moradores palestras educativas, informações sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica, além da doação de lâmpadas fluorescentes compactas e troca de geladeiras. O caminhão onde acontecem as ações da caravana está localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, bairro Malvinas, no Calçadão da Lagoa do Apodi, funcionando das 8h às 18h.

Por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, a Cosern realizará, de forma gratuita, a substituição de 300 geladeiras antigas por refrigeradores novos e eficientes.
Além de troca de geladeiras, os consumidores que comparecerem à unidade móvel da caravana participarão de palestras educativas, receberão informações sobre o uso racional e seguro de energia elétrica, orientações para o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, que poderá disponibilizar descontos na conta de luz, e também poderão receber lâmpadas fluorescentes compactas.

Apodi é o quarto município do estado a receber a caravana de serviços Cosern nas Comunidades neste ano. Antes dele, o projeto passou por Parnamirim, Ceará-Mirim e Macaíba.

O Programa Cosern nas Comunidades segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável, visando à contribuição para uma sociedade sustentável.

Para ser beneficiado com as ações é preciso atender aos seguintes critérios:

·Ser cliente residencial;
·Apresentar a última conta de energia, devidamente quitada;
·Não ter trocado geladeira em outras ações de doação da Cosern nos últimos cinco anos;
·Apresentar o NIS (Número de Identificação Social);
·Estar adimplente junto à Cosern;
·Possuir uma geladeira usada para entregar no momento da troca;
·Ter consumo médio superior a 80 kWh;
·Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, terá direito a fazer uma troca.

Requisitos para ter direito às lâmpadas:

·Ser cliente residencial;
·Apresentar a última conta de energia, devidamente quitada;
·Não ter recebido lâmpadas em outras ações de doação de lâmpadas da Cosern nos últimos três anos;
·Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá três lâmpadas fluorescentes compactas.

[educação] Ministro da Educação garante que todos os contratos do Fies serão renovados

A uma semana para o fim do prazo de renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, garantiu hoje (23) que todas as matrículas serão renovadas e informou que a pasta vai prorrogar o prazo de 30 de abril se for necessário.

“Estamos vendo que todo dia aumenta o número de pessoas que renovaram seus contratos e aumenta também o número de pessoas que firmam novos contratos. Está, por enquanto, viável a data de 30 de abril para encerrar, mas se houver qualquer problema maior, não teremos problema em ampliar o prazo porque nossa prioridade é o estudante. Não queremos que ele tenha nenhum tipo de sofrimento ou problema com isso”, disse o ministro.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até ontem (23), o Fies renovou 84% dos 1,9 milhão de contratos vigentes. Foram firmados 242 mil novos contratos, e 296 mil alunos ainda não regularizaram a situação.

Sobre dificuldades relatadas por estudantes que não conseguiram renovar o contrato por problemas no sistema do MEC, Ribeiro ressaltou que a pasta está trabalhando para assegurar o funcionamento.

“Esse problema às vezes é físico, é do sistema, tem muita demanda. Pedimos que [o aluno] não fique tentando insistentemente o tempo todo, que dê uma pausa entre uma tentativa e outra porque, se sobrecarrega [o sistema], pode haver problemas. Não tem que se preocupar. Se isso chegar a um ponto de, poucos dias antes de encerrado o prazo do dia 30, dar problemas, nós prorrogaremos [o prazo]”, disse ele, que participou do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

No caso de universidades que reajustaram as mensalidades acima do índice (6,41%) autorizado pelo governo, o ministro destacou que os alunos não serão prejudicados e que todos os contratos serão renovados. “No caso de haver discrepâncias quanto ao valor que a instituição quer cobrar, se quiser cobrar acima de 6,41%, o MEC vai discutir com a instituição, mas ele vai renovar a parte do aluno. O aluno pode ficar tranquilo porque todas as renovações serão asseguradas.”

Este ano, o Fies passou a ter novas regras e limitações. Antes, a adesão podia ser feita durante todo o ano e não havia limite de nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, o estudante que obtiver média inferior a 450 pontos no Enem não poderá se inscrever no Fies. O candidato também não pode tirar nota 0 na redação. Estão isentos dessa regra os professores da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

[política] Dilma sanciona fundo partidário de R$ 868 milhões

A presidente Dilma Rousseff sancionou o Orçamento de 2015 e não vetou a emenda adicionada no Congresso Nacional que aumentava o valor destinado ao Fundo Partidário de R$ 289 milhões para R$ 867,5 milhões.

O fundo é um repasse da União para as legendas políticas. De acordo com as regras eleitorais, 5% do total são destacados para entrega, em partes iguais, a todos os partidos que tenham seus estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Os outros 95% do fundo são distribuídos às siglas na proporção dos votos obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

Inicialmente, no projeto do Orçamento (que contém a previsão de gastos e receitas da União para o ano) enviado ao Congresso, o governo havia estipulado a verba para os partidos em R$ 289 milhões, mas o relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR) apresentou emenda para triplicar o vaor.

Em março, Jucá disse que montante reservado para o fundo partidário foi negociado com o governo e é menor que o reivindicado pelos parlamentares. “O pedido era para destinar R$ 2 bilhões para o fundo. Estabelecemos um valor possível de atender, que melhora a situação dos partidos e inicia o debate sobre o financiamento público de campanha”.

O Orçamento da União de 2015 é de R$ 1,2 trilhão. O texto deveria ter sido aprovado até o final de dezembro, quando o Congresso entra em recesso, mas negociações políticas em torno do tema atrasaram a análise dos parlamentares e a sanção da presidente.

Como o projeto não foi aprovado no período previsto, o governo estava limitado a gastar por mês, desde janeiro, 1/12 do valor estimado e somente em áreas emergenciais e em despesas de custeio, como pagamento de salários de funcionários e manutenção da máquina pública.

O governo tem a meta neste ano de fazer superávit primário (economia para pagar juros da dívida) de 1,2% do que arrecadar. Para fazer essa economia, setores do governo defendem contingenciamento no Orçamento.

Outros pontos do Orçamento

Pelo texto do Orçamento,  serão destinados cerca de R$ 900 milhões para garantir o aumento salarial concedido ao chefe do Ministério Público, ministros de Estado, presidente da República, magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados e senadores

Em 2015, o salário da presidente Dilma Rousseff e de ministros do governo passou para R$ 30,9 mil, enquanto senadores, deputados, magistrados do STF e o procurador-geral da República receberão R$ 33,7 mil por mês. Antes, a presidente da República recebia o mesmo subsídio dos parlamentares (R$ 26,7 mil) e menos que ministros da Suprema Corte, cuja remuneração era de R$ 29,4 mil.

[cotidiano] Classificação de 'bebê' em concurso para professor causa polêmica no PI

A classificação de um bebê, com menos de um mês de idade, em um concurso, está dando o que falar no município de Castelo do Piauí. Tudo aconteceu porque um participante teria preenchido sua inscrição com a data de nascimento errada e CPF com zeros, que despertou desconfiança nos demais participantes.

Promovida pela Prefeitura de Castelo do Piauí, tinha a finalidade de preencher 95 vagas efetivas em empregos que exigem ensino superior, médio e fundamental. A abertura inscrições foi em 02/02/2015 e encerrou em 24/02/2015. A prova foi realizada em 15/03/2015, os gabaritos divulgados em 17/03/2015 e os salários eram de até R$ 1.897,10.

Um dos concorrentes percebeu o erro no resultado e fez a denúncia no Facebook. “Pela primeira vez podemos observar um recém-nascido classificado no concurso em Castelo do Piauí, E o que mais nos impressiona é que essa pessoa ainda não tinha nem nascido no dia da prova. Deixo aqui meus parabéns à empresa que foi a aplicadora do concurso e me mostro ainda mais indignado com a mesma pois pensando que nós que nos esforçamos tanto para que no dia 15/03/2015 fossemos fazer uma prova na esperança de que nos tornaríamos concursados, mais o que podemos ver é apenas que isso não foi nada mais nada menos que uma farsa, e alguns classificados são de escolha da empresa”.

[educação] Pai flagra e grava filho amarrado em creche em Jacarepaguá, no Rio

Márcia Augusto Barbosa Gomes e Marcelo Henrique Gomes registraram uma queixa na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) contra a creche Escola Sonho Meu, no Anil, em Jacarepaguá (procedimento: 947-00077/2015). Pais de uma criança especial de quatro anos, eles haviam recebido uma denúncia de que seu filho estaria sofrendo maus-tratos na instituição escolar. Preocupados com a informação, Márcia e Marcelo decidiram aparecer de surpresa na creche 20 minutos após terem deixado o filho. Se depararam com uma cena que imaginavam nunca presenciar: a criança amarrada em uma cadeira enquanto os outros coleguinhas lanchavam normalmente. Segundo os advogados Ailton Antonio da Silva e Walter Barcellos Duque, que representam os pais da criança e preparam uma ação na Justiça contra a instituição, vídeo e fotos mostram a criança  amarrada no período em que estava na instituição escolar. 

O menino frequentava a creche há três anos. No início do período letivo de 2015, segundo o registro na delegacia, os pais procuraram a diretora da instituição para contratar um mediador para cuidar da criança, que tem atraso no desenvolvimento psicomotor e não se expressa verbalmente. Segundo a família, a creche não teria aceito a oferta. 
A denúncia também foi feita à Secretaria de Educação e a ouvidoria do Ministério Público (número 301533).

[segurança] Comerciante é ferido a facada e golpes de martelo em tentativa de assalto em Mossoró

Um comerciante foi surpreendido por um indivíduo aparentemente menor de idade que chegou em uma traxx, no momento em ele abria seu comércio e anunciou um assalto. 

O caso aconteceu por volta das 17h30min desta terça feira 21 de abril de 2015, na praça Maria Auxiliadora no conjunto Walfredo Gurgel e segundo informações de testemunhas, o indivíduo estava armado com uma faca peixeira.

José Gentil Marques de aproximadamente 60 anos de idade, reagiu a ação criminosa e acabou sendo ferido a golpes de faca e marteladas, na região da cabeça e no tórax. O indivíduo fugiu após o delito, sem levar nada da vítima 

Uma Ambulância de Suporte Avançado do Samu,foi ao local,onde fez os primeiros socorros e conduziu a vítima para o Hospital Tarcísio Maia. 

Duas Viaturas da Polícia Militar, foram ao local,para colher informações sobre o caso, mas não conseguiram localizar o suspeito que fugiu em sentido ignorado.

Fonte: FimdaLinha

[política] Prefeitura Municipal de Apodi contrata 8 ASD para 2015

A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria de Assistência Social de Apodi, contratou 8 ASD (Auxiliar de Serviços Diversos), com carga horária de 40 (Quarenta) horas semanal, e valor mensal de R$ 788,00 (Setecentos e Oitenta e Oito Reais) para atuarem até o final deste ano.

Segundo a Secretaria o presente Contrato tem por objeto, a prestação de serviços temporário de pessoa especializada para exercer a função de ASD.

Veja quem foram contratadas:

SIRLEIDE FONSECA DE OLIVEIRA; SIMONNE SÂNDJA BEZERRA LIMA; MARIA GIRLENE DE PAIVA; FRANCINETE DE MORAIS SILVA; SIMONE SILVA DE MORAIS TORRES; MARIA GEILZA DE SOUZA MONTEIRO; MARCIA DANIELE MOREIRA PINTO; ANA PAULA DA COSTA MIRANDA.


[segurança] Caminhão sem freio invade ponto turístico da cidade de Apodi

Foto: Bila
Na manhã de hoje (22), um caminhão de uma empresa de material de construção faltou freio e invadiu o Calçadão da Lagoa de Apodi, ponto turístico da cidade, batendo em uma árvore e entrando na lagoa, que está seca.

O motorista está bem, sem ferimentos, apenas danos materiais.

O caminhão vinha carregado de tijolo e ficou bastante destruído.

Um trator já está no local para fazer a remoção.

[política] Deputado Kelps Lima aponta o que faltou nos 100 primeiro dias de governo

Passados os 100 primeiros dias de gestão do Governador Robinson Faria, algumas medidas foram tomadas de forma positiva, entretanto, sentimos falta de um projeto estruturado e amplo com o foco de modernizar a gestão do Estado.

O Rio Grande do Norte precisa, urgentemente, de uma nova cultura comportamental do setor público, voltada para o desenvolvimento e critérios objetivos para se medir o desempenho dos resultados das ações governamentais, e a adoção de fatores de estímulo e motivação dos servidores públicos.

Defendemos a tese de que ainda dá tempo de realizar essas mudanças, antes de o Governo ser engolido pelas crises diárias de demandas, típicas de um Estado falido na prestação de serviços públicos e sem forças para reagir.

Eu não conheço nenhum grande projeto nascido sem um amplo planejamento, por isso, nos artigos anteriores, sugerimos a criação de um grande órgão de planejamento estatal e a transformação da Escola de Governo em uma universidade de formação de gestores públicos.

Agora, sugerimos ao Governador algumas das medidas que já deveriam ter sido feitas desde as primeiras semanas da nova gestão:

a) Criação de Grupo de Trabalho para tratar exclusivamente dos grandes projetos estratégicos do Estado, como, por exemplo, os acessos do aeroporto de São Gonçalo, evitando, assim, que esses temas caiam na vala comum da burocracia estatal. A tramitação desses processos deve se dar de forma diferenciada e com equipe especial;

b) Revisão dos organogramas de todas as secretarias e órgãos do Governo. A grande maioria das estruturas organizacionais destes órgãos está defasada e não mais atende às necessidades dos modernos mecanismos de gestão;

c) Levantamento de todas as obras inacabadas com o diagnóstico da real possibilidade de retomada das mesmas e divulgação, da forma mais transparente possível, de tais dados para a sociedade;

d) Replanejamento orçamentário e das ações de Governo para a redução de despesas. O simples contingenciamento do custeio, com a manutenção de projetos e atividades orçadas, significaria que os órgãos permaneceriam com as mesmas ações sem recursos suficientes para executá-las;

e) Extinção de alguns órgãos, empresas públicas, cargos comissionados. A máquina não precisa ser do tamanho atual, precisa ser menor, mais ágil e mais eficiente;

f) Criação de Grupo Interdisciplinar Permanente de avaliação de Recursos Humanos (quantidade de servidores, distribuição entre os órgãos, remuneração, lotação, carga horária, duplicidade de vínculos, servidores à disposição). Hoje a folha de pagamento é a principal despesa do Estado e a otimização desse custo deve ser tratada de forma estratégica e prioritária;

g) Implementar o leilão das dívidas do Estado, como forma de diminuir os débitos da máquina e agilizar o recebimento para alguns fornecedores;

h) Criação de Fórum Permanente com os principais empresários, investidores do Estado e economistas do Estado para discutir os melhores caminhos e os atuais gargalos no desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

i) Envio de um projeto para a Assembleia Legislativa estabelecendo critérios técnicos e objetivos para todos os cargos comissionados de gerenciamento na Administração Pública Estadual.

j) Criação de Grupo de Trabalho para o estabelecimento de metas para todos os órgãos públicos do Estado. Se não existem metas não há gestão! A meta é a força motriz da boa Gestão. Definir metas não é listar desejos. Meta tem de ter objetivo, valor e prazo.