logo

sábado, 13 de fevereiro de 2016

[cotidiano] Indiano tem 'gravidez psicológica' após sexo com outro homem

Um homem de 52 anos, casado, com dois filhos e morador de Kozhikode (Índia), desenvolveu "gravidez psicológica" após fazer sexo com outro homem.

De acordo com reportagem do "Times of India", o indiano afirmava que podia sentir o bebê se mexendo dentro dele. Ele não queria aceitar o parecer médico de que, obviamente, não havia gestação.

O caso foi supervisionado pelo médico Suresh Kuma, que afirmou nunca ter visto nada semelhante.

O paciente teve relacionamentos homossexuais na adolescência, que acabaram reprimidos quando ele se casos e teve os dois filhos.

"Geralmente, vemos sintomas da gravidez psicológica em alguns pais, como enjoos, ganho de peso e insônia quando as suas parceiras ficam grávidas", comentou o médico.

"A homossexualidade ajudou na sua crença da gravidez, mas ela não afetou o seu casamento", acrescentou.

O indiano foi tratado com medicamento antipsicótico e está respondendo bem.
Fonte: Page Not Found

[saúde] Cor do xixi mostra como está a saúde o seu corpo

É bom reparar como está a cor do seu xixi. Ela pode falar muito sobre a sua saúde.

Fique atento: algumas alterações podem ser vistas a olho nu.

O nefrologista Carlos Augusto Azevedo Bornancin, explica que a urina humana costuma ser amarelada, mas pode ter variações de tons.

“A cor habitual é amarela, mas o tom pode variar do amarelo claro até mais alaranjada dependendo da quantidade de líquido ingerida”, cita.

Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, também podem modificar a cor do xixi, além de suplementos vitamínicos e medicamentos com corantes.

Significados de cor da urina

Clara: é um bom sinal e indica que o corpo está hidratado
Amarela intensa: significa um baixo consumo de água e que os rins estão com trabalho extra. Hidrate-se.
Amarelo escuro: o tom próximo ao marrom pode indicar um problema no fígado. Beba muita água e, se persistir, procure um especialista.
Marrom: indica que há um problema renal. Trata-se de uma inflamação na urina e é possível identificar pequenos vestígios de sangue. Fique atento e procure um especialista.
Laranja: o tom alaranjado está relacionado com o excesso de vitamina C no corpo. Reduza o consumo – sem parar de consumir – de frutas e legumes com a vitamina durante cinco dias.
Azul: geralmente ocasionada pelo excesso de cálcio ou infecção bacteriana. Costuma acontecer em pessoas com suplementação vitamínica. É hora de procurar um médico.
Vermelha: pode ser algo grave ou apenas o consumo em excesso de frutas vermelhas, amora ou beterraba. Caso não seja o caso, ou se repita ao longo de vários dias, procure imediatamente um médico.
Roxa: muita rara. Indica porfiria (doença genética).
Fonte: Só Notícia Boa

[cotidiano] Em 2020, haverá mais pessoas com celular que com luz e água

Os dispositivos móveis estão ganhando a batalha: sua proliferação no mundo foi tal que em 2020 o número de pessoas que terá pelo menos um deles será maior que o que contará com eletricidade, água potável e automóveis, segundo as últimas previsões da empresa de tecnologia Cisco.

Os usuários de dispositivos móveis, incluindo os “phablets” (híbrido entre telefone e tablet), chegarão naquele ano aos 5,4 bilhões, 70% da população estimada para esse ano, indica o estudo “Visual Networking Index – Global Mobile Data Traffic Forecast”, publicado recentemente pela empresa da Califórnia (Estados Unidos).

O número é superior às projeções internacionais sobre o acesso a alguns serviços públicos, como eletricidade (5,3 bilhões) e água potável (3,5 bilhões), ou de outros bens de consumo como os automóveis (2,8 bilhões), segundo a companhia.

[polícia] Dois homens morrem em confronto com a PM na Zona Oeste de Natal

Foram apreendidas quatro armas de fogo com os suspeitos (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Dois homens morreram em confronto com a Polícia Militar na manhã deste sábado (13) em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Os policiais davam apoio a uma equipe de militares que atuava no 'Dia D' de combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro quando foram surpreendidos pelos criminosos. Outros dois suspeitos foram presos e quatro armas de fogos foram apreendidas.

De acordo com a PM, os policiais cercaram um grupo de de homens que estava em uma área de morro e foram surpreendidos por tiros. Eles revidaram e dois homens foram atingidos e morreram no local.

A PM não divulgou o nome dos outros envolvidos na ocorrência.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Censo para servidores do interior começa dia 15 de fevereiro no RN


O Governo do Rio Grande do Norte inicia no próximo dia 15 a terceira etapa do Censo Cadastral Previdenciário destinada aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do interior do Estado. Ao todo, são 16 municípios-polo onde vão acontecer os atendimentos, das 8 às 17h. O recadastramento é obrigatório e realizado de forma presencial. Quem não atualizar os dados previdenciários terá pagamento da remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao final do Censo, que se encerra no dia 11 de março.

O recadastramento é um projeto piloto do Ministério da Previdência Social (MPS), financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No RN, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern).

Os 16 municípios onde os servidores poderão realizar o recenseamento são Assu, Angicos, Apodi,Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Umarizal. Caso o servidor não resida ou trabalhe em alguma dessas cidades, ele deve realizar o recadastramento no polo mais próximo.

A lista com os locais de atendimento e documentos necessários para o Censo está disponível na internet. O servidor ativo, aposentado ou pensionista que não levar a documentação completa, inclusive a de seus dependentes caso possua, não poderá realizar o recadastramento.

Fonte: G1 RN

[educação] Valor do transporte universitário de Apodi subirá 20% e chega a 12 reais por dia

A classe universitária de Apodi não tem passado por bons momentos. Já não bastava o abandono do poder público para com os estudantes, agora eles começam a sentir o aumento dos impostos do governo estadual e federal.

O fato é que, após reunião entre alguns estudantes e proprietários dos ônibus a passagem, que era de 10,00 por dia no ano passado, passará a ser 12,00 este ano, o que afirma dizer que cada aluno terá que pagar mais de 250,00 mensais se for todos os dias.

Com o aumento da tarifa a dificuldade para quem alimenta o sonho de ir para a faculdade e se formar fica cada vez mais longe, alguns já até desistiram.

A luta da classe por ajuda com o transporte já é de longas datas e continua sem alternativa. Clique AQUI e saiba mais.

[cotidiano] Ximbinha quebra o silêncio e fala sobre a saída da vocalista Thábata Mendes

tabata
No Domingo Show do da Record, no domingo (14), o guitarrista Ximbinha quebra o silêncio e fala pela primeira vez sobre a separação de sua nova banda XCalypso, dois meses depois do início. Ao vivo, Geraldo Luis recebe o artista no palco. Por que Thábata Mendes deixou o grupo depois de ser anunciada como a substituta de Joelma? Qual a verdade sobre as polêmicas que ganharam as manchetes nos últimos dias? Ximbinha também vai apresentar a nova formação de seu grupo pela primeira vez na TV.

[política] Gustavo Carvalho é o campeão de gastos com verba de gabinete da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) foi o campeão de gastos com a verba de gabinete no mês de dezembro de 2015. Esse é o dado mais recente nesse quesito no novo Portal da Transparência da Assembleia Legislativa.

O parlamentar que está de saída do PROS, gastou 26.607,65. Ele mais Álvaro Dias (PMDB), o presidente da casa Ezequiel Ferreira (PMDB), Carlos Augusto Maia (PT do B) e Dison Lisboa (PSD) gastaram acima do limite 24.057,90.

O deputado estadual Kelps Lima (SD) foi quem menos utilizou a verba indenizatória do gabinete. Foram 19.064,58 em dezembro.

Campeões de gastos:
Álvaro Dias (PMDB): 26.545,83
Ezequiel Ferreira (PMDB): 24.579,11
Carlos Augusto Maia (PT do B): 24.385,70
Dison Lisboa (PSD): 24.050,09

Abaixo do Limite de 24.057,90:
Fernando Mineiro (PT): 24.040,07
Nélter Queiroz (PMDB): 24.014,95
Galeno Torquato (PSD): 24.000,00
Hermano Morais (PMDB): 23.976,10
José Adécio (DEM): 23.967,23
Jacó Jácome (PMN): 23.965,00
Gustavo Fernandes (PMDB): 23.898,88
Getúlio Rego (DEM): 23.785,75
Raimundo Fernandes (PROS): 23.630,00
Crsitiane Dantas (PC do B): 23.351,26
Albert Dickson (PROS): 23.285,00
José Dias (PSD): 23.267,24
George Soares (PR): 21.747,26
Márcia Maia (sem partido): 20.398,00
Kelps Lima (SD): 19.064,58
Fonte: Blog do Barreto

[esporte] Quatro clubes potiguares disputam vagas na Copa do Brasil e Copa do Nordeste

bola
A Taça Cidade do Natal, válida pelo primeiro turno do Campeonato Potiguar de Futebol 2016, entra na reta final e quatros clubes disputam, não só as vagas na decisão da competição, mas, também, o passaporte para Copa do Brasil e Campeonato do Nordeste de 2017.

A sexta rodada, realizada quarta-feira (10), colocou três clubes do interior, Globo (Ceará-Mirim), a dupla mossoroense, Potiguar e Baraúnas, e um de Natal, o América, entre as equipes com chances de levar o título do turno inicial da competição.

É pelo Campeonato Potiguar o acesso à Copa do Brasil e Copa do Nordeste, a certeza de receita e calendário garantidos para a próxima temporada, além do tão sonhado título estadual, a hegemonia do futebol norte-rio-grandense.

Com os resultados de quarta-feira (10), dois clubes de Mossoró entraram na disputa, o Potiguar e Baraúnas. O Globo, de Ceará-Mirim, assumiu a liderança ao vencer o América, no Barrettão, firmando o clube da capital na segunda colocação do certame. A configuração atual promete ser emocionante nesta reta final do primeiro turno.

[política] Deputado afirma que governador quer oficializar “calote” no FUNFIR

O deputado estadual Kelps Lima (SD) denunciou que o governador Robinson Faria (PSD) enviou Projeto de Lei oficializando o “calote” no uso do Fundo Previdenciário.

No Twitter o parlamentar revelou o teor da proposição: “O Governador enviou projeto para Assembléia para NÃO devolver o dinheiro sacado do Fundo Previdenciário e pediu para ser votado com URGÊNCIA”, disse.

O deputado disse ainda que no colegiado de líderes vai votar contra a dispensa de tramitação. “Como líder de bancada NÃO DISPENSAREI a tramitação e trabalharei para que NÃO seja aprovado. VOTO CONTRA”, avisou.

O deputado ainda disse que o governador planeja um novo saque ao Fundo Previdenciário, também chamado de FUNFIR. “E mais… recebi a informação que o Governo está tentando uma manobra para sacar os demais 300 milhões aplicados a longo prazo no FUNFIR”, avisou.
Fonte: Blog do Barreto

[política] José Adécio se filiará ao PSDC

Filiado histórico do DEM, o deputado estadual José Adécio praticamente se viu obrigado a deixar o partido. E por quê? Ele perdeu espaço na região Central e no Mato Grande, onde seus correligionários perderam o comando dos diretórios municipais da legenda.

Para piorar, Adécio nem integra a executiva estadual do Democratas. Mas ele decidiu o futuro: se filiará ao PSDC, em abril. A legenda é presidida no estado pelo vereador Joanilson de Paula Rego.

[polícia] PM de Caraúbas detém suspeitos de assalto a posto de combustível

Jovem e menor suspeitos de assaltar o Posto Império, entre as cidades de Patu e Rafael Godeiro, foram detidos nesta sexta-feira (12) na zona rural de Caraúbas. Cidade localizada na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

A Polícia militar de Patu informou a polícia de Caraúbas que os dois que vinham sendo monitorados estavam na zona rural de nosso município, de imediato uma guarnição composta pelo Cb. Tyronne, Cb. Bobô e o Sd. Costa, se descolaram até as proximidades da Subestação, com destino ao sítio Jordão. Depois de percorrerem aproximadamente 10 km, se depararam com dois suspeitos em uma estrada vicinal, após serem interrogados confessaram que participaram do assalto ao Posto Império.

O de menor tem 17 anos é natural de Caraúbas e o outro foi identificado como Leonardo Araújo Bezerra, de 20 anos, também natural de Caraúbas. Com os suspeitos foram encontrado um revólver calibre 38, celular e dinheiro.

Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, onde Leonardo Araújo Bezerra foi autuado por assalto e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraúbas. O de menor provavelmente será ouvido e depois liberado.
Fonte: Icém Caraúbas

[política] Dilma se encontra com Lula em São Paulo

A presidenta da República Dilma Rousseff esteve em São Paulo na tarde de hoje (12), onde se encontrou com o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorreu no Hotel Renassaince, na região da Avenida Paulista, a portas fechadas, e terminou por volta das 20h30. A reunião não estava prevista na agenda presidencial.

Os jornalistas não puderam entrar no lobby do hotel. Foram barrados por seguranças e tiveram que aguardar do lado de fora. Uma recepcionista disse aos profissionais da imprensa que o acesso foi negado porque havia muitos eventos no estabelecimento hoje.

Dilma desembarcou no Aeroporto de Congonhas por volta das 17h e sua chegada ao hotel não foi vista pelos jornalistas. A presidenta retorna hoje para Brasília. Amanhã (13), Dilma irá para o Rio de Janeiro para o Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes Aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão dos vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya.

[cotidiano] Ministro do Desenvolvimento participa de mobilização contra Aedes no RN

Governador Robinson Faria aguarda a chegada do ministro do Desenvolvimento no Ginásio Nélio Dias (Foto: Carol Reis)
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, já está em Natal para participar da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do vírus da zika. Na capital potiguar a programação acontece durante todo o dia, com concentração no Ginásio Nélio Dias, no bairro de Nova Natal, na Zona Norte. O governador Robinson Faria também participa da mobilização. A ação será realizada simultaneamente em 353 municípios do país neste sábado (12).

No Rio Grande do Norte 4.500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica irão às ruas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A mobilização é coordenado pelo Gabinete Civil, por meio da Defesa Civil Estadual, e em parceria com as Forças Armadas e acontece em Natal, Areia Branca, Parnamirim e Caicó. Em Natal, serão alvo da mobilização os bairros Lagoa Azul, Potengi, Petrópolis, Alecrim, Quintas, Cidade Alta, Dix-Sept Rosado, Tirol, Rocas, Areia Preta, Barro Vermelho, Bom Pastor, Felipe Camarão, Nova Descoberta, Nossa Senhora Nazaré, Neópolis, Pitimbu e Ponta Negra.

Serão distribuídos panfletos informativos e passadas orientações sobre os cuidados para combater o mosquito. Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.
Fonte: G1RN

[política] Vice-governador assumirá comando do Executivo

O vice-governador do RN, Fábio Dantas (PCdoB), assumirá o comando do Poder Executivo no período de 24 de fevereiro a 1º de março. O governador Robinson Faria (PSD) cumprirá missão oficial no exterior, onde participa de um fórum sobre segurança pública.

[economia] Corte provisório no Orçamento chega a R$ 7,7 bilhões no Poder Executivo

Apesar de o governo ter adiado o contingenciamento definitivo do Orçamento para março, o decreto que introduziu a programação financeira para o primeiro trimestre estabeleceu um corte provisório de R$ 7,7 bilhões nas despesas discricionárias (não obrigatórias) dos ministérios e dos demais órgãos do Poder Executivo. O número foi obtido pela Agência Brasil com base nos valores divulgados pelo Ministério do Planejamento.

Para os três primeiros meses do ano, o governo limitou os gastos discricionários do Poder Executivo a R$ 15,407 bilhões, o que equivale a 3/18 do estimado para 2016. Caso não houvesse corte, a despesa de janeiro a março totalizaria a 3/12: R$ 23,110 bilhões.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[cotidiano] OAB publica resultado da 2ª fase do Exame de Ordem

Acabou de ser publicado o resutlado preliminar da 2ª fase do XVIII Exame de Ordem!

Agora é a hora da verdade!!

[polícia] Mais um Policial é morto a tiros no Ceará

Um policial militar do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) foi assassinado a tiros na manhã desta sexta-feira (12), no Bairro Pici, em Fortaleza. O soldado Augusto Herbert Félix, de 27 anos, foi atingido por nove tiros, segundo a perícia, um no braço, um nas costas e sete no rosto. Segundo a PM, ele não estava em serviço e foi vítima de uma tentativa de assalto.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Souto, o policial trafegava de moto pela Rua Santo Amaro e aguardava no semáforo fechado. Duas pessoas, também em uma moto, o abordaram e anunciaram o assalto.

O comandante do CPC disse que o soldado do Raio reagiu e atingiu um assaltante no pescoço. O homem, que não teve a identidade repassada pela polícia, morreu no local. Um segundo suspeito, que também estava armado, disparou contra o PM, que morreu no local. O suspeito fugiu e é procurado pela polícia.

O soldado, que estava na PM há seis anos, não estava trabalhando no momento do crime, de acordo com o coronel Souto. "Ele ia entrar no serviço pela tarde. Recebemos determinação expressa do nosso secretário para que enviássemos todos os nossos esforços. Toda a polícia, militar e civil, está mobilizada no entorno. Já temos algumas características do segundo que praticou o crime - baixo, moreno", acrescentou o comandante do CPC.

A moto vermelha utilizada pelos dois suspeitos, conforme a polícia, foi roubada no último sábado (6) no Bairro Bonsucesso.

Equipes da Polícia Militar, Comando Tático Motorizado (Cotam) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) realizam buscas na região com objetivo de prender o outro suspeito. Representantes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também estão no local do assassinato.
Fonte: G1CE

[cotidiano] Preservativo feito de grama é mais resistente e até 30% mais fino

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveram um preservativo mais fino e mais forte do que os existentes no mercado atualmente. O preservativo usa a grama nativa como um dos materiais para a produção.

Para desenvolver a camisinha, os pesquisadores adicionaram a nanocelulose obtida a partir da grama. O resultado final é um preservativo mais forte do que os de látex e com a espessura de um fio de cabelo humano. De acordo com os responsáveis pela descoberta, isso significa mais snesibilidade e, possivelmente, uma redução nos custos do produto, já que há uma significativa redução de materiais.

“Com um pouco mais refinamento, pensamos que podemos projetar um preservativo de látex que é cerca de 30%mais fino que ultrapasse todos os padrões. Com mais trabalho de podemos torná-los ainda mais finos do que isso. No ano passado, conseguimos chegar em 45 microns, algo em torno da largura de um fio de cabelo”, explica Darren Martin, um dos responsáveis pela pesquisa.
Fonte: Olhar Digital

[cotidiano] Centenas acompanham enterro de miss morta no interior do RN

Emilly Medeiros foi eleita miss São João do Sabugi em 2015 (Foto: Arquivo Pessoal)
Foi enterrado na manhã desta sexta-feira (12) o corpo da adolescente Emilly Medeiros, de 17 anos, encontrada morta dentro do quarto de casa nesta quinta (11) em São João do Sabugi, cidade da região Seridó potiguar. Em 2015, Emilly foi eleita miss e representava o município em vários desfiles pelo estado. A polícia investiga a possibilidade de suicídio.

Emilly Medeiros estudava produção têxtil no campus de Caicó do Instituto Federal do RN (IFRN).
Fonte: G1RN

[cotidiano] Itep-RN realizou cerca de 250 atendimentos durante o Carnaval 2016

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) realizou 249 perícias, identificações criminais, necropsias e exames de traumatologia durante o período carnavalesco nas três regionais: Natal, Mossoró e Caicó. A contabilidade das estatísticas do órgão compreende o período de 0h do sábado (6) às 12h da quarta-feira (10).

Nos cinco dias de folia, os peritos do Instituto analisaram 33 locais de crime em todo o estado, 19 deles relacionados a mortes violentas por uso de arma de fogo. Natal concentrou o maior número de atendimentos de perícias, foram 28.

“Tivemos acionamentos das equipes de criminalística das três unidades nesse período. O perito da Subcoordenadoria de Caicó, por exemplo, que não tem habitualmente e nós escalamos para diminuir o tempo de resposta durante a operação “Carnaval Mais Seguro 2016”, foi até o município de São Vicente, onde uma criança de oito anos foi encontrada morta dentro de um açude”, disse o diretor geral do ITEP, Odair Júnior.

Os atendimentos no setor de traumatologia – exames de corpo delito, conjunção carnal, lesão corporal, e outros – aumentaram mais de 15%, saltando de 130, em 2015, para 151 esse ano. Além da realização de outros 13 testes feitos pelo Laboratório Forense, em substâncias entorpecentes, apreendidas pelas polícias Civil e Militar.

Este ano, o número de identificações criminais feitas de suspeitos flagranteados, que não possuíam documentos de identidade, totalizou 12, o equivalente ao triplo das feitas no Carnaval passado. Durante o Carnaval, o ITEP contou com quase 180 servidores para atender a demanda de exames e perícias nas três unidades do Instituto.

[polícia] Pedreiro é morto dentro de casa na Favela do Fio em Mossoró

José Pedro Neto, “Neto Pimpão”, 53 anos de idade, foi morto na noite de hoje, 11 de fevereiro, dentro da casa onde morava sozinho, na Rua José Malaquias de Oliveira na Favela do Fio, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Moradores ouviram cerca de 05 disparos, mas a vítima foi atingida com dois, no pescoço e na cabeça e morreu próximo a porta da residência. A perícia encontrou sinais de arrombamento na porta da frente da casa, onde Neto morava de aluguel. 

Populares informaram a policia que “Neto Pimpão” era aposentado, havia recebido cerca de 10 mil reais e estava com uma viagem marcada para São Paulo, mas também emprestava dinheiro a juros. 

Os vizinhos informaram que a vítima era uma pessoa tranquila, apesar de envolvido com o consumo de drogas. Segundo informações da polícia, José Pedro Neto teve seu nome envolvido numa denúncia de estupro e chegou a ser preso pelo crime. 

O Bacharel Roberto Moura e o Agente Wilson Filho, acompanharam os procedimentos realizados pela equipe do Itep. O Delegado ainda não tem informações sobre a motivação e nem os possíveis acusados do crime.
Fonte: Ocâmera

[polícia] Criminosos fazem arrastão em igreja de Mossoró

Dois elementos fizeram um arrastão em uma Igreja na noite desta quinta-feira (11) no Conjunto Vingt Rosado em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Hora antes do arrastão, dois elementos em uma motocicleta do tipo Honda Titan de cor preta tomaram de assalto outra motocicleta sendo uma Honda Biz de cor vermelha no Conjunto Walfredo Gurgel. 

As duas motocicletas usadas no arrastão batem com a do assalto da Biz. A Polícia Militar foi acionada e colheu informações dos suspeitos.  
Fonte: Mossoró Notícias

[educação] Aulas da rede municipal de ensino em Apodi começarão no dia 29 de fevereiro

A Prefeitura do Apodi, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura comunica aos pais e alunos que as aulas da Rede Municipal de Ensino terão início no próximo dia 29 de fevereiro de 2016, obedecendo um calendário letivo elaborado pela referida secretaria.

Inicialmente se esperava que as aulas já começassem na próxima segunda feira, dia 15, no entanto a secretaria de educação prorrogou este prazo para o ultimo dia de fevereiro, fazendo com que os alunos da rede pública ganhem mais uns dias de recesso.
Fonte: Josenias Freitas

[concursos] 2000 vagas para soldado PM/RN

O comandante da policia militar do Rio Grande do Norte, o Coronel Dancleiton Leite trouxe ótimas notícias para os praças da PM e sociedade em geral, quando de sua visita no 6º BPM em Caicó no último dia de carnaval.

Em discurso que se deu no auditoria do Batalhão aos praças que se preparavam para reforçar nas ruas de Caicó na terça-feira carnavalesca, Coronel Dancleiton falou abertamente sobre as melhorias que o seu comando vem conseguindo para a policia em pouco tempo e aquelas que ainda virão sob a sua administração. Dentre elas a valorização dos praças com as recentes e futuras promoções e cursos internos que em breve terão lançados os seus respectivos editais.

Os cursos que serão abertos ainda esse ano são o CFSD (Curso de Formação de Soldados), aberta ao público civil com idade limite de 30 anos, com a disponibilidade de 2000 vagas, sendo as mesmas divididas por região, ou seja, os candidatos no ato da inscrição manifestarão sua intenção de concorrer nos locais onde irão ser formados e onde desempenharão suas funções policiais. O CHO (Curso de Habilitação a Oficiais) destinados a primeiros sargentos e subtenentes PM, com 40 vagas sem limite de idade para os referidos praças, e o CFO (Curso de Formação de Oficiais) com 40 vagas abertas ao público civil e militar, sendo que aos militares estaduais do RN não será cobrado o limite de idade.

Para o Coronel Dancleiton existe a necessidade da inserção de novos soldados na PM no sentido de reforçar o policiamento urbano em todas as regiões, e também o acesso ao oficialato aos praças que a tanto tempo labutam na gloriosa policia militar do RN.

São notícias que sem dúvida trazem mais ânimo aqueles que sempre se atualizam nos estudos e a sociedade como um todo que receberá esse incremento na segurança pública do nosso estado.
Fonte: APBMS

[polícia] Homem vai à casa da ex-mulher e tenta matá-la a tiros em Marcelino Vieira/RN

Um homem identificado pela Polícia apenas como Wignes, tentou matar a ex-mulher Silvana Patrícia Cosmo, 30 anos a tiros. O fato ocorreu por volta das 10h00 desta quarta-feira(10), na casa da vítima situada a Rua Desembargador Licurgo Nunes, centro de Marcelino Vieira/RN. 

De acordo com informações Patrícia foi atingida por cerca de quatro disparos, sendo socorrida para uma unidade saúde local e em seguida transferida para HRCCA em Pau dos Ferros onde permanece sob observação medica e passa bem.

Uma garotinha sobrinha da vítima foi atingida de raspão por um dos disparos, sem gravidade.

A polícia fez rondas na região, mas não conseguiu localizar o autor do crime.

O Bel. Paulo Cesário, delegado de Polícia da cidade já começou a ouvir testemunhas sobre a fato delituoso. O acusado continua foragido.
Fonte: Nossa Paraná

[justiça] Apodi poderá ter que pagar mais de Um Milhão aos servidores municipais

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, enviou para a Comarca de Apodi, ações referentes a Adicional de Insalubridade impetrada pelos servidores municipais através do advogado Lindocastro Nogueira de Morais.

De acordo com o Portal de Serviços da Justiça a dívida é atribuída a 41 servidores com um valor aproximado em 27 mil reais cada, o que ultrapassa um milhão de reais caso eles ganhem a causa.

Se a justiça entender que os servidores municipais tem direito ao Adcional de Insalubridade a prefeitura de Apodi terá que pagar mais de um milhão em novos precatórios, os quais foram gerados nesta gestão.

A nova dívida poderá colocar o município em situação crítica.

[política] Relator acata novas denúncias contra Cunha no conselho de ética

As denúncias contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vão ganhar um reforço na próxima semana. Relator do processo por quebra de decoro no Conselho de Ética, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) decidiu acatar as novas petições apresentadas no início do mês contra o peemedebista, que apontam que Cunha mentiu mais de uma vez à CPI da Petrobras, quando negou manter contas não declaradas no exterior – afirmação contrariada pelo Ministério Público da Suíça.

A nova contradição de Cunha diz respeito a sua relação com o lobista e delator Fernando Baiano, apontado como o operador de propinas para o PMDB e alvo da Operação Lava Jato. Em março do ano passado, o presidente da Câmara disse aos parlamentares da CPI que nunca se reuniu com Baiano em sua residência, no Rio de Janeiro. Em depoimento aos investigadores da operação da Polícia Federal, porém, o lobista não só afirmou que esteve várias vezes na casa de Cunha, como descreveu a residência do parlamentar na Barra da Tijuca.

O PSOL e a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), ambos opositores declarados do presidente da Câmara, encaminharam duas petições ao Conselho de Ética para que as evidências de uma segunda mentira fossem anexadas ao processo. Ao site de VEJA, o deputado Marcos Rogério disse nesta quinta-feira ter admitido os novos fatos, que serão incluídos como complementação ao parecer que pede a abertura de investigação contra Eduardo Cunha.

“Vou conhecer os novos fatos como aditamento. Como esse pedido se dá ainda dentro da fase de defesa, não há problemas regimentais. Se fosse na fase de instrução seria um outro procedimento”, afirmou o relator. “Eu estou admitindo as petições. Na admissibilidade verifica-se se há justa causa para investigar as denúncias, e eu considero que há sim justa causa”, continuou, acrescentando que deve protocolar a complementação na próxima segunda-feira.

Marcos Rogério já apresentou parecer favorável à abertura de investigação contra Eduardo Cunha. O relatório de admissibilidade foi aprovado em dezembro, mas uma decisão do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou a sessão, levando o processo praticamente à estaca zero. O conselho, então, deve fazer uma nova votação. Está prevista sessão do colegiado na próxima terça-feira. É esperado que os aliados de Cunha peçam vista, o que deve arrastar a análise do parecer para, pelo menos, o fim de fevereiro.

Fonte: Veja

[política] Presidente do PEN/RN sofre infarto

O presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN) no estado e pré-candidato a prefeito de Natal, advogado Luís Gomes, sofreu um infarto ontem (11). Ele segue em observação médica no Hospital do Coração, em Natal.

[segurança] Presos abrem buraco em parede e fogem do CDP da Ribeira, em Natal

Presos fugiram nesta sexta-feira (12) do Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na Zona Leste de Natal. A informação foi confirmada pela direção da unidade.

De acordo com o diretor Francisco Vieira, os detentos fugiram por um buraco aberto em uma parede. "O que sabemos até agora é que os presos abriram um buraco em uma parede. Ainda não sabemos quantos homens fugiram", ressaltou.

Ainda segundo Vieira, uma recontagem será feita ainda na manhã desta sexta-feira.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

[cotidiano] Apodienses invadiram Portalegre durante carnaval

Jovens da Assembleia na Cachoeira do Pinga
A cidade de Portalegre/RN localizada no polo serrano da mesorregião oeste potiguar distante da capital 385 KM e 64 KM de Apodi, recebeu nesse último fim de semana de festa carnavalesca um grande número de evangélicos que tradicionalmente nesse período realizam seus retiros espirituais, a cidade virou um refúgio para muitos apodienses que queriam a tranquilidade e calmaria de uma cidade sem festa de momo.

Igrejas como Assembleia de Deus, Adventista e Igreja de Cristo (Lagoa Seca) fizeram seus retiros na cidade serrana, outros jovens de outras igrejas também escolheram a cidade para passar o período de carnaval.

´´A cidade foi tomada pelos apodienses, nas ruas, nas praças, nas lanchonetes a gente encontrava um conterrâneo, me senti em casa``, disse Wander Alison, membro da Assembléia de Deus.

Não foram só os evangélicos que subiram a serra para fugir do carnaval, muitos católicos optaram pela cidade como destino. A cidade tem muitos pontos para os turistas aproveitarem, as mais conhecidas são a Cachoeira do Pinga e o Terminal Turístico da Bica com sua trilha ecológica descendo a serra até a cachoeira.  

[cotidiano] RN ultrapassa meta de assinaturas das Dez Medidas contra Corrupção

Em apenas seis meses, mais de 28 mil potiguares já assinaram a lista de apoio à campanha Dez Medidas contra a Corrupção, do Ministério Público Federal, que visa enviar ao Congresso anteprojetos para modificar a legislação e tornar mais eficiente o combate aos atos de corrupção no Brasil.

A meta oficial para o estado era de 23.438 assinaturas e os coordenadores locais haviam estipulado um número ainda maior, de 25 mil, contudo a quantidade no Rio Grande do Norte já atingiu 28.024 nesta semana. Apesar dos números, os potiguares podem e devem continuar contribuindo, divulgando e assinando as listas para que a campanha atinja o quanto antes a meta nacional, de 1,5 milhão de assinaturas. O Brasil inteiro já soma 1,36 milhão e uma contagem regressiva será iniciada logo que faltar 100 mil assinaturas.

[polícia] Homem é encontrado morto em Apodi

Um homem de aproximadamente 45 anos, faleceu na tarde de hoje (11) em sua própria residência. De acordo com a Polícia Militar a morte foi, aparentemente, natural, pois ele era alcoólatra.

Ainda de acordo com a PM ele se chamava Ricardo Alves de Oliveira. A família foi informada.

[polícia] Idoso esfaqueado na cidade de Baraúna na manhã de hoje morreu no Tarcísio Maia

Na manhã de hoje, 11 de fevereiro, uma confusão, que ninguém sabe ainda o motivo, terminou com um idoso, José Leôncio Pinheiro Filho, “Seu Luiz” 58 anos de idade, esfaqueado na cidade de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Seu Luiz, como é conhecida a vítima, sofreu um corte profundo com exposição de vísceras e precisou ser transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró e segundo informações, morreu na final da tarde. 

O acusado, o também idoso, Rafael Simão de Andrade, 68 anos foi preso em flagrante, na casa de um filho. Antes ele passou em casa, onde lavou e escondeu a faca utilizada. Ele foi localizado e preso pela Policia Militar e foi entregue na delegacia da Policia Civil da cidade de Baraúna.
Fonte: Ocâmera

[saúde] Forças Armadas atuarão em 12 cidades do RN em combate ao Aedes

Em combate ao mosquito Aedes aegypt, as Forças Armadas vão realizar ações de combate e prevenção em 12 cidades do Rio Grande do Norte até o final de fevereiro. De acordo com informações repassadas pelo 3º Distrito Naval, o trabalho dos militares foi dividido em quatro etapas. A próxima ação acontece neste sábado (13).

As cidades que recebem as ações dos militares são: Natal, Parnamirim, Areia Branca, Caicó, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Apodi, Santa Cruz, Tangará, Macaíba e São Paulo do Potengi.

Até o momento, apenas a primeira etapa já foi realizada entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Nesta etapa, apenas organizações militares receberam as ações. A próxima atividade está agendada para este sábado (13) e irá mobilizar 3 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica. A ação de conscientização acontecerá nas cidades de Natal, Parnamirim, Caicó e Areia Branca.

 Enquanto isso, as terceira e quarta fases envolvem a atuação direta no combate ao mosquito e o trabalho de conscientização em unidades de ensino por meio de palestras, respectivamente.

Confira abaixo aonde serão realizadas cada ação de conscientização e combate ao mosquito:

2º fase – 13 de fevereiro – Conscientização e Motivação da população em Natal (Bairros Lagoa Azul, Potengi, Petrópolis, Alecrim, Quintas, Cidade Alta, Dix-Sept Rosado, Tirol, Rocas, Areia Preta, Barro Vermelho, Bom Pastor, Felipe Camarão, Nova Descoberta, Nossa Senhora Nazaré, Neópolis, Pitimbu, Ponta Negra), Areia Branca, Parnamirim e Caicó.

3º fase -  15 a 18 de fevereiro – Efetivo combate ao mosquito.
Marinha - Natal - São Gonçalo do Amarante - Ceará-Mirim- Extremoz
Exército - Natal – Apodi- Santa Cruz – Tangará – Caicó.
Aeronáutica- Parnamirim – Macaíba - São Paulo do Potengi.

4º fase – 15 a 19 de fevereiro - Conscientização e Motivação de Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio em Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Areia Branca, Apodi, Santa Cruz, Tangará, Caicó, Parnamirim,  Macaíba e São Paulo do Potengi.
Fonte: G1RN

[política] Ministério Público afasta João Evangelista do cargo de vereador


O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte entrou com Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual, por meio da 2ª Promotoria de Justiça desta Comarca, em que se postula o afastamento liminar do réu João Evangelista de Menezes Filho dos cargos de Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Apodi – RN.

O inquérito civil consta ato de improbidade administrativa, consistente na usurpação de função pública por parte de Marta Beônia Viana Alves, que estava trabalhando na Câmara Municipal de Apodi de forma irregular no lugar de Joelson Cleginaldo Vian Alves, seu irmão e servidor publico efetivo, por cerca de (08) oitos anos.

Com o afastamento de João Evangelista de Menezes Filho (PR) , provavelmente o primeiro suplente Hélio da Ambulância assumirá o cargo de vereador na próxima quinta feira, (18).

A informação é do blog ApoDiário.

[polícia] Ex-miss é encontrada morta na cidade de São João do Sabugi, interior potiguar

A ex-miss do município de São João do Sabugi, Emilly Medeiros, de 18 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (11), por seu pai dentro do quarto.

Emilly Medeiros estudava produção têxtil no campus de Caicó do Instituto Federal do RN (IFRN). Ela foi eleita miss São João do Sabugi em 2015. A polícia investiga a possibilidade de suicídio.

[política] Desembargador rejeita anulação das provas contra Presidente da Câmara de Apodi

Decisão do desembargador Gilson Barbosa negou o pedido, movido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte (OAB/RN), a qual argumentava a nulidade de provas, que teriam sido produzidas de forma ilegal e inconstitucional, durante a chamada Operação 'Apóstolo', a qual apura um suposto pagamento de despesas particulares de combustíveis mediante recursos provenientes da Câmara Municipal de Apodi.

Segundo a OAB/RN, as provas 'ilegais' seriam relacionadas às interceptações telefônicas, as quais envolvem conversas gravadas pela investigação promovida pelo 2º Promotor de Justiça da Comarca de Apodi, que envolvem o então presidente da câmara municipal e seus advogados, os quais não são investigados na operação. Por isso, registra a OAB, que tais diálogos são acobertados pelo sigilo profissional inerente a atividade da advocacia.

No entanto, para o desembargador, ao contrário do que alegou a Ordem, o próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) já considerou que tal sigilo não é absoluto e citou uma decisão da ministra Marilza Maynard, a qual definiu que não existiu violação do direito ao sigilo profissional do advogado, quando, durante uma interceptação telefônica destinada à apuração de crimes, se verificou o envolvimento do réu que, seja na condição de consultor jurídico, seja na condição membro integrante da gestão da referida entidade, também estaria participando ativamente nas condutas delituosas, bem como na sua ocultação.

Provas
O desembargador fundamentou sua convicção realmente nos elementos de prova apurados quando da interceptação telefônica antes autorizada. E, diversamente do que alega a parte impetrante, destacou a existência de documentos com identificação de terceiros favorecidos com o fornecimento de combustíveis, a exemplo de relatórios, notas e cupons de abastecimentos encontrados na Casa Legislativa e em um posto de combustíveis, sem fazer qualquer menção aos advogados que supostamente representam o presidente da Câmara Legislativa.

Ainda no decorrer da sentença, ressalta o desembargador o que foi dito pelos frentistas sobre o abastecimento dos veículos, relatando o que foi afirmado por eles e não se refere a qualquer causídico.

“Assim, num primeiro momento, vislumbro que a quebra de sigilo operada não tem vínculo ou respaldo na relação cliente/advogado, porquanto a descoberta de eventuais indícios da prática de outros crime advindos do encontro fortuito de provas não decorre, de forma automática, a nulidade destas, como pretende o impetrante (OAB)”, destaca.

Fonte: TJRN

[política] Prefeito de Caicó será afastado pelo Câmara, caso não repasse o duodécimo

O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Nildson Dantas, convocou para o próximo sábado (13), às 11h, os vereadores para sessão solene em que será empossado o vice-prefeito Oriel Segundo de Oliveira no cargo de chefe do Poder Executivo.

“Salientamos que tal sessão ficará imediatamente suspensa na hipótese do prefeito municipal de Caicó comprovar o cumprimento da referida decisão liminar até o momento de sua abertura”, diz o documento.

[política] Prefeito de Florânia, RN, renuncia ao cargo por problemas de saúde

O prefeito de Florânia Janúncio de Araújo Júnior (PSD) renunciou ao cargo alegando problemas de saúde nesta quinta-feira (11). A vice-prefeita Márcia Rejane Guedes Cunha Nobre vai assumir a administração municipal. Florânia é distante 216 quilômetros de Natal.

A carta de renúncia relata problemas de saúde enfrentados pelo prefeito. "(...) Alguns problemas de saúde foram se agravando, sendo inclusive necessária a intervenção médica para a realização de procedimento cardíaco, dessa forma, o cardiologista que me acompanha vem recomendando de forma incessante que eu me abstenha de situações estressantes, desgastes físicos e emocionais, pois corria o sério risco de ver os problemas de saúde serem agravados. Sabendo desta situação, minha esposa e filhos (...) todos preocupados com minha saúde, vêm constantemente apelando para que eu separe um tempo maior para cuidar da saúde e obedecer às recomendações médicas".

O prefeito passou por uma cirurgia cardíaca em 2015. A vice-prefeita Márcia Nobre, do Democratas, vai assumir o cargo. A sessão de posse acontece na próxima segunda-feira (15).
Fonte: G1RN

[oportunidade] Correios abre vagas para Jovem Aprendiz em todo o País

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios são gratuitas e ocorrerão somente via Internet, no site dos Correios, no período compreendido entre os dias 25 de fevereiro e 13 de março. Foram disponibilizadas 38 vagas mais formação de cadastro de reserva para Natal e Região Metropolitana. Para participar, o candidato deverá ter entre 15 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

A seleção será simplificada, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de uma pontuação detalhada no edital. O Jovem Aprendiz terá direito a jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias; curso de aprendizagem de assistente administrativo; salário de R$ 413,33; vale transporte e vale refeição ou alimentação.