logo

sábado, 20 de agosto de 2016

[cotidiano] Até ministro do supremo é ‘delatado’

capa veja

[cotidiano] Prefeitura não disponibiliza ônibus para professores de escola da zona rural de Apodi

Os professores que lecionam na Escola Municipal Francisco Targino da Costa do Distrito de Soledade em Apodi passaram por uma situação constrangedora, em detrimento da falta de transporte nesse sábado 20, por parte da PMA.

 Mesmo a prefeitura não disponibilizado o ônibus eles foram por conta própria, e chegando a unidade de ensino, a direção da escola já havia dispensado os alunos, com isso não houve aula.
Fonte: Josenias Freitas

[polícia] Cinco homens são mortos a tiros na Zona Norte de Natal

Corpos foram encontrados na manhã deste sábado (20) numa região utilizada como trilha de bugueiros próximo à comunidade da África, no bairro da Redinha (Foto: Eduardo Rodrigues/Inter TV Cabugi)
Corpos de cinco jovens, todos com marcas de tiros, foram encontrados na manhã deste sábado (20) numa região utilizada como trilha de bugueiros próximo à comunidade da África, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. Segundo a PM, a disputa envolvendo duas facções criminosas é uma das suspeitas para a chacina.

Policial do 4º Batalhão, o sargento João Bosco disse ao G1 que o local é de difícil acesso. "Para chegar aqui, só mesmo de buggy. Também é uma região conhecida como rota de fuga para assaltantes que agem na região. Ao lado dos corpos encontramos armas de fabricação artesanal", acrescentou.

Os mortos ainda não foram identificados.
Fonte: G1RN

[polícia] Sete mulheres foram assassinadas nos últimos dez dias no RN

A empregada doméstica Antônia Edinete de Oliveira, 37 anos, morreu na madrugada deste sábado, 20, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Ela foi baleada na última quarta-feira, 17, em Governador Dix-Sept Rosado juntamente com o irmão, de 35 anos, que continua hospitalizado.

Os dois foram baleados quando chegavam em casa, no Sítio Ipueira, zona rural de Governador Dix-Sept Rosado, por dois homens que chegaram à comunidade de moto. Os criminosos obrigaram as vítimas a ficarem de costas e atiraram.

Antônia Edinete foi a sétima mulher assassinada nos últimos dez dias no Rio Grande do Norte. As outras seis mulheres assassinadas nos últimos dias são: Mykaella Ruanna Pereira Fagundes, de 21 anos, Ana D'Ávila Gomes de Oliveira, de 47, Franciscris Silva Fernandes, de 24, Josefa Ferreira da Silva, 41 anos, Naiara Régia Noemi da Silva, de 18, e Andreza Diana de Freitas, 21 anos, foram mortas a facadas ou a tiros nos últimos dias. 
Fonte: Defato

[cotidiano] Usuário de “Pokemón Go” causa transtorno em agência bancária da UFRN; veja vídeo

Usuário de "Pokemón Go" causa transtorno em agência bancária da UFRN
A onda do Pokemón Go, que tem ocasionado situações inusitadas pelo mundo afora, não poupou Natal. Aparentemente em busca de um dos bichinhos virtuais pelas dependências do Banco do Brasil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, um jovem começou a gritar “Pokemón, pokemón…” de forma bastante exaltada e acabou sendo contido pelos seguranças que atuam no local. O vídeo já circula pelos grupos de Whatsapp dos natalenses.


Fonte: Agora RN

[política] Candidato escolhido em convenção pode pedir registro à Justiça Eleitoral até este sábado (20)

Logomarca Eleições 2016
O candidato escolhido em convenção para as Eleições Municipais 2016 cujo partido ou coligação não tiver solicitado seu registro de candidatura tem até as 19h deste sábado (20) para fazer o pedido individualmente à Justiça Eleitoral. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, art. 11, § 4º). Até o momento, a Justiça Eleitoral contabiliza 503.284 pedidos de registro. Deste total, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu dos juízes eleitorais o aval para divulgar 482.297 pedidos, sendo 16.213 para prefeito, 16.231 para vice-prefeito e 449.853 para vereador.

O registro de candidaturas é uma das mais importantes fases das eleições. É nesse momento que os partidos e coligações solicitam à Justiça Eleitoral o registro das pessoas escolhidas para concorrer aos cargos eletivos. O prazo para que as legendas e coligações requeressem o registro dos seus candidatos para as eleições deste ano terminou no dia 15 de agosto.

Todo pedido de candidatura ingressa na Justiça Eleitoral com a rubrica de “não divulgável”. Somente após análise do juiz eleitoral, a candidatura ganha o status de “divulgável”. Isso porque é preciso verificar se os documentos necessários foram enviados e se os pedidos efetivamente correspondem a requerimentos de registro de pessoas e não a registros fantasiosos, de personagens, animais ou coisas.
Se o partido ou a coligação não tiver solicitado o registro de seus candidatos, estes poderão fazer o pedido até o dia 20, desde que respeitem o prazo máximo de 48 horas após a publicação da lista dos candidatos pelo juízo eleitoral competente. Essa é uma medida que visa resguardar o direito do candidato escolhido legitimamente em convenção partidária de participar do pleito.

Outros prazos
Partidos, coligações e candidatos devem ficar de olho em mais dois prazos. O dia 2 de setembro é o prazo final para os órgãos de direção dos partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais (parlamentares), com os percentuais mínimo de 30% e máximo de 70% para cada sexo.

O prazo final para o pedido de registro de candidatura na hipótese de substituição (incluindo decisões judiciais) termina dia 12 de setembro. Esse prazo não é válido para o caso de morte do candidato – nessa situação, a substituição pode ser feita até dez dias após o ocorrido.
Fonte: TSE

[cotidiano] Colisão entre carro e motocicleta é registrada na BR 405, entrada para Felipe Guerra

Plantão Rede News 360
Uma colisão envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrada no início da noite desta sexta-feira, 19 de agosto, na BR 405, próximo a entrada para Felipe Guerra.

As primeiras informações dão conta de que a motocicleta conduzida por um cidadão identificado até o momento como ‘Zezinho de João de Joca’ foi colhida por um carro ao tentar atravessar a BR.

O condutor da motocicleta fraturou uma das pernas e foi socorrido para o hospital da cidade de Apodi e em seguida transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Ainda não temos a identidade do condutor do carro, mas sabemos que o mesmo não se feriu.
Fonte: Rede 360News

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

[cotidiano] Letreiro fixado em bebedouro de escola municipal em Apodi diverge opiniões de internautas

Um letreiro produzido pela direção da escola municipal Francisco Targino do Distrito d Soledade em Apodi, chamou a atenção dos internautas em redes sociais, gerando inúmeros comentários, uns a favor e outros contras.

Vejamos alguns:
Fonte: Josenias Freitas

[política] Tribunais se preparam para garantir o voto de presos provisórios

A Constituição Federal assegura aos presos provisórios – aqueles que ainda não têm condenação transitada em julgado –, assim como a menores que cumprem medidas socioeducativas, o direito ao voto. Em dezembro de 2015, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os juízes eleitorais, sob a coordenação dos Tribunais Regionais Eleitorais, devem criar seções especiais para garantir que essas pessoas tenham assegurado o direito de voto ou a justificativa.

No último dia 5, encerrou-se o prazo para que as cortes repassassem ao TSE os dados referentes ao pleito de outubro deste ano. São Paulo, estado com o maior número de votantes no país, instalará 24 seções para assegurar o direito de 1.725 presos provisórios. De acordo com norma do TSE, as seções eleitorais serão instaladas nos estabelecimentos prisionais e nas unidades de internação com, no mínimo, 20 eleitores aptos a votar.

[cotidiano] Cantora potiguar participará do encerramento das Olimpíadas Rio 2016

robertasa
A música do Rio Grande do Norte terá uma representante oficial no encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro, evento que está marcado para o próximo domingo (21), no Estádio do Maracanã, a partir das 20 horas.

Quem fez o anúncio oficial da participação potiguar na cerimônia foi a própria Roberta através das redes sociais. No depoimento, garantiu estar emocionada e lisonjeada com o convite.

“Agora eu posso contar! Domingo estarei no encerramento das Olimpíadas! Vocês vão me ver? Já emocionada, já com o coração saindo pela boca de amor por essa cidade”, comemorou.

A participação de Roberta Sá será em formato de homenagem à também cantora Carmem Miranda, que ficou marcada pela interpretação de marchas carnavalescas em todo o país.
Fonte:Agora RN

[cotidiano] Internauta em rede social manifesta descontentamento com atual prefeito de Apodi

Estamos vivendo a primeira campanha eleitoral municipal com uma enxurrada, e variedades de redes sociais, onde as opiniões afloram das mais variadas espécies, sejam de apoio ou criticas ferrenhas, e alguns usam as redes sociais para externar sua opinião.

No tocante ao cenário local, um dos políticos que tem mais “sofrido” com o isso é atual gestor do município de Apodi Flaviano Monteiro (PCdoB), que tem sido bombardeado por críticos das mais variadas regiões do município de Apodi.

Para estes que estão sendo criticados de forma cotidiana, a campanha será longa, e vai ser uma verdadeira via cruzes.
Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] Conheça um pouco da história de Jair Gomes

ANTONIO JAIR DE FRANÇA GOMES, mais conhecido como JAIR GOMES, filho de Maria Jose de França e Antônio Gomes de Melo Neto, nasceu em 06 de junho de 1988 na cidade de Guarujá-SP e aos dois anos de idade veio morar em Apodi. Aos 4 anos seus pais se separaram e ele foi morar com seus avós paternos, seu João Batista da Costa e dona Elizabete Gomes da Costa.

Jair Gomes veio da roça, morou dos 4 aos 14 anos com a seus avós. Sua vida acadêmica iniciou na Escola Luiz Neval Machado Barros, na Carnaúba Seca, região do Vale do Apodi. Lá ele estudou da primeira a quarta série. Já na Escola Gerson Lopes, zona urbana, ele estudou na quinta a sétima série. O último ano do ensino fundamental foi realizado na escola Municipal Lourdes Mota.

Com 14 anos e já cursando o ensino médio na escola Antônio Dantas, Jair voltou a morar com o pai no Bairro Lagoa Seca, participou do programa PROJOVEM da secretaria de assistência social para jovens pobres  e quando estava cursando o segundo ano do ensino médio fez a prova para concorrer a uma bolsa do Banco do Nordeste, dos 48 alunos que fizeram a prova Jair ficou em primeiro colocado e permaneceu durante 1 ano e 5 meses como bolsista, sendo contratado logo em seguida para auxiliar de arquivo do mesmo banco durante 1 ano.

Quando saiu do banco e já havia terminado o ensino médio foi trabalhar em Natal como vendedor externo, passou 6 meses, voltou para Apodi onde trabalhou como garçom durante 3 meses, quando foi aprovado no concurso da CAERN e foi morar em Guamaré-RN. Após 2 anos na CAERN pediu demissão e voltou para Apodi.

Hoje Jair Gomes é casado, exerce a função de blogueiro e tem um filho de 4 anos e meio e uma afilhada de 13 anos. Também é universitário da UFERSA Caraúbas no curso de Ciência e Tecnologia, além de vários cursos na área humana, administrativa e tecnologia. Ele também é membro da igreja Assembleia de Deus e Apodi.

Aos 28 anos de idade Jair se sente preparado para assumir a disputa como pré-candidato a vereador pela experiência de vida que tem e o aprendizado em cursos da área administrativa, sendo que o principal ponto da sua campanha é o lema de ser um JOVEM DE CORAGEM.

Há 3 anos e meio Jair Gomes acompanha e discute política defendendo a área educacional e a segurança como principais pontos de sua futura legislatura, sem esquecer da agricultura e o desenvolvimento econômico como alicerces para uma boa administração. Atualmente Jair Gomes é candidato a vereador de Apodi pelo Solidariedade.

Filiado ao SD em Apodi há pouco mais de um ano, essa é a primeira vez que Jair Gomes disputa um pleito eleitoral.

[cotidiano] Médica mossoroense morre em acidente de trânsito na saída de Fortaleza

A médica mossoroense Viviane Teodoro Maltez morreu na manhã desta quinta-feira, 18, em acidente de trânsito quando se deslocava de Fortaleza para Mossoró. Viviane é esposa do também médico Antônio Maltez.

A informação foi confirmada ao Mossoró Hoje pelo Hospital Wilson Rosado.

De acordo com a Polícia Civil de Beberibe, o acidente aconteceu por volta das 9h40 de hoje na entrada de Beberide, no Ceará.

A Polícia Militar informou que houve uma colisão entre veículos e a médica não resistiu. As outras vítimas foram levadas para o hospital da cidade. Capitão Lucinvaldo, da PM de Beberibe, não soube informar quantas vítimas há no total, nem seus nomes.

Hospital Wilson Rosado emite nota de pesar, acompanhe:

O Hospital Wilson Rosado através de seu sócio fundador Bernardo Rosado comunica a seus funcionários, pacientes e a toda sociedade o falecimento precoce da muito querida médica oncologista Dra. Viviane Teodoro, hoje dia 18 de agosto de 2016, em grave acidente automobilístico.

Sensibilizados, solidarizamo-nos com seus familiares e esposo Dr. Antônio Maltez o qual também faz parte do nosso quadro médico.

Bernardo Rosado de Sá, sócio fundador do HWR.
Fonte: Mossoró Hoje

[saúde] Gosta de estalar os dedos? Isso faz bem mesmo para as articulações

truwruw
Gosta de estalar os dedos mas sempre ouviu que isso faz mal? Pois pode manter o hábito. Um estudo realizado por especialistas do Centro Médico UC Davis, nos Estados Unidos, mostrou que, na verdade, o hábito considerado irritante por muitas pessoas, pode aumentar a amplitude do movimento na região.

O radiologista Robert Boutin e o cirurgião de mão Robert Szabo,  ambos do Centro Médico UC Davis, analisaram as articulações de 40 participantes, com idade entre 18 e 63 anos. Destes, 30 tinham o hábito de estalar os dedos frequentemente. Os outros 10 nunca tinham estalado – pelo menos não voluntariamente.

Para descobrir o que acontece nas articulações quando são estaladas, os autores pediram que os participantes com tal costume fizessem o movimento enquanto eram submetidos a um aparelho de ultra-som. Em seguida, essas imagens foram comparadas com imagens feitas antes de as articulações terem sido estaladas e também com exames dos voluntários que não tinham esse hábito.

Para surpresa dos pesquisadores, que acreditavam que a prática prejudicava as articulações, os resultados mostraram que estalar os dedos não traz nenhum problema. Pelo contrário. O exame mostrou que logo após os dedos terem sido estalados, houve aumento da amplitude do movimento na região, em comparação com aqueles que não estalaram.

Mas o que faz com que suas articulações estalem? Na busca por essa resposta, os pesquisadores viram algo surpreendente: no momento em que os dedos foram estalados, houve um “flash” repentino na articulação. Os autores acreditam que isso ocorra porque, quando a articulação é estalada, separa-se duas superfícies, reduzindo a pressão na região. Essa “descompressão” permite que o gás dissolvido no líquido das articulações seja liberado. Neste caso, o flash brilhante seria a bolha de gás se formando.

“Achamos que é por isso que uma junta ganha amplitude de movimento depois de estalada. Há algo sobre a redução da pressão que permite maior frouxidão”, disse Boutin.
Fonte: Veja

[política] Juiz aplica multa de R$ 53 mil por causa de pesquisa no Facebook

O juiz da 35ª Zona Eleitoral, que ficou responsável pela propaganda no município de Sousa, Renan do Valle Melo Marques, decidiu aplicar uma multa no valor de R$ 53.205 ao secretário de Comunicação da prefeitura de Marizópolis, Eduardo Pereira da Silva, por suposta divulgação de pesquisa eleitoral irregular na rede social Facebook. Também foi determinada a retirada da postagem da internet.

A representação foi movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Marizópolis.

Na decisão, o juiz também deferiu pedido do Ministério Público Eleitoral, determinando a extração de fotocópias dos autos e seu encaminhamento ao órgão para apurar eventual prática do delito previsto no art. 37, parágrafo 4º, da Lei das Eleições.

Em Marizópolis, recentemente houve mudança de prefeito. José Lins Braga (PSDB), conhecido como Zé de Pedrinho, eleito vice-prefeito em 2012 em Marizópolis, assumiu no lugar do prefeito afastado José Viera (PTB).

Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF-5) por improbidade administrativa ao utilizar recursos federais em obras sanitárias da cidade.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

[polícia] Candidato a vereador que matou esposa em Mossoró diz que foi sem querer

O candidato a vereador Alberto Sinézio da Silva Melo, suspeito de matar a própria esposa em Mossoró, se apresentou à polícia, na comapnhia de um advogado, na segunda-feira (15) passada e confessou o crime. Ele declarou que matou sem querer e que foi em legítima defesa.

O crime aconteceu na tarde de sábado (13). A jovem Francycris Fernandes, de 24 anos, se envolveu em uma discussão com o esposo e, em determinado momento, tentou feri-lo com um objeto pontiagudo. Neste momento, o candidato pegou uma faca e acertou a sua barriga.

“Ele disse que no empurra-empurra do momento acabou ferindo ela, mas disse que foi sem querer”, informou o delegado Rafael Arrais, responsável pelas investigações.

Após ser atingida, Francycris foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel e transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde morreu no dia seguinte.

Apesar de confessar o assassinato, o candidato Alberto Sinézio foi liberado, porque livrou o flagrante.

A morte de Francycris Fernandes foi um dos oito feminicídios registrados nos últimos 30 dias no Rio Grande do Norte. Ao longo de todo o ano, segundo o Observatório da Violência (OBVIO), já são 60 assassinatos de mulheres no estado.
Fonte: Mossoró Hoje

[política] A partir de hoje, pesquisas eleitorais devem incluir todos os candidatos

As eleições municipais estão se aproximando e as candidaturas dos políticos já foram confirmadas. Diante disso, o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define que, a partir desta quinta-feira (18), todos os candidatos devem ser incluídos nas pesquisas eleitorais.

Antes, sem a confirmação das candidaturas, as pesquisas podiam ser feitas sem a necessidade de inclusão de todos os nomes. Além dessa decisão, o calendário eleitoral define que hoje também é o prazo final para que a Justiça Eleitoral envie à publicação da lista/edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos.

[cotidiano] Trabalho de apodiense ganha projeção internacional em pesquisa

Graduada na Ufersa, Vanessa Oliveira, viu seu trabalho ganhar projeção internacional. Pesquisa mostrou diminuição nos custos ao produtor de até 8%.

A pesquisa de mestrado da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Vanessa Raquel de Morais Oliveira, tem projeção internacional. O trabalho comprovou a viabilidade econômica na substituição do farelo de soja pelo farelo de girassol na alimentação de galinhas poedeiras. A pesquisa é resultado da conclusão da pós-graduação. Vanessa Raquel é graduada em zootecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e defendeu a dissertação de mestrado em fevereiro de 2014. 

O reconhecimento da importância da pesquisa começou com a publicação de um artigo científico no periódico internacional Animal Feed Science and Technology, que é Qualis/CAPES A1, o conceito mais alto em se tratando de uma publicação científica. A partir dessa publicação, o site internacional Feed Navigator pertencente ao Grupo William Reed, uma importante Revista Britânica de Negócios, publicou uma matéria divulgando a importância dos resultados de uma pesquisa de uma universidade brasileira, no caso, a Ufersa. 

“Quem trabalha muito espera o melhor, mas confesso ter ficado um tanto surpresa com a notícia dessa publicação numa revista de economia internacional, pois nosso foco era beneficiar o produtor rural local, não tinha essa pretensão. Um alcance internacional é muito gratificante”, avaliou Vanessa Raquel que atualmente realiza pesquisa no doutorado voltada para melhoramentos na carne de codornas. 

Melhoria na produção de ovos 
A pesquisa, “Farelo de girassol como substituto nutricional e economicamente viável ao farelo de soja em dietas de galinhas poedeiras em semiconfinamento”, foi realizada com 128 aves da linhagem caipira pescoço pelado, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN - Emparn, entidade parceira da Ufersa na pesquisa. “A alimentação das aves com farelo de soja representa 70% dos custos do produtor e a nossa intensão foi trabalhar a redução desse custo”, enfatiza Vanessa Raquel. 

A opção pelo farelo de girassol, a exemplo da soja, é por ser rico em proteína, além da planta ser facilmente cultivada no nordeste, diferente da soja que é importada de outras regiões do país. “O farelo de semente girassol é produzido a partir do bagaço após a extração do óleo”, enfatiza a pesquisadora, Vanessa Raquel. 

No experimento, com duração de 15 semanas, ocorreu a substituição do farelo de soja pelo farelo de girassol, nos percentuais de 10, 20 e 30%. Os resultados foram positivos com relação à produção de ovos e o desempenho das aves. A pesquisa mostrou grande viabilidade econômica com a diminuição nos custos ao produtor de até 8%. Também foi verificada uma melhoria na coloração da gema dos ovos. “Uma economia bastante compensadora para os criadores, além de ser mais uma alternativa para a alimentação das aves”, considerou a doutoranda zootecnista. 

Confira o artigo da revista cientifica e a matéria no site Feed Navigator: 
Fonte: Ascom UFERSA

[cotidiano] Ministério Público do RN recomenda ao Governo do Estado demissão de servidores

rinaldo-reis-TN
O Diário Oficial do Estado (DOE), edição de hoje (18), traz recomendação pelo Ministério Público ao Governo do Estado, tendo como objeto do documento o controle de gastos da máquina pública. Segundo a matéria assinada pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, seriam alternativas para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal:

“ADOTE, no prazo de 60 (sessenta) dias, as medidas de redução de despesas com pessoal previstas no art. 169, §§ 3º e 4º, da Constituição Federal, até que sejam reconduzidas as despesas do mesmo Poder a patamar inferior ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, procedendo, inclusive, com:

a) a redução, em pelos menos 20%, das despesas com cargos em comissão, contratos temporários e funções de confiança (art. 169, §3º, I);
b) a exoneração de servidores não estáveis (art. 169, §3º, II); e
c) a exoneração de servidores estáveis, ocupantes de atividades funcionais, órgãos ou unidades administrativas a serem delimitadas em ato normativo motivado do Chefe do Executivo (art. 169, §4º)”.
Fonte: Agora RN

[polícia] Irmãos sofrem atentado a bala no município de Governador Dix Sept Rosado no Oeste Potiguar

Um atentado abala ocorrido no início da noite desta quarta feira 17 de agosto, no sítio Ipueira na zona rural de Governador Dix Sept Rosado distante 35 quilômetros de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, deixou um irmão e uma irmã baleados.

Segundo informações da Polícia Militar local, Antônia Ednete de Oliveira de 37 anos de idade e seu irmão Antônio Ednaldo de Oliveira de 35, estavam em casa quando foram alvejados com vários tiros de pistola ponto 40 por dois desconhecidos que chegaram em uma motocicleta no local e efetuaram os disparos. 

As duas vítimas foram socorridas em estado grave para a Unidade de saúde da cidade e depois transferidas para o Hospsital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. 

A Polícia ainda não sabe a motivação do atentado, mas está em diligências no sentido de identificar e prender os acusados.
Fonte: Fim da Linha

[concursos] Proibição de tatuagem a candidato de concurso público é inconstitucional, decide STF

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão desta quarta-feira (17), julgou inconstitucional a proibição de tatuagens a candidatos a cargo público estabelecida em leis e editais de concurso público. Foi dado provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 898450, com repercussão geral reconhecida, em que um candidato a soldado da Polícia Militar de São Paulo foi eliminado por ter tatuagem na perna.

“Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”, foi a tese de repercussão geral fixada. O relator do RE, ministro Luiz Fux, observou que a criação de barreiras arbitrárias para impedir o acesso de candidatos a cargos públicos fere os princípios constitucionais da isonomia e da razoabilidade. O ministro destacou que a tatuagem, por si só, não pode ser confundida como uma transgressão ou conduta atentatória aos bons costumes.

[política] Supremo decide que regra sobre contas de prefeitos já vale nestas eleições

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgaram ontem (17), por maioria, que já vale para as próximas eleições a decisão tomada na semana passada de conferir às câmaras de vereadores a competência para julgar as contas públicas dos prefeitos. A tese defendida pelo ministro Luiz Fux ­ de que a regra só passasse a ter validade nas eleições de 2018 ­ foi vencida. Para Fux, os efeitos da decisão do Supremo podem ser “deletérios”.

“É uma virada jurisprudencial e uma profunda mitigação da Lei da Ficha Limpa que terá repercussão muito grande, nos prefeitos inelegíveis com base nessa tarde. Como se trata de uma virada jurisprudencial, sugeriria que prevalecesse somente para próximas eleições. Já que, uma vez julgada pelo Supremo, vamos ter que aplicar”, afirmou Fux. O presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, rebateu: “Os efeitos não são deletérios. Estamos favorecendo a soberania popular em detrimento de órgão administrativo”.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

[educação] IFRN abre 3.023 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Com mais de 3 mil vagas, IFRN divulga edital do Exame de Seleção 2017
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta quarta-feira (17) o edital do Exame de Seleção para ocupação de vagas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Instituição (CLIQUE AQUI). Ao todo, estão sendo oferecidas 3.023 vagas distribuídas entre 30 cursos em 20 campi do instituto.

As inscrições abrirão no dia 24 de agosto, a partir das 14h, e devem ser feitas através do portal do IFRN (CLIQUE AQUI). O prazo de inscrições segue até 12 de setembro, às 22h. A taxa de inscrição será de R$ 20. Podem participar da seleção alunos que estejam no 9º ano da rede pública ou particular poderão concorrer à seleção, no entanto, 50% das vagas são reservadas para os estudantes de escolas públicas.

Alunos que participaram do ProITEC 2016 estão isentos dessa taxa. Os demais candidato que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo entre os dias 24 e 29 de agosto.
A prova do processo seletivo será aplicada no dia 16 de outubro de 2016, às 13h, no local determinado no cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 10 de outubro, para os candidatos.

No dia da aplicação os candidatos deverão comparecer com sua carteira de identidade (ou outro documento com foto), cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica preta. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento entre os previstos, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou o extravio do documento, com prazo de emissão de no máximo de 30 dias consecutivos.
Os resultados serão publicados na página do IFRN, das questões objetivas no dia 4 de novembro, da prova discursiva no dia 23 de novembro e o resultado final no dia 8 de dezembro de 2016. Os alunos aprovados ingressarão no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no curso em que escolher no momento da inscrição, no 1º semestre letivo do ano 2017.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Detran/RN alerta sobre e-mails falsos

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) reforça a população que o órgão não se utiliza de e-mails ou redes sociais para enviar documentos oficiais para motoristas ou donos de veículos. Todas as notificações relativas ao Departamento são enviadas por meio dos Correios.

Dessa forma, o Detran/RN reafirma que mensagens com conteúdo sobre suspensão de direito de dirigir, infração de trânsito ou de qualquer outra natureza relacionadas aos serviços prestados pelo órgão que cheguem até o usuários via e-mail ou redes sociais são falsas.

O alerta é que notificações direcionando o destinatário a clicar em ícones ou links podem ser arriscadas, com possibilidade de infectar o computador do usuário com vírus. A orientação do órgão é que os usuários deletem essas mensagens assim que perceberem o recebimento. Qualquer dúvida ou mais informações sobre os serviços do Detran/RN, podem ser esclarecidas no site do Órgão (www.detran.rn.gov.br) ou em uma das unidades do Detran/RN. Denúncias e sugestões podem ser realizadas pelo telefone (84) 3232 0010.

[política] Prefeito de Apodi Flaviano Monteiro pode ser cassado nos próximos dias

Com o retorno do vereador Evangelista à Câmara Municipal, o prefeito de Apodi pode ter seu mandato cassado já nas próximas sessões. É que com o retorno do parlamentar, a oposição completa o quórum de dois terços necessários à cassação. 

Em recente decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande, o Desembargador Expedito Ferreira, Relator de Agravo de Instrumento impetrado pela Câmara Municipal suspendeu decisão do Juízo da Comarca de Apodi que mandava paralisar Comissão Especial de Inquérito que apurava irregularidades do gestor municipal, com essa decisão a Câmara fica autorizada a prosseguir com o julgamento, ficando à critério do Presidente da casa, o Vereador Filho Neto, colocar em pauta quando achar conveniente. Aguardaremos às cenas dos próximos capítulos.
Fonte: Josenias Freitas 

[polícia] Mototaxista foi preso quando tentava entrar com drogas no CDP Apodi

Um mototaxista foi preso quando tentava entrar no Centro de Detenção Provisória de Apodi – Agente Ronilson Alves da Silva (CDP Apodi), com drogas escondidos dentro de um pote de manteiga.

A droga foi encontrada, durante revista realizada pelos agentes Moises Medeiros, Wantier Gois, Kaio Pinheiro. Os agentes perceberam que o pote de manteiga, tinha um fundo falso, onde a droga estava escondida.  

Na sacola, com a feira que o mototaxista, Francisco Pedro Alves de Lima, 20 anos, natural de Apodi, morador da Baixa do CAIC, zona periférica da cidade, entregou para os agentes penitenciários fazer a revista, tinha o nome do detento Francisco das Chagas Junior “Junior Chapa”.

O mototaxista, já tem o pai, e mais dois irmãos, cumprindo pena na carceragem do Centro de Detenção Provisória de Apodi, acusados de envolvimento com trafico de drogas, homicídio e violência doméstica. 

Flagranteado, o mototaxista se juntará ao pai, e mais dois irmãos, na carceragem do estabelecimento penitenciário e aguardará por decisão judicial.

O mototaxista, disse em depoimento na Delegacia de Policia Civil de Apodi, e aos Agentes Penitenciários, que foi acionado para fazer um frente, por uma proprietária de um mercadinho localizado no bairro Lagoa Seca. “A comerciante me pediu para deixar á feira no CDP Apodi, se eu soubesse que tinha droga, jamais eu teria feito esse frete”, disse o mototaxista Pedro Alves.

O do detento Francisco das Chagas Junior “Junior Chapa”, foi ouvido pelos policiais e agentes penitenciários, assumiu que a droga era para ele e que o mototaxista não tinha culpa de nada.

Quarta-feira é o dia de visita no CDP de Apodi. De acordo com o diretor da unidade, Márcio Moraes, todo o material levado pelos visitantes passam por uma rigorosa revista.  “A manteiga estava congelada. Quando os agentes passaram a faca perceberam o fundo falso do pote de manteiga, onde acharam a droga”, disse o diretor da unidade penitenciaria, Agente Márcio Morais.

Ainda de acordo com o diretor, havia 62 gramas de maconha. O flagrante foi feito pelo delegado de Apodi, Renato Oliveira. Em relação ao detento que receberia a droga, Márcio Moraes afirmou que será aberta uma sindicância na unidade prisional para apurar os fatos.
Fonte: 190RN

[cotidiano] Na abertura dos JERNS estudantes protestam contra a paralisação dos transportes escolares

Foi realizada ontem a abertura de mais uma edição dos jogos escolares do Rio Grande do Norte Regional de Apodi, que foi ofuscada pelo manifesto dos estudantes e professores da rede estadual de ensino do município, protestando com faixas, cartazes e gritos de ordem pela falta de transporte escolar novamente.

O intento dos estudantes é que o governo do estado se sensibilize com a causa, já que além da paralisação do fim do ano, mais uma acarretará definitivamente na perca do ano letivo.
Fonte: Josenias Freitas

[política] Em carta, Dilma propõe plebiscito sobre eleição presidencial

 Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro, na qual admite que cometeu erros na gestão do país e propõe novo plebiscito (Wilson Dias/Agência Brasil)
A presidenta afastada Dilma Rousseff  divulgou há pouco uma carta à população propondo a realização de plebiscito sobre a convocação de eleições presidenciais antecipadas.

"Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral", diz o documento.

Na carta, Dilma aborda a crise política e defende que a população decida sobre a realização de um novo pleito presidencial. “A restauração plena da democracia requer que a população decida qual o melhor caminho para melhorar a governabilidade", disse, ao ler o documento, direcionado à nação e aos senadores, durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Alvorada. A presidente afastada apenas leu o documento e não respondeu perguntas.

No documento, intitulado "Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro", Dilma reafirma que não cometeu crime de responsabilidade e classifica o processo de impeachment contra ela de "golpe".  Dilma diz que caso o Senado decida pelo afastamento definitivo dela da Presidência da República haverá "ruptura da ordem democrática baseada em um impeachment sem crime de responsabilidade".

Na carta, Dilma também reconhece erros cometidos durante seu governo e acena com mudanças na política econômica caso retorne à presidência.

A presidenta disse ainda que o processo é injusto, pois foi "desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente."

Dilma disse ainda que apoia a luta contra a corrupção e que ela é "inegociável".

"Não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público e não recebi propina de ninguém", disse Dilma ao ler a carta, em referência ao deputado afastado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A presidenta afastada convocou uma coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada para explicar os argumentos da carta, debatidos nos últimos dias com aliados. O texto que será encaminhado aos senadores aponta um dos últimos posicionamentos de Dilma antes do julgamento final do processo de impeachment.

Na semana passada, 59 senadores votaram pela aceitação do parecer que dá continuidade ao processo. Com isso, o julgamento de Dilma por crime de responsabilidade terá início no próximo dia 25, uma quinta-feira. Para barrar o impeachment, Dilma precisa do voto de, no mínimo, 28 do 81 senadores. A presidenta afastada não informou se irá ao Senado para apresentar pessoalmente sua defesa.

Acompanharam Dilma na entrevista os ex-ministros Eleonora Menicucci (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres), Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Aloizio Mercadante (Educação). 
Fonte: Agencia Brasil

[política] Justiça Eleitoral de Apodi realiza sorteio de datas de eventos das coligações

Ontem 16, a Justiça Eleitoral de Apodi realizou reunião com representantes dos partidos da 35ª e da 45ª Zona Eleitoral, tendo sido realizado sorteio das datas para realização de eventos (passeatas, carreatas e comícios) no âmbito da zona urbana de cada cidade. Assim, após sorteio, o cartório elaborou calendário conforme cronograma.

Vale lembrar que o sorteio tomou por base as chapas majoritárias, mas compreende a participação dos candidatos à vereadores, cada qual com seu partido/coligação.

Veja o calendário em Apodi:


Fonte: Josenias Freitas

[segurança] Alcaçuz e presídio de Nova Cruz são os próximos a receber bloqueadores

Os presídios de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e de Nova Cruz serão as próximas unidades prisionais do Rio Grande do Norte a receber os bloqueadores de sinal de rede celular. A informação foi repassada pelo secretário de Justiça e Cidadania do Estado (Sejuc), Wallber Virgolino, ao Portal Agora RN.

Segundo ele, estes dois são os próximos alvos para a instalação do equipamento e espera o quanto antes que estejam aparelhados.

“Estamos andando com os processos e tentando agilizar a instalação dos bloqueadores em Alcaçuz e no presídio de Nova Cruz. São nossos dois próximos alvos. É importante que estes presídios estejam com os bloqueadores o quanto antes. Não posso determinar prazo por que não gosto de ser chamado de mentiroso. É uma situação que não depende somente da Sejuc e sim de um conjunto de secretarias”, disse o secretário a publicação natalense.

Ainda de acordo com Virgolino, os bloqueadores de sinal instalados no final do mês passado no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP) tem recebido visitas diárias dos funcionários da empresa responsável pela instalação.

“A empresa disse que tem 30 dias a partir da data de instalação para que o equipamento funcione com total eficiência. Todos os dias os funcionários deles vão lá e realizam alguns ajustes, como identificação e retirada de pontos cegos que poderiam ser aproveitados pelos detentos. Mas de modo geral está tudo ocorrendo bem. Dentro do prazo o bloqueador terá eficiência de 100%. Atualmente, diria que está em 98, 99%”, contou ao Portal Agora RN.

Wallber Virgolino informou que as medidas de implantação não dependem apenas da Sejuc, por isso não ter um prazo para a instalação dos bloqueadores nos dois presídios citados.

A instalação dos bloqueadores no PEP desencadeou uma série de ataques em várias cidades do Rio Grande do Norte comandada por uma facção criminosa que atua nos presídios potiguares. A série de ataques teve início no último dia 29 de julho, em Macaíba.
Fonte: Defato