logo

sábado, 17 de setembro de 2016

[polĂ­cia] PolĂ­cia do RN prende homem suspeito de assassinar a companheira de 19 anos

Eleika Talia foi morta a tiros em Ja?an?, distante cerca de 140 quil?metros de Natal (Foto: PM/Divulga??o)
Agentes da Delegacia Regional de Santa Cruz, município da região Agreste potiguar, prenderam nesta sexta-feira (16) um homem suspeito de ter matado com um tiro a própria companheira, a dona de casa Eleika Talia Venâncio Soares, de 19 anos. A jovem foi morta dentro de casa, crime ocorrido no último domingo (11) na cidade de Jaçana, que fica na mesma região.

Segundo a polícia, Ricardo Tomé dos Santos, mais conhecido como 'Nego', de 31 anos, admite ter feito o disparo, mas alega que o tiro foi acidental.

Titular da Delegacia Regional de Santa Cruz, Silva Júnior falou sobre o caso. Ele disse ao G1 que o suspeito foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. "Dois dias depois da morte da mulher ele foi à delegacia acompanhado de um advogado e se apresentou. Como não havia mais o flagrante, tive que liberá-lo. Só que eu pedi à Justiça a prisão preventiva dele. Quando o mandado foi expedido, fomos atrás dele e demos voz de prisão. Ricardo foi preso no Sítio Flores, distrito de Jaçanã. O encontramos na casa dos pais tomando cerveja", afirmou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, Ricardo Tomé não soube dizer onde está a arma. "No dia do acontecido, ele disse que estava bebendo na residência de amigos e que foi em casa para buscar a mulher, e que acabou havendo uma discussão. Então a mulher teria tentado pegar o revólver que ele carregava na cintura, ocasião em que a arma disparou. Pelo menos essa é a versão que ele conta", afirmou Silva Júnior.

O delegado ressalta, no entanto, depoimentos que indicam que o suspeito já teria planejado o crime. "Testemunhas disseram que, antes mesmo de chegar em casa, o Ricardo mostrou que estava armado e, apontando para o revólver, disse: quero que ela venha brigar comigo. Olha aqui o que eu tenho pra ela".
Fonte: Defato

[cotidiano] No RN, 416 devem fazer a 2ÂŞ fase do XX Exame de Ordem neste domingo

No RN, 1.709 estão inscritos para exame da OAB neste domingo (Foto: Divulgação/OAB RN)
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aplica neste domingo (18), em todo o país, a prova da segunda fase (prático-profissional) do XX Exame de Ordem Unificado. No Rio Grande Norte, a prova acontece em Natal e em Mossoró a partir das 13h (horário local).

Estão aptos os candidatos que foram aprovados na primeira fase (prova objetiva), realizada no dia 24 de julho pela Fundação Getúlio Vargas. Dos 1.446 inscritos, foram aprovados 416 para esta segunda fase, sendo 334 em Natal e 82 em Mossoró. Também estão aptos 260 examinandos que solicitaram reaproveitamento da 1ª fase do XIX Exame.

Em Natal, o exame será aplicado na Unifacex - Centro Universitário Facex (Rua Orlando Silva, 2896 - Capim Macio). Já em Mossoró, será no Colégio Diocesano Santa Luzia (R. Dr. João Marcelino, 511 - Santo Antônio).

Resultado

Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados às 22h do dia 18 de setembro e o resultado preliminar será divulgado na data provável 11 de outubro. O examinando disporá de três dias para a interposição de recursos contra o resultado preliminar, das 12h do dia 12 de outubro às 12h do dia 15 de outubro de 2016.

Os candidatos devem conferir o local no Cartão de Informação, que está disponível na página de acompanhamento da Fundação Getúlio Vargas. No Cartão constam locais de provas, estabelecimento, sala e endereço que deverão comparecer na data do Exame. Para fazer a prova, os examinandos deverão levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, bem como documento de identidade original com foto.

A OAB explica que a prova é de caráter eliminatório, composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Essa fase compreende as seguintes áreas de opção do examinando no ato de sua inscrição: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, Trabalho ou Tributário e do seu correspondente direito processual. O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.
Fonte: G1RN

[política] Justiça Eleitoral do RN prepara mais de nove mil urnas para as eleições municipais

Resultado de imagem para urnas eleitorais
A Justiça Eleitoral iniciou a alimentação dos dados das 9.240 urnas eletrônicas de votação, que serão utilizadas nas eleições de prefeito e vereador em 167 municípios do Rio Grande do Norte. O coordenador de Logística do Tribunal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) , Tyronne Dantas de Medeiros, informou que "o trabalho de geração de mídia e cargas das urnas é o principal evento antes do pleito eleitoral", com a inserção de cartões de memórias que incluem dados como tabelas dos candidatos a prefeito e vereador, dos partidos e dos próprios locais de votação.

Tyronne Dantas disse que a alimentação dos dados nas urnas eletrĂ´nicas tem pelo menos quatro etapas, começando pela identificação da caixa da urna, seção, eleitores, em seguida ocorre a carga dos aplicativos, depois elas passam por testes “para ver se estĂŁo funcionando normalmente". Dantas disse que o trabalho de alimentação dos dados das urnas eletrĂ´nicas, que ocorre no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), na rua da Torre, prĂłximo ao Bosque dos Namorados, começou no dia 15 e vai atĂ© 20 de setembro; enquanto de 21 a 23, no mesmo local serĂŁo alimentadas as urnas de trĂŞs municĂ­pios da RegiĂŁo Metropolitana de Natal (RMN): MacaĂ­ba, Parnamirim e SĂŁo Gonçalo do Amarante.

Entre os dias 21 e 23 também serão alimentadas as urnas dos municípios restantes do interior do Estado. "O trabalho de geração de mídia e carga das urnas está sendo feito com uma rapidez acima do esperado", afirmou Dantas. A geração de mídias consiste na utilização do sistema GEDAI para a geração das tabelas de candidatos, partidos, coligações, eleitores, seções, agregações e demais aplicativos da urna eletrônica: sistema de apuração (SA), recuperação de dados (RED), verificação pré e pós eleição (VPP), Ajuste de Data e Hora (ADH), etc .
Fonte: Jornal de Fato

[esporte] Tite convoca 24 jogadores para partida contra BolĂ­via em Natal

escalados
Visando as partidas contra a Bolívia, em Natal, e Venezuela, em Mérida, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, convocou na tarde desta sexta-feira (16) um grupo de 24 atletas para os duelos válidos pela Eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018.

As novidades ficaram por conta de Alex Muralha, goleiro do Flamengo, Thiago Silva, zagueiro do Paris Saint German-FRA, Fernandinho, volante do Manchester City-ENG, Oscar, meia do Chelsea-ENG, Douglas Costa, atacante do Bayern de Munique-ALE, e de Firmino, atacante do Liverpool-ENG.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reforçou a informação de que, na próxima segunda-feira (19), serão definidos os valores de ingressos para o confronto na Arena das Dunas. A comercialização será iniciada na quarta (21).
Confira a lista dos convocados:

Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Muralha (Flamengo)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros
Gil (Shandong Luneng-CHI)
Miranda (Internazionale-ITA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Laterais
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Fagner (Corinthians)
Filipi Luis (Atlético de Madrid-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Meias
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ENG)
Giuliano (Zenit-RUS)
Lucas Lima (Santos)
Oscar (Chelsea-ENG)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI)
Phillippe Coutinho (Liverpool-ENG)
Renato Augusto (Beijing Gouan-CHI)
Willian (Chelsea-ENG)

Atacantes
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)
Firmino (Liverpool-ENG)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona-ESP)

[polĂ­cia] Morta no RN, aluna de enfermagem teve 'ferimento craniano transfixante'

Valéria Patrícia de Azevedo (Foto: Arquivo Pessoal)
A polícia confirmou que o corpo da mulher encontrada na quinta-feira (15) em meio a um matagal às margens da BR-110, a seis quilômetros de Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, é mesmo o da manicure e estudante de enfermagem Valéria Patrícia de Azevedo, de 20 anos. A jovem estava desaparecida desde o último domingo, dia 11. Ainda não há pistas sobre o assassino ou motivação para o crime. Sabe-se apenas que quem matou Valéria usou uma arma de fogo. Nesta sexta-feira (16), a assessoria de comunicação do Instituto Técnico de Perícia (Itep) revelou que ela levou um tiro transfixante no crânio.

Sobre a necropsia feita no corpo de Valéria, o Itep explicou que, quando o cadáver foi encontrado, chegou-se a cogitar a possibilidade de a vítima ter sido morta por esganadura, mas o médico legista que fez a perícia suspeitou que esse poderia não ser o verdadeiro motivo da morte e encaminhou o corpo para exames mais detalhados em Natal. "Na Declaração de Óbito, o médico legista definiu como causa da morte um ferimento craniano transfixante, produzido por disparo de arma de fogo", afirmou a assessoria do Itep.

Entenda o caso

Valéria foi vista pela última vez com vida no domingo, dia 11. Segundo o pai dela, Francisco Railton de Azevedo, a filha havia saído de moto da casa onde morava, no bairro Planalto 13 de Maio. "Por volta das 12h30 ela foi fazer uma faxina na nova casa que comprou junto ao marido no bairro Sumaré", relatou. Já por volta das 14h30, a motocicleta da Valéria foi encontrada em uma estrada carroçável no bairro Bom Jesus. Desde então, a jovem foi considerada desaparecida. Amigos, parentes e a própria polícia passaram a fazer buscas pela universitária.

O corpo de Valéria foi encontrado na manhã da quinta-feira (15). Estava em meio a um matagal que fica às margens de uma estrada de terra que liga a BR-110 ao loteamento Frei Damião, a 6 quilômetros da área urbana de Mossoró. Ao lado do cadáver, de acordo com o Itep, foram encontrados restos de um envelope bancário. O marido da estudante disse à polícia que a mulher havia sacado R$ 500 pouco antes de desaparecer.
Fonte: G1RN

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

[política] Candidato só pode ser preso em flagrante delito a partir deste sábado (17)

Eleições 2016
A partir deste sábado (17), nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A medida faz parte de dispositivo do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explica que a medida “Ă© para que a prisĂŁo nĂŁo seja utilizada como elemento de constrangimento polĂ­tico, afastando o candidato da campanha, o que nĂŁo pode ser admitido em uma democracia, salvo se houver flagrante delito”.

“Visa resguardar, principalmente, o direito do candidato de continuar realizando sua campanha e tambĂ©m o equilĂ­brio na disputa entre os candidatos”, esclarece o ministro.
Fonte: TSE

[educação] Estudantes do RN obtiveram a quinta melhor média no 3º simulado do Hora do Enem

Resultado de imagem para hora do enem
Os estudantes do Rio Grande do Norte que participaram do terceiro simulado do Hora do Enem obtiveram a quinta melhor média do Brasil e a segunda melhor do Nordeste. A informação foi repassada ao De Fato.com pela a AV Comunicação através de nota enviada.

Ao todo, 3.246 estudantes do estado participaram do simulado. A média foi de 515 pontos. No País, a média registrada ficou atrás apenas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Piauí. No Nordeste ficou atrás somente dos piauienses.

O estado com o melhor desempenho nesse terceiro simulado foi o Rio de Janeiro. Os 11.494 estudantes fluminenses que participaram da prova alcançaram uma média de 526 pontos. O segundo lugar ficou para Minas Gerais, onde 16.883 alunos conseguiram uma nota média de 523 pontos.

A terceira edição do simulado do Hora do Enem, aplicado entre os dias 3 e 11 de setembro, reuniu 400.929 estudantes de todos os estados do Brasil. Alunos de 23 mil escolas, entre públicas e privadas, fizeram a prova, que foi elaborada aos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes puderam fazer o simulado por computador, smartphone ou tablet, e 75% das questões da avaliação foram inéditas.

O simulado é desenvolvido pelo Geekie Games, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Social da Indústria (SESI). O acesso aos simulados foi feito pelo site http://geekiegames.com.br

Com os números da terceira edição, a Hora do Enem chegou a cerca de 1,5 milhões de avaliações feitas. Os simulados anteriores foram entre abril e maio e entre junho e julho.

Quanto ao percentual de acerto das questões, a maior parte dos estudantes foi bem em matĂ©rias como Geografia, Filosofia e Biologia. Já as áreas de maior dificuldade foram Matemática, FĂ­sica e HistĂłria.  

Os alunos interessados devem cadastrar no site horadoenem.mec.gov.br.

A partir do dia 9 de outubro, a quarta e última etapa do simulado estará disponível para os estudantes. O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.
Fonte: Defato

[cotidiano] Domingos Montagner deve receber homenagem em Ăşltimo capĂ­tulo de “Velho Chico”

domingos
O ator Domingos Montagner, que morreu afogado nesta quinta-feira no rio São Francisco, deve receber uma grande homenagem no último capítulo de Velho Chico, que protagonizava como o personagem Santo. Conforme informações da revista Época, a produção prevê um minuto de silêncio, com fotos de diversos momentos de sua carreira exibidas sobre a imagem do rio, fortemente presente na narrativa da novela, inclusive no nome, e que tragicamente foi responsável pelo último mergulho do talentoso Domingos.

Velho Chico está prevista para terminar no dia 30 de setembro. Ainda nĂŁo foi revelado se a trama sofrerá alguma alteração. Sabe-se que o ator gravava cenas finais no dia em que ocorreu o acidente – portanto, ainda há capĂ­tulos com sua presença. Domingos Montagner morreu na tarde de quinta-feira na cidade de CanindĂ© de SĂŁo Francisco, em Sergipe. ApĂłs o tĂ©rmino de uma parte da gravação, o ator almoçou e, em seguida, foi tomar um banho no rio SĂŁo Francisco, em companhia da colega Camila Pitanga. Ele foi puxado pela correnteza e nĂŁo voltou Ă  superfĂ­cie.

[cotidiano] Servidores pĂşblicos municipais e estaduais realizarĂŁo parada nacional dia 22



Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] Jovem processa os pais por postarem suas fotos de criança no Facebook

No Orkut a gente estava seguro… Mas o Facebook fez tanto sucesso que atĂ© nossos pais resolveram brincar, e a internet nunca mais foi a mesma. Uma jovem austrĂ­aca de 18 anos – nĂŁo teve o nome divulgado – tomou uma decisĂŁo radical a respeito: processou os pais por divulgarem fotos suas de quando era bebĂŞ e criança. Foram mais de 500 fotos dos pais orgulhosos, que tĂŞm cerca de 700 contatos nas redes. “Eles nĂŁo tiveram vergonha ou limites, e nĂŁo ligaram se a foto era comigo sentada em uma privada ou nua no meu berço”, afirmou a jovem. “Estou farta de nĂŁo ser levada a sĂ©rio por meus pais.”

Ela alega que pediu aos pais para apagarem as fotos, sem sucesso. Segundo o Mirror, o pai argumenta que tem direito de publicar as fotos, já que foi ele quem as fez. O advogado dela, Michael Rami, afirma que consegue provar que os pais violaram leis de privacidade, e acredita, inclusive, que conseguirá compensação financeira. Se a moda pegar, será um caos no sistema jurídico brasileiro.
Fonte: Surrealista

[cotidiano] Casado com potiguar, ator Domingos Montagner morre apĂłs mergulho no Rio SĂŁo Francisco

truwu
O ator Domingos Montagner, que interpretava Santo na novela “Velho Chico”, morreu afogado nesta quinta-feira (15) apĂłs um mergulho no rio SĂŁo Francisco, que serve de cenário para a trama, informou a TV Globo. O ator de 54 anos estava desaparecido desde as 14h30 e teve o corpo encontrado por volta das 18h, preso nas pedras a 30 metros de profundidade, perto da Usina de XingĂł, em Sergipe.

Montagner havia gravado cenas da novela pela manhã e como tinha o dia de folga foi com a colega Camila Pitanga almoçar na cidade de Canindé do São Francisco. Segundo o delegado de Canindé, Antônio Francisco Oliveira Filho, Pitanga revelou em depoimento que, depois de almoçar, ela e Montagner resolveram mergulhar no rio, num local conhecido como prainha do Canindé.

“Os dois entraram na água e a correnteza ficou forte de repente. Camila nadou rápido e conseguiu abraçar uma pedra. Ela chegou ver o Domingos nadar contra a correnteza, mas ele cansou e afundou,” disse o delegado ao UOL.

De acordo com Camila, em seu depoimento à polícia, ela percebeu que havia muita correnteza, avisou a Domingos e os dois tentaram retornar para a pedra a nado. Camila chegou primeiro e tentou ajudar o amigo segurando sua mão por duas vezes, mas a força da correnteza o levou de volta para a água. Camila gritou por socorro e o ator dava sinais de cansaço e desespero. Ele conseguiu retornar à superfície por duas vezes, porém desapareceu.

Oliveira Filho tambĂ©m ouviu depoimentos de dois pescadores, que estavam prĂłximos dos atores e foram os primeiros a prestar socorro. Ele confirmou que a regiĂŁo nĂŁo Ă© apropriada para banho. “NĂŁo existe placa alertando contra o banho porque todo mundo que mora aqui sabe que Ă© perigoso e tambĂ©m avisa aos turistas”, explicou o delegado, há nove anos da regiĂŁo.

“O local do desaparecimento foi o pior lugar para se tomar banho. Ali há um encontro das águas e formam-se redemoinhos. Realmente Ă© onde o rio Ă© mais complicado, há vários retornos da água” contou o soldado Carlos Santos, da PM de Sergipe e que faz buscas no local.

Um funcionário do restaurante Caçuá, bem prĂłximo de onde os atores estavam, contou ao UOL que ouviu os gritos de socorro da atriz Camila Pitanga. “Primeiro achamos que era alguma gravação da novela. SĂł demos conta quando ouvimos os gritos de socorro da Camila. Ela estava chorando e desesperada”, explicou ele.

Numa infeliz coincidĂŞncia, Santo, personagem de Montagner em “Velho Chico”, chegou a ser dado como morto na novela apĂłs sofrer um atentando e desaparecer no rio SĂŁo Francisco. Ele foi encontrado por Ă­ndios e “ressuscitado” com um beijo da amada, Tereza (Camila Pitanga).

Carreira no teatro e na TV

Domingos Montagner nasceu em São Paulo em 26 de fevereiro de 1962. Sua carreira artística começou em 1980, no circo, na companhia de teatro La Mínima.

O ator sĂł foi para a TV em 2008, quando participou do seriado “Mothern”, do GNT. Ele trabalhou em produções como “Força Tarefa” e “DivĂŁ” antes de estrear nas novelas em 2011, com “Cordel Encantado”.

Desde entĂŁo, ele trabalhou em várias novelas da Globo, como “Salve Jorge”, “Joia Rara” e “Sete Vidas”. Ele estava reservado para “O Que nos Une”, novela de LĂ­cia Manzo prevista para 2017.

Considerado um galĂŁ das novelas, o ator dizia que o rĂłtulo podia ser traiçoeiro. “Isso nĂŁo muda muito, pode ser uma armadilha. NĂŁo me incomoda mas tambĂ©m nĂŁo altera em nada. Mas pode reduzir a possibilidade de trabalhar o personagem. Os rĂłtulos reduzem. Sou palhaço tambĂ©m, Ă© uma antĂ­tese”, disse ao UOL em 2015.

Nos cinemas, Montagner estreou em 2009, com o filme “Paredes Nuas”. Recentemente, ele pĂ´de ser visto em “Um Namorado da Minha Mulher”, com Ingrid GuimarĂŁes. Ele estava no elenco do filme “O Rei das ManhĂŁs”, que deve estrear no prĂłximo ano.

O ator deixa a mulher, Luciana Lima, e os filhos Leo, Antonio e Dante.
Fonte: Uol

[polĂ­tica] Candidatos a prefeito de Apodi sĂŁo sabatinados pela classe empresarial

Numa proposição da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas os candidatos a prefeito de Apodi foram sabatinados por quase trĂŞs horas no auditĂłrio da entidade na noite desta quinta-feira 15, onde falaram sobre vários temas acordados previamente com as assessorias.

Pela ordem de sorteio e individualmente, sem presença dos demais, os candidatos apresentaram suas propostas para temas específicos, seguindo a ordem Flaviano Monteiro (PCdoB), Pinheiro Bezerra (SD), Alan Silveira (PMDB) e Paulo Viana (PSOL).

A sabatina teve as mesmas perguntas para todos os candidatos, e foi mediada por um consultor do SEBRAE, tendo cada candidato meia hora para responder  a dez questões.

A Rádio Vale do Apodi, parceira da ação da CDL, transmitiu todo o evento ao vivo, levando a mensagem dos postulantes a milhares de lares apodienses.
Fonte: Josenias Freitas

[esporte] Brasil e Bolívia: Preço dos ingressos será definido no dia 19

arena-caninde
Manoel Flores, diretor de competições e coordenador dos jogos da Seleção Brasileira, disse que o preço dos ingressos para o confronto entre Brasil x Bolívia, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em Natal, marcado para o dia 6 de outubro, serão divulgados na próxima segunda-feira.

Ele nĂŁo quis estabelecer parâmetros, mas ressaltou que alĂ©m dos custos que o time brasileiro terá na capital potiguar, onde deverá permanecer por quatro ou cinco dias, bem como a capacidade reduzida de pĂşblico da Arena das Dunas, serĂŁo fatores que vĂŁo ser levados em consideração. “Em jogos no Brasil a maior parte das despesas sĂŁo da seleção, devido Ă  questĂŁo da logĂ­stica dos jogos. É um confronto da Fifa e que envolve seleções de ponta. Tudo tem de ser levado em consideração”, destacou Flores.

A vinda da seleção a Natal, de acordo com Manoel Flores, segue principalmente questões tĂ©cnicas. “A cidade dispõe de uma bela rede hoteleira, tem um equipamento de jogo moderno e muito bem cuidado, caso da Arena das Dunas, alĂ©m de locais de treino e jogos prĂłximos das concentrações e fica fácil trazer jogos, pois a cidade oferece uma sĂ©rie de comodidades nĂŁo apenas ao Brasil, quanto aos nossos adversários”, destacou o dirigente da CBF.
Fonte: Tribuna do Norte

[economia] Governo do RN anuncia data do pagamento de agosto de pensionistas

Resultado de imagem para dinheiro
O governador Robinson Faria anunciou na tarde desta quinta-feira (15) que o pagamento dos pensionistas do Rio Grande do Norte que recebem até R$ 4 mil será depositado no próximo sábado (17). O comunicado foi feito através da conta do governador no Instagram.

"Tem sido constante e incansável o trabalho do Governo do Estado em busca dos recursos para honrar o compromisso com os servidores ativos, inativos e pensionistas. Anuncio para o próximo sábado o pagamento de 8.313 pensionistas com salários de até R$ 4 mil, o que representa aproximadamente 80% dos pensionistas do Estado", postou o governador. O governador não anunciou a data do pagamento dos pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil.

"Prioritariamente, pagaremos o restante dos pensionistas conforme a disponibilidade de recursos nos próximos dias. O atraso se deve à queda nos repasses do Governo Federal. A frustração de receita tem imposto aos Estados uma condição absolutamente precária de honrar seus compromissos básicos com os servidores e a população. Não podemos nos render nem muito menos nos acomodar frente a este argumento. Mas a explicação é necessária para que todos compreendam as dificuldades e o empenho que temos em busca de recursos e soluções que possam garantir o reequilíbrio das finanças públicas", afirmou Robinson Faria.

A folha de agosto começou a ser paga no dia 2 de setembro. Até a última quarta (14) receberam ativos e inativos com salários até R$ 5 mil. Os servidores que recebem acima de R$ 5 mil receberão os salários dia 17.
Fonte: G1RN

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

[cotidiano] Felipenses se despediram do Empresário Tarcísio Diógenes

440fd6d6-d2b0-4915-9630-c5cd05e7c79b-1
A cidade de Felipe Guerra na região oeste do estado vive um momento de luto pelo falecimento do empresário felipense, Tarcísio Diógenes, depois de duas paradas Cardíacas no Hospital Antônio Prudente em Fortalezar o empresário não resistiu e faleceu.

Tarcísio era pai de três filhos, Sávio Diógenes, Saullo Diógenes e Tarcísio Júnior e casado com a empresária Rosa Gurgel, vários amigos da cidade de Felipe Guerra e familiares esteve prestando suas últimas homenagens ao empresário Tarcísio Diógenes.

Vários Empresários da região também estiveram prestando suas homenagens a Tarcísio Diógenes, o velório de Tarcísio aconteceu na sua residência e por voltas das 08h30min da manhã de hoje foi levado para a Igreja Católica do Bairro cidade Baixa, logo após uma missa de corpo presente Tarcísio foi levado em cortejo e sepultado no Cemitério Público de Felipe Guerra.

Tarcísio Diógenes era proprietário do Posto de Combustível Auto Posto Amorim na entrada da cidade de Felipe Guerra, o empresário nestes próximos dias estaria realizando a inauguração de mais um empreendimento para o município, o mesmo estava preste a inaugurar um Hotel na cidade de Felipe Guerra que fica as margens da RN 032, entre a cidade de Felipe Guerra e a BR 405.

A toda FamĂ­lia nossos sinceros votos de pesar a toda FamĂ­lia Enlutada.
Fonte: Santana NotĂ­cia

[cotidiano] Urgente: ator de 'Velho Chico' desaparece no rio SĂŁo Francisco

Domingos Montagner interpreta Santo em "Velho Chico", novela da Globo
Domingos Montagner, que interpreta Santo na novela "Velho Chico", da Globo, está desaparecido no rio São Francisco. A polícia da cidade de Canindé de São Francisco, no Sergipe, está procurando o corpo do ator há aproximadamente uma hora na região nesta quinta-feira (15).

Segundo informações preliminares, o ator teria saído para tomar banho no rio São Francisco, em uma localidade chamada prainha de Canindé do São Francisco, no município de mesmo nome, e desapareceu.

Segundo a polícia, o desaparecimento ocorreu por volta das 14h30 e mobiliza bombeiros, policiais e pescadores de Sergipe e Alagoas, já que o rio faz divisa entre os dois estados.

"O local do desaparecimento foi o pior lugar para se tomar banho. Ali há um desencontro das águas e formam-se redemoinhos. Realmente é onde o rio é mais complicado, há vários retornos da água" contou o soldado Carlos Santos, da PM de Sergipe e que faz buscas no local.
Fonte: UOL

[polícia] Pelo WhatsApp, facção criminosa do RN negocia arma e ameaça polícia

No celular de um dos suspeitos, policiais encontraram mensagens de apologia ao crime, incluindo ofertas de drogas, negociação de armas e até ameaças a policiais (Foto: PM/Divulgação)
Dois homens foram presos e um revĂłlver apreendido durante uma blitz realizada pela PolĂ­cia Militar na tarde desta quarta-feira (14) no bairro de Cajupiranga, em Parnamirim, cidade da Grande Natal.

De certa forma, uma ocorrĂŞncia considerada rotineira. O que chamou a atenção dos PMs foi o que estava no aparelho celular de um deles – evidĂŞncia de que fazem parte de uma facção criminosa do estado. Em um grupo de WhatsApp, os policiais que fizeram a abordagem encontraram mensagens de apologia ao crime, incluindo ofertas de drogas, negociação de armas e atĂ© ameaças a policiais.

A blitz foi realizada pelos mesmos policiais militares que compõe a equipa da Lei Seca no estado. "Uma de nossas atribuições Ă© realizar a chamada ‘Operação Bairro Limpo’, trabalho ostensivo que tambĂ©m tem caráter preventivo", explicou o capitĂŁo Isaac Paiva, coordenador da equipe.

O G1 teve acesso a algumas das mensagens contidas em um dos grupos abertos no aplicativo do celular. “Yae PCR vai dar CRT essa prancha” (SIC), diz uma das mensagens. Segundo o capitĂŁo Isaac, as siglas PCR e CRT significam ‘parceiro’ e ‘certo’. “Já a palavra prancha, no linguajar dos bandidos Ă© o mesmo que dizer arma de fogo”, afirmou.

Em outro texto, a mensagem destacada sugere que a polĂ­cia seja tratada com violĂŞncia: “É bala nos policia, Ă© bala nos safado, Ă© os fura bloqueio” (SIC).

Ainda de acordo com o capitĂŁo, os presos foram levados para a delegacia e autuados em flagrante.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Bancários participam de nova rodada de negociações

greve_bancos
A Comissão de Negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) reúne-se hoje (15), às 16h, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na capital paulista, para mais uma rodada de negociações. O último encontro ocorreu nessa quarta-feira (13) e os bancos não apresentaram nova proposta.

Segundo a Contec, a oferta feita pelos bancos não cobre nem mesmo a inflação do período, de 9,62%, e por isso foi rejeitada pela comissão. A Contec lembrou que a greve continua com forte adesão em todo o país e a participação crescendo principalmente no interior. Na última sexta-feira (9), a Fenaban apresentou aos bancários a proposta de 7% de reajuste nos salários e benefícios e um abono de R$ 3,3 mil, que será pago dez dias após a assinatura do acordo. A proposta foi recusada pelos sindicatos.

Os bancários pedem reajuste de 14,78% (sendo 5% de aumento real e mais a correção da inflação), 14º salário, participação nos lucros e resultados (PLR) de R$ 8.297,61, entre outras reivindicações. Em nota, a Fenaban disse que a rodada agendada para hoje é uma nova reunião exploratória, na qual as partes discutirão as possibilidades a serem avaliadas para um acordo, a partir da aproximação entre as propostas já apresentadas.

[polĂ­cia] No RN, achado corpo que pode ser de aluna de enfermagem desaparecida

Valéria Patrícia de Azevedo (Foto: Arquivo Pessoal)
Corpo foi encontrado em uma estrada de terra que liga a BR-110 ao loteamento Frei Damião, a seis quillômetros de Mossoró.  (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)
Um corpo de uma mulher, com visíveis sinais de violência, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (15) em meio a um matagal que fica às margens de uma estrada de terra que liga a BR-110 ao loteamento Frei Damião, a 6 quilômetros de Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. A polícia acredita que o corpo seja da estudante de enfermagem e manicure Valéria Patrícia de Azevedo, de 20 anos, desaparecida desde o domingo (11).

De acordo com peritos do Instituto Técnico de Perícia de Mossoró, o pescoço da mulher estava quebrado e o corpo já em avançado estado de putrefação. As roupas que vestiam o cadáver foram reconhecidas como as mesmas que a estudante usava no dia em que desapareceu.

Ao lado do cadáver, ainda de acordo com o Itep, foram encontrados restos de um envelope bancário. O marido da estudante disse à polícia que a mulher havia sacado R$ 500 pouco antes de desaparecer.

Segundo Francisco Railton de Azevedo, pai de Valéria, a filha havia saído de moto da casa onde morava no bairro Planalto 13 de Maio. "Por volta das 12h30 de domingo, ela foi fazer uma faxina na nova casa que comprou junto ao marido no bairro Sumaré", relatou. Já por volta das 14h30, a motocicleta da Valéria foi encontrada em uma estrada carroçável no bairro Bom Jesus.

O corpo encontrado será periciado ainda nesta quinta para confirmar a identificação e a causa da morte. O delegado da Delegacia de Homicídios Rafael Arraes e o delegado da 1ª DP de Mossoró devem se reunir para definir a linha de investigação, caso seja confirmado que o corpo é mesmo o de Valéria.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Jovem morre apĂłs procedimento de bronzeamento natural no DF

4t3t
Uma jovem de 20 anos morreu após passar por um procedimento de bronzeamento natural em uma clínica da Asa Sul. A estudante de direito Nara Farias Preto, 20 anos, deu entrada no Hospital da Forças Armadas (HFA) na tarde de terça-feira (13/9) reclamando de dores e fraqueza. Os médicos diagnosticaram que a jovem sofreu queimaduras de primeiro grau e também desidratação depois do procedimento. Nara teve duas paradas cardíacas, foi reanimada pela equipe médica e depois transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Lago Sul. A vítima faleceu por volta das 2h desta quarta-feira (14/9).

A família registrou ocorrência na 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul). A jovem passou pelo processo de bronzeamento natural no último sábado (10/9) em uma clínica da Asa Sul. Depois disso, ela passou a reclamar de dores com os familiares. Nara também não conseguir dormir por duas noites, até que os parentes decidiram levá-la para o HFA. Lá, os médicos constaram que a jovem estava com insolação e desidratada.
Fonte: Correio Braziliense

[concursos] Confira o resultado preliminar da Prova Objetiva para TĂ©cnicos

Concurso PĂşblico
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (IDECAN) divulgam o resultado preliminar da prova objetiva para os cargos de Agente TĂ©cnico Administrativo e TĂ©cnico de NĂ­vel Superior.

Os candidatos interessados poderĂŁo interpor recurso contra o resultado preliminar no site do Idecan, no perĂ­odo compreendido entre 0h do dia 15/09/2016 Ă s 23h59 do dia 16/09/2016.

Passado o período de interposição e avaliação dos recursos, será publicado o resultado final.

Confira:


Fonte: UERN

[justiça] Ministério Público Federal denuncia Lula, Marisa e mais seis na Operação Lava Jato

1
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele Marisa Letícia e mais seis pessoas no âmbito da Operação Lava Jato. Os procuradores farão uma coletiva nesta tarde para detalhar a denúncia.

Indiciamento
Em agosto deste ano, a Polícia Federal (PF) indiciou ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia, e mais três pessoas por crimes como corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

Os cinco foram investigados por supostas irregularidades na aquisição e na reforma de um apartamento tríplex do Edifício Solaris, no Guarujá, no litoral de São Paulo, e no depósito de bens do ex-presidente.

De acordo com o indiciamento, a OAS pagou por cinco anos (entre 2011 e 2016) R$ 21,5 mil mensais para que bens do ex-presidente ficassem guardados em depĂłsito da empresa Granero.

Os pagamentos totalizam, conforme citado pelo delegado, R$ 1,3 milhĂŁo. De acordo com a PolĂ­cia Federal, o montante corresponde a vantagens indevidas pagas pela Construtora OAS em benefĂ­cio de Lula.

Na ocasiĂŁo, o advogado do ex-presidente da ex-primeira-dama, Cristiano Zanin Martins, afirmou que as conclusões do relatĂłrio da PolĂ­cia Federal  “tem caráter e conotação polĂ­ticos e Ă©, de fato, peça de ficção”.

Veja quem foi denunciado
Lula
Marisa LetĂ­cia
LĂ©o Pinheiro
Paulo Gordilho
Paulo Okamotto
Agenor Franklin MagalhĂŁes Medeiros
Fábio Hori Yonamine
Roberto Moreira Ferreira
Reprodução das informações do G1-PR

[cotidiano] Governo entra com recurso para que Lei do Farol Baixo volte a valer

farol
O governo federal recorreu ontem (14) da decisão do juiz federal Renato Borelli, que no início do mês suspendeu a multa para os motoristas flagrados dirigindo em rodovias durante o dia sem o farol baixo ligado. Diferente de processos semelhantes, quando pedidos de suspensão de liminares são feitos em instâncias superiores, o recurso foi direcionado ao próprio juiz, pedindo que ele volte atrás na sua deliberação.

A liminar proferida pelo juiz da 20ª Vara Federal em Brasília veio na sequência de polêmicas que a nova legislação causou após ser sancionada em maio deste ano. De acordo com Renato Borelli, os condutores não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre a localização exata das estradas.

O juiz atendeu a pedido da Associação Nacional de Proteção MĂştua aos Proprietários de VeĂ­culos Automotores, que alegou ser “impossĂ­vel” identificar quando termina uma via e começa uma rodovia. De acordo com a Advocacia-Geral da UniĂŁo, o teor do recurso nĂŁo será divulgado por questões de estratĂ©gia processual, e o pedido nĂŁo tem prazo para ser analisado pelo juiz.

A Lei do Farol Baixo obriga condutores de todo o país a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias. Após a suspensão, o Ministério das Cidades anunciou que recorreria da liminar alegando que ela não leva em consideração o bem coletivo e a segurança do trânsito.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

[política] MP pede multas a blogueiros de Mossoró por divulgação de pesquisas não registradas

O promotor eleitoral com atuação na 34ª Zona, Ítalo Moreira, conseguiu na última sexta-feira, após acionar dois blogueiros de Mossoró, liminar da Justiça Eleitoral determinando a imediada exclusão das postagens que fariam alusão, de forma cifrada, a pesquisas não registradas no TSE.

Em ano eleitoral, a divulgação de pesquisas não registradas é vedada pela legislação. O descumprimento pode gerar multas que chegam a mais de 100 mil reais.

Com essa vedação, o Ministério Público Eleitoral denunciou na Representação 515-10.2016 que Carlos Skarlack e Givanildo Silva "divulgaram de forma dissimulada pesquisa de opinião pública referente à campanha eleitoral para prefeito do ano em curso, nitidamente referindo-se ao Município de Mossoró, até porque é o local onde exercem jornalismo e onde cobrem com regularidade o pleito municipal".

O juiz Cláudio Mendes Júnior, da 34ª Zona Eleitoral, que decidiu acatar o pedido liminar do Ministério Público para que fossem apagadas as postagens apontadas como irregulares, determinou ainda multa diária de R$ 1.000,00 se houver descumprimento.

PS.: O Ministério Público Eleitoral pede, ainda, no julgamento do mérito, a aplicação de multa a partir de R$ 53.000,00 até R$ 106.000,00 aos representados. Após a apresentação da defesa dos dois representados, o juiz Cláudio Mendes Júnior deve decidir.
Fonte: Blog Carol Ribeiro 

[política] Candidatos a prefeito de Apodi serão sabatinados amanhã quinta-feira, Rádio Vale transmitirá

Os quatro candidatos a prefeito de Apodi, serão sabatinados pelo setor comercial do município, os empresários reunirão os postulantes ao executivo no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), para uma sabatina sobre vários assuntos que dizem respeito a sociedade apodiense, principalmente no tocante ao setor empresarial.

A Rádio Vale do Apodi estará transmitindo o evento desta quinta-feira 15 ao vivo, já que ao local só terão acesso pessoas credenciadas, com isso os ouvintes podem ter acesso a tudo a partir das 20:00h através da emissora apodiense.

O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi, e apoio da Emissora Vale do Apodi AM 1030.

Há confirmação das assessorias dos quatro candidatos ao evento de amanhã.
Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] IFRN Apodi recebe a Caravana dos Escritores Potiguares na prĂłxima quinta-feira (15)

Campus Apodi recebe a Caravana dos Escritores Potiguares na prĂłxima quinta-feira (15)
O Instituto Federal de Educação, CiĂŞncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Apodi, receberá no dia 15 de setembro, a Caravana dos Escritores Potiguares.

A Caravana dos Escritores Potiguares é composta por profissionais que utilizam, como ferramenta, a Arte Literária, para o aprimoramento da coletividade social. Dessa forma, o evento tem como objetivo promover, nos jovens estudantes, a formação e o fortalecimento da identidade regional por meio da literatura potiguar e também proporcionar a interação entre escritor e aluno, despertando o interesse pela leitura, por meio do diálogo com o produtor e sua obra.

O evento literário acontecerá às 14h00 no Auditório Luiza Cantofa, no próprio campus. O evento contará com uma roda de conversa sobre literatura e cultura, entre os autores e o público (alunos, professores e técnicos) presente, além de sorteio de livros e doação de obras à Biblioteca do campus.

Estarão presentes os seguintes escritores: Thiago Gonzaga, Marcelo de Cristo, Leocy Saraiva, Drika Duarte, José de Castro, Clauder Arcanjo, Júnior Dalberto, Carlos Fialho, Cleudivan Jânio, Manoel Onofre Júnior, Francisco Martins, Damião Gomes, Guilherme Henrique Cavalcante e João Andrade.
Fonte: IFRN Apodi

[polĂ­tica] GrĂŞmio estudantil do IFRN em parceria com entidades promoverá “Debate Sobre o desenvolvimento Rural de Apodi” com candidatos

Seguindo os moldes acordados com as assessorias dos candidatos o grêmio estudantil do IFRN em parceria com outras entidades, promoverá um debate sobre desenvolvimento rural, no auditório do Campus do IFRN Apodi, na próxima segunda-feira 19, as 09:00h.

O evento será fechado a pessoas credenciadas e convidados, para evitar a participação de torcidas diante do acirramento da política local.

A proposta Ă© debater assuntos ligados a questĂŁo rural e hĂ­drico do municĂ­pio de Apodi.
Fonte: Josenias Freitas