logo

sábado, 18 de fevereiro de 2017

[cotidiano] Os cuidados com a Chuva!

 Resultado de imagem para chuva forte
Com a chegada do período chuvoso em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Norte, algumas medidas de segurança devem ser tomadas em dias chuvosos, como circular de carro com os faróis acesos, evitar passar por lugares alagados e não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas de córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose.
Para os moradores das regiões de risco – morros e encostas –, os bombeiros recomendam que as pessoas procurem locais seguros para se abrigar.

– Se possível, ponha a salvo seus bens, mas lembre-se que algumas inundações se apresentam repentinamente. Nesses casos, o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro (partes mais altas da cidade);

– Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água. Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos e feche os registros do gás e da água.

– Acompanhe o noticiário local pelo rádio e fique atento às mensagens de esclarecimento ou alarmes.
Para quem está em caso no momento da chuva, é recomendado que se mantenha a calma para que possa tomar as providências necessárias. O pânico só piora a sua situação e de quem está à sua volta.

Nas ruas, pessoas devem evitar, ao máximo, estar em áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;

– Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água. Use calçados ou improvise com sacos plásticos uma proteção para as pernas;

– Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu;

– Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes;

– Não se aproxime de cercas de arame.
Se a pessoa está guiando seu carro, ou se encontra no interior do veículo, aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;

– Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;

– Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;

– Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira marcha, pois em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga do carro.
 
 

[cotidiano] Ceará tem sábado chuvoso em mais de 100 cidades

 Morada Nova, na região jaguaribana, teve bairros alagados com as chuvas deste sábado (Foto: Marcos Guirlan/Arquivo Pessoal)
O sábado (18) começou chuvoso em Fortaleza e em cidades do interior do Ceará. Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que as precipitações aconteceram em pelo menos 106 municípios, desde 7h da sexta-feira (17) até 7h do sábado. Conforme atualização dos dados, Alto Santo, na região de Jaguaribe, teve a maior chuva do período com 178,6 milímetros

A segunda maior chuva foi em Ibicuitinga, cidade vizinha, com 157 milímetros. Morada Nova, também na região de Jaguaribe, teve quatro postos pluviométricos marcando 155,6 milímetros, 127 milímetros, 108 milímetros e 107 milímetros. Na cidade, a água entrou em casas nos bairros Centro e Dois de Agosto e os moradores tiveram prejuízos.

Na capital cearense, os motoristas precisaram de atenção em trechos onde comumente há pontos de alagamento ou de maior acúmulo de água. Na Avenida Monsenhor Tabosa com Rui Barbosa, no Bairro Meireles, por volta de 6h50 o semáforo estava piscante.

Outras grandes precipitações aconteceram em Independência (114,2 mm), Quixeré (104 mm),  Ipueiras (99,4 mm) e Catunda (91 mm). 
Fonte: G1CE
 

[saúde] Atividades físicas não ajudam em nada na perda de peso, diz estudo

 srtyst
Exercícios físicos, sem o acompanhamento de uma dieta equilibrada, não são suficientes para ajudar as pessoas a perder ou, até mesmo, a manter peso. É o que revela o estudo publicado recentemente no jornal PeerJ. Foram examinadas mais de 1.900 pessoas nos Estados Unidos, Gana, África do Sul, Jamaica e nas ilhas Seychelles, no Oceano Índico. Os participantes foram induzidos a usar dispositivos rastreadores por uma semana para medir quanto tempo passavam praticando exercícios.
Os dados coletados foram utilizados para descobrir se as pessoas cumpririam as diretrizes recomendadas pelo serviço público de saúde norte-americano, que sugerem, pelo menos, duas horas e meia de exercícios físicos, por semana, em ritmo moderado. Também foram testados peso, altura e massa corporal dos participantes no início do estudo, após um ano e novamente ao completar dois anos.

A princípio, os participantes de Gana, em média, pesavam menos, e os norte-americanos pesavam mais. O peso médio de homens e mulheres de Gana era 63kg, enquanto o de homens e mulheres dos Estados Unidos era 92kg. Ao final do levantamento, os pesquisadores descobriram que aqueles que atingiram a meta de atividade física recomendada tinham maior tendência em ganhar peso do que aqueles que não haviam seguido.

Porém, esse resultado não se aplica somente aos norte-americanos. Os pesquisadores observaram o mesmo padrão em pessoas de cada um dos cinco países analisados. Os novos resultados vieram para confrontar a ideia de que a obesidade, já epidêmica nos Estados Unidos, é causada pela falta de atividade física.

“O que realmente precisamos analisar é o que as pessoas estão comendo”, disse a autora do projeto, Lara Dugas, da Escola de Medicina da Universidade Loyola de Chicago, ao site Live Science. Pesquisas anteriores costumavam associar o risco de obesidade com o consumo de alimentos ricos em calorias e açúcares. Já o recente estudo mostra que o tempo gasto na prática de atividades físicas, para compensar os danos da alimentação, não são tão eficazes.

Não é inteiramente claro por que a atividade física não surte efeito no emagrecimento, ou até mesmo sua ligação com o ganho de peso. “A hipótese é que, porque o exercício tende a aumentar o apetite, ele pode fazer com que as pessoas comam mais do que o normal”, explica Dugas. “Ainda assim, os resultados do estudo certamente não significam que as pessoas devem parar de se exercitar. A prática tem muitos outros benefícios à saúde”.

Pessoas que se exercitam regularmente têm um risco reduzido de doenças cardíacas, diabetes e câncer em comparação com pessoas sedentárias. Além disso, a atividade física tem sido associada, até mesmo, com a melhora da saúde mental e a longevidade.
Fonte: Veja
 

[cotidiano] Chuvas deixou vários estragos no sítio e na cidade; Veja imagens

Sítio Boqueirão em Felipe Guerra

Bairro Lagoa Seca em Apodi


Rio Apodi na altura do Sítio Estreito II

Residências do Sitio Juazeiro I

Margens do Rio Apodi no Sitio Estreito II

Sítio Paulista

Sítio Queimadas

Passagem molhada que liga ao Vale
Barragem de Santa Cruz

[cotidiano] Vídeo: Açude arromba em Almino Afonso RN

Um açude localizado na zona rural do município de Almino Afonso RN, encheu com a chuva que aconteceu de sexta (17) para hoje, sábado (18), a cheia que alegrou a todos da comunidade do Sítio Tourada durou pouco tempo, pois o açude não suportou o volume da água, vindo a romper.

Confira o vídeo:



[cotidiano] Forte chuva abre cratera na estrada que dá acesso a barragem de Santa Cruz


A forte chuva que ocorrera na noite deste sábado danificou vários pontos da cidade, deixou vários sítios ilhados e destruiu algumas pontes e estradas, uma delas é a estrada que dá acesso a Barragem de Santa Cruz, ponto turístico de Apodi.

A via ficou intransitável com a cratera que se formou na pista. O prefeito Alan, esteve reunido com secretários afim de solucionar os problemas provocados na madrugada.

[política] Jair Bolsonaro, candidato a presidente em 2018, vira fenômeno na internet

Mito, mito, mito!”, gritam em coro cerca de 1 000 pessoas assim que o deputado Jair Bolsonaro desponta no saguão do aeroporto de Campina Grande, na Paraíba. Ele ergue os braços. As palmas aumentam: “Um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos Bolsonaro presidente do Brasil!”. Abraçado, apalpado, fotografado, beijado e empurrado, o capitão da reserva do Exército, já sem conseguir pôr os pés no chão, vai sendo arrastado pela multidão até o estacionamento do aeroporto. Lá, erguido e carregado nos ombros, termina em cima de um carro de som, microfone na mão.

Camisetas visíveis na plateia indicam a presença de alguns grupos: Direita Paraíba, Direita Ceará, Ordem dos Conservadores, Academia de Krav Magá de Campina Grande. Jovens compõem a maioria do público. Muitos são estudantes universitários. Acenam para o visitante e levantam cartazes com os dizeres “Bolsonaro 2018”. Alguns batem continência para o deputado-capitão.

De pé no capô do carro, Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lança seus gritos de guerra. Abre com refrões patrióticos: “Este é um brasileiro com o coração verde e amarelo. Se estou aqui é porque acredito no Brasil!”. Ovações. Critica o Estatuto do Desarmamento, elogia os militares e encerra a fala com seu bordão: “Brasil acima de tudo! Deus acima de todos”. Palmas, gritos, pedidos de selfie (ele atende a todos). Cenas como a do aeroporto se repetirão ao longo de todo o dia. Bolsonaro cresceu no vácuo deixado por políticos tradicionais tragados pela Lava-Jato ou simplesmente vitimados pela desmoralização crescente e aparentemente sem fim da categoria. É nesse deserto político que até um aventureiro como ele consegue se destacar.

[cotidiano] Horário de verão termina este sábado

Após os quatro meses em vigor, termina à 0h, horário de Brasília, deste domingo (19) o horário de verão. Quem estiver nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve atrasar os seus relógios em uma hora. Norte e Nordeste não sofrem alteração.

O horário de verão começou a valer em 16 de outubro do ano passado. O objetivo da medida é permitir um aproveitamento maior da luz solar durante o verão, e reduzir o consumo de energia em um dos horários de pico de demanda, que ocorre por volta de 18h.

[segurança] Quadrilhas explodem caixas de bancos em duas cidades do RN

Em Extremoz, bandidos tentaram arrombar o caixa usando dinamite. Segundo a PM, explosão danificou o terminal, mas o dinheiro não foi levado.

Agências bancárias de duas cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de explosões na madrugada deste sábado (18). Em Extremoz, na Grande Natal, os criminosos explodiram um caixa do Banco do Brasil. Já em Serra Negra do Norte, na região Seridó, os bandidos detonaram um terminal do Bradesco. Nos dois casos, ninguém foi preso.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, a explosão em Extremoz aconteceu por volta das 4h10. Dois carros foram vistos dando apoio aos criminosos. "Pelo que consta, eles detonaram o terminal, mas o caixa resistiu à explosão e os bandidos não levaram nada", informou o major Eduardo Franco.

Já em Serra Negra do Norte, os assaltantes tiveram mais sorte. A PM confirmou que o terminal foi arrombado e o dinheiro saqueado.

[polícia] Presidiário que sofreu atentado a bala em Apodi, morreu durante a madrugada

Informações repassadas a Central de Operações da Policia Militar, dão conta que Jackson Rairon da Costa, mais conhecido por "Pirata", de 22 anos de idade, natural de Apodi, que foi vítima de um atentado a bala nas primeiras horas da manhã de ontem, não resistiu e veio a óbito em um leito de UTI do hospital Tarcísio Maia na madrugada deste Sábado dia 18/02 na cidade de Mossoró. 

Pirata era um velho conhecido da policia desde quando era menor de idade, o mesmo teve vários passagens por arrombamentos a comércios. 

Pirata era irmão do também falecido Francisco Wellington Carlos da Costa, mais conhecido como "Etinho", de 25 anos de idade, natural de Apodi/RN. 

Etinho foi morto em Outubro do ano passado quando tentou realizar um assalto a um estabelecimento comercial na cidade de Mossoró.

Fonte; Sentinelas

[cotidiano] TV Assembleia do RN realiza filmagem especial sobre o Lajedo de Soledade

O Sitio Arqueológico do Lajedo de Soledade em Apodi, uma das aflorações calcarias mais belas do Brasil, recebeu no final na tarde desta sexta-feira 17, uma equipe da TV Assembleia do RN, que foi ao local para produção de uma matéria para ser veiculada na emissora legislativa.

A equipe foi recebida pelo presidente da FALS – Fundação Amigos do Lajedo de Soledade Claudio Sena, que guiou a equipe formada pela Jornalista Adalgisa Emidia e ainda Paulo Sergio e J. Gonçalves, pelas principais ravinas e cavernas do Lajedo.

A reportagem será exibida após o carnaval, em um telejornal da emissora para todo estado onde o sinal chega, levando as belezas naturais de um dos lugares mais encantadores do país.

Fonte: Josenias Freitas

[esporte] Neto Caraúbas é novamente convocado para seleção brasileira


Foi com muita alegria que o fixo Neto Caraúbas recebeu a notícia de mais uma convocação para vestir a camisa da Seleção Brasileira De Futsal Clássico.

Neto está na lista dos escolhidos pelo técnico da Seleção Brasileira Celso Versolato Marques, para 4 amistosos na Argentina. A convocação foi anunciada na noite desta sexta-feira,17, no Hotel Maruá, em São José Dos Campos-SP.

Os confrontos acontecem no mês de abril, nos dias 25, 26, 28 e 29, todos na Argentina.

A apresentação dos convocados para esses amistosos pela Seleção Brasileira será no dia 23 de abril, em Foz Do Iguaçu-PR, onde de lá embarcam para a Argentina.

Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] Moradores da Região da Areia e do Vale estão ilhados

Foto; Silvio
Os moradores da Região da Areia e do Vale do Apodi estão ilhados. No Sítio Ponta a ponte que liga a Zona Rural a cidade caiu e Boa Vista, onde liga o Rio Apodi a Lagoa de Epifânio a água cobriu a estrada.

Na cidade há muito o que se fazer, no Bairro Lagoa Seca, próximo ao CAIC, abriu-se uma cratera.

[cotidiano] Choveu durante a noite toda em Apodi; saiba quantos mm!

Ponto do Sítio Queimadas em Apodi
Zona Rural

Retiro – 168 mm
Lagoa do Mato – 199 mm
Córrego – 172 mm
Várzea da Salina – 145 mm
Melancias – 180 mm
Trapiá – 150 mm
Carnaúba Seca – 150 mm
Carrilho 140 mm
Bela vista 100 mm
São Lourenço 97 mm

Zona Urbana

Apodi - 150 mm

Alguns pontos da zona rural estão intransitáveis.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

[saúde] Remédio usado para controlar hipertensão é feito de veneno de cobra

wery
O medicamento Captopril, ou Capoten, que combate e controla a hipertensão é feito com uma substância encontrada no veneno da jararaca brasileira, e desde de da década de 1970, é o medicamento mais vendido no mundo para o controle da pressão alta.

Outros dois medicamentos, Eptifibatide e Tirofiban são produzidos utilizando os venenos da cascavel-anã e da víbora Echis carinatus. Esses medicamentos são utilizando desde da década de 1990 para tratar a doença de angina e outras doenças cardíacas.

O médico e farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, na década de 1960 isolou o veneno da jararaca-da-mata e seu princípio ativo intensificou a resposta à bradicinina, um hormônio do grupo das Cininas com atividade fisiológica natural no ser humano. Essa substância foi capaz de inibir os agentes que elevam a pressão arterial, chamados de angiotensina, e ao mesmo prolongaram o efeito da bradicinina, que mantém a pressão baixa.
 Fonte: Jornal Ciência
 

[política] Em Apodi, Soneth está com um pé na gestão de Alan

A vereadora Soneth Ferreira (PP), segunda mais bem votada em Apodi está com um pé na gestão do prefeito Alan Silveira (PMDB).

Representando a Região da Areia e tendo como articulador político o seu esposo, ela tenta não magoa ninguém no seu mandato, o seu objetivo é agradar o povo e com isso precisa da prefeitura para poder conseguir beneficiar a sua gente.


Hoje (17), o presidente do seu partido no município, o empresário Dedé, esteve almoçando com o prefeito, onde conversas políticas rolaram a vontade. Da mesma forma, tentado se manter na mídia a vereadora contratou uma empresa que tem como proprietário um dos assessores do próprio prefeito. O que mostra indícios de uma boa relação entre os PP e o PMDB em Apodi.

Soneth é uma mulher bem planejada e não quer deixar entender que traiu o seu grupo, o do ex-prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), mas terá que decidir, ou ajuda o seu povo via prefeitura ou irá deixar muita gente chateada por não poder atender algumas reivindicações populares.

Porém aliar-se ao prefeito Alan não será muito difícil, já que grande parte do seu eleitorado votou e ajudou a eleger o atual prefeito.

[cotidiano] “Vai ser bem difícil olhar para o lado e não achar Xand”, diz Solange

q4t4qt
Hiago Arrais, conhecido como “blogueira estranha”, reuniu em uma só noite as principais cantoras de forró do País. Solange Almeida, Samyra Show, Laninha Show, Gil Mendes, Mara Pavanelly, Monique Pessoa e Sandrinha estiveram presentes nesta segunda-feira, 13, no Bang’s Fortaleza.

Esta foi a maior reunião feminina no meio forrozeiro que você respeita. Juntas, comandaram o “Bloquinho da Estranha”. Dividindo os microfones, elas cantaram vários hits que prometem bombar no Carnaval 2017, como “Revoltada”, “Solteira”, dentre outas músicas.

Solange Almeida estava no evento muito feliz após realizar o seu sonho. A cantora gravou na semana passada o seu primeiro trabalho solo. Intitulado “Sentimento de Mulher”, o DVD contou com a participação de artistas da música nacional.

Anitta, Claudia Leitte, Fábio de Mello, Gusttavo Lima, Ivete Sangalo, Joelma, Tiago Iorc e Xand Avião subiram ao palco para fazer dueto com Sol . Ao “Vai, Forrozão!”, ela falou sobre a emoção de ter conquistado o seu sonho.

“Eu vejo os vídeos e eu fico me perguntando se tudo aquilo aconteceu. Eu achei lindo, me preparei dois anos. Graças a Deus deu certo, consegui meu objetivo. Eu queria qualidade e tive qualidade. Meus fãs saíram de vários lugares do País”, ressalta.

Sobre seu companheiro de banda há quase 15 anos, a cantora disse que os dois estão preparados para seguirem seus caminhos. “Nós passamos por vários coisas juntos. Foi um tempo bom que nós vivemos. Nem tudo foram flores, é assim em todo casamento. O Aviões foi meu casamento mais duradouro. Esse momento já estava na hora! De um certo modo, nós adiamos isso faz tempo. Ele está preparado e eu também. Vai ser bem difícil olhar para o lado e não achar Xand, como vai ser difícil para ele olhar e não me encontrar. Eu estou torcendo por ele e ele por mim”, conta.

Solange aproveitou e fez elogios quanto a Hiago Arrais. “Eu sempre vi o quanto ele é benquisto no meio. Ele sempre está levando o nome do forró, além da amizade com todas as cantoras. Ele é um fofo! Independente do que seja ele está sempre trazendo alegria para as pessoas”, afirma.
Fonte: O Povo
 

[economia] Aposentados e pensionistas podem ter pagamento suspenso no RN

Ipern (Foto: Divulgação/Assessoria)
Os aposentados e pensionistas do Estado do Rio Grande do Norte devem se recadastrar para continuar a receber o benefício. O recadastramento deve ser feito no mês do aniversário, sob pena do pagamento ser suspenso no mês seguinte. Segundo o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern), “o objetivo é manter os dados atualizados e evitar fraudes na previdência estadual”.

Os beneficiários podem fazer o recadastramento na sede do Ipern, em Natal; nas agências de Mossoró, Currais Novos e Caicó; ou nas unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão dos seguintes municípios: Parnamirim, Alexandria, Caraúbas, Assu, Santa Cruz, Nova Cruz, João Câmara, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Macaíba, Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues.

Quem mora em outros estados pode enviar os documentos necessários pelo correio. Clique aqui para acessar o formulário de atualização de dados. O formulário deve ser enviado preenchido, com firma reconhecida em cartório, junto com cópias autenticadas do RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento, atualizada em um ano, para a sede do Ipern.

Os aposentados e pensionistas que moram no estado, mas não podem comparecer a uma das unidades do Ipern por problemas de saúde, idade ou locomoção, devem nomear um representante por meio de procuração ou solicitar visita em casa. Para requerer a visita, é necessário apresentar atestado médico.
Fonte: G1RN

[segurança] Sistema que mapeia situação dos presídios do país entra em funcionamento

Imagem relacionada
O Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen) que mapeia a situação das penitenciárias do país já entrou em operação e começará a ser alimentado na próxima segunda-feira (20). Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o SisDepen começou a funcionar ontem (16) e, segundo a pasta, “representa um avanço e vai suprir a ausência de um banco de dados nacional”.

O objetivo é coletar informações padronizadas, apoiar a gestão prisional e ser um indutor de políticas públicas para o sistema penitenciário do país. Com a ferramenta, ainda é possível acompanhar o cumprimento da pena privativa de liberdade, prisão cautelar e medidas de segurança.

O SisDepen será usado e alimentado pelas secretarias de Segurança e Justiça estaduais, administrações penitenciárias dos estados e o Judiciário. Segundo o ministério, após o primeiro ciclo de coleta de informações, o SisDepen vai substituir o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) e poderá gerar relatórios eficazes sobre a situação dos presídios.

Para uniformizar e integrar as informações, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realizou, nesta semana, um curso de treinamento para uso da ferramenta pelos representantes dos estados. Após esse curso inicial, o treinamento vai ocorrer por regiões.

A alimentação do sistema exige uma conexão de internet banda larga e equipamentos modernos, especialmente nas administrações penitenciárias. Como muitos estados não têm essa estruturas, o Depen adquiriu 1.028 computadores, que estão sendo doados a 12 estados do Nordeste e do Sul.

[segurança] Presos ganham dinheiro e reduzem pena com produção de vassouras

Foto: Márcio Morais
Ao invés do ócio, o trabalho. Ao invés do isolamento, o convívio com outros presos. É dessa forma que o projeto 'Varrendo a violência, empregando a paz' pretende ressocializar presos no Centro de Detenção Provisória de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A unidade instalou uma fábrica de vassouras para os presos trabalharem. Além da ocupação, os detentos ganham parte do dinheiro da venda das vassouras e a remissão de um dia da pena para cada três dias trabalhados.

"Estou trabalhando, ajudo minha família e ainda reduzo minha pena. É muito melhor do que passar o dia todo dentro de uma cela sem fazer nada", diz Antônio Benildo de Oliveira, de 44 anos, preso por homicídio.

A instalação da fábrica custou R$ 700 e a compra do material para a produção das vassouras mais R$ 300. Ao todo, oito presos trabalham no projeto: seis do regime fechado produzem as vassouras com garrafas pet e outros dois detentos do regime semiaberto vendem o produto nas ruas da cidade.

"Queremos ampliar o projeto, comprar outra máquina para que mais presos possam trabalhar. O trabalho faz bem a eles, eles se sentem úteis. O gasto que a gente teve é tão pequeno e o projeto tem um alcance tão com a ressocialização desses presos", disse Márcio Moraes, diretor do CDP de Apodi.

A unidade prisional tem capacidade para 80 detentos e atualmente tem 60 presos do regime fechado e 10 do semiaberto. "Não temos registro de rebeliões e fugas aqui no CDP", diz Moraes.

Além da fábrica de vassouras, os presos da unidade trabalham em obras, limpeza de escolas e hospitais, e na manutenção do próprio CDP. Foram eles que construíram o centro cirúrgico da maternidade Claudina Pinto, principal unidade de atendimento á saúde da mulher do município de Apodi.

Antônio Benildo de Oliveira foi um dos que atuou na obra da maternidade. Ele já cumpriu 3 anos e 3 meses e tem mais de 300 dias de remissão de pena por dias trabalhados. "É muito melhor a pessoa estar trabalhando do que com a cabeça vazia. Se em todo canto fosse assim, não tinha essas rebeliões, essas desgraças todas que a gente vê nos presídios", disse.


CDP construído pelos presos
O trabalho é uma constante dentro do CDP de Apodi. Em 2015 foi inaugurado o novo prédio do CDP que foi construído pelos própios presos. A obra custou R$ 150 mil, dos quais R$ 110 mil foram pagos pela Comarca de Apodi por meio da arrecadação de penas pecuniárias - multas aplicadas nos processos. O Ministério Público entrou com o projeto arquitetônico e os demais apoiadores contribuíram com cimento, tubos de aço, tijolos, telhas, equipamentos e uma cisterna com capacidade para 16 mil litros. A mão-de-obra incluiu dez presos, que trabalharam como pedreiros e serventes de pedreiro.

[segurança] Polícia Civil de Apodi prende estelionatário que fingia ser arquiteto da Odebrecht

Uma equipe de policiais civis da Delegacia de Apodi, com apoio da Polícia Militar, prendeu em flagrante Claudio Roberto Pontes Morais, na noite desta quinta-feira (16), pelo crime de estelionato. O homem, que é natural de Paraguaçu Paulista, São Paulo, já foi preso em Goias e Bahia. No momento da prisão, os policiais civis apreenderam com ele um cracha e vários cartões de visita apresentando Carlos Roberto como arquiteto da Odebrecht Realizações Imobiliárias.

A Polícia Civil descobriu que o homem estava em Apodi após receber denúncias de uma senhora que tinha hospedado o suspeito em sua casa. Claudio Roberto chegou em Apodi, na segunda-feira (13), contando que era arquiteto da Odebrecht e que havia sofrido um roubo na cidade de Mossoró. A senhora decidiu ajudar o homem e o hospedou em sua residência. Durante a semana, Claudio Roberto realizou várias compras no comércio local em nome da vítima, o que despertou a atenção da senhora. Nossa equipe fez uma rápida investigação e descobriu que Claudio Roberto era um estelionatário, com atuação em outros estados do Brasil, revelou o delegado de Apodi, Renato Oliveira.

Na noite desta quinta-feira, as equipes policiais foram até a residência onde Claudio Roberto estava e apreenderam com o suspeito um crachá da empresa Odebrecht, com o nome de Claudio e a função de arquiteto; carimbo com informação da Odebrecht; um carimbo em nome de Claudio R.P. Morais, com a função arquiteto; cartões de apresentação com o nome do detido e a função de arquiteto; uma quantia de R$ 511 e aparelhos celulares. Claudio Roberto confessou na Polícia Civil que elaborou os carimbos e cartões falsos e que já foi preso em outros Estados.

Histórico
No dia 26 de março de 2014, Claudio foi preso em flagrante pela Polícia Civil da Bahia, no município de Oeiras, tentando aplicar golpes em comerciantes da região e utilizando um documento falso. Claudio também se passava como representante da escolinha de futebol do Sport Clube Corinthians Paulista. No momento em que foi conduzido à delegacia, ele fingiu um desmaio.

Na época, ele era um dos fugitivos da carceragem da cidade de Milagres. No dia 11 de outubro de 2013, ele e mais três detentos renderam, agrediram e trancaram o carcereiro em uma das celas para realizar a fuga.