logo

sexta-feira, 13 de março de 2015

[segurança] 'Atenderam os presos', dizem agentes sobre saída de diretores de presídios

Dinorá Simas, diretora de Alcaçuz, foi comunicada do afastamento nesta 6ª. Júnior Rossato, do Presídio Rogério Coutinho Madruga, também foi afastado.

Diretora da Penitenciária de Alcaçuz foi afastada do cargo (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)
Em nota publicada na manhã desta sexta-feira (13), o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp) lamentou a atitude do governo do Rio Grande do Norte de afastar os diretores da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Rogério Coutinho Madruga, Dinorá Simas e Júnior Rossato, respectivamente.

De acordo com Júnior Rossato, ele e Dinorá foram comunicados pelo titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Zaidem Heronildes, sobre a saída de ambos em reunião realizada no gabinete do secretário na manhã desta sexta-feira (13).

De acordo com o Sindasp, o governo "atendeu aos pedido dos presos" e a medida "abre um precedente e pode comprometer a segurança nas unidades prisionais". “Dinorá será exonerada porque os presos se queixaram de grande opressão, tendo em vista que eram feitas revistas periodicamente nas celas para verificar as ações dos detentos, coibindo fugas e uso de aparelhos como celulares ou drogas”, afirma Vilma Batista, presidente do Sindasp/RN.

Segundo ela, os agentes penitenciários estão se sentindo "abandonados e traídos" pelo Governo do Estado, pois têm feito todo esforço possível para manter a ordem no sistema penitenciário e, "ao invés de receberem valorização e apoio, veem o Estado atender ao que pedem os presos".

Na última quarta-feira (11) os presos de Alcaçuz se rebelaram e pediram a saída da diretora. Na quinta-feira (12) houve rebelião no Centro de Detenção Provisória da Zona Norte de Natal, no Presídio Provisório Raimundo Nonato e na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP). Já na manhã desta sexta-feira (13) os presos do Presídio Provisório Raimundo Nonato iniciaram um novo motim e foram contidos por volta das 10h.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário