logo

quinta-feira, 12 de março de 2015

[saúde] Falta de doações preocupa Hemocentro de Mossoró

A falta de sangue dos tipos O + e O -, os mais procurados, se configura como uma preocupação para o Hemocentro de Mossoró. A unidade é a única no município que atende à demanda dos principais hospitais da região oeste, como é o caso do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Os profissionais de saúde do Hemocentro de Mossoró pedem que os doadores dos tipos O + e O -, procurem a unidade, caso estejam disponíveis para doar. A situação, segundo eles é de caráter de urgência.

De acordo com a assistente social da unidade Eliane Aires, “Estamos precisando bastante desses tipos de sangue, todas as cirurgias feitas na cidade precisam de sangue que sai daqui”.

A assistente social alerta que o tipo sanguíneo “O positivo” é o que tem saída mais rápida, pois é compatível com qualquer outro tipo sanguíneo. Já o “O negativo” é o mais raro, e só recebe doação de outra com o mesmo tipo.

“Pedimos que, principalmente, os familiares a amigos das pessoas que necessitam de sangue, venham doar, precisamos da ajuda de toda a população também” diz Eliane.

Dentro desse quadro, o Hospital Maternidade Almeida Castro começará a partir da próxima segunda-feira, 16, a realização de cirurgias.

De acordo com Benedito Viana, enfermeiro e membro da Junta Interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro, “as cirurgias realizadas no Almeida Castro são eletivas, então, quando uma cirurgia é marcada, o paciente tem a obrigação de levar, no mínimo duas pessoas que possam fazer as doações de sangue para ele”.

“Só no caso das cirurgias ginecológicas, é que há uma maior necessidade de sangue, tendo em vista que as cirurgias ortopédicas dificilmente necessitam do material” esclarece ele.

O Hemocentro de Mossoró também atende toda a demanda do Hospital Regional Tarcísio Maia, Hospital Wilson Rosado, Centro de Oncologia, Hospital da Mulher Parteira Maria Correa, Casa de Saúde Dix-Sept Rosado e demais unidades da cidade.

Do dia dois de março até o momento, o Hemocentro recebeu 216 doações de sangue. A média necessária por mês é de 900 a 1.000 doações, como aconteceu em fevereiro devido a campanha de carnaval.

Para doar, é necessário ter entre 18 e 69 anos e conter no momento da doação, documento de identificação com foto.

O doador tem que estar bem de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, estar bem alimentado, pesar mais de 50 quilos, não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12h, e não ter fumado nas últimas 2h.No local, ainda será feita uma triagem para saber se a pessoa está apta ou não a doar.

O Hemocentro de Mossoró está situado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 16h30.
Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário