logo

terça-feira, 31 de maio de 2016

[cultura] Saiba como funciona visita às praias de nudismo no Brasil

Tem curiosidade de curtir uma praia sem nenhuma roupa de banho apertando você? Antes de decidir frequentar uma praia de naturismo (conhecida popularmente como nudismo), saiba que esses locais têm uma série de regras e, por lá, o objetivo nunca é sensualizar.

Fundada em 1953, a International Naturist Federation (Federação Internacional de Naturismo, em português) explica que o naturismo é “um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez coletiva, com a intenção de encorajar o respeito próprio e o respeito aos outros e ao meio ambiente”. Até hoje, no entanto, muitas pessoas têm uma visão distorcida do movimento e acreditam que praia de nudismo é lugar de “pegação”.

Para decepção de quem está atrás de “nudes” sensuais, os locais destinados ao naturismo têm clima familiar – tanto é que crianças podem frequentar, desde que acompanhados dos responsáveis.

Esqueça também a ideia de sair tirando fotos de peladões. Não é permitido fazer qualquer imagem sem o consentimento prévio dos envolvidos e quem desrespeitar a regra pode ser expulso do ambiente. E sexo em público, nem pensar: isso pode ser enquadrado como ato obsceno, seja na praia comum ou na naturista. Isso pode dar detenção de três meses a um ano, além de multa.

Renata Freire, presidente da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), explica que a vida naturista não é diferente da de quem está vestido. “Não há regras a seguir que não sejam as mesmas que regem a sociedade. A diferença é a mudança que é provocada nas pessoas que praticam o naturismo em relação ao respeito entre nós e com o meio ambiente”.

Para quem quer experimentar, mas acha que não ficará à vontade com a obrigatoriedade de ficar nu, Renata esclarece que “nada deve ser feito por obrigação, e sim por acreditar na proposta de vida simples e saudável”.

Ficou interessado na prática e quer tentar ser adepto? A presidente do FBrN conta o quem vai a uma praia naturista pela primeira vez deve fazer: “Localizar e identificar o responsável pela área para se apresentar e se inteirar das regras locais. Comportar-se de forma natural, sem constranger quem já está tomando sol ou no mar com olhares fixos, risadas etc”.

Alguns locais onde a prática é permitida podem vetar a presença de homens desacompanhados, então é importante que o novato procure o local em busca de informações. Mas e se o clima de paquera surgir e duas pessoas sentirem-se atraídas? “Elas podem agir naturalmente, conversando e buscando outro local para conversarem melhor”, diz Renata.


Na hora de fazer a bolsa de praia, o naturista precisa levar exatamente o que qualquer um leva quando vai curtir o litoral. A única diferença é que você deve carregar sempre uma toalha, para usar ao sentar em restaurantes ou barracas de praia, por exemplo. Aproveite para colocar na bagagem o respeito ao próximo, que sua viagem será ainda melhor.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário