logo

sábado, 4 de junho de 2016

[cotidiano] Venezuelanos trocam produtos pela internet para driblar escassez

Venezuelano posta produtos para negociar troca com outros usuários em grupo no Facebook; páginas foram criadas para driblar a escassez nos mercados (Foto: Reprodução/ Facebook)
Impactados pela falta de produtos básicos à venda, os venezuelanos estão se organizando pela internet para trocar o que conseguiram comprar nos supermercados e farmácias por aquilo que mais precisam e não encontram.

A Venezuela está em “emergência econômica”, decretada pelo presidente Nicolás Maduro. A alta dependência da importação e o baixo orçamento do país devido à queda do preço do petróleo, sua principal fonte de divisas, está levando a uma escassez de produtos básicos nas prateleiras dos supermercados, farmácias e hospitais. O Parlamento decretou “crise humanitária em saúde”.

Cansada de não encontrar fórmulas de bebês para seu filho de dois meses, Yaritza Villegas, de 32 anos, decidiu criar um grupo no Facebook para promover trocas de produtos entre os moradores de Caracas. Ela diz que há mais de um ano percebe uma escassez de produtos nas prateleiras, e passou a sofrer mais com isso depois que seu filho nasceu.

“Há mais de um ano estou nessa. Ainda mais por ter um bebê de dois meses, e não há fórmulas. Me afeta tanto que até chorei de preocupação”, diz Yaritza ao G1. “Eu queria ter um bebê e o planejei porque naquele momento a situação não estava tão preocupante”, lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário