logo

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

[cotidiano] Rompimento de barragens destrói distrito de Mariana (MG)

Duas barragens de rejeitos de mineração, de Fundão e de Santarém, se romperam na tarde desta quinta-feira no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A enxurrada de lama destruiu vários imóveis. Moradores da região disseram que pessoas estão soterradas. De acordo com a prefeitura, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas. Os bombeiros confirmaram uma morte e 16 desaparecidos. A vítima seria uma homem que sofreu um mal súbito no momento do rompimento. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) informou ao site “G1”, há entre 15 e 16 mortos e 45 desaparecidos. Ainda segundo o sindicato, 50 funcionários trabalhavam no local. Quatro pessoas feridas estão no hospital de Mariana e outros quatro feridos foram levados para o Pronto Socorro de Belo Horizonte.

As equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal foram ao local, mas estão com dificuldade de acesso por causa da lama. Técnicos da empresa responsável pela barragem, a Samarco Mineração, também estão no local, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa.

O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, disse que duas barragens se romperam na unidade industrial de Germano, localizada entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte. Em nota divulgada pela empresa no fim da tarde, a informação era de que apenas a barragem de Fundão havia desabado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário