logo

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

[saúde] Lixão de Apodi poderá deixar de ser problema e passar a ser solução

A Câmara Municipal de Apodi realizou uma audiência pública com o intuito de debater a problemática do lixão do município, suas interferências econômicas, sociais e ambientais. A audiência foi soliticada pelo Conselho Comunitário do Bairro IPE.

No debate, além dos vereadores, participaram alguns secretários municipais, ambientalistas, professores e moradores do bairro, ambos com o mesmo propósito, chegar a um consenso comum que evite a continuação do problema do lixão aos moradores de Apodi.

Entre as diversas propostas apresentas foi colocada a ideia de transformar o problema de contaminação no ar e no solo em uma solução para a falta de emprego, onde em vez de jogar o lixo e queimá-lo o município passaria a efetuar um consórcio com alguma empresa para que seja feita uma especie de coleta seletiva e o lixo se transforme em fonte de renda.

De acordo com o secretário de agricultura do município, Jerlândio Moreira, a previsão de que o município consiga resolver o problema de contaminação de forma paliativa seja para 2018. Já com a proposta apresentada pelo ambientalista Genildo a ideia de consórcio poderá ser resolvida bem antes, com a inclusão de investimento privado.

O morador do Bairro IPE, Jair Gomes, também fez uso da tribuna e expressou o sentimento da população local. "Vocês não sabem o que é sentar em uma mesa e ir jantar com o gosto de fumaça na boca. Os moradores do Bairro IPE querem uma solução para hoje e não para 2018."

"Como proposta quero deixar aqui a ideia do poder executivo elaborar um plano de serviço que venha contemplar a população educando e dando-lhes condições para tal ação, pois não é possível que um morador guarde o lixo orgânico na sua casa esperando pelo coletor pois vai apodrecer, tem que haver os pontos de coleta e acima de tudo, uma campanha educativa para que as pessoas não venham sujar as ruas," finalizou.

A audiência foi finalizada nomeando uma comissão para que seja estudado um caso e efetuada as devidas ações para tal fim. Evitando que o problema continue e vire solução, não só em termos de preservação do meio ambiente, mais também como fonte de renda para diversas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário