logo

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

[economia] Sindipostos critica reajuste de gasolina que terá “efeito nefasto” no RN

O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) emitiu nota se posicionando acerca do aumento de 6% na gasolina e 4% do diesel, anunciados pela Petrobras e que entram em vigor nesta quarta-feira (30). “Essas medidas trazem um reflexo nefasto na revenda de combustível”, diz o sindicato.

O Sindipostos afirmou estar preocupado com as mais recentes medidas adotadas pelo Governo Federal, que impactam diretamente no negócio do varejo de combustível. O Governo Federal reajustará a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) da gasolina passando dos atuais R$ 0,10 por litro para R$ 0,60.

“Somados a esses fatores, no Rio Grande do Norte ainda há o risco do aumento da carga tributária estadual, caso o projeto de ajuste fiscal do Governo do Estado seja aprovado na Assembleia Legislativa. Pela proposta, o aumento do ICMS de gasolina e álcool passaria de 25% para 27%”, diz a nota.

O segmento de combustível é responsável pela maior arrecadação de ICMS e gera 30 mil empregos diretos e indiretos.

“O preço do combustível no nosso Estado é livre e definido por cada um dos revendedores. E diante de todas essas medidas que aumentam o preço do produto na distribuidora e ainda reajustam os tributos, a consequência direta será um impacto muito negativo no segmento da revenda, que já enfrenta, nos últimos anos, uma delicada realidade, com aumento dos tributos, reajuste no preço do produto vindo das distribuidoras e uma retração no consumo”, conclui o sindicato.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário