logo

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

[cotidiano] Universidade federal se transforma em um movimentado ponto de tráfico de drogas

Imagens inéditas, gravadas pela polícia, revelam que a Universidade Federal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, transformou-se em um movimentado ponto de tráfico e consumo de drogas.

Segundo a polícia, as imagens, gravadas no pátio da universidade, mostram um rapaz abrindo um pacote de maconha, separando uma porção e entregando a droga a um amigo.

Outra gravação mostra uma menina entregando dinheiro a um traficante e recebendo um pacote, que ela guarda na mochila.

Em outras imagens, um rapaz de bicicleta esconde um pacote de droga debaixo de uma tampa de concreto.

De acordo com a polícia, as drogas mais vendidas são maconha e crack. A Polícia Federal começou as gravações há dois meses, depois que servidores da universidade denunciaram que estavam sendo ameaçados pelos traficantes. A investigação confirmou que o uso e o tráfico de drogas no campus ocorrem livremente.

"É um lugar de uso, um lugar de compra, como toda e qualquer boca de fumo espalhada pelo Brasil inteiro", diz Carlos D’Ângelo, delegado da Polícia Federal.

Segundo a polícia, os traficantes foram identificados e alguns já estão presos. Para o delegado, a presença dos traficantes facilita outros crimes. Esta semana, uma estudante de 18 anos sofreu uma tentativa de estupro.

“Pegou no meu pescoço me enforcando, que eu até saí do chão. Eu fiquei sem ar. Era pra eu ficar calada. Não era pra eu gritar. Eu tô com medo de voltar pra lá e acontecer de novo”, diz a estudante que não quis ser identificada.

O pai da estudante não se conforma. “Você tem confiança em uma faculdade federal conhecida nacionalmente. Você põe seu filho lá na confiança de que ele está sendo protegido e é o pior local dentro de Uberlândia que você pode colocar uma pessoa”, diz.

Na sexta-feira (25), estudantes fizeram um protesto pedindo segurança na universidade. A reitoria prometeu fazer uma parceria com a polícia militar e instalar 80 câmeras de vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário