logo

terça-feira, 5 de maio de 2015

[polícia] “Vamos tornar o ITEP um órgão pericial de excelência”, diz diretor

Há 40 anos o Instituto de Medicina Legal e Criminalística passava a se chamar Instituto Técnico-Científico de Polícia. De lá para cá, muita coisa mudou, vários desafios foram impostos e superados pelo órgão que exerce um papel fundamental na produção de provas técnicas para elucidação de delitos e mantém o arquivo de identificação civil e criminal da população do RN. 

No dia em comemora o ITEP comemora 40 anos, o diretor geral do órgão, Odair de Souza Gloria Junior, fala sobre os desafios e ações do Instituto.   

O que o ITEP tem para comemorar nesses 40 anos? 

O ITEP tem a comemorar a garra e determinação de seus servidores, que com coragem e abnegação mantiveram a prestação ininterrupta e essencial das atividades de perícia técnico-científica, fundamentais na elucidação da autoria e da materialidade de infrações penais. Digno também de comemoração, são as parcerias e convênios que permitiram modernizar o ITEP e qualificar servidores. O ITEP tem especialmente a comemorar o início dessa nova fase, na qual se buscará incansavelmente a humanização do atendimento, a excelência na prestação do serviço, à valorização profissional, a melhoria das condições de trabalho, as parcerias e a reconquista do reconhecimento e importância do Instituto para a conquista da Justiça.   

O senhor falou em modernização do ITEP, que ações são essas? 

Essa modernização envolveu a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Análises Forenses, para a Balística Forense, para as perícias externas de Local de Crime, para a Documentoscopia, para a Medicina legal e para a identificação criminal (sistema AFIS). Além disso, o Governador Robinson Faria, com sua postura profissional, transparente e ousada, e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite apostaram em promover uma gestão técnica no Instituto para honrar o compromisso de tratar com prioridade a Segurança Pública do estado do RN.  

 O ITEP tem priorizado ações voltadas para o servidor? 

Temos priorizado ações para recuperar a autoestima do servidor e fazê-los compreender o seu papel fundamental no processo de reestruturação do Instituto. Valorizamos o ponto de vista dos servidores e oportunizamos um diálogo direto com a direção. A eleição interna dos servidores considerados exemplos de profissionalismo e dedicação foi uma dessas ações. Instituir Cronograma de Ações de Capacitação, Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, Ações para melhoria do clima organizacional, Programa de Valorização dos servidores, estão entre as ações voltadas para o servidor.   

Quais são os planos para o futuro do ITEP? 

Os planos para o futuro percorrem alguns eixos principais: tornar o ITEP um Instituto de Perícia de excelência; renovar, ampliar e valorizar o quadro de servidores; conquistar uma estrutura física melhor; prestar um atendimento digno à população; oferecer um ambiente de trabalho mais humanizado; aprovar o marco normativo e sensibilizar os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público da importância do ITEP para a construção de Justiça. Na verdade, o plano para o presente é iniciar o processo de reconstrução e valorização do ITEP, para que no futuro tenhamos um Instituto respeitado e sendo motivo de orgulho para os servidores e a Segurança Pública do RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário