logo

quarta-feira, 18 de março de 2015

[segurança] Detentos de Apodi pedem paz em oração para o sistema penitenciário do RN

Foto: Márcio Morais
Enquanto a maioria das unidades prisionais do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte estão em rebelião, os internos do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), vem se unem em oração pedindo paz para as cadeias do estado.

O culto contou com a presença do pastor da Igreja Batista, Weligton e do cantor evangélico Jose Wantuil Carneiro, que falou aos 60 detentos da unidade sobre a palavra de Deus. Wantuil já cumpriu pena nas principais unidades prisionais do RN. Hoje é evangélico.

Criado a cerca de cinco anos, o CDP Apodi tem sido modelo para o Sistema Penitenciário potiguar. Na unidade são realizados vários projetos. Os internos participam de cultos, missas, palestras educativas, realizam mutirão de limpeza no Hospital Regional Hélio Morais Marinho e algumas escolas do município. Os apenados também participam de confraternizações e ainda contam com sistema de TV por assinatura em todas as celas.

O Centro de Detenção Provisória de Apodi existe a cerca de cinco anos, tem sido modelo no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, lá os apenados participam de aulas, cultos, palestras educativas com variados temas. Atualmente a unidade esta custodiando mais de 60 detentos que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto. Os apenados são dos municípios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Apodi.

O trabalho do CDP Apodi ganhou destaque ao ponto do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio Medeiros, elogiar o trabalho de ressocialização realizado no estabelecimento penitenciário.
O trabalho dos agentes penitenciários de Apodi tem recebido o total apoio do Judiciário e do Ministério Público, através da juíza Kátia Guedes Dias e do promotor, Silvio Brito. Ambos têm acompanhado de perto o trabalho de ressocialização dos apenados na unidade prisional.

Com o apoio do Ministério Público, Poder Judiciário e da comunidade, o diretor da unidade, agente Marcio Morais, conseguiu construir uma nova unidade prisional com capacidade para 60 detentos. A obra custou pouco mais de R$ 100 mil reais. A inauguração da unidade contou com a presença de varias autoridades do sistema penitenciário, coordenador da Coape, Leonardo Freire, desembargador Saraiva Sobrinho, juiz Kátia Guedes, promotor Silvio Brito, prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira e outras autoridades.

O trabalho do diretor do CDP Apodi, foi reconhecido pela Câmara Municipal de Apodi através dos vereadores, Bráulio Ribeiro e do presidente da casa, vereador João Evangelista que concederam uma homenagem ao agente penitenciário no dia da inauguração do estabelecimento penitenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário