logo

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

[educação] Alunos da rede municipal farão protesto pelas ruas de Apodi para que as aulas se iniciem

Os alunos da rede municipal de Ensino farão na tarde de hoje (07) um protesto pelas ruas de Apodi para que a prefeitura tome uma atitude e faça um acordo que venha eliminar a greve dos professores.

Os alunos se reunirão em frente ao colégio Lourde Mota juntamente com os professores por volta das 13:00 e se dirigirão até a sede do município percorrendo algumas ruas da cidade.

Conversamos a jovem Acsa Quiriate de 14 anos que nos enviou um pronunciamento colocado pela professora Magda Silveira.

"Ontem a tarde algumas alunas e alunos se dirigiram até a prefeitura com o intuito de buscar alguma informação sobre possíveis soluções acerca do movimento grevista dos/as professore/as. A pessoa que os/as recebeu, diga-se de passagem, colega de profissão segundo me foi informado, disse aos/às alunos/as que nós professores/as queremos um aumento que o prefeito não tem condições de dar, porque se isso acontecer, as crianças ficarão sem a merenda escolar e não terá mais dinheiro para custear a saúde no muncípio e isso acarretaria sérios problemas à população. Disse também que já ganhamos o suficiente. Não precisa ser tão sagaz pra entender que falando assim o nobre colega abriu uma margem pra interpretarmos que seríamos responsáveis pela falta de merenda nas escolas e pelo não atendimento médico. Só quero esclarecer para os/as estudantes, pais e população em geral, que não estamos " PEDINDO" aumento ao prefeito. Estamos sim, REIVINDICANDO pelo menos o repasse do PISO NACIONAL DE SALÁRIO para os/as professores/as reajustado em 8,32% a partir de 1° de janeiro de 2014 que é nosso por direito legal. As demais categorias que aderiram ao movimento, também reivindicam direitos que não estão sendo respeitados, como atualização de letras e outras perdas que não têm fim. Portanto, senhores colegas que estão no governo, inclusive o prefeito também colega de profissão, não tentem fazer a cabeça dos/as alunos/as contra o movimento, porque isso não vai nos impedir de continuar a nossa LUTA."

Ainda durante conversa com a jovem ela disse, "estamos revoltados, queremos aula."

3 comentários:

  1. Aí é um vereador comprometido com o bem de Apodi. Primeiro vota contra a compra de carteiras e segundo, está incentivando movimentos grevistas. Filie-se ao PT vereador. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Para começo "Não sou a favor de nenhum movimento grevista" desde que ele seja a última posição a ser tomada e mesmo assim ainda sou contra por que um aluno sem escola é mais uma presa fácil para o mundo da violência e das drogas. Vendo os debates e comentários nas redes sociais, fiz um pequeno estudo sobre o caso e encontrei algumas soluções que poderiam agilizar o retorno dos professores e demais categorias aos seus postos de trabalho. Só pra vocês terem uma ideia, tem cargo comissionado contratado para dirigir caçamba e outros mais. Mas o que mais atinge a educação hoje no município é a utilização do dinheiro da educação fundamental usada para pagar ao transportes dos estudantes universitários. Pronto: abriu-se a questão? O que acontece é que a prefeitura por lei tem a obrigação de gastar 25% de toda sua Arrecadação com a educação fundamental e de acordo com a prestação de contas do ano de 2013 esse número mal ultrapassa os 14%. Mais e ai a lei municipal foi criada e é dever do prefeito também pagar o transporte dos universitários? Não discordo, é lei municipal, mas antes da lei municipal a lei federal que diz assim " Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:
    I – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais de ensino, integrando-as às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;
    II – exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;
    III – baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
    IV – autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
    VI – assumir o transporte escolar dos alunos na rede municipal. (incluído pela Lei nº 10.709, de 31.7.2003) (grifado)
    Assim, fica absolutamente claro que ao Município compete oferecer o ensino fundamental e a educação infantil, cabendo-lhe, ainda, assegurar o transporte escolar aos alunos matriculados na sua rede de ensino. (art. 208, VII, da CF).

    Ainda em relação à área de atuação, cabe esclarecer que o Município não está impedido de atuar nas demais etapas da educação escolar (ensino médio e educação superior). No entanto, só poderá fazer qualquer investimento ou atividade nestes níveis, se comprovar o pleno atendimento de suas áreas de competência, com a aplicação de recursos acima do percentual mínimo determinado pela Constituição Federal

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/9239/transporte-escolar-a-obrigacao-do-poder-publico-municipal-no-desenvolvimento-do-programa#ixzz2sgKC9T8x

    Portanto, após lê esse artigo chego a conclusão que o município d Apodi hoje disponibiliza transporte escolar Universitário irregularmente, pois não é de sua competência. O que podemos deduzir é que se o movimento grevista usar deste parâmetros da Lei o transporte de estudantes corre um sério risco de ser suspenso, pois o município deixa de atuar no ensino fundamental que é de sua competência para cobrir com esse transporte que é de extrema necessidade, mas que só poderia se hoje no município houvesse receita sobrando além do limite estipulado pela constituição federal que é de 25% . Portanto, depois de ver que o município não tem disponibilidade para assumir o piso dos professores e se contradiz bancando o transporte que não é de sua competência. Esse são os fatos e que está aberta a discussão: E AGORA; AUMENTO DOS PROFESSORES OU TRANSPORTE ESCOLAR DOS UNIVERSITÁRIO? Eis a questão!

    ResponderExcluir
  3. Meus caros o que os professores pediram não foi apenas o piso nacional mais tbm um reajuste de quase 50% para ser implantado a partir d fevereiro ! é mole ou quer mais? Quer mais? O presidente do sindicato PEDIU QUE FOSSE ARQUIVADO UMA PORTARIA QUE ESTA APURANDO A PROMOÇÃO ILEGAL DE SERVIDORES, O CURIOSO É QUE ELE FEZ PARTE DAS COMISSÕES QUE PROMOVERAM ESSES ENQUADRAMENTOS? E AI?

    ResponderExcluir