logo

sexta-feira, 6 de maio de 2016

[política] Dilma diz que Temer é 'cúmplice' de Eduardo Cunha

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira que o vice-presidente Michel Temer é "cúmplice" de Eduardo Cunha e do "golpe", pois beneficia-se do processo de impeachment. Dilma associou Temer a Eduardo Cunha (PMDB-RJ),

— O pecado original desse processo não pode ficar escondido. Todos aqueles que são beneficiários desse processo, o senhor vice-presidente da República, são cúmplices de um processo extremamente grave — disse Dilma, referindo-se diretamente a Eduardo Cunha como "pecado original" por várias vezes no discurso.

Em tom de ameaça, a presidente falou a uma plateia de beneficiários do programa que o eventual governo Temer - que pode assumir a Presidência já na semana que vem, caso o plenário do Senado votar pelo afastamento de Dilma - vai tirar 36 milhões de pessoas do Bolsa Família. Disse também que esse possível governo usa "desculpas" para cortar programas sociais.

— A tese é que se você pagar só para 5%, o que dá 10 milhões de pessoas, você gastaria menos. O Bolsa Família hoje contempla 47 milhões de pessoas. Seria como, então, para fazer só com 10 milhões, tirar 36 milhões e deixá-los à margem - declarou, insinuando que o eventual governo vai adotar o discurso de "Assim que eles conseguirem uma ocupação, eles que se virem".

Dilma aproveitou para atacar o "Estado mínimo", defender impostos para programas sociais e contabilizar feitos dos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às metas do seu próprio governo. Ignorando a possibilidade de ser afastada pelo Senado do cargo de presidente nos próximos dias, disse que, até 2018, um em cada oito brasileiros será beneficiário do Minha Casa Minha Vida - contando as moradias feitas por Lula desde 2003.

— Eles são contra os direitos sociais, contra a capacidade da senzala levantar e dizer: “Casa Grande nunca mais” — disse Evanisa Rodrigues, coordenadora da União Nacional por Moradia Popular.

— O jogo não está jogado. Uma coisa é o jogo jogado no carpete da Câmara e Senado. Outra coisa é o jogo jogado nas ruas desse país. E aí o papo é outro — disse Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Inês Magalhães, que foi nomeada ministra das Cidades depois que Gilberto Kassab deixou o posto às vésperas da votação do impeachment de Dilma pelo plenário da Câmara, falou que querem “depor” a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário