logo

terça-feira, 3 de maio de 2016

[política] Conselho de Ética do Senado aprova cassação de Delcídio

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado aprovou, com um placar de 13 votos a favor e uma abstenção, o relatório pela cassação do mandato do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), um dos principais delatores da Operação Lava-Jato. O colegiado seguiu, em sessão nesta terça-feira, o voto do senador Telmário Mota (PDT-RR), relator do processo disciplinar aberto a partir da prisão de Delcídio em novembro do ano passado.

O presidente do colegiado, João Alberto Souza (PMDB-MA), absteve-se de votar. Outros dois senadores estavam ausentes da sessão: Romero Jucá (PMDB-RR) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).

A quebra de decoro ocorreu por conta da tentativa de obstrução de Justiça e do suposto pertencimento a uma organização criminosa, acusações que embasaram a prisão preventiva do ex-líder do governo no ano passado. É o que consta no relatório. Delcídio tentou impedir a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e chegou a arquitetar um plano de fuga, conforme a acusação.

— O representado ignorou os interesses institucionais e colocou interesses privados em primeiro lugar — disse Mota.

A votação ocorreu menos de cinco meses depois de instaurado o processo no colegiado. Foram, ao todo, dez sessões no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.

Fonte: O globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário