logo

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

[justiça] Dinheiro desviado do Idema comprou imóveis de luxo, diz MP do RN

O dinheiro supostamente desviado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) foi usado para comprar apartamentos de luxo, construir uma academia de alto padrão e reformar a loja de uma equipadora de veículos. Os destinos dos recursos foram identificados pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte nos oito meses de investigações que culminaram na operação Candeeiro, deflagrada nesta quarta-feira (2) em Natal, Parnamirim, Santana do Matos e Mossoró.

Na denúncia ofertada à Justiça potiguar, o Ministério Público Estadual pediu o sequestro de 15 imóveis, dez deles apartamentos de um condomínio de luxo na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. A academia de alto padrão e a equipadora de veículos construídas com o dinheiro do Idema pertencem aos investigados, segundo o MP. As obras foram realizadas por uma das empresas que recebia os recursos do Idema mesmo sem ter vínculo com o órgão.

Em entrevista coletiva nesta quarta, os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) explicaram que a investigação começou em janeiro após denúncias sobre o rápido enriquecimento de pessoas lotadas no setor de contabilidade do Idema. De acordo com o promotor Paulo Batista de Lopes Neto, o esquema criminoso se utilizou de "ofícios fantasmas" para desviar mais de R$ 19 milhões do órgão entre 2013 e 2014. Os documentos eram emitidos pelo Idema ao Banco do Brasil solicitando transferências de recursos do órgão para pelo menos sete empresas. Nenhuma delas possuía vínculo com o instituto.

"Os ofícios eram extraviados do Idema e os pagamentos se mantinham ocultos porque não eram lançados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e também não apareciam no Portal da Transparência. Se o pagamento não é lançado, não tem como rastrear. Soliticamos todos os extratos do Idema no Banco do Brasil e batemos todos os créditos e débitos", detalha o promotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário