logo

sábado, 18 de abril de 2015

[economia] União entre sociedade, empresários e prefeituras recuperam barragem Júlio Marinho

A cidade de Apodi vive um momento histórico, a recuperação da barragem Júlio Marinho, na região do vale.

A união entre a sociedade civil, classe empresarial e prefeituras de Apodi e Severiano Melo, fizeram com que os apodienses pudessem rever os olhos dos filhos de Apodi brilhar na manhã deste sábado no local da obra. O serviço está sendo feito graças a doação de maquinas, combustível e mão de obra especializada por ambas as partes.

Na manhã de hoje já foram feito cerca de 35% do serviço, a previsão de que a obra seja concluída é amanhã, domingo.

Relembrando o caso
A luta pela recuperação da barragem começou no fim do ano passado com uma reunião no sindicato dos trabalhadores entre as classes empresariais, defesa civil, poder legislativo e executivo, colônia dos pescadores, sindicatos e sociedade.

Na época foi criado uma comissão (Elson Marinho, Jair Gomes, Jerlândio Moreira, Anael Pescador, Genivan Varela, Geraldo da Colônia dos Pescadores e outros) que veio se reunindo com o objetivo de tentar resolver o caso, mas o empecilho vinha sendo colocado por parte dos que compuseram a prefeitura de Apodi. Contudo, após a nomeação do Secretário de Agricultura Jerlândio Moreira e a intensificação do grupo para tentar resolver o problema, juntamente com o decreto 25.044 de 25/03/2015 que Isenta da obrigatoriedade do licenciamento ambiental a atividade de desassoreamento de açudes e lagoas inseridas no espaço geográfico do Rio Grande do Norte o trabalho ganhou força.

Blogueiro Jair Gomes e Secretário de Agricultura Jerlândio Moreira
Problema
A barragem Júlio Marinho, localizada no Rio Apodi, foi construída ainda na gestão do ex-prefeito Evandro Marinho e veio a se corromper na enchente de 2008 quando todo o vale ficou inundado.

O problema é que com a enchente uma das margens foi levada pelo rio e a Lagoa de Apodi que necessitava desta para manter-se cheia secou, prejudicando centenas de pescadores que hoje já não exercem suas funções.

Benefício
Com o conserto da barragem a Lagoa de Apodi começará a receber as águas do rio o que proporcionará a enche-la novamente. Em contato com o blog do Jair Gomes, que acompanha o caso desde o inicio, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, disse que irá aproveitar a oportunidade para desassorear a Lagoa.

4 comentários:

  1. todo mundo sabe que essa luta começou no programa de Wilson Oliveira e se não fosse ele nada disso teria acontecido, palavra dos pescadores que ouvi hoje no programa a hora do pescador com anael.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, na materia da prefeitura elas colocam que a iniciativa foi da prefeitura, como vi nesta materia até a Prefeitura de severiano melo ajudou

    ResponderExcluir
  3. A luta começou em 2011 com Geraldo ex: presidente da colônia de pescadores ele teve a iniciativa de fazer o projeto da barragem que não tinha, e encaminha a os órgão competentes Oficio da liberação da mesma, depois todo mundo fez a sua parte

    ResponderExcluir
  4. Todos querendo ser o pai da obra

    ResponderExcluir