logo

sexta-feira, 17 de abril de 2015

[cotidiano] Águas do Pacífico continuam em processo de aquecimento

Na análise semanal das chuvas e previsão até o próximo domingo (19), no Rio Grande do Norte, a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), informa que as condições oceânicas/atmosféricas mostram que o aquecimento nas águas superficiais no oceano pacífico continua ocorrendo, já evidenciando o Fenômeno ElNiño, mas ainda sem acoplamento entre o oceano e a atmosfera, ou seja,  a circulação dos ventos ainda não reflete a presença do fenômeno.           

No Oceano Atlântico a condição de águas mais aquecidas no setor sul e águas mais frias no setor norte continuaram presentes, e essa configuração tem sido favorável para a ocorrência de chuvas oriundas das instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical.          

 CHUVAS         

No monitoramento das chuvas que ocorreram no Estado desde o dia 1° de janeiro até o dia 09 de abril de 2015, segundo os meteorologistas, as precipitações apresentaram uma distribuição bastante regular, tanto espacial como temporal, além de apresentar bons valores, onde muitos municípios já apresentam valores superiores a 200mm. Apenas na  faixa que abrange  parte do Seridó, região de Macau, Borborema e Litoral Nordeste é que as chuvas acumuladas ainda apresentam valores abaixo de 200mm.           

Já com relação ao mês de abril/15, nesses primeiros nove dias, mesmo com um bloqueio atmosférico atuando sobre a região, foram observadas boas chuvas no interior do Estado. A tendência de ocorrência de chuvas para o período até o dia 20 de abril, mesmo com uma diminuição nas chuvas agora no início do mês, é esperado que boas chuvas ainda ocorram durante a primeira quinzena. Os valores esperados nesse período deverão variar entre 40mm no litoral, podendo chegar a mais 100 mm no interior.           

TRIMESTRE 

De acordo com os InstitutosNCEP- (National Centers for Environmental Prediction)/NOAA–(National Oceanic and Atmospheric Administration)/CPC- (Climate Prediction Center), que utilizaram informações recentes das condições dos oceanos - referente ao período de 29 de março a 7 de abril -, para simular o comportamento das chuvas para os meses de abril, maio e junho de 2015, mostram que há uma condição  de chuvas variando de normal a um pouca acima do normal para a região semiárida do Nordeste brasileiro e próximo da normalidade para o setor leste do Nordeste. Lembram os meteorologistas que o período chuvoso para a região semiárida do Nordeste normalmente se encerra entre meados de maio a início de junho, e o setor leste do Nordeste o período chuvoso se prolonga até final de julho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário