logo

sábado, 8 de junho de 2013

[política] Deputado Gustavo Carvalho defende construção de abrigos para idosos em cidades polos do RN‏


Objetivando garantir políticas publicas que proporcionem  mais atenção social para os jovens da terceira idade, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Gustavo Carvalho, defendeu junto à governadora, Rosalba Ciarline e ao secretario de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, Luiz Eduardo Carneiro Costa, a construção de Lar de Idosos em cidades polos do território potiguar.
Segundo Gustavo Carvalho, embora a maioria da população idosa seja independente e resida na comunidade, uma parcela precisa contar com o apoio de instituições residenciais de longa permanência. “Essa parcela é constituída de idosos muito desvalidos, acumulando problemas sociais e de saúde no interior do nosso estado e precisam da ajuda do Governo do Estado”, justifica o parlamentar.
Para o deputado, a criação de Lar do Idoso em algumas regiões do Rio Grande do Norte garantiria a terceira idade, cuidados e uma assistência à saúde de qualidade, sem falar no afeto, trabalho realizado por profissionais especializados que atuam nas áreas da saúde e da assistência social para aqueles que necessitam das políticas públicas e do amparo da sociedade, retirando-os da margem de exclusão e oferecendo-lhes os tratamentos devidos já previstos no Estatuto do Idoso.
Ainda de acordo com o deputado Gustavo Carvalho, se por um lado, os índices têm indicação positiva, demonstrando que a população está vivendo mais, por outro, preocupam pela qualidade no atendimento a esses idosos, especialmente àqueles sem condições financeiras.
O baixíssimo valor das aposentadorias e o alto custo dos planos privados de saúde inviabilizam uma assistência diferenciada, deixando idosos à mercê de uma assistência médica deficiente e desumana em filas de espera intermináveis.
O idoso tem garantia na Constituição Federal – Artigo 230 § 1º prevê programas de amparo aos idosos executados preferencial em seus lares.
“Portanto a presente propositura pretende minimizar as dificuldades, favorecendo a saúde física e mental de pessoas que tanto contribuíram à formação de nossa sociedade e que pouco ou nada tem recebido na fase em que mais carecem de amor, atenção e cuidados”, finaliza o parlamentar. 
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA - DEPUTADO ESTADUAL GUSTAVO CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário