logo

quinta-feira, 6 de junho de 2013

[economia] Governo anuncia crédito de R$ bilhão para agricultura familiar

Valor é 16% superior à linha de crédito liberada no ano passado - e deverá financiar o custeio dos pequenos produtores.

O governo anunciou, na manhã desta quinta-feira, que o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) disponibilizará uma linha de crédito de 21 bilhões de reais para estimular o trabalho dos pequenos produtores. "Se contratarmos os 21 bilhões, serão liberados mais recursos", disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante o anúncio. O valor é 16% maior do que o que havia sido anunciado no ano passado para financiar a safra 2012/2013. O crédito do Pronaf está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, que poderá chegar a 39 bilhões de reais, segundo o ministro.
O objetivo da criação da linha de crédito é financiar os gastos dos pequenos produtores com o custeio de suas propriedades, além de estimular investimentos em inovação.
Nova agência - Também durante o anúncio, o governo formalizou a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O órgão terá a função de aproximar os produtores rurais da tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "O foco da agência é aumentar o número de pequenos e médios agricultores com assistência técnica e extensão rural, qualificando a produção", disse o ministro.
A nova agência será criado por meio de projeto de lei, que foi assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira e depende de aprovação do Congresso. O órgão terá três diretorias e seu Conselho de Administração será composto por cinco representantes do governo e quatro do setor agrícola.

Fonte: Gabriel Castro/Veja
Vi no RN Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário