logo

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

[polícia] Colombianos suspeitos de agiotagem são presos em Mossoró

A Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Mossoró, com apoio da 1ª DP e 2ª DP de Mossoró, realizou a Operação “Hijos de La Plata”, na manhã desta sexta-feira (25). 

A ação policial resultou na prisão três colombianos suspeitos de integrarem uma associação criminosa que praticava os crimes de agiotagem e lavagem de dinheiro, em Mossoró. Foram detidos Duberney Garcia, 32 anos, Raul Leyton Lopes, 23 anos, e Marly Andrea Nieto Escobar, 23 anos. Durante a Operação foram cumpridos oito mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró.

“Nossas investigações revelaram que os suspeitos realizavam empréstimos a juros exorbitantes aos comerciantes mossoroenses, de maneira clandestina e ilegal, sem qualquer autorização ou licença dos órgãos competentes. O modo de agir da quadrilha era quase sempre mesmo: distribuíam cartões de visita, onde ofereciam a contratação de empréstimos. Eles também abordavam os lojistas ou camelôs, tanto no centro da cidade quanto no shopping popular `vuco-vuco´, onde se concentra a maior parte do comércio informal, a fim de angariar clientes”, detalhou o delegado José Vieira de Castro, titular da DEFD. 

Depois que os colombianos conseguiam aliciar as vítimas, eles propunham a cobrança de juros de no mínimo 20% sobre o valor do capital liberado. A cobrança do dinheiro emprestado era feita diariamente, até a vítima quitar o débito.

A Polícia Civil apreendeu nas casas dos investigados cadernos e documentos que discriminavam a contabilidade das negociações de empréstimos; cartões e panfletos estampando a oferta de dinheiro fácil; dinheiro que era utilizado pelos investigados como capital giro e objetos que foram adquiridos com o proveito das operações indevidas de crédito.

“O inquérito policial segue e estamos diligenciando para prender Jorge Armando Giraldo Gil, 27 anos, que também é suspeito de integrar o grupo criminoso”, afirmou o delegado José Vieira de Castro.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário