logo

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

[cultura] Lajedo Soledade, em Apodi, será tema de programa em rede nacional‏

O regresso do Rio Grande do Norte à vitrine do turismo nacional tem despertado o interesse da mídia em transmitir programas que mostrem o potencial cultural, turístico e folclórico do Estado potiguar. Além das 36 matérias a serem exibidas na Record, SBT e RedeTV a partir de setembro, a TV Brasil também desembarca no RN nesta quinta-feira (20) para gravar um especial para o programa Expedições, totalmente dedicado ao Lajedo Soledade, situado na Chapada do Apodi, região Oeste potiguar.

A logística para receber a equipe de reportagem foi montada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Turismo e Emprotur, com recursos do projeto RN Sustentável. O ‘Expedições’ está na TV aberta há 19 anos, em rede nacional, exibido aos sábados, a partir das 12h30. A direção é da jornalista Paula Saldanha, que há mais de 30 anos documenta a riqueza étnica, natural e cultural do Brasil. O projeto de documentação foi iniciado em 1977 com o biólogo Roberto Werneck, já com premiações no país e no exterior.

A equipe é formada pelo biólogo e cinegrafista Rodrigo Serrado, pelo fotógrafo, cinegrafista e escalador Fábio Serfaty e pela produtora de campo e jornalista Aline Dale. Os expedicionários têm sempre um desafio, que pode ser a cachoeira mais alta do Brasil, o encontro do raro Uacari branco, o resgate de uma manifestação cultural perdida no tempo, ou a redescoberta de um grupo indígena, em uma área remota do país. Ou, no nosso caso, analisar formações geológicas da região.

Nesse ‘Expedições’ sobre o Lajedo Soledade, a equipe entrará em contato com pinturas e gravuras rupestres da pré-história e com fósseis de animais da megafauna, como bichos-preguiça, tatus gigantes, mastodontes e tigres-dente-de-sabre, que viviam no Nordeste no período Glacial, há mais de 30 mil anos. Para compreender melhor a história, a equipe vai explorar e documentar formações geológicas do Lajedo, permanecendo três dias na região.
Fonte: O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário