logo

sexta-feira, 6 de março de 2015

[saúde] Mutirão do Joelho realiza cirurgias gratuitas no próximo sábado em Natal

Serão realizadas cirurgias de problemas como
artroscopia e ligamentos rompidos
Foto Reprodução/Site Radiologia
São contemplados, de forma gratuita, pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde, e que estavam há muito tempo na fila de espera para realizar o procedimento. O Hospital Memorial, em Natal, recebe neste sábado, 7, o III Mutirão do Joelho, que será iniciado às 7h. São contemplados, de forma gratuita, pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde, e que estavam há muito tempo na fila de espera para realizar o procedimento.

“São pacientes que estão com sua qualidade de vida e locomoção comprometidas, e que agora terão seu problema resolvido”, explica o médico ortopedista Tiago Almeida, responsável pelo Mutirão.

Serão realizadas cirurgias de joelho de problemas como artroscopia, ligamentos rompidos, colocação de próteses, além de mais algumas cirurgias de pé torto congênito. Tudo de forma gratuita, já que estes pacientes são provenientes do SUS, de várias partes do estado. Todos os procedimentos serão feitos com as mais novas técnicas existentes no Brasil e no mundo.

O primeiro Mutirão aconteceu em outubro de 2014. Idealizado pelo ortopedista Tiago Almeida, junto com uma funcionária do Hospital Memorial, quando percebeu que a fila de pacientes à espera de cirurgias estava muito grande.

“Geralmente eram marcadas no máximo duas cirurgias por semana. Alguns pacientes esperavam até dois anos pelo procedimento e nesse tempo ficavam com a qualidade de vida totalmente comprometida. Então resolvi pensar em uma forma de adiantar esta fila. Foi quando tive a ideia de fazer o mutirão”, lembra o médico. Já em sua terceira edição, os mutirões têm sido realizados a cada dois meses, em média.

“Para ter acesso ao serviço, o paciente deve ter sido atendido por mim ou pelos ortopedistas especialistas em joelho Alípio Carmo Ricardo Emanuel, que também operam no mutirão, seja no Memorial ou não, seja pelo SUS ou não. Mas, lembro que as cirurgias são todas custeadas pelo SUS”, alerta Tiago, que explica ainda que o acompanhamento pós-operatório é feito no mesmo local e pelo mesmo médico que o indicou para a cirurgia.

Para conseguir relizar os procedimentos, que iniciam às 7h, e devem terminar por volta das 22h, o ortopedista conta com a estrutura do Hospital Memorial, além da ajuda de outros profissionais (ortopedistas, anestesistas, instrumentadores, enfermeiros, acadêmicos de medicina), que também atuam de forma voluntária. Além disso, toda a preparação começa cerca de um mês antes, com a seleção dos pacientes, realização de exames pré-operatórios, e captando empresas apoiadoras, que fornecem material cirúrgico e outros insumos necessários.

“É um dia inteiro de cirurgias. Passamos mais de 12 horas operando, mas saímos todos de lá muito satisfeitos, com o sentimento de dever cumprido, em saber que conseguimos ajudar estes pacientes a dar um passo importante na recuperação de sua qualidade de vida, depois de tanto tempo de espera. Só temos a agradecer ao Hospital Memorial, e empresas colaboradoras como Orthoserv, Goldmedic, Ortoplan, entre outras, nos emprestam material e ajudam na logística dos mutirões”, concluiu Tiago Almeida.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário